Paz irmãos(as)
Abaixo segue um modelo para fazer gincanas.
OBJETIVOS
Muitos são os objetivos desta gincana, mas o principal deles é a integração dos irmão(a) com outros irmãos(a) e com a igreja em que eles atuam.
Há também metas muito importantes que visamos alcançar com a realização desta gincana. Ei-las: Reintegrar ao núcleo de irmãos, todos os que decidiram se afastar dele; Angariar fundos para o caixa do grupo para que possamos investir em materiais de interesse dos grupos.
Para que todos estes objetivos se concretizem, contamos com sua colaboração, seu apoio e suas orações.
REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA GINCANA
1. É preferível, que seja desta igreja.
2. Seja portador de um bom testemunho perante a sociedade e a igreja.
3. Saiba respeitar as decisões da comissão de jurados.
4. Participar de todas as reuniões que antecederem a realização da gincana.
5. Colaborar na medida do possível para o bom desempenho da gincana.
REGRAS, PONTOS, PENALIDADES E CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES
Regras
§ 1°-Só participará da gincana o Irmão que atender todas as especificações listadas no item: “Requisitos básicos para participar da gincana”, na página anterior.
§ 2º-A comissão organizadora ficará com responsabilidade de separar os componentes de cada equipe, evitando assim que equipes fiquem muito “fortes” ou muito “fracas”.
§ 3º-As equipes terão um número exatamente igual de participantes para evitar que ocorra injustiça durante as realizações das tarefas propostas.
§ 4º-As equipes serão mistas, formadas por pessoas de ambos os sexos.
§ 5º-As equipes devem escolher um nome, um líder e uma capitã até a data prevista para o encerramento das inscrições.
§ 6º-As equipes devem fazer o pagamento da taxa de inscrição à pessoa indicada pela comissão organizadora, dentro do prazo pré-estabelecido.
§ 7º-Cada equipe deverá convencer uma pessoa da igreja (que não esteja participando da gincana) a ser o tutor da equipe.
§ 8º-Cada participante estará inserido em uma equipe e se porventura ele cometer alguma falta, a mesma resultará em penalidades para toda a equipe.
§ 9º-cada equipe deverá ser subordinada ao seu líder e deverá apóia-lo em suas decisões.
§ 10º-Não será permitido aos participantes da gincana, trocar de equipe.
Pontos
§ 1º-Os pontos serão dados após a tarefa solicitada por uma comissão de jurados previamente selecionada pela comissão organizadora.
§ 2º-A nota máxima será 10(dez) e a nota mínima será 7(sete).
§ 3º-Mesmo que a equipe não complete a tarefa com aproveitamento, deverá receber a nota mínima estipulada (sete) por sua participação.
§ 4º-Os integrantes da comissão de jurados terão plena liberdade para avaliar as equipes.
§ 5º- Ao final de cada dia, se fará à leitura da classificação das equipes e será mencionado (a) se sofreram alguma penalidade.
Penalidades
Será penalizada com a perca de pontos (de 0 a 10), a equipe que:
§1º- Desrespeitar as regras da gincana.
§ 2º- agir de forma leviana ou imprudente.
§ 3º- possuir componentes faltosos ou que ajam de algum modo que venham causar escândalo à igreja de Cristo.
§ 4º- Não obedecer às diretrizes propostas pela comissão organizadora.
§ 5º- Exercer alguma atividade alimentícia (mascar chicletes, comer pipocas, doces, etc.) durante os estudos e seminários.
§ 6º- Conversar de tal maneira venha causar algum incomodo ao palestrante convidado.
§ 8º- Possuir algum componente que não tenha trazido a bíblia para os estudos.
§ 9º- Tiver pelo menos um de seus componentes sem o crachá de identificação que será distribuído com o nome de cada um e a identificação da equipe a qual ele pertence.
§10- reclamar com a comissão de jurados, usando palavras de baixo calão tais como: “houve enrolada, isso é roubo e etc.”.
Classificação das equipes
§1º- As equipes serão classificadas a partir da primeira colocada até a ultima. Cabendo a primeira colocada o título de vencedora da gincana.
ATIVIDADES NA IGREJA
A gincana ocorrerá em dois locais, um local será para realização das atividades externas ou de campo, e o outro será a igreja, onde ocorrerão as devidas atividades que só seriam passíveis de realização se ocorressem no templo.
As atividades principais que ocorrerão no templo serão:
1. Debates bíblicos. Será debatido entre as equipes, algum tema polêmico.
2. Perguntas bíblicas.
3. Representações de personagens bíblicos.
4. Estudos em grupos divididos por faixa etária ou por sexo. Tratando de assuntos relacionados à sexualidade e outros assuntos de interesse jovem. (Durante os estudos em grupos cultos ou seminários, não haverá disputa entre as equipes, o que irá contar pontos para as equipes será apenas a presença de seus componentes.).
5. Culto do filho pródigo. Esta reunião será feita preferencialmente à noite e toda sua programação será voltada para as pessoas que se afastaram dos caminhos do Senhor. Ganhará a nota máxima à equipe que trouxer para a igreja o maior número de pessoas afastadas da igreja.
6. Escola bíblica. Ganhará a nota máxima à equipe que tiver o maior número de componentes matriculados e participando da escola bíblica independente de qual classe eles pertençam. Também ganhará pontos a equipe que conseguir trazer todos os componentes para participarem da escola bíblica.
7. Evangelização. Ganhará a maior nota à equipe que tiver o maior número de componentes presentes no domingo pela manhã dispostos a saírem para evangelização.
8. Culto da mocidade. Ganhará a nota máxima, à equipe que conseguir trazer o maior número de pessoas não crentes para ouvirem à palavra de Deus.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA IGREJA
CADA EQUIPE DEVERÁ:
1. Escolher um dos componentes para decorar um capítulo bíblico previamente selecionado pela comissão organizadora, e apresentá-lo sem erros.
2. Compor uma música para um versículo selecionado pela comissão Organizadora, obedecendo todos os acentos e sinais que porventura o versículo venha ter. Ganhará a nota máxima à equipe que compor a mais bela música segundo a visão dos jurados.
3. Criar uma peça e representar um personagem bíblico. Ganhará a nota máxima à equipe que se sair melhor aos olhos dos jurados.
4. Recolher o maior número possível de donativos para a assistência social da igreja.
5. Escolher um dos componentes para cantar um hino em outro idioma.
6. Escrever uma carta para um missionário encorajando-o.
7. Compor uma poesia baseada em um texto bíblico selecionado pela comissão organizadora.
8. Participar ativamente da leitura dos textos solicitados pelo Pastor durante a explanação da palavra de Deus nos cultos de ensino.
9. Ter um recepcionista durante os cultos de domingo, para cumprimentarem os visitantes e acomodá-los confortavelmente.
10. Ensaiar e cantar um hino com todos os componentes.
ATIVIDADES DE CAMPO.
Serão realizadas em um local que não seja o templo; preferencialmente em um ginásio ou colégio, e será a parte dinâmica da gincana.
As atividades de campo exigirão dos participantes: força, raciocínio e inteligência.
Por serem muitas atividades, apenas algumas serão listadas aqui. As outras que por aqui não se encontrarem, serão consideradas como o “elemento surpresa”.
Atividades “financeiras” que serão propostas para todas as equipes:
1. Ganhará a nota máxima, a equipe que conseguir reunir o maior número de moedas de 10 centavos.
2. Ganhará a maior nota à equipe que conseguir vender mais bilhetes de uma rifa que será organizada pela comissão organizadora.
Atividades gerais:
1. Cada equipe deverá confeccionar (durante a execução das outras atividades), uma faixa colorida com o material de pintura que será distribuído para cada líder. Não poderá haver ajuda de outras pessoas que não sejam os integrantes das equipes.
2. Cada equipe deverá criar um grito de guerra.
Atividades que só serão explicadas na hora
1. Moisés no cesto.
2. “Briga” de galo.
3. Quem sou eu?
4. Mapa da mina.
5. Desfile de jornal.
Além dessas atividades, existem muitas outras que não serão listadas aqui, pois constarão como elemento surpresa para darem mais “sabor” à gincana.
PREMIAÇÃO
A equipe que for classificada em primeiro lugar receberá um certificado de Honra ao mérito, além de um prêmio que será decidido durante a primeira reunião que houver com os líderes de cada uma das equipes.
As equipes que forem classificadas a partir do segundo lugar, receberão um certificado em que conste nele sua devida classificação. Será discutido com as lideranças das equipes e a tesouraria a possibilidade de oferecer um premio simbólico a todos os participantes.
PROGRAMAÇÃO PARA OS ESTUDOS BÍBLICOS
Os estudos que serão ministrados durante a gincana serão aplicados em quatro dias não consecutivos.
O assunto a ser abordado é SEXO, subdividido em quatro seções.
1. Seria Deus o grande desmancha-prazeres?
Durante o estudo desta seção os jovens devem: ser guiados a examinarem o que a bíblia diz sobre a sexualidade; descobrir que Deus se interessa profundamente por eles e que a sexualidade é uma dádiva divina para nós; agradecer a Deus pela benção do sexo, e orar por um entendimento bíblico da sexualidade.
2. Influências.
Durante o estudo desta seção os jovens deverão: entender e examinar a influência da mídia sobre a sexualidade; descobrir como a opinião bíblica difere da opinião da mídia no que diz respeito à sexualidade; identificar de que modo à mídia tem influenciado negativamente a juventude.
3. Aceitando o desafio da pureza sexual.
Durante o estudo desta seção, os jovens devem ser levados a: examinar a possibilidade de levar uma vida de abstinência sexual até o casamento; descobrir as bases bíblicas que os impulsione a entregar seus corpos e critério sexual a Deus; decidir-se a aceitar o desafio da pureza sexual, honrando a Deus com seus corpos.
4. Até onde é permitido chegar?
Durante o estudo desta seção os jovens devem ser levados à: examinar a tão debatida questão: até onde é permitido chegar? Descobrir os princípios de Deus
A fim de estabelecer as normas para sua vida sexual; fixar princípios bíblicos para o sexo.
Como trabalhar este conteúdo?
Este programa deve ser trabalhado durante o período da gincana, e por se tratar de assuntos polêmicos e pessoais, iremos dividir os jovens em dois grupos: um formado por jovens do sexo masculino e o outro pelas moças.
A pessoa que ficará responsável por repassar esses estudos aos rapazes será um irmão e a pessoa que ficará responsável por transmiti-lo às moças, será uma irmã. O método utilizado será o mesmo que é usado na escola bíblica, ou seja, enquanto um grupo estiver tendo o estudo dentro da igreja, outro grupo estará estudando na sala dos fundos que atualmente comporta a classe Ester, na nossa escola bíblica.
E se os jovens ficar com vergonha de tirar suas dúvidas?
O método que vai ser utilizado para os jovens tirarem suas dúvidas vai ser o seguinte:
Todos os jovens receberão fichinhas e canetas e ali escreverá sua dúvida, não precisando assinar seu nome para evitar constrangimento, em seguida deve deposita-la em uma urna que será colocada em local visível. Sendo assim, exclui-se o risco de haver constrangimento por parte de quem estar perguntando.
Quem vai participar destes estudos?
O estudo em si está sendo destinado aos grupos da igreja que estiverem participando da gincana, porém é permitido trazer algum amigo, quer seja ele um cristão ou não, para participar das palestras. A única observação que deverá ser seguida à risca é a proibição da presença dos pais nas classes durante os estudos, para evitar assim que o filho, fique com receio de perguntar e participar dando suas opiniões.
Isso vai valer ponto?
Além de todo o conhecimento teórico que o irmão(a) acumulará, haverá também uma gratificação para a equipe que conseguir reunir o maior número de componentes para assistirem aos estudos.
Onde eu vou conseguir o material?
Todo o material de estudo está contido no livro citado acima, preparado e separado de acordo com as seções que foram resumidas acima. É um material semelhante a uma lição de escola bíblica dominical que trará além do subsídio de cunho teológico um vasto material contendo informações sobre a atualidade, emoções e comportamento.
Quanto tempo vai durar cada estudo?
O tempo total será de duas horas aproximadamente. Sendo, porém este horário bem dividido entre: Louvor e adoração, leitura da bíblia, uma das atividades listada no “Atividades na igreja”, estudo bíblico, conclusão com oração.
PROGRAMA PARA O CULTO DO FILHO PRÓDIGO.
Material necessário:
Painel
Convites
Instrumentos
Som
Cópia da programação.
Retro-projetor.
Painel. Deverá ser confeccionado pela comissão organizadora um painel ou uma faixa
Convites. Os convites serão personalizados e entregue aos lideres de equipes juntamente com uma lista contendo nomes e endereço das pessoas que estiverem afastadas.
Instrumentos. Os instrumentos e outros equipamentos de som deverão ser testados e afinados antes da reunião.
Som. O som que será usado neste culto não deve ser muito alto para não causar algum incômodo aos ouvintes, deve ser usado numa tonalidade média para que o culto não se torne um “castigo” para os visitantes.
Cópia da programação. Todos os visitantes devem ter em mãos uma cópia da programação do culto, bem como uma cópia do texto bíblico que será lido.
No caso de muitos deles não terem mais uma bíblia ou estarem desabilitados para achar um versículo na mesma, torna-se imprescindível à transcrição do texto bíblico.
Retro-projetor. Seu uso será de grande utilidade, pois todas os que estiverem presentes, poderão cantar os hinos que fizerem parte de nossa programação.
Na falta de um retro-projetor, fica a cargo da comissão organizadora, providenciar cópias gráficas dos hinos que serão cantados.
Momento de louvor – Corinhos de louvor e adoração.
Início do culto com oração – em seguida canta-se mais alguns hinos
Hinos sugeridos: Eu quero ser, senhor amado. Renova-me; Primeiro amor; Volta pra mim.
Leitura oficial.
Oportunidade para o cantor convidado.
Oportunidade para o conjunto da gincana.
Oportunidade para o preletor.
Apelo para reconciliação – enquanto isso, os jovens cantam os hinos que foram sugeridos anteriormente.
Encerramento – Benção apostólica.
Cumprimentos, confraternização e cantina.
Antes do culto...
Antes de realizarmos este culto, devemos ter alguns cuidados básicos, pois a maneira que se deve tratar uma pessoa que se afastou da igreja não pode ser a mesma com que tratamos as pessoas que nunca conheceram o evangelho.
Vamos propor um período de oração, para pedir que tudo o que venhamos fazer, seja feito sob a direção de Deus.
Ofereceremos também ao grupo uma breve instrução sob a maneira que se deve abordar e convidar uma pessoa que já conhece o evangelho. “Convites do tipo:
“Aparece na igreja que eu te encontro lá”
“Nos encontraremos no ponto de ônibus...”.
...E outros “convites” semelhantes, têm em média 99% de chances de não serem atendidos. Por que?
Na hora da sair para igreja, aparece uma estranha dor de cabeça. Aí vem este pensamento: “não vou sair de casa, pois estou passando mal”.
Surge uma visita inesperada: vizinhos ou parentes que havia anos não o visitavam agora aparecem como que caindo de pára-quedas. Então o afastado desiste de ir a igreja para receber os inesperados visitantes.
Um desânimo inexplicável. Na hora de sair, ele diz: “Não sei se vale a pena ir nessa igreja” ou “Eu quero ir, mas não tenho forças”.
Tudo isso e coisas piores acontecem exatamente na hora de saírem para o culto. Sabemos que tais acontecimentos não são casualidade, mas, por trás de tudo, está o diabo lutando desesperadamente para continuar aprisionando essas vidas que pertencem a Deus.”
Portanto fica obvio que um período de oração e preparação será indispensável para aqueles que se predisporem a buscar as ovelhas desgarradas.
Durante o culto...
Não se apresente como melhor ou superior, mas seja simples e humilde.
Quando levar um convidado à igreja, vá um pouco mais cedo e consiga um bom lugar para ele sentar e nunca permita que fique desconfortavelmente de pé.
Não deixe de cumprimenta-lo com a “paz do Senhor”; mesmo estando afastado, ele ainda precisará sentir que você o ama como irmão em Cristo.
Lembre-se que ele estará participando de uma guerra interior. (extraído)
Após o culto...
Cumprimente a cada um dos que vieram e mostre-se muito feliz com a presença deles; convide-os para voltarem mais vezes.
Cumprimente aqueles que decidiram se reconciliar com Cristo e faça todo o possível para que ele se sinta à vontade e se “enturme” o mais rápido possível.
Dê assistência aos que voltaram, visitando-os e orando por eles.
LISTA DE MATERIAIS ESSENCIAIS PARA A EXECUÇÃO DA GINCANA
1. Canetas
2. Pastas
3. Papel A4
4. Tinta guache
5. Pinceis
6. TNT branco
7. Crachás
8. Apostilas
9. Cartas convites
10. ___________________
11. ___________________
12. ___________________
13. ___________________
14. ___________________
15. ___________________
16. ___________________
17. ___________________
18. ___________________
19. ___________________
20. ___________________.
ASSUNTOS A SEREM RESOLVIDOS
1. Comissão organizadora.
2. Palestrantes.
3. Músicos.
4. Local para atividades de campo.
5. _________________________.
6. _________________________.
7. _________________________.
8. _________________________.
9. _________________________.
10. _________________________.
EQUIPAMENTOS. (Próprios, emprestados, ou alugados).
1. Som.
2. Instrumentos.
3. Retro-projetor
4. Transparências
5. ________________________.
6. ________________________.
7. ________________________.
8. ________________________.
9. ________________________.
10. ________________________.
OS DEZ MANDAMENTOS DA GINCANA.
1. Não faltar aos cultos e outras reuniões de igreja.
2. Não conversar assuntos paralelos durante a ministração dos estudos.
3. Não exercer nenhuma atividade alimentícia na igreja (mascar chiclete, comer pipocas, balas, doces, etc...).
4. Não chegar atrasado as reuniões.
5. Não desrespeitar a equipe adversária com grosserias ou provocações infundadas.
6. Permanecer no templo até o fim das reuniões
7. Respeitar a direção da igreja, à diretoria e aos coordenadores da gincana.
8. Não questionar a nota recebida.
9. Dividir e participar igualmente das atividades da equipe.
10. Usar o crachá de identificação.
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