versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

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segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FANTOCHES


FANTOCHES DE COLHER DE PAU

UM VARIEDADE DE FANTOCHES PODE SER FEITA DE COLHER DE PAU. O CABO DA COLHER SERVE DE VARETA; A PARTE CONVEXA DA COLHER SERÁ O ROSTO DO FANTOCHE.

COM PAPEL DE DOBRADURA
MATERIAIS: UMA COLHER DE PAU, PAPEL DE DOBRADURA, TESOURA, COLA, CANETAS OU CREIONS.
MODO DE FAZER: RECORTE A FISIONOMIA EM PAPEL DE DOBRADURA E COLE A COLHER. DESENHE DETALHES ADICIONAIS COM CANETA OU CREIONS


COLHER DE PAU PINTADO.
MATERIAIS : COLHER DE PAU, TINTAS ACRILICAS E PINCEIS
MODO DE FAZER: PINTE O ROSTO NAS COSTAS DA COLHER

FANTOCHE INSTANTANEOS DE GRAVURAS

MATERIAIS: FOTOGRAFIAS DE PESSOAS OU OBJETOS RECORTADAS DE REVISTAS, CARTOLINAS, COLA, PAZINHA DE SORVETE E TESOURA.

MODO DE FAZER: COLE AS FOTOGRAFIAS NA CARTOLINA E RECORTE. COLE ESSAS FOTOGRAFIAS MONTADAS NAS PAZINHA DE SORVETES.

PROGRAMA PARA O DIA DAS MÃES

RECEPÇÃO (CRIANÇAS ENTREGANDO LEMBRANCINHAS PARA A SUA MAMÃE)
ORAÇÃO PELA MÃES: ( EM FORMA DE JOGRAL, 3 CRIANÇAS. DECORADO)
HINO INICIAL: (MUSICA APROPRIADA PARA A OCASIÃO)
ENCENAÇÃO: (APRENSENTADA POR JOVENS OU ADOLESCENTES)
HOMENAGEM ÁS MÃES (ENTREGA DE UMA FLOR A CADA MÃE)
MOMENTO SOCIAL: (BRINCADEIRAS E ATIVIDADES SOCIAIS ENVOLVENDO AS MÃES PRESENTE)
APRESENTAÇÃO MUSICAL: (CONJUNTINHO FORMADO PELAS CRIANÇAS)
HISTORIA DA VIDA: (APRESENTADO PELO LÍDER DA CLASSE: PROFESSORA)
MUSICA ESPECIAL: (APRESENTADA POR JOVENS OU ADOLESCENTES)
ORAÇÃO FINAL: (TODOS DE MÃOS DADAS)
CONFRATERNIZAÇÃO: (LANCHE, BOLO, REFRIGERANTES.)

IDÉIAS! QUEM NÃO PRECISA DE IDÉIAS?

CRIANÇAS PRECISAM DE VIDA. CRIANÇAS PRECISAM DE LUZ. iSTO MESMO, OS PROFESSORES QUE SE DEDICAM A ENSINAR AOS ALUNOS DOS DEPARTAMENTOS DOS PRIMÁRIOS E DOS JUVENIS SÃO FAROL E LUZ. MAS A EXPERIENCIA NÃO É PARA QUALQUER UM.
ELA VEM DA SATISFAÇÃO PELO TRABALHO COMPLETADO E PELOS EFEITOS PRATICOS QUE O ENSINO DA PALAVRA TRAZ A MENTE DE QUALQUER CRIANÇA. É POR ISSO QUE OS PROFESSORES, PRECISAM DE IDÉIAS, MUITAS IDÉIAS...
ALGUNS PONTOS INTERESSANTES QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDOS:

1- TEM SEMPRE SOBRE A MESA GRAVURA EM FELTROS. O USO DO FLANELOGRAFO É IDEAL PARA ESTA FAIXA ETARIA.
2- USAR E ABUSAR DOS RECURSOS CONCRETOS. QUANDO VOCE FALAR SOBRE A MORTE DE JESUS, POR QUE NÃO TRAZER UMA OVELHA DE VERDADE, AO VIVO, PARA A SALA DOS PEQUENINOS DO JARDIM DE INFANCIA, POR EXEMPLO.
3) TER UMA CAIXINHA DE SAPATO BEM ENCAPADA COM PAPEL COLORIDO, COM ELEMENTOS SURPRESA.

OS PROFESSORES DOS PEQUENOS DEVEM BUSCAR A SABEDORIA DO ALTO PARA LIDAR COM OS DIVERSOS TIPOS DE CRIANÇAS. ALGUNS EXEMPLOS PRÁTICOS:

A) SE VOCE TEM EM SUA CLASSE CRIANÇAS DE LARES NÃO CRISTÃOS, PONHA-A EM CONTATOS COM AS CRIANÇAS MAIS EXTROVERTIDAS. A NOVA AMIZADE FUNCIONARÁ COMO UM ELO.

B) SE VOCE TEM CRIANÇAS QUE SE VESTEM INADEQUADAMENTE(SUJAS, DESCABELADAS, SEM ASEIO), ELES ESTÃO VINDO DE LARES DESORGANIZADOS. SUA MISSÃO: INTERESSAR-SE PROFUNDAMENTE POR ESTE PEQUENINO. ELES SENTIRÃO O SEU AMOR E VOCE CONQUISTARÁ SEU CORAÇÃOZINHO.

C) SE VOCE TEM CRIANÇAS MUITOS BRILHANTES, DE-LHES ALVOS CADA VEZ MAIS ALTOS. EXPLORE SEUS TALENTOS, SEM BAJULAÇÃO E SEM PREFERENCIALISMO.

D) SE VOCE TEM CRIANÇAS RETRAÍDAS(MEDROSAS, INIBIDAS, MAL HUMORADA) ELAS PRECISAM DE AJUDA. PODEM ESTRAR SOFRENDO DE ABUSO FISICOS, EMOCIONAIS OU SEXUAIS. DE A ESTA CRIANÇAS PEQUENAS TAREFAS. FAÇA DELA SUA AUXILIAR. CONQUISTE SEU CORAÇÃO AO POUCOS.

A GRANDE VERDADE É QUE PESSOAS DEDICADAS AO MINISTERIO INFANTIL NUNCA ESTÁ SÓ. JESUS ESTARÁ SEMPRE AO SEU LADO, DANDO-LHES FORÇAS EXPECIAIS. A MISSÃO É LINDA E COMPENSADORA. QUE DEUS LHE USE FORTEMENTE. QUE MUITAS CRIANÇAS CONHEÇAM A JESUS ATRAVES DO SEU MINISTÉRIO PESSOAL!

ORAÇÃO










FLOR EM PAPEL





JESUS ENSINA SOBRE A ORAÇÃO















TEMA DO MÊS:
O DEUS QUE RESPONDE A ORAÇÃO

Tema da aula:
Tudo o que pedirmos a Deus crendo, receberemos!

Texto bíblico: Mateus 21:14-22
14 E chegaram-se a ele no templo cegos e coxos, e ele os curou.
15 Vendo, porém, os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que ele fizera, e os meninos que clamavam no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se,
16 e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor?
17 E deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite.
18 Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome;
19 e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente.
20 Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira?
21 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito;
22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis

Objetivos:
1. Levar a criança a entender mais uma vez que Deus responde a nossa oração.
2. Ensinar que existe uma condição para sermos atendidos em nossas orações: CRER.
3. Ensinar que, dentro da vontade de Deus, podemos ter todos os nossos pedidos atendidos. O foco é receber pela fé.
4. Levar as crianças a sentirem que existe uma diferença mesmo naqueles que oram com Fé.
5. Despertar no coração dos pequeninos que sem fé e impossível agradar a Deus.


Sugestão para o desenvolvimento da aula: fazer duas árvores grandes de cartolina ou EVA e colocar ao lado de cada árvore um aparelho de telefone. Convide duas crianças para participar da ministração. Cada criança irá representar um personagem da história.
Nos mesmos horários os personagens irão fazer ligações*orações para Deus. As crianças pegam os telefones e o professor faz a oração representando as crianças.
Uma oração será cheia do poder de Deus, interprete uma criança orando como já que agradecendo, pois no coração dela não há nenhuma dúvida que Deus possa responder sua oração.
A outra oração deixará dúvida, a criança desconfiará se Deus realmente irá responder a oração dela.
Prepare com papel ou EVA vários frutos, alguns mais feios, pretos, com aspecto de velho e outros mais novos coloridos, vistosos e com um desenho no verso (pode ser um carrinho, vídeo game, boneca, piscina, casa etc., coisas que eles pediriam na oração).
Conforme as crianças forem orando os frutos irão sendo acrescentados nas suas árvores, sendo que a criança que ora com fé sempre recebe os melhores frutos. NÃO PORQUE DEUS NOS DÁ ALGO QUE NÃO É BOM, MAS PORQUE DEPENDE DA NOSSA FÉ PARA RECEBER.
Após as orações faça um debate com as crianças, de forma que elas percebam qual e a diferença entre os frutos destas Árvores e destas orações. Use estas questões em seu debate: Será que Deus responde a nossa oração? Eu posso pedir qualquer coisa pra Ele? Até um avião? Deixe eles falarem e argumentarem.
Peça aos grupos que se reúnam e façam uma lista do que eles querem pedir pra Deus. Começa o primeiro grupo, um representante do grupo vai até o telefone pra falar com Deus. O objetivo desta exposição é você deixar eles irem pedindo e você vai analisar de acordo com o que eles pedem e se eles realmente estão acreditando, crendo que Deus pode lhes dar. Se eles estiverem CRENDO, assim que desligar o telefone você dará um fruto bom pra eles colarem na árvore. Do contrário, dê um fruto não tão bom e deixe-os descobrirem o porquê às vezes recebem frutos bons e outras vezes recebem frutos não tão bons.

Situação da Criança: Deus pode me dar tudo? Tudinho mesmo? Até o vídeo-game, a boneca, o brinquedo etc.. Ah claro que pode! Tenho uma relação com Deus através da minha ORAÇÃO e isso vai produzir milagres especiais de Deus na minha vida. Eu serei atendida, pois oro, DEUS me ouve e eu CREIO que Ele me ouve e pode me dar.

Versículo: “Tudo que pedir em oração, crendo, recebereis” Mt 21:22

Atividade: Com os menores, fazer uma exposição com massinha de modelar. As crianças fazem TUDO aquilo que Deus pode nos dar. Montar uma maquete depois.
Para os maiores, formar grupos, montar cartazes ou painéis utilizando revistas e jornais para recortar e colar TUDO que Deus pode nos dar.

Lembrancinha: alguma coisa onde eles possam guardar registros de orações atendidas. Sugestões:
- um envelope em forma de fruto (maçã, uva): eles podem guardar um pedaço da caixa do videogame, do tenis etc.
- uma caixinha colorida: para guardar objetos diversos que sejam fruto das orações
- um porta-retrato: para colocar a foto de uma viagem, de um passeio, de algo que eles queriam muito e aconteceu.
FONTE: IGREJA RENASCER EM CRISTO
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Devocional: é um período do dia que separamos para um encontro com Deus.
É um tempo em que desfrutamos da Sua comunhão, louvando-O, cultuando-O,
orando e lendo a Bíblia. Isto agrada o coração de Deus.
Para as crianças maiores: Faça um caderno bem lindo para você registrar os
seus encontros diários com Deus. Cole a sua roda de oração e diariamente
separe um período de seu dia, a sós, livre de distrações (Mc 1:35). Peça a
Deus que sonde seu coração (Sl 139:23,24) e confesse todo pecado que lhe
for revelado pelo Espírito Santo de deus (Sl 32:1-5). Abaixo segue uma
sugestão para que você possa meditar na Palavra de Deus, que lhe é entregue
toda semana através de versículos.
1°- Identifique a promessa de Deus naquela passagem bíblica (Escreva).
2°- Identifique qual a condição para que recebamos a promessa de Deus
(Escreva).
3°- Ore e peça a Deus que lhe revele a Palavra Rhema para a sua vida. Ela é
individual e revelada em seu coração acerca do que você precisa realizar ou
mudar em atos, pensamentos ou palavras para ser digno de receber a
promessa. Peça perdão a Deus, busque mudar suas atitudes que desagradam
a Deus e tome posse de suas bênçãos.
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Para as crianças menores: Esta orientação deve ser dada aos pais, para que
eles participem e incentivem o crescimento espiritual de seus filhos. Incentivar
aos filhos ter intimidade com Deus desde pequenos é o melhor investimento
que os pais podem fazer para a vida de seus filhos, por isto este momento
deve ser prazeroso e alegre:
· Os pais lêem um versículo ou uma história da Bíblia Ilustrada.
· Oram juntos.
· Caderno para anotações em letra de forma, desenho ou colagem de figuras
que representem o versículo ou pedido de oração.
· Expliquem cada parte da roda de oração ( abaixo algumas instruções):
1. Louvor e adoração - elogiando a Deus (Deus é bom, maravilhoso, jóia,
amigo...)
2. Confessando o pecado - Jesus não fica alegre quando a gente...
3. Orando por você - Aprender a ouvir e obedecer
4. Por amigos e família - incentivar com painel de fotos, álbum ou colar no
caderno. (Orar olhando)
5. Por igreja e nações - usar fotos...
6. Agradecendo e esperando - Deus responde com Sim, Não e Espere...
Sugestões:
- A Criança e a Oração
O melhor modo de ensinar uma criança a descobrir que estamos
talhados para comunicar com alguém que nos ama, nos protege e é
maior que nós, é ensiná-las a orar. Depois de serem bem iniciadas
na oração, as crianças começam a ser capazes de orar sozinhas.
A chave do sucesso na oração é aprender a pôr confiadamente a
vida nas mãos de Deus. Na oração com as crianças, o ideal é
ensiná-las a comunicar como comunicam com as pessoas que mais
amam. É fundamental que, na oração, a criança utilize as palavras
que usa com os pais e as pessoas amigas. Não é bom tornar as
orações repetitivas, o que leva ao desinteresse.
Devemos evitar que os tempos de oração sejam demasiado longos,
a fim de evitar a saturação. Mas é bom ensinar as crianças falar
muitas vezes com Jesus durante o dia. A melhor maneira de as
crianças aprenderem a orar é o modo como os adultos tomam a
oração a sério. O melhor mestre é o exemplo.
- Ensinando a orar
Para ajudar as crianças a saberem pelo que orar e para que elas se
interessem pelo assunto pelo qual devem orar, mostre (mais não mais que
isso) duas figuras a fim de ilustrar aquilo que ela deveria incluir em sua oração.
Peça a duas crianças que venham à frente; dê a cada uma delas uma figura
que possam segurar e para qual possam olhar por alguns segundos ou mesmo
um minuto.
Então converse com as crianças, primeiro com as duas, depois inclua as
demais na conversa / no culto do lar, sobre o assunto pelo qual vocês
gostariam de orar a Deus, nesse dia.
Se a criança não for capaz de orar por si mesma, sozinha, peça a ela que
repita, após você, uma oração bem curta.

AS BEM AVENTURANÇAS




AS BEM-AVENTURANÇAS
Mateus 5.3-12

O que são as Bem-Aventuranças?
Elas são de um lado as Be-Atitudes – atitudes que deveríamos ter.
Uma atitude é a maneira como mostramos nosso modo de pensar ou sentir sobre algo. Uma beatitude é o pronunciamento de alguma bênção ou felicidade que virá sobre nós quando permitirmos que Deus molde nossos pensamentos e sentimentos.

Quando Jesus fez o Sermão do Monte (Mateus 5.7), Ele deu algumas beatitudes, cada uma começando com a palavra bem-aventurado, ou feliz.
A pessoa abençoada é favorecida por Deus, recebendo dEle certos benefícios.
Existe um tipo de especial de felicidade que surge quando sabemos que Deus se agrada de nossas atitudes. Um menino pronto a dar a primeira lambida num sorvete pode dizer: “Isto vai me fazer feliz”. Mas, o que acontece quando o sorvete acaba?

A felicidade de Deus é duradoura. Ela começa quando recebemos Jesus como Salvador. A felicidade permanente de Deus não é apenas riso e prazer quando tudo vai bem, mas paz e esperança que lhe dão alegria mesmo nas dificuldades.
Podemos ter essa alegria quando sabemos que Deus perdoa os nossos pecados e nos deu a Vida Eterna. Uma vez que tenhamos fé no Senhor Jesus Cristo, as bênçãos pronunciadas aqui podem começar a transformar a nossa vida.

Jesus ensinou que se tivermos certas atitudes vamos ser felizes – as congratulações virão. Quando mostrarmos cada uma dessas atitudes certas, o Senhor irá felicitar-nos mediante resultados especiais. Por exemplos, se você for “humilde de espírito”, tem a promessa do “reino dos céus”. O que isto significa? Vamos examinar cuidadosamente as oito bem-aventuranças.


(1) “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.”
Ser pobre é não possuir algo que se precisa. A pessoa “pobre” (humilde) de espírito, admite voluntariamente sua necessidade espiritual. Ela compreende que lhe falta algo na vida. (Na verdade, Alguém está faltando).
Quando admitimos nossa necessidade espiritual, estamos prontos para receber Aquele que irá satisfazer essa carência, o Senhor Jesus Cristo. Então, nos tornamos parte do reino de Deus e podemos ter a certeza de compartilhar o Céu com Ele (Lucas 12.32).


(2) “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”
Gina chorou por não gostar do café da manhã.
Chorou por não apreciar as roupas que a mãe comprou para ela.
Chorou quando a professora fez uma pergunta difícil e quando fez prova de matemática.
Jesus não estava, porém, falando desses tipos de tristeza.
Certo dia Gina ouviu: “Jesus morreu pelos seus pecados”. Ela então chorou por ter ficado realmente triste com seus pecados. Era pecado desobedecer à mãe e querer impor a sua vontade. Era até pecado chorar tanto. Este era o choro a que Jesus se referia – ficar triste com os pecados. Gina foi consolada quando confiou em Jesus para perdoá-la. Todos os que aceitam Jesus como Salvador recebem o grande consolo do perdão dos pecados.
Jesus prometeu também enviar aos salvos um Consolador ou Auxiliador, o Espírito Santo, para ser nosso Companheiro constante e ajudar-nos em momentos de problemas e perdas (João 14.16,17). É também muito reconfortante saber que algum dia, no Céu, não vai haver nenhum choro (Apocalipse 21.4). Este será um tempo realmente feliz.


(3) “Bem-Aventurados os manos, porque herdarão a terra.”
Ser manso é muito diferente de ser fraco.
Decidir ser manso – amável, humilde, submisso – exige força.
A mansidão vem quando nos vemos pela ótica de Deus.
Deixamos de fazer exigências. Deixamos de querer o primeiro lugar. Aceitamos as situações difíceis como vindas de Deus e fazemos o nosso melhor apesar delas.
A mansidão nos capacitará a desenvolver relacionamentos cordiais, satisfatórios, com outros e nos liberará para desfrutarmos de uma ‘herança’ especial de Deus, a Quem tudo pertence (Salmos 50.10- 12).
Quando deixamos de nos concentrar nas coisas pessoais e aceitamos o que Deus decide dar-nos, ficamos livres para “possuir” todas as coisas – usufruir a beleza e fartura da terra que nos rodeia – sol e ar fresco, boa alimentação, família e amigos, boa saúde. Podemos então aproveitar a vida ao máximo.
Algum dia iremos estar junto ao Senhor quando Ele julgar os perversos e estabelecer o seu reino na terra.


(4) “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.”
Você já ficou com tanta fome que não conseguiu esperar pela hora da refeição? Ou com tamanha sede que precisou tomar um copo d´água imediatamente? Assim como o corpo precisa de alimento e água, o seu “eu” interior (sua alma e espírito) necessita de algo para satisfazê-lo.
Alguns pensam que o dinheiro satisfaz.
Outros acham que precisa do prazer.
Jesus diz que a única coisa que pode satisfazer a sua fome e sede interior é a justiça, isto é, agir corretamente.
Você quer fazer o que é certo?
Jesus pode ajudá-lo nisso.
Quando você O recebe, Ele lhe dá a Sua justiça (2 Coríntios 5.21) e depois nos dá o poder de viver retamente.
Se tiver fome e sede de justiça, vai ler a Palavra de Deus e orar.
Terá prazer em estar com outros salvos na igreja e na Escola Dominical.
Quando buscar a Deus e agir como deve, vai sentir grande satisfação íntima; será abençoado com a verdadeira felicidade.
Mas, ficar “satisfeito” por agir bem será como comer uma sobremesa deliciosa. Você desejará repetir o prato por ser muito bom!

(5) “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.”
Mostrar misericórdia significa não castigar alguém mesmo que mereça.
Os misericordiosos são aqueles que perdoam outros e mostram a eles bondade que não merecem. Essas pessoas não olham os demais com superioridade nem os condenam.
Ser misericordioso significa dar parte de uma mesada a uma família pobre, ser amigo de alguém que seja objeto de riso dos seus vizinhos, ou ser paciente com o irmãozinho pequeno quando ele quebra um de seus brinquedos.
Por que devemos mostrar misericórdia?
Porque Deus tem sido misericordioso para conosco.
O Senhor Jesus aceitou o castigo pelo seu pecado e o meu quando morreu na cruz. Depois que receber a Ele, Jesus vai ajudá-lo a ser misericordioso para com outros em piores condições que você ou para com os que ofendem ou decepcionam.
Deus promete uma bênção especial aos misericordiosos: eles vão receber misericórdia de uma forma ou de outra (2 Samuel 22.26; Eclesiastes 11.1).
Se você então mostrar misericórdia, não se surpreenda quando outros forem misericordiosos para com você.


(6) “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”
Os judeus dos dias de Jesus davam muito valor à pureza ou limpeza, mas toda a sua ênfase estava nas coisas externas (Mateus 23.25).
Jesus voltou Sua atenção para o íntimo. Ele disse que Deus dá valor aos corações limpos. Não podemos tornar puros nossos corações, só Jesus tem poder para isso (Provérbios 20.9; 1João 1.7).
Jesus promete que os que permitirem que Ele os limpe do pecado verão a Deus.
Quando esta vida terminar, conheceremos a perfeita felicidade de viver para sempre na presença de Deus.
Há também um meio dos salvos “verem” a Deus agora.
Quando cometer um erro, confesse seu pecado a Deus (1 João 1.9). Fique perto dEle ao ler a Sua Palavra e conversar com Ele em oração. Quando seu coração é puro, você pode “ver” Deus trabalhando na sua vida.


(7) “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”
Você já viu alguma vez pai e filho tão parecidos que as pessoas dizem: “É fácil ver que ele é filho daquele homem!”
Quando outros olham para a sua vida, eles dizem: “Esse menino ou menina é filho de Deus”. Talvez digam, se você for pacificador.
Os pacificadores “promovem a paz” entre os inimigos. Quando fazemos isso nos assemelhamos a Deus.
Um meio de ser um pacificador é contando a outros como ter a paz com Deus mediante Seu Filho Jesus.
Você pode também ajudar a manter a paz com seus amigos, sendo verdadeiro e bondoso, mantendo-se calmo quando alguém quer começar uma briga.
Ter paz com Deus e com outros lhe trará grande felicidade (Tiago 3.17,18).

(8) “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”
Lemos em 2 Timóteo 3.12: “Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” [tratados com aspereza e crueldade!].
Os salvos podem evitar a perseguição vivendo como o mundo – rindo de piadas sujas, participando de brincadeiras perversas, não dizendo nada sobre o Senhor Jesus e o que Ele fez em favor deles.
Mas, então, não teremos a bênção mencionada por Jesus.
Você pode ficar feliz quando alguém caçoa de você por estar agindo certo?
Deus diz que pode.
É difícil ser maltratado por fazer o que deve, mas o Senhor Jesus nos deixou um exemplo (1 Pedro 2.21) e uma promessa para nos manter fiéis (Romanos 8.18).
Quando as pessoas rirem ou tentarem ofendê-lo por agir bem, pense nos dias felizes que terá no Céu. As dificuldades duram algum tempo, mas o Céu vai durar para sempre!

Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – Editora Hagnos – páginas1104 - 1106

domingo, 23 de janeiro de 2011

DINAMICAS





COMO FAZER GINCANAS?

Paz irmãos(as)
Abaixo segue um modelo para fazer gincanas.

OBJETIVOS
Muitos são os objetivos desta gincana, mas o principal deles é a integração dos irmão(a) com outros irmãos(a) e com a igreja em que eles atuam.
Há também metas muito importantes que visamos alcançar com a realização desta gincana. Ei-las: Reintegrar ao núcleo de irmãos, todos os que decidiram se afastar dele; Angariar fundos para o caixa do grupo para que possamos investir em materiais de interesse dos grupos.

Para que todos estes objetivos se concretizem, contamos com sua colaboração, seu apoio e suas orações.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA GINCANA
1. É preferível, que seja desta igreja.
2. Seja portador de um bom testemunho perante a sociedade e a igreja.
3. Saiba respeitar as decisões da comissão de jurados.
4. Participar de todas as reuniões que antecederem a realização da gincana.
5. Colaborar na medida do possível para o bom desempenho da gincana.

REGRAS, PONTOS, PENALIDADES E CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES

Regras

§ 1°-Só participará da gincana o Irmão que atender todas as especificações listadas no item: “Requisitos básicos para participar da gincana”, na página anterior.
§ 2º-A comissão organizadora ficará com responsabilidade de separar os componentes de cada equipe, evitando assim que equipes fiquem muito “fortes” ou muito “fracas”.
§ 3º-As equipes terão um número exatamente igual de participantes para evitar que ocorra injustiça durante as realizações das tarefas propostas.
§ 4º-As equipes serão mistas, formadas por pessoas de ambos os sexos.
§ 5º-As equipes devem escolher um nome, um líder e uma capitã até a data prevista para o encerramento das inscrições.
§ 6º-As equipes devem fazer o pagamento da taxa de inscrição à pessoa indicada pela comissão organizadora, dentro do prazo pré-estabelecido.
§ 7º-Cada equipe deverá convencer uma pessoa da igreja (que não esteja participando da gincana) a ser o tutor da equipe.
§ 8º-Cada participante estará inserido em uma equipe e se porventura ele cometer alguma falta, a mesma resultará em penalidades para toda a equipe.
§ 9º-cada equipe deverá ser subordinada ao seu líder e deverá apóia-lo em suas decisões.
§ 10º-Não será permitido aos participantes da gincana, trocar de equipe.

Pontos

§ 1º-Os pontos serão dados após a tarefa solicitada por uma comissão de jurados previamente selecionada pela comissão organizadora.
§ 2º-A nota máxima será 10(dez) e a nota mínima será 7(sete).
§ 3º-Mesmo que a equipe não complete a tarefa com aproveitamento, deverá receber a nota mínima estipulada (sete) por sua participação.

§ 4º-Os integrantes da comissão de jurados terão plena liberdade para avaliar as equipes.
§ 5º- Ao final de cada dia, se fará à leitura da classificação das equipes e será mencionado (a) se sofreram alguma penalidade.

Penalidades
Será penalizada com a perca de pontos (de 0 a 10), a equipe que:
§1º- Desrespeitar as regras da gincana.
§ 2º- agir de forma leviana ou imprudente.
§ 3º- possuir componentes faltosos ou que ajam de algum modo que venham causar escândalo à igreja de Cristo.
§ 4º- Não obedecer às diretrizes propostas pela comissão organizadora.
§ 5º- Exercer alguma atividade alimentícia (mascar chicletes, comer pipocas, doces, etc.) durante os estudos e seminários.
§ 6º- Conversar de tal maneira venha causar algum incomodo ao palestrante convidado.
§ 8º- Possuir algum componente que não tenha trazido a bíblia para os estudos.
§ 9º- Tiver pelo menos um de seus componentes sem o crachá de identificação que será distribuído com o nome de cada um e a identificação da equipe a qual ele pertence.
§10- reclamar com a comissão de jurados, usando palavras de baixo calão tais como: “houve enrolada, isso é roubo e etc.”.

Classificação das equipes

§1º- As equipes serão classificadas a partir da primeira colocada até a ultima. Cabendo a primeira colocada o título de vencedora da gincana.

ATIVIDADES NA IGREJA

A gincana ocorrerá em dois locais, um local será para realização das atividades externas ou de campo, e o outro será a igreja, onde ocorrerão as devidas atividades que só seriam passíveis de realização se ocorressem no templo.
As atividades principais que ocorrerão no templo serão:
1. Debates bíblicos. Será debatido entre as equipes, algum tema polêmico.
2. Perguntas bíblicas.
3. Representações de personagens bíblicos.
4. Estudos em grupos divididos por faixa etária ou por sexo. Tratando de assuntos relacionados à sexualidade e outros assuntos de interesse jovem. (Durante os estudos em grupos cultos ou seminários, não haverá disputa entre as equipes, o que irá contar pontos para as equipes será apenas a presença de seus componentes.).
5. Culto do filho pródigo. Esta reunião será feita preferencialmente à noite e toda sua programação será voltada para as pessoas que se afastaram dos caminhos do Senhor. Ganhará a nota máxima à equipe que trouxer para a igreja o maior número de pessoas afastadas da igreja.
6. Escola bíblica. Ganhará a nota máxima à equipe que tiver o maior número de componentes matriculados e participando da escola bíblica independente de qual classe eles pertençam. Também ganhará pontos a equipe que conseguir trazer todos os componentes para participarem da escola bíblica.
7. Evangelização. Ganhará a maior nota à equipe que tiver o maior número de componentes presentes no domingo pela manhã dispostos a saírem para evangelização.
8. Culto da mocidade. Ganhará a nota máxima, à equipe que conseguir trazer o maior número de pessoas não crentes para ouvirem à palavra de Deus.



ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA IGREJA

CADA EQUIPE DEVERÁ:

1. Escolher um dos componentes para decorar um capítulo bíblico previamente selecionado pela comissão organizadora, e apresentá-lo sem erros.
2. Compor uma música para um versículo selecionado pela comissão Organizadora, obedecendo todos os acentos e sinais que porventura o versículo venha ter. Ganhará a nota máxima à equipe que compor a mais bela música segundo a visão dos jurados.
3. Criar uma peça e representar um personagem bíblico. Ganhará a nota máxima à equipe que se sair melhor aos olhos dos jurados.
4. Recolher o maior número possível de donativos para a assistência social da igreja.
5. Escolher um dos componentes para cantar um hino em outro idioma.
6. Escrever uma carta para um missionário encorajando-o.
7. Compor uma poesia baseada em um texto bíblico selecionado pela comissão organizadora.
8. Participar ativamente da leitura dos textos solicitados pelo Pastor durante a explanação da palavra de Deus nos cultos de ensino.
9. Ter um recepcionista durante os cultos de domingo, para cumprimentarem os visitantes e acomodá-los confortavelmente.
10. Ensaiar e cantar um hino com todos os componentes.

ATIVIDADES DE CAMPO.

Serão realizadas em um local que não seja o templo; preferencialmente em um ginásio ou colégio, e será a parte dinâmica da gincana.
As atividades de campo exigirão dos participantes: força, raciocínio e inteligência.
Por serem muitas atividades, apenas algumas serão listadas aqui. As outras que por aqui não se encontrarem, serão consideradas como o “elemento surpresa”.
Atividades “financeiras” que serão propostas para todas as equipes:
1. Ganhará a nota máxima, a equipe que conseguir reunir o maior número de moedas de 10 centavos.
2. Ganhará a maior nota à equipe que conseguir vender mais bilhetes de uma rifa que será organizada pela comissão organizadora.

Atividades gerais:
1. Cada equipe deverá confeccionar (durante a execução das outras atividades), uma faixa colorida com o material de pintura que será distribuído para cada líder. Não poderá haver ajuda de outras pessoas que não sejam os integrantes das equipes.
2. Cada equipe deverá criar um grito de guerra.
Atividades que só serão explicadas na hora
1. Moisés no cesto.
2. “Briga” de galo.
3. Quem sou eu?
4. Mapa da mina.
5. Desfile de jornal.
Além dessas atividades, existem muitas outras que não serão listadas aqui, pois constarão como elemento surpresa para darem mais “sabor” à gincana.

PREMIAÇÃO
A equipe que for classificada em primeiro lugar receberá um certificado de Honra ao mérito, além de um prêmio que será decidido durante a primeira reunião que houver com os líderes de cada uma das equipes.
As equipes que forem classificadas a partir do segundo lugar, receberão um certificado em que conste nele sua devida classificação. Será discutido com as lideranças das equipes e a tesouraria a possibilidade de oferecer um premio simbólico a todos os participantes.

























PROGRAMAÇÃO PARA OS ESTUDOS BÍBLICOS

Os estudos que serão ministrados durante a gincana serão aplicados em quatro dias não consecutivos.
O assunto a ser abordado é SEXO, subdividido em quatro seções.
1. Seria Deus o grande desmancha-prazeres?
Durante o estudo desta seção os jovens devem: ser guiados a examinarem o que a bíblia diz sobre a sexualidade; descobrir que Deus se interessa profundamente por eles e que a sexualidade é uma dádiva divina para nós; agradecer a Deus pela benção do sexo, e orar por um entendimento bíblico da sexualidade.
2. Influências.
Durante o estudo desta seção os jovens deverão: entender e examinar a influência da mídia sobre a sexualidade; descobrir como a opinião bíblica difere da opinião da mídia no que diz respeito à sexualidade; identificar de que modo à mídia tem influenciado negativamente a juventude.
3. Aceitando o desafio da pureza sexual.
Durante o estudo desta seção, os jovens devem ser levados a: examinar a possibilidade de levar uma vida de abstinência sexual até o casamento; descobrir as bases bíblicas que os impulsione a entregar seus corpos e critério sexual a Deus; decidir-se a aceitar o desafio da pureza sexual, honrando a Deus com seus corpos.
4. Até onde é permitido chegar?
Durante o estudo desta seção os jovens devem ser levados à: examinar a tão debatida questão: até onde é permitido chegar? Descobrir os princípios de Deus
A fim de estabelecer as normas para sua vida sexual; fixar princípios bíblicos para o sexo.
Como trabalhar este conteúdo?
Este programa deve ser trabalhado durante o período da gincana, e por se tratar de assuntos polêmicos e pessoais, iremos dividir os jovens em dois grupos: um formado por jovens do sexo masculino e o outro pelas moças.

A pessoa que ficará responsável por repassar esses estudos aos rapazes será um irmão e a pessoa que ficará responsável por transmiti-lo às moças, será uma irmã. O método utilizado será o mesmo que é usado na escola bíblica, ou seja, enquanto um grupo estiver tendo o estudo dentro da igreja, outro grupo estará estudando na sala dos fundos que atualmente comporta a classe Ester, na nossa escola bíblica.

E se os jovens ficar com vergonha de tirar suas dúvidas?
O método que vai ser utilizado para os jovens tirarem suas dúvidas vai ser o seguinte:
Todos os jovens receberão fichinhas e canetas e ali escreverá sua dúvida, não precisando assinar seu nome para evitar constrangimento, em seguida deve deposita-la em uma urna que será colocada em local visível. Sendo assim, exclui-se o risco de haver constrangimento por parte de quem estar perguntando.

Quem vai participar destes estudos?
O estudo em si está sendo destinado aos grupos da igreja que estiverem participando da gincana, porém é permitido trazer algum amigo, quer seja ele um cristão ou não, para participar das palestras. A única observação que deverá ser seguida à risca é a proibição da presença dos pais nas classes durante os estudos, para evitar assim que o filho, fique com receio de perguntar e participar dando suas opiniões.

Isso vai valer ponto?
Além de todo o conhecimento teórico que o irmão(a) acumulará, haverá também uma gratificação para a equipe que conseguir reunir o maior número de componentes para assistirem aos estudos.
Onde eu vou conseguir o material?
Todo o material de estudo está contido no livro citado acima, preparado e separado de acordo com as seções que foram resumidas acima. É um material semelhante a uma lição de escola bíblica dominical que trará além do subsídio de cunho teológico um vasto material contendo informações sobre a atualidade, emoções e comportamento.

Quanto tempo vai durar cada estudo?
O tempo total será de duas horas aproximadamente. Sendo, porém este horário bem dividido entre: Louvor e adoração, leitura da bíblia, uma das atividades listada no “Atividades na igreja”, estudo bíblico, conclusão com oração.
















PROGRAMA PARA O CULTO DO FILHO PRÓDIGO.
Material necessário:
Painel
Convites
Instrumentos
Som
Cópia da programação.
Retro-projetor.
Painel. Deverá ser confeccionado pela comissão organizadora um painel ou uma faixa
Convites. Os convites serão personalizados e entregue aos lideres de equipes juntamente com uma lista contendo nomes e endereço das pessoas que estiverem afastadas.
Instrumentos. Os instrumentos e outros equipamentos de som deverão ser testados e afinados antes da reunião.
Som. O som que será usado neste culto não deve ser muito alto para não causar algum incômodo aos ouvintes, deve ser usado numa tonalidade média para que o culto não se torne um “castigo” para os visitantes.
Cópia da programação. Todos os visitantes devem ter em mãos uma cópia da programação do culto, bem como uma cópia do texto bíblico que será lido.
No caso de muitos deles não terem mais uma bíblia ou estarem desabilitados para achar um versículo na mesma, torna-se imprescindível à transcrição do texto bíblico.
Retro-projetor. Seu uso será de grande utilidade, pois todas os que estiverem presentes, poderão cantar os hinos que fizerem parte de nossa programação.


Na falta de um retro-projetor, fica a cargo da comissão organizadora, providenciar cópias gráficas dos hinos que serão cantados.
Momento de louvor – Corinhos de louvor e adoração.
Início do culto com oração – em seguida canta-se mais alguns hinos
Hinos sugeridos: Eu quero ser, senhor amado. Renova-me; Primeiro amor; Volta pra mim.
Leitura oficial.
Oportunidade para o cantor convidado.
Oportunidade para o conjunto da gincana.
Oportunidade para o preletor.
Apelo para reconciliação – enquanto isso, os jovens cantam os hinos que foram sugeridos anteriormente.
Encerramento – Benção apostólica.
Cumprimentos, confraternização e cantina.

Antes do culto...
Antes de realizarmos este culto, devemos ter alguns cuidados básicos, pois a maneira que se deve tratar uma pessoa que se afastou da igreja não pode ser a mesma com que tratamos as pessoas que nunca conheceram o evangelho.
Vamos propor um período de oração, para pedir que tudo o que venhamos fazer, seja feito sob a direção de Deus.
Ofereceremos também ao grupo uma breve instrução sob a maneira que se deve abordar e convidar uma pessoa que já conhece o evangelho. “Convites do tipo:
“Aparece na igreja que eu te encontro lá”
“Nos encontraremos no ponto de ônibus...”.
...E outros “convites” semelhantes, têm em média 99% de chances de não serem atendidos. Por que?
Na hora da sair para igreja, aparece uma estranha dor de cabeça. Aí vem este pensamento: “não vou sair de casa, pois estou passando mal”.
Surge uma visita inesperada: vizinhos ou parentes que havia anos não o visitavam agora aparecem como que caindo de pára-quedas. Então o afastado desiste de ir a igreja para receber os inesperados visitantes.
Um desânimo inexplicável. Na hora de sair, ele diz: “Não sei se vale a pena ir nessa igreja” ou “Eu quero ir, mas não tenho forças”.
Tudo isso e coisas piores acontecem exatamente na hora de saírem para o culto. Sabemos que tais acontecimentos não são casualidade, mas, por trás de tudo, está o diabo lutando desesperadamente para continuar aprisionando essas vidas que pertencem a Deus.”
Portanto fica obvio que um período de oração e preparação será indispensável para aqueles que se predisporem a buscar as ovelhas desgarradas.

Durante o culto...
Não se apresente como melhor ou superior, mas seja simples e humilde.
Quando levar um convidado à igreja, vá um pouco mais cedo e consiga um bom lugar para ele sentar e nunca permita que fique desconfortavelmente de pé.
Não deixe de cumprimenta-lo com a “paz do Senhor”; mesmo estando afastado, ele ainda precisará sentir que você o ama como irmão em Cristo.
Lembre-se que ele estará participando de uma guerra interior. (extraído)

Após o culto...
Cumprimente a cada um dos que vieram e mostre-se muito feliz com a presença deles; convide-os para voltarem mais vezes.
Cumprimente aqueles que decidiram se reconciliar com Cristo e faça todo o possível para que ele se sinta à vontade e se “enturme” o mais rápido possível.
Dê assistência aos que voltaram, visitando-os e orando por eles.

LISTA DE MATERIAIS ESSENCIAIS PARA A EXECUÇÃO DA GINCANA

1. Canetas
2. Pastas
3. Papel A4
4. Tinta guache
5. Pinceis
6. TNT branco
7. Crachás
8. Apostilas
9. Cartas convites
10. ___________________
11. ___________________
12. ___________________
13. ___________________
14. ___________________
15. ___________________
16. ___________________
17. ___________________
18. ___________________
19. ___________________
20. ___________________.

ASSUNTOS A SEREM RESOLVIDOS

1. Comissão organizadora.
2. Palestrantes.
3. Músicos.
4. Local para atividades de campo.
5. _________________________.
6. _________________________.
7. _________________________.
8. _________________________.
9. _________________________.
10. _________________________.

EQUIPAMENTOS. (Próprios, emprestados, ou alugados).

1. Som.
2. Instrumentos.
3. Retro-projetor
4. Transparências
5. ________________________.
6. ________________________.
7. ________________________.
8. ________________________.
9. ________________________.
10. ________________________.


OS DEZ MANDAMENTOS DA GINCANA.


1. Não faltar aos cultos e outras reuniões de igreja.
2. Não conversar assuntos paralelos durante a ministração dos estudos.
3. Não exercer nenhuma atividade alimentícia na igreja (mascar chiclete, comer pipocas, balas, doces, etc...).
4. Não chegar atrasado as reuniões.
5. Não desrespeitar a equipe adversária com grosserias ou provocações infundadas.
6. Permanecer no templo até o fim das reuniões
7. Respeitar a direção da igreja, à diretoria e aos coordenadores da gincana.
8. Não questionar a nota recebida.
9. Dividir e participar igualmente das atividades da equipe.
10. Usar o crachá de identificação.

GINCANAS DIVERSAS

GINCANA


QUESTÃO A

Peça de teatro : Verificar o texto utilizado, se condiz com o que é apresentado, a criatividade dos grupos e o tempo. Tempo : 5min.
Pontuar de 5 a 15 pontos.
QUESTÃO B

Quais são as quatro grandes características de Deus?
Onipotente (pode tudo), Onipresente (está em toda parte), Onisciente (sabe tudo) e Onividente (vê tudo).
Mt 28.18; Sl 94.11; 1Sm 16.7; Sl 139.7-10

2,5 pontos por item correto.
QUESTÃO C

Qual é o tipo de vegetação predominante no Nordeste Brasileiro?
R.: Caatinga.
QUESTÃO D

Quebra-cabeça: verificar se está corretamente montado.
10 pontos
QUESTÃO E
Mateus 19,16-22
Quem ou o que era o deus do jovem no texto?
R.: o dinheiro, ou os bens, ou a riqueza.
10 pontos para resposta correta.

QUESTÃO F

Qual é a capital da Austrália?
R.: Canberra

QUESTÃO G

Desenho Baseado em história: verificar se o desenho corresponde ao texto, avaliar o conteúdo do desenho primeiramente, em segundo plano a técnica.
Pontuar de 2 a 5. Caso o desenho não corresponda ao texto, pontuação=0.

QUESTÃO H
No livro de João Jesus compara-se a varias coisas, por exemplo: fonte da água da vida.
Cite outras 4 comparações que Ele faz a si mesmo.
Pão da vida, luz do mundo, bom pastor, ressurreição e a vida, videira.
2,5 pontos por resposta correta. 10 pontos para questão plena.
QUESTÃO I
Quem era o líder pacifista que comandou o movimento de independência da Índia?
R.: Moandas (Mahatma) Gandhi

QUESTÃO J

Amarra-se um barbante aos dois braços do rapaz, em seguida faz-se o mesmo para a moça, só que o barbante da moça entrelaça-se com o do rapaz.
Casal amarado com a corda: verificar se dentro do tempo estabelecido (10 min) se o casal conseguiu se separar. Valor : 10 ptos.







QUESTÃO K

Jacó teve 12 filhos com diferentes mulheres.
Cite o nome dos doze filhos de Jacó.
R.: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulon, José, Benjamin, Dã, Naftali, Gade e Asser.
0,85 pontos por resposta certa
10 pontos para questão plena.
QUESTÃO L

Procure no livro de 2 Timóteo, capítulo 3, a utilidade da Bíblia (Escritura Sagrada).

2Tm 3.16 : "Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver". (Linguagem de Hoje)

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça". (Almeida)

2,5 pontos por resposta correta. 10 pontos para questão plena.
QUESTÃO M

Paródia Musical: Levar em conta na avaliação, a utilização do texto de forma correta, não alterando o sentido do mesmo, e se a musica não é ofensiva ou até debochada.
Pontuar de 5 a 15. Caso a musica seja ofensiva ou modifique o sentido do texto pontuação=0.

QUESTÃO N

Qual foi a primeira praga que Deus mandou para que o Rei do Egito deixasse o povo de Israel ir para a Terra Prometida?
R.: A água virou sangue
QUESTÃO O
Quem foi o primeiro presidente negro da África do Sul?
R.: Nelson Mandela


QUESTÃO P

Matemática Bíblica: Número de filhos de Noé ( 3 ) + Número de pragas do Egito ( 10 ) + total de anos que o povo ficou vagando no deserto ( 40 ) + número de empregados citados na parábola dos talentos ( 3 ) = ( 56 ) x número do capítulo do livro de Mateus em que Jesus foi tentado pelo diabo ( 4 ) - o número de Igrejas da Região da Ásia citadas no primeiro capítulo do livro do Apocalipse ( 7 ) = ( 217 )
Resposta correta = 217
10 pontos para a resposta correta.


QUESTÃO Q

Forma-se uma roda, em seguida coloca-se ao centro uma mesa e uma cadeira, sobre a mesa uma barra de chocolate fechada(conforme as compradas em mercados) dentro de um prato. Uma pessoa joga um dado, quem tirar 6 pontos no dado, vai até a mesa e com faca e garfo, poderá tirar o chocolate da embalagem e come-lo. A brincadeira prossegue até que o chocolate acabe.
Chocolate : sem pontuação
QUESTÃO R
Conta-se que Sir Isaac Newton, físico, matemático e teólogo britânico, descobriu a gravidade quando uma maça caiu em sua cabeça, desta forma ele teria notado que existe uma força "puxando" a maça para baixo.
Esta história é verdadeira ou é mito?
R.: A história é mito.

Explicação: Newton tinha muitas manias esquisitas, e esta história surgiu depois da morte dele, como uma tentativa de dizer que a lei da gravitação surgiu do acaso, quando que esta lei é fruto de pesquisas de diversos cientistas antes dele.

QUESTÃO S

Para esta brincadeira usamos um tapete onde caibam 6 pessoas em cima de 3/4 dele. Estas pessoas tem que virar o tapete do lado avesso sem sair de cima dele.
Tapete : 10 pontos caso o grupo consiga desvirar o tapete sem sair de cima do mesmo.

QUESTÃO T
Qual o nome da mulher que abrigou em sua casa os dois espiões mandados por Josué para a cidade de Jericó?
R.: Raabe


QUESTÃO U
Para que cidade Deus mandou Jonas ir, mas este tentou fugir de Deus?
R.: Nínive
QUESTÃO V

Todos dão as mãos e formam um círculo, uma das pessoas fica virada para o lado de fora, o grupo tem que tentar fazer esta pessoa ficar virada para o lado de dentro. (Obs.: é valido mesmo que os braços fiquem cruzados ao final)
Circulo para desvirar uma pessoa: 10 pontos caso o grupo consiga desvirar a pessoa sem desfazer o circulo.
QUESTÃO W

Após ser batizado, Jesus foi tentado pelo diabo. Depois disso, começou a pregar a palavra de Deus. Quais os quatro primeiros discípulos que ele chamou?
R.: Simão, também chamado de Pedro, André, Tiago e João.
2,5 por resposta certa. 10 pontos questão plena.
QUESTÃO X

Para que cidade Saulo ia quando foi convertido?
R.: Damasco

QUESTÃO Y

Todos ficam em fila, o ultimo da fila agacha-se e o anterior sempre senta nos joelhos do que está atrás, esta fila deverá andar uma distância de 50cm sem se desfazer.
Banco de gaúcho: 10 pontos caso o grupo consiga deslocar o circulo a uma distância de 50 cm, sentado na forma de banco de gaúcho.

Mímica
Determine quantos pontos esta tarefa irá valer.
Cada grupo escolhe um dramatizador e um versículo, sem deixar que os grupos adversários escutem.
O dramatizador através de mímicas e gestos (ou o grupo todo, através de cenas mudas) apresenta o versículo escolhido.
Ganha ponto o grupo que adivinhar primeiro o versículo que o outro grupo apresentar.
Determine antes o tempo disponível para cada grupo apresentar seu versículo.
Os dramatizadores devem ser mudados a cada rodada para que mais crianças possam participar.
Outra sugestão é utilizar músicas e corinhos conhecidos do grupo, e colocar seus títulos num papel.
Vocês podem determinar antecipadamente se o grupo tentará dramatizar uma parte da música, só com gestos, para que os demais adivinhem, ou se tentarão cantarolar (sem cantar a letra) ou assoviar a música para que os demais adivinhem.
Preparar, Apontar, Fogo!
Material: 1 Bíblia para cada grupo, placar para anotar pontos
Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.
O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!".
Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta
Caça Objetos
Material: Bíblia, chave bíblica, apito, placar para anotar pontos
Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Gênesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO)
Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.
Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado.
Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.
Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.


Teatro e Música
Música Cada grupo deve escolher, ensaiar e apresentar uma música.
Dê 5 minutos para que o grupo se prepare. Peça aos demais grupos para darem nota de 1 a 10, levando em conta harmonia, ritmo, se todos cantavam, etc.. some as notas dos grupos e tire a média e dê o resultado como pontos para o grupo que se apresentou.
Para aumentar a dificuldade, você pode sugerir que os grupos criem uma coreografia de dança ou gestos para a música selecionada.
Teatro
Escolha passagens bíblicas uma para cada grupo e sorteie entre eles. Dê cerca de 15 minutos para cada grupo procurar a sua passagem, ler e preparar um teatro. Pode ser mímica, teatro encenando o texto ou uma cena atual que tenha a mesma mensagem que o texto bíblico lido.
Utilize o mesmo sistema de pontuação da música, considerando se a história ou mensagem foi compreensível, se os atores falaram alto e pausadamente, a criatividade dos figurinos e cenários, etc..



Documentos
Deixe numa sala de fácil acesso documentos históricos de sua comunidade, como livros de registros de batismos, casamentos, óbitos, etc..
Cada grupo deve nomear 1 ou 2 representantes, e por sorteio determine quem irá pesquisar o que. Por exemplo, um grupo deve pegar o primeiro batismo registrado; outro o primeiro casamento, etc.. instrua os grupos a terem cuidado com estes papéis.
Todos os grupos que copiarem corretamente os dados ganham pontos.

Carta aos Missionários
Faça um levantamento de missionários de sua comunidade ou igreja, que estão no exterior.
Determine um tempo e dê pontos para cada carta escrita pelo grupo (assim o grupo que escrever mais cartas, ganha mais pontos)
Determine um conteúdo mínimo para a carta, como notícias da comunidade, orações em favor da missão, etc... e verifique se as cartas estão coerentes antes de dar os pontos.
Envelope e enderece corretamente. Vá com o grupo ao correio para despachar (pode ser num outro dia, desde que seja logo a seguir a gincana, para que eles não esqueçam que escreveram). Compartilhe com todos os grupos as respostas que os missionários enviarem, ou coloque-as num mural onde todos possam ver.

Arrecadação
Veja em sua comunidade ou cidade que tipo de material pode ser doado para orfanatos, ancionatos ou escolas. Faça uma lista com o tipo de material a ser arrecadado pelos grupos (ex.: papel e latas para reciclagem; livros e roupas; alimentos não perecíveis; brinquedos, remédios).
Distribua entre os grupos as listas, para que saibam o que serve e o que não serve para esta tarefa. Você pode distribuir esta lista uns dias antes da data da gincana para que os participantes possam arrecadar o material. No dia do encontro, cada grupo deve ter uma caixa ou sala para juntar o seu material. Os pontos podem ser dados por peso ou quantidade.
Marque uma outra data, consiga um carro, e junto com os grupos leve o material a instituição escolhida para receber a doação. Vocês podem aproveitar e apresentar teatro e/ou músicas preparadas nas tarefas da gincana .
Não esqueça de combinar os detalhes com a direção da instituição que irá receber a doação: se há espaço para as apresentações? as pessoas atendidas pela instituição estarão lá no dia marcado para ver a apresentação? que tal se ainda fazemos um lanchinho de integração? etc..



Perguntas Novo Testamento
1. Nomes dos pais de Jesus. (José e Maria - Mateus 1: 18-19)
2. Nome dos 12 apóstolos - dê 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes. (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4)
3. Quem batizou Cristo e onde? (João Batista e o Espiríto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordão - Mateus 3: 13)
4. Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalém - Mateus 21)
5. Quantos discípulos de Jesus eram pescadores? (quatro - Marcos 1: 16-20)
6. Quem traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14: 43-44)
7. Quem negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos 14: 66-72)
8. Qual a "Cidade de Davi"? (Belém - Lucas 2:4)
9. Nome do Jardim onde Jesus fez sua última oração? (Getsêmani - Lucas 22: 39-46)
10. Quem enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalém para saber de João Batista? (Judeus - João 1.9)
11. Que João Batista respondeu? (Eu sou a voz que chama no deserto - João 1.23)
12. Qual o primeiro milagre de Jesus? (João 2: 1-12)
13. Complete a frase de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade, ...." (.. e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" - João 14: 6)
14. Discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus (Tomé - João 21 24-25)
15. Quem primeiro viu Jesus depois da sua ressurreição? (Maria Madalena - João 20:18)
16. Qual o discípulo que andou sobre as águas com Jesus? (Pedro)
17. Qual o livro histórico do Novo Testamento? (Atos)
18. Em que livro fala de um homem que foi arrebatado ao terceiro céu? (II Coríntios 12:2)
19. Qual o apóstolo escreveu o maior número de cartas / epístolas? (Paulo - 13 no total)
20. Livro da Bíblia com o menor número de versículos. (II João)
21. Qual o último livro da Bíblia? (Apocalipse)
22. Em que parte da Bíblia encontramos histórias de Jesus e acontecimentos após a sua morte e ressurreição? (Novo Testamento)


Perguntas Antigo Testamento
Determine as regras previamente. Pode ou não consultar Bíblias e livros?
· Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada, com espaço para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia novamente cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam.
· Opção 2: Peça a cada grupo para eleger um representante. Dê a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo para responder. Só serão contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. Dê um novo papel com a pergunta seguinte.
· Opção 3: Providencie uma campainha (ou balões de gás para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos.
· Opção 4: Através de sorteio determine o grupo que começa primeiro. As perguntas são feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade.
1. Que dia Deus criou os animais? (quinto - Gênesis 1: 21-23)
2. Na Bíblia não diz que Adão e Eva comeram uma maça. Que fruta eles comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gênesis. 2: 16-17)
3. Nome do homem mais velho da Bíblia? (Matusalém - Gênesis 5:27)
4. Quem construiu uma arca? (Noé - Gênesis 7: 13-16)
5. Qual o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo - Gênesis 8: 7-8)
6. Quem libertou o povo hebreu da escravidão no Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13)
7. Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué - Josué 1: 1-2)
8. Um homem famoso por sua grande força? (Sansão - Juizes, 15: 14-15)
9. Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11)
10. O pequeno Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também um rei? (Salomão - I Reis 1:13)
11. Em que livro da Bíblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6)
12. Qual a mulher na Bíblia que criou asa e não voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10)
13. Onde é encontrada na Bíblia a palavra "bairro"? (II Reis 22)
14. Onde foi escrita a maior parte do Antigo e também do Novo Testamento? (Palestina)
15. Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de Moisés)
16. Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias)
Livros da Bíblia com nome de mulher (Rute e Ester).











Desvende o Enigma!
Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.
A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida.
A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".
Apresente a frase assim:
"_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "
Pistas:
(estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).
1. Artigo definido feminino.
2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).
3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)
4. Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
6. Sinônimo de insípido.
7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.
10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
12. Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36.
13. Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
14. As ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo.
15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
16. Segundo I João 4.16, Deus é ___?
Quem é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..










Colhendo Sementes
Introdução: "Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes."
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência.
Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?)
Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.




Corrida do Saco
Um saco de estopa (ou de lixo, de plástico grosso) para cada time.
Um espaço amplo e plano onde possa ser marcada uma linha de chegada.
Um representante de cada grupo se coloca na linha de saída, "vestindo" o saco (enfie os pés dentro do saco e o segure com ambas as mãos na altura da cintura).
Ao sinal de largada, os jogadores devem pular com os 2 pés juntos, dentro do saco até a linha de chegada. Aquele que chegar primeiro a linha de chegada ganha os pontos. (quem cair pode recomeçar do ponto onde está).