versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de março de 2011

VENCENDO OS MEDOS

VENCENDO O MEDO... SOU VALENTE..., COMO GIDEÃO! .
Texto Bíblico: JUÍZES 6:1-23
Introdução: Algumas crianças já viveram alguma experiência de assaltos, roubos, em casa ou estavam com a mãe no carro e foram abordados, ou assistiram uma ocorrência dessas, ou ouviram de seus amigos.
Enfim, é um medo moderno, pois a violência faz parte do cotidiano atual... e quantas reportagens e notícias que as crianças assistem e ouvem... e esse medo então faz parte da vida de muitas crianças.

Lembre-se: O nosso principal objetivo nessas ministrações, é formar crianças com fé,,, crianças que mesmo com medo, sabem que Deus sempre vai estar com elas. Nossas crianças vão vencer seus medos, agora! Não vão carregar consigo, “medos” e traumas , para sua vida adulta ! Deus vai libertá-las e curá-las, agora, em nome de Jesus. Vamos formar crianças saudáveis. Deus vai nos usar e seremos Seus instrumentos.
Levar a criança a saber que Gideão e toda sua família se escondiam dos ladrões que toda vez apareciam e destruíam tudo e deixam o povo sem nada... e quando ele estava com medo dos ladrões... Deus disse para eles não ficarem com Medo.
E como Gideão, cada criança vai ficar bem, porque Deus estava com Gideão e vai estar com cada uma delas.

SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA :
Use objetos:
Vários trigos para representar a plantação do povo. Ponha numa caixa com terra.
Sementes
Uma luva azul ou outra cor para representar Gideão e o povo
Use uma ou mais luvas de crianças e peça ajuda das crianças, para “plantar” (reveze, para que todas possam participar.)
Uma luva preta (pode ser de couro) para representar os ladrões
Luva Banca para ser o anjo.

- “ Quem aqui já viu um assalto?... Quem aqui já viu alguém ser assaltado...? Só na Televisão???
(deixe que contem suas experiências...) ... Isso dá medo, não dá mesmo ?
Hoje nós vamos vencer mais esse medo..., amém? Quem deseja vencer levante sua mão... muito bem, eu também... então vamos ouvir:

DICA : Quando começar a contar a história, abra a Bíblia, mostre onde está o livro onde está a história, mantenha a Bíblia aberta durante todo o tempo que conta, para os menores, deixe que eles passem a mão na Bíblia, diga que é um livro muito importante, o mais importante, que não pode sujar, não pode rasgar, não pode rabiscar, por que é a PALAVRA DE DEUS. Ensine-os a ter respeito pela Bíblia. Para os maiores que já podem ler, ensine-os a achar o texto, explique o que é capítulo e versículo. Incentive-os a levar suas Bíblias, através de concursos saudáveis, como achar o livro, quem pode achar primeiro... Leia com eles pelo índice os nomes dos livros da Bíblia. Quem já achou, ajuda o amigo que ainda não achou. Espere que todos achem. Tenha Bíblias extras na sala para emprestar. Você pode até prometer um prêmio de ganhar uma Bíblia no final de um período, etc (faça competições saudáveis, em grupo, de modo que eles tenham vontade de participar). Providencie cadernos e lápis para todos, para fazerem exercícios, faça cópias dos textos para que eles possam colar no caderno, etc.

AQUI NA BÍBLIA no livro de Juízes conta uma história de um homem que estava com medo dos ladrões roubarem sua comida...
O nome dele era Gideão (ponha e luva em uma das mãos). Gideão estava plantando (jogue com a mão de luva, as sementes). Mas ele estava bastante desconfiado. Aliás, estava todo mundo desconfiado e com medo ! Mas eles continuavam plantando, todo o povo... Mas sabe, quando a gente vai fazendo as coisas e olhando para trás, assim, com medo de alguma coisa?...Então era assim mesmo (chame crianças para colocar as luva e semear)
Olha só, passou o tempo e era a hora de colher.... - Aiii que medo !... (mostre as carinhas da aula passada) – coloque os trigos- Mas,... Medo por quê?
Porque os ladrões vinham em bando e destruía toda a colheita. (ponha a luva preta e arranque todos os trigos e quebre e deixe jogado na terra)

E todos corriam de medo... Esses bandidos, não deixavam nada... e aquele povo e aquelas famílias ficavam sem alimento pro resto do ano...
E no outro ano eles faziam a mesma coisa. (repita tudo) Eles semeavam... e na hora de colher os bandidos vinham e destruíam tudo...
Mas desta vez Gideão (Luva), se escondeu... foi num lugar bem diferente e ficou escondido. Lá com toda a sua colheita.

Então o povo começou a orar... pedindo e clamando para Deus e Deus mandou um recado para eles: “ EU SOU O DEUS DE VOCÊS , NÃO FIQUEM COM MEDO...”

Então Deus mandou um anjo falar com Gideão... e sabem onde Gideão estava? Sabem onde o anjo o encontrou?
Ele estava escondido num lugar diferente para que os bandidos não pegassem seu alimento.
E o anjo (luva branca), falou assim para Gideão:
“ - Homem valente... Deus está com você!! “
Valente?? ... Gideão? ...Ha...ha...ha... Gideão estava escondido “morrendo de medo” dos bandidos!!...
Mas Deus falou que ele era valente e que ele iria ajudar seus amigos e sua família, a se livrar daqueles homens maus e bandidos!
E Gideão falou assim:
- Eu não posso! Eu sou muito fraco... Eu sou o menor da minha casa. AI... Eu não... - como eu vou ajudar ???
E o anjo falou assim: Deus está com você e porque Deus está com você, você vai lá e vai conseguir.
Fica sossegado... Fica em Paz, não fique com medo!!!
E o que vocês acham que Gideão fez??? Será que ele correu de medo??...
Nãaaaaooo... Gideão acreditou no anjo e entregou uma oferta e acreditou que Deus estava com ele. Ele ficou valente, porque Deus estava com ele, e ajudou seu povo e e ajudou sua família... E aquele povo com a ajuda de Gideão... Acreditaram em Deus e eles nunca mais foram atacados por aqueles bandidos.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
Quantas vezes você já não ficou com medo de alguma coisa ruim acontecer com você com sua família. Com você e até mesmo com seus amigos e colegas?? Acontece, não é mesmo...
Mas hoje Deus está falando com a gente e principalmente com todas as crianças aqui. Sabe qual pé o recado de Deus? È o mesmo que ele falou para Gideão: FICA EM PAZ... FICA SOSSGADO, NÃO FIQUE COM MEDO...NADA DE MAL VAI ACONTECER COM VOCÊS., PORQUE EU ESTOU CONTIGO, EU ESTOU COM VOCÊS!!
Quero falar mais uma coisa importante que Deus falou para o Apóstolo Estevam: Tinham duas avenidas (fale da visão das duas avenidas uma com cobertura e a outra não)... Nós estamos na avenida que tem uma cobertura e nada de mal vai acontecer, em nome de Jesus!

Senhor Deus, hoje, MAIS UMA VEZ eu quero vencer todo medo! Tira esse medo da minha vida! Tira o medo de ladrão... tira o medo do mal...Cuida da minha família Ajude-me pra eu nunca mais sentir desse jeito, em nome de Jesus ! Eu quero sempre, ficar debaixo desta cobertura. Eu sei que o SENHOR vai me livrar e cuidar de mim, da minha casa e da minha família.
Ore com as crianças profetize na vida delas. Esteja aberto (a) ao Espírito Santo. Talvez tenha crianças que nunca receberam Jesus. Faça oração com elas agora... Esteja pronta para ouvir suas histórias e levar a cura para elas, em nome de Jesus


VERSÍCULO: MATEUS 28: 20 b “ E EIS QUE ESTOU COM VOCÊS TODOS OS DIAS “

ATIVIDADE : Menores: Colorir : Plantação de trigo e colar os trigos no lugar correto
Maiores: folha com exercícios

LEMBRANCINHA : Uma carinha no palito de sorvete de um lado com medo e de outro alegre: do lado com medo escreva : Não fique com medo.... do outro lado: Deus está contigo (com você)

FONTE: RENASCER KIDS

Um comentário: