versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LIDANDO COM PRE-ADOLESCENTES DIFÍCEIS

UM DOS MAIORES DESAFIOS PARA OS PROFESSORES DOS PRE-ADOLESCENTES(JUNIORES) É LIDAR COM CRIANÇAS QUE NÃO SÃO MAIS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE AINDA NÃO O SÃO. ALGUNS, DEPENDENDO DE SUAS HISTÓRIAS PESSOAIS, TENTARÁ ATRAPALHAR O TRABALHO DO PROFESSOR, DE FORMA INTENCIONAL OU NÃO. TALVES, APENAS PARA ANGARIAR UM POUCO DE ATENÇÃO.

ATRASILDO
CARACTERISTICAS: SEMPRE CHEGA ATRASADO ÀS REUNIÕES. MUITAS VEZES CHAMA A ATENÇÃO DOS DEMAIS, QUEBRANDO O ESPIRITO DE CONCETRAÇÃO E REVERENCIA DA CLASSE.

O QUE FAZER:
ARRANJE AS CADEIRAS DA SALA DE TAL FORMA QUE MINIMIZE AS DISTRAÇÕES. SEMPRE QUE POSSIVEL, TENHA A ENTRADA DA SALA PELA PARTE DE TRAS, NUNCA PELA FRENTE.

COMECE PONTUALMENTE AS REUNIÕES E AS CLASSES. PROFESSOR OU LIDER QUE SEMPRE DÁ ALGUNS MINUTINHOS DE TOLERÂNCIA ESTÁ DIPLOMANDO O ATRASILDO E DESREPEITANDO OS PONTUAIS.

SEMPRE PARABENIZE E ELOGIE OS PONTUAIS

FIXE REGRAS RIGIDAS SOBRE OS HORÁRIOS DAS REUNIÕES E PROGRAMAS.

FAÇA CARTÕES COM INSCRIÇÕES : SOU PONTUAL, SOU FELIZ E PRENDA NA ROUPA DOS PONTUAIS. QUE PENA! CHEGUEI ATRASADO E PRENDA NA ROUPA DOS ATRASADOS. UTILIZE ESTAS INSCRIÇOES EM FORMA DE CRACHÁ.

APRESENTE LOGO NO INICIO DE CADA REUNIÃO OS PONTOS MAIS INTERESSANTES DO PROGRAMA.

FAÇA SORTEIOS E SO DE NUMEROS PARA OS PONTUAIS.

USE CURIOSIDADES. TODOS OS JUVENIS GOSTAM DE CURIOSIDADES. APRESENTE ALGO CURIOSO NO INICIO DO PROGRAMA.

OFEREÇA UM INCENTIVO(BRINDES) PARA TODOS OS PONTUAIS DO TRIMESTRE.

FAÇA UM PLACAR VISUAL, COM AS PONTUAÇÕES DE TODOS OS PONTUAIS X ATRASADOS.

NÃO FAÇA COMENTÁRIOS MALICIOSOS. MUITOS TEM MOTIVOS PARA ESTAREM CHEGANDO ATRASADOS.

NUNCA INTERROMPA SUAS AULAS OU PROGRAMAÇÕES POR CAUSA DE UM ATRASILDO.

FECHE A PORTA APÓS 5 MINUTOS DE TOLERÂNCIA.

FALE E ORE COM O ATRASILDO EM PARTICULAR.


O PREOCUPADO

CARACTERISTICAS: O PREOCUPADO USA CALCULADORA EM PLENA AULA, ESCREVE CARTAS E BILHETES, PREENCHE A LIÇÃO, SE OLHA NO ESPELHO PORTÁTIL A CADA MEIA HORA. SEU COMPORTAMENTO QUASE SEMPRE ATRAPALHA O GRUPO INTEIRO.

