versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CARTÕES










CARTÃO QUE ABRE


LEMBRANCINHAS


OS MUROS DE JERUSALÉM

TEXTO BÁSICO: LEIA NEEMIAS 9:6-38

MOMENTO DE ORAÇÃO: REUNA TODOS OS JUVENIS NUMA SALA AMPLA SEM CADEIRAS, DEPOIS DE CONTRUIDO OS MUROS DE JERUSALEM. CADA UM DEVERÁ OCUPAR UM ESPAÇO, SENTAR-SE NO CHÃO A UMA CERTA DISTANCIA, PARA ESCREVEREM COM PRIVACIDADE.
DÊ UM PEDAÇO DE PAPEL, E PEÇA PARA QUE ELE FAÇAM CONFISSÕES. ESCREVAM O QUE TEM FEITO DE ERRADO E GOSTARIAM DE MUDAR.

COMEÇE O DEVOCIONAL:
PROVIDENCIA 10 TIJOLOS E LINHAS. ORGANIZE OS ALUNOS EM GRUPO PARA CONSTRUIREM UM MUTO EM FORMA REDONDA, ENCAIXANDO OS TIJOLOS CUIDADOSAMENTE.
LEIA A ORAÇÃO NEEMIAS 9:6-38
CONTE A HISTORIA DO RETORNO DO POVO DE ISRAEL SOB O COMANDO DE ESDRAS E NEEMIAS.
FALE DA INFLUENCIA EXERCIDA POR NEEMIAS DIANTE DO REI.
FALE DA OPOSIÇÃO ENFRENTADA POR NEEMIAS DURANTE A CONSTRUÇÃO.
FALE SOBRE A IMPORTANCIA DE CONFESSARMOS NOSSO PECADOS.
PONHA TODOS OS ALUNOS DE JOELHO(COMO FAZEM OS JUDEUS) DIANTE DO MURO. PONHA UMA MUSICA BEM SUAVE AO FUNDO. LEIA ALGUM SALMO DE CONFISSÃO . EXEMPLO: SALMO 51

MOMENTOS DE REFLEXÃO:
DEIXE-OS CONTAR SUAS EXPERIENCIAS.
FALE SOBRE A IMPORTANCIA DA CONFISSÃO
TOME PEDIDOS DE ORAÇÃO E CONFISSÃO
SE POSSIVEL FAÇA FUNCIONAR UMA CHURRASQUEIRA PERTO DO MURO E QUEIME OS PAPEIS COM AS CONFISSÕES.

CONCLUSÃO
O POVO DE ISRAEL PECOU. NÃO ATENTARAM PARA AS ADMOESTAÇÕES DO SENHOR, ENVIADAS ATRAVES DE SEUS SERVOS OS PROFETAS. O CASTIGO VEIO, O CATIVEIRO TORNOU-SE UMA REALIDADE E AGORA ESTAMOS NO PERIODO DO RETORNO.
EIS A GRANDE LIÇAO DE ESDRAS E NEEMIAS. ASSIM QUE APRONTARAM OS MUROS, ORGANIZARAM UM GRANDE DEVOCIONAL DE RECONSAGRAÇÃO E DE CONFISSÃO DEOS SEUS PECADOS.
UMA NOVA ALIANÇA, OU MELHOR , A VELHA ALIANÇA FOI RELEMBRADA E O POVO FEZ UM FIRME PROPÓSITO DE SEREM FIÉIS AO SENHOR

CARTAZ E CARTOES - DIA DOS PAIS


AS BEM AVENTURANÇAS

TEXTO BÁSICO: LEIA MATEUS 5:3-12

MOMENTO DA ORAÇÃO: DIVIDA OS ALUNOS EM DUPLAS E PEÇA PARA CADA UM FALAR PARA SEU COMPANHEIRO QUE DEFEITOS DE SEU CARATER GOSTARIAM DE VENCER: EGOISMO, INVEJA, ORGULHO, MENTIRA, ETC.

COMECE O DEVOCIONAL:

- POBRE DE ESPIRITO = PESSOAS NÃO ORGULHOSAS. QUE SE SENTEM NADA DIANTE DE DEUS E QUEREM RIQUEZAS DO ALTO.
- OS QUE CHORAM = PESSOAS QUE CHORAM POR SEUS PECADOS, QUE SE ARREPENDEM.
- OS MANSOS = CONTROLE PROPRIO. TER CALMA EM MEIO A TEMPESTADE.
- TER FOME E SEDE DE JUSTIÇA = JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ. RECEBER O PERDÃO DE DEUS.
- MISERICORDIOSO = QUE TEM COMPLACẼNCIA E DÓ. SÃO LONGÂNIMOS EM TARDIO EM PUNIR.
- PUROS DE CORAÇÃO = DEUS JULGA AS INTENÇÕES E OS MOTIVOS DO CORAÇÃO.
- PACIFICADORES = ESTES ODEIAM AS INTRIGAS E AMAM A PAZ.
- PERSEGUIDOS = OS FILHOS DE DEUS SOFREM PERSEGUIÇÕES.

MOMENTOS DE REFLEXÕES:
PEÇA PARA OS PACIFICADORES SENTAREM JUNTOS.
DEPOIS OS QUE SE ACHAM MISERICORDIOSOS
DEPOIS UM OUTRO GRUPO DE MANSOS
DEPOIS UM OUTRO GRUPO DE PERSEGUIDOS
PEÇA PARA OS PACIFICADORES FALAREM COM OS MANSOS
PARA OS PERSEGUIDOS FALAREM COM OS MISERICORDIOSOS.

A SEGUIR, DEIXE QUE CADA UM FALE SOBRE O QUE GOSTARIA DE ADQUIRIR: MANSIDÃO, DOMINIO PROPRIO, ETC.

CONCLUSÃO: FAÇA UMA LIGAÇÃO COM O FRUTO DO ESPIRITO, NARRADO EM GALATAS 5.
(TERMINE COM UMA ORAÇÃO)

CARTÕES DIA DOS PAIS




OUÇA A VOZ DO CRIADOR

TEXTO BIBLICO: I REIS 19:8-12

OBJETIVO: APRENDE A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DO SILÊNCIO E NOTAR COMO DEUS FALA.

PREPARO: VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA TV, UM CD PLAYER, UM GRAVADOR, UM RÁDIO.

PROGRAMA:

LIGUE TODOS OS 4 APARELHOS JUNTOS, EM ALTO VOLUME.
DE FORMA BEM CALMA E EM BAIXA VOZ, COMECE A EXPLICAR AOS JUVENIS O QUE VOCÊ DESEJA NA AULA DE HOJE. LEIA I REIS 19:8-12. OBVIAMENTE, A MAIORIA DOS JUVENIS NÃO CONSEGUIRÃO ENTENDER NADA.

DEPOIS DE ALGUM TEMPO, DESLIGUE TODOS OS APARELHOS E DÊ A SUA MENSAGEM EM CALMA VOZ:

PARA DEBATER:

QUÃO DIFICIL FOI PARA VOCÊS OUVIREM MINHA MENSAGEM NA PRIMEIRA VEZ?
È DIFICIL OUVIR A VOZ DE DEUS EM MEIO A CONFUSÃO?
PARA ESTUDAR A BIBLIA E TIRAR PROVEITO, NÃO DEVO ESCOLHER MUITO BEM O HORÁRIO E O AMBIENTE DE ESTUDO?
O QUE SIGNIFICA "EXERCITAR UMA DISCIPLINA DE SILENCIO" PARA OUVIRMO A VOZ DE DEUS
DIVIDA OS ALUNOS EM GRUPOS DE 6. PONHA CADA GRUPO EM UM CANTO DA SALA. ORDENE QUE EM ABSOLUTO SILÊNCIO, CADA PESSOA LEIA UM TESTO BIBLICO E MEDITE SOBRE ELE . AO FINAL,OUÇA AS EXPERIENCIA DE CADA UM GRUPO.

cartões dia das mães






cartões (diversos)

























quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PROJETOS SOCIAIS

PROJETO TERCEIRA IDADE
UMA VEZ POR MÊS VISITAR TODOS OS IDOSOS DO BAIRRO, CANTANDO COM VIOLÃO, LEVANDO DOCINHOS E LITERATURA CRISTÃ.

PROJETO CANECA QUENTE
EM NOITE DE INVERNO, SAIR PELAS RUAS DISTRIBUINDO UMA CANECA DE CHOCOLATE QUENTE A MENDIGOS E CRIANÇAS CARENTES.

PROJETO NATAL FELIZ
NA EPOCA DE NATAL, DISTRIBUIR EM CRECHES E ORFANATOS BRINQUEDOS USADOS RECUPERADOS.

PROJETO CRIANÇA FELIZ
UMA VEZ POR TRIMESTRE VISITAR ORFANATOS E CONTAR HISTORIAS BIBLICAS PARA CRIANÇAS


PROJETO ESCRIBAS MODERNOS
DIVIDIR O GRUPO DE JUVENIS EM 10 EQUIPES. CADA EQUIPE COPIARÁ A BIBLIA A MAO. ENCADERNAR E APRESENTAR A IGREJA NO DIA DA BIBLIA.

PROJETO TEATRO BIBLICO
ENCENAR EM PRAÇA PUBILCA PEÇAS BIBLICA. DISTRIBUIR FOLHETOS APOS O EVENTO.

PROJETO AUXILIADORES.
AJUDAR ALGUM VIZINHO QUE ESTEJA MUDANDO-SE NO BAIRRO OU DA CIDADE.

PROJETO BARRA LIMPA
LAVAR TODOS OS CARROS DOS IRMÃOS DA IGREJA NUM DETERMINADO DOMINGO DE VERÃO

PROJETO OFERENDA
FAZER CAMPANHAS FINANCEIRAS, RECOLHENDO OFERTAS PARA CAUSAS E PESSOAS ESPECIFICAS(NECESSITADAS)

FUNDANDO UMA ESCOLA RADIO-POSTAL

ESCOLA RÁDIO-POSTAL É UMA ESCOLA VOLTADA A FORNECER ESTUDOS DA BÍBLIA AOS NÃO CRENTES. CADA ASSOCIADO PARTICIPANTE DEVERÁ POR UMA PLACA EM SUA CASA: "DÁ-SE ESTUDOS BIBLICOS GRATIS. INFORMAÇÕES AQUI"

OUTRAS TECNICAS DE SE CONSEGUIR ALUNOS É FAZER UMA PESQUISA DE CAMPO. OS PESQUISADORES SAEM ÀS RUAS DE CASA EM CASA PERGUNTANDO, A PRINCIPIO , COISAS DO DIA A DIA E PARTINDO PARA UM "FECHAMENTO". EXEMPLO DE UMA PESQUISA MISSIONÁRIA:

1) VOCÊ CRE QUE A ATUAL CRISE FINANCEIRA ESTARÁ TERMINADA EM BREVE OU NUNCA ACABARÁ?
2) POR QUE O MUNDO, CADA VEZ MAIS CAMINHA PARA MAIORES INDICES DE VIOLENCIA?
3) VOCÊ É A FAVOR DA PENA DE MORTE?
4) VOCÊ CRE QUE EXISTE VIDA APÓS A MORTE?
5) VOCÊ CRÊ QUE EXISTE UM CEU E UM INFERNO?
6) O QUE VOCÊ PENSA DA BIBLIA? VOCÊ POSSUI UMA?
7) VOCÊ CRE NO FIM DO MUNDO?
8) SE VOCÊ TIVESSE A OPORTUNIDADE DE FAZER UM CURSO BIBLICO EM CASA POR CORRESPONDENCIA, INTEIRAMENTE GRATIS, VOCÊ ACEITARIA?

TEMAS DE ESTUDOS BIBLICOS

A BIBLIA - COMO ESTUDÁ-LA E ENTENDÊ-LA

O PECADO - SUA ORIGEM , RESULTADOS E REMEDIO

CAMINHO A CRISTO - QUEM É ELE, SUA MISSÃO , SEU AMOR

ACONTECIMENTOS VINDOUROS - VOLTA DE JESUS, SINAIS E PRODIGIOS

PROFECIAS - APOCALIPSE E DANIEL

VIDA CRISTÃO - NOVOS HABITOS E NOVOS COSTUMES

CRESCIMENTO NA GRAÇA - A VIDA CRISTÃ COM SEUS PROBLEMAS E VITÓRIAS

O PODER DA ORAÇÃO

DECISÃO E BATISMO

TESTEMUNHO E SERVIÇOS CRISTÃOS

FESTAS ESPECIAIS

FESTA DA AMIZADE: UMA FESTA OFERECIDA PELAS MOÇAS AOS RAPAZES (E VICE-VERSA). PALESTRANTE, FALARÃO SOBRE O TEMA AMOR, AMIGOS, AMIZADE. UM JANTAR ESPECIAL CULMINARÁ A PROGRAMAÇÃO. ENRIQUEÇA COM BRINCADEIRAS DE AMIGO SECRETO. ETC.

SHOW DE TALENTOS - PARA ESTIMULAR NOVOS TALENTOS. UM CONCURSO PARA CANTORES, PINTORES, CARTAZISTAS, POETAS, REDATORES, COMPOSITORES, ETC.


GINCANA JOVEM - COM VARIAS MODALIDADES DE APELO SOCIAL. ARRECADAR ALIMENTOS, CONSTRUIR UMA CASA PARA UMA PESSOA POBRE, ETC

FESTA DAS NAÇÕES - DIVIDA O GRUPO EM SUB-GRUPOS. CADA SUB-GRUPO FICA RESPONSÁVEL POR REPRESENTAR UM PAIS. ORGANIZE UMA PEQUENA FEIRA COM COMIDAS TIPICAS, APRESENTAÇÕES FOLCLORICAS DE CADA PAIS, ETC.

FESTA DA BIBLIA - UMA PROGRAMA ESPECIAL PARA O DIA DA BIBLIA. MUSCIAS, PALESTRA, CURIOSIDADES, CONCURSOS SOBRE A BIBLIA. CONVOQUE TODOS OS GREMISTAS PARA PARTICIPAREM DA CONFECÇÃO DE UMA BIBLIA MANUSCRITA. DIVIDA CADA LOTE DE LIVROS DA BIBLIA PARA UM GRUPO COPIÁ-LOS A MÃO. DEPOIS FAÇA UMA ENCADERNAÇÃO BONITA E APRESENTE A SUA IGREJA A NOVA RELIQUIA. UMA BIBLIA TOTALMENTE ESCRITA A MÃO.

SEMANA DA ARTE - ORGANIZE EXPOSIÇÃO DE QUADROS , ARTES PLASTICAS, ESCULTURAS , CONCERTOS MUSICAIS, FOTOGRAFIAS, ETC.

PULPITO JOVEM - UMA GRANDE FESTA ESPECIAL. CADA IRMÃO CONVIDARÁ SEUS AMIGOS DO COLEGIO E UNIVERSIDADE. UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL APRESENTADA SOMENTE PELOS ADOLESCENTES E JOVENS.

DIA DO PASTOR - UMA OPORTUNIDADE PARA OS JOVENS HOMENAGEAREM AOS PASTORES DA IGREJA. PODE-SE FAZER UM PROGRAMA BEM ESPIRITUAL LIGADO AO TEMA DO BOM PASTOR-JESUS

FESTA DOS COFRINHOS - TODOS OS MEMBROS DA IGREJA SÃO CONVOCADOS A TRAZEREM COFRINHOS NESTE DIA. UM CONCURSO DO COFRINHO MAIS BONITO, MAIS EXOTICO SERA LEVADO A CABO. O CLIMAX DO PROGRAMA É A CONSAGRAÇÃO DOS COFRINHOS COMO INSTRUMENTOS PARA ARRECADAR FUNDOS PARA AS MISSÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS.


DIAS ESPECIAIS QUE NÃO DEVEM SER ESQUECIDOS

DIAS DAS MÃES
DIAS DOS PAIS
DIAS DAS CRIANÇAS
DIA DO TRABALHO(FAÇA UM PROGRAMA ESPECIAL SOBRE PROFISSÕES)
DIA DA MOCIDADE
DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS
NATAL

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LIDANDO COM PRE-ADOLESCENTES DIFÍCEIS

UM DOS MAIORES DESAFIOS PARA OS PROFESSORES DOS PRE-ADOLESCENTES(JUNIORES) É LIDAR COM CRIANÇAS QUE NÃO SÃO MAIS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE AINDA NÃO O SÃO. ALGUNS, DEPENDENDO DE SUAS HISTÓRIAS PESSOAIS, TENTARÁ ATRAPALHAR O TRABALHO DO PROFESSOR, DE FORMA INTENCIONAL OU NÃO. TALVES, APENAS PARA ANGARIAR UM POUCO DE ATENÇÃO.

ATRASILDO
CARACTERISTICAS: SEMPRE CHEGA ATRASADO ÀS REUNIÕES. MUITAS VEZES CHAMA A ATENÇÃO DOS DEMAIS, QUEBRANDO O ESPIRITO DE CONCETRAÇÃO E REVERENCIA DA CLASSE.

O QUE FAZER:
ARRANJE AS CADEIRAS DA SALA DE TAL FORMA QUE MINIMIZE AS DISTRAÇÕES. SEMPRE QUE POSSIVEL, TENHA A ENTRADA DA SALA PELA PARTE DE TRAS, NUNCA PELA FRENTE.

COMECE PONTUALMENTE AS REUNIÕES E AS CLASSES. PROFESSOR OU LIDER QUE SEMPRE DÁ ALGUNS MINUTINHOS DE TOLERÂNCIA ESTÁ DIPLOMANDO O ATRASILDO E DESREPEITANDO OS PONTUAIS.

SEMPRE PARABENIZE E ELOGIE OS PONTUAIS

FIXE REGRAS RIGIDAS SOBRE OS HORÁRIOS DAS REUNIÕES E PROGRAMAS.

FAÇA CARTÕES COM INSCRIÇÕES : SOU PONTUAL, SOU FELIZ E PRENDA NA ROUPA DOS PONTUAIS. QUE PENA! CHEGUEI ATRASADO E PRENDA NA ROUPA DOS ATRASADOS. UTILIZE ESTAS INSCRIÇOES EM FORMA DE CRACHÁ.

APRESENTE LOGO NO INICIO DE CADA REUNIÃO OS PONTOS MAIS INTERESSANTES DO PROGRAMA.

FAÇA SORTEIOS E SO DE NUMEROS PARA OS PONTUAIS.

USE CURIOSIDADES. TODOS OS JUVENIS GOSTAM DE CURIOSIDADES. APRESENTE ALGO CURIOSO NO INICIO DO PROGRAMA.

OFEREÇA UM INCENTIVO(BRINDES) PARA TODOS OS PONTUAIS DO TRIMESTRE.

FAÇA UM PLACAR VISUAL, COM AS PONTUAÇÕES DE TODOS OS PONTUAIS X ATRASADOS.

NÃO FAÇA COMENTÁRIOS MALICIOSOS. MUITOS TEM MOTIVOS PARA ESTAREM CHEGANDO ATRASADOS.

NUNCA INTERROMPA SUAS AULAS OU PROGRAMAÇÕES POR CAUSA DE UM ATRASILDO.

FECHE A PORTA APÓS 5 MINUTOS DE TOLERÂNCIA.

FALE E ORE COM O ATRASILDO EM PARTICULAR.


O PREOCUPADO

CARACTERISTICAS: O PREOCUPADO USA CALCULADORA EM PLENA AULA, ESCREVE CARTAS E BILHETES, PREENCHE A LIÇÃO, SE OLHA NO ESPELHO PORTÁTIL A CADA MEIA HORA. SEU COMPORTAMENTO QUASE SEMPRE ATRAPALHA O GRUPO INTEIRO.

O QUE FAZER:
MANTENHA OS ALUNOS COM UM BOM ESPAÇO ENTRE SI.
PROVIDENCIE UM LUGAR ONDE TODOS DEIXARÃO SEUS APETRECHOS.
MANTENHA O PREOCUPADO SEMPRE OCUPADO COM ALGUMA TAREFA.
UTILIZE MAIS DISCUSSOES COM PEQUENOS GRUPOS(DINAMICAS)
EVITA AULA EXPOSITIVAS(ONDE SOMENTE O PROFESSOR FALA E TODOS OUVEM)
DÊ MODELOS DE PROJETOS PARA OS ALUNOS DESENVOLVEREM, RACIOCINANDO.
DE VEZ EM QUANDO FALE: ALGUEM AI TEM ALGUMA PERGUNTA A FAZER?
FAÇA MUITAS PERGUNTAS AOS ALUNOS. TODOS TERÃO QUE FICAR ATENTOS, POIS PODERÃO SER SOLICITADOS A QUALQUER MOMENTO.
USE TECNICAS DE COMPETIÇÕES LEVES ENTRE OS GRUPOS PREVIAMENTE FORMADOS.
UTILIZE TECNICAS DE DINAMICAS DE GRUPO.


O PRISIONEIRO
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE ALUNO NÃO CONSEGUE FICAR QUIETO NO LUGAR. SE SENTE PRESO DENTRO DA SALA E DESEJA SAIR A TODO O INSTANTE. AS VEZES SOLICITANDO IR AO BANHEIRO, OUTRAS VEZES DESEJANDO BEBER AGUA.

O QUE FAZER:
CRIE REGRAS CLARAS DE DISCIPLINA.
PEÇA PARA TODOS ESCREVEREM 7 RAZÕES PELAS QUAIS ELE NÃO DEVERIAM ESTAR ALI
FIXE-AS NO QUADRO E DIGA QUE SE ESTÃO ALI, É PORQUE A PRESENÇA DE TODOS É MAIS IMPORTANTE QUE ESTAS 7 RAZOES.
FORME GRUPOS MISTOS. PONHA O PRISIONEIRO JUNTO COM OS ALUNOS MAIS INTERESSADOS.
ESCREVA NO QUADRO AS 10 VANTANGENS DE PARTICIPAR DESTE PROGRAMA OU DESTA AULA. O PRISIONEIRO FICARÁ SABENDO QUE PERDERÁ MUITO SE SAIR DA SALA.
PROCURE TER ESTE TIPO DE ALUNO BEM PERTO DE VOCÊ. DIRIJA O OLHAR E AS PALAVRAS MAIS VEZES A ESTE ALUNO QUE AOS DEMAIS.
PEÇA FAVORES AO PRISIONEIRO. A MELHOR MANEIRA DE VOCÊ FAZER UM AMIGO É PEDINDO FAVORES A ELE. ELE SE SENTIRÁ IMPORTANTE E NÃO DESEJARÁ SAIR DA SALA.
INICIE UMA DISCUSSÃO INESPERADA SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, E DÊ OPORTUNIDADE AO PRISIONEIRO FALAR BASTANTE.
PERMITA QUE ELE SAIA. NUNCA SE ESQUEÇA QUE VOCÊ TAMBEM TEM ESTA OPÇÃO. AO SABER QUE EXISTE ESTA POSSIBILIDADE, O PRISIONEIRO JA SE SENTIRÁ MAIS TRANQUILO.


O INCREDULO
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE JUVENIL DUVIDA DE TUDO. ACHA QUE NADA FUNCIONA E QUE AS EXPERIENCIAS NÃO CONDIZEM COM AS TEORIAS APRESENTADAS.

O QUE FAZER:
INTENSIFIQUE O USO DE EXEMPLOS PRATICOS.
APRESENTE TESTEMUNHOS
DEIXE O INCREDULO APRESENTAR TODAS AS SUAS DUVIDAS E TENTE RESPONDER A TODOS COM TOTAL SEGURANÇA.
DIGA: VOCE PODE ACHAR QUE ISTO NÃO FUNCIONA PARA VOCE. MAS JA ESTA FUNCIONANDO PARA MIM E PARA OUTROS COLEGAS SEUS.
FAÇA DISCUSSÕES PRIVATIVAS COM O INCREDULO. FAÇA-O SENTIR OS RESULTADOS.
FALE SOBRE O VALOR DA FÉ NA VIDA DO CRISTÃO.

O DOMINADOR
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE ALUNO INTERROMPE AS AULAS COM MUITA FREQUENCIA. SÃO OS DONO DA VERDADE. ADORAM CONTAR EXPERIENCIAS E HISTORIAS PROPRIAS. FAZER MUITAS PERGUNTAS. AS VEZES PARECEM QUEREM TESTAR PROFESSORES E LIDERES.

O QUE FAZER:
TRABALHE COM PEQUENOS GRUPOS
FAÇA RODIZIOS DE LIDERES
USE INCENTIVOS.
USE A TECNICA DA PROXIMIDADE FISICA. GERALMENTE O DOMINADOR SE CALA QUANDO O PROFESSOR ESTÁ PROXIMO A ELE.
ESTABELEÇA REGRAS CLARAS DE PARTICIPAÇÃO
ESTABELEÇA QUESTIONÁRIOS PARA TODOS OS MEMBROS DO GRUPO.
FAÇA RODIZIO DE COMPONENTES DOS GRUPOS.
DISTRIBUA TRES SENHAS DE PERGUNTAS E TRES DE RESPOSTAS. O DOMINADOR PENSARÁ DUAS VEZES ANTES DE QUEIMAR (GASTAR) SUAS SENHAS.
USE UMA BOLA PARA INDICAR QUEM VAI FALAR. ROLE A BOLA. ONDE ELE, SERÁ A VEZ DO FELIZARDO PARTICIPAR.
DÊ OCUPAÇÃO AO DOMINADOR. APAGAR O QUADRO, DISTRIBUIR PAPEIS. QUANTO MAIS OCUPADO ESTIVER, MENOS TRABALHO DARÁ.
FAÇA PERGUNTAS DIRETAS A OUTRO PARTICIPANTE.
USE O CORPO PARA ISOLAR, BLOQUEAR O DOMINADOR DO RESTO DO GRUPO.
FIQUE ATENTO AS PAUSAS DO DOMINADOR. ASSIM QUE ELE FIZER UMA PAUSA PARA RESPIRAR, INTERROMPA-O, SE DIRIGINDO A OUTRO PARTICIPANTE.
DISPARE UMA QUESTÃO BEM DIFICIL PARA O DOMINADOR E ELE FICARÁ MAIS QUIETO.

O INTROVERTIDO

CARACTERISTICAS: MUITO POUCO ENERGIA EMANA DO INTROVERTIDO. TUDO FICA GELADO COM PARTICIPAÇÃO DELE. ELE É ENVERGONHADO, TIMIDO E CALADÃO. ESTE TIPO DE ALUNO PODE EXERCER UMA INFLUENCIA MUITO GRANDE NO GRUPO, E O PROFESSOR OU LIDER PODERÁ DEIXAR PASSAR DESPERCEDEBIDO.

O QUE FAZER:
USE PROJETOS DE PEQUENOS GRUPOS
UTILIZE QUESTIONÁRIOS PARA SEREM RESPONDIDOS POR TODOS
FAÇA UM RODIZIO DE LIDERANÇA ENTRE OS PEQUENOS GRUPOS.
SOLICITE RESPOSTAS POR ESCRITOS AS QUESTOES APRESENTADAS EM SUAS AULAS E PROGRAMAS.
NUMA FOLHA, ESCREVA FRASES INACABADAS PARA SEREM RESPONDIDAS. ASSIM VOCÊ FORÇARÁ OS INTROVERTIDOS A PENSAREM E CONTRIBUIREM DE ALGUMA FORMA.
USE UM POUCO DE HUMOR NAS SUAS AULAS E APRESENTAÇÕES
VALORIZE O VOLUNTARIO. AQUELE QUE SE OFERECE PARA PARTICIPAR.
APLIQUE PEQUENOS INCENTIVOS A PARTICIPAÇÃO
PERMITA QUE OS ALUNOS INTROVERTIDOS PARTICIPEM DENTRO DE SEU TERRITORIO DE CONFORTO. NÃO OS OBRIGUEM A IR A FRENTE DA CLASSE PARA FALAR, FICAR EM PÉ, ETC.
CASE PARES DE INTROVERTIDOS COM EXTROVERTIDOS PARA AS ATIVIDADES EM GRUPO.
DÊ AS QUESTOES COM ANTECEDENCIA AOS INTROVERTIDOS PARA QUE ELE TENHAM MAIS TEMPO DE PREPAREM SUAS PARTICIPAÇÕES.