versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

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segunda-feira, 7 de março de 2011

Ensinando Crianças de Lares Problemáticos

Nenhum lar está isento de problemas. Porém, um número cada vez maior de famílias, em nossos
dias são disfuncionais. As famílias entram às vezes em crise quando um dos pais falta, seja por
causa de morte, suicídio, ou divórcio. Padrões destrutivos também são encontrados até mesmo
nos lares em que os dois, pai e mãe, estão presentes. Alguns pais tão traumatizados por eventos
penosos que viveram no passado que não conseguem satisfazer as necessidades dos filhos. É
enorme o número de crianças obrigadas a viver em ambientes negativos devido irá crônica,
negligência, ou outras formas de abuso.
Procure Entender a Percepção das Crianças de Lares com Problemas
As crianças de lares com problemas são muitas vezes perseguidas por sentimentos de medo ou
desespero. Muitas sentem solidão e isolamento, pensando que seus problemas são únicos. Elas
ficam confusas porque amam os pais, porém sentem-se geralmente impelidas pelo desejo de
obter a aceitação dos pais – mesmo que essa seja impossível. Quando fracassam em suas
tentativas de agradar, sua falsa culpa (sentir-se mal sobre o que pensam ter feito) se transforma
em vergonha (sentir-se mal sobre quem pensam que são) e acabam convencidas de que não têm
valor.
Fique Atento aos Sintomas das Crianças Magoadas
As crianças de lares com problemas aprendem três regras: NÃO CONFIE /NÃO SINTA /NÃO
FALE. Muitas delas transferem essas regras para o relacionamento fora de casa. Embora muitos
desses meninos e meninas vivam continuamente em um estado de negação, construindo mundos
de fantasia para bloquear os seus problemas, outros podem torna-se calados, não se
comunicando com naturalidade. Num grupo, essas crianças muitas vezes parecem desatentas ou
retraídas. Elas talvez tenham dificuldade em prestar atenção ou não queiram participar das
atividades. Algumas crianças magoadas podem demonstrar irá ou agressividade. Outras podem
se agarrar ás pessoas ou bancar o palhaço, mostrando sua necessidade de aceitação e afeto ao
solicitar atenção permanente – de maneira positiva ou negativa.
Um desafio enfrentando pelos que trabalham com crianças é discernir a razão do comportamento
delas. Precisamos de ajuda do Espírito Santo para descobrir quais as crianças cujos problemas
exigem tratamento especial. Devemos lembrar que as necessidades de todas as crianças (de todo
mundo, por sinal) são basicamente as mesmas. Todos precisam de respeito e atenção, incentivo e
amor. O professor desempenha às vezes um papel vital como o único adulto capaz de ajudar
crianças carentes, a ver o seu valor aos olhos de Deus.
Permita que Deus use Você para Satisfazer as Necessidades das Crianças Perturbadas.
1. Planeje sua aula de modo que Cristo seja o tema Central. Ao trabalhar com crianças
necessitadas, compreenda que a melhor maneira de resolver os problemas delas é fazê-las
conhecer a Deus, recebendo Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Evangelize e discipule:
apresente às crianças Aquele que irá acompanhá-las vida a fora para satisfazer cada necessidade.
2. Faça cada criança sentir-se bem-vinda e aceita. Neutralize os sentimentos de rejeição que as
crianças possam ter, cumprimentando cada uma com um sorriso amigo, uma palavra amável, e a
mão no ombro. Demonstre-lhes que você está contente com a presença delas. Trate cada uma
com respeito. O amor de Deus por nós não se baseia em nossa aparência ou no que fazemos.
3. Torne sua classe um lugar seguro e estável. Para as crianças cuja situação familiar é caótica, um
ambiente agradável e ordeiro, com certa rotina, pode ser um oásis. Peça ajuda de Deus para
capacitá-lo a ser bem–humorado e mostrar amor.
4. Discipline adequadamente. Os lares com problemas são freqüentemente caracterizados por
padrões de disciplina rígidos, inconsistentes ou permissivos. Estabeleça, explique e reforce
regras simples para classe, com palavras bondosas, firmes e consistentes. Quando for necessária
correção, critique o comportamento e não a criança. Deixe que esta saiba que você acredita que
ela pode melhorar.
5. Ofereça um programa interessante e desafiador. As crianças com problemas dificilmente tem
oportunidade de participar de divertimentos saudáveis. Procure envolve-las em atividades
criativas que lhes irão estimular o crescimento. Ajude as crianças carentes a preencher os vazios
em sua vida diária, sugerindo maneiras de passar as horas de lazer ou solidárias em atividades
que agradem ao senhor. Ensine-as a escolher os amigos com sabedoria. Ajude-as a conhecer
livros cristãos. Considere levá-las a passeios e excursões no campo.
6. Modele a vida cristã vitoriosa. Você pode ser o único adulto salvo na vida de uma criança
necessitada. Deixe que os meninos e meninas vejam Cristo em você. Não tente dar ás crianças a
falsa impressão de que você é perfeito; em vez disso, seja transparente. Quando apropriados,
conte as dificuldades que enfrentou e explique as maneiras como foi ajudado por Deus durante as
crises.
7. Ouça as crianças e incentive-as a falar. As crianças que passam por problemas quase sempre
precisam expressar seus temores e preocupações. Fique à disposição delas e tome tempo para
ouvi-las com atenção. Pergunte às crianças sobre os seus interesses e atividades. Enquanto falam,
faça comentários positivos. Não force detalhes, mas mostre que se importa sinceramente. Ajude
as crianças a pensarem positivamente sobre elas mesmas e a desenvolverem alvos para o futuro.
Ganhe a confiança delas, mantendo em sigilo as informações recebidas delas.
8. Assegure e encoraje as crianças. Assegure as crianças do amor e aceitação de Deus. Conte a elas
que Ele deseja perdoar e salvar. Ajude-as a compreender que não precisam sentir culpa quando
outros agem errado (membros mais velhos da família ou vizinho). Faça elas se sentirem especiais
e dignas, elogiando a sua resistência. Compartilhe Escrituras que falem dos planos especiais de
Deus para a vida de cada criança (por exemplo, Jeremias 29.11).
9. Desenvolva confiança. Mostre às crianças, pelas reações consistentes e piedosas, que você é
digno da confiança delas. Evite criticar as crianças ou os pais. Não desperte as defesas delas nem
aumente o conflito que já sentem. Sentem que fizer uma promessa, não deixe de cumpri-la
rapidamente.
10. Ensine às crianças versículos-chave aos quais possam recorrer. Os meninos e meninas em
situações difíceis precisam saber o que é errado e como agir certo. Eles necessitam do consolo
das promessas de Deus. Ajude-os a guardar no coração versículos que falem dos padrões de Deus
e os assegure do Seu amor e proteção.
11. Ore com as crianças e pro elas. As crianças de lares com problemas muitas vezes se sentem
engaioladas, solitárias e com medo. Ajude-as a compreender que Deus está sempre vigilante e
atento. Encoraje-as a se voltarem para Ele quando precisarem de ajuda. Mostre sua preocupação
sincera, ore pelas necessidades especificas das crianças.
Estabeleça uma Política para tratar dos Problemas Graves de abuso
Uma criança pode precisar de mais ajuda do que você pode dar. Prepare uma política-padrão
para tratar dos casos de abuso severo. Se achar que uma criança está sendo fisicamente
maltratada ou abusada sexualmente, é necessário notificar às autoridades. Consulte o seu
supervisor ou Pastor. Ajude a criança a compreender que você tem a responsabilidade de
protegê-la. Assegure-a do seu amor e apoio contínuos.

FONTE: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

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