versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 7 de março de 2011

COMO CONTAR HISTÓRIAS

Passe segurança! Não se desculpe ao começar, nem em palavras nem com uma expressão
corporal encurvada.
? Conte em suas próprias palavras. Deixe a imaginação funcionar - isto é o que cria mágica e
não malabarismos da memória.
? Se der branco, continue. Não faça caretas, chingue nem desculpe-se. Continue descrevendo
detalhes de cores, locais.. isto estimula a imaginação e ajuda a memória. Ou então faça uma pausa,
olhando todos nos olhos, como para levantar suspense (não olhe para o chão). Improvise!
? Mantenha as histórias até 10 minutos de extensão. Ensaie e cronometre.
? A introdução é crucial. Você vai ganhar ou perder nos 3 primeiros minutos dependendo de
como você começa.
Você tem que criar sua audiência no grupo de crianças, cada uma com seus próprios
Pensamentos e focos de atenção, antes que você possa começar a contar uma história para elas.
Deve haver, na introdução, o indício de que coisas excitantes irão acontecer, incitando a
curiosidade, unindo as crianças em antecipação. Não dê tudo na introdução. Sempre mantenha
um certo nível de mistério, antecipação e surpresa durante toda a história.
? Nós adultos tendemos a subestimar a capacidade das crianças de imaginar e fantasiar, e
assim, muitas vezes fazemos muitos esforços para explicar ou justificar o cenário, ou explicar
tudo com detalhes. Na verdade, o que atrai as crianças é a possibilidade de entender os aspectos
implausíveis da história depois; o que é ótimo, você tem a atenção delas e elas ficarão pensando
no que você disse.
? Para contar histórias você precisa de um pouco de habilidade em vendas, sinceridade (não
tente fingir alegria, tristeza, etc.. seja verdadeiro!), entusiasmo (não significa ser barulhento ou
artificial), animação (em gestos, voz, expressão facial) e mais importante, ser você mesmo.
? Nós queremos que a mensagem chegue clara e bem definida. Nosso objetivo é comunicar
as verdades da Bíblia de uma maneira pessoal e com uma aplicação clara. Seja qual for a maneira
que você conte a história, tenha certeza de ser objetivo! Não assuma que as crianças vão
entender. Torne a história o mais real possível. Não conte a história de uma maneira cansada ou
mal resumida. Pule dentro da narrativa, com a mesma intensidade que os fatos... escolha UM
ponto e conte-o como se fosse a notícia mais interessante do mundo.
? Mantenha simples e direto.
? Uma vez terminada a história, não fique divagando e corrigindo. Deixe os pensamentos
das crianças presos no ponto da história, na mensagem central.
? Quanto mais você praticar, melhores ficarão as suas técnicas. Teste diferentes métodos,
seja criativo. Você sempre aprende com suas experiências. Não seja extremamente tímido ou
preocupado "com o que os outros irão dizer se...". Não tenha medo de ser um palhaço ou fazer
papel de bobo para Cristo e para as crianças. Humildade, amor e oração são elementos
importantes para contar histórias, juntamente com criatividade e inovação. As crianças pegam
muito mais do que a história de você; elas percebem o seu entusiasmo pessoal com a mensagem.
Elas precisam ver que você foi tocado pela Palavra. Prepare o seu coração enquanto prepara a
história.
? Tenha certeza de colocar algum drama, suspense na história. Deve haver uma situação que
dirija ao clímax e ao final da história. O conflito pode ser introduzido imediatamente ou aos
poucos para aumentar o suspense e a intriga. Tente levar os ouvintes a se preocupar junto com
os personagens e se envolver com o que acontece.
? O professor deve estudar a lição muito bem. Você precisa saber muita coisa para poder
ensinar um pouquinho.
? Crianças aprendem com seus sentidos. Elas adoram sentir, cheirar, tocar, escutar e ver.
Descreva personagens e locais vividamente, ajudando-os a solidarizar-se com os personagens.
? Numa audiência mista, tente colocar a história ao nível do mais novo.
Características de uma boa história:
Tema único e bem definido; Enredo bem desenvolvido; Estilo: imagens vívidas, sons e ritmo
agradáveis; Caracterização; Coerente com a fonte; Apelo dramático; Apropriado e adequado aos
ouvintes.
MÉTODOS
Ao escolher um método, comece por analisar a história e qual o seu objetivo. Em geral use:
? Narração: quando a história tem um enredo simples e elementos familiares.
? Participação ou cantos: quando você tem partes que se repetem freqüentemente e/ou
frases engraçadas
? Material visual: quando a história for complicada ou contiver elementos desconhecidos.
? Histórias caracterizadas: teatro, fantasias ou um único boneco. Quando o envolvimento
ou o teatro ajudam a enfatizar a mensagem da história ou para facilitar a expressão de
sentimentos e pensamentos interiores.
? Dramatização: quando se quer ilustrar uma aplicação da mensagem ou se tem muitos
personagens de igual importância.
Outras possibilidades são:
? ? Ler a história diretamente para as crianças. Ao se preparar leia a história diversas
vezes e pelo menos uma vez em voz alta. Ao ler para as crianças seja tão animado como se
estivesse contando-a; leia devagar e olhe nos olhos das crianças..
? ? "Vamos fazer de conta" muito bom para explorar atos e suas conseqüências
? ? Contar uma experiência; algo que aconteceu a você, e de preferência que não te
coloque como um "bom" exemplo
? ? Discussão / perguntas e repostas Para crianças mais velhas; lembre-se que uma
história bíblica não é uma palestra.
Métodos Envolventes:
? História participativa. Como quando um mágico usa alguém da platéia (crianças guardam
60% do que fazem, 30% do que vêem e apenas 10% do que escutam).
? Coros, cantos e histórias com eco. O professor combina com as crianças uma frase ou atitude
a qual elas devem responder com uma palavra ou gesto específico. Ou faça com que as crianças
criem os efeitos sonoros de acordo com a história sempre que você indicar. É impressionante a
quantidade de coisas que eles memorizam assim.
? Pantomima: É especialmente eficaz com grupos pequenos de crianças menores, em que eles
"participam" na história ao representar.
? Teatralizando: apos contar rápida e resumidamente a história deixe as crianças se tornarem
os personagens.
? Jogo de personificação: cada criança assume um personagem e deve reagir as situações que
você apresenta.
Métodos visuais:
? Histórias em seqüência: a medida que a história evolui, use uma série de figuras para ilustrála.
Livros de colorir são boas fontes de material; Cuidado com: temporização (para que as figuras
não sejam apresentadas antes do fato), controle o interesse do grupo e não distraia a atenção
deles dos pontos importantes.
? Quadros de Figuras ou palavras: A chave aqui é o elemento surpresa (o que será
acrescentado depois?)
? Figuras misteriosas: a medida que a história é contada vá desenhando uma série de linhas e
formas sem sentido até que as linhas se formem objetos reconhecidos que dão ênfase a partes da
história. (Simplifique o trabalho fazendo os traços a lápis, bem claro, antes. Certifique-se que o
quadro e o desenho são grandes o suficiente para ser vistos por todos. Falar e desenhar ao
mesmo tempo é mais complicado que parece; conheça bem a história e pratique antes).
? Acrósticos: podem ser usados durante a lição preenchendo com as palavras no correr da
história. (ex. escreva JESUS no quadro; a medida que a história continua escreva: José no J de
Jesus, Esteve no E de Jesus, etc...
? Flanelógrafo: Muito útil se a seqüência, movimento e relacionamentos são importantes para a
história.
Métodos visuais são especialmente importantes se objetos desconhecidos são parte da história.
As vezes é melhor apresentar os objetos antes da história para evitar confusão durante a
narrativa.
Outros métodos visuais incluem modelagem, dobraduras, quadros de giz, mapas...
Métodos dramáticos
Ao contar uma história, lembre-se que suas expressões faciais e gestos são tão importantes como
o tom e o som da sua voz. Aprenda a exagerar emoções, desenvolva diferentes vozes e
personalidades, conte histórias em "bumerangue", isto é você dialoga com você mesmo.
? História narrativa. O professor assume a postura de observador / testemunha, até as vezes
usando uma fantasia. Ajude as crianças a "estar lá" com você, ver através dos seus olhos.
? Esquetes ou quadros vivos. A história toda ou partes são encenadas.
? Entrevista: onde o professor entrevista um personagem convidado (requer 2 pessoas ou você
e 1 boneco)
Bonecos e fantoches. Existem diversos tipos de fantoches. Os mais simples podem ser feitos a
partir de uma meia ou saco de papel ou simplesmente recortando silhuetas e colando-as a palitos
de picolé. Cada fantoche deve ter uma personalidade clara (ex. nervoso, tímido, orgulhoso.. ) e
também uma voz que não devem mudar durante a história. Não use fantoches apenas para narrar
a história, Converse com o boneco ou faça com que atuem. Tome cuidado ao usar fantoches em
um teatro, para que eles não caiam da cena, a medida que seus braços cansem e para que sua voz
alcance a platéia. Cuidado com movimentos fora de sincronia, diálogos muito complexos e
excesso de objetos e cenários. Mantenha contato visual (olhar) entre os fantoches e entre
fantoches e crianças.
Cuidados gerais:
Atente para moralização: Nós estamos tentando comunicar o amor de Deus para pecadores e não
morais ou "faças" e "não faças". Não confunda o evangelho com a sabedoria da idade ou
conselhos paternais. Atente para possíveis erros de interpretação dos objetivos da lição. Cuide
para não pegar as histórias literalmente ou carregá-las com outras conotações em detrimento da
mensagem.

FONTE: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

Nenhum comentário:

Postar um comentário