versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de março de 2011

Bate papo com pré-adolescentes

Pré-adolescência: preparação para a adolescência

O que é??? (Questioná-los)

- Período que antecede a adolescência (alterações biopsicossocias; amadurecer).
- Dá-se dos 10 aos 14 anos (nas meninas acorre mais cedo do que nos meninos, varia de acordo com cada pessoa).

- Alterações físicas:
- Puberdade (não é a mesma coisa, mas uma parte desta; são apenas as transformações físicas).
Características:
Primárias: relacionadas às mudanças no órgão reprodutor
Secundárias - Meninas: seios, alargamento dos quadris, menstruação.
Meninos: pêlos, mudança no tom da voz, aumento da massa corporal.
- (Acne); interesse pelo sexo oposto.
- Cuidados com higiene pessoal.

- Alterações psicológicas:
- Mudança na forma de pensar e se relacionar com as pessoas.
- Mudança nos desejos, sonhos e interesses (a vida passa a ter um novo sentido).
- Maior capacidade intelectual (aumento na concentração, memória, linguagem mais completa e complexa).
- As transformações físicas causam dificuldade nos ajustes mentais, portanto, para algumas pessoas é uma fase de retraimento (crise: ser ou não criança).
- Busca desligar-se de tudo que o prende a infância, para construir uma nova identidade para si (fase de confusão, vontades infantis e adultas... exemplo: brinca de carrinho e casinha, mas pensa em namorar).
- Período difícil para alguns – passam por uma indefinição (estão deixando a infância que é algo conhecido, para vivenciarem o novo, o desconhecido, isso pode causar angústia, medo).
- Tem profunda necessidade de mostrar que não são mais crianças.
Exemplo: Deixam certas brincadeiras (não por não gostarem, mas por vergonha de pagar “mico” e frente aos colegas ou aos adultos); Não gostam de carinho excessivo dos pais na frente das pessoas, especialmente dos colegas (pois é algo q remete a infância); passam a exigir mais respeito.
- Passam a compreender mais a sociedade (se interessam mais por questões sociais, políticas). Surge uma curiosidade (coisas q cercam o mundo adulto).
- Dão muita importância aos pares (pessoas com gostos em comum), normalmente são os amigos. Passam a dar menos importância ao que os pais dizem (acreditam ter mais razão do que os pais).
Lado bom: Novas relações, experiências (formação da identidade, busca dos próprios gostos, desejos... que antes eram os que os pais determinavam).
Lado ruim: Alguns passam a desrespeitar as ordens dos pais, negam-se a obedecê-los (fase que são muito preguiçosos).
- Cuidado: para ser aceito em grupos devem tomar determinas atitudes, ou fazer coisas q não gostam, acabam fazendo para se sentirem aceitos (mesmo q não gostem ou não concordem).
- Contestadores (questionam figuras de autoridade). Por um lado é bom porque sua psique está se desenvolvendo... (Ele ainda tem figuras de autoridade que são importantes e agora são seus modelos).

- Busca da própria identidade (Quem sou? O que quero? O que gosto?)... Fase de construção da identidade.
- Se “acham” independentes para tomar suas próprias decisões, para fazer o que querem (não são independentes). Acreditam nisso por não serem mais crianças, mas por outro lado não conseguem ter atitudes maduras.

- Marcados por uma época peculiar
- (Internet, celular, TV)... Coisas que os influenciam bastante.
- A tecnologia pode ser enriquecedora se usada com sabedoria, mas ao mesmo tempo podem trazer informações nocivas (Internet: expõe a situações inconvenientes, armadilhas. Gangues, suicídio, induzem doenças, pornografia, violência).
- Não se deve proibir, mas deve ter tempo limite e acesso restrito.
- Outros pontos negativos: distanciamento das pessoas, menos tempo com família, amigos.
- Cuidados: Web, falar com desconhecidos, passar informações pessoais.

- Buscam outros modelos além dos pais.
- Modelos que a sociedade oferece (como se fossem os ideais):
Rebeldes, Malhação – modelos longe da realidade deles, pessoas muito mais velhas se passando por adolescentes, com corpos maravilhosos (fora da realidade), e altamente sensuais para a idade, muitas pessoas sem caráter (muito menos caráter cristão).

- Necessidade de afirmar certa independência (fumar, tomar bebidas alcoólicas, usar drogas)... forma de auto afirmar-se.

- Impacto da Sociedade:
- Marcados por uma valorização excessiva da aparência e padronização da beleza (magras, altas, lindas... como se isso realmente fosse beleza; e meninos fortes, viris).
- As diferenças ao invés de serem valorizadas são atacadas como defeitos.
- Adolescentes mais vulneráveis porque estão em formação ainda. E são mais facilmente frustráveis (não tem muita capacidade de tolerância a frustração).
- Precisam aceitar as diferenças, compreender que existem outras características que podem ser mais virtuosas do que a aparência.
- Problema sério: Baixa auto-estima (sentem que se não tem algo não são ninguém).
- Sofrem uma pressão muito grande com essa ditadura estética (não se encontram no novo corpo, mas esquecem q ainda não está formado completamente). Compreendem as plásticas como mudança num passe de mágica (querem o instantâneo... característica da geração).



Amor, paixão

- Quem não se lembra do primeiro amor? Coração batendo mais forte, mãos suadas... a paixão não tem hora nem idade e tem seu começo arrebatador na infância.

- Das bonecas e carrinhos para os recados apaixonados. Esta mudança de comportamento resultante do primeiro amor acontece, geralmente, entre 9 e 12 anos, justamente quando a cabeça e os hormônios dos pré-adolescentes estão"fervilhando".

- Platônico, por um amigo da escola ou do condomínio, o primeiro amor exerce um papel fundamental na forma como estes pré-adolescentes irão se relacionar com as pessoas no futuro.
Sinal de que vocês estão se abrindo para o mundo. Normalmente quem são os confidentes são os amigos, lugar antes ocupado pelos pais (talvez não tenham liberdade para conversar com os pais, mas nessa situação são os melhores conselheiros, ou então devem buscar pessoas de confiança, mais experientes, de preferência evangélicas).

- Esta fase pode ser muito enriquecedora (ou não), pois o adolescente poderá aprender a lidar com as conquistas, frustrações, desilusões. E será um momento para compreender que perdas e sofrimentos são sentimentos pelos quais todos passam, assim como alegrias, emoções e amor, paixão.

- Não percam isso... é uma das melhores fases da vida de vcs... não pulem nenhuma dessas fases com pressa para ficarem adultos.

Plano Divino para a humanidade


- Deus nos fez seres relacionáveis (primeiramente com Ele, e com os seres humanos).
- Ele declarou “não é bom que o homem esteja só” Gên. 2:18.
- E ainda lemos na Bíblia “melhor é serem dois do que um” Ec 4:9.
- Portanto temos a necessidade de nos relacionar afetivamente, de namorar, de casar.

Impactos da sociedade pós-moderna (distorções):

- Ficar (jovens e adolescentes estão substituindo o namoro pelo ficar).
- Ficar (definições deles)... passar um tempo com alguém sem compromisso algum. Incluem intimidades como: beijos, abraços, e até relações sexuais.
- Influências negativas da sociedade sem parâmetro, da mídia (pregam liberação dos impulsos, sensualidade... coisas q levam a promiscuidade sexual com graves conseqüências).
- Jovens e adolescentes são pressionados a abandonar práticas cristãs e adotar práticas pecaminosas ditadas pela sociedade.

- Importante lembrar que as pessoas não são objetos descartáveis... não se deve brincar com os sentimentos dos outros, muito menos arriscar ferir os seus próprios sentimentos.
- Ficar não é uma prática para pessoas com nossos princípios cristãos.

Recurso visual... papel colado.

O que a palavra de Deus diz?
- Nossas atitudes devem ser com responsabilidade e dedicação.
"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios” (Ef 5.15).
"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens." (Cl 3.23).


Namoro Cristão

- A oração é algo essencial.
- Depois de considerar (em todos sentidos, emocional e racional) se a pessoa que escolheu é alguém que gostaria de passar toda sua vida, deve-se levar o assunto a Deus.
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á." (Mt 7.7,8).

- Temos de esperar no Senhor. Salmos 27:14. Não seremos decepcionados com Deus no comando da nossa vida. Ele sabe o que é melhor para nós.
- Efésios 3: 20.
- Nunca inicie um relacionamento sem a certeza que Deus está abençoando este relacionamento. Pois assim será bem sucedido na escolha que fizer.

- Namorar é conhecer alguém, saber os gostos, temperamento, procedimento, personalidade, reações... O restante está reservado para o casamento.
- Cuidado para a intimidade não exceder os limites. Quem ama verdadeiramente espera o momento ideal pra todas as coisas. Se alguém tenta agir assim com você, não te merece. Cuidado para não deixar a outra pessoa fazer certas coisas em nome do amor que sentem (1 Coríntios 13).

Recurso visual: chiclete mascado, mordido, inteiro.
-Como você se sentiria se a pessoa q está gostando tivesse tido um comportamento totalmente promiscuo? Tivesse ficado com um monte de gente? E tivesse passado vários limites?

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (I Tm 4.12)

- O amor a pessoa nunca deve ser maior que o amor a Deus.
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.” (Mt 10.37).


- Qual a finalidade do namoro? É o casamento. Mas o namoro é algo que deve durar para o resto da vida do casal.


Por que namorar?
Depois da paquera, vem o namoro, que é um período muito importante e deve ser levado a sério em nossas vidas. A sua base deve ser firmada num amor de verdade, e não em uma paixão desenfreada.


Com que idade posso começar a namorar?
Iniciar um namoro com 12 ou 13 anos geralmente causa privações de estar com outros amigos ou de praticar o esporte que se gosta, porque o namorado ou a namorada pode ficar com ciúmes. Por que queimar etapas da vida antes da hora? Adolescência é para se fazer novos amigos, praticar muitos esportes, descobrir talentos, viver muitas e sadias aventuras.
Seja adolescente na hora certa! Com quem devo namorar? Que qualidades você espera encontrar na pessoa amada? Observe as dicas a seguir e decida somente após uma séria avaliação.

O que ele ou ela pensa sobre Deus? Baseado na Palavra de Deus, o namoro com alguém que não é comprometido com Cristo está completamente fora da vontade de Deus (II Coríntios 6.14-16).

“Depois de muita observação de valores, pode se chegar à conclusão se vale a pena investir em tal pessoa e se há retorno por parte dela”
No namoro com um não cristão, cada um tem um padrão, uma natureza, um jeito diferente de encarar a vida. Nas decisões, os sistemas de valores não são iguais: quem tem Jesus, vai agir de acordo com o que ele orienta. O outro vai tomar as decisões baseadas naquilo que acha ser o certo. Não se importará com o que Deus pensa.

Ele ou ela dá testemunho de uma vida comprometida com Deus? Vive o que prega sobre Jesus ou é só da boca pra fora? Ele ou ela tem bondade? Educação? Pense como a pessoa se comportaria perto dos seus amigos ou numa refeição diante de seus pais. Iria sair-se bem ou daria um vexame?

Como ele ou ela reage às suas fraquezas e defeitos? Exige perfeição, mesmo não a tendo? Pressiona para que você mude seu jeito de andar, falar etc? Como reage aos problemas que a vida traz? Enfrenta e vai à luta ou foge dos problemas que tem para resolver? Como ele ou ela reage à autoridade? Obedece ou é rebelde? Honra e respeita os pais?É uma pessoa companheira, amiga? Quando você está mal, como ele ou ela reage?

É briguento ou briguenta? Discute até com a própria sombra? Veja como trata a mãe ou o pai: quando casar, a figura feminina da mãe ou a masculina do pai, muitas vezes, é transferida para o cônjuge. Assim, se trata mal a mãe ou o pai, possivelmente tratará da mesma forma o marido ou a esposa.

Ele ou ela é sensível? Demonstra consideração? É do tipo grosso, bruto, que passa por cima de quem tem idéias diferentes, ou quer ouvir, considerar, estando disposto ou disposta até a mudar seu parecer? • Já estabeleceu alvos para o futuro? Não sabe o que quer da vida ou tem alvos bem diferentes dos seus – por exemplo, quer viver na fazendo criando gado, e você detesta a vida no campo?

Como ele ou ela lida com o dinheiro? Gasta tudo em bobagens? É apegado ou apegada ao dinheiro? Até onde posso ir no meu namoro? A intimidade física no namoro não é algo fácil de se lidar. O casal tem que ficar esperto, pois quando as carícias não são controladas, acabam despertando desejos mais intensos, podendo levar os dois a ter uma relação sexual antes de se casar. A comunicação de vocês e os toques do Espírito Santo são muito importantes.

“Encontrar a pessoa certa não é fácil, mas coloque seus anseios quanto a ela em oração e espere em Deus”

Tenham a sensatez de dizer claramente o que pensam: “Ôpa! Chega! Não dá mais! Vamos parar por aqui!” Sem dúvida, encontrar a pessoa certa não é fácil! Mas coloque seus anseios quanto a ela em oração e espere em Deus. Ao procurar o querer do Senhor para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Romanos 12.2: “A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.” Ele sempre quer o melhor para nós.

fonte:Virgínia Rochete David

quarta-feira, 9 de março de 2011

LIÇÃO BIBLICA PARA CRIANÇA DE 2 A 4 ANOS - EU SOU ESPECIAL

IDEIA PRINCIPAL
DEUS CRIOU AS PESSOAS COM UM CORPO MARAVILHOSO. CADA PESSOA É DIFERENTE E ESPECIAL.

A BIBLIA
DEUS CRIOU CADA PARTE DO NOSSO CORPO -
GENESIS 1 E 2, SALMOS 8:5, SALMOS 139:1-18, MATEUS 18:1-5

PREPARAÇÃO DA AULA
COLOCAR UM ESPELHO DENTRO DE UMA CAIXA
ARRUMAR UM FLANELOGRAFO E PREPARAR OS PERSANAGENS DA HISTORIA, COLOCANDO PEDAÇOS DE LIXA ATRÁS.
PREPARAR MODES DE CABEÇAS, CORPOS, PERNAS E BRAÇOS PARA FAZER O CORPO HUMANO.
PROVIDENCIAR PAPEL E GIZ DE CERA.

DESENVOLVIMENTO DA AULA
MOSTRAR A CAIXA COM O ESPELHO. DIZER QUE NA CAIXA TEM ALGUÉM QUE DEUS AMA MUITO. DEIXAR QUE CADA CRIANÇA OLHE A SUA IMAGEM NO ESPELHO. CHAMAR A ATENÇÃO PARA A COR DOS OLHOS, DOS CABELOS E OUTRAS CARACTERISTICAS DAS CRIANÇAS. AFIRMAR A IMPORTANCIA E AS DIFERENÇAS DE CADA UM

CANTAR OS NOMES DAS CRIANÇAS USANDO DOIS OU TRES TONS. EXEMPLO: "ONDE ESTÁ CARLINHOS? (mi,mi,do,sol,mi,dó). A CRIANÇA PODE RESPONDER: EU ESTOU AQUI. IMITANDO OS SONS ESCOLHIDOS PELO LIDER: SEM FORÇAR, CONDUZIR AS CRIANÇAS A DIZEREM: NOSSOS NOMES SÃO BONITOS. BATER OS RITMOS DO S NOMES COM AS MÃOS, DEPOIS COM OS PES.

SENTAR, RELAXAR, FECHAR OS OLHOS. AGRADECER A DEUS POR NOSSO CORPOS.

CONTAR A HISTORIA MOSTRANDO A BIBLIA COM O MARCADOR NO LUGAR DA PASSAGEM. (PERGUNTAR) VOCÊS SABEM QUE LIVRO É ESTE? A BIBLIA TEM MUITAS HISTORIAS BONITAS SOBRE DEUS E JESUS, A PRIMEIRA HISTORIA CONTA COMO DEUS CRIOU O MUNDO(MOSTRAR GRAVURAS OU DESENHOS SIMPLES COM LIXA COLADA ATRÁS PARA FIXAR NO FLANELOGRAFO).
DEUS FEZ O SOL, ARVORES, ESTRELAS, RIOS, ETC.(MOSTRAR AS FIGURAS COLOCANDO-AS NO FLANELOGRAFO), MAS O MELHOR DE TODAS ESSAS COISAS, MELHOR DO QUE O SOL E AS ESTRELAS, MELHOR DO QUE AS FLORES E ARVORES, MELHOR DO QUE AS BORBOLETAS E PASSARINHOS, MELHOR DO QUE OS CACHORRINHOS E GATINHOS FOI DEUS TER FEITO AS PESSOAS... GENTE DE TODOS OS TIPOS: MAES, PAIS, VOVÔS, VOVÓS, TIOS, TIAS, MENINOS, MENINAS E BEBEZINHOS. ESTAVA EM SEUS PLANOS QUE AS PESSOAS VIVESSEM EM FAMILIAS. E DEUS FEZ AS PESSOAS DE UMA MANEIRA ESPECIAL: COM OLHOS PARA ENXERGAR, OUVIDOS PARA ESCUTAR, UMA BOCA PARA FALAR, PÉS PARA CORRER, MÃOS PARA TOCAR, ABRAÇAR E AJUDAR, E UMA CABEÇA PARA PENSAR. QUE DEUS BOM! COMO DEUS É MARAVILHOSO! OBRIGADA(O) DEUS.

COLOCAR FIGURAS GEOMETRICAS NA MESA: CIRCULO, RETANGULO, QUADRADO E TIRAS COMPRIDAS QUE POSSAM REPRESENTAR AS PARTES DO CORPO. PEDIR QUE A CRIANÇA JUNTE AS FIGURAS E COLE NUMA FOLHA DE PAPEL. COMPLETAR O TRABALHO COM GIZ DE CERA.

REUNIR AS CRIANÇAS: DE MÃOS DADAS DIZER: UMA VEZ OS AMIGOS DE JESUS PERGUNTARAM: QUEM É O MAIS IMPORTANTE? JESUS COLOCOU UMA CRIANÇAS NO MEIO DELES E DISSE: PARA SER IMPORTANTE, É PRECISO SER COMO UMA CRIANÇAS. VAMOS LEVANTAR BEM ALTOS OS BRAÇOS E DIZER: EU SOU BONITO/A. EU SOU ESPECIAL"OBRIGADA(O) DEUS.

OUTRAS ATIVIDADES
DEITAR UMA CRIANÇA SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL MURAR E FAZER O CONTORNO DO SEU CORPO. COMPLETAR A FIGURA COLOCANDO OLHOS, NARIZ, BOCA, CABELO, ETC. PRENDER A FOLHA NA PAREDE E CONVERSAR SOBRE O CRESCIMENTO: DO CORPO, DA INTELIGENCIA E NOS RELACIONAMENTOS.

FAZER UM CARTAZ COM FIGURAS DE CRIANÇAS DE VARIAS IDADES REALIZANDO DIFERENTES ATIVIDADES.

CANTAR MUSICAS SOBRE AS PARTES DO CORPO, COMO: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.

FAZER UMA BRINCADEIRA DE MIMICA. OBSERVANDO O LIDER, AS CRIANÇAS SEGUEM SEUS MOVIMENTOS: UMA MÃO NA CABEÇA, OUTRA NA BARRIGA, UN DEDO NA PONTA DO NARIZ, ASSIM POR DIANTE.

CAMINHAR DE VÁRIAS MANEIRAS: PULANDO DE UMA PERNA SÓ, SALTITANDO, MANCANDO, ARRASTANDO O PE, MARCHANDO, ANDANDO PARA TRÁS, ASSIM POR DIANTE. EXPLICAR QUE SOMOS TODOS DIFERENTES E QUE PODEMOS ANDAR DE MANEIRAS DIFERENTES.


FONTE:SEMENTE DA MOSTARDA - VIVENCIANDO A BIBLIA.

terça-feira, 8 de março de 2011

PARA MULHERES - TRATAMENTO DE BELEZA

A receita para este tratamento começa com:
LIMPEZA INTERIOR - Do coração procedem as fontes da vida -(Pv 4.20-27).
Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações, toda a sujeira que esteja poluindo a alma. Jesus adverte que o mal vem de dentro - (Mc 7.14-23) e Jeremias fala dos enganos do coração (Jr 17.9), por isso faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a remoção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do Cristão. O Salmo 139.23-24 nos conduz à confissão e quebrantamento pela ação do espírito.
ELIXIR DE REJUVENESCIMENTO - A mente exerce um Grande poder sobre nós. Somos, realmente, aquilo que pensamos - belas ou feias, novas ou velhas. Paulo fala em transformação pela renovação da mente (Rm 12.2). Faz mais efeito que as operações plásticas que concertam ou pioram apenas o que é exterior. Encher a mente de pensamentos positivos (Fp 4.8) e preenchê-la com a Palavra de Deus (Cl 3.15). Aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude.
ÓLEO PARA A CABEÇA - O óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão (Sl 133) que nos leva a amar as pessoas, aceitá-Las como são. Óleo que lubrifica os relacionamentos, fluindo como ingredientes para uma convivência saudável. Também o óleo da unção do Espírito que ungindo a cabeça, faz transbordar o coração (Sl 23.5).
BATOM PARA OS LÁBIOS - É o louvor. Salmo 34.1 nos recomenda a usá-lo constantemente. Evitemos palavras ferinas, negativas ou hábitos da murmuração. Enfeitar os lábios com palavras de louvor, de conforto, que levante os abatidos e glorifiquem ao nosso Rei (Sal 19.14).
MAQUIAGEM - Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a alegria. "O coração alegre aformoseia o rosto..." (Pv 15.13).
BRILHO - O tempo que passamos com Deus dá brilho a vida. Que o diga Moisés (Ex 34.29). "Para ser bela pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de Deus" - Michel Quoist.
CREME PARA AS MÃOS - (Ec 9.10 e Pv 31.20) Mãos adornadas com o serviço ao próximo. Mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados.
CALÇADOS PARA OS PÉS - (Pv 4.26-27) - Pés que andam por caminhos direitos ( Is 52.7 ) - Pés formosos que levam boas notícias, as boas novas da salvação.
TRAJE - Alta costura do Atelier do Senhor - (1Pe 3.3-4) apresenta o traje do espírito manso e suave. E é a única fórmula bíblica para conquistar o esposo para Cristo.
PERFUME - Mais precioso que o "Chanel 5 ", pois é da "grife" do Senhor - (2 Co 2.14-15) - O perfume de Cristo. É um pouco diferente das famosas essências francesas cujos frascos precisam ser bem lacrados para não exalar o aroma; neste, o "vaso de alabastro" (a nossa casca grossa) tem que ser quebrado para perfumar o ambiente.
ETIQUETA SOCIAL - Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de beleza, pois completam o trabalho realizado. Define-se apenas numa palavra AMOR. Sem ele nada tem valor. E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente. (1 Co 13.5) "O amor comporta-se bem e não busca vantagens próprias".
Que Deus lhe proporcione oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor.
Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTÃ atuando em sua Igreja em um dos ministérios existentes, em seu lar, enfim em todo tempo que a Luz de Jesus brilhe através de você.

PARABÉNS PELO SEU DIA.

segunda-feira, 7 de março de 2011

MEMORIZANDO VERSÍCULOS

1. Explique o significado do verso
2. Certifique-se de que as crianças entendem o significado de
todas as palavras, principalmente as difíceis, para evitar que
memorizem coisas que não entendam ou desenvolvam conceitos
errados.
3. Ajude as crianças a procurar o versículo em suas próprias
Bíblias.
4. Ajude as crianças a fazerem associações de imagens ao
versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao
falar a palavra "Nike"? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a
empresa associou o seu emblema... Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a
permanecer nos corações das crianças).
5. Mescle o verso com todos os aspectos da história/lição
6. Prepare-se como professor: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque
em local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)
7. Parabenize através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização
acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao aluno - seja cumprimentos,
certificados, troféus, prêmios...
8. Descubra o que motiva cada uma das crianças a aprender a Palavra de Deus. Para umas,
basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum
tipo de recompensa palpável.
9. Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso
em sí.
10. Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja
criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam as
crianças a guardar o que aprenderam e as ajudam a tornar o verso parte de suas vidas.
11. Seja seletivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar memorizar
muitos versos e não consegui-lo bem.
12. Não despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que
aprendem mais devagar.
13. Mande o verso para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a criança
mesma tenha feito.
14. Seja criativo! A chave para ensinar a decorar versículos a crianças está na palavra
VARIEDADE. Um professor eficiente vai encontrar maneiras diferentes e divertidas de ensinar as
Palavras de Deus.

FONTE:IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO - APOSTILA - TREINAMENTO PARA PROFESSORES MINISTÉRIO INFANTIL

Você é um bom orientador / professor? - Teste de Auto-avaliação

Some 5 pontos para cada resposta "Sim".
1. Você ora diariamente pelas crianças de sua turma?
2. Você é fiel, sempre presente, quer chova, quer faça sol?
3. Você chega antes da hora de começar o CULTO INFANTIL ficando a disposição das crianças para conversar com elas ou ouvir seus problemas?
4. Você lê de antemão pelo menos um esboço das "lições" do ano ou do semestre para saber o
conteúdo do ensino de sua turma durante o período?
5. Você pode expressar numa frase o propósito do ensino de cada aula?
6. Você tem procurado guiar suas crianças a Cristo como o Salvador, Amigo e Senhor?
7. Suas crianças entendem que a lição vem da Bíblia e não apenas de uma revista?
8. Você usa um vocabulário que suas crianças entendem facilmente?
9. Você faz perguntas e encoraja as crianças a comentarem o assunto do dia?
10. Você começa o preparo da lição pelo menos 5 dias antes do dia do CULTO INFANTIL?
11. Se acontecer alguma coisa engraçada durante a aula, você ri com os demais, e depois, aproveita o
acontecido para voltar ao assunto?
12. Você sabe controlar uma criança faladora, que conversa muito, sem que ela se ofenda?
13. Você conhece o passatempo predilecto e os problemas de todas as suas crianças?
14. Você visita o lar de cada criança pelo menos uma vez por ano, e visita imediatamente o lar de qualquer uma que falte duas vezes seguidas?
15. Em preparação para a aula, você localiza num mapa bíblico qualquer detalhe geográfico referente a lição?
16. Você lê artigos e livros que tratam de educação cristã, e assiste de vez em quando, cursos ou seminários sobre assuntos referentes ao ensino?
17. Você varia seu método de ensino, a fim de que os alunos permaneçam alerta, esperando o que virá em seguida?
18. Sua vida cristã é pura e exemplar, no sentido de você não praticar actos que teria vergonha de contar às crianças?
19. Você analisa seu trabalho, depois de cada aula, notando a reacção das crianças, erros que você tenha cometido, e os bons resultados que conseguiu?
20. Numa hora de desânimo, quando está ao ponto de querer desistir do trabalho, você vai logo à
presença do Senhor, permitindo que Ele o encoraje e fortaleça?


80 a 100 pontos - Parabéns! Não há melhor orientador(a) do que você.
60 a 80 pontos - Você está fazendo um bom trabalho
50 a 60 pontos - Há necessidade de melhorar seu ensino
Abaixo de 50 - examine-se diante do Senhor: "Estou fazendo o melhor para Cristo"?

FONTE: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

Disciplina na Sala de Aula

O que pode causar problemas de disciplina?
Crianças – A sala – O professor
1- As Crianças
Crianças inquietas:
Tem um período breve de atenção, ficam mais agitadas quando o professor dá uma aula e não permite que
eles participem, não conseguem ficar sentadas por muito tempo sem atividades com movimentos.
Crianças egocêntricas:
Querem ser o centro das atenções e não se preocupam com as demais.
Crianças desenfreadas:
Fazem o que querem em casa: impacientes, rudes, iradas, ciumentas.
Crianças maliciosas:
Podem estar passando por situações difíceis em casa, por exemplo: divórcio, pais negligentes,
abuso, doenças mentais, má escolha de amizade, violência vista na televisão, drogas e álcool.
2- A Sala
Uma sala desordenada leva as crianças a serem desordenada.
Pouca luz ou muito brilhante.
Sala muito fria ou muito quente
Cadeiras de tamanho inadequado.
3- O Professor
Mal preparo
“Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor”. (Jeremias 48:10)

Ensinando Crianças de Lares Problemáticos

Nenhum lar está isento de problemas. Porém, um número cada vez maior de famílias, em nossos
dias são disfuncionais. As famílias entram às vezes em crise quando um dos pais falta, seja por
causa de morte, suicídio, ou divórcio. Padrões destrutivos também são encontrados até mesmo
nos lares em que os dois, pai e mãe, estão presentes. Alguns pais tão traumatizados por eventos
penosos que viveram no passado que não conseguem satisfazer as necessidades dos filhos. É
enorme o número de crianças obrigadas a viver em ambientes negativos devido irá crônica,
negligência, ou outras formas de abuso.
Procure Entender a Percepção das Crianças de Lares com Problemas
As crianças de lares com problemas são muitas vezes perseguidas por sentimentos de medo ou
desespero. Muitas sentem solidão e isolamento, pensando que seus problemas são únicos. Elas
ficam confusas porque amam os pais, porém sentem-se geralmente impelidas pelo desejo de
obter a aceitação dos pais – mesmo que essa seja impossível. Quando fracassam em suas
tentativas de agradar, sua falsa culpa (sentir-se mal sobre o que pensam ter feito) se transforma
em vergonha (sentir-se mal sobre quem pensam que são) e acabam convencidas de que não têm
valor.
Fique Atento aos Sintomas das Crianças Magoadas
As crianças de lares com problemas aprendem três regras: NÃO CONFIE /NÃO SINTA /NÃO
FALE. Muitas delas transferem essas regras para o relacionamento fora de casa. Embora muitos
desses meninos e meninas vivam continuamente em um estado de negação, construindo mundos
de fantasia para bloquear os seus problemas, outros podem torna-se calados, não se
comunicando com naturalidade. Num grupo, essas crianças muitas vezes parecem desatentas ou
retraídas. Elas talvez tenham dificuldade em prestar atenção ou não queiram participar das
atividades. Algumas crianças magoadas podem demonstrar irá ou agressividade. Outras podem
se agarrar ás pessoas ou bancar o palhaço, mostrando sua necessidade de aceitação e afeto ao
solicitar atenção permanente – de maneira positiva ou negativa.
Um desafio enfrentando pelos que trabalham com crianças é discernir a razão do comportamento
delas. Precisamos de ajuda do Espírito Santo para descobrir quais as crianças cujos problemas
exigem tratamento especial. Devemos lembrar que as necessidades de todas as crianças (de todo
mundo, por sinal) são basicamente as mesmas. Todos precisam de respeito e atenção, incentivo e
amor. O professor desempenha às vezes um papel vital como o único adulto capaz de ajudar
crianças carentes, a ver o seu valor aos olhos de Deus.
Permita que Deus use Você para Satisfazer as Necessidades das Crianças Perturbadas.
1. Planeje sua aula de modo que Cristo seja o tema Central. Ao trabalhar com crianças
necessitadas, compreenda que a melhor maneira de resolver os problemas delas é fazê-las
conhecer a Deus, recebendo Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Evangelize e discipule:
apresente às crianças Aquele que irá acompanhá-las vida a fora para satisfazer cada necessidade.
2. Faça cada criança sentir-se bem-vinda e aceita. Neutralize os sentimentos de rejeição que as
crianças possam ter, cumprimentando cada uma com um sorriso amigo, uma palavra amável, e a
mão no ombro. Demonstre-lhes que você está contente com a presença delas. Trate cada uma
com respeito. O amor de Deus por nós não se baseia em nossa aparência ou no que fazemos.
3. Torne sua classe um lugar seguro e estável. Para as crianças cuja situação familiar é caótica, um
ambiente agradável e ordeiro, com certa rotina, pode ser um oásis. Peça ajuda de Deus para
capacitá-lo a ser bem–humorado e mostrar amor.
4. Discipline adequadamente. Os lares com problemas são freqüentemente caracterizados por
padrões de disciplina rígidos, inconsistentes ou permissivos. Estabeleça, explique e reforce
regras simples para classe, com palavras bondosas, firmes e consistentes. Quando for necessária
correção, critique o comportamento e não a criança. Deixe que esta saiba que você acredita que
ela pode melhorar.
5. Ofereça um programa interessante e desafiador. As crianças com problemas dificilmente tem
oportunidade de participar de divertimentos saudáveis. Procure envolve-las em atividades
criativas que lhes irão estimular o crescimento. Ajude as crianças carentes a preencher os vazios
em sua vida diária, sugerindo maneiras de passar as horas de lazer ou solidárias em atividades
que agradem ao senhor. Ensine-as a escolher os amigos com sabedoria. Ajude-as a conhecer
livros cristãos. Considere levá-las a passeios e excursões no campo.
6. Modele a vida cristã vitoriosa. Você pode ser o único adulto salvo na vida de uma criança
necessitada. Deixe que os meninos e meninas vejam Cristo em você. Não tente dar ás crianças a
falsa impressão de que você é perfeito; em vez disso, seja transparente. Quando apropriados,
conte as dificuldades que enfrentou e explique as maneiras como foi ajudado por Deus durante as
crises.
7. Ouça as crianças e incentive-as a falar. As crianças que passam por problemas quase sempre
precisam expressar seus temores e preocupações. Fique à disposição delas e tome tempo para
ouvi-las com atenção. Pergunte às crianças sobre os seus interesses e atividades. Enquanto falam,
faça comentários positivos. Não force detalhes, mas mostre que se importa sinceramente. Ajude
as crianças a pensarem positivamente sobre elas mesmas e a desenvolverem alvos para o futuro.
Ganhe a confiança delas, mantendo em sigilo as informações recebidas delas.
8. Assegure e encoraje as crianças. Assegure as crianças do amor e aceitação de Deus. Conte a elas
que Ele deseja perdoar e salvar. Ajude-as a compreender que não precisam sentir culpa quando
outros agem errado (membros mais velhos da família ou vizinho). Faça elas se sentirem especiais
e dignas, elogiando a sua resistência. Compartilhe Escrituras que falem dos planos especiais de
Deus para a vida de cada criança (por exemplo, Jeremias 29.11).
9. Desenvolva confiança. Mostre às crianças, pelas reações consistentes e piedosas, que você é
digno da confiança delas. Evite criticar as crianças ou os pais. Não desperte as defesas delas nem
aumente o conflito que já sentem. Sentem que fizer uma promessa, não deixe de cumpri-la
rapidamente.
10. Ensine às crianças versículos-chave aos quais possam recorrer. Os meninos e meninas em
situações difíceis precisam saber o que é errado e como agir certo. Eles necessitam do consolo
das promessas de Deus. Ajude-os a guardar no coração versículos que falem dos padrões de Deus
e os assegure do Seu amor e proteção.
11. Ore com as crianças e pro elas. As crianças de lares com problemas muitas vezes se sentem
engaioladas, solitárias e com medo. Ajude-as a compreender que Deus está sempre vigilante e
atento. Encoraje-as a se voltarem para Ele quando precisarem de ajuda. Mostre sua preocupação
sincera, ore pelas necessidades especificas das crianças.
Estabeleça uma Política para tratar dos Problemas Graves de abuso
Uma criança pode precisar de mais ajuda do que você pode dar. Prepare uma política-padrão
para tratar dos casos de abuso severo. Se achar que uma criança está sendo fisicamente
maltratada ou abusada sexualmente, é necessário notificar às autoridades. Consulte o seu
supervisor ou Pastor. Ajude a criança a compreender que você tem a responsabilidade de
protegê-la. Assegure-a do seu amor e apoio contínuos.

FONTE: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

COMO CONTAR HISTÓRIAS

Passe segurança! Não se desculpe ao começar, nem em palavras nem com uma expressão
corporal encurvada.
? Conte em suas próprias palavras. Deixe a imaginação funcionar - isto é o que cria mágica e
não malabarismos da memória.
? Se der branco, continue. Não faça caretas, chingue nem desculpe-se. Continue descrevendo
detalhes de cores, locais.. isto estimula a imaginação e ajuda a memória. Ou então faça uma pausa,
olhando todos nos olhos, como para levantar suspense (não olhe para o chão). Improvise!
? Mantenha as histórias até 10 minutos de extensão. Ensaie e cronometre.
? A introdução é crucial. Você vai ganhar ou perder nos 3 primeiros minutos dependendo de
como você começa.
Você tem que criar sua audiência no grupo de crianças, cada uma com seus próprios
Pensamentos e focos de atenção, antes que você possa começar a contar uma história para elas.
Deve haver, na introdução, o indício de que coisas excitantes irão acontecer, incitando a
curiosidade, unindo as crianças em antecipação. Não dê tudo na introdução. Sempre mantenha
um certo nível de mistério, antecipação e surpresa durante toda a história.
? Nós adultos tendemos a subestimar a capacidade das crianças de imaginar e fantasiar, e
assim, muitas vezes fazemos muitos esforços para explicar ou justificar o cenário, ou explicar
tudo com detalhes. Na verdade, o que atrai as crianças é a possibilidade de entender os aspectos
implausíveis da história depois; o que é ótimo, você tem a atenção delas e elas ficarão pensando
no que você disse.
? Para contar histórias você precisa de um pouco de habilidade em vendas, sinceridade (não
tente fingir alegria, tristeza, etc.. seja verdadeiro!), entusiasmo (não significa ser barulhento ou
artificial), animação (em gestos, voz, expressão facial) e mais importante, ser você mesmo.
? Nós queremos que a mensagem chegue clara e bem definida. Nosso objetivo é comunicar
as verdades da Bíblia de uma maneira pessoal e com uma aplicação clara. Seja qual for a maneira
que você conte a história, tenha certeza de ser objetivo! Não assuma que as crianças vão
entender. Torne a história o mais real possível. Não conte a história de uma maneira cansada ou
mal resumida. Pule dentro da narrativa, com a mesma intensidade que os fatos... escolha UM
ponto e conte-o como se fosse a notícia mais interessante do mundo.
? Mantenha simples e direto.
? Uma vez terminada a história, não fique divagando e corrigindo. Deixe os pensamentos
das crianças presos no ponto da história, na mensagem central.
? Quanto mais você praticar, melhores ficarão as suas técnicas. Teste diferentes métodos,
seja criativo. Você sempre aprende com suas experiências. Não seja extremamente tímido ou
preocupado "com o que os outros irão dizer se...". Não tenha medo de ser um palhaço ou fazer
papel de bobo para Cristo e para as crianças. Humildade, amor e oração são elementos
importantes para contar histórias, juntamente com criatividade e inovação. As crianças pegam
muito mais do que a história de você; elas percebem o seu entusiasmo pessoal com a mensagem.
Elas precisam ver que você foi tocado pela Palavra. Prepare o seu coração enquanto prepara a
história.
? Tenha certeza de colocar algum drama, suspense na história. Deve haver uma situação que
dirija ao clímax e ao final da história. O conflito pode ser introduzido imediatamente ou aos
poucos para aumentar o suspense e a intriga. Tente levar os ouvintes a se preocupar junto com
os personagens e se envolver com o que acontece.
? O professor deve estudar a lição muito bem. Você precisa saber muita coisa para poder
ensinar um pouquinho.
? Crianças aprendem com seus sentidos. Elas adoram sentir, cheirar, tocar, escutar e ver.
Descreva personagens e locais vividamente, ajudando-os a solidarizar-se com os personagens.
? Numa audiência mista, tente colocar a história ao nível do mais novo.
Características de uma boa história:
Tema único e bem definido; Enredo bem desenvolvido; Estilo: imagens vívidas, sons e ritmo
agradáveis; Caracterização; Coerente com a fonte; Apelo dramático; Apropriado e adequado aos
ouvintes.
MÉTODOS
Ao escolher um método, comece por analisar a história e qual o seu objetivo. Em geral use:
? Narração: quando a história tem um enredo simples e elementos familiares.
? Participação ou cantos: quando você tem partes que se repetem freqüentemente e/ou
frases engraçadas
? Material visual: quando a história for complicada ou contiver elementos desconhecidos.
? Histórias caracterizadas: teatro, fantasias ou um único boneco. Quando o envolvimento
ou o teatro ajudam a enfatizar a mensagem da história ou para facilitar a expressão de
sentimentos e pensamentos interiores.
? Dramatização: quando se quer ilustrar uma aplicação da mensagem ou se tem muitos
personagens de igual importância.
Outras possibilidades são:
? ? Ler a história diretamente para as crianças. Ao se preparar leia a história diversas
vezes e pelo menos uma vez em voz alta. Ao ler para as crianças seja tão animado como se
estivesse contando-a; leia devagar e olhe nos olhos das crianças..
? ? "Vamos fazer de conta" muito bom para explorar atos e suas conseqüências
? ? Contar uma experiência; algo que aconteceu a você, e de preferência que não te
coloque como um "bom" exemplo
? ? Discussão / perguntas e repostas Para crianças mais velhas; lembre-se que uma
história bíblica não é uma palestra.
Métodos Envolventes:
? História participativa. Como quando um mágico usa alguém da platéia (crianças guardam
60% do que fazem, 30% do que vêem e apenas 10% do que escutam).
? Coros, cantos e histórias com eco. O professor combina com as crianças uma frase ou atitude
a qual elas devem responder com uma palavra ou gesto específico. Ou faça com que as crianças
criem os efeitos sonoros de acordo com a história sempre que você indicar. É impressionante a
quantidade de coisas que eles memorizam assim.
? Pantomima: É especialmente eficaz com grupos pequenos de crianças menores, em que eles
"participam" na história ao representar.
? Teatralizando: apos contar rápida e resumidamente a história deixe as crianças se tornarem
os personagens.
? Jogo de personificação: cada criança assume um personagem e deve reagir as situações que
você apresenta.
Métodos visuais:
? Histórias em seqüência: a medida que a história evolui, use uma série de figuras para ilustrála.
Livros de colorir são boas fontes de material; Cuidado com: temporização (para que as figuras
não sejam apresentadas antes do fato), controle o interesse do grupo e não distraia a atenção
deles dos pontos importantes.
? Quadros de Figuras ou palavras: A chave aqui é o elemento surpresa (o que será
acrescentado depois?)
? Figuras misteriosas: a medida que a história é contada vá desenhando uma série de linhas e
formas sem sentido até que as linhas se formem objetos reconhecidos que dão ênfase a partes da
história. (Simplifique o trabalho fazendo os traços a lápis, bem claro, antes. Certifique-se que o
quadro e o desenho são grandes o suficiente para ser vistos por todos. Falar e desenhar ao
mesmo tempo é mais complicado que parece; conheça bem a história e pratique antes).
? Acrósticos: podem ser usados durante a lição preenchendo com as palavras no correr da
história. (ex. escreva JESUS no quadro; a medida que a história continua escreva: José no J de
Jesus, Esteve no E de Jesus, etc...
? Flanelógrafo: Muito útil se a seqüência, movimento e relacionamentos são importantes para a
história.
Métodos visuais são especialmente importantes se objetos desconhecidos são parte da história.
As vezes é melhor apresentar os objetos antes da história para evitar confusão durante a
narrativa.
Outros métodos visuais incluem modelagem, dobraduras, quadros de giz, mapas...
Métodos dramáticos
Ao contar uma história, lembre-se que suas expressões faciais e gestos são tão importantes como
o tom e o som da sua voz. Aprenda a exagerar emoções, desenvolva diferentes vozes e
personalidades, conte histórias em "bumerangue", isto é você dialoga com você mesmo.
? História narrativa. O professor assume a postura de observador / testemunha, até as vezes
usando uma fantasia. Ajude as crianças a "estar lá" com você, ver através dos seus olhos.
? Esquetes ou quadros vivos. A história toda ou partes são encenadas.
? Entrevista: onde o professor entrevista um personagem convidado (requer 2 pessoas ou você
e 1 boneco)
Bonecos e fantoches. Existem diversos tipos de fantoches. Os mais simples podem ser feitos a
partir de uma meia ou saco de papel ou simplesmente recortando silhuetas e colando-as a palitos
de picolé. Cada fantoche deve ter uma personalidade clara (ex. nervoso, tímido, orgulhoso.. ) e
também uma voz que não devem mudar durante a história. Não use fantoches apenas para narrar
a história, Converse com o boneco ou faça com que atuem. Tome cuidado ao usar fantoches em
um teatro, para que eles não caiam da cena, a medida que seus braços cansem e para que sua voz
alcance a platéia. Cuidado com movimentos fora de sincronia, diálogos muito complexos e
excesso de objetos e cenários. Mantenha contato visual (olhar) entre os fantoches e entre
fantoches e crianças.
Cuidados gerais:
Atente para moralização: Nós estamos tentando comunicar o amor de Deus para pecadores e não
morais ou "faças" e "não faças". Não confunda o evangelho com a sabedoria da idade ou
conselhos paternais. Atente para possíveis erros de interpretação dos objetivos da lição. Cuide
para não pegar as histórias literalmente ou carregá-las com outras conotações em detrimento da
mensagem.

FONTE: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

MINISTRANDO AOS PEQUENINOS

Decida um formato.
Ter um pouco de rotina é bom, pois ajuda as crianças a se sentirem à vontade, mas você não
precisa ser rígido: pequenas mudanças na rotina, variações nas atividades, uma data especial,
tudo isso gera curiosidade e prazer.
Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:
1. Cumprimentos: diga Boa Noite! E cumprimente as crianças pelo nome, sorria, demonstre
prazer em recebê-las.
Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente',
para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor
favorita". Ou você pode ter um quadro com os nomes de todas as crianças e assim que elas
chegam elas colam um adesivo.
2. Música: intercale cânticos conhecidos com outros novos (se você só usa
cânticos novos, as crianças se sentem frustradas; se você usa cantos que elas já
conhecem e podem participar e ensina um ou dois novos, é mais interativo). Os
cânticos podem ser relacionados com o tema do dia ou do mês.
3. Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: às vezes
um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram em voz alta. Faça orações em círculo, de mãos
dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.
4. Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa...
5. Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das
crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da
pesca maravilhosa)
6. Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e
atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar
o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que vo cê apresentar o tema, dê
uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo.
Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.
7. Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade as crianças de
recontar a história nas suas próprias palavras ou de responder ao tema com expressão artística.
Atividades:
Cabe ao professor preparar a folha de atividades para cada história a ser aprendida.
O desenho deve sempre estar relacionado com a história.
O desenho deve ser grande e sem muitos detalhes.
Tenha sempre folhas o suficiente para todas as crianças.
Coloque sempre o nome da criança, e a data. (Estas folhas irão para a pasta individual de
cada criança para as reuniões com os pais).
Distribua as folhas, o lápis de cor, (ou giz de cera, etc.).
Ao som da musica aprendida nesta noite, eles estarão pintando o desenho.
Recolha as folhas para guardá-las em suas devidas pastas
8. Encerramento: com cântico, oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito
importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e as atividades que
você preparou como às crianças. Cantando: Toda música para crianças deve ser de
linguagem fácil e curta. Musicas longa tendem a ser enjoativas, e geralmente eles não assimilam
palavras inteiras. Cabe ao professor, conhecer bem a musica a ser ensinada. Ensaie em casa.
Aprenda a letra. Invente gestos. Faça caras e bocas se for preciso, isso ajudará a que todos deixem
de ser tímidos e louvem ao Senhor. Cabe ao professor, preparar de antemão um aparelho de som,
ou rádio-gravador, caso seja utilizado um CD.
Vergonha e timidez na frente das crianças não funcionarão. Portanto, se vc é tímido (a) ore
ao Senhor para que faça de vc uma pessoa livre para ensinar com excelência. As crianças notam
com facilidade quando vc está inseguro (a) ou tímido (a). Isso é prejudicial ao ensino.
Terminando:
Ao encerrar o Culto Infantil, peça que o “Ajudante do Dia”, recolha as folhas e o material
utilizado (Lápis de cor, por exemplo). Agradeça a criança!
Caso vc tenha entregado o crachá, também devem ser recolhidos.
Coloque todos de pé, de mãos dadas, e pergunte se alguém tem algum pedido especial
para apresentar ao Senhor. Com palavras simples faça a oração. Agradeça a presença de todos.
Faça uma fila para levá-los de volta a igreja. Oriente-os a que não entrem correndo e sim em
ordem.
Retire os nomes do “Quadro de Presença”, guarde-os. Deixe a classe arrumada. Não se
esqueça de fechar a porta.
9. Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. diga que você gostou que elas
vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo sábado/domingo. Quem sabe algumas
vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das
famílias.
? Varie!
• Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
• Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto
(chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
• Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
• Conte a história: usando fantoches; usando flanelografo; usando objetos;
usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
• Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar
a história);
• Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as
crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona
melhor com crianças acima dos 8 anos);
• Promova uma festa, talvez com os pais junto. Convide as crianças para orarem; Dê
diretrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençoe...');
• Envolva as crianças na bênção: tem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te
abencoe" - cada um coloca a Mao sobre a cabeça do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a
mão sobre os ombros do vizinho; "Deus te de a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo
isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direção ao
centro).
• Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais difícil manter a atenção!) ou
para a igreja, ou mesmo para a cozinha .
Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada
encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais
freqüência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.
Divida o trabalho
Faça um "banco de talento" - descubra o que as pessoas que trabalham com o culto infantil
gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são
boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança
que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as
pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.
Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade.
Ore, ore, ore...
fonte: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

EXAMPLE OF PROGRAM: " Praying for the Children of Brazil "

Objective of this planning: to teach praying for the children of his city, of his state and country, so that they they all come to know the Sir Jesus. To show to each child that she can be a missionary of Jesus at the place where she lives.
Material:Faça a poster with the map of Brazil. Paint his state and mark the place where it is his city.
1st Part - Part devocional
1. Canticle of the National anthem
Entry of the flag of Brazil
Parade of the children with flags or clothes that characterize the Brazilian states
2. Prayer for Brazil
3. Reading and explanation of the biblical text: Landmarks 10. 13-16
4. Praise - a group of children
5. Using the map of Brazil, speak with the children on some interesting facts of his state and of his city, focus the children, since they live, the difference between the social classes, what the rulers can do, which each one of us can do.
6. Necessities of his city
To pray for the children of his city, of the district and of the street where it resides - to call a child to do the prayer
7. POETRY
CHILD
(Beatriz Junqueira Accorsi)
Sweet and dear child,
Vision of love and purity!
Of the world you are the hope!
You are a strength, even undefended.


To the skies, minh'alma it is lifted up
While looking at yourself, child!
You smile, happily, without malice:
Of the angels you are the memory.

The one who had had given, you only were growing
In the body and mind, child!
And heart your, so pure,
It was never suffering change!

If the men were imitating you,
In your sweet vigor,
They would build a world
Of Faith, of Love, of Hope!

Sweet and dear child,
I am looking at you with gentleness,
When you were how,
So so simple, so pure!
8. Choral canticle for the children
9. Final prayer
2nd Part - Social Part
Jokes with the children and, then, tasty snack
Suggestion of Jokes
1st) HOT CHAIR
Necessary material: spacious room, chairs and an appliance of sound.
Development: it will be formed a circle with chairs, letting space between one and other one to make easy the access of the children. The quantity of chairs will have to be a juvenile of which the children's number. To the sound of a music, the children will walk around the chairs. Suddenly, the music will be interrupted and they all will have to occupy the chairs.
The children who not to manage to sit, will leave for the fun. One or two chairs will be withdrawn. Again, to the sound of the music, the children will circulate and they will seat when the music to cease. The joke continues, until a chair remains only and there will be winning that child whom to seat in the last chair.
2nd) THE CAT AND THE MOUSE
Development: Two childish volunteers will assume the papers of cat and of mouse. Hand in hand the children form a circle and must make difficult the entry or exit of the cat, making easy the access of the mouse. To begin the mouse it is inside the circle and the cat had been. When the cat to manage to catch the mouse, another pair will begin the activity.
3rd) TO HIDE THE WAND
Necessary material: a wand, a big circle drawn with chalk in the centre of the room.
Development: The leader will choose a child to be the leader of the joke. This leader will have the function to hide a wand so that too many participants find it. All sometimes in what someone to approach the wand, the leader will say: " It is warming up! " All sometimes that they move away, the leader will say: " It is cold! " When someone to find, will say quite loudly: " Fire! Fire! ".
At this moment, all they will have to run to enter in the circle. What it found the wand, will try to touch (NEVER TO HIT) someone, before this one between in the circle. The child who found the wand starts to be the new leader. The one who will be touched by the wand, will leave for the fun. The joke continues until the group loses the interest.
4th) PUTTING THE GOAL RIGHT
Necessary material: a ball, a small beam, a sale for the eyes.
Development: The group will be divided in two or three teams with equal number of participants. Each team will choose a leader to be the advisor. A team, of every time will try to do goal, proceeding in the next way: the leader chooses a player of his team and this, with the blindfolded eyes, kicks the ball trying to do goal, when leader orientated by the companion. It defeats the team whom to manage to make more gols. Depending on the age of the children, the joke will be able to be made easy or made difficult, bringing near or removing whose beam is going to kick.
5th) DRAWING WITH THE BLINDFOLDED EYES
Necessary material: blackboard, chalk, sells to the eyes
Development: Each component of the group will have to go to the blackboard with the blindfolded eyes and do a drawing of free choice or suggested by the leader. It defeats the one who managed to draw better.

6th) SETTING BALLOONS FREE
Necessary material: balloons (scamp of blow) and numbered pieces of paper. A list numbered with biblical questions, taken away of the lessons of the Dominical School.
Development: The leader will set the full balloons, each one free containing a piece of paper with a number. The number of balloons needs to be a correspondent to the number of participants. Each one will have to catch only a balloon and it blow up. However, it will have to wait his time. The leader will be calling the children, aleatoriamente or for draw, and will ask the question consulting to list that has in hand. Each child will have ten seconds to answer, under penalty of paying a gift not to be does not manage to answer correctly.

PROGRAMA: "Orando pelas Crianças do Brasil"

Objetivo desta programação: ensinar a orar pelas crianças de sua cidade, de seu estado e país, para que todas venham a conhecer o Senhor Jesus. Mostrar a cada criança que ela pode ser um missionário de Jesus no lugar onde mora.
Material:Faça um cartaz com o mapa do Brasil. Pinte o seu estado e marque o lugar onde fica a sua cidade.
1ª Parte - Parte devocional
1. Cântico do Hino Nacional
Entrada da bandeira do Brasil
Desfile das crianças com bandeiras ou roupas que caracterizem os estados brasileiros
2. Oração pelo Brasil
3. Leitura e explicação do texto bíblico: Marcos 10. 13 -16
4. Louvor - um grupo de crianças
5. Usando o mapa do Brasil, fale com as crianças sobre alguns fatos interessantes de seu estado e de sua cidade, focalize as crianças, como vivem, a diferença entre as classes sociais, o que os governantes podem fazer, o que cada um de nós pode fazer.
6. Necessidades de sua cidade
Orar pelas crianças da sua cidade, do bairro e da rua onde reside - chamar uma criança para fazer a oração
7. POESIA
CRIANÇA
     (Beatriz Junqueira Accorsi)
Criança doce e querida,
Visão de amor e pureza!
Do mundo és a esperança!
És força, mesmo indefesa.

Aos céus, minh'alma se eleva
Ao contemplar-te, criança!
Sorris, feliz, sem malícia:
Dos anjos és a lembrança.

Quem dera, tu só crescesses
No corpo e mente, criança!
E o coração teu, tão puro,
Nunca sofresse mudança!

Se te imitassem os homens,
Na tua meiga pujança,
Construiriam um mundo
De Fé, de Amor, de Esperança!

Criança doce e querida,
Fico a te olhar com ternura,
Querendo ser como tu,
Assim tão simples, tão pura!
8. Cântico coral pelas crianças
9. Oração Final
2ª Parte - Parte Social
Brincadeiras com as crianças e, depois, gostoso lanche
Sugestão de Brincadeiras
1ª) CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.
2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.
3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.
4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.
5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.
6ª) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.

FONTE: NÃO ME LEMBRO DE QUAL SITE?

ARTS FOR THE CHILDLIKE MINISTRY

Drawing Astonishes I
Material: Paint gouache, brush, foolscap.
*Dobrar the leaf to the way, to open, to drip with the brush in ink in the fold.
To return doubling the leaf, in spite of the fact that the fingers to spread the paint in the leaf.
To open the leaf, and that it astonishes! A lovely drawing!

Bolinhas of Soap
Material: Anilinas (3), colorless detergent, straws, foolscap, disposable metal adornments or jugs of plastics (or - 3)
*Em each glass, each glass puts a little detergent with some drops of anilina (with a different color)
Wet the straw in the detergent and it is blowing doing bolinhas from soap on top of the leaf.

Drawing of Shut Eyes
Material:giz of wax and foolscap
*Fazer freely on the white paper drawings with the chalk without taking away it of the paper, however, with the shut eyes.
Then to color between the drawing.

Mosaic
Material:papel pricked with the hand or with the scissors,
foolscap, crayon and glue
*Desenhar freely with the pencil and then to glue pricked paper.

I draw in Drops
Material:Canetinha of fine tip, pencil, rubber and trade
*Desenhar freely, however with light.

To fill out the whole drawing doing little drops with the canetinha,
Including the outline of the drawing that must be done from pencil and then undone with the rubber
I draw with anilina and Chlorinate
Material: Cotton, anilina, cotton bud and chlorine
*misture water with some drops of anilina, and coma cotton passes by any leaf and leave to dry.
Then wet the cotton bud in the chlorine and do free drawings.

I draw with Bolinha de Gude
Material:caixa of shirt, colorful glue or gouache
and bolinhas of gude
*coloque a leaf inside the box and drip
some drops from the gouache (or it sticks),
and the bolinhas
Put the lid on the box and shake.

Surprised art II Material:guache
*Em top of a table from formica, spread gouache
and draw what he wants with the finger.
Put the leaf on top of the drawing and pinch.

I draw with toothpaste
Material: paper black card and white toothpaste
*Desenhe in the paper using the toothpaste
I draw in the sandpaper
Material:giz of wax and sandpaper of wall
*Recorte the sandpaper in the wanted size and do drawings using the chalk.


I draw the Candle
Material:giz of wax, candle
*derreta the tip of the chalk in the candle and draw freely
Stylish collage
*Você can do collage with bean, flour, pasta, wool,
leaves, odds and ends of cloth, etc.
Tacking
Material: perforator, paper card and colorful wool
*Faça several holes in the paper, and we put the wool buraquinhos wanted.

Stamp of Fruits
Material:algumas fruits, brush and gouache
*Corte the fruit to the way, pass gouache and stamp in the paper.

Collage with Scrap metal
Material:Sucatas (sticks, forminhas of docinho and salted,
EVA'S surplus, buttons, filter melita, lid of bottle pet,
And others...
*use the imagination
Painting with Colorful Glue
*desenhe or paint freely using glue of
several colors
I draw in high relief
Material:folha trade, chalk from wax and string
*Faça on top of the table a drawing with to string.
Put the leaf of trade for top and with
The lying down chalk, paint the whole leaf.

I draw with ray - x
Material:folhas of ray - x, I chlorinate and glues colored.
*limpe the ray - x with chlorine (does that at home, light I clean)
and draw using the finger with the glues colored.


Arts with newspaper
Material:jornal, gouache and brush
*Desenhe freely in the newspaper using brush and gouache
*Você also it can tear newspaper of the size what he will want and stick in the foolscap or black card.
I draw with white chalk
Material:papel black card or card,
A bowl with water and white chalk
*Deixe the chalk of bunch in the water for some minutes,
then do drawings freely,
I draw in the crepe paper
Material: Crepe paper, chlorine and brush
*Recorte the crepe in square, jetty
the brush in the chlorine and draw.

I draw with logical blocks
Material:papel when country-dances were colored in geometrical forms and it sticks
*formar the wanted drawing using only the forms
Collage of newspaper on the black bottom
Material: newspaper, glue, scissors, black card
*Faça drawing of silhouettes in the newspaper and stick on the card
Magic drawing
Material:giz of wax white, cotton and anilina
*Desenhe freely on paper using only the white chalk.
Using the cotton, pass anilina in the whole leaf and see the surprise!


Cutting out and collage
Material:folha of ofício.revistas for cutting out,
It cuts and sticks
*Faça collage on the subject of the classroom
Ex:A creation – “ Let's cut out and to glue which God did! ”
Magic drawing
Material:Giz of wax, needle and leaf of trade
*Passe chalk colored by the whole leaf, then with the chalk from wax
lying down black passes by any leaf and draw using a needle.
But when it took care not to perforate the paper.
Impression to the Way
Material: foolscap, paint gouache (3 different colors),
and brush.
*Dobre the leaf to mark the way, drips the paints in the fold and
close again and spread the paint with the tips of the fingers.
Open and see the impression.

Painting to finger
Material: paper 40 kilograms or card, porridge of wheat
When (3 different colors) were colored with anilina, to gather
*pingar the porridge in the leaf and to spread with the fingers
indicative and middle.
(maintain in the corner of the room a basin with water and a towel)
Painting to blow
Material: Straws, foolscap and anilina (blue, I yellow and redden)
*Pingar anilina in the paper and to be blowing with the straw,
mixing the colors.


Wet painting
Material: paper 40 kilograms or card, a basin with water,
Anilina (blue, I yellow and redden)
*Passar the leaf in the water, to leave to drip and the anilina to drip
Stamp of the dedinhos
Material: foolscap and paint gouache colored
*Carimbar the dedinhos in the leaf
Impression with sponge
Material: foolscap, paint gouache and cut sponges
in several forms.
*molhar the sponge in the gouache, to take away the excess and to print in the paper.

REALIZAÇÃO DE CONGRESSO INFANTIL – 10 PASSOS IMPORTANTES

1.    Objetivos do Congresso
 
Mais que importante é primordial levantar a questão para nós. QUAL O MOTIVO DESTE CONGRESSO ? Deve-se levantar uma CAMPANHA de oração e intercessão entre a DIRETORIA, pode ser de 15 minutos por dia (ou como queiram que seja) Para que não seja apenas uma "festa". Terá salvação de almas como prioridades (conversão de crianças) dizem de crianças da igreja e até de fora, pois eu aceitei JESUS com 10 anos e eu era filha de PASTOR , mas tive de aceitá-lo. Isto mudou a minha vida. Na verdade estes OBJETIVOS devem ser avaliados por cada integrante da DIRETORIA DO GRUPO e repassado para as crianças para reflexão. como por exemplo: Deus quer operar em nosso congresso, mas não só neste, nos cultos, nas nossas vidas diárias e etc...
 
    2.    Recursos para a realização do congresso
 
Para qualquer realização teremos de contar com recursos financeiros, e para tal é importante que o GRUPO tenha um TESOUREIRO (A) e este controle um "CAIXA" com registro e controle de gastos e receitas, e antecipe os recursos, e solicite junto ao PASTOR da igreja ofertas voluntárias de irmãos, já que o GRUPO INFANTIL não dispõe de membros que trabalham como mocidade e outros. Então é importante levantar o máximo de recursos possíveis para investir no evento.

3. Equipe organizadora

O Grupo Infantil deve pensar em CONGRESSO e deve ser uma EQUIPE motivada, e unânime entre si. É muito necessário o uso e aplicação do TERMO "planejamento" , a equipe deve ainda ser motivada pelo seu PASTOR LOCAL e pela IGREJA, deve correr atrás das coisas e buscar ajuda em vários recursos. Deve ser espiritual e ter visão de águia. Ver lá na frente os resultados e estar envolvida.

4. Data do evento
 
Uma data adequada para a realização do evento, que facilite aos membros e as crianças para a sua participação, dê preferência às datas futuras, para a devida preparação dos demais itens.
  
    5.    Tema
 
O tema deve ser algo relacionado à vida aplicada das crianças e depois da igreja, são vários os congressos em que prego que o tema é um pouco distante da realidade de vida das crianças, que um EXEMPLO de como interagir com isso? TEMA: Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. É um tema? Sim, claro que é, mas qual é a aplicação para as crianças ? É fáceis nós adultos entendermos isso, porém deve-se achar um tema sugestivo. Agora um outro exemplo: MATEUS 24-42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Agora sim, é um tema sugestivo. Com outros grupos na igreja é possível à sugestão dos membros, já das crianças é um pouco complicado, pois muitos ainda não são alfabetizados. Então a DIRETORIA deve orar a DEUS e trocar idéias entre si de temas sugestivos.



 
    6.    Pregador (es)
 
Outro fator importante, na verdade sempre desejo convidar alguém que PREGUE para as crianças e traga a igreja também uma mensagem com a mesma direção. O que vemos é de fato um pregador ser convidado para crianças e prega para a igreja e as crianças ficam "boiando" por favor, eles esperam o ano todo para esse evento, aí vem alguém e prega para os adultos? Muito cuidado na escolha, deve-se conhecer a pessoa, ou pelo menos ter indicações a respeito dela. E sempre ter o aval do PASTOR LOCAL e consultá-lo antes.
 
    7.    Cantor (es)
 
Cantor é outro item importante, devem-se perceber os "talentos da casa" pois bem ao nosso derredor eles estão presentes. Dê preferência para cantores infantis ou pré-adolescentes, pois já que a festa é da criançada mesmo.
 
    8.    Uniformes
 
Este é o que mais me arrepia, (rsrsr) na verdade deve-se começar a programação com muita antecedência, eu aconselho programar de no mínimo de 03 a 06 meses, pois assim você pode ir programando o PARCELAMENTO do valor com os pais, cobrar a vista pode trazer transtornos para eles, então facilite. Lembrando que com 03 meses de antecedência você pode programar por exemplo: 01 mês para reuniões com os pais, e acordo de preços, cor, tipos e tamanhos e para tirar as medidas e os outros dois meses para a confecção do uniforme e recebimento das duas parcelas.
 
    9.    Decoração da igreja
 
A decoração dependendo da igreja, pode ser feita pelas "TIAS" e os jovens. Com recursos, na compra de BALOES, confecção de materiais de E.V.A. e etc. É muito sugestivo entre as TIAS , pois criatividade é o que não vai faltar. Uns detalhes importantes, cuidados com os balões na igreja, para que se o palestrante for usar algum recurso visual (Retro e cartazes) que não atrapalhem as crianças de vê-los, pois às vezes são colocados no meio da igreja e no fim pode atrapalhar, use as laterais, a entrada e etc...
 
10 Organização da programação em geral.

Enfim, para se ter um bom CONGRESSO deve ser ter uma EQUIPE motivada, e unânime entre si. É muito necessário o uso e aplicação do TERMO "planejamento" por isso se você tem interesse em fazer um congresso, repense nos OBJETIVOS acima citados, e OREM A DEUS e  busquem objetivos espirituais como, salvação, mover de DEUS, e principalmente, louvor e gratidão a DEUS.
 
Estas palavras não foram copiadas de "livros ou edições especializadas" são todas de autoria da Tia Priscila.

Autorizo a sua cópia e distribuição, desde que seja informada a fonte, conforme prevê o artigo ECAD (Direitos Autorais Registrados)
 
Um grande abraço
 
Tia Priscila
 
www.tiapri.rg3.net

REALIZATION OF CHILDLIKE CONGRESS – 10 IMPORTANT STEPS

1. Objectives of the Congress
More important than is primordial the question stands up for us. WHICH THE CAUSE OF this CONGRESS? Must lift a CAMPAIGN of prayer and intercession between the DIRECTORSHIP, be able to be 15 minutes daily (or since they want what is) Pará that it will not be only a "party". It will take salvation of souls as priorities (children's conversion) they say of children of the church and up to from the outside, so I accepted JESUS with 10 years and I was A PASTOR'S daughter, I me them had to accept it. This changed my life. In fact these OBJECTIVES must be valued by each integrant of the DIRECTORSHIP OF the GROUP and gone over again for the children for reflection. I eat for example: God wants to operate in our congress, but not only in this, in the worships, in our daily lives and etc....

2. Resources for the realization of the congress
For any realization we will dispose of financial resources, and for such it is important that the GROUP has a TREASURER (A) and this one controls a "BOX" with register and control of expenses and receipts, and anticipate the resources, and ask near the SHEPHERD of the church for offers brothers' volunteers, since the CHILDLIKE GROUP does not dispose of members who work like youth and others.
Then it is important the maximum of possible resources stands up to invest in the event.

3. Organizing team
The Childlike Group must think about CONGRESS and must be a motivated, and unanimous TEAM between you. There is very necessary the use and application of the TERM " projection ", the team owes still be caused by his LOCAL SHEPHERD and by the CHURCH, must run behind the things and look for help in several resources. It must be spiritual and to have vision of eagle. To see there in the front the results and to be wrapped.

4. It dates from the event
A date adapted for the realization of the event, which is careless to the members and the children for his participation, gives preference to the future dates, for the proper preparation of too many items.

5. Subject
Must the subject be anything made a list to the hard-working life of the children and after the church, there are different the congresses in which I preach that the subject is not much distant of the reality of life of the children, that an EXAMPLE of as it will interact with that? SUBJECT: Be on the lookout, be firm in the faith; behave varonilmente, and strengthen you. Is it a subject? Yes, clear what is, but which is the application for the children? It is easy adult knots we understand that, however it is necessary to find a suggestive subject.
Now another example: Watch MATEUS 24-42, so, because you do not know to which hour your Sir will come. Now yes, it is a suggestive subject. With other groups in the church it is possible to the suggestion of the members, already of the children it is not much complicated, since many people are still not taught to read and write. Then the DIRECTORSHIP must pray to GOD and exchange ideas between you of suggestive subjects.
6. Preacher you (are)
Another important factor, in fact I always want to invite someone who PREACHES for the children and a message brings the church also with the same direction. Is what we see in fact a preacher to be invited for children and it preaches for the church and the children are "floating" please, they wait for the year completely for this event, there someone comes and it preaches for the adults? When it very much took care in the choice, it is due to know the person, or at least have indications as to her. And always to have the endorsement of the LOCAL SHEPHERD and to consult it before.

7. Singer you (are)
Singer is another important item, they are due to realize the " talents of the house " since well at ours around they are present. Give preference for childlike singers or adolescent-daily pay, so since the party is of the kids same.

8. Uniforms
It is this what more makes me shudder, (rsrsr) in fact it is necessary to begin the planning in much advance, I advise to plan of at least from 03 to 06 months, since so you can be planning the PARCELAMENTO of the value with the parents, to collect the sight can bring upsets to them, then be careless.
Remembering what with 03 months of antecedence you can plan for example: 01 month for meetings with the parents, and agreement of prices, color, types and sizes and to take the measurements and others two months for the production of the uniform and receiving of two pieces.

9. Decoration of the church
The decoration depending on the church, can be done by the "AUNTS" and the young persons. With resources, in the purchase of BALOES, production of materials of E.V.A. and etc. É very suggestive between the AUNTS, so it is a creativity what is not going to be lacking. A few important details taken care with the balloons in the church, for which if the palestrante is going to use some visual resource (Front page and posters) that do not confuse the children of seeing them, since sometimes they are put in the middle of the church and in the end it can disturb, use the side ones, the entry and etc....

10 organization of the planning in general.

Finally, in order that a good CONGRESS has been it must be to have a motivated, and unanimous TEAM between you.
There is very necessary the use and application of the TERM " projection " therefore if you have interest in doing a congress, rethink in the OBJECTIVES above quoted, and PRAY TO GOD and look for spiritual objectives like, salvation, to move of GOD, and principally, praise and gratitude to GOD.

These words were not copied of " books or specialized publications " they are all of authorship of the Aunt Priscila.

Children Saint Straight Target of Satan

The TV practises strong influence in the behaviour of the children and of the adolescents [...]. The boys with age between 8 and 9 years have no maturity it does nor structure psychological and biological sufficient to see and to tan like the adult the scenes of a couple kissing or them
insinuations of sexual relations shown in a soap opera. These scenes cause they frustration and can futuramente leave sequels in his personality. The parents never must allow that his children of up to six years see TV, since up to this age group the child cannot distinguish the fantasy of the reality. [...] The more young it will be to
child, but forts will be the negative effects caused by the difficulty of distinguishing the reality of the fiction.

Let's consider two basic factors in the apprenticeship of the child: the identification and the imitation. During the age of 3 and 12 years, the child usually imitates everything all that he sees. If she assists a pernicious program, it will imitate the same scenes of the program. This happens because there is one
region of the extremely sensitive brain, responsible for the apprenticeship, which reflects the whole process of transformation in the child in this age group.
This period is called by the doctors delaterização.

The neurology demonstrated through several inquiries that two cerebral hemispheres fulfill different functions. The left side is the logical and analytical side; while the right is the creative, artistic, sensitive side to the music, responsible one for the emotions, perception and knowledge. The right hemisphere would be, so because of saying, the entrance door of the experiences. The laterização of the brain takes place from the puberty, when two hemispheres are more interconnected. The laterização of the language, for example, takes place that he was seeing right hemisphere and is prosecuted in the left hemisphere. So, the quick development of the child would be made a list to the biggest interaction between these two cerebral hemispheres. Everything as for child learns in the age between 3 and 12 years, it will guard for the whole his life. [...] On that occasion, the child has much sensibility, and develops his mental faculties with more speed and capacity. Imagine then if during this age group the child will always be placed before a " electronic nanny "! It does not remain to less doubt of which she will be induced imitating everything all that is shown in the fabric of the TV.
If the television has power to influence the adult, who already developed great part of his cognitive process, certainly it will practise a power of bigger influence in the child, whose capacity of knowledge and perception is still in phase of formation. [...]
In the child, the strength of influence of the TV is bigger than in an adult.


(Extracted article of the book You and His Family Are in Danger. Know Because. ")
Pastor Silas Malafaia

Crianças São Alvo Direto de Satanás

A TV exerce forte influência no comportamento das crianças e dos adolescentes [...]. Os meninos com idade entre 8 e 9 anos não têm maturidade nem estrutura psicológica e biológica suficiente para ver e curtir como o adulto as cenas de um casal se beijando ou as
insinuações de relações sexuais exibidas em uma telenovela. Essas cenas causam-lhes frustração e podem futuramente deixar seqüelas em sua personalidade. Os pais jamais devem permitir que seus filhos de até seis anos vejam TV, pois até essa faixa etária a criança não sabe distinguir a fantasia da realidade. [...] Quanto mais jovem for a
criança, mas fortes serão os efeitos negativos causados pela dificuldade de distinguir a realidade da ficção.

Consideremos dois fatores básicos no aprendizado da criança: a identificação e a imitação. Durante a idade de 3 e 12 anos, a criança costuma imitar tudo quanto vê. Se ela assiste um programa pernicioso, imitará as mesmas cenas do programa. Isto acontece porque há uma
região do cérebro extremamente sensível, responsável pelo aprendizado, que reflete todo o processo de transformação na criança nessa faixa etária. Esse período é chamado pelos médicos delaterização.

A neurologia demonstrou através de diversas pesquisas que os dois hemisférios cerebrais desempenham diferentes funções. O lado esquerdo é o lado lógico e analítico; enquanto o direito é o lado criativo, artístico, sensível à música, responsável pelas emoções, percepção e conhecimento. O hemisfério direito seria, assim por dizer, a porta de entrada das experiências. A laterização do cérebro ocorre a partir da puberdade, quando os dois hemisférios estão mais interligados. A laterização da linguagem, por exemplo, ocorre via hemisfério direito e é processada no hemisfério esquerdo. Portanto, o rápido desenvolvimento da criança estaria relacionado à maior interação entre esses dois hemisférios cerebrais. Tudo quanto a criança aprende na idade entre 3 e 12 anos, guardará por toda a sua vida. [...] Nessa ocasião, a criança tem muita sensibilidade, e desenvolve as suas faculdades mentais com mais rapidez e capacidade. Imagine então se durante essa faixa etária a criança for sempre colocada diante de uma "babá eletrônica"! Não resta a menor dúvida de que ela será induzida a imitar tudo quanto é exibido na tela da TV. Se a televisão tem poder de influenciar o adulto, que já desenvolveu grande parte de seu processo cognitivo, certamente exercerá um poder de influência maior na criança, cuja capacidade de conhecimento e percepção está ainda em fase de formação. [...]
Na criança, a força de influência da TV é maior do que em um adulto.


(Artigo extraído do livro Você e Sua Família Estão em Perigo. Saiba Porque.")
Pastor Silas Malafaia

NOT THE INCREDULITY

KNOW MORE: John 11:16; 14:15; 20: 24-31.
I AIM: To show the difference between being incredulous and doubting.
TO HAVE OF: Twins' photos. To create a quick dialog to see what the children
they know on the twins.
HISTORY:
My name is Tomé and the persons call me Dídimo, that signifi here
twins. This indicates that there was another brother well been similar to me. To
times, the history is not totally certain on the persons. They are remembered
of some facts, and they are forgotten of others.
I knew to Jesus equally to other disciples and O followed for
covered in dust ways of Palestine. I always wanted to be sure, before
of believing in something. It had to have proofs to be able to believe. It was not liking
simply of having to believe because they were telling me that it was needing to believe in
something, only because he had said someone to believe. I was needing to meditate
and to think well before acting. My parents taught us to me and to my brother
that we had to be so and we had always acted in this form.
The years survived with Jesus were marvellous.
I saw amazing things,
you do not punish when it cured the persons, but also for the acts that we were seeing
in the small group that was accompanying Jesus, I eat in the time in which O come
to walk on the sea. It was fantastic!
Between us, there was much liveliness. Nearly always, we were talking as it would be
the God's kingdom, because up to that time, we were believing which Jesus would come to defeat them
Romans and to establish a Jewish kingdom. A great deal of us we were thinking that we would have
a special place in this new kingdom. Since we were so mistaken!
But one day, Jesus told to us that He would go to Jerusalem and there O would kill.
None of us understood. It did not pass over our head the possibility
of what our Master was dying, however this day arrived and so it happened.
When that took place, all of we escape. Some fi caram at Maria's home,
in the superior part and others they escaped for other places.
When I returned, days after Jesus had been buried, I was
with my companions and the first thing what they said to me was what Jesus
it was alive. I thought that it was a fun of bad taste and there said to him what
if I not O was seeing personally, and if I am not putting my hands in
His wounds, I might not believe.

One day, I was in the part from above of the house. A great deal of my colleagues
they were really cheerful. They were hearing the women who had seen it
Jesus. However, I had not seen anything. So, I could not believe.
Suddenly, we hear the marvellous and unmistakable voice of Jesus. Only
it entered, looked at me and said:
- Approach Tomé!
And I was shown by His wounds and His side. At this moment, me me
I kneeled before him and O recognized like my God.
- My god and my Sir!
He touched my shoulder and called myself:
- You believe because you have been seeing. There are others what they believed in Me and what they do not become
never. Many people, from that day, call me incredulous. However, I never
I was incredulous. An incredulous one refuses believing in what he sees. I not. I believed
in the same instant. I hardly had doubts. To doubt demands to examine, to analyse
and to think; it does not believe in any thing. So, I am not incredulous.
I APPEAL: When someone says something to us, we have to think and
to ask, even to be sure. Nothing is more certain as for what it refers
to the teachings on God.
PRAYER: Let's pray to God so that it gives us certainties, based in
evidences of His Word. (Pray with the children.)

DÚVIDA, NÃO INCREDULIDADE

CONHEÇA MAIS: João 11:16; 14:15; 20: 24-31.
OBJETIVO: Mostrar a diferença entre ser incrédulo e duvidar.
DISPOR DE: Fotos de gêmeos. Criar um rápido diálogo para ver o que as crianças
sabem sobre os gêmeos.
HISTÓRIA:
Meu nome é Tomé e as pessoas me chamam Dídimo, que signifi ca
gêmeos. Isto indica que havia um outro irmão bem parecido comigo. Às
vezes, a história não é totalmente certa sobre as pessoas. Lembram-se
de alguns fatos, e esquecem-se de outros.
Eu conheci a Jesus igualmente aos outros discípulos e O segui pelos
caminhos empoeirados da Palestina. Eu sempre queria estar seguro, antes
de acreditar em algo. Tinha que ter provas para poder acreditar. Não gostava
simplesmente de ter que acreditar porque me diziam que precisava crer em
alguma coisa, só porque alguém havia dito para crer. Eu precisava meditar
e pensar bem antes de agir. Meus pais nos ensinaram a mim e a meu irmão
que devíamos ser assim e sempre havíamos agido dessa forma.
Os anos vividos com Jesus foram maravilhosos. Vi coisas espantosas,
não apenas quando curou as pessoas, mas também pelos atos que víamos
no pequeno grupo que acompanhava Jesus, como na vez em que O vimos
caminhar sobre o mar. Foi fantástico!
Entre nós, havia muita animação. Quase sempre, conversávamos como seria
o reino de Deus, porque até então, acreditávamos que Jesus viria derrotar os
romanos e fundar um reino judeu. Muitos de nós pensávamos que teríamos
um lugar especial nesse novo reino. Como estávamos tão enganados!
Mas um dia, Jesus nos contou que Ele iria a Jerusalém e ali O matariam.
Nenhum de nós entendeu. Não passou por nossa cabeça a possibilidade
de que nosso Mestre morresse, porém esse dia chegou e assim aconteceu.
Quando isso ocorreu, todos nós fugimos. Alguns fi caram na casa de Maria,
na parte superior e outros fugiram para outros lugares.
Quando voltei, dias depois de Jesus ter sido sepultado, eu me encontrei
com meus companheiros e a primeira coisa que me disseram foi que Jesus
estava vivo. Pensei que era uma brincadeira de mau gosto e lhe disse que
se eu não O visse pessoalmente, e se eu não colocasse minhas mãos em
Suas feridas, eu não poderia crer.
Um dia, eu estava na parte de cima da casa. Muitos de meus colegas
estavam realmente alegres. Eles ouviam as mulheres que haviam visto a
Jesus. Porém, eu não havia visto nada. Assim, eu não podia crer.
De repente, ouvimos a maravilhosa e inconfundível voz de Jesus. Apenas
entrou, olhou para mim e disse:
- Tomé, aproxima-te!
E me mostrou as Suas feridas e o Seu lado. Nesse momento, eu me
ajoelhei diante dEle e O reconheci como meu Deus.
- Deus meu e Senhor meu!
Ele tocou meu ombro e me disse:
- Tu crês porque tens visto. Há outros que creram em Mim e não Me viram
nunca. Muitos, desde aquele dia, chamam-me de incrédulo. Porém, eu nunca
fui incrédulo. Um incrédulo se nega a acreditar no que vê. Eu não. Acreditei
no mesmo instante. Eu apenas tinha dúvidas. Duvidar exige examinar, analisar
e pensar; não crê em qualquer coisa. Portanto, eu não sou incrédulo.
APELO: Quando alguém nos diz alguma coisa, temos que pensar e
perguntar, até estar seguros. Nada é mais certo quanto ao que se refere
aos ensinamentos sobre Deus.
ORAÇÃO: Oremos a Deus para que nos dê certezas, baseadas nas
evidências da Sua Palavra. (Ore com as crianças.)

SEGREDOS DO JOGO DA VELHA

VERSO BIBLICO: I CORINTIOS 15:57

PROPOSTA: APRESENTAR AOS JUVENIS A IMPOSSIBILIDADE DE PERDAS QUANDO TEMOS JESUS COMO NOSSO SENHOR E SALVADOR. COM CRISTO SEMPRE TEREMOS VITÓRIAS.

PROFESSOR: LEIA COM SEUS ALUNOS I CORINTIOS 15. DO VERSICULO 5 AO VERSICULO 8. COMENTE A QUANTIDADE E VARIEDADE DE PESSOAS QUE VIRAM JESUS APÓS SUA RESSUREIÇÃO.
DO VERSICULO 12 AO VERSICULO 26, FALE SOBRE A VITÓRIA DA RESSUREIÇÃO.
FALE DA DERROTA GARANTIDA NO VERSO 33. AS MÁS COMPANHIAS. VERSOS 42 A 44 - OS DETALHES DA RESSUREIÇÃO.

EXERCÍCIOS:
ENTREGUE UMA FOLHA EM BRANCO A CADA GRUPO. PEÇA PARA DESENHAREM DIAGRAMAS DO "JOGO DA VELHA"

ENSINE O PROCESSO DE NUNCA PERDER NO JOGO DA VELHA.
1)SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A JOGAR. SUPONHAMOS QUE VOCÊ É O X E SEU OPONENTE O O.
2) SEMPRE PONHA SEU X NO QUADRADO CENTRAL.
3) SEU OPONENTE PORÁ SEU 0 EM ALGUMA CASA VAZIA.
4) SEMPRE QUE ESTIVER NA SUA VEZ DE JOGAR, FAÇA O SEGUINTE:
SE A CASA À DIREITA DO 0 DO SEU OPONENTE ESTIVER VAZIA PONHA SEU X LÁ.
SE A CASA DA DIREITA ESTIVER CHEIA, ENTÃO PONHA SEU X NA CASA VAGA A ESQUERDA.
SE A CASA DA DIREITA E DA ESQUERDA ESTIVER CHEIAS, ENTÃO PONHA SEU X ACIMA.
SE NÃO PONHA, EM ULTIMA ESTANCIA, SEU X NA CASA DE BAIXO.
NUNCA ESQUEÇA ESTA SEQUENCIA: DIREITA, ESQUERDA, EM CIMA, EM BAIXO.
VOCẼ NUNCA PERDERÁ, NUMA EVENTUAL BOBEADA DO SEU OPONENTE, VOCE PODERÁ GANHAR.

PARA DEBATER

VITORIAS E DERROTAS. O QUE SIGNIFICA GANHAR E PERDER. QUEM SEMPRE PERDE GANHA?

PS: ANTES DE PASSAR ESTAS REGRAS AO SEUS ALUNOS, DEIXO-OS JOGAR LIVREMENTE O JOGO DA VELHA E ENTREVISTE OS PERDEDORES. SOMENTE, ENTÃO, ENSINE A FORMULA DO "NUNCA PERDER".

sexta-feira, 4 de março de 2011

ON CHILDLIKE WORSHIP

CONCEPTS:
The CHILDLIKE WORSHIP IN SOME CHURCHES IS THE WORSHIP OF the CHILDREN. THIS EXPRESSION APPEARED TO SHOW THAT THE WORK WAS FOR THE CHILDREN. The IDEA WAS TO SHOW A MOMENT OF PRAISE AND ADORATION IN the LANGUAGE OF the CHILD. MEANTIME, WORSHIP (USED VERY OFTEN IN the DIMINUTIVE, A SMALL WORSHIP) ALSO GIVES AN IMPRESSION OF LESS, INFERIOR WORSHIP, WHICH DOES NOT TAKE PLACE IN FACT. The WORSHIP THE GOD IS A GREAT MOMENT AND WORSHIP OF the CRINÇAS IS NOT CULTINHO; It is THE MOST SUBLIME MOMENT OF PRAISE THAT A HUMAN BEING CAN BE HANDED TO a MAN BY CREATOR, LIKE CHRIST HIMSELF AFIRMOU (MATEUS 21:16), SINCE IT IS DIRECTED FOR THIS AIM, INDEPENDENTLY OF the AGE OF that WHICH THERE THEY ARE.
WE THINK, SO THE CHILDLIKE WORSHIP LIKE BEING WHAT THERE IS CARRIED OUT BY THE ADULTS' PRESENCE EVEN LOCAL NW IN WHICH THE CHILDREN ARE. CHILDLIKE PARALLEL WORSHIP IS THAT ONE CARRIED OUT FOR THE PRAISE OF the CHILDREN SIMULTANEOUSLY TO that OF the ADULTS.
MOTIVES:
“ The CHILD IS THE FUTUTO OF the CHURCH ” IS VERY COMMON WE HEAR THE SENTENCE MADE A LIST TO the CRINÇAS. WE KNOW WHAT THE INTENTION FOR BRINGS OF her IT IS GOOD, BUT SAME IT CAN HAVE ALSO A NEGATIVE EFFECT THAT IS IT OF WE LEAVE FOR THEN A MORE SERIOUS WORK, SPECIALLY IN WHAT IT CONCERNS the CHILDREN, PRINCIPALLY WHEN IT CONCERNS A PASTORAL MINISTRY TURNED TO THEM.

WHEN I WAS IN ENGLAND I REALIZED THE GREAT DIFFICULTY WHICH MANY CHURCHES OF THERE IT HAS TO INTEGRATE HIS YOUNG PERSONS IN the CHURCH. I DISCOVERED WHAT A FEW OF the CAUSES IS THAT ALL THE WORK OF the CHILDREN WAS HAPPENING IN PARALLEL TO the WORSHIP. The CONTACT OF the CHILDREN WITH THE CHURCH, WITH THE WORSHIP OF the ADULTS WAS TAKING PLACE RARELY, GENERALLY FOR OPPORTUNITY OF the ANNIVERSARY OF the DOMINICAL SCHOOL (SUNDAY SCHOOL ANNIVERSARY), CELEBRATED DURING THE WORSHIP OF the ADULTS. WHEN THEY WERE REACHING the YOUTH, TIME OF HIS INTEGRATION, THEY WERE ALREADY VERY DISTANT. IN BRAZIL, THE SITUATION IS DIFFERENT, SINCE NORMALLY FROM NINE YEARS (IN SOME CHURCHES UP TO LESS) THE CRINAÇAS IS ALREADY IN OUR ENVIRONMENT FOR OPPORTUNITY OF the WORSHIPS.

BUT IT APPEARS THERE, ANOTHER PROBLEM: THERE IS NOT FROM EARLY A WORSHIP APPROPRIATED FOR THEM, FROM THERE VERY OFTEN HIS DIFFICULTY TO REMAIN IN the SANCTUARY. THEY WERE NOT PREPARED.
The CHILDLIKE WORSHIP MUST BE THIS BRIDGE. AMONG THE ASPECTS ON THE IMPORTANCE OF the CHILDLIKE WORSHIP, WE WOULD STAND OUT WHAT:
1-ELE CHILDREN ALLOW AN INTEGRATION EASIER OF that SUBSEQUENTLY IN the “ WORSHIP OF the ADULTS ”
2-MAKES POSSIBLE TO the CHILD A SPACE TO PARTICIPATE ACTIVELY OF the WORSHIP, BE READING TO PROTESTANT, SINGING, HANDING OVER REPORT, PRAYING, IN a CONTEXT BIGGER OF the CONGREGATION;
3-CREATES A BIGGER INTERACTION ENTER SHEPHERD AND CHILDREN. THE EXPERIẼNCIA OF the CHILDREN is VERY COMMON THEY SAY: " THAT IS MY SHEPHERD ”. SINCE THEY ARE SEATED VALUED WHILE HEARING AND TO SEE HIS SHEPHERD PREACHING FOR YOU LINK. SOMETIMES, WHEN THE SHEPHERD GOES AWAY, AND ANOTHER PERSON BRINGS THE MESSAGE, YOU LINK COCHICAM WITH THE PARENTS: " THAT IS NOT THE SHEPHERD ”.
4-it is THE EDUCATIONAL FORM OF TEACHING THE CRINÇAS SOME IMPORTANT, SUCH AS DOCTRINES THE TITHE, BAPTISM, CHILDREN'S PRESENTATION, BETWEEN OTHERS;
5-GIVES TO the CRINAÇA A DEEP SENSE OF AUTO-CAR, JUST LIKE JESUS FEZ QUANDO PEGOU THE CHILDREN N HIS LAP AND HE SAID TO the DISCIPLES WHO SHOULD NOT THEM FROM COMING TO HIM. WE NEED IN DEDICATING TO the CHILDREN, MORE THAN SIMPLY TO PASS THE HAND IN HIS HEAD.

FOUNTAIN: PRACTICAL MANUAL FOR THE CHILDLIKE WORSHIP

COMO FAZER A FEIRINHA DE TALENTOS

Cada culto infantil vocês distribuirão as dracmas ou talentos(vou postar modelo abaixo para ser utilizados nas aulas). Exemplo: a presença do aluno vale 1 dracma/talento, 1 visitante trazido 2 dracma/talento, a lição de casa feita 1 dracma/talento, a Bíblia 1 dracma/talento. Perde 1 dracma - mal comportamento, saída pra ir ao banheiro/beber água. E é claro perguntas respondidas durante a aula, valem 1 dracma. Ah... Deixei na classe água e copos.
Ao final da aula, devolvem as dracmas/talentos recebidos naquele dia e anota no Banco de Dracmas/talento(planilha). Depois soma todas elas.
Marcar uma data para fazer a feira de talentos. Neste dia ele comprarão prendas com as cédulas que as crianças conseguiram juntar durante o período pode incluir também os aniversariantes daquele período fazendo uma festinha para as crianças e juniores juntos. As cédulas só terão validade no dia da feira, portanto não poderão faltar.







Serão distribuídas as dracmas/talento durante as aulas. Ao final de cada aula eles depositam (devolvem as dracmas/talento para a professora(o)). Anotar as dracmas numa planilha. Imprimir as cèdulas de talentos, se possível pedir para igreja prendas(chaveiros, lanterninhas, adesivos, canetas, lápis, pirulitos, balões,etc ).