O QUE FAZER:
MANTENHA OS ALUNOS COM UM BOM ESPAÇO ENTRE SI.
PROVIDENCIE UM LUGAR ONDE TODOS DEIXARÃO SEUS APETRECHOS.
MANTENHA O PREOCUPADO SEMPRE OCUPADO COM ALGUMA TAREFA.
UTILIZE MAIS DISCUSSOES COM PEQUENOS GRUPOS(DINAMICAS)
EVITA AULA EXPOSITIVAS(ONDE SOMENTE O PROFESSOR FALA E TODOS OUVEM)
DÊ MODELOS DE PROJETOS PARA OS ALUNOS DESENVOLVEREM, RACIOCINANDO.
DE VEZ EM QUANDO FALE: ALGUEM AI TEM ALGUMA PERGUNTA A FAZER?
FAÇA MUITAS PERGUNTAS AOS ALUNOS. TODOS TERÃO QUE FICAR ATENTOS, POIS PODERÃO SER SOLICITADOS A QUALQUER MOMENTO.
USE TECNICAS DE COMPETIÇÕES LEVES ENTRE OS GRUPOS PREVIAMENTE FORMADOS.
UTILIZE TECNICAS DE DINAMICAS DE GRUPO.


O PRISIONEIRO
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE ALUNO NÃO CONSEGUE FICAR QUIETO NO LUGAR. SE SENTE PRESO DENTRO DA SALA E DESEJA SAIR A TODO O INSTANTE. AS VEZES SOLICITANDO IR AO BANHEIRO, OUTRAS VEZES DESEJANDO BEBER AGUA.

O QUE FAZER:
CRIE REGRAS CLARAS DE DISCIPLINA.
PEÇA PARA TODOS ESCREVEREM 7 RAZÕES PELAS QUAIS ELE NÃO DEVERIAM ESTAR ALI
FIXE-AS NO QUADRO E DIGA QUE SE ESTÃO ALI, É PORQUE A PRESENÇA DE TODOS É MAIS IMPORTANTE QUE ESTAS 7 RAZOES.
FORME GRUPOS MISTOS. PONHA O PRISIONEIRO JUNTO COM OS ALUNOS MAIS INTERESSADOS.
ESCREVA NO QUADRO AS 10 VANTANGENS DE PARTICIPAR DESTE PROGRAMA OU DESTA AULA. O PRISIONEIRO FICARÁ SABENDO QUE PERDERÁ MUITO SE SAIR DA SALA.
PROCURE TER ESTE TIPO DE ALUNO BEM PERTO DE VOCÊ. DIRIJA O OLHAR E AS PALAVRAS MAIS VEZES A ESTE ALUNO QUE AOS DEMAIS.
PEÇA FAVORES AO PRISIONEIRO. A MELHOR MANEIRA DE VOCÊ FAZER UM AMIGO É PEDINDO FAVORES A ELE. ELE SE SENTIRÁ IMPORTANTE E NÃO DESEJARÁ SAIR DA SALA.
INICIE UMA DISCUSSÃO INESPERADA SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, E DÊ OPORTUNIDADE AO PRISIONEIRO FALAR BASTANTE.
PERMITA QUE ELE SAIA. NUNCA SE ESQUEÇA QUE VOCÊ TAMBEM TEM ESTA OPÇÃO. AO SABER QUE EXISTE ESTA POSSIBILIDADE, O PRISIONEIRO JA SE SENTIRÁ MAIS TRANQUILO.


O INCREDULO
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE JUVENIL DUVIDA DE TUDO. ACHA QUE NADA FUNCIONA E QUE AS EXPERIENCIAS NÃO CONDIZEM COM AS TEORIAS APRESENTADAS.

O QUE FAZER:
INTENSIFIQUE O USO DE EXEMPLOS PRATICOS.
APRESENTE TESTEMUNHOS
DEIXE O INCREDULO APRESENTAR TODAS AS SUAS DUVIDAS E TENTE RESPONDER A TODOS COM TOTAL SEGURANÇA.
DIGA: VOCE PODE ACHAR QUE ISTO NÃO FUNCIONA PARA VOCE. MAS JA ESTA FUNCIONANDO PARA MIM E PARA OUTROS COLEGAS SEUS.
FAÇA DISCUSSÕES PRIVATIVAS COM O INCREDULO. FAÇA-O SENTIR OS RESULTADOS.
FALE SOBRE O VALOR DA FÉ NA VIDA DO CRISTÃO.

O DOMINADOR
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE ALUNO INTERROMPE AS AULAS COM MUITA FREQUENCIA. SÃO OS DONO DA VERDADE. ADORAM CONTAR EXPERIENCIAS E HISTORIAS PROPRIAS. FAZER MUITAS PERGUNTAS. AS VEZES PARECEM QUEREM TESTAR PROFESSORES E LIDERES.

O QUE FAZER:
TRABALHE COM PEQUENOS GRUPOS
FAÇA RODIZIOS DE LIDERES
USE INCENTIVOS.
USE A TECNICA DA PROXIMIDADE FISICA. GERALMENTE O DOMINADOR SE CALA QUANDO O PROFESSOR ESTÁ PROXIMO A ELE.
ESTABELEÇA REGRAS CLARAS DE PARTICIPAÇÃO
ESTABELEÇA QUESTIONÁRIOS PARA TODOS OS MEMBROS DO GRUPO.
FAÇA RODIZIO DE COMPONENTES DOS GRUPOS.
DISTRIBUA TRES SENHAS DE PERGUNTAS E TRES DE RESPOSTAS. O DOMINADOR PENSARÁ DUAS VEZES ANTES DE QUEIMAR (GASTAR) SUAS SENHAS.
USE UMA BOLA PARA INDICAR QUEM VAI FALAR. ROLE A BOLA. ONDE ELE, SERÁ A VEZ DO FELIZARDO PARTICIPAR.
DÊ OCUPAÇÃO AO DOMINADOR. APAGAR O QUADRO, DISTRIBUIR PAPEIS. QUANTO MAIS OCUPADO ESTIVER, MENOS TRABALHO DARÁ.
FAÇA PERGUNTAS DIRETAS A OUTRO PARTICIPANTE.
USE O CORPO PARA ISOLAR, BLOQUEAR O DOMINADOR DO RESTO DO GRUPO.
FIQUE ATENTO AS PAUSAS DO DOMINADOR. ASSIM QUE ELE FIZER UMA PAUSA PARA RESPIRAR, INTERROMPA-O, SE DIRIGINDO A OUTRO PARTICIPANTE.
DISPARE UMA QUESTÃO BEM DIFICIL PARA O DOMINADOR E ELE FICARÁ MAIS QUIETO.

O INTROVERTIDO

CARACTERISTICAS: MUITO POUCO ENERGIA EMANA DO INTROVERTIDO. TUDO FICA GELADO COM PARTICIPAÇÃO DELE. ELE É ENVERGONHADO, TIMIDO E CALADÃO. ESTE TIPO DE ALUNO PODE EXERCER UMA INFLUENCIA MUITO GRANDE NO GRUPO, E O PROFESSOR OU LIDER PODERÁ DEIXAR PASSAR DESPERCEDEBIDO.

O QUE FAZER:
USE PROJETOS DE PEQUENOS GRUPOS
UTILIZE QUESTIONÁRIOS PARA SEREM RESPONDIDOS POR TODOS
FAÇA UM RODIZIO DE LIDERANÇA ENTRE OS PEQUENOS GRUPOS.
SOLICITE RESPOSTAS POR ESCRITOS AS QUESTOES APRESENTADAS EM SUAS AULAS E PROGRAMAS.
NUMA FOLHA, ESCREVA FRASES INACABADAS PARA SEREM RESPONDIDAS. ASSIM VOCÊ FORÇARÁ OS INTROVERTIDOS A PENSAREM E CONTRIBUIREM DE ALGUMA FORMA.
USE UM POUCO DE HUMOR NAS SUAS AULAS E APRESENTAÇÕES
VALORIZE O VOLUNTARIO. AQUELE QUE SE OFERECE PARA PARTICIPAR.
APLIQUE PEQUENOS INCENTIVOS A PARTICIPAÇÃO
PERMITA QUE OS ALUNOS INTROVERTIDOS PARTICIPEM DENTRO DE SEU TERRITORIO DE CONFORTO. NÃO OS OBRIGUEM A IR A FRENTE DA CLASSE PARA FALAR, FICAR EM PÉ, ETC.
CASE PARES DE INTROVERTIDOS COM EXTROVERTIDOS PARA AS ATIVIDADES EM GRUPO.
DÊ AS QUESTOES COM ANTECEDENCIA AOS INTROVERTIDOS PARA QUE ELE TENHAM MAIS TEMPO DE PREPAREM SUAS PARTICIPAÇÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário