INTRODUÇÃO:
Amados, antes de tentarmos compreender a criança que estará diante de nós a cada domingo, é conveniente fazermos uma reflexão sobre o nosso papel de obreiros do Senhor, trabalhando em sua seara. Devemos lembrar que temos em nossas mãos a responsabilidade de apresentar o nosso Deus vivo a estes pequeninos seres que, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente são tão carentes d’Ele e não sabem. Mostrar estes aspectos ainda que rapidamente, é o que nos propomos neste trabalho.
I – A CRIANÇA FISICAMENTE:
1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )
Ao nascer a criança já pode fazer vários movimentos e enfrenta 3 grandes trabalhos:
- Enfocar os olhos
- Aprender a andar
- Aprender a falar
* Pode parecer que não há trabalho para o obreiro do Senhor nesta fase, mas eu afirmo: existe sim!
* Primeiro passo é procurar conhecê-los melhor e a seus pais também!
* As crianças do Rol de Berço crescem rapidamente.
* Seus músculos exigem ação e por isso são turbulentos.
* Elas falam pouco, mas, entendem quase tudo.
* Tenha paciência e calma.
* Use brinquedos fortes, grandes e leves.
* Dê-lhes atenção e não fique zangada.
* Cante corinhos com gestos e providencie para que a sua sala seja a mais confortável possível.
2 – JARDIM DE INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
* Crescem rápido, tem maior controle motor.
* São ativas e cansam-se facilmente.
* Não conte histórias demoradas, não use palavras difíceis e não faça perguntas que exijam que ela se lembre.
* Alterne atividades calmas com atividades de movimento procure ter uma sala equipamento adequado e material apropriado para trabalhinhos.
3 – PRIMÁRIOS: ( 07 à 09 anos )
* Têm responsabilidade vibrante e curiosa
* Cada idade desta faixa etária têm suas próprias características mas apesar de não serem iguais, há traços comuns entre elas.
* Nesta idade descobrem a escola secular os seus encantos e por saberem fazer comparações a Rede de Crianças pode ficar em segundo plano se o professor da mesma não levar a sério o seu trabalho, não dê tempo a eles de ficarem sem nada para ver, ouvir ou participar.
* Use amplamente recursos visuais.
4 – JUNIORES: (10 à 12 anos )
* Trabalhar com essa faixa etária não é fácil.
* Mas é muito gratificante.
* Os juniores não são mais crianças mas não podem ser considerado jovens.
* Sentem necessidade de serem liderados por alguém que os compreenda e os ajude a conhecerem a si mesmos.
* O professor de juniores deve ter um programa ativo.
* Evite fique sentados por muito tempo na mesma posição, evite louvores que pareçam infantis, crie suspense ao arrumar seu material para a aula e dê trabalhos atrativos e úteis para eles fazerem.
5 – ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
* Procure conhecê-los dentro e fora.
* Tente identificar-se com eles.
* São desajeitados e muito críticos.
* Na tentativa de se adaptarem aos dois mundos existentes ( o seu, interior, e o outro, exterior ) entram em conflitos .
* Apesar de seu desenvolvimento rápido, podem estar bem dispostos num dia e no outro não querem fazer absolutamente nada
* Varie seus métodos de ensino e faça com que eles participem ativamente da aula. Nunca dê-lhes atividades sem explicar-lhes o seu objetivo.
II – A CRIANÇA PSICOLOGICAMENTE:
1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )
* São sensíveis, precisam de atenção, sendo ou muito boas ou rebeldes demais.
* Evite incidentes que possam ficar gravados em sua memória.
* Não deixe que ela se sinta coagida.
* Dê-lhe segurança e amor.
* Procure não faltar.
* Não gostam de serem mandadas mas fazem coisas que você sugerir.
2 – JARDIM DA INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
* Gostam de brincar em conjunto mas têm tendência a destruir coisas.
* São egoístas, desejam aprovação dos outros e dos adultos.
* Não grite com elas.
* Já controlam o choro apesar de serem explosivos.
* Gostam de ajudar, são bondosos, mas também são teimosos e medrosos.
* Evite histórias que tenham suspense negativo.
3 – PRIMÁRIOS: ( 07 à 09 anos )
* São comunicativos, necessitam de companhia respeitam autoridade e são cooperadores.
* Não espere muito por eles.
* Ensine obediência através de sugestões com amor, e nunca dando ordens.
* Ensine o valor de competir, incentivando-os cooperando para o bom andamento da classe.
4 – JUNIORES: ( 10 à 12 anos )
* Têm boa memória, lêem muito, sentem necessidade de segurança.
* Gostam de organizar grupos do mesmo sexo.
* As meninas pensam mais em namoro, adoram heróis e são perfeccionistas.
* São instáveis emocionalmente, sensíveis ao desprezo, falta de amor ou hipocrisia.
* Promova passeios para a classe, ajude-os na formação de bons hábitos de leitura.
* Seja amigo constante e sincero
* Evite abraços ou outros gestos pois eles não gostam.
* Ame-os com o coração e não com gestos carinhosos.
5 – ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
* Estão sempre em busca de novidades.
* Muitos curiosos quanto a sexo e drogas.
* Querem ser adultos, independentemente e pertencer à comunidade.
* Fica encabulado com facilidade e têm consciência de seus problemas.
* Têm interesse pelo sexo oposto, mas seus sentimentos são inconstantes.
* Providencie preletores cristãos para falar sobre sexo e drogas.
* Conduza seus pensamentos em direção a Cristo.
III – A CRIANÇA ESPIRITUALMENTE:
1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )
* Têm sede de conhecer a Deus vivo e atuante.
* Têm a capacidade para entender e experimentar o amor de Deus, ouvindo, vendo e experimentando.
* Gostam de orar e dizer palavras simples para Deus, agradecendo por tudo.
* Tentam cantarolar os corinhos durante a semana.
* Desafina, inventa palavras mas canta com alegria.
* Gostam de ouvir sobre a criação
*Ensinar-lhe que Deus criou o seu corpo.
* Evite expressões abstratas porque elas levam a sério.
2 – JARDIM DA INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
* Pensa em Deus de um modo pessoal e consegue dar-lhe verdadeiro louvor.
* Ensine-a a orar de maneira pessoal com o Senhor.
* Diga-lhe muitas vezes que Deus odeia o pecado.
* Tem curiosidade sobre a morte.
* Acredita nos adultos e está pronta a ouvir de Cristo.
* É a época propícia para convidá-los a tomar uma decisão, aceitando a Cristo como Salvador.
3 - PRIMÁRIO: ( 07 à 09 anos )
* São impacientes e não gostam de histórias em capítulos que duram muito tempo ou que sejam em seguida.
* Gosta da Escola Dominical e têm fé em Deus.
* Já entendem que Cristo as comprou com seu sangue e que pertencem a Jesus, querendo trabalhar para ele.
* Ensina-lhes a pedir a Deus a solução de qualquer problema.
* Ajude-os a conhecer Jesus, o melhor amigo.
* Dê-lhes trabalhos práticos. Distribuição de folhetos, ligações telefônicas para amigos não crentes, participação de corais, jograis, teatro e etc...
4 - JUNIORES: ( 10 à 12 anos )
* Reconhecem o pecado como algo que desagrada a Deus e a si mesmo.* Têm fome de Deus.
* Sua fé é simples e a sua cabeça está cheia de dúvidas sobre a Bíblia.
* Gostam de encontrar respostas por si mesmos na Bíblia.
* Compreendem melhor os simbolismos.
* Querem Cristo como Salvador e Senhor.
* Explique-lhes o valor do sangue de Cristo.
* “Se confessarmos os nossos pecados , ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”I João 01:09
* Desafie-os a orar, fazendo pedidos específicos e pela resposta de Deus, vão saber a realidade divina e a sua atuação hoje na vida diária.
* Ofereça-lhes as ferramentas próprias para descobrir na Bíblia as soluções para seus problemas.
* Leve-os aos pés do Senhor e ajude-os a entender a importância de colocar a Cristo como líder de suas vidas.
5 - ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
* Estão prontos para salvação. Pode levá-los a Cristo sem receio.
* Ajude-os no seu crescimento Cristão: valor da oração, hora devocional, estudos Bíblicos, etc.
* Aplique-as verdades Bíblicas à vida de cada aluno, pois eles têm muitas dúvidas sobre o cristianismo.
* Dê-lhes oportunidade para fazerem perguntas e responde sempre apontando princípios Bíblicos.
* Treine-os e descubra suas aptidões para trabalhos da igreja.
EXTRAIDO: http://www.montesiao.pro.br/redecrianca/compreendendocri.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário