versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

domingo, 30 de janeiro de 2011

convites




REGRAS PARA UMA VIDA FELIZ













quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como acalmar a turminha

Sabemos que tem dias que as crianças estão com a corda toda. Para esses dias inventei a técnica dos cartões(como juiz de futebol).
Cada cartão de uma cor simboliza uma ação.Exemplos:

cartão azul = ESTÁTUA
cartão amarelo= DAR UMA GARGALHADA
cartão vermelho= PARE
cartão preto= ABAIXAR
cartão rosa = VOZ "INVISÍVEL" (SEM SOM)
cartão branco= DAR UM ABRAÇO

Na sala temos um cartaz com essas legendas.
Funciona muito , exemplo estamos andando em fila de repente levanto o cartão azul ,imediatamente todos ficam estátuas. è um barato eles adoram e ficam mais calmos. ESpero que possam auxíliar vcs também. Os comandos vcs escolhem. Tia Lay

CAMPANHA DO PÉzINHO - SUGESTÃO DA ALzENIRA

PREPARANDO O MATERIAL:

1. FAÇA VÁRIOS PÉzINHOS DE EVA
(PODE SER DE QUALQUER COR E QUALQUER TAMANHO)
NA MINHA IGREJA USAMOS VÁRIOS RETALHOS QUE ESTAVAM GUARDADOS.

2. FAÇA EM TNT BRANCO FORRO PARA COLOCAR ATRÁS DOS PÉzINHOS, MAS NA HORA DE COLAR, COLE O TNT NOS PÉzINHOS DEIXANDO UM LADO SEM COLAR, PARA FICAR COMO SE FOSSE UM ENVELOPE.

COMO SERÁ A CAMPANHA?

ENTREGUE PARA AS PESSOAS DA SUA IGREJA OS ENVELOPES DE PÉZINHO PARA AS PESSOAS E CADA PESSOA DEVERÁ CONTRIBUIR DE ACORDO COM O NÚMERO DO CALÇADO QUE USA.

EXEMPLO: SE A PESSOA CALÇA NÚMERO 34 DEVERÁ COLOCAR R$ 3,40 NO ENVELOPE.
SE A PESSOA CALÇA 40, DEVERÁ COLOCAR R$ 4,00 NO ENVELOPE.

MARQUE A DATA PARA TODOS DEVOLVEREM O ENVELOPE DO PÉZINHO COM AS OFERTAS.

Sugestões para arrecadar verbas para o departamento

Quem trabalha no ministério infantil sofre o mesmo problema:Como vamos arrecadar verba para trabalhar com as crianças? Por isso,aqui vão algumas dicas que já foram feitas e que deram um bom rendimento.

Cestão de alimentos:
*peça para cada criança(ou aos irmãos) trazer um quilo de alimento(faça uma lista),após este cestão está pronto.Faça uma lista de números de 1 a 100(por exemplo) e venda este número há R$2,você terá um bom lucro,pois quem não quer ganhar um cestão de alimentos por apenas dois reais?
-Você pode variar a cesta com chocolates,produtos de higiene,biscoitos ou
outros...

Festival de Pizza
*No culto infantil,faça um festival de pizza.Procure as irmãs que sabem fazer pizza e convide-as para ajudar.Um quilo de farinha de trigo dá pra fazer mais ou menos 100 mini pizzas,venda o convite e lucre.
Como fazer massa de pizza?
Bate no liquidificador 50g de fermento para pizza,2 copos e meio de água(geléia),1/2 copo de óleo,2 colheres de sopa de açúcar,1/2 colher de chá de sal
Coloque 1 quilo de farinha de trigo numa tigela e junte o liquido que foi batido no liquidificador ,misture a massa e deixe descansar por uma hora.

Árvore dos bons frutos
*Faça uma árvore bem grande de cartolina ou Eva,faça frutinhas pequenas em cartolina...Diga a igreja que nossa árvore está precisando de frutas,mas cada frutinha custa R$ 2,00. Será que os irmãos podem ajudar a frutificar a árvore?"
Então cada um que comprar uma fruta escreva o nome da pessoa dentro da frutinha e cole na árvore.

Galão
* enfeite um galão vazio de água e na boca coloque um pedaço de Eva como cofre,peça á igreja que deposite aí moedas para o departamento(apenas moedas).Alguns irmãos sentem
vergonha de ofertar moedas,esta é uma boa oportunidade de acolhe-las,além de motivar as crianças á ofertarem.

Tarde do Porquinho
*compre aqueles porquinhos-cofres de barro e veja quem da igreja quer participar e ajudar a encher o porquinho com moedas.Dê um prazo(3 meses, por exemplo) para encher o porquinho,e numa tarde de culto infantil quebre os porquinhos.

DIVERSOS

1. Quadros, Fotos e Gravuras

1. 1. Quadros
Dentro desta categoria, estão tanto o tradicional quadro-de-giz quanto o mais atual quadro imantado.
Esses recursos oferecem muitas possibilidades de uso no desenvolvimento de uma aula, são fáceis de apagar e não exigem habilidade especial para usá-los.
Apresentam, também, características didaticamente valiosas e consideráveis vantagens práticas, a saber:
a) não necessitam de eletricidade e se prestam a múltiplas condições ambientais;
b) são fáceis de usar;
c) não requerem realizações elaboradas.

1.2 Mural
Pode ser de madeira ou papelão, mesmo sendo muito simples, deve ser atraente. A idéia central a ser transmitida deverá sobressair, os elementos devem apresentar harmonia e coerência. O conteúdo deve ser ilustrado, utilizando-se gravuras, fotos, desenhos ou trabalhos feitos pela próprias crianças.

1.3. Álbum Seriado
O álbum seriado consiste em uma coleção de folhas de papel, em geral de grandes dimensões, dispostas em um cavalete de madeira e presas a ele por meio de parafusos ou ganchos. Nele podem ser escritos roteiros ou coladas fotos e/ou gravuras.

2. Maquetes

A maquete pode ser confeccionada utilizando-se diversos materiais: caixas vazias, copos plásticos, palitos, areia, cartolina, dentre outros. Ela deverá ser construída sobre uma prancha de papelão, mesa ou dentro de uma caixa.

3. Quebra-Cabeça

Poder ser confeccionado com caixas de pasta de dente, caixas de fósforo ou papel cartão. O quebra-cabeça é um recurso muito bom para trabalhar com memorização de versículos (veja idéias em Material de Sucata).

4. Quadro de Perguntinhas

O quadro de perguntinhas pode ser confeccionado com papel pardo, folha de álbum seriado ou cartolina e deve ser utilizado no suporte para álbum seriado ou mesmo no quadro-de-giz. Basta desenhar, no papel escolhido, um retângulo dividido em quadrinhos e numerados. Cada número deverá corresponder a uma pergunta que podem ser registradas em fichas pautadas ou cartolina colorida. As crianças deverão responder à prergunta correspondente ao número escolhido por elas.


5. Varal de Versículos

O varal é confeccionado utilizando barbante e roupinhas infantis de papel colorido. Em cada roupinha é escrita uma das palavras do versículo a ser memorizado. As roupinhas de papel são distribuídas aleatoriamente e as crianças devem pendurá-las na ordem correta.

6. Pétalas Bíblicas

As pétalas podem ser confeccionadas com papel crepon, papel seda ou papel ofício. Depois de recortadas devem receber uma pergunta de um lado e um número no outro. Monte a flor no flanelógrafo com velcro ou no quadro-de-giz com fita crepe de duas faces. As crianças tiram as pétalas e respondem às perguntas da pétala retirada.

7. Árvore de Papel

A árvore de papel poder ser confeccionada com cartolina verde, cartolina marrom e percevejos.
Recortar as folhas em cartolina verde e o tronco da árvore em marrom ou desenhe a árvore sobre uma grande folha de papel.
O tamanho deverá ser determinado de acordo com o espaço a disponível.
A árvore de papel poderá ser utilizada para marcar a data de aniversário das crianças.
Fazer flores de papel com o nome das meninas e as data de aniversário.
Fazer frutos com o nome e aniversário dos meninos.
A cada mês devem ser acrescentados os nomes dos aniversariantes, sem retirar os que já estão afixados.
A cada dia a árvore ficará mais florida e cheia de frutos, até que termine o ano.

8 . Flanelógrafo

O flanelógrafo pode ser confeccionado com madeira ou papelão bem grosso, coberto com flanela ou feltro.
É utilizado afixando figuras coloridas com velcro ou lixa.

Dica para confecção de figuras para o flanelógrafo

1. Recortar figuras de livros de histórias bíblicas para crianças, ou desenhar e pintar desenhos com cores vivas.
2. Numerar, no verso da figura atrás de acordo com a seqüência da história.
3. Colar um pedaço de velcro ou lixa atrás no verso da figura.
4. Guardar as figuras em um envelope identificado na frente com o título e o texto a ser ministrado.
5. Organizar os envelopes, com as histórias, de acordo com a ordem que serão apresentadas.
6. Guardar todos os envelopes em uma caixa ou pasta catálogo.

Dicas para utilizar o flanelógrafo

1. Organize as figuras antes de começar a contar a história. Deixe em uma caixa sem tampa para facilitar o acesso.
2. As figuras devem ser apresentadas às crianças e coladas no flanelógrafo com tranqüilidade.
3. Fixe as figuras da esquerda para a direita.

MODELO DE DINHEIRINHO PARA A FEIRA DO TALENTO OU OUTROS




CORRIDA DAS TARTARUGAS

O PLANO DE SALVAÇÃO PARA CRIANÇAS

O Plano de salvação é algo tão rico e maravilhoso, que até mesmo uma criança pode compreende-lo.
Uma maneira bem fácil e divertida é o método do livro sem palavras, cada cor tem um significado, e sua história se torna um convite às crianças abrirem seu coração para Jesus.

Deus fez o céu com ruas de ouro, um lugar maravilhoso, onde não haverá tristeza nem doenças, todos os que amam a Jesus podem entrar e morar lá para sempre.
Representa o coração sujo de pecado, todos nós temos pecado (mentira, bater no colega, desobedecer a mamãe) e não poderíamos morar no céu, teríamos que morrer pra sempre.
Mas Deus te ama tanto, tanto que mandou seu Filho Jesus para morrer numa cruz para salvar você e todos nós, o Sangue de Jesus nos lava de todo pecado e toda criança que amar e Jesus e pedir para que ele more em seu coração . . .
. . . terá seu coração assim: branco, limpinho como essa página
(apelo) Você quer que Jesus more em seu coração? Vamos pedir juntos. (oração) “Papai do céu quero pedir para Jesus perdoar os meus pecados morar em meu coração, para que eu possa morar no céu e que o meu coração seja sempre limpinho. Eu quero pedir a Jesus que seja meu grande amigo. Em Cristo, amém!”- (Mostre a criança como seu coração está limpo)
Pergunte para a criança quais as plantas que ela conhece que são verdes: capim, árvore, etc. Isso mesmo, para as plantas serem verdes elas precisam do que? Água, sol, amor, adubo. . .
Agora que você é uma criança que ama a Jesus você também precisa crescer espiritualmente: Ir a Igreja, louvando, orando, obedecendo, sendo uma criança abençoada por Deus.

A IMPORTÂNCIA DOS CÂNTICOS

A Música tem muito valor no trabalho com crianças, pois através dela as crianças aprendem as verdades bíblicas e também adoram a Deus.
A música acalma as crianças, alegra o ambiente e eles gostam de cantar.
Os corinhos devem ser visualizados, bem bonitos e bem feitos, para atrair a atenção das crianças e para que eles guardem a letra e a música com mais facilidade.
A letra deve ser apropriada para cada idade. Se tiver palavras difíceis, explica-las. Deve explicar também o que o corinho significa.
Use sempre bastante gestos, principalmente com os menores. Os gestos ajudam a gravar a musica.
Os corinhos devem sempre trazer verdades bíblicas.
Os cânticos devem ser de preferência de acordo com o assunto da lição.
Para escrever o cântico – você tem dificuldade? Compre normógrafos à venda em papelarias, ou escreva com sua letra mesmo.
Ilustre o cântico com figuras que sejam relacionadas à mensagem do cântico, podem ser com gravuras, recortadas ou desenhadas por você.
Não sabe desenhar? . . . COPIE> E comece a colecionar riscos, pois com certeza você precisará muito!!!

COMO ENSINAR OS VERSÍCULOS

Decorar versículos bíblicos fortalece a vida espiritual da criança convertida guardando-a do pecado (Sl119:11; Ef 6:17).
O versículo deve ser ensinado sempre com a referência. Deve ser lido diretamente da Bíblia, mesmo que tenha o visual. A professora deve saber o versículo decorado antes de ensina-lo. Explicar as palavras difíceis e o que o versículo quer dizer.
Repetir com as crianças várias vezes durante a aula, até que elas gravem. Levar para casa o lembrete do versículo para a mãe repeti-lo durante a semana.
Métodos visuais para os versículos:
1) Cartazes: Escreva o versículo com letra legível e coloque um desenho ou figura que ilustre o que você está ensinando. Atenção: sempre coloque a referência completa do versículo. (de preferência sem abreviações)
2) Gestos: Use gestos que expressem o sentido do versículo. Ex: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” Salmo 122:1.
3) Versículo musicado: Há muitas musicas para versículos e você também pode criar a sua.
4) Varal: Escrever os versículos em três partes ou mais, e pendurar no varal, depois mude a ordem para ver se as crianças já sabem.
5) Quadro negro: Escrever o versículo no quadro antes do início da aula. Depois ensina-lo, conforme as crianças forem aprendendo, apague algumas palavras, depois tudo e só deixe a referência por último.

Ex. de versículos: “Crê no Senhor e serás salvo”. Atos 13:31
“Sê forte e corajoso” Josué 1.9
“Filhos obedecei a vossos pais.” Efésios 6.1

FESTA DA BEXIGA


Bilhetes para serem entregues na entrada

Devem conter a pergunta bíblica por fora e o dizer "Só abra se souber a resposta - seja fiel". Dentro haverá um pequeno prêmio: lixa de unha, pente, bala. Lojas de atacado fornecem uma linha imensa a preço baixo

Entrevista

Entreviste alguém de surpresa sobre algum tema que seja importante para a igreja naquele momento. Prepare um repórter (poder ser uma criança). Monte um ambiente de entrevistas, crie o "clima", inclusive com trilha sonora.
Escolha bem o entrevistado para alcançar objetivos.

Concurso de poesias e acrósticos

Envolvimento: todos (cuidado com os critérios e categorias de julgamento).

Concurso de maquetes

Envolvimento: infanto-juvenil.
Os alunos trarão maquetes com temas bíblicos feitas em casa. Prepare um júri, um local de exposição e uma bonita cerimônia de premiação.

Feira das nações

Envolvimento: todos.
Horário: sábado das 10h às 16h.
Ocasião: Dia do missionário.
Montar stands (carteiras) das nações.
Cada stand abrigará: comida típica, participantes devidamente paramentados, informações sobre o país e missionários nele (cartazes e alunos instruídos anteriormente), lembrancinha típica.
Comece com devocional, sorteie prêmios durante a feira, encerre com um culto.
Boa ocasião para se levantar ofertas específicas.
Lembre-se: toda atividade deve ter o aval de seu pastor e conselho.
Pode-se montar stand de livros e CDs.

Sopão

Envolvimento: adolescentes, jovens e adultos.
Local: logradouros públicos.
Material: sopão (pense em doações), literatura, agasalhos, brinquedos.
Reunir o grupo, fazer devocional e partir distribuindo o sopão.

Gincana

Envolvimento: infanto-juvenil ou adolescentes e jovens ou todos. (Dosar atividades conforme grupo envolvido)
Horário: sábado ou feriado.
Local: igreja, parque.
Início com devocional, apresentação das regras, pontuação e premiação. Especificar horário de entrega das tarefas (ex.: 10h do sábado até domingo).
Exemplos de tarefas: A classe que 1) trouxer a foto mais antiga da igreja ganha "x" pontos 2) a maior quantidade de peças de roupas ou alimentos para doação vale "x" pontos ou 3) alguém com mais de 70 anos caracterizado de Abraão.
Possíveis prêmios: um almoço para a classe vencedora, um passeio, uma reforma na sala de aula ou apenas uma lembrança simbólica.

Serenata

Envolvimento: todos os alunos.
Horário: madrugada do domingo.
Ocasião: Dia das mães, dos pais, do professor, etc.
Reunir um grupo limitado de pessoas munidas de mini-cestas de café da manhã (confeccionadas pelo próprio grupo), às 23h do sábado, e sair fazendo serenata de louvores nas casas pré-determinadas e entregando cestas.

Concurso de culinária

Envolvimento: adolescentes e jovens.
Horário: sexta ou sábado à noite.
Local: salão social ou casa de algum aluno.
Prepare o convite. Enfatize a ligação entre o estudo bíblico dominical e a reunião. Enfeite o local, escolha os juizes e o tipo de premiação.
Os pratos preparados serão provados pelos juizes e concorrerão em categorias.

Campeonato de pipas "gospel"

Envolvimento: infanto-juvenil.
Horário: sábado pela amanhã ou tarde.
Local: chácara
Especial cuidado com autorização dos pais e acidentes com fios elétricos.
Distribui-se os participantes em categoria por idade etc., que trarão pipas confeccionadas por eles próprios com temas bíblicos. A premiação deve seguir critérios como: tamanho da pipa, beleza, melhor mensagem e a mais criativa.
Servir um lanche no final e caso haja tempo e espaço físico preparar uma oficina de pipas.
A premiação deve ser feita na escola dominical para haver o "ícone de ligação". Lembre-se: uma cerimônia de premiação bem preparada é marcante e nem sempre é dispendiosa.

Feira bíblica

SUGESTÃO


Envolvimento: todos os alunos.

Horário: sábado (manhã e tarde).

Local: igreja, escola pública.

Professores desenvolvem junto à classe determinado tema bíblico ou secular: drogas, arca de Noé, instrumentos musicais, a criação, etc. O período de preparação pode ser de um mês.

Envolve: enfeitar a classe, confeccionar roupas adequadas ao tema com TNT (tecido não tecido), maquetes (material reciclável), lembranças para os visitantes, balinhas e, conforme o tema, algum alimento. Ex.: Bodas de Caná.

Programação: devocional de abertura, soltura de balões (por ex.), sorteios durante a feira, encerramento com um culto.
Obs.: Caso a feira seja feita fora das dependências da igreja poderá haver uma praça de alimentação.

O chamado particular para uma tarefa especifica

Romanos 12:4 - 8

O que é diferente de cada cristão é a forma particular como se cumpre seu chamado. No ministério infantil cada obreiro precisa trabalhar segundo seus dons e paixão.

Nossa função como membro de Cristo depende de nossos dons que Deus nos tem dado. Assim descobriremos o chamado particular de Deus para nos.

Enfim, que nós possamos nos arrepender diante de Deus pela nossa omissão, de ficarmos enclausurados dentro de nossas Igrejas, enquanto milhares de crianças precisam do nosso ministério ativo.

Fica a pergunta: - O que nos estamos fazendo?

É tempo de pensarmos em nossa posição em meio a essa batalha, não há meio termo precisamos agir nesta missão para qual fomos designados (ler Isaias 61).

Que nos passamos ter um coração pastoral, comprometendo – nos em amor por eles, que possamos dar muito mais que apenas uma hora no Domingo.

Que esta seja nossa oração:

- “Senhor como me sinto um grão de areia diante de tanta dor e destruição, se o meu coração desfalece e choro tanto como se fosse minha a dor, imagina o seu coração Pai de amor”. Mas de uma coisa tenho certeza, que maior é o que esta em mim, do que aquele que esta no mundo, te em ti somos mais que vencedores, e que a batalha é do Senhor, minha garantia é a tua palavra, tuas promessas. Usa- me, eis aqui, me envia Senhor, quero ser encontrado (a) como servo (a) fiel ao tel chamado, ser vaso de bênçãos em tuas mãos, não para meu deleite e gozo, mas para alcançar e pastorear muitas crianças para o teu reino celeste. Conta comigo Jesus, eu sei que o senhor tem me capacitado. Em teu nome, pela salvação e pastoreio das crianças. Amém!

PERMITA QUE DEUS O TRANSFORME

Estando ele em Betânia... Veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com
preciosíssimo perfume de nardo puro (bastante caro e valioso); e, quebrando o
alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. MARCOS 14.3

Muito freqüentemente, as pessoas têm medo de se quebrantar. Mas, se seu homem exterior
for quebrantado, coisas poderosas dentro de você poderão surgir. O perfume do Espírito Santo está dentro de você, mas o vaso de alabastro, que representa a carne, tem de ser quebrado para que a doce fragrância seja liberada. A carne é naturalmente orgulhosa e insubmissa.
Para liberar plenamente o poder do Espírito Santo que habita em seu coração, você deve permitir que Deus faça com você conforme Ele deseja, sabendo que tudo na vida se transforma.
Se você quer ter estabilidade em sua vida, deve se lembrar de que a vida é um processo contínuo e que tudo, inclusive você, está em permanente mudança. Você deve esperar em Deus, o único que é “o
mesmo ontem, hoje e para sempre”. (Hebreus 13.8)

FONTE: LIVRO JOYCE MEYER - DIRETO DO CORAÇÃO E DEVOCIONAL

VOCÊ SABIA QUE? VALE A PENA LER

Quando Mateus narra a parábola da semente e refere-se à semente que caiu em boa
terra, ele diz que produziu à 100, 60 e 30 por um. Porém, quando Marcos narra a mesma parábola
contada por Jesus e refere-se a semente que caiu em boa terra, ele diz produziu à 30, 60 e 100 por
um, Mt 13.8, Mc 4.8. Você sabia que esta inversão é explicada pelo fato de Mateus
apresentar Jesus como Rei, e o Rei começa de cima para baixo e Marcos apresenta Jesus como
servo, e servo começa de baixo para cima?

O livro do profeta Isaías tem sido chamado de "A Bíblia dentro da Bíblia" devido a
sua semelhança entre seu conteúdo e o do restante da Bíblia.
ISAÍAS A BÍBLIA
66 capítulos 66 livros
1a parte: 39 capítulos 39 livros no AT
2a parte: 37 capítulos 27 livros NT


Houve um dia na história de Israel em que os cães foram proibidos por Deus de latir, Ex 11.7.

véu do templo que rasgou de alto a baixo por ocasião da morte de Cristo, referido em
Mt 27.51, tinha uma espessura de 10 cm, ou seja,de 4 polegadas. Era tecido com 72 dobras
torcidas e cada dobra feita com 22 fios e media 18 metros de altura por 9 metros de largura e
somente uma junta de bois podia rasgá-lo.

O pergaminho era feito de peles de ovelhas ou de cabritos, preparados para servir de material de escrita, II Tm4.13, e substituiu o então tradicional papiro e recebeu esse nome por ter
sido idealizado na cidade de Pérgamo, mencionada em Ap.2.12-17.

Na biblioteca da Universidade de Gõttingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.

Durante as duras perseguições sofridas pelos cristãos primitivos, o peixe tornou-se um
dos símbolos do cristianismo, porque tomando as letras iniciais da frase "lesous Christos Theou
Uios Soter" (Jesus Cristo de Deus Filho Salvador)temos a palavra "Ighthus" que é peixe em grego.

Segundo o historiador Josefo, Tiago, irmão do Senhor, foi apelidado "O justo" porque
era nazireu desde o seu nascimento e orava até os joelhos se tornarem duros como os de um
camelo.

A águia é fiel por natureza. Só aceita um único macho durante toda a vida. A galinha se
sujeita a compor o "harém" de um galo.

Galinha é caça. Águia é caçadora. Os israelitas eram proibidos de comê-la. Dt 14.12. A galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais.

Quando uma tempestade ameaça cair, a galinha corre para um abrigo. A águia, ao contrário, adora um vendaval, porque quanto mais forte o vento, mais alto ela voa. Vale-se das intempéries para desenvolver suas asas, vigorá-las e torná-las ainda mais poderosas. "Seu vôo é impetuoso." Dt 28-49.

Bíblia contem 31.173 versículos e 1189 capítulos Para sua leitura completa, são
necessários 49 horas, a saber, 38 horas para o AT e 11 para o NT. Para lê-la audivelmente, em
velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em um ano,
deve ler apenas 4 capítulos por dia.

Gênesis24-2; 47.29-31
O juramento com a mão sob a coxa. Significava então submissão, obediência
irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó. (Gn 32.24-32). Realmente, dali para a frente Jacó tornou-se um homem de Deus. Até seu nome foi mudado!

Esaú tinha duas esposas com o mesmo nome, ou seja, Basemate, que significa fragrância, em hebraico. Um era filha de Elom, heteu, Gn 26.34, e a outra, filha de Ismael e irmã de Nabaiote, Gn 36.3.

Colocava-se na cabeça um pequeno cone feito de um material à base de óleo, cheio de
perfume. Em contato com o calor do corpo, o cone ia-se derretendo lentamente e o perfume pingava
nas roupas, veja SI 23.5; Lc 7.44-46.

Nos tempos bíblicos, no casamento,as atenções eramcentralizadas no noivo e não na
noiva. Isto porque a noiva saía ao encontro do noivo com um véu e ninguém podia vê-la.
Somente no 7o dia de festa a noiva era apresentada aos convidados, tipificando a Igreja
que no arrebatamento não será vista pelo mundo,somente na revelação de Jesus, 7 anos depois,
Ap. 1.7.

No casamento oriental, as núpcias duravam 7 dias e lua de mel durava um ano, Dt
24.5, tipificando as Bodas do Cordeiro, que durará 7 anos e o milênio que terá uma duração de 1000 anos.

DINAMICA - APOIO

Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 minutos.
Descrição: O coordenador deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma rodadinha, uma abaixada e etc.
Mensagem: Não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos e temos um ombro amigo do nosso lado?

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dinâmica da bala

Participantes: 7 a 15 pessoas Tempo Estimado: 30 minutosModalidade: Avaliação dos Integrantes.Objetivo: Abordar pontos positivos e negativos individuais dos integrantes do grupo.Material:Balas de cereja (com sabor azedo) e bombons na proporção de uma de
cada tipo para cada integrante do grupo.Observações: Nada impede que o número de balas e bombons seja aumentado ou que os mesmos sejam novamente utilizados durante a dinâmica, opção do coordenador. Esta dinâmica é mais indicada para grupos homogêneos em termos de laços
de amizade.Descrição: O coordenador deve distribuir as balas e bombons para os integrantes do grupo. Cada integrante deve distribuí-los do seguinte modo:- O bombom é dado a uma pessoa que tenha feito algo positivo que tenha chamado a atenção do integrante.- A bala azeda é dado a uma pessoa que tenha agido de maneira que tenha entristecido a pessoa que deu a bala ou alguma outra pessoa.A distribuição não deve apresentar nenhuma ordem em especial, sendo totalmente espontânea.
Uma bala ou bombom pode ser dado a alguém que já tenha recebido outra do mesmo tipo. Os integrantes podem dar balas ou bombons para si próprios. A apresentação correspondente às balas azedas deve ser feita com sinceridade, mas também com muita sensibilidade para que a pessoa, sem ser ofendida, possa rever algumas de suas ações.

MAIS VERSICULOS





DINAMICA Varinhas que não quebram.

Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)Utilidade pastoral: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.

MAIS VERSICULOS





DINAMICA : A troca de um segredo

Participantes: 15 a 30 pessoasTempo Estimado: 45 min.Modalidade:
Problemas Pessoais.Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os
membros do grupo.Material: Lápis e papel para os
integrantes.Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um
lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema,
angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar
oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a
não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados
de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo.
O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes.
Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se
fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o mesmo. Após
certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante
deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e
solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser realizada
com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou
perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas
colocados e as soluções apresentadas.
Possíveis questionamentos:- Como você se sentiu ao descrever o
problema?- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?- Como
se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?- No seu
entender, o outro compreendeu seu problema?- Conseguiu pôr-se na sua
situação?- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?-
Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?-
Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência
da dinâmica?

DINAMICA - A Palavra de Deus que transforma.

Objetivo: Fazer o grupo refletir
de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas
vidas.Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio
vazio, uma esponja e uma vasilha com água.
Descrição: Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o
objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém
mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz,
depois a vidro de remédio e por último a esponja. Explicar que a água é
a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada
pessoa. Colocar 1º a bolinha de isopor na água. Refletir: o isopor não
afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de
Deus? Somos também impermeáveis?Mergulhar o giz na água. Refletir:
o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o
vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. Refletir: o
vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar
nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água.
Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela
continua molhada. Iluminação Bíblica: Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16

HEROIS DA FÉ