versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DINAMICA - BOAS NOTÍCIAS

Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos
Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.
Desenvolvimento:
1- O animador pode motivar o exercício da seguinte maneira: “Diariamente, todos nós recebemos
notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as
guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje recordar algumas dessas boas notícias “.
2- Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para
anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida.
3- As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador, seguido pelo
vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes,
os demais participantes podem dar seu parecer e fazer perguntas.
4- Avaliação
. Para que serviu a dinâmica ?
. O que descobrimos acerca dos demais ?

GATO E RATO - PARA CRIANÇAS

Tema: números e horas; integração.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica
fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?"
As crianças da roda respondem : "Não"
O Gato pergunta: "A que horas ele chega?"
As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças
respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário
combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o
Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os
que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as
que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo.
Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato.
Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
Minha tia foi a Espanha

Nó Humano - PARA JUNIORES E ADOLESCENTES

Jogos Cooperativos
Tema: integração, contato físico, resolução de problemas.
Duração: 10 minutos.
Público: adolescentes, 8 pessoas.
Material: nenhum.
Forme um círculo, todos de mãos dadas. Oriente cada um para observar bem que está a seu
lado direito e a seu lado esquerdo e frise bem que "Não pode esquecer, nem trocar!".
Peça ao grupo que solte as mãos e caminhe livremente pela sala, procurando cumprimentar
pessoas diferentes daquelas que estavam a seu lado. Depois de um minuto, peça que parem
onde estão.
Peça que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua
direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor). No final, você deve
ter um amontoado de gente.
Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um círculo no
centro da sala. O grupo deve conversando entre si, determinar quem passa por baixo de
que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo fique completo.
Podem se formar vários grupos, e fazê-los competir entre si (quem termina mais rápido,
quem termina certo, etc..).
Reflexão
Depois do jogo, proponha uma reflexão: Alguns terão que fazer um esforço maior que outros,
mas todos terão que fazer a sua parte. Esta dinâmica chama a atenção para a mensagem
de que, se o trabalho em grupo é planejado, tudo funciona melhor, e o resultado certamente
será positivo.
Vou a festa...

NOITE DO AVESSO

PREPARATIVOS: CONFECCIONE CONVITES, REDIGINDO-OS DE TRÁS PARA FRENTE. OS PARTICIPANTES DEVEM ESTAR TRAJADOS COM ROUPAS VESTIDAS PELO AVESSO. PREVINA-SE DO MATERIAL NECESSÁRIO PARA AS BRINCADEIRAS.

EVENTO: CADA ATIVIDADE DA NOITE DEVE SER CONDUZIDA EM ORDEM DIVERTIDA. À CHEGADA, RECEBA OS PARTICIPANTES PELA PORTA DOS FUNDOS E LEMBRE-SE DE DIZER "ADEUS", QUANDO SAÍREM, DÊ BOAS VINDAS E APRESENTE OS EVENTUAIS VISITANTES. A CONTAGEM DOS PONTOS DAS BRINCADEIRA DEVEM SER REGRESSIVAS, OU SEJA , PARTE-SE DO ZERO E PERDEM-SE PONTOS AO GANHAR UMA COMPETIÇÃO. OS AVISOS E AS INSTRUÇÕES SÃO DADOS POR UMA PESSOA VIRADA DE COSTAS. O JANTAR DEVE SER SERVIDO EM ORDEM INVERTIDA, COMEÇANDO PELA SOBREMESA.

VARIAÇÃO: PREPARE UM JANTAR PROGRESSIVO, COMEÇANDO PELA SOBREMESA, E UTILIZE VÁRIAS SALAS DO LOCAL. OS PARTICIPANTES DEVEM SE LOCOMOVER DE COSTAS.

COMPARTILHAR: EM NOSSAS VIDAS CORREMOS O PERIGO DE ESTABELECER PRIORIDADES INVERTIDAS - AGEU 1; MARCOS 8:35-37

FONTE: IDEIAS CRIATIVAS PARA PEQUENOS GRUPOS

DEPRESSÃO - JOVENS E ADOLESCENTES

AUXILIO BIBLICO

2 SAMUEL 22:7
SALMO 42:1-8
SALMO 107:13-15
SALMO 121
ISAIAS 40:27-31
JEREMIAS 29:11
LAMENTAÇÕES 3:21-26
ROMANOS 5:1-8
ROMANOS 12:12
I PEDRO 1:3-9

REMEDIOS
MUITOS PROFISSIONAIS DA ÀREA DE SAUDE MENTAL CONCORDAM QUE AS MEDICAÇÕES, JUNTAMENTE COM SESSÕES DE TERAPIA, PODEM AJUDAR AS VÍTIMAS DE DEPRESSÃO GRAVE. OS PAIS DE JOVENS E ADOLESCENTES DEPRIMIDOS DEVEM CONVERSAR ABERTAMENTE COM UM PSIQUIATRA SOBRE QUAISQUER PERGUNTAS OU PREOCUPAÇÕES QUE TENHAM.

CUIDADOS E CONSELHOS

NOÇÕES BÁSICAS

A DEPRESSÃO É UM PROBLEMA DE TEMPERAMENTO SOMBRIO E OPRESSIVO QUE PODE PARECER INSUPORTÁVEL A QUEM SOFRE COM ELA. O FARDO DA DEPRESSÃO COLOCA A PESSOA PARA BAIXO ENQUANTO ELA TENTA SEGUIR A VIDA DA MANEIRA COSTUMEIRA, NUM PERIODO EM QUE A VIDA NÃO ESTÁ DESENROLANDO COMO DE COSTUME. NO ENTANTO EXISTE ESPERANÇA. COMPREENDENDO OS SINTOMAS BÁSICOS E AS CAUSAS DA DEPRESSÃO, E APRENDENDO A EXPRESSAR E A DEMONSTRAR INTERESSE DE MANEIRAS QUE A PESSOA DEPRIMIDA ACEITE, PODEMOS COMPARTILHAR O FARDO DA DEPRESSÃO COM O ADOLESCENTE OU O JOVEM. ASSIM ELE COMEÇARÁ A SENTIR QUE O PESSO ESTÁ SENDO RETIRADO DE SEUS OMBROS. SE VOCÊ ACHA QUE UM JOVEM ESTÁ COM DEPRESSÃO, PROCURE IDENTIFICAR OS SEGUINTES SINTOMAS:

SINTOMAS EMOCIONAIS: SENSAÇÃO DE DESESPEROS, TRISTEZA, DESÂNIMO, ANSIEDADE, IRRITABILIDADE, CHORO FREQUENTE, COMENTÁRIOS ASPEROS E MALDOSOS, ATITUDE PESSIMISTA, SENSAÇÃO DE SOBRECARGA NA VIDA.

SINTOMAS FISICOS: MUDANÇA NA ROTINA DE ALIMENTAÇÃO E REPOUSO, RECLAMAÇÕES FISICA, VISITAS CONSTANTES AO MEDICO, REDUÇÃO NA ENERGIA, CANSAÇO, FADIGA.

SINTOMAS COGNITIVOS: IDEIAS NEGATIVAS A RESPEITO DE SI MESMO, COMENTARIOS AUTODEPRECIATIVOS, DIFICULDADE DE RACIOCINIO, DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, INCAPACIDADE DE TOMAR DESCISÕES E PENSAMENTOS SUICIDAS.

SINTOMAS COMPORTAMENTAIS: DESLEIXO COM A HIGIENE, MUDANÇA NOS HÁBITOS DO SONO, INCAPACIDADE DE DESFRUTAR A VIDA COMO NORMALMENTE FAZIA.

SINTOMAS ESPIRITUAIS: DIFICULDADE DE RELACIONAR COM DEUS E DE ACREDITAR NA BONDADE DIVINA, DIFICULDADE DE ORAR, SENTIMENTO DE DESESPERO OU DE CULPA.

MOTIVOS DA DEPRESSÃO:

A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DA SAUDE MENTAL CONCORDA QUE UMA COMBINAÇÃO DE FATORES INTERNOS E EXTERNOS AFETA O ANIMO DA PESSOA. ALGUMAS INFLUÊNCIAS COMUNS DA DEPRESSÃO:

FATORES GENETICOS, BIOQUIMICOS E HORMONAIS
HISTORICO FAMILIAR DE DEPRESSÃO
TERMINO DE UM RELACIONAMENTO(MORTE OU ROMPIMENTO)
SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA E PERIGO
MUDAR DE CASA OU DA ESCOLA
PENSAMENTOS NEGATIVOS
ISOLAMENTO

QUANDO BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL
A DEPRESSÃO CLINICA É UMA DOENÇA DEBILITANTE QUE PODE AMEAÇAR A VIDA DE QUEM SOFRE COM ELA. É UM DOS PROBLEMAS DE SAUDE MENTAR MAIS COMUNS, MAS QUE GERALMENTE PASSA DESPERCEBIDO, PRINCIPALMENTE EM ADOLESCENTES. BUSQUE AJUDA DE UM CONSELHEIRO CRISTÃO, PSICOLOGO OU PSIQUIATRA QUANDO:

O JOVEM QUER FERIR A SI MESMO
SE A PESSOA EXPRESSA O DESEJO DE TIRAR A PROPRIA VIDA, BUSQUE AJUDA. LIGUE PARA A POLICIA PARA OBTER SOCORRO DE EMERGENCIA.

O JOVEM PODE REPRESENTAR PERIGO AS OUTRAS PESSOAS
SE A PESSOA EXPRESSA O DESEJO DE MACHUCAR OUTRA, LEVE A UM PROFISSIONAL DA AREA DE SAUDE MENTAL, E AVISEA A PESSOA QUE O JOVEM PLANEJAVA FERIR.

O JOVEM NAO CONSEGUE REALIZAR AS TAREFA DIÁRIAS
SE A PESSOA É INCAPAZ DE SAI DA CAMA, SE ALIMENTAR E REALIZAR A PROPRIA HIGIENE, BUSQUE AJUDA

CUIDADOS
VOCÊ PODE SE UNIR AO JOVEM, PLANEJAR E EXECUTAR ATIVIDADE QUE O AJUDARÃO A TRILHAR O CAMINHO EM BUSCA DA CURA. NO ENTANTO, ISSO DEVE SER ABORDADO COM CAUTELA, PORQUE É DIFICIL PARA A PESSOA DEPRIMIDA COMPREENDER O QUANTO ESSA DOENÇA É DEBILITANTE. PARA OS DEPRIMIDOS, PODE SER DIFICIL REUNIR ENERGIA PARA TAREFAS MUITOS SIMPLES E FACEIS PARA PESSOAS SADIAS - ATÉ MESMO DAR UM TELEFONEMA PARA UM AMIGO OU SAIR PARA UMA CAMINHADA, PODE PARECER IMPOSSIVEL.


O QUE NÃO DIZER

VOCÊ VAI SAIR DESSA

PENSE POSITIVO

NÃO FIQUE TÃO TRISTE. AS COISAS NÃO SÃO TÃO RUINS COMO PARECEM




O QUE DIZER

VAMOS DAR UM PASSEIO

VOCÊ PODE CONTAR COMIGO

COMO POSSO ORAR POR VOCÊ?

RECURSOS ADICIONAIS
INTERNET
WWW.MENTALHELP.COM/DEPRESSÃO.HTM
WWW.CPPC.ORG.BR/
(CORPO DE PSICOLOGOS E PSIQUIATRAS CRISTÃOS)


FONTE: MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS PARA O MINISTERIO DE JOVENS E ADOLESCENTES

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO

Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.
Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um
homem e uma mulher.
Anotar na figura:
Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.
Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua
vida.
Diante da cabeça: 3 idéias das quais não abre mão.
Diante do coração: 3 grandes amores.
Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.
Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.
Colocar em plenário
- Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?
- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?
- Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?
- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo?
Por que?

VARINHAS QUE NÃO QUEBRAM

Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)
Utilidade pastoral: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência
às pessoas.
1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco
mais difícil).
3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir,
poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.

DINAMICA - CAIXA DE CORREIO - PARA SER UTILIZADOS NOS GRUPOS DE ADOLESCENTE, JOVENS E ADULTOS

ESSA DINAMICA PODE SER UTILIZADA QUANDO O GRUPO ESTÁ PASSANDOS POR ALGUNS PROBLEMAS
Uma caixa de sapatos com uma abertura, que será a caixa de correio. Os IRMÃOS são
trabalhados para que escrevam suas queixas e seus problemas REFERENTE AO GRUPO e depositem, anonimamente,na caixa de correio. Periodicamente o LIDER abre a caixa de correio e lê as queixas e
os problemas apresentados, colocando em debate eventuais propostas para solucioná-los. É
importante que a atividade se desvie de queixas de natureza material para as de natureza
emocional, propiciando um clima de mais agudo auto e mútuo conhecimento e para uma
aberta discussão sobre problemas que envolvem as relações interpessoais entre os IRMÃOS
e, eventualmente, seus LIDERES E LIDERADOS.
OBS: O LIDER DEVE SER SÁBIO E CONHECEDOR DA PALAVRA. PODENDO UTILIZAR ALGUNS VERSICULOS PARA HAVER CRESCIMENTO ESPIRITUAL DO GRUPO QUANTO A QUESTÃO A SER RESOLVIDA. EX: FOFOCA (LINGUA), MALEDICENCIA,CONTENDA ETC.

Dinâmica: CONFIANÇA EM EQUIPE

Objetivo: Essa dinâmica tem como objetivo motivar a confiança em equipe.
Materiais: espaço aberto
Procedimento: Formam-se duplas e um fecha os olhos e se deixa ser guiado pelo o outro,
que deve estar com os olhos abertos, depois o papel se inverte. Pode ser colocado uma música
de fundo.

Dinâmica: "dança da cadeira cooperativa"

Objetivo: essa dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem
sobre cooperação entre o grupo.
Materiais: 1 cadeira
Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira (mesmo procedimento), só que
em ao invés dos que ficarem sem se sentar saírem, terão que se sentar no colo do amigo,
de modo que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira
todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro.

CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS - RECICLAVÉIS

MARACA
Material Necessário:

Caixas de papelão cilíndricas;
Fita adesiva;
Dois bastões;
Tinta plástica;
Grãos de cereais ou pedrinhas.

Como Fazer:

1. Coloque grãos de cereais ou pedrinhas nas caixas.
2. Coloque a tampa e prenda com fita adesiva.
3. Faça um buraco no centro das tampas e do fundo das caixas e enfie por eles um bastão.
4. Prenda os bastões às caixas com fita adesiva para não escorregar. Nas extremidades dos dois bastões, coloque uma borda (tufo redondo composto de fitas).
5. Pinte suas maracas com tinta plástica. Elas certamente vão ficar muito bonitas e quando você começar a tocá-las, gostará ainda mais do som suave e agradável.


Guizo
Material Necessário:

Tampinhas metálicas de garrafa;
Arame;
Pedaço de pau de vassoura.

Como Fazer:

1. Furar várias tampinhas, com cuidado, e enfiá-las em arame.
2. Pregá-las na extremidade de um pau de vassoura de mais ou menos 20 cm.
3. Decore a seu gosto. O som é muito vivo e vibrante.

Chocalho

Material Necessário:

Copos plásticos de iogurte;
Fita adesiva;
Fitas coloridas;
Papel espelho ou camurça colorida;
Cola e tesoura;
Cereais em grãos.

Como Fazer:

1. Você poderá utilizar dois copos plásticos ou um só, desses de iogurte. Coloque dentro um ou dois tipos de cereais, milho e arroz ou arroz e feijão, etc.
2. Fechar os copos com fita adesiva.
3. Enfeite, pintando ou colando papéis, a seu gosto.

CRIATIVIDADE

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6
Criatividade é a capacidade para formular idéias novas e originais ou é a capacidade de criar algo novo ou original. Todo professor deseja ser criativo, mas para os professores de Escolinha Bíblica, qual seriam as fontes de criatividade?
1. Deus é a primeira e principal fonte
Deus é a fonte de tudo que é bom (Tiago 1: 17). Quando Deus criou todas as coisas afirmou que tudo era bom. Além disso, Deus é a fonte da sabedoria.
A Bíblia nos ensina a buscar, com fé, a sabedoria que vem do alto,  para poder realizar a obra de Deus (Tiago 1: 3-5).
Deus é quem nos capacita com a Sua graça para que sejamos verdadeiros instrumentos nas Suas mãos (1 Coríntios 15: 10; 2 Coríntios 3: 5 e Efésios 3: 7,8).
Ensinar é muito mais que o tempo passado na sala de aula. Ensinar é vida, e essa vida somente é adquirida andando com Deus.
Assim, não é possível ensinar a Palavra de Deus quando não existe prazer na Lei do Senhor e não se medita nela de dia e de noite, conforme está escrito nos salmos de número um. Não é possível falar sobre oração se não se tem uma vida de oração. O professor precisa viver o que fala e falar o que vive. O aperfeiçoamento do dom acontece com a prática. Errar também faz parte do treinamento, mas com persistência é possível alcançar o alvo.
2. A Bíblia é outra fonte inesgotável de criatividade
É impossível planejar qualquer aula sem a Bíblia. Ela deve ser sempre a principal fonte de consulta e instrumento de trabalho.
As histórias da Bíblia são as melhores ilustrações que um professor pode utilizar nas aulas. Apesar da existência de inúmeros recursos, é evidente que a Bíblia é o melhor deles e é insubstituível. O que os alunos querem e precisam ouvir é a Palavra de Deus. Esta é a missão do professor: Ensinar a Palavra de Deus.
Tudo na Bíblia tem uma aplicação prática para a nossa vida. Está escrito que tudo o que foi escrito, o foi para o nosso ensino."Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança." Romanos 15: 4
Devemos, portanto, imitar os bons exemplos que temos na Bíblia, e evitar os erros daqueles que erraram antes de nós. Portanto, a leitura da Bíblia Sagrada deve ser prioridade do professor.
3. A literatura eclesiástica e secular
Os livros, certamente, são fontes de inspiração e criatividade, desde que sejam bons livros. Assim, leia muito, mas, principalmente, leia bons livros. É importante lembrar que o único livro que contém apenas a verdade é a Bíblia. Além dela, qualquer livro pode ser passível de desconfiança. Leia bons livros e deles retenha o que é bom, conforme a Palavra ensina. É, também, importante, sempre comparar o que se lê com o que está escrito nas Sagradas Escrituras.
4. A Natureza
A natureza é uma outra fonte de aperfeiçoamento da criatividade. Na natureza é possível ver a glória de Deus em Sua criação.
Contemple a perfeição de Deus manifestada na natureza e veja Sua Perfeita criatividade. Pense na diversidade das cores e das formas. A criação de Deus emana a criatividade do seu Criador.
Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Salmos 19:1

FONTE: Ministério Estudando a Bíblia http://estudandoabiblia.tripod.com
TATUÍ – SP

JOGOS DAS VIRTUDES

Com todos sentados em círculo, o educador inicia uma introdução que deve fazer os participantes refletirem sobre o velho hábito de falar mal e reparar sempre nos defeitos dos outros, mesmo nos amigos e parentes: estamos sempre ressaltando o mau-humor da esposa, a avareza do pai, o egoísmo da irmã, a preguiça da namorada, a vaidade... enfim, quase sempre reparamos muito mais nos defeitos do que nas qualidades. Por uma questão de hábito os defeitos aparecem muito mais que as qualidades. Pois bem, nesse momento faremos um "exercício' para começar a mudar esse velho hábito, pois iremos falar apenas de VIRTUDES, e nunca de defeitos. Cada um recebe papel e caneta, onde anotará a principal virtude ("qualidade") que acha do companheiro sentado à sua direita, sem identificar a pessoa, apenas colocará a "qualidade", por exemplo: "honestidade" e não "honesto" / "simpatia" e não "simpática" / "coragem" e não "corajosa", e assim por diante. Os papéis serão dobrados, recolhidos e misturados. O educador então começa a ler as virtudes e os participantes tentarão identificar quem assume melhor aquelas características. O mais votado recebe o papel e guarda até o final do jogo. Detalhe: nessa hora aquele que escreveu não revela o que foi escrito. Quando todos os papéis forem distribuídos cada um deve dizer como se sentiu, sendo identificado por aquela característica: se concorda ou não que ela seja sua característica mais marcante. Aí sim o companheiro do lado revela o que escreveu dele e justifica. Após todos serem identificados, o educador ressalta a importância de nos habituarmos a enxergar as virtudes, aceitar defeitos e viver em harmonia com o mundo.

O PRINCIPIO DA LENTE (COMO LIDAR COM AS PESSOAS)

Se alguém pedisse que você colocasse no papel uma declaração
descrevendo a natureza humana e as pessoas, de forma geral, o
que você escreveria? (Pense um pouco antes de escrever). Você
descreveria sua filosofia como otimista, cética, empírica, imparcial
etc? O que sua filosofia pessoal diz sobre você, no que se
refere às outras pessoas?
Você descreveria sua atitude, em geral, como positiva ou negativa?
(Não fuja da resposta, alegando ser realista — escolha
uma das opções). Você encara sua atitude como um recurso
a seu favor ou uma desvantagem? O que poderia fazer para
aprimorar sua atitude?
Volte no tempo e pense em sua infância. Que experiências,
em especial, marcaram sua vida pessoal? Elas inspiraram você
a confiar nos outros ou desconfiar deles? De que forma essa
perspectiva da vida deu o tom de seus relacionamentos quando
se tornou adulto? Se os afetou negativamente, que experiências
positivas você pode buscar para criar uma nova história,
mais positiva?
Você concorda com a afirmação segundo a qual a diferença
entre quem você é hoje e quem será daqui a cinco anos está nas
pessoas com quem compartilhará seu tempo e nos livros que
lerá? Que outros fatores acredita que possam ser tão (ou mais)
importantes nesse processo?
Pense sobre as qualidades pessoais que gostaria de cultivar.
Liste-as. Agora crie um plano de crescimento para desenvolver
essas qualidades. Em primeiro lugar, dedique tempo
de sua agenda para estar com gente que possua as qualidades
que deseja. Depois, selecione um livro por mês
cuja leitura ajude em seu processo de crescimento pessoal.

FONTE: LIVRO VENCENDO COM AS PESSOAS

COMO NÃO ENTRAR EM DÍVIDAS

Nunca se comprometa com mais do que você ganha
Você nunca deve se comprometer com algo que visivelmente já percebe que não terá condições de quitar.
Quem gasta mais do que pode ficará com um saldo de dívida, isso é uma regra, não existe exceção.
Encare a realidade
Quando perguntamos a uma pessoa que está endividada quanto ela está devendo, geralmente não sabe de imediato o valor da dívida, isso acontece porque ela não quer pensar sobre o assunto, não gosta de calcular o que tem para pagar, foi justamente por isso que ela se endividou, por não fazer cálculos, elas querem voar bem alto e de olhos fechados, e ainda se questionam quando esbarram em uma montanha de dívidas. Infelizmente algumas pessoas têm dificuldades de encarar a realidade. Ganham um salário e vivem como se ganhassem dois, ganham mil por mês e fazem dívida no valor de dois mil, ganham dez mil e se empolgam querendogastar vinte mil. Isso é um pensamento mágico que de um dá para tirar dois e ainda sobra. Essas pessoas só sairão das dívidas quando acordarem para a realidade.
Não compre porque está barato.
Sempre existirão promoções, as técnicas de Marketing usam as seguintes frases: “não perca essa promoção, somente essa semana, imperdível, essa é a sua última oportunidade, vá agora mesmo, correndo... Somente essa semana...” Na outra semana, você ouve a mesma coisa, isso é estratégia para apressar as pessoas.
Você precisa comprar isso? Estava programado? Está com condições? Essa é a questão. Nunca compre só porque está em promoção.
Seja criativo
Se você não tem dinheiro para andar de carro, compre uma bicicleta, ou se não tem dinheiro para comprar uma bicicleta ande a pé, (lembre-se “caminhar faz bem para a saúde”)
Se você não tem dinheiro para comprar roupas novas, use as roupas que tem, leve-as para a tinturaria e ficarão novinhas em folha, ou se o dinheiro estiver tão curto e não der para pintar as roupas, decore-as, afinal tudo é moda, ou então use-as do jeito que estão. Quem sabe alguém sentirá no coração o desejo de lhe dar uma roupa nova.
Se você não tem dinheiro para comprar filé, compre ovos e faça um belo omelete, bem temperado e com um pouco de orégano fica uma delícia (e rende que é uma beleza).
A criatividade sempre surge quando a buscamos. Sempre existe um “jeitinho” para ir levando a vida sem precisar entrar em dívidas, espere até que o dinheiro chegue enquanto você batalha, e aí você poderá comprar o que precisa com alguns por cento de desconto e se pechinchar o preço ainda diminui (afinal, no mundo de pessoas endividadas quem tem dinheiro em mãos, tem o direito de escolher onde comprar, e a atenção toda especial dos vendedores).
Sonhamos com coisas belíssimas, com dinheiro em fartura e com tudo o que precisamos em mãos, mas enquanto o sonho não se realiza devemos viver a realidade. Quando você usa a criatividade para viver com o que tem, verá que as coisas não são tão ruins assim.
Se você não quer viver “atolado em dívidas”, precisará aprender a administrar o seu dinheiro, ou então, não tem jeito!

Economize
Economizar é sempre uma boa idéia,Você nunca se arrependerá por ter juntado algum dinheiro, você se arrependerá se não o fizer. É importante saber que acontecem imprevistos e surgem oportunidades. Tentar economizar depois que já gastou é como querer guardar um pedaço da pizza, depois de tê-la comido toda, é impossível.
Faça a diferença entre necessidade e desejo.
Não se empolgue quando tiver com muito dinheiro em mãos, evite o desperdício, até mesmo as pequenas moedas poderão ser benção na sua vida e na vida de outras pessoas (não se esqueça que é de “grão em grão que a galinha enche o papo”). E sempre que possível guarde um pouco, aconselho que guarde dez por cento todos os meses. Assim surgindo imprevistos ou oportunidades você não será pego de “calças curtas”.
Evite pequenas dívidas
Quando várias pequenas dívidas se encontram, forma uma grande dívida, aquilo que fazemos várias vezes torna-se um hábito. Desenvolva o hábito de comprar sempre à vista “com aquele dinheiro que você guardou”.
Não compre nada por influência de outros
O único que sabe o momento de comprar ou não é você. Não permita que outra pessoa dite a hora em que você deve comprar algo. Depois elas tiraram o corpinho de banda, e é você quem vai ter que pagar.
Não compre nada apressado
Sempre existe um lugar que oferece o melhor preço, pesquise para empregar bem o seu dinheiro.
A pressa nos faz esquecer dos detalhes, quando um avião cai, depois descobrem que o problema foi apenas “um detalhe”.
Não caia na tentação.
Tentação não é pecado, até Jesus foi tentado, mas ele venceu dando-nos o exemplo que também podemos vencer.
Os endividados são aqueles que sempre caem nas tentações.
1-Não caia na tentação de comprar o que não pode pagar.
2-Não caia na tentação de comprar o que precisa, contando com o ovo que ainda está na galinha.
3-Não caia na tentação de comprar porque outro comprou.
4-Não caia na tentação de emprestar o seu nome para outra pessoa comprar.
5-Não caia na tentação de tomar dinheiro emprestado para pagar dívidas.
6-Não caia na tentação de comprar porque está na promoção.
7-Não caia na tentação de comprar e não pagar.
8-Não caia na tentação de
emprestar o dinheiro que está
separado para pagar as contas.
9-Não caia na tentação de tocar no que é sagrado e comer as preciosas sementes.
Quando você nasceu não trouxe nada ao mundo, quando morrer nada levará, você apenas é um administrador dos bens de Deus aqui na terra.
O dízimo é o reconhecimento que tudo o que você tem vem de Deus. A oferta é um gesto de amor e fé, é uma semente para o seu futuro. Por mais endividado que você esteja, não deixe de devolver o dízimo do Senhor, nem de fazer ofertas com fé, isso não vai lhe atrapalhar de quitar as dívidas, pelo contrário, fará com que milagres financeiros aconteçam em sua vida acelerando o processo de libertação das dívidas.
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. (Malaquias 3:8-10)
Preze pelo bom nome Vale mais ter um bom nome do que
muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.
(Provérbios 22:1)

FONTE: LIVRO COMO SAIR DAS DIVIDAS DEFINITIVAMENTE. INSTITUTO AICRIST

Cinco passos que te ajudará a tomar decisões acertadas.

1º- Não tome decisões apressado.
A maioria dos nossos erros estão relacionados à pressa. Esperar às vezes é a melhor decisão.
Não tenha vergonha de dizer que precisa de mais tempo para pensar sobre o assunto.
2º-Não tome decisões quando estiver chateado, preocupado ou exausto.
Quando estamos chateados, preocupados ou muito cansados fazemos coisas pelas quais nos arrependemos depois.
3º- Não tome decisões que ferem sua consciência.
Quando ferimos a nossa consciência nos tornamos pessoas infelizes. Nossa consciência geralmente tem razão.
4º- Não tome a decisão mais fácil, tome a decisão correta.
O paliativo é uma ilusão e permite que a doença venha a desenvolver-se.
A solução para os problemas muitas vezes exige decisões que doem bastante, mas são como um “santo remédio” que sara definitivamente.
5º- Não tome decisões contrárias à Palavra de Deus.
Deus só pode ajudar a quem anda de acordo com Ele, antes de tomar qualquer decisão faça as seguintes perguntas:
“O que a Bíblia diz sobre o assunto?”.
“Em meu lugar, o que faria Jesus?”.

FONTE: LIVRO MUDANDO DE VIDA ATRAVÉS DAS DESCISÕES

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

a arte em eva - revista






























lembrancinhas




DÊ AULAS CRIATIVAS E DINÂMICAS

Acima discorremos acerca de como é horrível assistir a uma aula de um professor despreparado.
É muito desagradável participar, também, de aula chata, monótona, onde o professor fala o tempo todo e de forma morosa. Ninguém agüenta! É horrível! Vivemos na época da velocidade, da instantaneidade, da agilidade de informação e da automação em todos os segmentos da sociedade. Não se pode suportar letargia na docência da Escola Dominical. As aulas precisam ser criativas, o professor tem de colocar a cabeça para funcionar e pensar sobre formas atraentes e bem humoradas de ministrar a Palavra aos seus alunos.

As aulas precisam ser dinâmicas. O professor não pode ficar estático na classe. Movimentação, uso dos recursos já apresentados, novidades, tudo isso reacende a atenção dos alunos. Você já reparou que um comercial de TV dura entre 15 e 30 segundos, já percebeu que neste curtíssimo espaço de tempo as agências de publicidade lançam mão de tudo que podem para prender a atenção do telespectador: música, movimento, cenas rápidas, palavras escritas etc. Você já observou que no telejornalismo, o repórter muda de foco (para a direita, para a esquerda, mais de perto e mais de longe) a cada 10 ou 15 segundos? Está provado que para prender a atenção dos alunos num mesmo ambiente durante 50 minutos se faz necessário muito dinamismo, caso contrário a aula fica chata e indesejada.

fonte: socorro sou professor da escola biblica

Você pode ser criativo!

Ninguém pode ser criativo por encomenda. E mais ou menos como quando alguém chega para mim, e diz:
"Diga alguma coisa engraçada."
De repente, a parte de meu cérebro onde esta a seção de humor se fecha para reformas.
A criatividade, no entanto, e algo que podemos desenvolver e fortalecer, quase como fazemos com os músculos. E muitas vezes precisamos ter uma porção de idéias ruins para depois surgir uma boa. Certa vez um ex-aluno meu, que agora trabalha em propaganda, disse:
"A criatividade e noventa por cento suor e dez por cento inspiração."
Todos nos temos esses dez por cento. E só vasculhar aqueles cantinhos escuros de nossa mente que os descobriremos.
´´Aqueles que lutam para aumentar seu índice de criatividade, um conselho: comecem permitindo-se a si mesmos Por em pratica uma péssima idéia, que acabe em total fracasso. Façam isso porque, por pior que uma idéia seja, desistir é um erro ainda maior. Se a primeira idéia cair por terra, tente outra, e mais outra, ate que uma de certo.
Talvez você queira usar o plano TE: tomar emprestado, tomar emprestado, tomar emprestado. Quando ouvir falar de uma boa idéia, anote-a e tente pô-la em pratica. Eu me reúno regularmente com outros professores, e trocamos idéias sobre os assuntos a abordar no currículo, os jogos, formas de atividades, etc. Geralmente no final saímos com muitas idéias mesmo que nem tenhamos condições de implementar todas elas. Certa vez um bom e sábio "copiador de idéias" disse:
"A essência da criatividade é a capacidade de copiar."

fonte: os meus alunos sumiram

Tenha o seu "Caderno de oração"

O primeiro capitulo de Marcos descreve um dos dias mais agitados da vida de Jesus. Ele pregou, ensinou, curou, fez tudo. Na manha seguinte, os discípulos tiveram de procura-lo, porque tinha se levantado cedo para orar. (Se fosse eu, iria levantar-me bem tarde.)
A oração era uma das prioridades máximas do Senhor. Quando oramos, o ministério se torna um esforço conjugado. Estamos operando juntamente com Deus na vida das pessoas. eu, pessoalmente, noto que quando oro pelos meus alunos, minhas expectativas para com eles aumentam, porque realmente creio que Deus ira operar na vida deles. Quando oro mais, me preocupo menos com eles e os admiro mais.
Para obtermos melhores resultados, podemos utilizar um caderno de oração, simples, do tipo espiral. Escreva o nome de um aluno em cada pagina, dividindo-a em duas colunas. Depois, diariamente, passe alguns minutos orando por dois ou três deles. Na coluna da esquerda anote uma ou duas petições com relação ´´aquele aluno. Na da direita, registre as respostas de Deus.
Você pode ate mencionar isso para seus alunos, dizendo-lhes como Deus esta operando na vida deles, e revelando que tem orado por cada um regularmente. (No meu caso, coloco uma foto do aluno em sua respectiva pagina).
O fato de passar algum tempo em oração me ajuda a lembrar que não estou apenas lecionando uma classe e, sim, que estou lecionando para Marcelo, Davi, Carlos e Erica.

FONTE: SOCORRO MEUS ALUNOS SUMIRAM

Uma classe pequena pode ser maravilhosa

Você aceitou lecionar uma classe de escola dominical. Já vem se preparando durante varias semanas, e hoje e o grande momento. São 9:45 - hora de começar a aula. O único problema e que só tem você na sala. Você se senta e espera. Finalmente, dez minutos depois, tem um grupo de quatro garotos, sentados desconfortavelmente, olhando para você e aguardando o inicio do estudo.
Ficou desanimado porque sua classe toda cabe no banco de trás do seu carro? Não fique. Existem muitas coisas que podemos fazer com uma classe pequena e que nunca dariam certo com um grupo maior.Pode ter a participação de todos na discussão dos assuntos. E você pode dar a lição de maneira muito mais vibrante. E difícil permanecer anônimo num grupo pequeno, porque não ha onde se esconder.Como a classe inteira cabe no seu carro, você pode decidir dar a aula numa lanchonete, tomando café com torradas. (Não se esqueça de pedir antes a permissão dos pais).
Existem outras atividades e projetos fáceis de se realizar juntos. Servir um sopão na favela. Cuidar do berçário da igreja num domingo. Dirigir um culto num asilo de velhos, e assim por diante.
Se sua classe é pequena, anime-se. Você tem um ministério do tamanho daquele que Jesus teve. Ele passou a maior parte de seu tempo com apenas três discípulos: Pedro, Tiago e João. Quem sabe? Talvez um desses garotos poderá ser o seu próximo pastor!
FONTE:SOCORRO MEUS ALUNOS SUMIRAM

PORTA RETRATO COM GARRAFA PET


BORBOLETAS COM GARRAFA PET




OS INSTRUMENTOS MUSICAIS NA BIBLIA

SALTÉRIO - Instrumento de cordas para acompanhar a voz (Salmo 33.2; 144.9). Era uma espécie de alaúde, semelhante à viola, mas de forma triangular ou trapezoidal; Possui um variado número de cordas montadas sobre uma caixa acústica de madeira. Ele pode ser tocado com o dedo (como uma lira), percutido com baquetas e tangido com o arco que acompanham o instrumento.
CÍMBALOS - Instrumentos de percussão formados por dois pratos;
ALAÚDE - Instrumento de corda, semelhante à viola. É a tradução da vulgar palavra hebraica nebel. Nebel é a maior parte das vezes traduzido pelo termo saltério. As cordas eram tocadas com os dedos (Isaías 5.12; 14.11; Amós 5.23; 6.5);
TAMBORINS - Pequenos tambores. Ainda hoje as mulheres do Oriente dançam ao som do tamborim. (ver: Êxodo 15.20; 2 Samuel 6.5; Jó 21.12);
HARPA - É o mais antigo instrumento musical que se conhece, existindo já antes do dilúvio (Gênesis 4.1). A palavra hebraica kinnor, que se acha traduzida por harpa, significa provavelmente a lira. Os hebreus faziam uso dela, não só para as suas devoções, mas também nos seus passatempos. Nas suas primitivas formas parece ter sido feita de osso e da concha de tartaruga. Que a harpa era um instrumento leve na sua construção, claramente se vê no fato de ter Davi dançado enquanto tocava, assim como também fizeram os levitas (1 Samuel 16.23; e 18.10). Não era usada em ocasiões de tristeza (Jó 30.31; Salmo 137.2).

Instrumentos menos comuns
GAITA DE FOLES - Daniel 3.5, 15
PÍFARO - Jó 21.12; Daniel 3.5
BUZINA - Jó 21.12; 30.31
TROMBETAS - Números 10.9,10; 2Cr 5.12; Isaías 27.13
CÍTARA - Daniel 3.5
PANDEIRO - 2 Samuel 6.5
TAMBOR - Gênesis 31.27; 1 Samuel 10.5

Deus deseja estar presente em nosso louvor independente da quantidade de instrumentos musicais ou músicos. Você pode sentir a presença Dele tocando apenas um violão ou cantando sem instrumento. O propósito do Senhor é ouvir o som que sai dos nossos corações!

DEVOCIONAL PARA SUA EDIFICAÇÃO - GADO OU ROUPAS

Leia Deuteronômio 22.1-4
O jumento que é de teu irmão ou o seu boi não verás caído no caminho e a eles te furtarás; sem falta o ajudarás a levantá-lo. Deuteronômio 22.4
Li essa passagem bíblica certa manhã e fiquei imaginando como suas palavras sobre bois e jumentos caídos poderiam se relacionar com minha vida. Alguma vez eu encontraria animais caídos na minha vizinhança e ajudaria meu irmão a levantá-los? Mas três palavras das Escrituras ficaram soando em meus ouvidos: "Não te desviarás".
Naquela mesma manhã, passei pela porta da frente do meu vizinho. Vi roupas voando do varal dos fundos, em conseqüência dos fortes ventos que enfrentamos. Parei por alguns segundos, depois me lembrei das mesmas palavras da Bíblia: "Não te desviarás". Recolhi as roupas e recoloquei-as direitinho no varal.
De repente, me dei conta de que o principal ponto da história em Deuteronômio não é o boi ou o jumento; é nossa atitude quando vemos pessoas passando algum tipo de necessidade. Quer a situação à nossa frente seja gado ou roupa, somos chamados a dar uma mão ao nosso próximo.
: Deus de graça, ajuda-nos a nunca ignorar as necessidades do nosso próximo. Leva-nos a sempre reagir a elas como Tu reagirias: com amor e compaixão. Em nome de Jesus. Amém.
  O primeiro passo para amar o nosso próximo é prestar atenção.
Chan Sin Ming (Sarawak, Malásia)

FANTOCHE EM FELTRO - PASSO A PASSO E MOLDE



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dinâmica: " da folha de revista"

Material: folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo
Procedimento: Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem bastante
a folha, após todos amassarem pede para que desamassem novamente deixando a
folha como era antes.
Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que uma
vez ditas não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar para
que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta a ferida será difícil cicatrizar.

Dinâmica: "Salada de Frutas"

Objetivo: memória e concentração
Procedimento: O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta para
um dos participantes. O participante escolhido deverá dizer a fruta falada pelo facilitador e
uma de sua escolha. Aí começa a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da escolhida
pelo facilitador deverá dizer a fruta do facilitador, da pessoa e a sua.
Exemplo: Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e Manga;
Pessoa 3 - Maçã, Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém erre a
seqüência. Para a pessoa que errar pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'.
Obs: 1º Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países, estados, objetos
(praia, casa, sala, etc.); 2º Eu faço essa brincadeira com as minhas turmas do grupo de Reciclagem
da Língua Portuguesa (in company) e garante ótimos resultados. Como castigo à
pessoa que erra, eu faço alguma pergunta sobre o conteúdo já estudado (como revisão), do
conteúdo a ser estudado (como hipótese e suposição, para ver o conhecimento da pessoa
sobre o assunto) e do conteúdo que está sendo estudado (como reforço). É uma brincadeira simples, mas que garante boas risadas e resultados maravilhosos deixando o ambiente e os
participantes super descontraídos.

Dinâmica: " do papel"

Objetivo: Descontração
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para
cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser,
ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após
o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para
cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o
que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do
outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai
começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a
pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela
direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a
mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a
sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!!

Dinâmica: " das diferenças "

Material: Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo.
O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem
tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto
com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o
desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode
tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus
desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro,
portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados,
porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de
vista do outro.

devocional para sua edificação - O GRANDE OLEIRO

"Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão."
Jeremias 18:6 Leitura: Jeremias 18:1-6

Uma das definições para atitude é o "ângulo de aproximação" que um avião toma quando se prepara para aterrissar. O autor Chris Spicer escreve: "Atitudes estão para a vida como o ângulo de aproximação está para o vôo. Atitude é o modo como escolhemos pensar sobre as coisas; as atitudes irão levar-nos a reagir e a nos comportar de um certo modo." Ele também diz que as atitudes não são inatas nem acidentais. Elas são reações aprendidas e absorvidas; por isso, elas podem ser modificadas.

Quando tinha uns 30 anos de idade, o Senhor começou a convencer-me da forma errada como pensava sobre a vida, os outros e a meu respeito - pensamentos negativos, amargos e de auto-comiseração. Com a ajuda da Palavra de Deus, eu reconheci a minha necessidade de mudança nestas três áreas: as minhas atitudes, ações e reações. Mas eu receei não conseguir mudar. Um dia eu li em Jeremias 18 como o oleiro moldava um pedaço de barro desfigurado (era assim que me sentia) num vaso novo, do agrado do oleiro. O que eu não podia fazer, podia o grande Oleiro! Eu só precisava ser barro cooperante.

Hoje, este vaso está longe de estar terminado. Mas ao colocar-me nas mãos do Oleiro, Ele continua a trabalhar em mim moldando as minhas atitudes e ações. Eu as chamo atitudes cristãs, ações cristãs, e reações cristãs.

O grande Oleiro pode fazer o mesmo por você.

Joanie Yoder
Publicado em: 15/04/2005