versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

sexta-feira, 4 de março de 2011

77 DECISÕES IMPORTANTES COM BASE NA BÍBLIA PARA O SEU CASAMENTO

1. Aceite o seu cônjuge como ele é.

"Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;" (I Cor. 13:5)

2. O casamento tem três pilares de sustentação: fé, comunicação e sexo.

"Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa só carne." (Efésios 5:31)

3. Evite afirmativas que aumentem o conflito, como por exemplo "você sempre...", "todas as vezes...".

"Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde." (Prov. 12:18)

4. Para manter o cálice do amor transbordando em seu casamento, admita logo o erro quando estiver errado e cale-se quando estiver certo.

"Semelhante, vós mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavras;" (I Pedro 3:1)

5. Feche a porta do divórcio.

"Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais." (Malaquias 2:16)

6. O casamento é uma instituição sagrada para o Senhor.

"Assim não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem". (Mat.19: 6)

7. Siga o padrão de Deus para o seu lar.

"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido." (Efésios 5:22,23,33)

8. Toda esposa necessita de gentileza no falar, no gesticular, no agir. Toda mulher necessita de um amigo.

"Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo." (Efésios 5:28)

9. A pessoa amada tem necessidades diversificadas. Entre elas: ouvir palavras que declarem seu valor e sua importância (palavras de afirmação), e/ou receber inteira atenção, sem dividi-la (qualidade de tempo).

"Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que também ouve em Cristo Jesus," (Filipenses 2:4,5)

10. A pessoa amada tem necessidades diversificadas. Entre elas: receber expressões de serviços como doação do outro que a fará sentir-se importante e/ou receber presentes.

"Igualmente vós maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (I Pedro 3:7)

11. Existem pessoas que necessitam sentir-se lembradas, valorizadas. Para estas, receber presentes é uma expressão forte de amor.

"Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade." (Provérbios 5:18)

12. Aprender a ouvir o cônjuge é muito parecido com o aprendizado de uma língua estrangeira. Persevere, vale à pena!

"Mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tiago 1:19,20)

13. É sempre inteligente declarar sua apreciação pelas coisas boas que seu cônjuge faz, e com sinceridade.

"O amor não seja fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem." (R omanos 12:9)

14. Fazer alguém feliz pode significar, às vezes, abrir mão do bem estar pessoal momentâneo, como por exemplo, comodismo, preguiça, egoísmo.

"Andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5:2)

15. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida. Portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.

"Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!" (Salmos 19:14)

16. Nos relacionamentos, a comunicação não deve ser soberba.

"Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria." (Provérbios 13:10)

17. Ataque o problema, e não ao outro.

"Tem visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele." (Provérbios 29:20)

18. Os problemas não podem ser acumulados para depois descarregar sobre o outro. Enfrente e resolva-os com maturidade.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios." (Provérbios 4:23,24)

19. Expresse os sentimentos sem agredir o outro.

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graças aos que a ouve." (Efésios 4:29)

20. Busque o melhor momento para se comunicar.

"O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua." (Prov. 18:13)

21. Aprenda a perdoar (esquecendo) para não criar raiz de amargura. Lembre-se de esquecer!

"Todos os dias dos aflitos são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo." (Prov. 15:15)

22. Um não deve atirar sentimentos no outro. Busque trazer soluções quando apresentar os problemas (apontar erros).

"O homem se alegra na resposta da sua boca, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!" (Prov. 15:22)

23. Cuidado quando for utilizar o humor para não aumentar a tensão. Utilize o humor só quando tiver convicção que vai aliviar a tensão.

"O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos ímpios derrama em abundância as coisas más." (Prov. 15:28)

24. Se quiser manter o cálice do amor transbordando em seu casamento, não utilize o sarcasmo um para com o outro.

"A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derramam a estultícia." (Prov. 15:2)

25. No casamento, a comunicação deve ser adequada. O amor faz solicitações e não imposições.

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." (Prov. 18:21)

26. Quando você e seu cônjuge experimentar das adversidades da vida, não comunique a Deus o tamanho delas, mas diga para as adversidades o tamanho do seu Deus.

"Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus." (Filipenses 4:6)

27. Escolha o momento certo e o local adequado para falar ao outro o que mais desagrada a você.

"A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A sabedoria do homem lhe dá paciência; a sua glória está em esquecer ofensas." (Provérbios 15:1; 19:11)

28. Concentre-se em resolver as incompatibilidades que geram tensões conjugais.

"Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? ... tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisto pensai." (Amós 3:3 / Filip. 4:8)

29. Uma pessoa não pode se deixar vencer pelo desespero, mas o vença pelo conhecimento da palavra de Deus.

"O coração sábio buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia." (Prov. 15:14)

30. Comunicação é um processo lento de maturidade de compreender e de se fazer compreendido.

"Os lábios dos sábios derramarão o conhecimento, mas o coração dos tolos não faz assim." (Prov. 15:7)

31. As mulheres têm necessidades de conversar com seu companheiro e tê-lo como um grande amigo.

"Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor." (Prov. 18:22)

32. O casal deve andar juntos, não só literalmente. O diálogo é fundamental para que haja compreensão.

"O amor não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha;..." (I Coríntios 13: 6-8)

33. A cooperação também é importante para um casal que deseja andar, literalmente, juntos.

"E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles." (Jeremias 32:39)

34. Trate o seu arranhão hoje, para mais tarde não se tornar algo mais sério. Não deixe para tratar o pecado amanhã.

"Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo." (Ef. 4:26,27)

35. Decida amar seu cônjuge na linguagem que ele consegue compreender: seja palavras de afirmação, qualidade de tempo, formas de servir, toque físico, ou mesmo presentes.

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. " (I Coríntios 13:4)

36. Marido e esposa, a comunicação é a chave do casamento. Portanto, compartilhe ao outro a sua própria linguagem do amor.

"Como cerva amorosa, e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. " (Provérbios 5:19)

37. O objetivo do amor não é obter o que se deseja, mas fazer algo pelo bem-estar daquele a quem se ama.

"Portanto, cada um de nós, agrade ao seu próximo no que é bom para edificação." (Romanos 15:1)

38. A fidelidade entre marido e esposa é fruto da relação de ambos com Deus.

"O que adultera é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará." (Provérbios 6:32,33)

39. "Achar tempo" é questão de prioridade. Se a linguagem do seu cônjuge é qualidade de tempo, comece a planejar, abra mão de algumas atividades particulares em prol do outro. Vai valer a pena, acredite!

"O amor não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;" (I Coríntios 13:5)

40. Há várias formas de presentear. O mais importante é a mensagem nas entrelinhas que o presente trás. Use e abuse de sua criatividade.

"Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e modo." (Eclesiastes 8:5)

41. Presente X Dinheiro. Investir no amor do seu cônjuge é semelhante a aquisição das ações mais caras da bolsa de valores.

"As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-los; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam. " (Cantares 8:7)

42. Para Adão, Deus não criou os amigos, mas uma esposa. A instituição sagrada chamada "Família" nasceu do coração de Deus, e Ele não comete erros.

"Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." (Hebreus 12:15)

43. Todas as tentações que um casal pode sofrer, também podem enfrentar e vencer.

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; bem-aventurado todo aquele que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Provérbios 1:2,12)

44. Por trás de um marido passivo há quase sempre uma esposa selvagem e/ou rixosa.

"É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça." (Provérbios 21:19)

45. Toda tribulação na vida de um casal cristão é passageira.

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

...e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (João 16:33/ I João 5:4)

46. Os problemas internos ou externos podem turbar o espírito do casal, mas jamais destruí-los, quando Jesus Cristo é o alicerce da relação.

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração." (Romanos 12:12)

47. Um lar tem início com um compromisso de amor e fidelidade, e Deus como o seu arquiteto.

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmos 127:1)

48. A jóia mais preciosa que um homem pode dar a sua esposa é amá-la incondicionalmente, sendo este também o presente mais almejado pelos filhos.

"Vós, maridos, amai as vossas mulheres como Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela," (Efésios 5:25)

49. É possível o casal discordar sem brigar. Procure não exagerar nem se envolver em rixas.

"Toda a amargura, e ira, e cólera e gritaria, e blasfêmia e toda malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4:31)

50. Procure se colocar na posição do seu cônjuge para entender melhor algumas de suas opiniões. Evite aborrecer um ao outro.

"...não amemos de palavras, nem de língua, mas por toda obra e em verdade." (I João 3:18)

51. Procure ser um bom ouvinte, mas não use do silêncio para representar ao cônjuge uma resposta negativa ou frustá-lo ao hesitar responder.

"Com toda a humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos (grego = sustentando) uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz." (Efésios 4:2,3)

52. É importante para o casal sempre escolher o melhor momento e hora para dialogar, definir as áreas de concordância e de discordância, e fazer uma alta análise de si mesmos.

"O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!" (Provérbios 15:23)

53. É importante para o casal identificar sua parcela de culpa nos conflitos, quando necessário mudar de atitudes ou comportamento, contribuindo assim, para a resolução dos mesmos. Orar juntos, pedindo a orientação e graça de Deus, nestes momentos é fundamental.

"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Rom. 13:10)

54. Esposa, procure ser sempre bondosa para com as virtudes do seu cônjuge e um pouco cega para as faltas do mesmo.

"Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelos desejos da carne e engano; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." (Ef. 4:22,24)

55. Palavras agradáveis, porém sinceras, solidificam a relação e produzem um eco verdadeiramente eterno.

"Favos de mel são as palavras agradáveis, doçura para a alma e saúde para os ossos." (Prov.16:24)

56. Alguns casais afim de se firmarem na vida, se esquecem de viver e de crescer espiritualmente.

"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Pois que aproveita ao homem chamar o mundo inteiro e perder a sua alma?..." (Romanos 8:6/ Mateus16:26)

57. Um falar sem o alimento espiritual é um lar onde há o pão de cada dia para se alimentar o corpo, porém a alma nunca é suprida.

"Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Mateus 4:4)

58. Para perdoar seu cônjuge é necessário dar amor quando não existe motivo para dar. Para que ambos sejam felizes é indispensável que se tornem bons perdoadores.

"Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4:32)

59. O amor faz o giro do mundo valer a pena. Ele é o produto do hábito e deve motivar o cônjuge levar sempre a sério o outro, ao invés de si mesmo em demasia.

"Completai a minha alegria, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." (Filipenses 2:2,3)

60. O bom senso somado ao amor apagam a linha divisória entre o seu e o meu.

"Desposar-te- ei comigo para sempre; eu te desposarei comigo em justiça, em juízo, em benignidade e em misericórdia. " (Oséias 2:19)

61. Deus nos criou sexuais não somente para a procriação, mas também para o prazer sexual do casal.

"O que acha uma esposa, acha uma coisa boa, e recebe o favor do Senhor. Goza a vida com a mulher que amas todos os dias da tua vaidade..." (Provérbios 18:22; Eclesiastes 9:9a)

62. Tanto o marido como a esposa têm direitos e deveres. Diante de Deus, cada um é responsável em colocar como prioridade, as necessidades sexuais e emocionais do outro.

"Como vós quereis que os homens façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também." (Lucas 6:31)

63. Limite não há para o prazer sexual, desde que o casal esteja dentro da vontade e princípios de Deus. E não há espaço para razões egoístas.

"Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas." (Provérbios 5:21)

64. Quando um casal sela um compromisso com Deus e a Sua palavra, não há limites para a satisfação sexual que podem experimentar.

"...Tornando- se uma só carne; o amor jamais acaba..." (Gênesis 2:24b/ I Coríntios 13:8a)

65. Criatividade, assim como a tomada de atitude dos cônjuges em relação à própria sexualidade, também se constitui no alicerce para o êxtase do prazer sexual.

"Desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar. Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor." (Cantares 2:3,4)

66. O prazer sexual deve basear-se tanto na aceitação da satisfação sexual do outro, como, principalmente, na aprovação de Deus.

"...Sabendo que nenhum sodomita herdará o reino de Deus; venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula..." (I Coríntios 6:9/ Hebreus 13:4a)

67. O stress de ordem financeira, na família, por vezes, é fruto da falta de discernimento em distinguir entre necessidades e desejos.

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho...Vigiai e orai para que não entreis em tentação..." (Filipenses 4:11/ Marcos 14:38a)

68. O descontrole financeiro tem sido um forte adversário do amor entre marido e mulher. O casamento requer compromisso, da mesma forma, tudo que é bom.

"Ora, a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma." (Tiago 1:4)

69. Um casal que se ama deve estar sempre pronto a ser flexível e ajustar-se a qualquer mudança radical, objetivando o ajuste financeiro.

"...Em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a Ter fome; tanto a Ter em abundância, como a padecer necessidades. Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Filip. 4:12,13)

70. Um casal deve aprender a fazer investimentos sábios para o Reino de Deus, com boa vontade e não por obrigação.

"Mas ajunteis tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam...Servo bom e fiel sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor..." (Mateus 6:19,20; 25:14-30)

71. Um casal sábio e temente jamais coloca "Deus na parede", financeiramente falando. Contudo, reconhece que Ele é capaz de suprir a falta de dinheiro quando ocorrer.

"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." (Filipenses 4:19)

72. O relacionamento sexual também é uma mistura de comunicação, unidade, prazer e entrega entre os cônjuges.

"O marido conceda à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa." (I Coríntios 7:3/ Filipenses 2:2)

73. No casamento não deve existir espaços para razões egoístas, pois quem ama não priva o outro do prazer sexual sem que haja concordância mútua.

"Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes para que Satanás não vos tente por causa da incontinência. " (I Coríntios 7:5)

74. Toda esposa deseja se sentir amada e desejada. Toda esposa sábia é capaz de comunicar seus sentimentos.

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. Abre a boca com sabedoria, e a instrução fiel está na sua língua." (Provérbios 31:10, 26)

75. O tom de voz errado tem sido o grande vilão para os atritos da vida conjugal.

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição." (Colossenses 3:14)

76. Compartilhar as tarefas domésticas também é uma prova de amor.

"E esta é a minha oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção." (Filipenses 1:9)

77. O melhor de um casamento de muitos anos é apaixonar-se muitas vezes, sempre pela mesma pessoa.

"Agora permanecem estas três: a fé, a esperança e o amor, mas o maior destes é o amor. Portanto, cuidai-vos de vós mesmos, e ninguém seja desleal para com a mulher da tua mocidade." (I Cor 13:13/ Malaquias 2:15)




Nota: Este material foi elaborado baseado em palestras para casais promovidas por Jaime Kemp, assim como pelo Pr. Abraão da Silva.

Pesquisada: Klênea Souza do Amaral Costa

Revista e Corrigida: Azenete Barbosa Luna

Digitada e Diagramada: Annelise da C. L. F. Silva

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

DEZ CONSELHOS EM ASSUNTOS SEXUAIS PARA OS JOVENS

1) Evite más companhias. Se você andar com maus elementos ficará dominado por eles. A Bíblia diz: "Retirai-vos do meio deles, não toqueis em coisas impuras" (II Co. 6):
 
2) Evite o segundo olhar. Você não pode controlar o primeiro, mas pode evitar o segundo, que se torna cobiça.
 
3) Discipline suas conversas. Evite piadas e histórias com sentido duvidoso. "As más conversações corrompem os bons costumes" (I Co 15:33)
 
4) Tenha cuidado com a maneira de vestir-se. Deve ser um assunto entre você e Deus as roupas que usa. Uma jovem recém-convertida falou: De agora em diante vou vestir-me como se Jesus fosse o meu acompanhante.
 
5) Escolha cuidadosamente os filmes e programas de televisão que assiste.
 
6) Tome cuidado com o que você lê. Muito da literatura contemporânea apela ao instinto sexual.
 
7) Esteja em guarda com respeito a seu tempo de folga. Davi tinha o tempo em suas mãos, viu Beteseba e caiu em complicações.
 
8) Faça uma regra de nunca se envolver em namoro pesado. Jovens cristãos deviam orar antes de cada encontro. A moça que tem Jesus Cristo em seu coração possui um poder sobrenatural para dizer "não" aos avanços de qualquer rapaz. E o rapaz que conhece Jesus Cristo tem poder para disciplinar sua vida.
 
9) Gaste muito tempo com as Escrituras. O salmista disse: "Guardo no meu coração a tua palavra para não pecar contra ti". (Sl 119:11). Memorize versículos e quando a tentação chegar, cite-os. A palavra de Deus é a única coisa à qual satanás não pode se opor.
 
10) Tenha Jesus Cristo em seu coração e vida. Deus o ama e uma forte fé Nele tem guardado muitos homens e mulheres de cometer imoralidades (I Jo 2:14)
 
BILLY GRAHAN

PERFIL DO LÍDER DO MINISTÉRIO INFANTIL

1. Ser pessoa consagrada – que mantenha comunhão com Deus e viva os princípios da verdade.

2. Ter profundo senso de responsabilidade – ter consciência de que está desempenhando um trabalho para Deus e este deve ser feito da melhor maneira possível.

3.Ter conhecimento de relações humanas – deve saber tratar as pessoas com delicadeza. Ser amigo de todos.

4. Ter domínio próprio – deve saber manter seu próprio gênio e sentimentos, em sujeição do Espírito Santo de Deus.

5. Ser perseverante – lutar até conseguir que todo trabalho seja realizado de maneira correta e da melhor forma possível. A Metodologia do Elo da Graça requer muita perseverança e treinamento.

6. Ser paciente – nem sempre é possível fazer com que os outros assimilem imediatamente o que queremos implantar. Ter paciência em casos difíceis e buscar a ajuda de Deus dá bom resultado.

7. Ser pontual – seja o exemplo para todos os demais que trabalham nas divisões infantis. A pontualidade é uma virtude cristã.

8. Ter dinamismo – o líder precisa ser uma pessoa ativa e empreendedora.

9. Ter espírito de liderança – este é o fator fundamental para o sucesso.

Princípios Fundamentais para Líderes do Departamento Infantil

1. Paixão – qualquer coisa que eu faça, farei bem porque a faço para o Senhor, não para a aprovação dos outros. Col. 3:23

A paixão produz:

a. Direção - entusiasmo que nos impulsiona adiante, energia suficiente para cruzar a linha de chegada da realização.

b. Possibilidades – o apaixonado faz coisas de maneira diferente: supera as dificuldades buscando soluções criativas juntamente com a equipe; percebe o fracasso como um degrau para o sucesso, refaz constantemente seus alvos e os alcança por meio de perseverança; aceita desafios que a impulsiona para os limites da perseverança, compreende que “se não houver dor, não há valor”; aceita a disciplina de Deus como uma preciosa demonstração do Seu amor.

As duas maiores paixões de um líder do Departamento Infantil devem ser:

1. ver uma criança aceitar a Jesus e vê-la crescer em maturidade espiritual

2. liderar, encorajar e inspirar os professores.

c. Mudança de vida – a mudança de atitude produz compromisso.

Características de uma pessoa apaixonada:

• Alegria e vigor – contagiam o ambiente. É ficar contente por fazer diferença no Reino, porque o que fazemos durará para sempre. “Quando você está bem próximo de Cristo, as coisas de Seu reino farão com que a paixão jorre em sua alma”.

• Entusiasmo e expectativa – “ao ministrarmos para as crianças e para a nossa família, precisamos ser as pessoas mais entusiasmadas do mundo, porque estamos vivendo dentro do laço do amor, da graça e do poder de Deus”.

• Resultados excepcionais – os resultados espirituais florescem em razão de sua paixão pelo ministério. As crianças se lembrarão de você como alguém cheio de paixão que as amava, as valorizava e as honrava. As crianças podem se esquecer das lições que você ensinou, mas se lembrarão de quem é você.

Venenos mortais contra a paixão:

• Rotina – monotonia e falta de criatividade
• Frieza – gastar a maior parte do nosso tempo com pessoas apáticas.
• Incerteza – precisamos estar fixos em um foco. Só começamos a progredir quando falamos sobre passos, planos específicos e horários específicos.
• Vaguear – sem objetivos, você não tem em que se concentrar. Quando investimos essa paixão em objetivos específicos e trabalhamos neles com todas as nossas forças, uma dádiva de Deus, então se torna muito difícil desistirmos de nosso ministério.
• Dureza – se você é líder, com certeza alguém não gostará de você. Portanto, não se preocupe com que os outros pensam a seu respeito. Algumas pessoas são como vitral: ou são apenas um vidro ou alguém que reflete a luz

Três remédios edificantes:

1. Associação contagiosa – aproxime-se de pessoas cheias de paixão; 
2. orações sinceras – orar por paixão. Tiago 5:16 “A oração de um justo é poderosa e eficaz.”
3. Lembretes diários de seus momentos decisivos – com esses lembretes ao nosso redor, podemos constantemente lembrar: “É por isso que estamos aqui ”- grandes coisas fez o Senhor por nós.
2. Atitude – Nossa atitude determina nossa altitude. A atitude que você usa é a atitude que você escolhe e ela depende da sua capacidade de distinguir entre a resposta e a reação.

O que causa minha atitude a escorregar:
• Turbulência – nossa auto-estima pode atravessar uma tempestade, devido a um corte brusco na igreja ou por um sentimento de baixa auto-estima. Como você se vê? E como Deus a vê? Se nós esquecemos de manter os olhos em nosso valor, nosso preço eterno, como Deus o vê, nossas atitudes terão tendência para apontar o “nariz para baixo”.

• Paralisia – pessoas que não se vêem como vencedoras são, com freqüência, obcecadas por perder.
• Estressando-se – você pode estar usando energia demais. Sua atitude e desempenho podem realmente melhorar, se você reduzir sua velocidade. É preciso ter tempo para renovar-se e deleitar-se, ou seja, rejuvenescer.

O que fazer quando sentir que sua atitude está para vacilar: 

1. Olhe para cima – mantenha-se focado no que Deus está fazendo no Reino. (Col. 3: 2,3); 
2. Desacelere: todos fazemos escolhas mais acertadas quando paramos por um momento; Alcance pessoas – que o seu foco seja ajudar os outros a alcançar o potencial que têm. A vida das crianças e dos membros de sua equipe serão renovadas, e as pessoas se sentirão encorajadas, simplesmente pelo fato de estar em contato com você.
3. Trabalho em Equipe – As equipes têm um potencial criativo maior do que os indivíduos. “Todos nós juntos somos mais inteligentes do que apenas um de nós”.

Características de uma equipe dinâmica:
• Flexibilidade – mudar para atender às necessidades. Flexibilidade para dar conta da demanda que lhe é requerida.
• Compromisso – os propósitos de evangelismo, comunhão, discipulado, serviço e adoração. Programas que ajudarão as crianças a crescer em profundidade, na caminhada espiritual.
• Cooperação – isso requer saber e apreciar histórias uns dos outros, manter contato físico, atitudes de dar e receber, para que a unidade se transforme na poderosa realidade de nossos relacionamentos práticos de trabalho. Ler S.João 17:21. 

• Lealdade - uma equipe pode fracassar porque algo discutido entre o grupo vazou para outras partes interessadas: a famosa fofoca. É muito difícil vencer a quebra de confiança entre os membros de uma equipe.

• Encorajamento - pessoas florescem sob o incentivo e murcham sob a crítica. Todas as vezes que apreciar algo em alguém ao seu lado, você está elevando seu valor, honrando essa pessoa, edificando a equipe e construindo o Reino. Ler I Tess. 5:11

Como cuidar das necessidades de manutenção de sua equipe:

• Deixe constantemente as expectativas bem claras – cada membro da equipe precisa sentir-se pertencente ao grupo e saber que seu papel é vital.

• Proporcione informações e treinamentos para habilidades de uma equipe.

• Sempre dê ênfase à presença de Deus – iniciar cada encontro com uma oração. Desenvolver projetos de oração intercessória durante os encontros.

• Abra espaço para compartilhar – não se preocupar apenas em desempenhar as tarefas, mas uns com os outros. 

4. Honra - Rom. 12:10. O valor que atribuímos às pessoas faz toda a diferença em como as tratamos e como somos tratados por elas. A honra determina o sucesso do nosso ministério. Valorize as pessoas através de cartões de aniversário, agradecimentos, telefonemas, visitas, etc. 

Nossa própria imagem influencia significativamente nossa “imagem” das pessoas. Quando vemos outros da maneira como Deus os vê, passamos a tratá-los como Deus os trata também.
Servir em uma atmosfera de respeito mútuo e encorajamento torna o ministério gostoso e digno de todo esforço.

Referência:

CRAIG,Jutila. 4 Princípios Fundamentais para Líderes de Ministério Infantil. São Paulo: Editora Vida, 2004.

GINCANAS COM PERGUNTAS E ATIVIDADES

QUESTÃO A

Peça de teatro : Verificar o texto utilizado, se condiz com o que é apresentado, a criatividade dos grupos e o tempo. Tempo : 5min.
Pontuar de 5 a 15 pontos.

QUESTÃO B

Quais são as quatro grandes características de Deus?
Onipotente (pode tudo), Onipresente (está em toda parte), Onisciente (sabe tudo) e Onividente (vê tudo).
Mt 28.18; Sl 94.11; 1Sm 16.7; Sl 139.7-10

2,5 pontos por item correto.

QUESTÃO C

Qual é o tipo de vegetação predominante no Nordeste Brasileiro?
R.: Caatinga.

QUESTÃO D

Quebra-cabeça: verificar se está corretamente montado.
10 pontos

QUESTÃO E
Mateus 19,16-22
Quem ou o que era o deus do jovem no texto?
R.: o dinheiro, ou os bens, ou a riqueza.
10 pontos para resposta correta.

QUESTÃO F

Qual é a capital da Austrália?
R.: Canberra

QUESTÃO G

Desenho Baseado em história: verificar se o desenho corresponde ao texto, avaliar o conteúdo do desenho primeiramente, em segundo plano a técnica.
Pontuar de 2 a 5. Caso o desenho não corresponda ao texto, pontuação=0.

QUESTÃO H
No livro de João Jesus compara-se a varias coisas, por exemplo: fonte da água da vida.
Cite outras 4 comparações que Ele faz a si mesmo.
Pão da vida, luz do mundo, bom pastor, ressurreição e a vida, videira.
2,5 pontos por resposta correta. 10 pontos para questão plena.

QUESTÃO I
Quem era o líder pacifista que comandou o movimento de independência da Índia?
R.: Moandas (Mahatma) Gandhi

QUESTÃO J
Amarra-se um barbante aos dois braços do rapaz, em seguida faz-se o mesmo para a moça, só que o barbante da moça entrelaça-se com o do rapaz.
Casal amarado com a corda: verificar se dentro do tempo estabelecido (10 min) se o casal conseguiu se separar. Valor : 10 ptos.

QUESTÃO K

Jacó teve 12 filhos com diferentes mulheres.
Cite o nome dos doze filhos de Jacó.
R.: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulon, José, Benjamin, Dã, Naftali, Gade e Asser.
0,85 pontos por resposta certa
10 pontos para questão plena.

QUESTÃO L
Procure no livro de 2 Timóteo, capítulo 3, a utilidade da Bíblia (Escritura Sagrada).
2Tm 3.16 : "Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver". (Linguagem de Hoje)

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça". (Almeida)

2,5 pontos por resposta correta. 10 pontos para questão plena.

QUESTÃO M
Paródia Musical: Levar em conta na avaliação, a utilização do texto de forma correta, não alterando o sentido do mesmo, e se a musica não é ofensiva ou até debochada.
Pontuar de 5 a 15. Caso a musica seja ofensiva ou modifique o sentido do texto pontuação=0.

QUESTÃO N
Qual foi a primeira praga que Deus mandou para que o Rei do Egito deixasse o povo de Israel ir para a Terra Prometida?
R.: A água virou sangue

QUESTÃO O
Quem foi o primeiro presidente negro da África do Sul?
R.: Nelson Mandela


QUESTÃO P
Matemática Bíblica: Número de filhos de Noé ( 3 ) + Número de pragas do Egito ( 10 ) + total de anos que o povo ficou vagando no deserto ( 40 ) + número de empregados citados na parábola dos talentos ( 3 ) = ( 56 ) x número do capítulo do livro de Mateus em que Jesus foi tentado pelo diabo ( 4 ) - o número de Igrejas da Região da Ásia citadas no primeiro capítulo do livro do Apocalipse ( 7 ) = ( 217 )
Resposta correta = 217
10 pontos para a resposta correta.


QUESTÃO Q
Forma-se uma roda, em seguida coloca-se ao centro uma mesa e uma cadeira, sobre a mesa uma barra de chocolate fechada(conforme as compradas em mercados) dentro de um prato. Uma pessoa joga um dado, quem tirar 6 pontos no dado, vai até a mesa e com faca e garfo, poderá tirar o chocolate da embalagem e come-lo. A brincadeira prossegue até que o chocolate acabe.
Chocolate : sem pontuação

QUESTÃO R
Conta-se que Sir Isaac Newton, físico, matemático e teólogo britânico, descobriu a gravidade quando uma maça caiu em sua cabeça, desta forma ele teria notado que existe uma força "puxando" a maça para baixo.
Esta história é verdadeira ou é mito?
R.: A história é mito.

Explicação: Newton tinha muitas manias esquisitas, e esta história surgiu depois da morte dele, como uma tentativa de dizer que a lei da gravitação surgiu do acaso, quando que esta lei é fruto de pesquisas de diversos cientistas antes dele.

QUESTÃO S
Para esta brincadeira usamos um tapete onde caibam 6 pessoas em cima de 3/4 dele. Estas pessoas tem que virar o tapete do lado avesso sem sair de cima dele.
Tapete : 10 pontos caso o grupo consiga desvirar o tapete sem sair de cima do mesmo.

QUESTÃO T
Qual o nome da mulher que abrigou em sua casa os dois espiões mandados por Josué para a cidade de Jericó?
R.: Raabe


QUESTÃO U
Para que cidade Deus mandou Jonas ir, mas este tentou fugir de Deus?
R.: Nínive

QUESTÃO V
Todos dão as mãos e formam um círculo, uma das pessoas fica virada para o lado de fora, o grupo tem que tentar fazer esta pessoa ficar virada para o lado de dentro. (Obs.: é valido mesmo que os braços fiquem cruzados ao final)
Circulo para desvirar uma pessoa: 10 pontos caso o grupo consiga desvirar a pessoa sem desfazer o circulo.

QUESTÃO W
Após ser batizado, Jesus foi tentado pelo diabo. Depois disso, começou a pregar a palavra de Deus. Quais os quatro primeiros discípulos que ele chamou?
R.: Simão, também chamado de Pedro, André, Tiago e João.
2,5 por resposta certa. 10 pontos questão plena.

QUESTÃO X
Para que cidade Saulo ia quando foi convertido?
R.: Damasco

QUESTÃO Y
Todos ficam em fila, o ultimo da fila agacha-se e o anterior sempre senta nos joelhos do que está atrás, esta fila deverá andar uma distância de 50cm sem se desfazer.
Banco de gaúcho: 10 pontos caso o grupo consiga deslocar o circulo a uma distância de 50 cm, sentado na forma de banco de gaúcho.

Corrida do Saco

Um saco de estopa (ou de lixo, de plástico grosso) para cada time.
Um espaço amplo e plano onde possa ser marcada uma linha de chegada.
Um representante de cada grupo se coloca na linha de saída, "vestindo" o saco (enfie os pés dentro do saco e o segure com ambas as mãos na altura da cintura).
Ao sinal de largada, os jogadores devem pular com os 2 pés juntos, dentro do saco até a linha de chegada. Aquele que chegar primeiro a linha de chegada ganha os pontos. (quem cair pode recomeçar do ponto onde está).

Colhendo Sementes

Introdução: "Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes."
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência.
Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?)
Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.

Teatro e Música

Música Cada grupo deve escolher, ensaiar e apresentar uma música.
Dê 5 minutos para que o grupo se prepare. Peça aos demais grupos para darem nota de 1 a 10, levando em conta harmonia, ritmo, se todos cantavam, etc.. some as notas dos grupos e tire a média e dê o resultado como pontos para o grupo que se apresentou.
Para aumentar a dificuldade, você pode sugerir que os grupos criem uma coreografia de dança ou gestos para a música selecionada.
Teatro
Escolha passagens bíblicas uma para cada grupo e sorteie entre eles. Dê cerca de 15 minutos para cada grupo procurar a sua passagem, ler e preparar um teatro. Pode ser mímica, teatro encenando o texto ou uma cena atual que tenha a mesma mensagem que o texto bíblico lido.
Utilize o mesmo sistema de pontuação da música, considerando se a história ou mensagem foi compreensível, se os atores falaram alto e pausadamente, a criatividade dos figurinos e cenários, etc..

Caça Objetos

Material: Bíblia, chave bíblica, apito, placar para anotar pontos
Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Gênesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO)
Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.
Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado.
Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.
Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.

MIMICA

Determine quantos pontos esta tarefa irá valer.
Cada grupo escolhe um dramatizador e um versículo, sem deixar que os grupos adversários escutem.
O dramatizador através de mímicas e gestos (ou o grupo todo, através de cenas mudas) apresenta o versículo escolhido.
Ganha ponto o grupo que adivinhar primeiro o versículo que o outro grupo apresentar.
Determine antes o tempo disponível para cada grupo apresentar seu versículo.
Os dramatizadores devem ser mudados a cada rodada para que mais crianças possam participar.
Outra sugestão é utilizar músicas e corinhos conhecidos do grupo, e colocar seus títulos num papel.
Vocês podem determinar antecipadamente se o grupo tentará dramatizar uma parte da música, só com gestos, para que os demais adivinhem, ou se tentarão cantarolar (sem cantar a letra) ou assoviar a música para que os demais adivinhem.

PROGRAMA PARA O CULTO DO FILHO PRÓDIGO.

Material necessário:
Painel
Convites
Instrumentos
Som
Cópia da programação.
Retro-projetor ou datashow
Painel. Deverá ser confeccionado pela comissão organizadora um painel ou uma faixa
Convites. Os convites serão personalizados e entregue aos lideres de equipes juntamente com uma lista contendo nomes e endereço das pessoas que estiverem afastadas.
Instrumentos. Os instrumentos e outros equipamentos de som deverão ser testados e afinados antes da reunião.
Som. O som que será usado neste culto não deve ser muito alto para não causar algum incômodo aos ouvintes, deve ser usado numa tonalidade média para que o culto não se torne um “castigo” para os visitantes.
Cópia da programação. Todos os visitantes devem ter em mãos uma cópia da programação do culto, bem como uma cópia do texto bíblico que será o tema do culto.
Retro-projetor ou datashow. Seu uso será de grande utilidade, pois todas os que estiverem presentes, poderão cantar os hinos que fizerem parte de nossa programação.
Na falta de um retro-projetor ou datashow, fica a cargo da comissão organizadora, providenciar cópias gráficas dos hinos que serão cantados.
Momento de louvor – Corinhos de louvor e adoração.
Início do culto com oração – em seguida canta-se mais alguns hinos
Hinos sugeridos: Eu quero ser, senhor amado. Renova-me; Primeiro amor; Volta pra mim.
Leitura oficial.
Oportunidade para o cantor convidado.
Oportunidade para o preletor.
Apelo para reconciliação – enquanto isso, os jovens cantam os hinos que foram sugeridos anteriormente.
Encerramento – Benção apostólica.
Cumprimentos, confraternização e cantina.

Antes do culto...
Antes de realizarmos este culto, devemos ter alguns cuidados básicos, pois a maneira que se deve tratar uma pessoa que se afastou da igreja não pode ser a mesma com que tratamos as pessoas que nunca conheceram o evangelho.
Vamos propor um período de oração, para pedir que tudo o que venhamos fazer, seja feito sob a direção de Deus.
Ofereceremos também aos jovens uma breve instrução sob a maneira que se deve abordar e convidar uma pessoa que já conhece o evangelho. “Convites do tipo:
“Aparece na igreja que eu te encontro lá”
“Nos encontraremos no ponto de ônibus...”.
...E outros “convites” semelhantes, têm em média 99% de chances de não serem atendidos. Por que?
Na hora da sair para igreja, aparece uma estranha dor de cabeça. Aí vem este pensamento: “não vou sair de casa, pois estou passando mal”.
Surge uma visita inesperada: vizinhos ou parentes que havia anos não o visitavam agora aparecem como que caindo de pára-quedas. Então o afastado desiste de ir a igreja para receber os inesperados visitantes.
Um desânimo inexplicável. Na hora de sair, ele diz: “Não sei se vale a pena ir nessa igreja” ou “Eu quero ir, mas não tenho forças”.
Tudo isso e coisas piores acontecem exatamente na hora de saírem para o culto. Sabemos que tais acontecimentos não são casualidade, mas, por trás de tudo, está o diabo lutando desesperadamente para continuar aprisionando essas vidas que pertencem a Deus.”
Portanto fica obvio que um período de oração e preparação será indispensável para aqueles que se predisporem a buscar as ovelhas desgarradas.

Durante o culto...
Não se apresente como melhor ou superior, mas seja simples e humilde.
Quando levar um convidado à igreja, vá um pouco mais cedo e consiga um bom lugar para ele sentar e nunca permita que fique desconfortavelmente de pé.
Não deixe de cumprimenta-lo com a “paz do Senhor”; mesmo estando afastado, ele ainda precisará sentir que você o ama como irmão em Cristo.
Lembre-se que ele estará participando de uma guerra interior. (extraído)

Após o culto...
Cumprimente a cada um dos que vieram e mostre-se muito feliz com a presença deles; convide-os para voltarem mais vezes.
Cumprimente aqueles que decidiram se reconciliar com Cristo e faça todo o possível para que ele se sinta à vontade e se “enturme” o mais rápido possível.
Dê assistência aos que voltaram, visitando-os e orando por eles.

PARA COLOCAR O NOME DAS CRIANÇA NA PAREDE DA SALA DE AULA


JOGOS PARA SER IMPRESSO







DETETIVE DA BIBLIA – IDADE 7 A 12 ANOS


Mais do que uma atividade, aqui está uma ferramenta que irá ajudar as crianças a estudar a Palavra de Deus.
Materiais: Cartões para a Bíblia Detective - diversos prêmios (Opcional)
Duração: Aproximadamente 7 minutos

Tópicos: a Palavra de Deus
Preparação:
Quando imprimir os cartões da Bíblia detetive necessitará imprimir em ambos os lados do cartão, a pergunta será impresso em um lado do papel, e então você vai virar o papel e imprimir o verso do cartão do outro lado.

O que você vai fazer durante a aula:
Esta atividade irá inspirar as crianças a estudar a Palavra de Deus numa base semanal, por muitos meses.
Cada semana as crianças receberão um cartão com a Bíblia detetive as pergunta serão semanal. Eles levaram para a casa para descobrir as respostas. Quando as crianças retornam com o cartão da Biblia detetive eles vão receber um cartão com o desenho de uma biblia como acerto da resposta. Bíblia Buck. Uma vez que as crianças têm acumulado de quatro ou cinco Bíblia elas receberão um prêmio pela atividade cumprida.
Você também pode dar o cartão com o desenho da Bíblia por bom comportamento ou de outras boas ações que você vê as crianças fazendo.

Obs.: Estou postando uma caixa (biblia) para eles guardarem os cartões biblias dentro desta caixinha para não perderem.


Obs: estou montando vou postar as perguntas para pesquisarem e o modelo do cartão biblia

Perguntas Novo Testamento PARA PESQUISAR.
1. Nomes dos pais de Jesus. (José e Maria - Mateus 1: 18-19)
2. Nome dos 12 apóstolos - dê 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes. (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4)
3. Quem batizou Cristo e onde? (João Batista e o Espiríto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordão - Mateus 3: 13)
4. Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalém - Mateus 21)
5. Quantos discípulos de Jesus eram pescadores? (quatro - Marcos 1: 16-20)
6. Quem traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14: 43-44)
7. Quem negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos 14: 66-72)
8. Qual a "Cidade de Davi"? (Belém - Lucas 2:4)
9. Nome do Jardim onde Jesus fez sua última oração? (Getsêmani - Lucas 22: 39-46)
10. Quem enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalém para saber de João Batista? (Judeus - João 1.9)
11. Que João Batista respondeu? (Eu sou a voz que chama no deserto - João 1.23)
12. Qual o primeiro milagre de Jesus? (João 2: 1-12)
13. Complete a frase de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade, ...." (.. e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" - João 14: 6)
14. Discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus (Tomé - João 21 24-25)
15. Quem primeiro viu Jesus depois da sua ressurreição? (Maria Madalena - João 20:18)
16. Qual o discípulo que andou sobre as águas com Jesus? (Pedro)
17. Qual o livro histórico do Novo Testamento? (Atos)
18. Em que livro fala de um homem que foi arrebatado ao terceiro céu? (II Coríntios 12:2)
19. Qual o apóstolo escreveu o maior número de cartas / epístolas? (Paulo - 13 no total)
20. Livro da Bíblia com o menor número de versículos. (II João)
21. Qual o último livro da Bíblia? (Apocalipse)
22. Em que parte da Bíblia encontramos histórias de Jesus e acontecimentos após a sua morte e ressurreição? (Novo Testamento)

ANTIGO TESTAMENTO
1. Que dia Deus criou os animais? (quinto - Gênesis 1: 21-23)
2. Na Bíblia não diz que Adão e Eva comeram uma maça. Que fruta eles comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gênesis. 2: 16-17)
3. Nome do homem mais velho da Bíblia? (Matusalém - Gênesis 5:27)
4. Quem construiu uma arca? (Noé - Gênesis 7: 13-16)
5. Qual o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo - Gênesis 8: 7-8)
6. Quem libertou o povo hebreu da escravidão no Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13)
7. Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué - Josué 1: 1-2)
8. Um homem famoso por sua grande força? (Sansão - Juizes, 15: 14-15)
9. Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11)
10. O pequeno Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também um rei? (Salomão - I Reis 1:13)
11. Em que livro da Bíblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6)
12. Qual a mulher na Bíblia que criou asa e não voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10)
13. Onde é encontrada na Bíblia a palavra "bairro"? (II Reis 22)
14. Onde foi escrita a maior parte do Antigo e também do Novo Testamento? (Palestina)
15. Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de Moisés)
16. Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias)
Livros da Bíblia com nome de mulher (Rute e Ester).

Desvende o Enigma!
Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.
A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida.
A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".
Apresente a frase assim:
"_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "
Pistas:
(estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).
1. Artigo definido feminino.
2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).
3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)
4. Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
6. Sinônimo de insípido.
7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.
10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
12. Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36.
13. Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
14. As ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo.
15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
16. Segundo I João 4.16, Deus é ___?
Quem é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..

DINÂMICA COMO PODEMOS ESTAR PERTO DE DEUS - Idade 7 a 11 anos

As crianças vão atirar pipoca partir da linha em que estão para a distâncias de 10 metros para ver quem chegar mais próximo da outra linha onde outra criança estará esperando para Pegar.
Materiais:Pipoca
Duração: Cerca de 8 minutos
Tópicos: Contentamento, alegria,
Conhecer a Deus, Relacionamentos, Caminhando com DEUS

COMO FAZER:
Em primeiro lugar, dividir as crianças de forma igual e que eles ficarão cada um em uma linha, de frente para o outro, cerca de 10 metros de distância. Cada criança terá de estar diante de outra criança. As crianças estarão lançando um pedaço de pipoca de costa em direção a criança de frente dela.Se você tiver um número ímpar de crianças, a criança extra pode contar o número de capturas com sucesso.
As crianças na primeira linha, vai chama-lo de "linha A" onde vai partir o lançamento da pipoca. Instrua as crianças que, em seu sinal, eles vão jogar o pedaço de pipoca para a criança que está na "linha B". Instrua as crianças para usar apenas uma mão para jogar ou para pegar a pipoca. . Diga às crianças que a pipoca nessa atividade representa o nosso relacionamento com Deus. Dar o sinal e para as crianças atirarem a pipoca. Muitas das jogadas ficará aquém pois as crianças estão tão distantes. Anote o número de lances bem sucedidos em um quadro-negro ou lousa.
Veja se cada criança que está na "linha B" tem um pedaço de pipoca. Cada criança na "linha B" terá uma etapa em direcção a "linha A." Em seguida, o seu sinal, peça para as crianças atirarem a pipoca novamente. Mais uma vez, registrar o número de lances bem sucedidos em uma lousa ou quadro branco. Faça isso mais diversas vezes, vai diminuindo o espaço das duas linhas até que as duas linhas fiquem juntos. Uma vez juntos, as crianças podem simplesmente deixar cair a pipoca nas mãos de outra criança, resultando na não erra.
Explique-lhes que nosso relacionamento com Deus é semelhante ao que acabamos de fazer. Quanto mais longe um do outro, mais difícil era pegar a pipoca. Da mesma forma, quanto mais longe de Deus mais difícil é ter um relacionamento com Deus. Por outro lado, quanto mais perto estamos de Deus, mais fácil será ter uma relação muito forte com ele. Como fazemos para chegar perto de Deus? Podemos chegar mais perto de Deus, lendo a Bíblia, orando e jejuando.

DINÂMICA SOBRE ORAÇÃO E RESPOSTA DE DEUS - IDADE 6 A 11 ANOS

Deus responde nossas orações sem falar.
Podemos nos comunicar uns com os outros, sem falar?
Material: mapa desenhado à mão da igreja , sinal de pare desenhado, um copo de àgua, uma fruta.
Duração:Aproximadamente 5 minutos
Tópicos: Orientação, Espírito Santo, Oração
Preparação: desenhar um mapa da igreja.
Imprimir as seguintes perguntas em cartões :
1- Estou com fome, você pode me ajudar?
2- Preciso de água para os vegetais; você pode me ajudar?
3- Eu realmente gosto da sua igreja, você pode me dizer como localizar o santuário para atender o serviço?
4- Quero fazer coisas que a Bibia proibe como mentir , desobedecer os pais, etc.
O que você vai fazer:
Coloque os quatro primeiros objetos sobre uma mesa e pedir para dois voluntários. Dê os cartões de índice para o primeiro voluntário e ele ou ela vai fazer as perguntas verbalmente ao segundo voluntário. O segundo voluntário pode usar qualquer um dos objetos sobre a mesa para responder às perguntas, mas não pode falar. Se houver tempo, permitir que as outras crianças e juniores participem para desempenhar as duas funções.
O que você vai dizer:
(Após as perguntas que foram feitas e respondidas pelas crianças e juniores , explicar o seguinte:)

"O copo de água e um pedaço de fruta representam como Deus responde às nossas orações por nossas necessidades físicas. Mediante o fornecimento de alimentos, bebidas, vestimentas, ele mostra que ele cuida de nós.
"O mapa e a imagem do sinal de parada representam a forma como Deus nos fala através de Sua palavra escrita, a Bíblia. A Bíblia é semelhante a um mapa, ou manual do proprietário, para nossas vidas.
"Deus também nos fala através do Espírito Santo, que é o que nos diz que estamos fazendo algo de errado. Além disso, nós sentimos felizes e alegres quando nos louvamos e adoramos a Deus ".

JOGOS BIBLICOS





Dynamic Evangelic - DIFFERENT

01. My feelings
I aim: presentation and integration
Material: paper, crayon.
Development: each one must show in a drawing the feelings, the perspectives that have.
To give a time for this individual work that must be done in silence, without any communication.
At a second moment the persons meet in sub-groups and show up saying the name, of where it comes, showing his drawing when he was explained.
The group chooses one of the drawings to be his symbol presenting and justifying it.
It is possible to do also a grupão where each one presents showing and commenting his drawing.
God's word: Fl. 1,3-11 SL 6.
02. Stain or point
I aim: prayer, request of pardon, prayers, revision of life...
Material: a white leaf with a dark point or stain, good in the centre of the table.
Development: to show to the group the leaf with the point or stain in the centre.
After a minute of silent observation, to ask what are expressed describing what they become.
Probably the majority will be detained in the dark point.
To ask, then, them to draw practical conclusions.
Example: in general, we present ourselves in the negative aspects of the events, of the persons, forgetting us from his bright side that, nearly always, is bigger.

God's word: 1 Color 3,1-4 Sl 51
03. Personal identification with the Nature
Objectives: Car knowledge and prayers
Material: Symbols of the nature, paper and pen.
Development:
1. Contemplation of the nature. Each one looks for an element in the nature that more attracts attention and considers: Because I chose it? What it should link does he say to me?
2. Formation of small groups for share.
3. Each small group is joined by other and does a new share. The group chooses one like symbol and formulates a prayer.
4. A representative of each group presents the symbol to the group, doing a prayer.
God's word: Gn 1,1-25
04. Who am I???
I aim: Personal knowledge
Material: paper and pen
Development:
1. To consider individually:
- Does the life deserve to be survived?
- Only do they survive it those who fight, which want to be someone?
2. To write in a leaf
- Who am I? (to enumerate his values, qualities and defects).
- What I want to be? (to write what he wants with the life, his objectives and illusions).
- How I act to arrive in what I want?
3. When the personal reflection ended, to form groups to share.
4. Evaluation:
- How did each one feel while communicating?

- And after the dynamic one?
God's word: Gn 1,26-31 Sl 139
05. Another Side
Objectives: to see the common objective of the group. Process of communion and union. Analysis of the reality.
Development: (not to say the objective of the dynamic one).
The coordinator asks all who are placed in the bottom of the room occupying any wall. It asks absolute silence, for the order that is going to be given and that they are rigorously spin much attention it links it. It must maintain silence during the dynamic one.
The order is the next one: You will have to look like group, reach another side of the room, of the and more efficient form as quick as possible.
Several times repeat the order.
The coordinator will say that the order was not carried out, it asks to the group that it recommences. Several times repeat the order, asking there to be silence.
IT NOTICES: It is good that there are obstacles for the way of the room (chairs ...) making difficult the passage. He will consider the carried out task when he judges what the group brought near of the ideal reaching another united side, when there is obeying to the rhythm one of others, having including all in the journey.
Next to do comments everything is left what observed and felt:
- How did each one feel?
- Who felt crushed and disregarded?
- Who ais ran or pushed?
- Of what it forms the leadership were they if showing???

- Was there giving up in the middle of the way?
- Did presenters appear???
God's word: 1 Color. 12,12-27 Sl 133
06. I mirror
I aim: Share of the feelings.
Development: The environment must be a muffler.
Each one must think about someone that it is very important to him, here it would like the attention at all the moments, of someone that real nursemaid, who deserves all taken care.
To get in touch with this person and to think the motives I make them when she was so loved.
Now each one is going to find the person who has a great meaning.
Each one in deep silence addresses up to the box, look at the lid and it returns in silence
for his place. Then there is done the share of the feelings themselves, of the reflections and conclusions of each one.
God's word: Lc 12.1-3 Sl 131
07. Numbers
Objectives: Personal knowledges.
Material: Cards with different numbers.
Development: Each participant receives a number that must not be shown for anybody.
When the order was given, each one is going to look for the equal number and does not find.
There are commented the taken away conclusions (We are only and irrepetíveis before to other).
God's word: Lc 15.3-7 Sl 8.
08. Construction of a city
Objectives: reflection on the reality.
Material: You file with names of professions.
Development: Each participant receives a token with the name of a profession and must embody it.
Since an instant analyses the importance of that profession. After the interiorização he must say. We are going to travel because that city is distant (whose attitude travels in the sea).
Then to say: the ship is going to sink only there is a boat that can save seven persons.
The group will have to decide which on the most urgent professions that must be salvos.
To analyse deeply and to illuminate with a biblical text.

God's word: Mt 7,26-27 Sl 127
09. Sensations of life or death
I aim: to analyse the practice and revision of life.
Material: two you veil a piece of news and another old woman.
Development: I group in circle and dark environment.
I ..., I have only five minutes of life. It might be done in my existence and to stop doing ... (the spent, lighted candle, it is passing of hand in hand).
Put the spent candle out and light the piece of news. The environment is illuminated. The candle passes of hand in hand and each one completes the sentence: I ..., I have the whole life ahead and what I can do and wish is...
To analyse the dynamic one and the feelings.
God's word: Mt 6,19-24 Sl 1.
10. Perfume – Rose and bomb.
I aim: celebration penitencial and promise.
Material: there is no material, to use the imagination.
Development: the group must be in circle.
Put imaginariamente on the table. There are the perfume, the rose and the bomb.
One of the participants catches initially the glass of perfume, do what he will want with him and it passes for the colleague of the side. The same thing is done with the rose and for last with the bomb.
God's word: Mt 7, 7-12 Sl 101
11. Values
I aim: to recognize the values and qualities.
Material: Cards with written values.

Developments: each person receives a card with a value that she has.

To leave a moment for the personal reflection.
Then each one is going to say if each one considers value has the same East or not. And there is recognized in the group someone who has the same value.
Only in the end of the dynamic one, someone they guard for you, others could recommence this value in another person, others even doubt the card with the one who has the same value.
God's word: 1 Color. 12,4-11 Lc 1, 46-55.
12. Values II
I aim: to emphasize the positive of the group.
Material: leaves, pens and pins.
Development: each participant receives a blank leaf. After reflecting a moment on his qualities, they write down in the leaf putting his name.
Next they fasten the leaf with pin in the back and walk for the room, one reading the values of others and adding values what they recognize in the companion. Only in the end they all withdraw the paper and are going to read what the colleagues added.
God's word: Ef 4, 1-16 Sl 111
13. Dynamic of presentation
I aim: mutual knowledges, memorisation of the names and integration grupal.
Development:
Each one will say the name itself adding an adjective that has same initial of his name. Roberto Risonho.

The next thing repeats the name of the companion with the adjective and his presents adding an adjective for his name and so successively.
Examples: Roberto Risonho, Nair Neutra, Was shining Limit, Inácio Inofensivo.
God's word: Ap. 2,17 Sl 139
14. The small suitcase
I aim: conscientização on the structure of the society that reinforces the defense of the particular interests, not stimulating the supportive promise.
Material: a small suitcase chaveada, key of the small suitcase, two pencils without tip, two leaves of blank paper, two equal pencils sharpener.
Development: one forms two teams.
To a team it hands over the small suitcase chaveada, two pencils without tip and two leaves of blank paper inside the small suitcase.
Another team gives herself up the key of the small suitcase and two equal pencils sharpener.
The coordinator asks two teams to negotiate between you the necessary material for fulfilment of the task that is the next one: both will have to write that I have Bread and Work.
The winning team will be what to write first and to hand over the sentence for the coordinator.
The sentence must be written down in the picture or in poster in big and legible letter.
God's word: 2 Color 9, 6-9 Sl 146
15. The Helicopter
I aim: presentation and integration.
Development: (duration 40 minutes).

A circle is done with the participants of the meeting.
The coordinator invites to all when they are doing a walk of rowing boat. The walk begins. They all must gesture with the arms, like if they were rowing.

The coordinator announces the arrival to the island. They all can walk along her, to the will (they they all walk along the room and greet the companion).
The coordinator announces to all that there was a tidal wave and the island goes if flooded. Therefore, a helicopter will come to rescue the group. However he does not hold all at once. The group will have to organize quickly following the directions.
a) O helicopter arrived. He will take five persons.
b) O helicopter returned. This time it will take four persons, and these must be strangers a few of others.
c) Our helicopter gave breakdown in the motor. A juvenile came this time. It will only take tr6es persons and they must be of different communities. Who not to follow direction will be able to be played in the sea.
d) O helicopter this one there again. It is going to take four persons, when the danger was owed of afogamento. But continue the demand the group must be formed by persons who still do not know each other.
e) O helicopter cannot return any more. It finished the fuel. We have to go out from boat. There is a basic demand: to take an unknown person with whom one still did not talk.
f) Announces that they all were safe.
IT NOTICES: One gives the necessary time in order that the groups discuss the questions.
They can be suggested how down or it is possible to prepare others in accordance with the reality of the group.
Suggestions for the questions
a) Group of five persons: his name. Name of the group and the meaning of the same thing. Name of the community or act, it lives. Which ideal I?
b) Group of four persons: his name. What it does in the community? Does it study? What? Where? What waits from the course and what would like what was treated?
c) Group of three persons: How does one feel here? Because it came? What is pastoral for you? And do I move? Like this one when the pastoral one was organized in his parish?
d) Group of four persons: What is a sky? What it found of this dynamic one of knowledge and integration? Because?
e) Group of three persons: Now talk with someone whom you do not know and with the one who still has not talked.
God's word: Jo 13, 34-35 Sl 133
16. T-shirts
I aim: Mutual knowledge and lifting of the reality.
Material: Pins or adhesive strip, brushes or pens, leaves of newspaper and scissors.
Development: Each participant catches a half leaf of newspaper, tears or cuts the tips from above in the format of T-shirt.
Write in the T-shirt of newspaper. His name, which work does it do. Where it works, it likes itself or not of the work.
It can give the next directions: write or draw something that characterizes his worker's life.
Preach the T-shirt in the body and it circulates for the room in order that each one reads what other wrote or drew.

17. The Bullet
I aim: To wake the importance of other.
To wake the solidarity.
To realize our individualism.
To discover solutions together with other persons.
Material: Some bullets. Two ends of broom or sticks. Strings.
Development: two volunteers are asked to open the arms. For the stick or end of the broom in the shoulders accompanying the arms and tie the arms opened in the stick, not to double.
For the bullets on a table and to ask the two to suck bullets without doubling the arms that are tied.
To analyse the dynamic one:
How were they felt?
What the group observed? Might it to have been different?
Because the two acted so?
Does that have anything with ours day by day?
What they found of the dynamic one?
Can it confront with the God's Word?
God's word: AT.4, 32-37 Sl. 15
18. Tree of Vida and Tree of the Death
I aim: To think about the signs of life and death about the district, about the community, about the family, about the group of young persons.
Material: a dry branch of tree, a branch of green tree, pen or brush and pieces of paper.
Development: in small groups discover the signs of life and death that exist in the district, in the family, in the group of young persons... Then, before the dry and green tree they are explaining for the group that they wrote and hung in the tree.
In the interval of the placing it is possible to sing some refrain.

To illuminate with the God's word and in group thinks:
Illuminated by the practice of Jesus, what to do to produce more signs of life and to face the situations of death of our district etc.
To make the reading of John 15,1-8. Then each participant takes a sign of death of the tree and do a prayer of pardon and burn, next each one catches a sign of life and gets a beating like memory and challenge.
God's word: Jo. 15, 1-8. Sl 1.
19. To turn inside out
I aim: To wake the group for the importance of the organization
Development:
° Pass 1: to form a circle, all hand in hand.
° Pass 2: The coordinator proposes the group a challenge. The group, all will have to be turned for out, of back for the centre of the circle, without setting the hands free. If someone already knows the dynamic one it must be from the outside observing or not give traces any.
° Pass 3: the group will have to look for alternatives, up to getting the objective.
° Pass 4: after managing to turn inside out, the group will have to turn back, being again I eat before.
° Pass 5: To analyse the dynamic one:
What they were seeing? How were they felt?
Was it easy the exit found? Why?
Did anybody lose heart? Why?

What this has to do with ours day by day?
Does our society need to be transformed?
What we can do?
God's word: Ex 18, 13-27 Sl 114

20. It opens the eye
Participants: 2 persons.
Respected time: 20 minutes.
Material: Two clothes to close the eyes and two slippers or clubs done with newspapers rolled up in the form of nightstick.
Description: Two volunteers must have the covered faces and must receive a slipper or club. Then they must begin a fight of blind men, to see who puts other right more in the darkness. The remainder of the group hardly assists. So what begins the "fight", the coordinator makes sign for the group not say anything and untie the sale of the eyes of one of the volunteers and it lets the fight continue. After sufficient time so that the results of two situations are observed well, the coordinator withdraws the sale of another volunteer and shuts the experience in.
Conclusion: There opens a discussion on which it was present in the context of the current society. The reaction of the participants can be very varied. Therefore, it is convenient some postures consider like: indifference x indignation; to applaud the aggressor x to be positioned to defend the undefended thing; to wash the hands x to be wrapped and to join forces with the oppressed one, etc. Some questionamentos can help, first ask the volunteers how if they felt and it why. Then too many participants say word to. What it went to posture of the group? For whom did they cheer?
What that has to do with our reality? Which the blindnesses what we face today? What it means to have the blindfolded eyes? Who establishes the rules of the play of the social, political and economical life today? How we can contribute to take away the sales of the eyes of that which they do not see?
God's word: Mc 10, 46-52 Lc 24, 13-34.
21. I affect
Participants: 7 to 30 persons
Respected time: 20 minutes
Material: A bichinho from plush.
Description: After to explain the objective, the coordinator asks for what all
there forms a circle and raisin between them the bichinho from plush, to which each integrant must demonstrate concretely his feeling (fondness, I stroke, etc.). It is necessary to be to him attentive to verbal demonstrations of the integrants. After the experience, the integrants are invited doing the same gesture of fondness in the integrant of the right wing. For last, it is necessary to debate on the reactions of the integrants regarding feelings of fondness, fear and inhibition that had.

22. I support
Participants: Indefinite.
Respected time: 10 minutes.

Description: The coordinator must ask all the participants that if they support in an alone foot, where they should take a leap for front and other did not put another foot in the ground, a jump for the right wing in order that left to give a rodadinha, the lowered one and etc.
Message: We cannot live with our individualism because we can fall and have no strength to stand up. Because we will be alone and do we have a friendly shoulder of our side?

SOBRE PERDÃO - CRIANÇAS

Olá amiguinho!
        Vou contar-lhe uma história muito interessante que penso vai te ajudar bastante.
        É a história de Maurício, que era um menino esperto, inteligente e amado demais pelos pais.
        Mais ou menos aos 10 anos de idade experimentou algo muito importante, a importância de perdoar e ser perdoado.
        Era época da Páscoa e se ouvia muito a respeito de perdão, amor, paciência, verdade, respeito, obediência, renúncia, pecado e muitas outras coisas.
        Ouvia na celebração que era tempo de reflexão, de olhar para dentro de si mesmo e enxergar como estava a sua vida.
        Maurício nunca deu muita bola para essas coisas, mas desta vez foi diferente, pois estava na Escola Bíblica e a professora falou sobre a importância dessas virtudes na vida de cada um. Mas também pensou consigo mesmo: - Para mim não tem problema, pois sou tão bom, tenho muitos amigos e nunca ninguém reclamou nada de mim.
        Comentou o assunto com seu pai, que deu-lhe uma idéia:
        - Primeiro peça a Deus para te mostrar o que precisa mudar em você. Em seguida, cada vez que descobrir alguma coisa a ser mudada pregue um preguinho do lado de trás da porta do seu quarto para que você nunca se esqueça disso.
         Bem, o tempo foi passando enquanto Maurício passou a ficar atento em si mesmo.
        E qual não foi a sua surpresa, começou a observar que tinha dificuldade de perdoar as pessoas. Nunca falava nada pra ninguém, mas a mágoa, a raiva, o sentimento de vingança, a vontade de “esganar”, a tristeza, invadiam seu coração quando alguém fazia algo que não lhe agradava.
        Cada vez que tinha esses tipos de sentimentos, colocava um preguinho na porta. Mas como esta ficava sempre aberta, quase não via os pregos que ficavam na parte de trás da porta, escondidos.
        Passado mais ou menos um mês, a mãe resolveu dar uma olhada no quarto de Maurício, foi quando levou um susto, porque a porta estava repleta de pregos na parte de trás.
        Chamou o filho e perguntou o que significavam todos aqueles preguinhos na porta. E foi então que Maurício levou o maior susto, pois, não havia mais lugar para mais nenhum prego.
        Conversando com sua mãe para explicar o sentido dos pregos, sua mãe lhe disse:
        - Filho, não basta você pregar os pregos na porta, você tem que se esforçar para mudar essa situação. Deve ficar atento para perdoar mais, ser mais compreensivo com as pessoas, mais paciente, pedir pra Deus te ajudar a esquecer o ocorrido, amar mais! E aí, cada vez que vencer cada uma dessas dificuldades e perdoar de verdade, vem no quarto e tira um preguinho.
        Assim ele fez. Até que um belo dia, quando foi tirar mais um preguinho da porta, que surpresa, não havia mais nenhum para ser tirado. Ficou tão feliz, que até chorou de tanta alegria!
        E você, gostaria de fazer essa mesma experiência? Talvez não possa furar a porta com pregos, mas pode escrever num caderno cada vez que errar, e riscar cada vez que acertar. Outra idéia, pegue uma caixinha de fósforo cheia e vá tirando os palitos cada vez que errar, e depois vá colocando novamente cada vez que acertar, que vencer a dificuldade. Legal não é?!
Aproveite agora para decidir ser melhor com você mesmo e conseqüentemente com as outras pessoas. Faça como Maurício, experimente!! Você pode ter muitas surpresas boas!!
        Mas para isso é preciso de algo muito importante, ser sincero com você mesmo, ser verdadeiro. Senão será impossível conseguir. Viver a sua verdade com você mesmo, Com Deus e com os outros. As três formas que te torna possível vencer essa “batalha”. Ah, e outra coisa, não experimente sozinho, mas sempre com o Espírito Santo de Deus, que te ajudará a ser fiel a você e a enxergar a verdade. Vá em frente que você conseguirá!!
        Deus te abençoe!
Obs. Ah, já ia me esquecendo, a história de Maurício não terminou. Aguarde o final na próxima semana!! Até lá!

Faça a Cruzadinha:
"Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito".




Fonte:
http://www.montesiao.pro.br

ATIVIDADES BIBLICAS PARA JUNIORES










ACAMPADENTRO JUNIORES

TEATRO PARA DIVULGAÇÃO DA ESCOLA BIBLICA