versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MOLDADOS POR JESUS

Tema: Mostrar às pessoas que Deus ama a todos igualmente e está sempre disposto a fazer tudo por nós.

Objetivo: Apesar das nossas diferenças, devemos aceitá-las e usá-las para fazer o bem ao nosso próximo.

Materiais sugestivos para ilustração: Diferentes objetos plásticos.

Texto principal: “Peça a Deus que abençoe seus planos e eles darão certo”. Prov. 16:3

Introdução: Origem do Plástico.

Pergunta motivadora: O que há em comum em todos estes objetos?

O plástico surgiu em 1862. O seu inventor foi o Inglês chamado Alexander Parkes. Os primeiros objetos de plásticos eram muito caros. Isto fez com que os investimentos na produção do plástico ficassem em segundo plano.

Anos mais tarde, o químico chamado Leo Hendrik Baekeland produziu um tipo de cola, que manipulada, virava plástico. O nome desse produto em homenagem ao seu descobridor é a Baquelita.

Com a descoberta da Baquelita, iniciou-se a produção dos plásticos sintéticos em grande escala, que abriu caminho para as descobertas de novas substâncias essenciais na produção desse material.


A. O plástico no nosso dia-a-dia

1) Prejuízo do plástico.
Quando jogado na rua, ele pode tornar-se um transtorno ao meio-ambiente. O motivo é que ele demora algumas décadas para se decompor.

O plástico pode ainda entupir os bueiros (rede pluvial) nas grandes cidades, provocando inundações.

2) Benefícios do plástico.
O plástico tem inúmeras possibilidades de utilização.
O plástico é um material higiênico e asséptico.
O plástico é um ótimo isolante térmico.
O plástico é um material leve.
O plástico é flexível e maleável.
O plástico é um material resistente.
O plástico é durável e fiável.
O plástico é reutilizável.
O plástico é reciclável.

B. Você e o plástico.

1- Existem plásticos de diversas cores.
Há plásticos nas cores branca, preta, amarela, etc. Você deve amar as cores! Foi Deus quem as criou. Imagine esse mundo sem o verde das plantas, o vermelho das flores o azul do céu, sem o branco das nuvens! Com certeza, seria um mundo triste e monótono. Os homens aproveitaram essas cores e as outras que existem, para pintar os plásticos, dando-lhes beleza.

Amigo! Mais importante que as cores do plástico, são as cores das pessoas. Existem pessoas de cor preta, de cor amarela, de cor branca. A história nos conta que durante muitos anos, as pessoas de cor branca subjugaram e maltrataram as pessoas de cor preta. Muitas foram humilhadas, e grande quantidade de pessoas foi morta.

Você já leu na Bíblia que Deus não faz acepção de pessoas? Leiamos Rom. 2:11: “Porque para com Deus não há acepção de pessoas”.

Sim, Deus ama a todos igualmente. Portanto, o que Ele lhe pede é que você seja amigo de todos, independente da sua cor, raça, nação ou língua.

2- Existem plásticos lisos (macios) e plásticos ásperos.
A mesa da minha casa é forrada com um plástico liso. Quando vamos acampar, usamos ou vemos as pessoas usarem o plástico (preto) para forrar o fundo da barraca; outros constroem suas barracas com plástico. Quando você vai ao supermercado com os seus pais, você pode notar que as compras são embaladas em sacolas plásticas lisas (macias). Esse tipo de plástico é bastante utilizado no nosso dia-a-dia.

Quanto aos plásticos ásperos, você talvez não tenha muito contato com esse tipo de material, mas eles existem.

Qual a aplicação que você pode tirar do plástico liso (macio) e do plástico áspero para a sua vida?

A nossa vida precisa ser lisa (macia). Existem pessoas que se assemelham a um porco espinho. Você conhece ou já ouviu falar desse animal?

Ele usa os seus espinhos que cobre todo o seu corpo para proteção e ataque. Você não precisa ser uma pessoa áspera e espinhenta. Jesus disse: “Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra;...”. Lucas 6:29.

Você é uma pessoa que sabe entrar e sair dos lugares, sem criar confusão? Lembre-se: Quando você for afrontado, use em sua defesa, aquele ditado: “Quando um não quer, dois não brigam”. Você precisa ser uma pessoa gentil, amável, cordial, simpática, prestativa. Você nunca será rebaixado por praticar o bem. Lembre-se que a Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que foram tratadas de forma áspera.
Por exemplo:
Davi x Saul
Ana x Eli
As crianças e suas mães x Os apóstolos se aproximavam de Jesus.

3- Existem plásticos flexíveis e plásticos inflexíveis.
Com o plástico flexível, você consegue embolá-lo (amassá-lo) em sua mão, como por exemplo, o plástico que você usa para fazer uma pipa e sua rabiola. Já o plástico inflexível, esse você não consegue embolá-lo (amassá-lo) na mão, como o plástico da garrafa de refrigerante, o plástico das vasilhas que sua mãe usa em casa para guardar mantimentos, canos de PVC, etc.

Você precisa absolver esses dois conceitos em sua vida: FLEXÍVEL e INFLEXÍVEL.

Quando é que se deve ser uma pessoa flexível e quando deve ser uma pessoa inflexível?

Você é uma pessoa sociável? Com certeza, terá muito amigos. Pode ser que em algum momento, um desses amigos o convide para praticar uma coisa errada; como sair para beber cerveja, fumar um cigarro, usar drogas ou fazer outra qualquer coisa que desagrade a Deus. Nesse momento, você deve ser inflexível; não pode negociar os seus princípios com ninguém.

Pode ser que o convite venha da pessoa mais chegada a você. Mesmo para esse colega, diga: “Não posso deixar o meu amado Salvador triste comigo”. Vocês lembram de José na casa de Potifar, no Egito?

Seja flexível, quando convidado a praticar o bem, para auxiliar o próximo, atender ao pedido dos seus pais para chegar em casa mais cedo, selecionar melhor os seus amigos, não freqüentar determinados ambientes. Nessas ocasiões, seja flexível e aceite fazer o que é bom. Lembre-se do que está em Atos, no capítulo 10, o apóstolo Pedro foi convidado para ir a um lugar que acreditava ser errado, nada menos que ir à casa de um gentil, um centurião romano!

4- Existem plásticos transparentes e plásticos que não são transparentes.
O plástico não transparente impede que se visualize o que está dentro ou por trás dele. Isto não acontece com o plástico transparente, pois com ele, você consegue visualizar tudo o que está dentro e por trás dele.

O apóstolo Paulo disse certa ocasião: “você é uma carta aberta que deve ser lida por todos”. II Cor. 3:2.

Em outras palavras, o apóstolo está dizendo que a vida dos que amam a Jesus deve ser transparente. As pessoas que praticam coisas erradas vivem se escondendo. Elas têm medo de serem descobertas. Mas aqueles que fazem de Jesus o seu guia, não precisam temer, pois são como lâmpadas acesas, que conseguem iluminar na escuridão.

Conclusão
Você sabe o significado da palavra PLÁSTICO? Esse nome vem do grego plastikos, que significa “maleável”.
Jesus deseja que você seja uma pessoa maleável. Existem muitas pessoas radicais, extremistas; pessoas que não conseguem se ajustar às dificuldades da vida, mas com Jesus na sua vida, você conseguirá ser uma pessoa melhor. Quando deixamos que Jesus tome conta da nossa vida, somos mais felizes e mais capazes de fazer o bem. É seu desejo permitir que Jesus o transforme, modelando você à Sua imagem? Que Deus nos ajude nesta decisão! Oremos.

Colaboração: James Wasth Silva Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário