versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a
quinta-feira, 3 de março de 2011
BRINCADEIRA: PETECA
A peteca era uma das brincadeiras mais bonitas de se ver, muito
praticada nas tardes de domingos e feriados, em terrenos baldios,
bastante abertos e sem obstáculos. Consistia na formação de uma
grande roda por um número não definido de participantes, afastados
entre si por uma certa distância. Cada participante lançava a peteca
para o alto, na maior altura possível, através de impulso com a palma
da mão. O membro da roda que estivesse mais próximo do local onde
a peteca iria cair dava um impulso na mesma, procurando lançá-la
também o mais alto possível. Aquele que deixasse a peteca cair saía
da roda. A brincadeira continuava e, um a um, os participantes iam
saindo, até ficar o último, o vencedor.
Esta brincadeira tinha uma característica especial: era muito
praticada também pelos adultos ou homens casados, talvez por terem
mais força, qualidade exigida para a sua boa prática. Na realidade,
nós gostávamos mais de apreciá-los jogando.
As regras eram poucas e simples. A peteca não podia ser tocada
com os pés, nem podia ser segurada. Um participante não podia
disputar com outro o lançamento da peteca. A prioridade era sempre
do que estivesse mais próximo.
Destacava-se nesta brincadeira aquele que lançava a peteca mais
alto e que não a deixava cair facilmente.
A peteca era semelhante às que ainda hoje vemos no comércio,
mas os materiais utilizados na sua confecção eram outros. Existiam
muitas petecas bonitas, verdadeiras obras de arte popular. A sua base
era feita de couro curtido, com a face inferior lisa. As duas faces eram
costuradas com tiras de couro após serem preenchidas com fiapos de
pano. O suporte das penas era feito a partir de um carretel de linha de
costura, de madeira, que tinha uma das abas (rebordos) aparada. As penas eram de peru ou galinha. Em algumas petecas, mais decorativas
do que práticas, eram usadas penas de pavão. A peteca tinha um peso
ideal: não tão leve para não ser levada pelo vento, nem tão pesada que
dificultasse seu lançamento.
BRINCADEIRAS: BANDEIRINHA
Em versatilidade, movimentação e emoção a bandeirinha era a
brincadeira que mais se aproximava do jogo de futebol. Era disputada
em uma rua larga, de preferência não calçada. A rua era dividida por
uma linha perpendicular, feita por um risco de carvão ou gesso, se
fosse calçada; ou com um sulco no chão, se não o fosse. Os limites
laterais eram as paredes das casas.
A brincadeira era disputada por duas equipes, com o mesmo número de participantes, sendo recomendado o mínimo de seis para cada equipe. Para diferenciar,
uma equipe ficava com camisa e a outra sem.
O jogo era disputado obedecendo-se a regras bem
definidas. As equipes posicionavam-se estrategicamente em cada lado
do campo. Eram utilizadas duas bandeirinhas, normalmente duas
camisas de participantes, colocadas no chão, dispostas simetricamente
a uma certa distância da linha divisória. Embora não fosse
obrigatório, era conveniente que cada equipe definisse os atacantes,
que ficavam posicionados próximos à linha divisória, e os defesas,
próximos à bandeirinha. Para marcar um ponto, o jogador de uma
equipe devia transpor a linha divisória, sem pisá-la, correr até a
bandeirinha, apanhá-la e trazê-la para seu campo. Tudo isto tinha que
ser feito sem ser tocado por nenhum adversário, sob pena de ficar
preso, isto é, parado no local em que foi tocado. Para evitar ser preso
o jogador devia correr, fazendo malabarismos com o corpo, visando
desviar dos adversários. Era o que chamávamos "dar um pitu", uma
espécie de drible sem bola. Caso o jogador fosse tocado por um
adversário portando a bandeirinha, esta deveria ficar no mesmo lugar
do jogador preso. O jogador permanecia parado até que viesse um
companheiro de equipe para libertá-lo, bastando tão somente tocá-lo.
Ao mesmo tempo a bandeirinha podia ser carregada. O jogo
terminava quando uma das equipes atingia determinado número de
pontos, previamente acertado (em geral dez), ou quando uma equipe
conseguia prender todos os adversários.
Um bom praticante de bandeirinha era aquele que corria muito,
sabia "dar um pitu" e tinha senso de oportunismo, para saber a
ocasião apropriada para invadir o campo adversário.
brincadeira que mais se aproximava do jogo de futebol. Era disputada
em uma rua larga, de preferência não calçada. A rua era dividida por
uma linha perpendicular, feita por um risco de carvão ou gesso, se
fosse calçada; ou com um sulco no chão, se não o fosse. Os limites
laterais eram as paredes das casas.
A brincadeira era disputada por duas equipes, com o mesmo número de participantes, sendo recomendado o mínimo de seis para cada equipe. Para diferenciar,
uma equipe ficava com camisa e a outra sem.
O jogo era disputado obedecendo-se a regras bem
definidas. As equipes posicionavam-se estrategicamente em cada lado
do campo. Eram utilizadas duas bandeirinhas, normalmente duas
camisas de participantes, colocadas no chão, dispostas simetricamente
a uma certa distância da linha divisória. Embora não fosse
obrigatório, era conveniente que cada equipe definisse os atacantes,
que ficavam posicionados próximos à linha divisória, e os defesas,
próximos à bandeirinha. Para marcar um ponto, o jogador de uma
equipe devia transpor a linha divisória, sem pisá-la, correr até a
bandeirinha, apanhá-la e trazê-la para seu campo. Tudo isto tinha que
ser feito sem ser tocado por nenhum adversário, sob pena de ficar
preso, isto é, parado no local em que foi tocado. Para evitar ser preso
o jogador devia correr, fazendo malabarismos com o corpo, visando
desviar dos adversários. Era o que chamávamos "dar um pitu", uma
espécie de drible sem bola. Caso o jogador fosse tocado por um
adversário portando a bandeirinha, esta deveria ficar no mesmo lugar
do jogador preso. O jogador permanecia parado até que viesse um
companheiro de equipe para libertá-lo, bastando tão somente tocá-lo.
Ao mesmo tempo a bandeirinha podia ser carregada. O jogo
terminava quando uma das equipes atingia determinado número de
pontos, previamente acertado (em geral dez), ou quando uma equipe
conseguia prender todos os adversários.
Um bom praticante de bandeirinha era aquele que corria muito,
sabia "dar um pitu" e tinha senso de oportunismo, para saber a
ocasião apropriada para invadir o campo adversário.
quarta-feira, 2 de março de 2011
As aventuras de um pequeno grão de trigo
Olá! Eu sou um pequeno grão de trigo. Eu cresci em um grande campo em Belém. Havia muitos outros grãos de trigo como eu ao redor, eram meus irmãos e irmãs. Hoje é dia é difícil encontrar algum trigo no campo - o mestre decidiu juntar a colheita. Ele cortou todo os trigos, amarrou em feixes. Eu consegui escapar de um feixe de trigo; escondi-me e agora você pode me ver que escapei ileso.
Então eu fui trazido para o estábulo. Lá vivia uma vaca, um filhote de jumento, e um cordeiro, e também lá estava vivendo duas galinhas, e um galo muito importante. O feixe d e trigo foi desamarrado e posto na prateleira de feno.Foi quando eu me escondi, até onde possível para não ser visto e comido. De repente. Eu ouvi passos. Um homem e ama mulher entraram no estábulo. Eles passara, a noite toda aqui. Das conversas deles descobri que o nome dele era José e o nome dela era Maria, e eles estavam esperando um bebê especial nascer...
Aquela noite Maria deu à luz a uma criança. Ela O embrulhou em panos e O colocou em um berço de feno macio. Eu estava no meio de feno perto, bem perto Dele e eu podia vê-LO sorrindo para os pais dele, uma vaca, o burrinho, e um cordeiro estavam em pé e aqueciam o estábulo com a respiração deles. José e Maria estavam dizendo "o que foi dito pelo profeta Agora foi cumprido. O Filho de Deus nasceu. O nome dele é Jesus”
Então a porta se abriu e pessoas grandes e fortes entraram no estábulo. Eles eram pastores. Eles perguntaram, "Este é o lugar onde o Salvador, o Cristo nasceu? Nós gostaríamos de vê-LO e adorá-LO ". Os pais surpresos responderam, " Sim. é. Mas como você conseguiu saber sobre isso?" Anjos nos falaram - um dos pastores disse - esta noite o Bebê nasceu na cidade, Ele salvará o mundo inteiro. E nós o acharíamos aqui, na mangedoura. Depois da história dos pastores é que eu entendi, aquele Jesus não só era o Filho de Deus, mas também Ele era o Salvador. Você pode imaginar isso?
Então convidados muito importantes vieram – homens Sábios do distante leste. Você sabe como eles acharam o local? Eles viram uma estrela muito grande e luminosa no céu. E a estrela os trouxe ao nosso Bebê. Eles o chamaram Jesus de “o Rei dos judeus”. Eles trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra para Ele.
Em seguida o José, Maria e o bebê Jesus nos deixaram. Meu mestre me levou para fora do estábulo com outro monte de feno. Minhas sementes entraram na terra. A primavera virá e eles vão brotar junto com outras sementes, e essencialmente eles contarão para outras pessoas a história sobre Bebê maravilhoso que era o Filho de Deus, o Rei e o Salvador do mundo.
A história do nascimento de Jesus você pode ler nos Evangelhos de Lucas 2:1-18 e Mateus 2:1-11.
Então eu fui trazido para o estábulo. Lá vivia uma vaca, um filhote de jumento, e um cordeiro, e também lá estava vivendo duas galinhas, e um galo muito importante. O feixe d e trigo foi desamarrado e posto na prateleira de feno.Foi quando eu me escondi, até onde possível para não ser visto e comido. De repente. Eu ouvi passos. Um homem e ama mulher entraram no estábulo. Eles passara, a noite toda aqui. Das conversas deles descobri que o nome dele era José e o nome dela era Maria, e eles estavam esperando um bebê especial nascer...
Aquela noite Maria deu à luz a uma criança. Ela O embrulhou em panos e O colocou em um berço de feno macio. Eu estava no meio de feno perto, bem perto Dele e eu podia vê-LO sorrindo para os pais dele, uma vaca, o burrinho, e um cordeiro estavam em pé e aqueciam o estábulo com a respiração deles. José e Maria estavam dizendo "o que foi dito pelo profeta Agora foi cumprido. O Filho de Deus nasceu. O nome dele é Jesus”
Então a porta se abriu e pessoas grandes e fortes entraram no estábulo. Eles eram pastores. Eles perguntaram, "Este é o lugar onde o Salvador, o Cristo nasceu? Nós gostaríamos de vê-LO e adorá-LO ". Os pais surpresos responderam, " Sim. é. Mas como você conseguiu saber sobre isso?" Anjos nos falaram - um dos pastores disse - esta noite o Bebê nasceu na cidade, Ele salvará o mundo inteiro. E nós o acharíamos aqui, na mangedoura. Depois da história dos pastores é que eu entendi, aquele Jesus não só era o Filho de Deus, mas também Ele era o Salvador. Você pode imaginar isso?
Então convidados muito importantes vieram – homens Sábios do distante leste. Você sabe como eles acharam o local? Eles viram uma estrela muito grande e luminosa no céu. E a estrela os trouxe ao nosso Bebê. Eles o chamaram Jesus de “o Rei dos judeus”. Eles trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra para Ele.
Em seguida o José, Maria e o bebê Jesus nos deixaram. Meu mestre me levou para fora do estábulo com outro monte de feno. Minhas sementes entraram na terra. A primavera virá e eles vão brotar junto com outras sementes, e essencialmente eles contarão para outras pessoas a história sobre Bebê maravilhoso que era o Filho de Deus, o Rei e o Salvador do mundo.
A história do nascimento de Jesus você pode ler nos Evangelhos de Lucas 2:1-18 e Mateus 2:1-11.
ARTES DIVERSAS
Desenho Surpresa I
Material: Tinta guache,pincel,papel ofício.
*Dobrar a folha ao meio,abrir,pingar com o pincel a tinta na dobra.
Tornar a dobrar a folha,com os dedos espalhar a tinta na folha.
Abrir a folha, e que surpresa!Um lindo desenho!
Bolinhas de Sabão
Material: Anilinas(3),detergente incolor,canudos,papel ofício,copos descartáveis ou potes de plásticos(+ou- 3)
*Em cada copo,coloque um pouco de detergente com algumas gotas de anilina(cada copo com uma cor diferente)
Molhe o canudo no detergente e vá soprando fazendo bolinhas de sabão em cima da folha.
Desenho de Olhos Fechados
Material:giz de cera e papel ofício
*Fazer livremente sobre o papel branco desenhos com o giz sem tirá-lo do papel,porém,com os olhos fechados.
Depois colorir entre o desenho.
Mosaico
Material:papel picado com a mão ou com a tesoura,
papel ofício,lápis de cor e cola
*Desenhar livremente com o lápis e depois colar papel picado.
Desenho em Pingos
Material:Canetinha de ponta fina,lápis,borracha e ofício
*Desenhar livremente,porém com leve.
Preencher todo o desenho fazendo pinguinhos com a canetinha,
Inclusive o contorno do desenho que deve ser feito de lápis e depois desmanchado com a borracha
Desenho com anilina e Cloro
Material: Algodão,anilina,cotonete e cloro
*misture água com algumas gotas de anilina,e coma algodão
passe por toda folha e deixe secar.
Depois molhe o cotonete no cloro e faça desenhos livres.
Desenho com Bolinha de Gude
Material:caixa de camisa,cola colorida ou guache
e bolinhas de gude
*coloque uma folha dentro da caixa e pingue
algumas gotas do guache(ou cola),
e as bolinhas
Tampe a caixa e sacuda.
Arte surpresa II
Material:guache
*Em cima de uma mesa de fórmica,espalhe guache
e desenhe o que quer com o dedo.
Coloque a folha em cima do desenho e aperte.
Desenho com creme dental
Material: papel cartão preto e creme dental branco
*Desenhe no papel usando o creme dental
Desenho na lixa
Material:giz de cera e lixa de parede
*Recorte a lixa no tamanho desejado e faça desenhos usando o giz.
Desenho a Vela
Material:giz de cera,vela
*derreta a ponta do giz na vela e desenhe livremente
Colagem Incrementada
*Você pode fazer colagem com feijão,farinha,macarrão,lã,
folhas,retalhos de tecido,etc
Alinhavo
Material: furador,papel cartão e lã colorida
*Faça diversos furos no papel,e coloque a lã nos buraquinhos desejados.
Carimbo de Frutas
Material:algumas frutas,pincel e guache
*Corte a fruta ao meio,passe guache e carimbe no papel.
Colagem com Sucatas
Material:Sucatas(palitos,forminhas de docinho e salgados,
Sobra de EVA,botões,filtro melita,tampinha de garrafa pet,
E outros...
*use a imaginação
Pintando com Cola Colorida
*desenhe ou pinte livremente usando cola de
várias cores
Desenho em alto relevo
Material:folha ofício,giz de cera e barbante
*Faça em cima da mesa um desenho com a barbante.
Coloque a folha de ofício por cima e com
O giz deitado,pinte toda a folha.
Desenho com raio-x
Material:folhas de raio-x ,cloro e colas colorida.
*limpe o raio-x com cloro(faça isso em casa,leve limpo)
e desenhe usando o dedo com as colas colorida.
Artes com jornal
Material:jornal,guache e pincel
*Desenhe livremente no jornal usando pincel e guache
*Você também pode rasgar jornal do tamanho que quiser e colar no papel ofício ou cartolina preta.
Desenho com giz branco
Material:papel cartão preto ou cartolina,
Uma tigela com água e giz branco
*Deixe o giz de molho na água por alguns minutos,
depois faça desenhos livremente,
Desenho no papel crepom
Material: Papel crepom,cloro e pincel
*Recorte o crepom em quadrado,molhe
o pincel no cloro e desenhe.
Desenho com blocos lógicos
Material:papel colorido recortados em formas geométricas e cola
*formar o desenho desejado usando apenas as formas
Colagem de jornal sobre o fundo preto
Material: jornal,cola ,tesoura,cartolina preta
*Faça desenho de silhuetas no jornal e cole sobre a cartolina
Desenho mágico
Material:giz de cera branco,algodão e anilina
*Desenhe livremente sobre papel usando apenas o giz branco.
Usando o algodão,passe anilina em toda a folha e veja a surpresa!
Recorte e colagem
Material:folha de ofício.revistas para recorte,
Tesoura e cola
*Faça colagem sobre o tema da aula
Ex:A criação –“Vamos recortar e colar o que Deus fez!”
Desenho mágico
Material:Giz de cera,agulha e folha de ofício
*Passe giz colorido por toda a folha,depois com o giz de cera
preto deitado passe por toda folha e desenhe usando uma agulha.
Mas cuidado para não furar o papel.
Impressão ao Meio
Material: papel ofício, tinta guache (3 cores diferentes),
e pincel.
*Dobre a folha para marcar o meio,pingue as tintas na dobra e
feche novamente e espalhe a tinta com as pontas dos dedos.
Abra e veja a impressão.
Pintura a dedo
Material: papel 40 quilos ou cartolina,mingau de trigo
Colorido com anilina (3 cores diferentes), colher
*pingar o mingau na folha e espalhar com os dedos
indicador e médio.
(mantenha no canto da sala uma bacia com água e uma toalha)
Pintura a sopro
Material: Canudos, papel ofício e anilina (azul, amarelo e vermelho)
*Pingar anilina no papel e ir soprando com o canudo,
misturando as cores.
Pintura Molhada
Material: papel 40 quilos ou cartolina, uma bacia com água,
Anilina (azul, amarelo e vermelho)
*Passar a folha na água, deixar escorrer e pingar a anilina
Carimbo dos dedinhos
Material: papel ofício e tinta guache colorida
*Carimbar os dedinhos na folha
Impressão com esponja
Material: papel ofício, tinta guache e esponjas cortadas
de várias formas.
*molhar a esponja no guache, tirar o excesso e imprimir no papel.
Material: Tinta guache,pincel,papel ofício.
*Dobrar a folha ao meio,abrir,pingar com o pincel a tinta na dobra.
Tornar a dobrar a folha,com os dedos espalhar a tinta na folha.
Abrir a folha, e que surpresa!Um lindo desenho!
Bolinhas de Sabão
Material: Anilinas(3),detergente incolor,canudos,papel ofício,copos descartáveis ou potes de plásticos(+ou- 3)
*Em cada copo,coloque um pouco de detergente com algumas gotas de anilina(cada copo com uma cor diferente)
Molhe o canudo no detergente e vá soprando fazendo bolinhas de sabão em cima da folha.
Desenho de Olhos Fechados
Material:giz de cera e papel ofício
*Fazer livremente sobre o papel branco desenhos com o giz sem tirá-lo do papel,porém,com os olhos fechados.
Depois colorir entre o desenho.
Mosaico
Material:papel picado com a mão ou com a tesoura,
papel ofício,lápis de cor e cola
*Desenhar livremente com o lápis e depois colar papel picado.
Desenho em Pingos
Material:Canetinha de ponta fina,lápis,borracha e ofício
*Desenhar livremente,porém com leve.
Preencher todo o desenho fazendo pinguinhos com a canetinha,
Inclusive o contorno do desenho que deve ser feito de lápis e depois desmanchado com a borracha
Desenho com anilina e Cloro
Material: Algodão,anilina,cotonete e cloro
*misture água com algumas gotas de anilina,e coma algodão
passe por toda folha e deixe secar.
Depois molhe o cotonete no cloro e faça desenhos livres.
Desenho com Bolinha de Gude
Material:caixa de camisa,cola colorida ou guache
e bolinhas de gude
*coloque uma folha dentro da caixa e pingue
algumas gotas do guache(ou cola),
e as bolinhas
Tampe a caixa e sacuda.
Arte surpresa II
Material:guache
*Em cima de uma mesa de fórmica,espalhe guache
e desenhe o que quer com o dedo.
Coloque a folha em cima do desenho e aperte.
Desenho com creme dental
Material: papel cartão preto e creme dental branco
*Desenhe no papel usando o creme dental
Desenho na lixa
Material:giz de cera e lixa de parede
*Recorte a lixa no tamanho desejado e faça desenhos usando o giz.
Desenho a Vela
Material:giz de cera,vela
*derreta a ponta do giz na vela e desenhe livremente
Colagem Incrementada
*Você pode fazer colagem com feijão,farinha,macarrão,lã,
folhas,retalhos de tecido,etc
Alinhavo
Material: furador,papel cartão e lã colorida
*Faça diversos furos no papel,e coloque a lã nos buraquinhos desejados.
Carimbo de Frutas
Material:algumas frutas,pincel e guache
*Corte a fruta ao meio,passe guache e carimbe no papel.
Colagem com Sucatas
Material:Sucatas(palitos,forminhas de docinho e salgados,
Sobra de EVA,botões,filtro melita,tampinha de garrafa pet,
E outros...
*use a imaginação
Pintando com Cola Colorida
*desenhe ou pinte livremente usando cola de
várias cores
Desenho em alto relevo
Material:folha ofício,giz de cera e barbante
*Faça em cima da mesa um desenho com a barbante.
Coloque a folha de ofício por cima e com
O giz deitado,pinte toda a folha.
Desenho com raio-x
Material:folhas de raio-x ,cloro e colas colorida.
*limpe o raio-x com cloro(faça isso em casa,leve limpo)
e desenhe usando o dedo com as colas colorida.
Artes com jornal
Material:jornal,guache e pincel
*Desenhe livremente no jornal usando pincel e guache
*Você também pode rasgar jornal do tamanho que quiser e colar no papel ofício ou cartolina preta.
Desenho com giz branco
Material:papel cartão preto ou cartolina,
Uma tigela com água e giz branco
*Deixe o giz de molho na água por alguns minutos,
depois faça desenhos livremente,
Desenho no papel crepom
Material: Papel crepom,cloro e pincel
*Recorte o crepom em quadrado,molhe
o pincel no cloro e desenhe.
Desenho com blocos lógicos
Material:papel colorido recortados em formas geométricas e cola
*formar o desenho desejado usando apenas as formas
Colagem de jornal sobre o fundo preto
Material: jornal,cola ,tesoura,cartolina preta
*Faça desenho de silhuetas no jornal e cole sobre a cartolina
Desenho mágico
Material:giz de cera branco,algodão e anilina
*Desenhe livremente sobre papel usando apenas o giz branco.
Usando o algodão,passe anilina em toda a folha e veja a surpresa!
Recorte e colagem
Material:folha de ofício.revistas para recorte,
Tesoura e cola
*Faça colagem sobre o tema da aula
Ex:A criação –“Vamos recortar e colar o que Deus fez!”
Desenho mágico
Material:Giz de cera,agulha e folha de ofício
*Passe giz colorido por toda a folha,depois com o giz de cera
preto deitado passe por toda folha e desenhe usando uma agulha.
Mas cuidado para não furar o papel.
Impressão ao Meio
Material: papel ofício, tinta guache (3 cores diferentes),
e pincel.
*Dobre a folha para marcar o meio,pingue as tintas na dobra e
feche novamente e espalhe a tinta com as pontas dos dedos.
Abra e veja a impressão.
Pintura a dedo
Material: papel 40 quilos ou cartolina,mingau de trigo
Colorido com anilina (3 cores diferentes), colher
*pingar o mingau na folha e espalhar com os dedos
indicador e médio.
(mantenha no canto da sala uma bacia com água e uma toalha)
Pintura a sopro
Material: Canudos, papel ofício e anilina (azul, amarelo e vermelho)
*Pingar anilina no papel e ir soprando com o canudo,
misturando as cores.
Pintura Molhada
Material: papel 40 quilos ou cartolina, uma bacia com água,
Anilina (azul, amarelo e vermelho)
*Passar a folha na água, deixar escorrer e pingar a anilina
Carimbo dos dedinhos
Material: papel ofício e tinta guache colorida
*Carimbar os dedinhos na folha
Impressão com esponja
Material: papel ofício, tinta guache e esponjas cortadas
de várias formas.
*molhar a esponja no guache, tirar o excesso e imprimir no papel.
O PODER DA LINGUA
CONHEÇA MAIS: Números 12:1-15.
OBJETIVO: Ensinar sobre o poder da língua. O prejuízo ou o bem que se pode fazer com ela.
DISPOR DE: Uma irmã idosa entra, saindo de trás da plataforma, de modo que as crianças
tenham tempo de vê-la. Ela chega usando trajes típicos do Israel Antigo. Ela entra com
uma bengala ou um pau longo. Ao se aproximar, senta-se diante das crianças.
RECOMENDAÇÃO: Que essa senhora idosa seja a mesma a contar a história.
HISTÓRIA:
Queridas crianças, quantos de vocês têm um irmão menor? Eu já tive
dois menores que eu. Sofri muito quando era pequena. Parecia que tudo
era melhor para meu irmão mais novo. Seu nome era Moisés, porque foi
salvo das águas pela fi lha de Faraó. Ele era mais mimado que eu, porque só
estaria conosco até os doze anos. O que mais me doía era que parecia ser
o preferido de mamãe. Isto deixava o meu coração muito triste. Quando
crescemos, Deus nos deu uma responsabilidade e também parecia que
Ele tinha uma preferência especial por meu irmão. Deu-lhe o cargo de
cuidar de todo o povo.
Ele guiava muita gente. Bastava dar uma ordem e todos obedeciam.
Porém, a mim ninguém dava importância. Parecia que eu não existia. Eu
que cuidei dele e o ajudei quando era pequenino; parecia que isto não
tinha nenhum valor.
Um dia, eu não suportei mais. Comecei a usar isto (aponte para sua língua.)
Para que serve a língua? Bem, para saborear as comidas e também para falar.
Eu comecei a falar contra o meu irmão. Meu outro irmão, Arão começou
a falar também, um pouco infl uenciado por mim. Todo o povo de
Israel começou a nos ouvir. Nós dizíamos que era injusto que Moisés
tomasse todas as decisões. Começamos a rir dele, porque meu irmão era
gago e não falava tão bem. As pessoas riam com essas coisas. E sabem o
que aconteceu? Comecei a me sentir bem. Cada vez que falávamos de
meu irmão, e de um modo muito feio. Porém um dia, ... Em um triste dia,
Deus quis dar-me uma lição.
Certa vez, eu despertei e vi que tinha todo o meu corpo coberto de manchas. Eu me assustei muito. Sabia o que isso signifi cava. Deus falou
para meu irmão e lhe disse que eu estava leprosa. Que me deixassem e
continuassem a caminhada. Mas sabem, meu irmão, mesmo sabendo o
que eu estava fazendo, com certeza, fi cou triste muitas vezes, mas orou
a Deus para que eu fi casse curada. E todo o tempo em que eu estive
doente, mais de sete dias, o povo não continuou a viagem pelo deserto.
Em todo esse tempo, meu irmão Moisés se preocupou para que nada me
faltasse. Então, eu me dei conta de quão errada eu estava. A língua pode
fazer muito bem, mas também pode fazer muito mal.
APELO: Sabem crianças, o controle da língua depende de cada um de
vocês. Desejo que vocês a usem da melhor maneira possível, e que não
sigam o meu exemplo. Quando forem falar, lembrem-se de mim: Miriam. E
entendam que devem falar com sabedoria, jamais prejudicando alguém.
ORAÇÃO: Faça uma oração com as crianças, pedindo a Deus sabedoria,
a fim de controlar sua língua e ser sempre uma bênção para os outros.
OBJETIVO: Ensinar sobre o poder da língua. O prejuízo ou o bem que se pode fazer com ela.
DISPOR DE: Uma irmã idosa entra, saindo de trás da plataforma, de modo que as crianças
tenham tempo de vê-la. Ela chega usando trajes típicos do Israel Antigo. Ela entra com
uma bengala ou um pau longo. Ao se aproximar, senta-se diante das crianças.
RECOMENDAÇÃO: Que essa senhora idosa seja a mesma a contar a história.
HISTÓRIA:
Queridas crianças, quantos de vocês têm um irmão menor? Eu já tive
dois menores que eu. Sofri muito quando era pequena. Parecia que tudo
era melhor para meu irmão mais novo. Seu nome era Moisés, porque foi
salvo das águas pela fi lha de Faraó. Ele era mais mimado que eu, porque só
estaria conosco até os doze anos. O que mais me doía era que parecia ser
o preferido de mamãe. Isto deixava o meu coração muito triste. Quando
crescemos, Deus nos deu uma responsabilidade e também parecia que
Ele tinha uma preferência especial por meu irmão. Deu-lhe o cargo de
cuidar de todo o povo.
Ele guiava muita gente. Bastava dar uma ordem e todos obedeciam.
Porém, a mim ninguém dava importância. Parecia que eu não existia. Eu
que cuidei dele e o ajudei quando era pequenino; parecia que isto não
tinha nenhum valor.
Um dia, eu não suportei mais. Comecei a usar isto (aponte para sua língua.)
Para que serve a língua? Bem, para saborear as comidas e também para falar.
Eu comecei a falar contra o meu irmão. Meu outro irmão, Arão começou
a falar também, um pouco infl uenciado por mim. Todo o povo de
Israel começou a nos ouvir. Nós dizíamos que era injusto que Moisés
tomasse todas as decisões. Começamos a rir dele, porque meu irmão era
gago e não falava tão bem. As pessoas riam com essas coisas. E sabem o
que aconteceu? Comecei a me sentir bem. Cada vez que falávamos de
meu irmão, e de um modo muito feio. Porém um dia, ... Em um triste dia,
Deus quis dar-me uma lição.
Certa vez, eu despertei e vi que tinha todo o meu corpo coberto de manchas. Eu me assustei muito. Sabia o que isso signifi cava. Deus falou
para meu irmão e lhe disse que eu estava leprosa. Que me deixassem e
continuassem a caminhada. Mas sabem, meu irmão, mesmo sabendo o
que eu estava fazendo, com certeza, fi cou triste muitas vezes, mas orou
a Deus para que eu fi casse curada. E todo o tempo em que eu estive
doente, mais de sete dias, o povo não continuou a viagem pelo deserto.
Em todo esse tempo, meu irmão Moisés se preocupou para que nada me
faltasse. Então, eu me dei conta de quão errada eu estava. A língua pode
fazer muito bem, mas também pode fazer muito mal.
APELO: Sabem crianças, o controle da língua depende de cada um de
vocês. Desejo que vocês a usem da melhor maneira possível, e que não
sigam o meu exemplo. Quando forem falar, lembrem-se de mim: Miriam. E
entendam que devem falar com sabedoria, jamais prejudicando alguém.
ORAÇÃO: Faça uma oração com as crianças, pedindo a Deus sabedoria,
a fim de controlar sua língua e ser sempre uma bênção para os outros.
NOITE DAS RECORDAÇÕES
NO ULTIMO ENCONTRO DO ANO, O GRUPO PODE CELEBRAR AS VITORIAS OBTIDAS, RECORDAR AS LIÇÕES APRENDIDAS E OS BONS MOMENTOS DE COMUNHÃO. SE HOUVER SLIDES OU FOTOGRAFIAS, APROVEITE PARA QUE TODOS POSSAM RELEMBRAR AS PROGRAMAÇÕES REALIZADAS. PEÇA A CADA PESSOA PARA QUE DIGA , EM SUA OPINIÃO, QUAL FOI A MELHOR OCASIÃO DENTRE TODAS AS QUE O GRUPO PASSOU REUNIDO E O POR QUE DE SUA ESCOLHA. PERGUNTE A CADA UM O QUE FICOU PARTICULARMENTE MARCADA EM SUA VIDA ATRAVÉS DA CONVIVENCIA COM O GRUPO DURANTE AQUELE ANO.
OLHEM JUNTOS PARA O PRÓXIMO ANO E ESTABELEÇAM ALVOS. DÊ OPORTUNIDADE TAMBÉM PARA QUE COMPARTILHEM ALVOS PESSOAIS.
COMPARTILHAR: NO FINAL DO ENCONTRO, REUNA OS PARTICIPANTES EM CÍRCULO, MEDITEM SOBRE O TEXTO DE FILIPENSES 3:13-14.
OLHEM JUNTOS PARA O PRÓXIMO ANO E ESTABELEÇAM ALVOS. DÊ OPORTUNIDADE TAMBÉM PARA QUE COMPARTILHEM ALVOS PESSOAIS.
COMPARTILHAR: NO FINAL DO ENCONTRO, REUNA OS PARTICIPANTES EM CÍRCULO, MEDITEM SOBRE O TEXTO DE FILIPENSES 3:13-14.
BRINCADEIRA: GATO MIA
ESTABELEÇA LIMITES NA SALA E ESCOLHA UM INTEGRANTE DO GRUPO PARA SER VENDADO. ESTA PESSOA DEVE ANDAR PELA SALA, TOCAR EM ALGUEM E PEDIR: GATO MIA! QUEM É VOCÊ? O GATO DEVE RESPONDER COM "MIAU" E A PESSOA VENDADA VAI TENTAR ENTÃO IDENTIFICA-LO. SE ACERTAR, O GATO PASSA A SER O PEGADOR
BRINCADEIRA: DESENHO NO ESCURO
TODOS RECEBERÃO LAPIS E PAPEL PARA DESENHAR. COMEÇARÃO A DESENHAR UMA CASA. AO TERMINAR A CASA, O PROFESSOR PORÁ UMA VENDA NOS OLHOS DE CADA PARTICIPANTE QUE TERÁ QUE CONTINUAR SEUS DESENHO ACRESCENTANDO UMA VAQUINHA NO QUINTAL, UMA ARVORE, ALGUMAS CRIANÇAS BRINCANDO EM VOLTA. QUEM FIZER O MELHOR DESENHO SERÁ DECLARADO O VENCEDOR. (DEIXE QUE AS PROPRIAS CRIANÇAS ESCOLHAM O MELHOR DESENHO).
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