versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quarta-feira, 2 de março de 2011

O PODER DA LINGUA

CONHEÇA MAIS: Números 12:1-15.
OBJETIVO: Ensinar sobre o poder da língua. O prejuízo ou o bem que se pode fazer com ela.
DISPOR DE: Uma irmã idosa entra, saindo de trás da plataforma, de modo que as crianças
tenham tempo de vê-la. Ela chega usando trajes típicos do Israel Antigo. Ela entra com
uma bengala ou um pau longo. Ao se aproximar, senta-se diante das crianças.
RECOMENDAÇÃO: Que essa senhora idosa seja a mesma a contar a história.
HISTÓRIA:
Queridas crianças, quantos de vocês têm um irmão menor? Eu já tive
dois menores que eu. Sofri muito quando era pequena. Parecia que tudo
era melhor para meu irmão mais novo. Seu nome era Moisés, porque foi
salvo das águas pela fi lha de Faraó. Ele era mais mimado que eu, porque só
estaria conosco até os doze anos. O que mais me doía era que parecia ser
o preferido de mamãe. Isto deixava o meu coração muito triste. Quando
crescemos, Deus nos deu uma responsabilidade e também parecia que
Ele tinha uma preferência especial por meu irmão. Deu-lhe o cargo de
cuidar de todo o povo.
Ele guiava muita gente. Bastava dar uma ordem e todos obedeciam.
Porém, a mim ninguém dava importância. Parecia que eu não existia. Eu
que cuidei dele e o ajudei quando era pequenino; parecia que isto não
tinha nenhum valor.
Um dia, eu não suportei mais. Comecei a usar isto (aponte para sua língua.)
Para que serve a língua? Bem, para saborear as comidas e também para falar.
Eu comecei a falar contra o meu irmão. Meu outro irmão, Arão começou
a falar também, um pouco infl uenciado por mim. Todo o povo de
Israel começou a nos ouvir. Nós dizíamos que era injusto que Moisés
tomasse todas as decisões. Começamos a rir dele, porque meu irmão era
gago e não falava tão bem. As pessoas riam com essas coisas. E sabem o
que aconteceu? Comecei a me sentir bem. Cada vez que falávamos de
meu irmão, e de um modo muito feio. Porém um dia, ... Em um triste dia,
Deus quis dar-me uma lição.
Certa vez, eu despertei e vi que tinha todo o meu corpo coberto de manchas. Eu me assustei muito. Sabia o que isso signifi cava. Deus falou
para meu irmão e lhe disse que eu estava leprosa. Que me deixassem e
continuassem a caminhada. Mas sabem, meu irmão, mesmo sabendo o
que eu estava fazendo, com certeza, fi cou triste muitas vezes, mas orou
a Deus para que eu fi casse curada. E todo o tempo em que eu estive
doente, mais de sete dias, o povo não continuou a viagem pelo deserto.
Em todo esse tempo, meu irmão Moisés se preocupou para que nada me
faltasse. Então, eu me dei conta de quão errada eu estava. A língua pode
fazer muito bem, mas também pode fazer muito mal.
APELO: Sabem crianças, o controle da língua depende de cada um de
vocês. Desejo que vocês a usem da melhor maneira possível, e que não
sigam o meu exemplo. Quando forem falar, lembrem-se de mim: Miriam. E
entendam que devem falar com sabedoria, jamais prejudicando alguém.
ORAÇÃO: Faça uma oração com as crianças, pedindo a Deus sabedoria,
a fim de controlar sua língua e ser sempre uma bênção para os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário