versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de março de 2011

Professor e o ensino à Luz da Palavra de Deus

O professor e o seu preparo pessoal
1. Comunhão íntima e diária com Deus é essencial. Para isto precisamos:
Ouvir: nos cultos, estudos bíblicos e treinamentos.
Ler: comer a Palavra de Deus, seguir uma leitura programada por assuntos ou por livros da Bíblia.
Estudar: Buscando uma leitura mais aprofundada da Bíblia, conhecimentos em livros e comentários bíblicos.
Decorar: Memorizando aquilo que lemos (Salmos 119:11), para não pecarmos
Meditar: O que a Palavra de Deus está dizendo e como isto se aplica a você! Sl1:2
2. Oração: A oração é o fôlego da alma. Vivemos por meio dela. Nossa oração precisa Ter:
Adoração: Cultuando a Deus pelo que Ele é. (Sl 145; Mt 6:9)
Louvor: Agradecendo pelo que Ele tem feito. (Sl 107:1-9)
Confissão: Arrependimento e confissão de pecados.(I João 1:9; Sl 51; Mt6:12)
Petição: Expondo a Deus nossas necessidades. (Mt 6:11-13)
Intercessão: Pedindo em favor de nossos alunos( Ef 1:16-19; 6:18)


 Características de um bom professor

1. Dedicado e chamado por Deus
2. Ama e compreende seu aluno
3. Tem visão da necessidade de ganhar almas para Cristo
4. Tem senso de responsabilidade: não falta
5. Separa tempo para preparar sua aula
6. Vive uma vida Cristocêntrica
7. Dá bom exemplo em sua vida diária
8. Depende da oração, do Espírito Santo e da Palavra de Deus
9. Não se desanima facilmente. Persevera.
10. Está pronto a ouvir as sugestões e idéias dos outros
11. Espera resultados nas vidas de seus alunos.


 Como pode o professor conhecer seus alunos pessoal e intimamente?

1. Leia livros proveitosos e revistas evangélicas sobre Psicologia da criança e do adolescente
2. Assista seminários e Cursos especias sobre métodos de ensino
3. Visite outras classes e observe os professores, trocando idéias e experiências.
4. Faça um curso de professores ( Seminários, igrejas, Apec...)
5. Faça um fichário com várias informações sobre os seus alunos. Acrescente informações sobre o seu lar, escola, interesses, passatempos, progresso espiritual, etc... Durante a semana, no seu momento de oração, conserve o fichário aberto para orar pensando no aluno como ele





JESUS COMO MESTRE

O ministério de Jesus ao povo era, no princípio, um ministério de ensino. Várias vezes encontramos a expressão: "Ele passou-lhes a ensinar dizendo..."
Ao terminar o sermão do monte a multidão maravilhou-se da Sua autoridade - Mateus 7:29. Jesus consentia em Lhe tratarem por Mestre - João 13:13. Das 90 vezes que apareceu seu nome nos evangelhos, 60 vezes Ele é chamado de Mestre.

O ministério de Jesus aos discípulos era, antes de tudo, um Ministério de ensino. O professor ao exercer o Ministério de ensino deve lembrar-se de que trata-se de um ministério de suma importancia, porque:
é um ministério espiritual
é um ministério no poder e na unção do Espírito Santo
é um ministério evangelístico
é um ministério que vale a pena
"Se é ministério dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina, esmere-se no fazê-lo". Rm 12:7

Conclusão:

Não há caminho fácil para o ensino eficiente; por isso a Bíblia afirma em Romanos 12:7 a respeito dos dons: "se é ensino, haja dedicação".

Com a Bíblia, informações, perguntas e respostas, bons livros e disposição submetidas à direção do Espírito Santo vamos longe... não há lugar para indolentes.

Lembremo-nos de que Deus chama a existência as coisa que não existem, conforme Rm 4:17. Chamemos, pois diante de Deus à existência a Palavra de sabedoria, Palavra de conhecimento ao ministrar nossas aulas e que elas produzam vidas conforme Efésios 4:13 "...a medida da estatura de cristo" Deus seja contigo homem e mulher valente! Nesta tarefa dada por Ele, honrosa, de ensinar a Sua Palavra aos seus pequeninos.

Como conduzir uma criança a Cristo

Podemos levar crianças a Cristo em qualquer lugar a qualquer hora: em nosso lar, na classe de crianças, viajando, na praia ou na rua.

Onde quer que façamos o trabalho, há certos passos que devemos seguir para que a criança entenda aquilo que está fazendo, a fim de ela realmente nascer na família de Deus e ter certeza de ser salva desde aquele momento.


Observações gerais:

Devemos recordar sempre que quem converte uma pessoa não é o professor e sim o Espírito Santo de Deus
Há imensa variedade de caminhos através dos quais as pessoas chegam a Deus, é impossível determinar uma regra que aplica-se a salvação de todos.
Muitas crianças tem experimentado uma verdadeira conversão, mesmo usando com eles terminologias simbólicas e confusas. A graça de Deus é maior que todos os métodos humanos.


Passos a seguir ao levar uma vida a Cristo:

1. Mostre-lhes sua necessidade da salvação (Rom. 3:23; Isa. 53:6)
2. Aponte-lhes o caminho da salvação - Cristo, o filho de Deus, crucificado em nosso lugar, ressureto dos mortos (I Cor. 15:3,4)
3. Leve-a a receber o presente da salvação ( João 1:12; Ef. 2:8,9)
4. Mostre-lhe pela Bíblia, que, tendo recebido Cristo como Salvador, agora tem a salvação (João 3:36)


Métodos que podem ser usados:

Livros sem palavras
Método dos dedos
Usando figuras (O céu como ir lá)
Cartões
Coração de feltro
Tudo mais que você criar... Sempre com os pontos básicos do plano de salvação
O amor de Deus
Cristo, o filho de Deus
Nosso pecado
A morte de Cristo em nosso lugar
O salvador ressurecto
O presente da salvação - precisa ser recebido


Ao fazer o apêlo em grupo:
Deve ser claro, sem simbolismos
Não ser extenso, sem forçar ou impelir a decisão da criança.
Pessoal Ex: Você quer entregar... ao invés de alguém

Pontos a observar ao conversar com a criança após a conversão (aconselhamento)

Pergunte porque ela atendeu ao apelo: deseja receber a Cristo/ está imitando outros/quer agradar o professor./outra necessidade.
Permita que a criança leia os versos bíblicos ou repita você / não usar vesículos demais
Perguntas que podem ser utilizadas: Qual seu nome?/Porque você veio a frente?/Você sabe que é um pecador (Rom 3:23)/ Que Jesus fez para salvá-lo?/O que Jesus quer que voc6e faça agora?
Se você o receber, crendo nEle, o que Deus promete fazer?

Bases Bíblicas para a evangelização de crianças

A Bíblia manda evangelizar as crianças

1. "Ide... pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15). A criança, também é uma criatura.

2. "Deixai vir a mim os pequeninos"disse Jesus. (Marcos 10:14)

3. "Apascenta os meus cordeiros". (João 21:15)

4. Não é da vontade de Deus que uma criança se perca. (Mateus 18:14)

5. A Bíblia manda ensinar as doutrinas fundamentais às criança:

a) As crianças do Velho Testamento deveriam conhecer o significado da Páscoa (Êxodo 12:26,27).

b) "Desde o menor" deve ouvir os mandamentos de Deus (II Reis 23:2; II Crônicas 20:13; Deut. 6:7; 31:12,13; Efésios 6:4). Tanto em casa com os pais, como na congregação do povo de Deus, as criança devem ser doutrinadas na lei de Deus.

c) As crianças estiveram presentes em sessões de arrependimento em Israel (Esdras 10:1)

d) A nova geração deve receber o pleno conhecimento do poder e das obras maravilhosas do Senhor, para que não se torne uma geração dura e rebelde ( Salmo 78:1-8)

Claramente a Bíblia nos mostra que uma criança pode se salvar

1. Crianças foram incluídas entre os "santos"de Éfeso (Ef. 1:1 com 6:1)

2. Jesus falou "destes pequeninos que crêem em mim" (Mateus 18:6)
(O menino que Jesus pos no meio dos discípulos foi uma criança pequena, (Marcos 9:36), onde lemos que Jesus tomou-a em seus braços. Até que idade normalmente uma criança é tomada nos braços? )

3. O adulto precisa se tornar como uma criança para se salvar, tornando evidente que a criança está na idade ideal para tomar sua decisão ao lado de Cristo. (Mateus 18:3)

A Bíblia prova que uma criança é pecadora e pode se perder

1. Todos nascem no pecado e são possuidores de uma natureza pecaminosa (Salmo 51:5; Romanos 5:12)

2. O coração do homem é mau desde a meninice (Salmo 58:3)

3. O fato de Jesus declarar que não é da vontade do Pai que uma criança se perca indica que ela está em perigo, (Mateus 18:14)


A Bíblia ainda ensina

1) Jesus recebeu "perfeito louvor"da boca dos pequeninos (Mateus 21:16)

2) Na sabedoria de Deus, Ele muitas vezes oculta dos lábios e entendidos as verdades eternas e as revela aos pequeninos"(Mateus 11:25)

3) Com o "coração"se crê, não com o intelecto (Rom.10:10). Não é preciso entender tudo; basta aceita pela fé o simples plano da salvação.

4) "O homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente"
(I Cor.2:14), Samuel, Josias e muitas outras. O poder de cristo é suficiente para aperfeiçoar a obra iniciada em seus corações ( Fil. 1:6; João 10:28)


"Apascenta os meus cordeiros"

Não se esqueça que as crianças dependem de nós para mostrar-lhes o caminho certo. Falharemos?
Ganhando uma criança para Cristo, ganha-se uma vida inteira para ser usada no serviço de Deus.


Quantas crianças da rua e vizinhança de sua casa e de sua igreja estão sendo alcançadas para Jesus? Quantas delas entram em sua igreja?

A visão do ministério com crianças

( II Reis 6: 15 a 17 )


O rei da Síria enviou poderoso exército para aprisionar Eliseu, o homem de Deus. O moço que servia o profeta acorda cedo e espanta-se com o que vê, o pavor toma conta do jovem que busca socorro com seu senhor. Eliseu procura acalmar o jovem. O profeta estava tranquilo com a VISÃO oferecida por Deus: estava cercado por cavalos e carros de fogo enviados pelo Senhor dos exércitos. O pavor do moço é para nós compreensível porque ele não consegue VER. Faltava-lhe a visão de Deus.


Duas visões se entrelaçam nessa passagem:

· A visão humana: limitada, apavorante, desanimadora
· A Visão de Deus: Deslumbrante, encorajadora, reconfortante

Eliseu clama ao Senhor para que seja concedido ao jovem a VISÃO do alto. Não há o que temer, uma vez tendo enxergado a solução divina.

Quando agimos sem a visão de Deus, vivenciamos temores e inseguranças que prejudicam sensivelmente o ministério. Precisamos buscar em oração a visão do ministério e visão para o ministério.

Ser um obreiro no ministério com crianças é preciso ter a visão do ministério com vidas, é buscar novos caminhos e respostas para alcançar-mos as carências actuais, é termos ousadia espiritual, é agirmos com consciência de onde estamos e onde queremos e precisamos chegar.

Ter visão para essa actuação específica é reconhecer que a igreja, que é você, é convocada ao trabalho com vidas de crianças em suas muitas possibilidades. Ter visão é sensibilizar-se com o clamor insistente e dilacerante de crianças e familias de nossa geração, nossa comunidade, nossa cidade, nossa igreja na convicção de ser sal da terra e luz do mundo.

Essa obra, é do Senhor Jesus e somos chamados a ser cooperadores, lavoura de Deus, dispenseiros fiéis. Estamos iniciando um novo milênio, há muito que plantar e o que colher, para a glória de Deus. Muitas lutas virão, mas somos certos da vitória pois fiel é aquele que nos chamou e capacita. Dê o seu melhor a Deus e Ele te recompensará, sê fiel e zeloso com este trabalho que Deus confiou em suas mãos e Ele fará prosperar o teu caminho para honra e glória do Seu nome.

Deus seja contigo!

PEÇA PARA O DIA DO PASTOR - FRUTAS

Pastor ............... , sei que o Sr. deve estar
pensando o que eu posso fazer com uma cesta vazia?
Ela está vazia mais nós pedimos ao Senhor que Ele a encha com boa medida, Recalcada, sacudida e transbordante em sua vida, neste dia tão especial que é o seu aniversário.

BANANA: Que lindas bananas e agora o que será?
Tenho certeza que fizeste esta pergunta, pois elas significam bênçãos do Senhor que Ele tem te dado, dia ápos dia.
Pastor Ele vê o teu sofrer, mais esta é a prova que Ele nunca esquece de você. Pare e pense quantas bênçãos do Senhor ganhaste no decorrer deste ano. “Porque eis que será abençoado, o homem que teme ao Senhor.”

MELANCIA: Ela é grande!!! Pesada!!! e Deliciosa!!!
Ela tem muita água, ela significa o peso que carrega nos ombros.
Água, são as lágrimas que tem derramado por nós nas madrugadas, muitas vezes sem palavras, somente gemidos.
Obrigado Pastor, porque Deus tem ouvido a tua oração, e tem visto as suas lágrimas.

LIMÃO: Xiiii....... esta fruta é azeda e significa as aflições que tens passado durante este ano, e é nesta hora que
Deus lhe coloca na posição de ajudador e lhe diz:
“ Não temas porque eu te chamei pelo teu nome, e tu és meu, quando passares pelos rios, eles não te submergirão,
quando passares pelo fogo, não te queimaras e nem a chama arderá em ti.”

UVA: esta fruta é muito linda, parece rubis e esmeraldas, dependendo da qualidade ela é doce ou azeda,
verdes ou vermelhas.
Isto demonstra que nem todas as pessoas são iguais, cada
um, com o seu talento. A uva representa o sangue de Jesus Cristo derramado lá na cruz. Assim como tu Pastor, tem derramado muitas lágrimas, Cristo também derramou seu sangue lá na cruz do calvário e tenha certeza Deus te dará VITÓRIA.

MAMÃO: Que linda fruta é esta!! Ganhaste esta fruta, porque dentro dela existe muitas sementes, que simbolizam, todas as almas que tu ganhaste durante este ano, estas almas foram os melhores presentes que tu podria ganhar, porque sem duvida o que semeaste com lágrimas, colheste com alegria...

LARANJA: Além de gostosa é uma fruta que tem muita vitamina C.
Pastor elas significam o cuidado que o senhor tem para com a igreja que Deus lhe confiou. A vitamina previne
doenças e deixa o corpo saudável. Assim Pastor ....... é a tua
igreja, pois aqui não falta a vitamina que é a palavra de Deus...

ABACAXI: Esta é uma fruta muito saborosa, porem se não tomar cuidado pode machucar.
Esta fruta significa todos os problemas que surgiram neste ano, mas tu foste forte e sábio para resolvê-los.
Porque tu estás sempre buscando ao Senhor, pelas madrugadas, pelas manhãs, a qualquer hora do dia, o senhor está buscando a
Deus sempre lhe pedindo sabedoria...dos céus...

Pastor .........: Neste ano que se passou, tu foste mais que um amigo, foste um pai, companheiro, irmão, amoroso, compreensível.
Com lutas e problemas; não deixou se abater e é por isso que estamos aqui neste dia tão especial para lhe
agradecer por tudo.
“Por isso, guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa”.


SALMOS 37

23 Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho;
24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustem com a sua mão.
25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada.
27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.
28 Porque o Senhor ama a juízo e não desampara os seus santos. Eles são preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.
29 Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.
30 A boca do justo fala da sabedoria; a sua língua fala o que é reto.
31 A lei de Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.
32 O ímpio espreita o justo, e procura matá-lo.
33 O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.
34 Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados.
35 Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
36 Mas passou, e já não é; procurei-o, mas não pôde encontrar.
37 Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o futuro desse homem será de paz.

A ARMADURA DE DEUS

(Efésios 6.10-18)

O que é Armadura?
Você sabe o que é uma armadura? (Escreva a palavra para a classe ver. Dê oportunidade para alguém responder. Se possível, elabora as respostas das crianças.)
Armadura é o tipo de roupa especial, usada para proteção. Os mergulhadores de hoje usam um tipo de “armadura”. Roupas especiais podem ser consideradas “armaduras”. Até os bombeiros usam um tipo de armadura.
Nos dias em que o Novo Testamento foi escrito, os soldados romanos usavam armadura para se protegerem nas batalhas. Em Efésios 6, as peças da armadura de um soldado romano são usadas como uma lição objetiva para nos ajudar a compreender a proteção que Deus nos oferece em nossa luta contra Satanás.

Onde aprender sobre a armadura de Deus.
Efésios 6.10-18 nos ensina a esse respeito.
Como salvos, devemos ser “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”, colocando “toda a armadura de Deus”. (6.10,11). Precisamos fazer isso para “ficarmos firmes contra as ciladas (todas as estratégias) do diabo” (v.11).

Por que os crentes precisam da Armadura?
O diabo é inimigo de Deus. E nosso! Ele não é eterno como Deus.
Ele não sabe tudo – mas sabe muito!
Ele não pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo; mas Satanás tem um grande exército de demônios e eles conseguem estar em muitos lugares e em vários horários.
Estão sempre ativos, lutando contra Deus e Seus filhos.
Satanás não é tão poderoso quanto Deus, mas é um forte inimigo.
É mais poderoso do que você e eu. A única maneira de derrotá-lo é lutando à maneira de Deus.
Somos soldados do exército de Deus – um exército que não luta contra outros soldados – é isso que “sangue e carne” significam. Ao contrário, lutamos contra Satanás e os seus exércitos – “e as forças (exércitos) espirituais do mal nas regiões celestes” (v.12).
Como proteger-nos de Satanás e seus exércitos? Como vencer a batalha? Deus, nosso Comandante e Chefe, nos ensina exatamente o que fazer e é então que a armadura de Deus entre em cena. Deus forneceu essa “armadura” – proteção maravilhosa para defender-nos (v.13) e uma arma ofensiva que, se usada corretamente, irá derrotar Satanás em todas as batalhas.

O que fazer com a Armadura
O v.13 contém um mandamento. Você é capaz de encontrá-lo?
“Tomai toda a armadura de Deus”. Deus forneceu a armadura que precisamos, mas cabe a nós tomá-la.
“Tomar” significa colocá-la – e usá-la.
Aprenda a colocar a sua armadura completa todos os dias.
Seu momento devocional com Deus é uma boa hora para fazer isso.
Deus nos faz uma promessa: Ele diz que se colocarmos a Sua armadura – a proteção especial que Ele nos forneceu – iremos “resistir no dia mau”. Quando Satanás nos atacar com tentações, não iremos ceder e pecar. Seremos capazes de ficar firmes e não cair diante do inimigo.



Como é a Armadura de Deus
Se Deus dá um mandamento para tomarmos a Sua armadura, devemos saber como é essa armadura. A armadura espiritual não é visível aos olhos dos homens. Para ajudar-nos a conhecê-la, o apóstolo Paulo comparou cada peça da armadura de Deus com as peças da armadura de um soldado romano de sua época.
A primeira coisa que Paulo mencionou foi...

O CINTO DA VERDADE
Estai, pois firmes, cingindo-vos com a verdade... (Efésios 6.14 a)
O soldado romano usava uma peça forte e larga ao redor da cintura, como se fosse um cinto. Ele não só protegia seus órgãos vitais, como também unia todas as outras peças da armadura. Com esse cinto, o soldado podia movimentar-se com confiança, sabendo que as outras peças não sairiam do lugar.

Como salvos, devemos colocar o “cinto da verdade”. De que jeito?
Primeiro, colocamos o cinto da verdade aprendendo ao máximo as verdades bíblicas.
Como aprender as verdades de Deus?
(Indo à igreja, à Escola Dominical, à Classe de Boas Novas, tendo o seu momento devocional, memorizando os versículos bíblicos e pensando sobre eles).
O que você sabe sobre Deus que o torna confiante em sua guerra contra Satanás?
(O amor e a Salvação de Deus - João 3.16; a presença contínua de Deus – Hebreus 13.5; a promessa divina da vitória – 1 Coríntios 15.57).

Se você está aprendendo a Palavra de Deus e colocando o cinto da verdade todas as manhãs, está então preparado para enfrentar Satanás. Quando ele tentar você a duvidar da bondade de Deus, o cinto da verdade ajudará a proteger você porque pode lembrar o que aprendeu sobre Deus e Suas promessas.

Outra maneira de colocar o cinto da verdade é ter a certeza de que você é sempre verdadeiro em tudo o que faz. O Senhor Jesus chamou Satanás de “pai da mentira” (João 8.44). Satanás fica feliz quando você fala até uma mentirinha. Jesus disse: “Eu Sou... a verdade” (João 14.6). Jesus é a sua proteção contra as tentações de Satanás para que você não minta.
Peça que Ele o ajude a falar a verdade (Salmo 19.14; 119.29).
Quando você tem uma boa consciência por ter colocado o cinto da verdade, poderá enfrentar o inimigo sem medo e ter a certeza da vitória.
A peça seguinte da armadura de Deus para nós é ...


A COURAÇA DA JUSTIÇA
Vestindo-vos da couraça da justiça (6.14)
Na armadura humana, uma couraça cobria o corpo do soldado do pescoço até a cintura – frente e costas. Ela era feita de placas de correntes de metal, para que espada ou flecha não pudesse atravessá-la.
Qual a parte mais importante do seu corpo que a couraça cobre? O seu coração.
Como salvos, você e eu precisamos de proteção para o nosso coração e essa proteção procede da nossa justiça.
É verdade que nenhum de nós é justo (Romanos 3.10). Todos somos pecadores (Romanos 3.13). Mas, quando você aceita Jesus como seu Salvador, Deus deixa de vê-lo como pecador e passa a vê-lo como alguém que nunca pecou.
Seus pecados são perdoados (Efésios 4.32). Deus concede a você a justiça do Senhor Jesus Cristo (1 Co 1.30; 2Co 5.21).
A partir do momento em que você é salvo, é aceito por Deus Pai, pois sempre que olha para você, Ele vê a justiça do Seu Filho (Efésios 1.6). Isso não significa que você nunca mais vai pecar. Enquanto vivermos na terra, você e eu lutaremos contra o pecado. A batalha contra o pecado é uma das mais difíceis de vencer para os salvos. Devemos estar sempre alertas e vigilantes para deter Satanás. Ele procura nos fazer pecar. Em nossa luta contra o pecado Deus quer que usemos a couraça da justiça.
Quando Satanás tentar levar-nos a pensar que Deus nos rejeita, podemos resistir a ele lembrando que Deus nos aceita – mesmo quando falhamos – porque temos a justiça de Cristo.

Podemos também colocar a couraça da justiça vivendo o mais “retamente” possível.
Decidindo falar a verdade ao invés de mentir.
Preferindo ser bons em vez de odiosos.
Preferindo obedecer ao invés de desobedecer.

Deus nos dá poder para escolher o que é certo e para agir certo. Esta é a vida justa.

Ao decidir pelo que é certo em vez do errado, você estará protegendo o seu coração com a couraça da justiça. O tipo de vida que você leva é importante. Ele tornará mais fácil para Satanás atacá-lo ou mais difícil para ele derrotar você.
Peça a Deus para ajudá-lo a escolher o que é certo todos os dias.
A parte seguinte da armadura é apara os pés. Calce os pés...


COM A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz (6.15)
É importante ter os pés em boas condições se tiver de lutar, não é?
Quando os pés doem, é difícil ficar em pé e muito menos andar ou correr para o campo de batalha. Se os seus sapatos tiverem solas escorregadias, será fácil cair e ser pisoteado.
Os soldados romanos tinham forte proteção para os pés. Havia tachas nas solas das suas sandálias. Os sapatos davam firmeza e estabilidade a eles na luta contra o inimigo.

Deus diz que nossos pés devem estar cobertos com o evangelho da paz.
A Bíblia diz que “Ele (Jesus) é a nossa paz” (Efésios 2.14).
Colocamos os sapatos da paz quando temos paz com Deus, aceitando o Seu presente da Salvação (Rm 5.1) e começando a viver de modo agradável a Ele. Então, quando andamos ao longo de cada dia, nossa vida pode mostrar as boas novas da paz de Deus.

Primeiro, podemos ter paz interior ao ver-nos como Deus nos vê – amados por Ele (Jeremias 31.3), perdoados (Efésios 4.32), e aceitos para sempre como membros da sua família (João 1.12). Será então possível ter paz com outros – sendo bom para eles, perdoando-os (Efésios 4.32), fazendo o máximo para edificá-los e não destruí-los (Efésios 4.29).

Mostramos que estamos andando pela vida com os sapatos da paz quando compartilhamos o amor de Deus com aqueles que não conhecem o Senhor Jesus (Mateus 28.19; 2 Co 5.20).
Precisamos então do...
ESCUDO DA FÉ
Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno (6.16)
A armadura do soldado romano incluía também um grande escudo feito de madeira.
Ele tinha cerca de 76 cm de largura por 1,20m de comprimento, oferecendo, portanto, dupla proteção para quase todas as partes do corpo do soldado. Para chegar até ele, as flechas do inimigo tinham de passar primeiro pelo escudo e depois atravessar a armadura usada sobre o corpo do soldado.
Os lados do escudo possuíam ganchos destinados a prendê-los nos escudos dos outros soldados, de modo que um exército poderia usá-los para formar um muro de proteção.

O inimigo fazia uso de tudo que pudesse imaginar para derrotar os soldados. Sabendo que os escudos eram feitos de madeira, o inimigo quase sempre punha fogo na ponta das flechas antes de atirá-las. Os soldados romanos cobriam os escudos de madeira com tecido e couro grosso, mergulhando-os depois em água para que ao bater no escudo molhado, o fogo da flecha incendiária imediatamente se apagasse.

Satanás, nosso inimigo, envia flechas incendiárias, ou “dardos inflamados”, contra nós.
Alguns dardos que Satanás atira são mentiras, pensamentos odiosos sobre pessoas ou o desejo de pecar. Não sabemos quando ele vai enviar um de seus dardos, pois o diabo se assemelha a um franco atirador que atira quando menos esperamos.
Devemos ter sempre à mão nosso escudo da fé e ficar preparados para usá-lo.

Satanás quer que você e eu duvidemos de Deus. Ele quer que duvidemos das promessas de Deus, da Sua fidelidade, da Sua bondade, do Seu poder.
Precisamos rodear-nos de amigos crentes para que, quando formos tentados a abandonar a fé, possamos “enganchar-nos” nos escudos deles e deixar que nos encorajem (Hebreus 10.23-25).

Levante bem alto o seu escudo da fé, confiando nas verdades que aprendeu sobre Deus. Mesmo quando as coisas não pareçam estar dando certo, creia que Deus é um Pai sempre presente, Todo- poderoso e amoroso, trabalhando na sua vida para o bem – apesar dos seus sentimentos estarem afirmando outra coisa.
Fé é agir com base naquilo que você crê, embora tenha dúvidas.
Não importa quantas pelas da armadura você tenha sobre o corpo. Isso não vai adiantar se não proteger a cabeça. A armadura que Deus providenciou para a sua cabeça é:



O CAPACETE DA SALVAÇÃO
Tomai também o capacete da salvação (17a)
Quem usa capacete? Jogadores de futebol americano, ciclistas, motociclistas, soldados...
Todos usam capacete por uma única razão – proteger a cabeça.
Se bater a cabeça, o seu cérebro se machuca e você perde a batalha.

Satanás quer atacar a mente do salvo. Temos de permitir que Deus controle a nossa mente para que Satanás não possa desviar-nos. Isso significa que devemos ser cuidados com o que entra em nossa mente. É preciso cuidado com o que pensamos, o que lemos, o que assistimos na TV ou o que ouvimos nas músicas.
Precisamos concentrar-nos sempre, pensar freqüentemente sobre a Salvação, ou a libertação que Jesus nos oferece como salvos. Quando Jesus morreu na cruz, salvou-nos do castigo dos nossos pecados (Rm 8.1). Jesus está agora conosco todos os dias para livra-nos do poder do pecado (2 Co 12.9); Filipenses 4.13).
Quando morrermos, Jesus tem um lugar preparado para nós no Céu onde seremos libertados para sempre da presença do pecado (João 14.1-4; Apocalipse 21.27).

O capacete do soldado protegia a sua cabeça, lhe dava confiança de estar a salvo dos ataques do inimigo. Você coloca o capacete da Salvação quando você crê nas promessas do Senhor quanto à sua Salvação – passada, presente e futura – e espera confiante que Ele o liberte (1 Tessalonicenses 5.8).
No novo testamento a palavra esperança (veja também Rm 8.24,25) significa esperar por algo com fé.

Lembre-se de que o Senhor Jesus é mais poderoso do que Satanás (1 João 4.4).
Satanás não pode vencer quando você coloca o capacete da Salvação e vigia os seus pensamentos.
Estamos então finalmente cobertos da cabeça aos pés.
Se colocarmos toda a armadura de Deus, Satanás não pode atingir-nos.
Todavia, precisamos agora de algo para defender-nos quando Satanás nos ataca. Temos então...


A ESPADA DO ESPÍRITO
Tomai... a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (17b)
Depois de colocada a armadura, estamos prontos para pegar nossa espada e ir para a batalha. Nossa espada não é feita de aço afiado porque não estamos lutando contra carne e sangue. Nossa batalha é espiritual e só pode ser vencida no poder de Deus.
Nossa espada é a Palavra de Deus. Esta espada é diferente daquelas de metal.
Quanto mais você usa uma espada de aço, mais ela fica sem fio de corte (não corta direito). Mas, quanto mais você usa a Palavra de Deus na batalha da vida, tanto mais afiada e mais eficaz ela se torna.

Isso significa que devemos aprender versículos das Escrituras para que o Espírito Santo possa trazê-los à nossa memória quando somos tentados a agir mal. Cada versículo que você aplica é uma arma poderosa usada por Deus para atacar Satanás e fazê-lo fugir.
Precisamos de mais uma coisa e isto é...


ORAÇÃO... VIGILÂNCIA
Orando em todo tempo... e para isto vigiando com toda perseverança (6.18)
O bom soldado está sempre em contato com o comandante. Ele não age por sua própria conta. Como bons soldados do exército de Deus, você e eu devemos estar em constante comunicação com o Senhor. Precisamos pedir Sua direção e seguir Suas ordens. A oração é algo que deve acontecer naturalmente em nossa vida.

Devemos estar sempre alertas para um possível ataque do inimigo. É preciso colocar cada peça da nossa armadura todos os dias, a fim de não sermos apanhados por Satanás com um ponto fraco exposto e acabar feridos por ele.

Somos soldados do exército de Deus. Ele nos deu tudo que precisamos para sermos vitoriosos. Mas, devemos usar toda a armadura, ficar em contato com nosso comandante e estar sempre alerta contra os ataques do inimigo.
“Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”
(1 Coríntios 15.57).

FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – APEC – Hagnos

CORAÇÃO DOBRADURA


PALCO DE MESA E PALCO DE PESCOÇO PARA FANTOCHES

BRINCADEIRAS BIBLICAS: JOGO DAS CORES

CONFECCIONAR UM CARTAZ COM VÁRIOS CIRCULOS COLORIDOS NELE MARCANDO ASSIM O VALOR DOS PONTOS DE CADA CIRCULO. COLOCAR CIRCULOS COLORIDOS (OS MESMO QUE CONTÉM NO CARTAZ) DENTRO DE UMA SACOLA. A CADA PERGUNTA RESPONDIDA PEGARÃO O CIRCULO DENTRO DA SACOLA E VERÃO O VALOR DO CIRCULO DO CARTAZ PARA SABER QUANTOS PONTOS GANHOU. O QUE SOMAR MAIOR NUMEROS DE PONTOS É VENCEDOR.

BRINCADEIRAS BIBLICAS: PESCARIA

PREPARE UMA CAIXA COM AREIA E COLOCAR VÁRIOS PEIXES COM PERGUNTAS. COLOCAR UM CLIPS NA BOCA DE CADA UM DELES. PREPARAR UMA VARA COM BARBANTE E IMÂ NA PONTA. CADA ALUNO PODERÁ PESCAR UMA PERGUNTA OU TAREFA E RESPONDÊ-LA.

BRINCADEIRA BIBLICAS : APRENDENDO NA BIBLIA

CONFECCIONAR UM CARTAZ E PREPARAR NOMES DO LIVRO DA BIBLIA(ENVELOPE PEQUENOS PARA CADA LIVRO DA BIBLIA E COLAR UM EMBAIXO DO OUTRO) E COLOCAR AO LADO DE ENVELOPE UM NÙMERO EM SEQUÊNCIA. FAÇA SENHAS COM OS NÛMEROS IGUAIS AOS DOS CARTAZES E COLOQUE EM UM SAQUINHO. DIVIDA A CLASSE EM DOIS GRUPOS, PODENDO SER FEITO INDIVIDUALMENTE. RETIRE UM NUMERO DA SACOLA. RESPONDERÁ A PERGUNTA FEITA PELO PROFESSOR PELO NÚMERO RETIRADO. O QUE TIVER MAIOR NUMERO DE PONTOS É VENCEDOR.

EXEMPLO:
TITO
QUE LIVRO VEM ANTES?
CITE O VERSICULO DESTE LIVRO?
CONTE UMA HISTORIA NARRADA NESTE LIVRO?

COMO ENSINAR OS PEQUENINOS A ORAR

A oração é uma conversa com o Pai. Todos nós precisamos e devemos orar, este é um hábito gostoso e indispensável que devemos ensinar ás nossas crianças desde pequenos, pois é através da oração que as crianças são motivadas á:

1- Reconhecer a presença de Deus
2- Buscar a benção de Deus
3- Orar em voz alta e sem inibições.
Procure ensinar desde a classe dos pequeninos (berçário e maternal) a importância da oração.

No começo do período de oração, procure falar com as crianças sobre diferentes aspectos que envolvem a oração:
a) O que é oração?
b) Quem pode orar? (Mt.6:5-15)
c) Quando orar? (I Tes. 5:17/ Ef.6:18)
d) Por que orar?
e) Por que fechamos os olhos quando oramos?
f) Por que pedimos “em nome de Jesus”?(João 14:13 e 14)

2- Leia um versículo que fale de oração ou um cântico próprio.
Um cântico que pode ser utilizado é: leia a biblia e faça oração, faça oração. se quiser crescer...

Como iniciar oração com a classe do maternal:

Cinco dedinhos nesta mão
Cinco dedinhos nesta estão
Cruza agora nossos dedinhos, para fazermos uma oração:
“cabecinha baixa, pezinhos juntos, olhinhos fechados, pensando em Deus e no final amem ”.
Papai do céu... (inicia a oração)

Para os maiores:

Sei que Deus me ama e me compreende. Minha oração eu sei que ouve e atende.
Sei que Deus me ama, e me compreende. Minha oração. Sempre atende.


COMO ORAR?
Dedo Mínimo: Ora por mim
Dedo Anelar: Orar pelos doentes, pobres e mais fracos
Dedo Médio (o dedo mais alto): Orar pelosos que tem grandes responsabilidades e pode (presidente, governador,etc)
Dedo Indicador: Orar pelos responsáveis por nós (pastores, professores da escola e EBD, líderes de departamento)
Dedo Polegar: Orar pelos que estão mais perto de mim (minha família, meus amigos e meus vizinhos).

1- Pergunte ás crianças sobre as coisas pelas quais elas irão orar, fazendo lista de assuntos de louvor e petições que devem ser mencionados junto a Deus.

2- Esteja atento para as seguintes recomendações:
A) O período de oração deve ser breve
B) Use palavras simples e frases curtas
C) Procure motivar a classe (com fotos, livro ou caixinha de oração e agradecimento).

Ajudando a criança a orar em público

1- Escolha dentre as crianças salvas a mais desinibida e que fala melhor para orar para iniciarem o período, a fim de que as outras se seguem.
2- Peça-lhes que orem por coisas definidas. Aproveite as situações e experiências que elas contam na classe e sugira que orem por aquilo.
1- Em cada aula explique um aspecto da oração:
a) adoração (dizendo os atributos de Deus)
b) louvor (o que Ele fez e faz)
c) petição (Deus sabe, mas gosta de ouvir)
d) confissão (confessar nossos erros)
e) intercessão (orar pelas pessoas)

4)Quando o período de oração tiver como aspecto principal do dia da petição, explique-lhes sobre as possíveis respostas de oração. Lembre-se que as respostas da oração são como um sinal de trânsito.

SIM - 1 JOÃO 5:14 E 15
NÃO - TIAGO 4:3
ESPERE - SALMOS 37:7A

Mantenha disciplina neste momento, mostre às crianças a necessidade da oração. Se você mostrar seriedade e destacar o fato de que Deus está presente as crianças reagirão ao clima emocional e espiritual do ambiente.
É através da oração que temos uma intimidade com Deus, seja você o condutor da vida espiritual dos pequeninos. No futuro, elas agradecerão.
Você sabe o que pode acontecer com uma criança que ainda não sabe as respostas da oração á Deus?

FONTE:
Apascenta meus cordeirinhos/APEC
Apostila Curso Introdutivo/APEC
Apostila do Curso de Capacitação para Ministros de Crianças

VOU POSTAR ABAIXO DESENHOS E ATIVIDADES SOBRE ORAÇÃO






BRICADEIRAS BIBLICAS - ARCA DE NOÉ

CONFECCIONAR DUAS ARCAS DE PAPEL. PREPARAR GRAVURAS OU DESENHAR PARES DE ANIMAIS(MACHO OU FEMEA). A MEDIDA QUE FOREM RESPONDENDO VAI COLOCANDO OS ANIMAIS DENTRO DA ARCA. CADA ANIMAL PARA UMA PERGUNTA RESPONDIDA CORRETAMENTE. QUEM ESTIVER COM MAIS ANIMAIS GANHA A BRINCADEIRA.

JOGO BIBLICO: QUEBRA-CABEÇA OU JOGO DA MEMÓRIA

CONFECCIONAR DUAS BIBLIAS (OU OUTRO QUEBRA-CABEÇA QUE JÁ POSSUI COM TEMAS BIBLICOS) MAS HÁ NECESSIDADE DE TER DOIS. A MEDIDA QUE FOREM RESPONDENDO OS VERSÍCULOS OU A LIÇÃO QUE APRENDERAM VÃO MONTANDO O QUEBRA-CABEÇA. OBS: VOCÊ TAMBÉM PODE UTILIZAR SOMENTE UM QUEBRA-CABEÇA ANTES DE MONTÁ-LO FAZER PERGUNTAS SOBRE A LIÇÃO DO DIA OU PEDIR PARA A MESMA REPETIR O VERSÍCULO DO DIA. DEPOIS VOCÊ DEIXA A CRIANÇA PEGAR UMA PEÇA DO QUEBRA-CABEÇA PARA MONTAR E ASSIM SUCESSIVAMENTE FAZ A MESMA ATIVIDADE COM OUTRAS CRIANÇAS.
EM VEZ DE UTILIZAR QUEBRA CABEÇA TAMBÉM TEM O JOGO DA MEMÓRIA, ANTES DE TIRAR A CARTA FALA-SE O VERSICULO DO DIA OU A PERGUNTA SOBRE A LIÇÃO, DEPOIS TIRA A CARTA E ASSIM SUCESSIVAMENTE COM AS OUTRAS CRIANÇAS.

JOGOS BIBLICOS: SUBINDO A ESCADA

CONFECCIONAR DOIS CARTAZES CADA UM CONTENDO O DESENHO DE UMA ESCADA. CONFECCIONAR DOIS BONECOS (UMA MENINA E UM MENINO) A MEDIDA QUE FOREM RESPONDENDO AS PERGUNTAS VÃO SUBINDO AS ESCADAS.
TAMBÉM PODE-SE UTILIZAR PAPEL CAMURÇA OU LIXA ATRÁS PARA SER UTILIZADO NO FLANELOGRAFO.

JOGO BIBLICOS: JOGO DO PIRULITO

PREPARAR UMA PIRULITEIRA (SE NÃO TIVER USAR BOLA DE ISOPOR GRANDE - PINTE O ISOPOR OU ACRESCENTE A MASSA DE BISCUIT MAS ANTES DE SECAR FAÇA JÁ O FURO DOS PIRULITOS) - USE A SUA CRIATIVIDADE. A MEDIDA QUE FOR RESPONDENDO PODERÁ CHUPAR O PIRULITO COMO BRINDE.

JOGOS BIBLICOS - TAPETE DE PERGUNTAS

CONFECCIONAR MASCARAS DE ANIMAIS E COLOCAR EM CÍRCULO NO CHÃO DA SALA PARA AS CRIANÇAS SENTAREM EM CIMA DELAS. CANTAR UMA MÚSICA PASSANDO UMA BOLA. QUANDO A MÚSICA PARAR QUEM ESTIVER COM A BOLA NA MÃO RESPONDE. EM BAIXO DE CADA MASCARA TERÁ UMA PERGUNTA. QUE A MEDIDA QUE FOR RESPONDENDO MARCARÁ PONTO SE ERRAR A PERGUNTA IMITAR O ANIMAL EM QUE ESTÁ SENTADO.
PODE SER ANIMAIS COMO GATO , CACHORRO. ESTA BRINCADEIRA PODE SER UTILIZADA QUANDO CONTAMOS A HISTÓRIA DE NÓE PARA MEMORIZAÇÃO OU OUTRO TIPO DE ATIVIDADE.

JOGOS BIBLICOS - CAIXA SURPRESA

DENTRO DE UMA CAIXA COLOCA-SE A PERGUNTA COM UMA TIRA DE CARTOLINA COM UM BRINDE PRESO (PODE SER PIRULITO OU BALA). A MEDIDA QUE RESPONDEM PODEM FICAR COM O BRINDE.

JOGOS BIBLICOS - SORVETE

DESENHAR DOIS SORVETE EM UMA CARTOLINA
DIVIDIR A CLASSE EM DOIS GRUPOS. A MEDIDA QUE VÃO ACERTANDO AS PERGUNTAS VÃO PINTANDO A CASQUINHA DO SORVETE.

Bate papo com pré-adolescentes

Pré-adolescência: preparação para a adolescência

O que é??? (Questioná-los)

- Período que antecede a adolescência (alterações biopsicossocias; amadurecer).
- Dá-se dos 10 aos 14 anos (nas meninas acorre mais cedo do que nos meninos, varia de acordo com cada pessoa).

- Alterações físicas:
- Puberdade (não é a mesma coisa, mas uma parte desta; são apenas as transformações físicas).
Características:
Primárias: relacionadas às mudanças no órgão reprodutor
Secundárias - Meninas: seios, alargamento dos quadris, menstruação.
Meninos: pêlos, mudança no tom da voz, aumento da massa corporal.
- (Acne); interesse pelo sexo oposto.
- Cuidados com higiene pessoal.

- Alterações psicológicas:
- Mudança na forma de pensar e se relacionar com as pessoas.
- Mudança nos desejos, sonhos e interesses (a vida passa a ter um novo sentido).
- Maior capacidade intelectual (aumento na concentração, memória, linguagem mais completa e complexa).
- As transformações físicas causam dificuldade nos ajustes mentais, portanto, para algumas pessoas é uma fase de retraimento (crise: ser ou não criança).
- Busca desligar-se de tudo que o prende a infância, para construir uma nova identidade para si (fase de confusão, vontades infantis e adultas... exemplo: brinca de carrinho e casinha, mas pensa em namorar).
- Período difícil para alguns – passam por uma indefinição (estão deixando a infância que é algo conhecido, para vivenciarem o novo, o desconhecido, isso pode causar angústia, medo).
- Tem profunda necessidade de mostrar que não são mais crianças.
Exemplo: Deixam certas brincadeiras (não por não gostarem, mas por vergonha de pagar “mico” e frente aos colegas ou aos adultos); Não gostam de carinho excessivo dos pais na frente das pessoas, especialmente dos colegas (pois é algo q remete a infância); passam a exigir mais respeito.
- Passam a compreender mais a sociedade (se interessam mais por questões sociais, políticas). Surge uma curiosidade (coisas q cercam o mundo adulto).
- Dão muita importância aos pares (pessoas com gostos em comum), normalmente são os amigos. Passam a dar menos importância ao que os pais dizem (acreditam ter mais razão do que os pais).
Lado bom: Novas relações, experiências (formação da identidade, busca dos próprios gostos, desejos... que antes eram os que os pais determinavam).
Lado ruim: Alguns passam a desrespeitar as ordens dos pais, negam-se a obedecê-los (fase que são muito preguiçosos).
- Cuidado: para ser aceito em grupos devem tomar determinas atitudes, ou fazer coisas q não gostam, acabam fazendo para se sentirem aceitos (mesmo q não gostem ou não concordem).
- Contestadores (questionam figuras de autoridade). Por um lado é bom porque sua psique está se desenvolvendo... (Ele ainda tem figuras de autoridade que são importantes e agora são seus modelos).

- Busca da própria identidade (Quem sou? O que quero? O que gosto?)... Fase de construção da identidade.
- Se “acham” independentes para tomar suas próprias decisões, para fazer o que querem (não são independentes). Acreditam nisso por não serem mais crianças, mas por outro lado não conseguem ter atitudes maduras.

- Marcados por uma época peculiar
- (Internet, celular, TV)... Coisas que os influenciam bastante.
- A tecnologia pode ser enriquecedora se usada com sabedoria, mas ao mesmo tempo podem trazer informações nocivas (Internet: expõe a situações inconvenientes, armadilhas. Gangues, suicídio, induzem doenças, pornografia, violência).
- Não se deve proibir, mas deve ter tempo limite e acesso restrito.
- Outros pontos negativos: distanciamento das pessoas, menos tempo com família, amigos.
- Cuidados: Web, falar com desconhecidos, passar informações pessoais.

- Buscam outros modelos além dos pais.
- Modelos que a sociedade oferece (como se fossem os ideais):
Rebeldes, Malhação – modelos longe da realidade deles, pessoas muito mais velhas se passando por adolescentes, com corpos maravilhosos (fora da realidade), e altamente sensuais para a idade, muitas pessoas sem caráter (muito menos caráter cristão).

- Necessidade de afirmar certa independência (fumar, tomar bebidas alcoólicas, usar drogas)... forma de auto afirmar-se.

- Impacto da Sociedade:
- Marcados por uma valorização excessiva da aparência e padronização da beleza (magras, altas, lindas... como se isso realmente fosse beleza; e meninos fortes, viris).
- As diferenças ao invés de serem valorizadas são atacadas como defeitos.
- Adolescentes mais vulneráveis porque estão em formação ainda. E são mais facilmente frustráveis (não tem muita capacidade de tolerância a frustração).
- Precisam aceitar as diferenças, compreender que existem outras características que podem ser mais virtuosas do que a aparência.
- Problema sério: Baixa auto-estima (sentem que se não tem algo não são ninguém).
- Sofrem uma pressão muito grande com essa ditadura estética (não se encontram no novo corpo, mas esquecem q ainda não está formado completamente). Compreendem as plásticas como mudança num passe de mágica (querem o instantâneo... característica da geração).



Amor, paixão

- Quem não se lembra do primeiro amor? Coração batendo mais forte, mãos suadas... a paixão não tem hora nem idade e tem seu começo arrebatador na infância.

- Das bonecas e carrinhos para os recados apaixonados. Esta mudança de comportamento resultante do primeiro amor acontece, geralmente, entre 9 e 12 anos, justamente quando a cabeça e os hormônios dos pré-adolescentes estão"fervilhando".

- Platônico, por um amigo da escola ou do condomínio, o primeiro amor exerce um papel fundamental na forma como estes pré-adolescentes irão se relacionar com as pessoas no futuro.
Sinal de que vocês estão se abrindo para o mundo. Normalmente quem são os confidentes são os amigos, lugar antes ocupado pelos pais (talvez não tenham liberdade para conversar com os pais, mas nessa situação são os melhores conselheiros, ou então devem buscar pessoas de confiança, mais experientes, de preferência evangélicas).

- Esta fase pode ser muito enriquecedora (ou não), pois o adolescente poderá aprender a lidar com as conquistas, frustrações, desilusões. E será um momento para compreender que perdas e sofrimentos são sentimentos pelos quais todos passam, assim como alegrias, emoções e amor, paixão.

- Não percam isso... é uma das melhores fases da vida de vcs... não pulem nenhuma dessas fases com pressa para ficarem adultos.

Plano Divino para a humanidade


- Deus nos fez seres relacionáveis (primeiramente com Ele, e com os seres humanos).
- Ele declarou “não é bom que o homem esteja só” Gên. 2:18.
- E ainda lemos na Bíblia “melhor é serem dois do que um” Ec 4:9.
- Portanto temos a necessidade de nos relacionar afetivamente, de namorar, de casar.

Impactos da sociedade pós-moderna (distorções):

- Ficar (jovens e adolescentes estão substituindo o namoro pelo ficar).
- Ficar (definições deles)... passar um tempo com alguém sem compromisso algum. Incluem intimidades como: beijos, abraços, e até relações sexuais.
- Influências negativas da sociedade sem parâmetro, da mídia (pregam liberação dos impulsos, sensualidade... coisas q levam a promiscuidade sexual com graves conseqüências).
- Jovens e adolescentes são pressionados a abandonar práticas cristãs e adotar práticas pecaminosas ditadas pela sociedade.

- Importante lembrar que as pessoas não são objetos descartáveis... não se deve brincar com os sentimentos dos outros, muito menos arriscar ferir os seus próprios sentimentos.
- Ficar não é uma prática para pessoas com nossos princípios cristãos.

Recurso visual... papel colado.

O que a palavra de Deus diz?
- Nossas atitudes devem ser com responsabilidade e dedicação.
"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios” (Ef 5.15).
"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens." (Cl 3.23).


Namoro Cristão

- A oração é algo essencial.
- Depois de considerar (em todos sentidos, emocional e racional) se a pessoa que escolheu é alguém que gostaria de passar toda sua vida, deve-se levar o assunto a Deus.
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á." (Mt 7.7,8).

- Temos de esperar no Senhor. Salmos 27:14. Não seremos decepcionados com Deus no comando da nossa vida. Ele sabe o que é melhor para nós.
- Efésios 3: 20.
- Nunca inicie um relacionamento sem a certeza que Deus está abençoando este relacionamento. Pois assim será bem sucedido na escolha que fizer.

- Namorar é conhecer alguém, saber os gostos, temperamento, procedimento, personalidade, reações... O restante está reservado para o casamento.
- Cuidado para a intimidade não exceder os limites. Quem ama verdadeiramente espera o momento ideal pra todas as coisas. Se alguém tenta agir assim com você, não te merece. Cuidado para não deixar a outra pessoa fazer certas coisas em nome do amor que sentem (1 Coríntios 13).

Recurso visual: chiclete mascado, mordido, inteiro.
-Como você se sentiria se a pessoa q está gostando tivesse tido um comportamento totalmente promiscuo? Tivesse ficado com um monte de gente? E tivesse passado vários limites?

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (I Tm 4.12)

- O amor a pessoa nunca deve ser maior que o amor a Deus.
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.” (Mt 10.37).


- Qual a finalidade do namoro? É o casamento. Mas o namoro é algo que deve durar para o resto da vida do casal.


Por que namorar?
Depois da paquera, vem o namoro, que é um período muito importante e deve ser levado a sério em nossas vidas. A sua base deve ser firmada num amor de verdade, e não em uma paixão desenfreada.


Com que idade posso começar a namorar?
Iniciar um namoro com 12 ou 13 anos geralmente causa privações de estar com outros amigos ou de praticar o esporte que se gosta, porque o namorado ou a namorada pode ficar com ciúmes. Por que queimar etapas da vida antes da hora? Adolescência é para se fazer novos amigos, praticar muitos esportes, descobrir talentos, viver muitas e sadias aventuras.
Seja adolescente na hora certa! Com quem devo namorar? Que qualidades você espera encontrar na pessoa amada? Observe as dicas a seguir e decida somente após uma séria avaliação.

O que ele ou ela pensa sobre Deus? Baseado na Palavra de Deus, o namoro com alguém que não é comprometido com Cristo está completamente fora da vontade de Deus (II Coríntios 6.14-16).

“Depois de muita observação de valores, pode se chegar à conclusão se vale a pena investir em tal pessoa e se há retorno por parte dela”
No namoro com um não cristão, cada um tem um padrão, uma natureza, um jeito diferente de encarar a vida. Nas decisões, os sistemas de valores não são iguais: quem tem Jesus, vai agir de acordo com o que ele orienta. O outro vai tomar as decisões baseadas naquilo que acha ser o certo. Não se importará com o que Deus pensa.

Ele ou ela dá testemunho de uma vida comprometida com Deus? Vive o que prega sobre Jesus ou é só da boca pra fora? Ele ou ela tem bondade? Educação? Pense como a pessoa se comportaria perto dos seus amigos ou numa refeição diante de seus pais. Iria sair-se bem ou daria um vexame?

Como ele ou ela reage às suas fraquezas e defeitos? Exige perfeição, mesmo não a tendo? Pressiona para que você mude seu jeito de andar, falar etc? Como reage aos problemas que a vida traz? Enfrenta e vai à luta ou foge dos problemas que tem para resolver? Como ele ou ela reage à autoridade? Obedece ou é rebelde? Honra e respeita os pais?É uma pessoa companheira, amiga? Quando você está mal, como ele ou ela reage?

É briguento ou briguenta? Discute até com a própria sombra? Veja como trata a mãe ou o pai: quando casar, a figura feminina da mãe ou a masculina do pai, muitas vezes, é transferida para o cônjuge. Assim, se trata mal a mãe ou o pai, possivelmente tratará da mesma forma o marido ou a esposa.

Ele ou ela é sensível? Demonstra consideração? É do tipo grosso, bruto, que passa por cima de quem tem idéias diferentes, ou quer ouvir, considerar, estando disposto ou disposta até a mudar seu parecer? • Já estabeleceu alvos para o futuro? Não sabe o que quer da vida ou tem alvos bem diferentes dos seus – por exemplo, quer viver na fazendo criando gado, e você detesta a vida no campo?

Como ele ou ela lida com o dinheiro? Gasta tudo em bobagens? É apegado ou apegada ao dinheiro? Até onde posso ir no meu namoro? A intimidade física no namoro não é algo fácil de se lidar. O casal tem que ficar esperto, pois quando as carícias não são controladas, acabam despertando desejos mais intensos, podendo levar os dois a ter uma relação sexual antes de se casar. A comunicação de vocês e os toques do Espírito Santo são muito importantes.

“Encontrar a pessoa certa não é fácil, mas coloque seus anseios quanto a ela em oração e espere em Deus”

Tenham a sensatez de dizer claramente o que pensam: “Ôpa! Chega! Não dá mais! Vamos parar por aqui!” Sem dúvida, encontrar a pessoa certa não é fácil! Mas coloque seus anseios quanto a ela em oração e espere em Deus. Ao procurar o querer do Senhor para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Romanos 12.2: “A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.” Ele sempre quer o melhor para nós.

fonte:Virgínia Rochete David

quarta-feira, 9 de março de 2011

LIÇÃO BIBLICA PARA CRIANÇA DE 2 A 4 ANOS - EU SOU ESPECIAL

IDEIA PRINCIPAL
DEUS CRIOU AS PESSOAS COM UM CORPO MARAVILHOSO. CADA PESSOA É DIFERENTE E ESPECIAL.

A BIBLIA
DEUS CRIOU CADA PARTE DO NOSSO CORPO -
GENESIS 1 E 2, SALMOS 8:5, SALMOS 139:1-18, MATEUS 18:1-5

PREPARAÇÃO DA AULA
COLOCAR UM ESPELHO DENTRO DE UMA CAIXA
ARRUMAR UM FLANELOGRAFO E PREPARAR OS PERSANAGENS DA HISTORIA, COLOCANDO PEDAÇOS DE LIXA ATRÁS.
PREPARAR MODES DE CABEÇAS, CORPOS, PERNAS E BRAÇOS PARA FAZER O CORPO HUMANO.
PROVIDENCIAR PAPEL E GIZ DE CERA.

DESENVOLVIMENTO DA AULA
MOSTRAR A CAIXA COM O ESPELHO. DIZER QUE NA CAIXA TEM ALGUÉM QUE DEUS AMA MUITO. DEIXAR QUE CADA CRIANÇA OLHE A SUA IMAGEM NO ESPELHO. CHAMAR A ATENÇÃO PARA A COR DOS OLHOS, DOS CABELOS E OUTRAS CARACTERISTICAS DAS CRIANÇAS. AFIRMAR A IMPORTANCIA E AS DIFERENÇAS DE CADA UM

CANTAR OS NOMES DAS CRIANÇAS USANDO DOIS OU TRES TONS. EXEMPLO: "ONDE ESTÁ CARLINHOS? (mi,mi,do,sol,mi,dó). A CRIANÇA PODE RESPONDER: EU ESTOU AQUI. IMITANDO OS SONS ESCOLHIDOS PELO LIDER: SEM FORÇAR, CONDUZIR AS CRIANÇAS A DIZEREM: NOSSOS NOMES SÃO BONITOS. BATER OS RITMOS DO S NOMES COM AS MÃOS, DEPOIS COM OS PES.

SENTAR, RELAXAR, FECHAR OS OLHOS. AGRADECER A DEUS POR NOSSO CORPOS.

CONTAR A HISTORIA MOSTRANDO A BIBLIA COM O MARCADOR NO LUGAR DA PASSAGEM. (PERGUNTAR) VOCÊS SABEM QUE LIVRO É ESTE? A BIBLIA TEM MUITAS HISTORIAS BONITAS SOBRE DEUS E JESUS, A PRIMEIRA HISTORIA CONTA COMO DEUS CRIOU O MUNDO(MOSTRAR GRAVURAS OU DESENHOS SIMPLES COM LIXA COLADA ATRÁS PARA FIXAR NO FLANELOGRAFO).
DEUS FEZ O SOL, ARVORES, ESTRELAS, RIOS, ETC.(MOSTRAR AS FIGURAS COLOCANDO-AS NO FLANELOGRAFO), MAS O MELHOR DE TODAS ESSAS COISAS, MELHOR DO QUE O SOL E AS ESTRELAS, MELHOR DO QUE AS FLORES E ARVORES, MELHOR DO QUE AS BORBOLETAS E PASSARINHOS, MELHOR DO QUE OS CACHORRINHOS E GATINHOS FOI DEUS TER FEITO AS PESSOAS... GENTE DE TODOS OS TIPOS: MAES, PAIS, VOVÔS, VOVÓS, TIOS, TIAS, MENINOS, MENINAS E BEBEZINHOS. ESTAVA EM SEUS PLANOS QUE AS PESSOAS VIVESSEM EM FAMILIAS. E DEUS FEZ AS PESSOAS DE UMA MANEIRA ESPECIAL: COM OLHOS PARA ENXERGAR, OUVIDOS PARA ESCUTAR, UMA BOCA PARA FALAR, PÉS PARA CORRER, MÃOS PARA TOCAR, ABRAÇAR E AJUDAR, E UMA CABEÇA PARA PENSAR. QUE DEUS BOM! COMO DEUS É MARAVILHOSO! OBRIGADA(O) DEUS.

COLOCAR FIGURAS GEOMETRICAS NA MESA: CIRCULO, RETANGULO, QUADRADO E TIRAS COMPRIDAS QUE POSSAM REPRESENTAR AS PARTES DO CORPO. PEDIR QUE A CRIANÇA JUNTE AS FIGURAS E COLE NUMA FOLHA DE PAPEL. COMPLETAR O TRABALHO COM GIZ DE CERA.

REUNIR AS CRIANÇAS: DE MÃOS DADAS DIZER: UMA VEZ OS AMIGOS DE JESUS PERGUNTARAM: QUEM É O MAIS IMPORTANTE? JESUS COLOCOU UMA CRIANÇAS NO MEIO DELES E DISSE: PARA SER IMPORTANTE, É PRECISO SER COMO UMA CRIANÇAS. VAMOS LEVANTAR BEM ALTOS OS BRAÇOS E DIZER: EU SOU BONITO/A. EU SOU ESPECIAL"OBRIGADA(O) DEUS.

OUTRAS ATIVIDADES
DEITAR UMA CRIANÇA SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL MURAR E FAZER O CONTORNO DO SEU CORPO. COMPLETAR A FIGURA COLOCANDO OLHOS, NARIZ, BOCA, CABELO, ETC. PRENDER A FOLHA NA PAREDE E CONVERSAR SOBRE O CRESCIMENTO: DO CORPO, DA INTELIGENCIA E NOS RELACIONAMENTOS.

FAZER UM CARTAZ COM FIGURAS DE CRIANÇAS DE VARIAS IDADES REALIZANDO DIFERENTES ATIVIDADES.

CANTAR MUSICAS SOBRE AS PARTES DO CORPO, COMO: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.

FAZER UMA BRINCADEIRA DE MIMICA. OBSERVANDO O LIDER, AS CRIANÇAS SEGUEM SEUS MOVIMENTOS: UMA MÃO NA CABEÇA, OUTRA NA BARRIGA, UN DEDO NA PONTA DO NARIZ, ASSIM POR DIANTE.

CAMINHAR DE VÁRIAS MANEIRAS: PULANDO DE UMA PERNA SÓ, SALTITANDO, MANCANDO, ARRASTANDO O PE, MARCHANDO, ANDANDO PARA TRÁS, ASSIM POR DIANTE. EXPLICAR QUE SOMOS TODOS DIFERENTES E QUE PODEMOS ANDAR DE MANEIRAS DIFERENTES.


FONTE:SEMENTE DA MOSTARDA - VIVENCIANDO A BIBLIA.

terça-feira, 8 de março de 2011

PARA MULHERES - TRATAMENTO DE BELEZA

A receita para este tratamento começa com:
LIMPEZA INTERIOR - Do coração procedem as fontes da vida -(Pv 4.20-27).
Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações, toda a sujeira que esteja poluindo a alma. Jesus adverte que o mal vem de dentro - (Mc 7.14-23) e Jeremias fala dos enganos do coração (Jr 17.9), por isso faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a remoção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do Cristão. O Salmo 139.23-24 nos conduz à confissão e quebrantamento pela ação do espírito.
ELIXIR DE REJUVENESCIMENTO - A mente exerce um Grande poder sobre nós. Somos, realmente, aquilo que pensamos - belas ou feias, novas ou velhas. Paulo fala em transformação pela renovação da mente (Rm 12.2). Faz mais efeito que as operações plásticas que concertam ou pioram apenas o que é exterior. Encher a mente de pensamentos positivos (Fp 4.8) e preenchê-la com a Palavra de Deus (Cl 3.15). Aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude.
ÓLEO PARA A CABEÇA - O óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão (Sl 133) que nos leva a amar as pessoas, aceitá-Las como são. Óleo que lubrifica os relacionamentos, fluindo como ingredientes para uma convivência saudável. Também o óleo da unção do Espírito que ungindo a cabeça, faz transbordar o coração (Sl 23.5).
BATOM PARA OS LÁBIOS - É o louvor. Salmo 34.1 nos recomenda a usá-lo constantemente. Evitemos palavras ferinas, negativas ou hábitos da murmuração. Enfeitar os lábios com palavras de louvor, de conforto, que levante os abatidos e glorifiquem ao nosso Rei (Sal 19.14).
MAQUIAGEM - Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a alegria. "O coração alegre aformoseia o rosto..." (Pv 15.13).
BRILHO - O tempo que passamos com Deus dá brilho a vida. Que o diga Moisés (Ex 34.29). "Para ser bela pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de Deus" - Michel Quoist.
CREME PARA AS MÃOS - (Ec 9.10 e Pv 31.20) Mãos adornadas com o serviço ao próximo. Mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados.
CALÇADOS PARA OS PÉS - (Pv 4.26-27) - Pés que andam por caminhos direitos ( Is 52.7 ) - Pés formosos que levam boas notícias, as boas novas da salvação.
TRAJE - Alta costura do Atelier do Senhor - (1Pe 3.3-4) apresenta o traje do espírito manso e suave. E é a única fórmula bíblica para conquistar o esposo para Cristo.
PERFUME - Mais precioso que o "Chanel 5 ", pois é da "grife" do Senhor - (2 Co 2.14-15) - O perfume de Cristo. É um pouco diferente das famosas essências francesas cujos frascos precisam ser bem lacrados para não exalar o aroma; neste, o "vaso de alabastro" (a nossa casca grossa) tem que ser quebrado para perfumar o ambiente.
ETIQUETA SOCIAL - Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de beleza, pois completam o trabalho realizado. Define-se apenas numa palavra AMOR. Sem ele nada tem valor. E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente. (1 Co 13.5) "O amor comporta-se bem e não busca vantagens próprias".
Que Deus lhe proporcione oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor.
Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTÃ atuando em sua Igreja em um dos ministérios existentes, em seu lar, enfim em todo tempo que a Luz de Jesus brilhe através de você.

PARABÉNS PELO SEU DIA.

segunda-feira, 7 de março de 2011

MEMORIZANDO VERSÍCULOS

1. Explique o significado do verso
2. Certifique-se de que as crianças entendem o significado de
todas as palavras, principalmente as difíceis, para evitar que
memorizem coisas que não entendam ou desenvolvam conceitos
errados.
3. Ajude as crianças a procurar o versículo em suas próprias
Bíblias.
4. Ajude as crianças a fazerem associações de imagens ao
versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao
falar a palavra "Nike"? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a
empresa associou o seu emblema... Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a
permanecer nos corações das crianças).
5. Mescle o verso com todos os aspectos da história/lição
6. Prepare-se como professor: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque
em local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)
7. Parabenize através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização
acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao aluno - seja cumprimentos,
certificados, troféus, prêmios...
8. Descubra o que motiva cada uma das crianças a aprender a Palavra de Deus. Para umas,
basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum
tipo de recompensa palpável.
9. Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso
em sí.
10. Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja
criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam as
crianças a guardar o que aprenderam e as ajudam a tornar o verso parte de suas vidas.
11. Seja seletivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar memorizar
muitos versos e não consegui-lo bem.
12. Não despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que
aprendem mais devagar.
13. Mande o verso para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a criança
mesma tenha feito.
14. Seja criativo! A chave para ensinar a decorar versículos a crianças está na palavra
VARIEDADE. Um professor eficiente vai encontrar maneiras diferentes e divertidas de ensinar as
Palavras de Deus.

FONTE:IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO - APOSTILA - TREINAMENTO PARA PROFESSORES MINISTÉRIO INFANTIL

Você é um bom orientador / professor? - Teste de Auto-avaliação

Some 5 pontos para cada resposta "Sim".
1. Você ora diariamente pelas crianças de sua turma?
2. Você é fiel, sempre presente, quer chova, quer faça sol?
3. Você chega antes da hora de começar o CULTO INFANTIL ficando a disposição das crianças para conversar com elas ou ouvir seus problemas?
4. Você lê de antemão pelo menos um esboço das "lições" do ano ou do semestre para saber o
conteúdo do ensino de sua turma durante o período?
5. Você pode expressar numa frase o propósito do ensino de cada aula?
6. Você tem procurado guiar suas crianças a Cristo como o Salvador, Amigo e Senhor?
7. Suas crianças entendem que a lição vem da Bíblia e não apenas de uma revista?
8. Você usa um vocabulário que suas crianças entendem facilmente?
9. Você faz perguntas e encoraja as crianças a comentarem o assunto do dia?
10. Você começa o preparo da lição pelo menos 5 dias antes do dia do CULTO INFANTIL?
11. Se acontecer alguma coisa engraçada durante a aula, você ri com os demais, e depois, aproveita o
acontecido para voltar ao assunto?
12. Você sabe controlar uma criança faladora, que conversa muito, sem que ela se ofenda?
13. Você conhece o passatempo predilecto e os problemas de todas as suas crianças?
14. Você visita o lar de cada criança pelo menos uma vez por ano, e visita imediatamente o lar de qualquer uma que falte duas vezes seguidas?
15. Em preparação para a aula, você localiza num mapa bíblico qualquer detalhe geográfico referente a lição?
16. Você lê artigos e livros que tratam de educação cristã, e assiste de vez em quando, cursos ou seminários sobre assuntos referentes ao ensino?
17. Você varia seu método de ensino, a fim de que os alunos permaneçam alerta, esperando o que virá em seguida?
18. Sua vida cristã é pura e exemplar, no sentido de você não praticar actos que teria vergonha de contar às crianças?
19. Você analisa seu trabalho, depois de cada aula, notando a reacção das crianças, erros que você tenha cometido, e os bons resultados que conseguiu?
20. Numa hora de desânimo, quando está ao ponto de querer desistir do trabalho, você vai logo à
presença do Senhor, permitindo que Ele o encoraje e fortaleça?


80 a 100 pontos - Parabéns! Não há melhor orientador(a) do que você.
60 a 80 pontos - Você está fazendo um bom trabalho
50 a 60 pontos - Há necessidade de melhorar seu ensino
Abaixo de 50 - examine-se diante do Senhor: "Estou fazendo o melhor para Cristo"?

FONTE: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

Disciplina na Sala de Aula

O que pode causar problemas de disciplina?
Crianças – A sala – O professor
1- As Crianças
Crianças inquietas:
Tem um período breve de atenção, ficam mais agitadas quando o professor dá uma aula e não permite que
eles participem, não conseguem ficar sentadas por muito tempo sem atividades com movimentos.
Crianças egocêntricas:
Querem ser o centro das atenções e não se preocupam com as demais.
Crianças desenfreadas:
Fazem o que querem em casa: impacientes, rudes, iradas, ciumentas.
Crianças maliciosas:
Podem estar passando por situações difíceis em casa, por exemplo: divórcio, pais negligentes,
abuso, doenças mentais, má escolha de amizade, violência vista na televisão, drogas e álcool.
2- A Sala
Uma sala desordenada leva as crianças a serem desordenada.
Pouca luz ou muito brilhante.
Sala muito fria ou muito quente
Cadeiras de tamanho inadequado.
3- O Professor
Mal preparo
“Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor”. (Jeremias 48:10)

Ensinando Crianças de Lares Problemáticos

Nenhum lar está isento de problemas. Porém, um número cada vez maior de famílias, em nossos
dias são disfuncionais. As famílias entram às vezes em crise quando um dos pais falta, seja por
causa de morte, suicídio, ou divórcio. Padrões destrutivos também são encontrados até mesmo
nos lares em que os dois, pai e mãe, estão presentes. Alguns pais tão traumatizados por eventos
penosos que viveram no passado que não conseguem satisfazer as necessidades dos filhos. É
enorme o número de crianças obrigadas a viver em ambientes negativos devido irá crônica,
negligência, ou outras formas de abuso.
Procure Entender a Percepção das Crianças de Lares com Problemas
As crianças de lares com problemas são muitas vezes perseguidas por sentimentos de medo ou
desespero. Muitas sentem solidão e isolamento, pensando que seus problemas são únicos. Elas
ficam confusas porque amam os pais, porém sentem-se geralmente impelidas pelo desejo de
obter a aceitação dos pais – mesmo que essa seja impossível. Quando fracassam em suas
tentativas de agradar, sua falsa culpa (sentir-se mal sobre o que pensam ter feito) se transforma
em vergonha (sentir-se mal sobre quem pensam que são) e acabam convencidas de que não têm
valor.
Fique Atento aos Sintomas das Crianças Magoadas
As crianças de lares com problemas aprendem três regras: NÃO CONFIE /NÃO SINTA /NÃO
FALE. Muitas delas transferem essas regras para o relacionamento fora de casa. Embora muitos
desses meninos e meninas vivam continuamente em um estado de negação, construindo mundos
de fantasia para bloquear os seus problemas, outros podem torna-se calados, não se
comunicando com naturalidade. Num grupo, essas crianças muitas vezes parecem desatentas ou
retraídas. Elas talvez tenham dificuldade em prestar atenção ou não queiram participar das
atividades. Algumas crianças magoadas podem demonstrar irá ou agressividade. Outras podem
se agarrar ás pessoas ou bancar o palhaço, mostrando sua necessidade de aceitação e afeto ao
solicitar atenção permanente – de maneira positiva ou negativa.
Um desafio enfrentando pelos que trabalham com crianças é discernir a razão do comportamento
delas. Precisamos de ajuda do Espírito Santo para descobrir quais as crianças cujos problemas
exigem tratamento especial. Devemos lembrar que as necessidades de todas as crianças (de todo
mundo, por sinal) são basicamente as mesmas. Todos precisam de respeito e atenção, incentivo e
amor. O professor desempenha às vezes um papel vital como o único adulto capaz de ajudar
crianças carentes, a ver o seu valor aos olhos de Deus.
Permita que Deus use Você para Satisfazer as Necessidades das Crianças Perturbadas.
1. Planeje sua aula de modo que Cristo seja o tema Central. Ao trabalhar com crianças
necessitadas, compreenda que a melhor maneira de resolver os problemas delas é fazê-las
conhecer a Deus, recebendo Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Evangelize e discipule:
apresente às crianças Aquele que irá acompanhá-las vida a fora para satisfazer cada necessidade.
2. Faça cada criança sentir-se bem-vinda e aceita. Neutralize os sentimentos de rejeição que as
crianças possam ter, cumprimentando cada uma com um sorriso amigo, uma palavra amável, e a
mão no ombro. Demonstre-lhes que você está contente com a presença delas. Trate cada uma
com respeito. O amor de Deus por nós não se baseia em nossa aparência ou no que fazemos.
3. Torne sua classe um lugar seguro e estável. Para as crianças cuja situação familiar é caótica, um
ambiente agradável e ordeiro, com certa rotina, pode ser um oásis. Peça ajuda de Deus para
capacitá-lo a ser bem–humorado e mostrar amor.
4. Discipline adequadamente. Os lares com problemas são freqüentemente caracterizados por
padrões de disciplina rígidos, inconsistentes ou permissivos. Estabeleça, explique e reforce
regras simples para classe, com palavras bondosas, firmes e consistentes. Quando for necessária
correção, critique o comportamento e não a criança. Deixe que esta saiba que você acredita que
ela pode melhorar.
5. Ofereça um programa interessante e desafiador. As crianças com problemas dificilmente tem
oportunidade de participar de divertimentos saudáveis. Procure envolve-las em atividades
criativas que lhes irão estimular o crescimento. Ajude as crianças carentes a preencher os vazios
em sua vida diária, sugerindo maneiras de passar as horas de lazer ou solidárias em atividades
que agradem ao senhor. Ensine-as a escolher os amigos com sabedoria. Ajude-as a conhecer
livros cristãos. Considere levá-las a passeios e excursões no campo.
6. Modele a vida cristã vitoriosa. Você pode ser o único adulto salvo na vida de uma criança
necessitada. Deixe que os meninos e meninas vejam Cristo em você. Não tente dar ás crianças a
falsa impressão de que você é perfeito; em vez disso, seja transparente. Quando apropriados,
conte as dificuldades que enfrentou e explique as maneiras como foi ajudado por Deus durante as
crises.
7. Ouça as crianças e incentive-as a falar. As crianças que passam por problemas quase sempre
precisam expressar seus temores e preocupações. Fique à disposição delas e tome tempo para
ouvi-las com atenção. Pergunte às crianças sobre os seus interesses e atividades. Enquanto falam,
faça comentários positivos. Não force detalhes, mas mostre que se importa sinceramente. Ajude
as crianças a pensarem positivamente sobre elas mesmas e a desenvolverem alvos para o futuro.
Ganhe a confiança delas, mantendo em sigilo as informações recebidas delas.
8. Assegure e encoraje as crianças. Assegure as crianças do amor e aceitação de Deus. Conte a elas
que Ele deseja perdoar e salvar. Ajude-as a compreender que não precisam sentir culpa quando
outros agem errado (membros mais velhos da família ou vizinho). Faça elas se sentirem especiais
e dignas, elogiando a sua resistência. Compartilhe Escrituras que falem dos planos especiais de
Deus para a vida de cada criança (por exemplo, Jeremias 29.11).
9. Desenvolva confiança. Mostre às crianças, pelas reações consistentes e piedosas, que você é
digno da confiança delas. Evite criticar as crianças ou os pais. Não desperte as defesas delas nem
aumente o conflito que já sentem. Sentem que fizer uma promessa, não deixe de cumpri-la
rapidamente.
10. Ensine às crianças versículos-chave aos quais possam recorrer. Os meninos e meninas em
situações difíceis precisam saber o que é errado e como agir certo. Eles necessitam do consolo
das promessas de Deus. Ajude-os a guardar no coração versículos que falem dos padrões de Deus
e os assegure do Seu amor e proteção.
11. Ore com as crianças e pro elas. As crianças de lares com problemas muitas vezes se sentem
engaioladas, solitárias e com medo. Ajude-as a compreender que Deus está sempre vigilante e
atento. Encoraje-as a se voltarem para Ele quando precisarem de ajuda. Mostre sua preocupação
sincera, ore pelas necessidades especificas das crianças.
Estabeleça uma Política para tratar dos Problemas Graves de abuso
Uma criança pode precisar de mais ajuda do que você pode dar. Prepare uma política-padrão
para tratar dos casos de abuso severo. Se achar que uma criança está sendo fisicamente
maltratada ou abusada sexualmente, é necessário notificar às autoridades. Consulte o seu
supervisor ou Pastor. Ajude a criança a compreender que você tem a responsabilidade de
protegê-la. Assegure-a do seu amor e apoio contínuos.

FONTE: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

COMO CONTAR HISTÓRIAS

Passe segurança! Não se desculpe ao começar, nem em palavras nem com uma expressão
corporal encurvada.
? Conte em suas próprias palavras. Deixe a imaginação funcionar - isto é o que cria mágica e
não malabarismos da memória.
? Se der branco, continue. Não faça caretas, chingue nem desculpe-se. Continue descrevendo
detalhes de cores, locais.. isto estimula a imaginação e ajuda a memória. Ou então faça uma pausa,
olhando todos nos olhos, como para levantar suspense (não olhe para o chão). Improvise!
? Mantenha as histórias até 10 minutos de extensão. Ensaie e cronometre.
? A introdução é crucial. Você vai ganhar ou perder nos 3 primeiros minutos dependendo de
como você começa.
Você tem que criar sua audiência no grupo de crianças, cada uma com seus próprios
Pensamentos e focos de atenção, antes que você possa começar a contar uma história para elas.
Deve haver, na introdução, o indício de que coisas excitantes irão acontecer, incitando a
curiosidade, unindo as crianças em antecipação. Não dê tudo na introdução. Sempre mantenha
um certo nível de mistério, antecipação e surpresa durante toda a história.
? Nós adultos tendemos a subestimar a capacidade das crianças de imaginar e fantasiar, e
assim, muitas vezes fazemos muitos esforços para explicar ou justificar o cenário, ou explicar
tudo com detalhes. Na verdade, o que atrai as crianças é a possibilidade de entender os aspectos
implausíveis da história depois; o que é ótimo, você tem a atenção delas e elas ficarão pensando
no que você disse.
? Para contar histórias você precisa de um pouco de habilidade em vendas, sinceridade (não
tente fingir alegria, tristeza, etc.. seja verdadeiro!), entusiasmo (não significa ser barulhento ou
artificial), animação (em gestos, voz, expressão facial) e mais importante, ser você mesmo.
? Nós queremos que a mensagem chegue clara e bem definida. Nosso objetivo é comunicar
as verdades da Bíblia de uma maneira pessoal e com uma aplicação clara. Seja qual for a maneira
que você conte a história, tenha certeza de ser objetivo! Não assuma que as crianças vão
entender. Torne a história o mais real possível. Não conte a história de uma maneira cansada ou
mal resumida. Pule dentro da narrativa, com a mesma intensidade que os fatos... escolha UM
ponto e conte-o como se fosse a notícia mais interessante do mundo.
? Mantenha simples e direto.
? Uma vez terminada a história, não fique divagando e corrigindo. Deixe os pensamentos
das crianças presos no ponto da história, na mensagem central.
? Quanto mais você praticar, melhores ficarão as suas técnicas. Teste diferentes métodos,
seja criativo. Você sempre aprende com suas experiências. Não seja extremamente tímido ou
preocupado "com o que os outros irão dizer se...". Não tenha medo de ser um palhaço ou fazer
papel de bobo para Cristo e para as crianças. Humildade, amor e oração são elementos
importantes para contar histórias, juntamente com criatividade e inovação. As crianças pegam
muito mais do que a história de você; elas percebem o seu entusiasmo pessoal com a mensagem.
Elas precisam ver que você foi tocado pela Palavra. Prepare o seu coração enquanto prepara a
história.
? Tenha certeza de colocar algum drama, suspense na história. Deve haver uma situação que
dirija ao clímax e ao final da história. O conflito pode ser introduzido imediatamente ou aos
poucos para aumentar o suspense e a intriga. Tente levar os ouvintes a se preocupar junto com
os personagens e se envolver com o que acontece.
? O professor deve estudar a lição muito bem. Você precisa saber muita coisa para poder
ensinar um pouquinho.
? Crianças aprendem com seus sentidos. Elas adoram sentir, cheirar, tocar, escutar e ver.
Descreva personagens e locais vividamente, ajudando-os a solidarizar-se com os personagens.
? Numa audiência mista, tente colocar a história ao nível do mais novo.
Características de uma boa história:
Tema único e bem definido; Enredo bem desenvolvido; Estilo: imagens vívidas, sons e ritmo
agradáveis; Caracterização; Coerente com a fonte; Apelo dramático; Apropriado e adequado aos
ouvintes.
MÉTODOS
Ao escolher um método, comece por analisar a história e qual o seu objetivo. Em geral use:
? Narração: quando a história tem um enredo simples e elementos familiares.
? Participação ou cantos: quando você tem partes que se repetem freqüentemente e/ou
frases engraçadas
? Material visual: quando a história for complicada ou contiver elementos desconhecidos.
? Histórias caracterizadas: teatro, fantasias ou um único boneco. Quando o envolvimento
ou o teatro ajudam a enfatizar a mensagem da história ou para facilitar a expressão de
sentimentos e pensamentos interiores.
? Dramatização: quando se quer ilustrar uma aplicação da mensagem ou se tem muitos
personagens de igual importância.
Outras possibilidades são:
? ? Ler a história diretamente para as crianças. Ao se preparar leia a história diversas
vezes e pelo menos uma vez em voz alta. Ao ler para as crianças seja tão animado como se
estivesse contando-a; leia devagar e olhe nos olhos das crianças..
? ? "Vamos fazer de conta" muito bom para explorar atos e suas conseqüências
? ? Contar uma experiência; algo que aconteceu a você, e de preferência que não te
coloque como um "bom" exemplo
? ? Discussão / perguntas e repostas Para crianças mais velhas; lembre-se que uma
história bíblica não é uma palestra.
Métodos Envolventes:
? História participativa. Como quando um mágico usa alguém da platéia (crianças guardam
60% do que fazem, 30% do que vêem e apenas 10% do que escutam).
? Coros, cantos e histórias com eco. O professor combina com as crianças uma frase ou atitude
a qual elas devem responder com uma palavra ou gesto específico. Ou faça com que as crianças
criem os efeitos sonoros de acordo com a história sempre que você indicar. É impressionante a
quantidade de coisas que eles memorizam assim.
? Pantomima: É especialmente eficaz com grupos pequenos de crianças menores, em que eles
"participam" na história ao representar.
? Teatralizando: apos contar rápida e resumidamente a história deixe as crianças se tornarem
os personagens.
? Jogo de personificação: cada criança assume um personagem e deve reagir as situações que
você apresenta.
Métodos visuais:
? Histórias em seqüência: a medida que a história evolui, use uma série de figuras para ilustrála.
Livros de colorir são boas fontes de material; Cuidado com: temporização (para que as figuras
não sejam apresentadas antes do fato), controle o interesse do grupo e não distraia a atenção
deles dos pontos importantes.
? Quadros de Figuras ou palavras: A chave aqui é o elemento surpresa (o que será
acrescentado depois?)
? Figuras misteriosas: a medida que a história é contada vá desenhando uma série de linhas e
formas sem sentido até que as linhas se formem objetos reconhecidos que dão ênfase a partes da
história. (Simplifique o trabalho fazendo os traços a lápis, bem claro, antes. Certifique-se que o
quadro e o desenho são grandes o suficiente para ser vistos por todos. Falar e desenhar ao
mesmo tempo é mais complicado que parece; conheça bem a história e pratique antes).
? Acrósticos: podem ser usados durante a lição preenchendo com as palavras no correr da
história. (ex. escreva JESUS no quadro; a medida que a história continua escreva: José no J de
Jesus, Esteve no E de Jesus, etc...
? Flanelógrafo: Muito útil se a seqüência, movimento e relacionamentos são importantes para a
história.
Métodos visuais são especialmente importantes se objetos desconhecidos são parte da história.
As vezes é melhor apresentar os objetos antes da história para evitar confusão durante a
narrativa.
Outros métodos visuais incluem modelagem, dobraduras, quadros de giz, mapas...
Métodos dramáticos
Ao contar uma história, lembre-se que suas expressões faciais e gestos são tão importantes como
o tom e o som da sua voz. Aprenda a exagerar emoções, desenvolva diferentes vozes e
personalidades, conte histórias em "bumerangue", isto é você dialoga com você mesmo.
? História narrativa. O professor assume a postura de observador / testemunha, até as vezes
usando uma fantasia. Ajude as crianças a "estar lá" com você, ver através dos seus olhos.
? Esquetes ou quadros vivos. A história toda ou partes são encenadas.
? Entrevista: onde o professor entrevista um personagem convidado (requer 2 pessoas ou você
e 1 boneco)
Bonecos e fantoches. Existem diversos tipos de fantoches. Os mais simples podem ser feitos a
partir de uma meia ou saco de papel ou simplesmente recortando silhuetas e colando-as a palitos
de picolé. Cada fantoche deve ter uma personalidade clara (ex. nervoso, tímido, orgulhoso.. ) e
também uma voz que não devem mudar durante a história. Não use fantoches apenas para narrar
a história, Converse com o boneco ou faça com que atuem. Tome cuidado ao usar fantoches em
um teatro, para que eles não caiam da cena, a medida que seus braços cansem e para que sua voz
alcance a platéia. Cuidado com movimentos fora de sincronia, diálogos muito complexos e
excesso de objetos e cenários. Mantenha contato visual (olhar) entre os fantoches e entre
fantoches e crianças.
Cuidados gerais:
Atente para moralização: Nós estamos tentando comunicar o amor de Deus para pecadores e não
morais ou "faças" e "não faças". Não confunda o evangelho com a sabedoria da idade ou
conselhos paternais. Atente para possíveis erros de interpretação dos objetivos da lição. Cuide
para não pegar as histórias literalmente ou carregá-las com outras conotações em detrimento da
mensagem.

FONTE: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

MINISTRANDO AOS PEQUENINOS

Decida um formato.
Ter um pouco de rotina é bom, pois ajuda as crianças a se sentirem à vontade, mas você não
precisa ser rígido: pequenas mudanças na rotina, variações nas atividades, uma data especial,
tudo isso gera curiosidade e prazer.
Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:
1. Cumprimentos: diga Boa Noite! E cumprimente as crianças pelo nome, sorria, demonstre
prazer em recebê-las.
Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente',
para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor
favorita". Ou você pode ter um quadro com os nomes de todas as crianças e assim que elas
chegam elas colam um adesivo.
2. Música: intercale cânticos conhecidos com outros novos (se você só usa
cânticos novos, as crianças se sentem frustradas; se você usa cantos que elas já
conhecem e podem participar e ensina um ou dois novos, é mais interativo). Os
cânticos podem ser relacionados com o tema do dia ou do mês.
3. Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: às vezes
um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram em voz alta. Faça orações em círculo, de mãos
dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.
4. Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa...
5. Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das
crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da
pesca maravilhosa)
6. Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e
atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar
o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que vo cê apresentar o tema, dê
uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo.
Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.
7. Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade as crianças de
recontar a história nas suas próprias palavras ou de responder ao tema com expressão artística.
Atividades:
Cabe ao professor preparar a folha de atividades para cada história a ser aprendida.
O desenho deve sempre estar relacionado com a história.
O desenho deve ser grande e sem muitos detalhes.
Tenha sempre folhas o suficiente para todas as crianças.
Coloque sempre o nome da criança, e a data. (Estas folhas irão para a pasta individual de
cada criança para as reuniões com os pais).
Distribua as folhas, o lápis de cor, (ou giz de cera, etc.).
Ao som da musica aprendida nesta noite, eles estarão pintando o desenho.
Recolha as folhas para guardá-las em suas devidas pastas
8. Encerramento: com cântico, oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito
importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e as atividades que
você preparou como às crianças. Cantando: Toda música para crianças deve ser de
linguagem fácil e curta. Musicas longa tendem a ser enjoativas, e geralmente eles não assimilam
palavras inteiras. Cabe ao professor, conhecer bem a musica a ser ensinada. Ensaie em casa.
Aprenda a letra. Invente gestos. Faça caras e bocas se for preciso, isso ajudará a que todos deixem
de ser tímidos e louvem ao Senhor. Cabe ao professor, preparar de antemão um aparelho de som,
ou rádio-gravador, caso seja utilizado um CD.
Vergonha e timidez na frente das crianças não funcionarão. Portanto, se vc é tímido (a) ore
ao Senhor para que faça de vc uma pessoa livre para ensinar com excelência. As crianças notam
com facilidade quando vc está inseguro (a) ou tímido (a). Isso é prejudicial ao ensino.
Terminando:
Ao encerrar o Culto Infantil, peça que o “Ajudante do Dia”, recolha as folhas e o material
utilizado (Lápis de cor, por exemplo). Agradeça a criança!
Caso vc tenha entregado o crachá, também devem ser recolhidos.
Coloque todos de pé, de mãos dadas, e pergunte se alguém tem algum pedido especial
para apresentar ao Senhor. Com palavras simples faça a oração. Agradeça a presença de todos.
Faça uma fila para levá-los de volta a igreja. Oriente-os a que não entrem correndo e sim em
ordem.
Retire os nomes do “Quadro de Presença”, guarde-os. Deixe a classe arrumada. Não se
esqueça de fechar a porta.
9. Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. diga que você gostou que elas
vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo sábado/domingo. Quem sabe algumas
vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das
famílias.
? Varie!
• Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
• Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto
(chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
• Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
• Conte a história: usando fantoches; usando flanelografo; usando objetos;
usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
• Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar
a história);
• Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as
crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona
melhor com crianças acima dos 8 anos);
• Promova uma festa, talvez com os pais junto. Convide as crianças para orarem; Dê
diretrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençoe...');
• Envolva as crianças na bênção: tem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te
abencoe" - cada um coloca a Mao sobre a cabeça do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a
mão sobre os ombros do vizinho; "Deus te de a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo
isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direção ao
centro).
• Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais difícil manter a atenção!) ou
para a igreja, ou mesmo para a cozinha .
Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada
encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais
freqüência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.
Divida o trabalho
Faça um "banco de talento" - descubra o que as pessoas que trabalham com o culto infantil
gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são
boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança
que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as
pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.
Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade.
Ore, ore, ore...
fonte: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO