versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de março de 2011

COMO ENSINAR OS PEQUENINOS A ORAR

A oração é uma conversa com o Pai. Todos nós precisamos e devemos orar, este é um hábito gostoso e indispensável que devemos ensinar ás nossas crianças desde pequenos, pois é através da oração que as crianças são motivadas á:

1- Reconhecer a presença de Deus
2- Buscar a benção de Deus
3- Orar em voz alta e sem inibições.
Procure ensinar desde a classe dos pequeninos (berçário e maternal) a importância da oração.

No começo do período de oração, procure falar com as crianças sobre diferentes aspectos que envolvem a oração:
a) O que é oração?
b) Quem pode orar? (Mt.6:5-15)
c) Quando orar? (I Tes. 5:17/ Ef.6:18)
d) Por que orar?
e) Por que fechamos os olhos quando oramos?
f) Por que pedimos “em nome de Jesus”?(João 14:13 e 14)

2- Leia um versículo que fale de oração ou um cântico próprio.
Um cântico que pode ser utilizado é: leia a biblia e faça oração, faça oração. se quiser crescer...

Como iniciar oração com a classe do maternal:

Cinco dedinhos nesta mão
Cinco dedinhos nesta estão
Cruza agora nossos dedinhos, para fazermos uma oração:
“cabecinha baixa, pezinhos juntos, olhinhos fechados, pensando em Deus e no final amem ”.
Papai do céu... (inicia a oração)

Para os maiores:

Sei que Deus me ama e me compreende. Minha oração eu sei que ouve e atende.
Sei que Deus me ama, e me compreende. Minha oração. Sempre atende.


COMO ORAR?
Dedo Mínimo: Ora por mim
Dedo Anelar: Orar pelos doentes, pobres e mais fracos
Dedo Médio (o dedo mais alto): Orar pelosos que tem grandes responsabilidades e pode (presidente, governador,etc)
Dedo Indicador: Orar pelos responsáveis por nós (pastores, professores da escola e EBD, líderes de departamento)
Dedo Polegar: Orar pelos que estão mais perto de mim (minha família, meus amigos e meus vizinhos).

1- Pergunte ás crianças sobre as coisas pelas quais elas irão orar, fazendo lista de assuntos de louvor e petições que devem ser mencionados junto a Deus.

2- Esteja atento para as seguintes recomendações:
A) O período de oração deve ser breve
B) Use palavras simples e frases curtas
C) Procure motivar a classe (com fotos, livro ou caixinha de oração e agradecimento).

Ajudando a criança a orar em público

1- Escolha dentre as crianças salvas a mais desinibida e que fala melhor para orar para iniciarem o período, a fim de que as outras se seguem.
2- Peça-lhes que orem por coisas definidas. Aproveite as situações e experiências que elas contam na classe e sugira que orem por aquilo.
1- Em cada aula explique um aspecto da oração:
a) adoração (dizendo os atributos de Deus)
b) louvor (o que Ele fez e faz)
c) petição (Deus sabe, mas gosta de ouvir)
d) confissão (confessar nossos erros)
e) intercessão (orar pelas pessoas)

4)Quando o período de oração tiver como aspecto principal do dia da petição, explique-lhes sobre as possíveis respostas de oração. Lembre-se que as respostas da oração são como um sinal de trânsito.

SIM - 1 JOÃO 5:14 E 15
NÃO - TIAGO 4:3
ESPERE - SALMOS 37:7A

Mantenha disciplina neste momento, mostre às crianças a necessidade da oração. Se você mostrar seriedade e destacar o fato de que Deus está presente as crianças reagirão ao clima emocional e espiritual do ambiente.
É através da oração que temos uma intimidade com Deus, seja você o condutor da vida espiritual dos pequeninos. No futuro, elas agradecerão.
Você sabe o que pode acontecer com uma criança que ainda não sabe as respostas da oração á Deus?

FONTE:
Apascenta meus cordeirinhos/APEC
Apostila Curso Introdutivo/APEC
Apostila do Curso de Capacitação para Ministros de Crianças

VOU POSTAR ABAIXO DESENHOS E ATIVIDADES SOBRE ORAÇÃO






5 comentários: