versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

OS MUROS DE JERUSALÉM

TEXTO BÁSICO: LEIA NEEMIAS 9:6-38

MOMENTO DE ORAÇÃO: REUNA TODOS OS JUVENIS NUMA SALA AMPLA SEM CADEIRAS, DEPOIS DE CONTRUIDO OS MUROS DE JERUSALEM. CADA UM DEVERÁ OCUPAR UM ESPAÇO, SENTAR-SE NO CHÃO A UMA CERTA DISTANCIA, PARA ESCREVEREM COM PRIVACIDADE.
DÊ UM PEDAÇO DE PAPEL, E PEÇA PARA QUE ELE FAÇAM CONFISSÕES. ESCREVAM O QUE TEM FEITO DE ERRADO E GOSTARIAM DE MUDAR.

COMEÇE O DEVOCIONAL:
PROVIDENCIA 10 TIJOLOS E LINHAS. ORGANIZE OS ALUNOS EM GRUPO PARA CONSTRUIREM UM MUTO EM FORMA REDONDA, ENCAIXANDO OS TIJOLOS CUIDADOSAMENTE.
LEIA A ORAÇÃO NEEMIAS 9:6-38
CONTE A HISTORIA DO RETORNO DO POVO DE ISRAEL SOB O COMANDO DE ESDRAS E NEEMIAS.
FALE DA INFLUENCIA EXERCIDA POR NEEMIAS DIANTE DO REI.
FALE DA OPOSIÇÃO ENFRENTADA POR NEEMIAS DURANTE A CONSTRUÇÃO.
FALE SOBRE A IMPORTANCIA DE CONFESSARMOS NOSSO PECADOS.
PONHA TODOS OS ALUNOS DE JOELHO(COMO FAZEM OS JUDEUS) DIANTE DO MURO. PONHA UMA MUSICA BEM SUAVE AO FUNDO. LEIA ALGUM SALMO DE CONFISSÃO . EXEMPLO: SALMO 51

MOMENTOS DE REFLEXÃO:
DEIXE-OS CONTAR SUAS EXPERIENCIAS.
FALE SOBRE A IMPORTANCIA DA CONFISSÃO
TOME PEDIDOS DE ORAÇÃO E CONFISSÃO
SE POSSIVEL FAÇA FUNCIONAR UMA CHURRASQUEIRA PERTO DO MURO E QUEIME OS PAPEIS COM AS CONFISSÕES.

CONCLUSÃO
O POVO DE ISRAEL PECOU. NÃO ATENTARAM PARA AS ADMOESTAÇÕES DO SENHOR, ENVIADAS ATRAVES DE SEUS SERVOS OS PROFETAS. O CASTIGO VEIO, O CATIVEIRO TORNOU-SE UMA REALIDADE E AGORA ESTAMOS NO PERIODO DO RETORNO.
EIS A GRANDE LIÇAO DE ESDRAS E NEEMIAS. ASSIM QUE APRONTARAM OS MUROS, ORGANIZARAM UM GRANDE DEVOCIONAL DE RECONSAGRAÇÃO E DE CONFISSÃO DEOS SEUS PECADOS.
UMA NOVA ALIANÇA, OU MELHOR , A VELHA ALIANÇA FOI RELEMBRADA E O POVO FEZ UM FIRME PROPÓSITO DE SEREM FIÉIS AO SENHOR

CARTAZ E CARTOES - DIA DOS PAIS


AS BEM AVENTURANÇAS

TEXTO BÁSICO: LEIA MATEUS 5:3-12

MOMENTO DA ORAÇÃO: DIVIDA OS ALUNOS EM DUPLAS E PEÇA PARA CADA UM FALAR PARA SEU COMPANHEIRO QUE DEFEITOS DE SEU CARATER GOSTARIAM DE VENCER: EGOISMO, INVEJA, ORGULHO, MENTIRA, ETC.

COMECE O DEVOCIONAL:

- POBRE DE ESPIRITO = PESSOAS NÃO ORGULHOSAS. QUE SE SENTEM NADA DIANTE DE DEUS E QUEREM RIQUEZAS DO ALTO.
- OS QUE CHORAM = PESSOAS QUE CHORAM POR SEUS PECADOS, QUE SE ARREPENDEM.
- OS MANSOS = CONTROLE PROPRIO. TER CALMA EM MEIO A TEMPESTADE.
- TER FOME E SEDE DE JUSTIÇA = JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ. RECEBER O PERDÃO DE DEUS.
- MISERICORDIOSO = QUE TEM COMPLACẼNCIA E DÓ. SÃO LONGÂNIMOS EM TARDIO EM PUNIR.
- PUROS DE CORAÇÃO = DEUS JULGA AS INTENÇÕES E OS MOTIVOS DO CORAÇÃO.
- PACIFICADORES = ESTES ODEIAM AS INTRIGAS E AMAM A PAZ.
- PERSEGUIDOS = OS FILHOS DE DEUS SOFREM PERSEGUIÇÕES.

MOMENTOS DE REFLEXÕES:
PEÇA PARA OS PACIFICADORES SENTAREM JUNTOS.
DEPOIS OS QUE SE ACHAM MISERICORDIOSOS
DEPOIS UM OUTRO GRUPO DE MANSOS
DEPOIS UM OUTRO GRUPO DE PERSEGUIDOS
PEÇA PARA OS PACIFICADORES FALAREM COM OS MANSOS
PARA OS PERSEGUIDOS FALAREM COM OS MISERICORDIOSOS.

A SEGUIR, DEIXE QUE CADA UM FALE SOBRE O QUE GOSTARIA DE ADQUIRIR: MANSIDÃO, DOMINIO PROPRIO, ETC.

CONCLUSÃO: FAÇA UMA LIGAÇÃO COM O FRUTO DO ESPIRITO, NARRADO EM GALATAS 5.
(TERMINE COM UMA ORAÇÃO)

CARTÕES DIA DOS PAIS




OUÇA A VOZ DO CRIADOR

TEXTO BIBLICO: I REIS 19:8-12

OBJETIVO: APRENDE A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DO SILÊNCIO E NOTAR COMO DEUS FALA.

PREPARO: VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA TV, UM CD PLAYER, UM GRAVADOR, UM RÁDIO.

PROGRAMA:

LIGUE TODOS OS 4 APARELHOS JUNTOS, EM ALTO VOLUME.
DE FORMA BEM CALMA E EM BAIXA VOZ, COMECE A EXPLICAR AOS JUVENIS O QUE VOCÊ DESEJA NA AULA DE HOJE. LEIA I REIS 19:8-12. OBVIAMENTE, A MAIORIA DOS JUVENIS NÃO CONSEGUIRÃO ENTENDER NADA.

DEPOIS DE ALGUM TEMPO, DESLIGUE TODOS OS APARELHOS E DÊ A SUA MENSAGEM EM CALMA VOZ:

PARA DEBATER:

QUÃO DIFICIL FOI PARA VOCÊS OUVIREM MINHA MENSAGEM NA PRIMEIRA VEZ?
È DIFICIL OUVIR A VOZ DE DEUS EM MEIO A CONFUSÃO?
PARA ESTUDAR A BIBLIA E TIRAR PROVEITO, NÃO DEVO ESCOLHER MUITO BEM O HORÁRIO E O AMBIENTE DE ESTUDO?
O QUE SIGNIFICA "EXERCITAR UMA DISCIPLINA DE SILENCIO" PARA OUVIRMO A VOZ DE DEUS
DIVIDA OS ALUNOS EM GRUPOS DE 6. PONHA CADA GRUPO EM UM CANTO DA SALA. ORDENE QUE EM ABSOLUTO SILÊNCIO, CADA PESSOA LEIA UM TESTO BIBLICO E MEDITE SOBRE ELE . AO FINAL,OUÇA AS EXPERIENCIA DE CADA UM GRUPO.

cartões dia das mães






cartões (diversos)

























quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PROJETOS SOCIAIS

PROJETO TERCEIRA IDADE
UMA VEZ POR MÊS VISITAR TODOS OS IDOSOS DO BAIRRO, CANTANDO COM VIOLÃO, LEVANDO DOCINHOS E LITERATURA CRISTÃ.

PROJETO CANECA QUENTE
EM NOITE DE INVERNO, SAIR PELAS RUAS DISTRIBUINDO UMA CANECA DE CHOCOLATE QUENTE A MENDIGOS E CRIANÇAS CARENTES.

PROJETO NATAL FELIZ
NA EPOCA DE NATAL, DISTRIBUIR EM CRECHES E ORFANATOS BRINQUEDOS USADOS RECUPERADOS.

PROJETO CRIANÇA FELIZ
UMA VEZ POR TRIMESTRE VISITAR ORFANATOS E CONTAR HISTORIAS BIBLICAS PARA CRIANÇAS


PROJETO ESCRIBAS MODERNOS
DIVIDIR O GRUPO DE JUVENIS EM 10 EQUIPES. CADA EQUIPE COPIARÁ A BIBLIA A MAO. ENCADERNAR E APRESENTAR A IGREJA NO DIA DA BIBLIA.

PROJETO TEATRO BIBLICO
ENCENAR EM PRAÇA PUBILCA PEÇAS BIBLICA. DISTRIBUIR FOLHETOS APOS O EVENTO.

PROJETO AUXILIADORES.
AJUDAR ALGUM VIZINHO QUE ESTEJA MUDANDO-SE NO BAIRRO OU DA CIDADE.

PROJETO BARRA LIMPA
LAVAR TODOS OS CARROS DOS IRMÃOS DA IGREJA NUM DETERMINADO DOMINGO DE VERÃO

PROJETO OFERENDA
FAZER CAMPANHAS FINANCEIRAS, RECOLHENDO OFERTAS PARA CAUSAS E PESSOAS ESPECIFICAS(NECESSITADAS)

FUNDANDO UMA ESCOLA RADIO-POSTAL

ESCOLA RÁDIO-POSTAL É UMA ESCOLA VOLTADA A FORNECER ESTUDOS DA BÍBLIA AOS NÃO CRENTES. CADA ASSOCIADO PARTICIPANTE DEVERÁ POR UMA PLACA EM SUA CASA: "DÁ-SE ESTUDOS BIBLICOS GRATIS. INFORMAÇÕES AQUI"

OUTRAS TECNICAS DE SE CONSEGUIR ALUNOS É FAZER UMA PESQUISA DE CAMPO. OS PESQUISADORES SAEM ÀS RUAS DE CASA EM CASA PERGUNTANDO, A PRINCIPIO , COISAS DO DIA A DIA E PARTINDO PARA UM "FECHAMENTO". EXEMPLO DE UMA PESQUISA MISSIONÁRIA:

1) VOCÊ CRE QUE A ATUAL CRISE FINANCEIRA ESTARÁ TERMINADA EM BREVE OU NUNCA ACABARÁ?
2) POR QUE O MUNDO, CADA VEZ MAIS CAMINHA PARA MAIORES INDICES DE VIOLENCIA?
3) VOCÊ É A FAVOR DA PENA DE MORTE?
4) VOCÊ CRE QUE EXISTE VIDA APÓS A MORTE?
5) VOCÊ CRÊ QUE EXISTE UM CEU E UM INFERNO?
6) O QUE VOCÊ PENSA DA BIBLIA? VOCÊ POSSUI UMA?
7) VOCÊ CRE NO FIM DO MUNDO?
8) SE VOCÊ TIVESSE A OPORTUNIDADE DE FAZER UM CURSO BIBLICO EM CASA POR CORRESPONDENCIA, INTEIRAMENTE GRATIS, VOCÊ ACEITARIA?

TEMAS DE ESTUDOS BIBLICOS

A BIBLIA - COMO ESTUDÁ-LA E ENTENDÊ-LA

O PECADO - SUA ORIGEM , RESULTADOS E REMEDIO

CAMINHO A CRISTO - QUEM É ELE, SUA MISSÃO , SEU AMOR

ACONTECIMENTOS VINDOUROS - VOLTA DE JESUS, SINAIS E PRODIGIOS

PROFECIAS - APOCALIPSE E DANIEL

VIDA CRISTÃO - NOVOS HABITOS E NOVOS COSTUMES

CRESCIMENTO NA GRAÇA - A VIDA CRISTÃ COM SEUS PROBLEMAS E VITÓRIAS

O PODER DA ORAÇÃO

DECISÃO E BATISMO

TESTEMUNHO E SERVIÇOS CRISTÃOS

FESTAS ESPECIAIS

FESTA DA AMIZADE: UMA FESTA OFERECIDA PELAS MOÇAS AOS RAPAZES (E VICE-VERSA). PALESTRANTE, FALARÃO SOBRE O TEMA AMOR, AMIGOS, AMIZADE. UM JANTAR ESPECIAL CULMINARÁ A PROGRAMAÇÃO. ENRIQUEÇA COM BRINCADEIRAS DE AMIGO SECRETO. ETC.

SHOW DE TALENTOS - PARA ESTIMULAR NOVOS TALENTOS. UM CONCURSO PARA CANTORES, PINTORES, CARTAZISTAS, POETAS, REDATORES, COMPOSITORES, ETC.


GINCANA JOVEM - COM VARIAS MODALIDADES DE APELO SOCIAL. ARRECADAR ALIMENTOS, CONSTRUIR UMA CASA PARA UMA PESSOA POBRE, ETC

FESTA DAS NAÇÕES - DIVIDA O GRUPO EM SUB-GRUPOS. CADA SUB-GRUPO FICA RESPONSÁVEL POR REPRESENTAR UM PAIS. ORGANIZE UMA PEQUENA FEIRA COM COMIDAS TIPICAS, APRESENTAÇÕES FOLCLORICAS DE CADA PAIS, ETC.

FESTA DA BIBLIA - UMA PROGRAMA ESPECIAL PARA O DIA DA BIBLIA. MUSCIAS, PALESTRA, CURIOSIDADES, CONCURSOS SOBRE A BIBLIA. CONVOQUE TODOS OS GREMISTAS PARA PARTICIPAREM DA CONFECÇÃO DE UMA BIBLIA MANUSCRITA. DIVIDA CADA LOTE DE LIVROS DA BIBLIA PARA UM GRUPO COPIÁ-LOS A MÃO. DEPOIS FAÇA UMA ENCADERNAÇÃO BONITA E APRESENTE A SUA IGREJA A NOVA RELIQUIA. UMA BIBLIA TOTALMENTE ESCRITA A MÃO.

SEMANA DA ARTE - ORGANIZE EXPOSIÇÃO DE QUADROS , ARTES PLASTICAS, ESCULTURAS , CONCERTOS MUSICAIS, FOTOGRAFIAS, ETC.

PULPITO JOVEM - UMA GRANDE FESTA ESPECIAL. CADA IRMÃO CONVIDARÁ SEUS AMIGOS DO COLEGIO E UNIVERSIDADE. UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL APRESENTADA SOMENTE PELOS ADOLESCENTES E JOVENS.

DIA DO PASTOR - UMA OPORTUNIDADE PARA OS JOVENS HOMENAGEAREM AOS PASTORES DA IGREJA. PODE-SE FAZER UM PROGRAMA BEM ESPIRITUAL LIGADO AO TEMA DO BOM PASTOR-JESUS

FESTA DOS COFRINHOS - TODOS OS MEMBROS DA IGREJA SÃO CONVOCADOS A TRAZEREM COFRINHOS NESTE DIA. UM CONCURSO DO COFRINHO MAIS BONITO, MAIS EXOTICO SERA LEVADO A CABO. O CLIMAX DO PROGRAMA É A CONSAGRAÇÃO DOS COFRINHOS COMO INSTRUMENTOS PARA ARRECADAR FUNDOS PARA AS MISSÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS.


DIAS ESPECIAIS QUE NÃO DEVEM SER ESQUECIDOS

DIAS DAS MÃES
DIAS DOS PAIS
DIAS DAS CRIANÇAS
DIA DO TRABALHO(FAÇA UM PROGRAMA ESPECIAL SOBRE PROFISSÕES)
DIA DA MOCIDADE
DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS
NATAL

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LIDANDO COM PRE-ADOLESCENTES DIFÍCEIS

UM DOS MAIORES DESAFIOS PARA OS PROFESSORES DOS PRE-ADOLESCENTES(JUNIORES) É LIDAR COM CRIANÇAS QUE NÃO SÃO MAIS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE AINDA NÃO O SÃO. ALGUNS, DEPENDENDO DE SUAS HISTÓRIAS PESSOAIS, TENTARÁ ATRAPALHAR O TRABALHO DO PROFESSOR, DE FORMA INTENCIONAL OU NÃO. TALVES, APENAS PARA ANGARIAR UM POUCO DE ATENÇÃO.

ATRASILDO
CARACTERISTICAS: SEMPRE CHEGA ATRASADO ÀS REUNIÕES. MUITAS VEZES CHAMA A ATENÇÃO DOS DEMAIS, QUEBRANDO O ESPIRITO DE CONCETRAÇÃO E REVERENCIA DA CLASSE.

O QUE FAZER:
ARRANJE AS CADEIRAS DA SALA DE TAL FORMA QUE MINIMIZE AS DISTRAÇÕES. SEMPRE QUE POSSIVEL, TENHA A ENTRADA DA SALA PELA PARTE DE TRAS, NUNCA PELA FRENTE.

COMECE PONTUALMENTE AS REUNIÕES E AS CLASSES. PROFESSOR OU LIDER QUE SEMPRE DÁ ALGUNS MINUTINHOS DE TOLERÂNCIA ESTÁ DIPLOMANDO O ATRASILDO E DESREPEITANDO OS PONTUAIS.

SEMPRE PARABENIZE E ELOGIE OS PONTUAIS

FIXE REGRAS RIGIDAS SOBRE OS HORÁRIOS DAS REUNIÕES E PROGRAMAS.

FAÇA CARTÕES COM INSCRIÇÕES : SOU PONTUAL, SOU FELIZ E PRENDA NA ROUPA DOS PONTUAIS. QUE PENA! CHEGUEI ATRASADO E PRENDA NA ROUPA DOS ATRASADOS. UTILIZE ESTAS INSCRIÇOES EM FORMA DE CRACHÁ.

APRESENTE LOGO NO INICIO DE CADA REUNIÃO OS PONTOS MAIS INTERESSANTES DO PROGRAMA.

FAÇA SORTEIOS E SO DE NUMEROS PARA OS PONTUAIS.

USE CURIOSIDADES. TODOS OS JUVENIS GOSTAM DE CURIOSIDADES. APRESENTE ALGO CURIOSO NO INICIO DO PROGRAMA.

OFEREÇA UM INCENTIVO(BRINDES) PARA TODOS OS PONTUAIS DO TRIMESTRE.

FAÇA UM PLACAR VISUAL, COM AS PONTUAÇÕES DE TODOS OS PONTUAIS X ATRASADOS.

NÃO FAÇA COMENTÁRIOS MALICIOSOS. MUITOS TEM MOTIVOS PARA ESTAREM CHEGANDO ATRASADOS.

NUNCA INTERROMPA SUAS AULAS OU PROGRAMAÇÕES POR CAUSA DE UM ATRASILDO.

FECHE A PORTA APÓS 5 MINUTOS DE TOLERÂNCIA.

FALE E ORE COM O ATRASILDO EM PARTICULAR.


O PREOCUPADO

CARACTERISTICAS: O PREOCUPADO USA CALCULADORA EM PLENA AULA, ESCREVE CARTAS E BILHETES, PREENCHE A LIÇÃO, SE OLHA NO ESPELHO PORTÁTIL A CADA MEIA HORA. SEU COMPORTAMENTO QUASE SEMPRE ATRAPALHA O GRUPO INTEIRO.

O QUE FAZER:
MANTENHA OS ALUNOS COM UM BOM ESPAÇO ENTRE SI.
PROVIDENCIE UM LUGAR ONDE TODOS DEIXARÃO SEUS APETRECHOS.
MANTENHA O PREOCUPADO SEMPRE OCUPADO COM ALGUMA TAREFA.
UTILIZE MAIS DISCUSSOES COM PEQUENOS GRUPOS(DINAMICAS)
EVITA AULA EXPOSITIVAS(ONDE SOMENTE O PROFESSOR FALA E TODOS OUVEM)
DÊ MODELOS DE PROJETOS PARA OS ALUNOS DESENVOLVEREM, RACIOCINANDO.
DE VEZ EM QUANDO FALE: ALGUEM AI TEM ALGUMA PERGUNTA A FAZER?
FAÇA MUITAS PERGUNTAS AOS ALUNOS. TODOS TERÃO QUE FICAR ATENTOS, POIS PODERÃO SER SOLICITADOS A QUALQUER MOMENTO.
USE TECNICAS DE COMPETIÇÕES LEVES ENTRE OS GRUPOS PREVIAMENTE FORMADOS.
UTILIZE TECNICAS DE DINAMICAS DE GRUPO.


O PRISIONEIRO
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE ALUNO NÃO CONSEGUE FICAR QUIETO NO LUGAR. SE SENTE PRESO DENTRO DA SALA E DESEJA SAIR A TODO O INSTANTE. AS VEZES SOLICITANDO IR AO BANHEIRO, OUTRAS VEZES DESEJANDO BEBER AGUA.

O QUE FAZER:
CRIE REGRAS CLARAS DE DISCIPLINA.
PEÇA PARA TODOS ESCREVEREM 7 RAZÕES PELAS QUAIS ELE NÃO DEVERIAM ESTAR ALI
FIXE-AS NO QUADRO E DIGA QUE SE ESTÃO ALI, É PORQUE A PRESENÇA DE TODOS É MAIS IMPORTANTE QUE ESTAS 7 RAZOES.
FORME GRUPOS MISTOS. PONHA O PRISIONEIRO JUNTO COM OS ALUNOS MAIS INTERESSADOS.
ESCREVA NO QUADRO AS 10 VANTANGENS DE PARTICIPAR DESTE PROGRAMA OU DESTA AULA. O PRISIONEIRO FICARÁ SABENDO QUE PERDERÁ MUITO SE SAIR DA SALA.
PROCURE TER ESTE TIPO DE ALUNO BEM PERTO DE VOCÊ. DIRIJA O OLHAR E AS PALAVRAS MAIS VEZES A ESTE ALUNO QUE AOS DEMAIS.
PEÇA FAVORES AO PRISIONEIRO. A MELHOR MANEIRA DE VOCÊ FAZER UM AMIGO É PEDINDO FAVORES A ELE. ELE SE SENTIRÁ IMPORTANTE E NÃO DESEJARÁ SAIR DA SALA.
INICIE UMA DISCUSSÃO INESPERADA SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, E DÊ OPORTUNIDADE AO PRISIONEIRO FALAR BASTANTE.
PERMITA QUE ELE SAIA. NUNCA SE ESQUEÇA QUE VOCÊ TAMBEM TEM ESTA OPÇÃO. AO SABER QUE EXISTE ESTA POSSIBILIDADE, O PRISIONEIRO JA SE SENTIRÁ MAIS TRANQUILO.


O INCREDULO
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE JUVENIL DUVIDA DE TUDO. ACHA QUE NADA FUNCIONA E QUE AS EXPERIENCIAS NÃO CONDIZEM COM AS TEORIAS APRESENTADAS.

O QUE FAZER:
INTENSIFIQUE O USO DE EXEMPLOS PRATICOS.
APRESENTE TESTEMUNHOS
DEIXE O INCREDULO APRESENTAR TODAS AS SUAS DUVIDAS E TENTE RESPONDER A TODOS COM TOTAL SEGURANÇA.
DIGA: VOCE PODE ACHAR QUE ISTO NÃO FUNCIONA PARA VOCE. MAS JA ESTA FUNCIONANDO PARA MIM E PARA OUTROS COLEGAS SEUS.
FAÇA DISCUSSÕES PRIVATIVAS COM O INCREDULO. FAÇA-O SENTIR OS RESULTADOS.
FALE SOBRE O VALOR DA FÉ NA VIDA DO CRISTÃO.

O DOMINADOR
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE ALUNO INTERROMPE AS AULAS COM MUITA FREQUENCIA. SÃO OS DONO DA VERDADE. ADORAM CONTAR EXPERIENCIAS E HISTORIAS PROPRIAS. FAZER MUITAS PERGUNTAS. AS VEZES PARECEM QUEREM TESTAR PROFESSORES E LIDERES.

O QUE FAZER:
TRABALHE COM PEQUENOS GRUPOS
FAÇA RODIZIOS DE LIDERES
USE INCENTIVOS.
USE A TECNICA DA PROXIMIDADE FISICA. GERALMENTE O DOMINADOR SE CALA QUANDO O PROFESSOR ESTÁ PROXIMO A ELE.
ESTABELEÇA REGRAS CLARAS DE PARTICIPAÇÃO
ESTABELEÇA QUESTIONÁRIOS PARA TODOS OS MEMBROS DO GRUPO.
FAÇA RODIZIO DE COMPONENTES DOS GRUPOS.
DISTRIBUA TRES SENHAS DE PERGUNTAS E TRES DE RESPOSTAS. O DOMINADOR PENSARÁ DUAS VEZES ANTES DE QUEIMAR (GASTAR) SUAS SENHAS.
USE UMA BOLA PARA INDICAR QUEM VAI FALAR. ROLE A BOLA. ONDE ELE, SERÁ A VEZ DO FELIZARDO PARTICIPAR.
DÊ OCUPAÇÃO AO DOMINADOR. APAGAR O QUADRO, DISTRIBUIR PAPEIS. QUANTO MAIS OCUPADO ESTIVER, MENOS TRABALHO DARÁ.
FAÇA PERGUNTAS DIRETAS A OUTRO PARTICIPANTE.
USE O CORPO PARA ISOLAR, BLOQUEAR O DOMINADOR DO RESTO DO GRUPO.
FIQUE ATENTO AS PAUSAS DO DOMINADOR. ASSIM QUE ELE FIZER UMA PAUSA PARA RESPIRAR, INTERROMPA-O, SE DIRIGINDO A OUTRO PARTICIPANTE.
DISPARE UMA QUESTÃO BEM DIFICIL PARA O DOMINADOR E ELE FICARÁ MAIS QUIETO.

O INTROVERTIDO

CARACTERISTICAS: MUITO POUCO ENERGIA EMANA DO INTROVERTIDO. TUDO FICA GELADO COM PARTICIPAÇÃO DELE. ELE É ENVERGONHADO, TIMIDO E CALADÃO. ESTE TIPO DE ALUNO PODE EXERCER UMA INFLUENCIA MUITO GRANDE NO GRUPO, E O PROFESSOR OU LIDER PODERÁ DEIXAR PASSAR DESPERCEDEBIDO.

O QUE FAZER:
USE PROJETOS DE PEQUENOS GRUPOS
UTILIZE QUESTIONÁRIOS PARA SEREM RESPONDIDOS POR TODOS
FAÇA UM RODIZIO DE LIDERANÇA ENTRE OS PEQUENOS GRUPOS.
SOLICITE RESPOSTAS POR ESCRITOS AS QUESTOES APRESENTADAS EM SUAS AULAS E PROGRAMAS.
NUMA FOLHA, ESCREVA FRASES INACABADAS PARA SEREM RESPONDIDAS. ASSIM VOCÊ FORÇARÁ OS INTROVERTIDOS A PENSAREM E CONTRIBUIREM DE ALGUMA FORMA.
USE UM POUCO DE HUMOR NAS SUAS AULAS E APRESENTAÇÕES
VALORIZE O VOLUNTARIO. AQUELE QUE SE OFERECE PARA PARTICIPAR.
APLIQUE PEQUENOS INCENTIVOS A PARTICIPAÇÃO
PERMITA QUE OS ALUNOS INTROVERTIDOS PARTICIPEM DENTRO DE SEU TERRITORIO DE CONFORTO. NÃO OS OBRIGUEM A IR A FRENTE DA CLASSE PARA FALAR, FICAR EM PÉ, ETC.
CASE PARES DE INTROVERTIDOS COM EXTROVERTIDOS PARA AS ATIVIDADES EM GRUPO.
DÊ AS QUESTOES COM ANTECEDENCIA AOS INTROVERTIDOS PARA QUE ELE TENHAM MAIS TEMPO DE PREPAREM SUAS PARTICIPAÇÕES.

ESPADACHIM

PREPARO: CONSIGA MUITAS FOLHAS DE JORNAL E FITA CREPE

COMO FAZER: DIVIDA OS SEUS ALUNOS EM DUPLAS. CADA UM DEVERÁ FAZER UMA ESPADA DE FOLHAS DE JORNAL E UM CHAPEU TAMBEM DE FOLHA DE JORNAL. NA ESPADA ESCREVERÁ pALAVRA DE DEUS. NO CHAPEU ESCREVERÁ DUVIDAS . TODOS LUTADORES DEVERÃO ESTAR COM SUAS BOCAS AMORDAÇADAS.

VITAMINA: FORME DUAS FILAS DE TAL FORMA QUE OS ALUNOS FIQUEM TODOS DE FRENTE PARA OS OUTROS. TODOS DEVEM ESTAR A POSTOS COM SUAS ESPADAS E CHAPEUS. AO SINAL, COMEÇA A GUERRA ESPIRITUAL. LEMBRE-SE A UNICA ARMADURA DE ATAQUE É A ESPADA DO ESPIRITO. ESTA LUTA NÃO É CONTRA A CARNE OU CONTRA O SANGUE, MAS ACONTECE NAS REGIÕES CELESTES. APENAS O BARULHO DAS ESPADAS CONTRAS OS CHAPEUS DEVEM SER OUVIDOS.

NARRADOR: ENQUANDO A LUTA É TRAVADA, O NARRADOR VAI RECITANDO NO MICROFONE COM VOZ SOLENE: EFESIOS 6:10-18

DETALHE DESTE JOGO: CADA ALUNO LUTARÁ CONTRA QUALQUER UM QUE LHE TENTE DERRUBAR SEU CHAPÉU. COM A MÃO O SOLDADO DE CRISTO SEGURA SEU CHAPEU DE DUVIDAS E COM A OUTRA MÃO A ESPADA DO ESPIRITO. QUEM CHEGAR AO FINAL COM SUA ESPADA INTEIRA SERÁ O VENCEDOR.

APLICAÇÃO:

FAZER OS ALUNOS OBSERVAREM QUE AS ARMAS DE EFESIO 6, SÃO TODAS DE DEFESA. APNAS UMA DE ATAQUE: ESPADA - A PALAVRA DE DEUS.

HÁ UMA SEQUENCIA LOGICA NA IDUMENTARIO DO CRISTÃO : VERDADE/JUSTIÇA/PAZ/FE/SALVAÇÃO

OS DARDOS DO INIMIGO QUEIMAM. SÃO INFLAMADOS SOB FORMA DE TENTAÇÕES E PROVAÇÕES.

DEUS APRECIA TESTEMUNHAS, NÃO ADVOGADOS. NÃO PRECISAMOS DEFENDER A DEUS, MAS TESTEMUNHAR DELE.

CASCA GROSSA

PREPARO: PROVIDENCIE LARANJAS DE CASCA GROSSA PARA SEUS ALUNOS. FACAS E GUARDANAPOS TAMBÉM SERÃO NECESSÁRIOS.

COMO FAZER: TODOS OS PARTICIPANTES DEVERÃO ESTAR AMORDAÇADOS. DIVIDA OS ALUNOS EM GRUPO DE 6 COMPONENTES. O PROFESSOR LERÁ REVERENTEMENTE A ORAÇÃO DO PAI NOSSO (MATEUS 6) PARA CADA GRUPO. SE A CASCA SE PARTIR, ELE PÁRA E RECOMEÇA. AQUELE GURPO QUE TIVER MAIS ALUNOS QUE CONSIGA OUVIR TODA A ORAÇÃO DO SENHOR, SEM DEIXAR PARTIR SUA CASCA DE LARANJA SERÁ O VENCEDOR.

VITAMINA: PERGUNTAR AOS GRUPOS DE ALUNOS.

1. QUANTAS TENTATIVAS VOCÊ PRECISOU FAZER PARA ALCANÇAR O FINAL DA ORAÇÃO?
2. E VOCÊ QUE NÃO CONSEGUIU CHEGAR AO FIM, QUE PARTE DA ORAÇÃO VOCÊ MAS TEVE QUE REPETIR?
3. QUE SIGNIFICA "PERDOA NOSSAS DIVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS NOSSOS DEVEDORES" TEM QUE HAVER MUISTAS CASCAS PARA PERDOAR SEMPRE?
4. QUAL É A CASCA MAIS FACIL DE TRABALHAR, A FINA OU A GROSSA? ESTA É A CASCA DA TENTAÇÃO?
5. QUANTAS VEZES VOCE REPETIU "PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU". ISTO NÃO É TOMAR O NOME DELE EM VÃO?
6. QUAL A ESPESSURA DA SUA CASCA AO PASSAR PELO TRECHO " NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO.


APLICAÇÃO:

DEIXE SEUS ALUNOS CONTAREM SUAS EXPERIENCIAS SOBRE COMO APRENDERAM A DESCACAR LARANJAS.

A PARTIR DE QUE IDADE CONSEGUIRAM A SE VIRAR SOZINHOS?

QUE METODOS UTILIZAM(USANTO A FACA DE TRÁS PARA FRENTE. DE FRENTE PARA TRÁS)?

QUE INFLUÊNCIA EXERCERAM SOBRE VOCÊ AQUELES QUE TE ENSINARAM A ORAR?

QUE SIGNIFICA ORAR SEM CESSAR?

QUE SIGNIFICAM ORAÇÕES PARTIDAS. NÃO CONTINUADAS. APRESSADAS E FORMAIS?

AVIÃO LEGAL(JUNIORES)

PREPARO: CANETAS, TESOURAS, COLA, FOLHA DE PAPEL SULFITE.

COMO FAZER: ENTREGUE NAS MÃOS DE CADA ALUNO UMA FOLHA DE PAPEL SULFITE E MANDE CADA UM FAZER UM AVIÃO. DEPOIS MANDE QUE ABRAM AS DOBRAS DO AVIÃO E ESCREVAM SEUS NOME (CADA UM ESCREVENDO SEU NOME DENTRO DO SEU AVIÃO).

DEPOIS CADA UM ESCREVERÁ AS SEGUINTES PERGUNTAS, LOGO ABAIXO DO NOME:

COM QUEM VIVO EU?
SOU CRISTÃO DESDE QUE IDADE?
SE EU ESTIVESSE NA PRESENÇA DE DEUS HOJE, QUE PERGUNTAS FARIA A ELE?
QUE PESSOA MAIS GOSTO NESTA CLASSE DE JUVENIS?
QUE COISA DEVO MELHORAR EM MINHA VIDA?
QUE PRETENDO SER QUANDO TORNAR-ME ADULTO?
QUAL MEU PERSONAGEM BIBLICO PREFERIDO?

VITAMINA: ESPALHE SEUS ALUNOS PELA SALA. AO SINAL MANDE QUE TODOS MANDEM SEUS AVIÕES PARA OS ARES. DEPOIS MANDE QUE CADA ALUNO PEQUE QUALQUER AVIÃO QUE ESTEJA PERTO DELE. CADA ALUNO, PODERÁ PEGAR APENAS UM AVIÃO. SE GOSTOU DO NOME DO DONO DO AVIÃO, FICARÁ COM ELE, SE NÃO GOSTOU, O ENVIARÁ PARA O CÉU NOVAMENTE. CADA UM SÓ PODERÁ RE-LANÇAR NO MAXIMO TRÊS AVIÕES.

AGORA, CADA ALUNO DEVERÁ ABRIR O AVIÃO, LER O NOME DA PESSOA QUE O ENVIOU E FAZER AS PERGUNTAS A ESTA PESSOA. APÓS OUVIR AS RESPOSTAS O ALUNO QUE FEZ AS PERGUNTAS PODERÁ COMENTÁ-LAS.

APLICAÇÃO: "AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS". INTEGRAÇÃO E UNIÃO.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

SUGESTÕES PARA PROGRAMAS MUSICAIS

BANDA MALUCA: ORGANIZE TODOS OS ALUNOS COMO NUMA ORQUESTRA. ATRIBUA A CADA UM A FUNÇÃO DE UM MUSICO: TECLADISTA, SAXOFONISTA, BATERISTA, ETC. AO SINAL TODOS TOCARÃO SEU INSTRUMENTOS EM FORMA DE MIMICA.
TENHA UM CD PLAYER PERTO DE VOCÊ, E ALGUEM PARA OPERÁ-LO. QUANDO O MAESTRO(O LIDER) DER O SINAL, O OPERADOR DE SOM, PORÁ UM CD DE ORQUESTRA PARA TOCAR, E TODOS FARÃO MIMICAS COM SEUS INSTRUMENTOS FICTICIOS

CONCURSO DE MUSICA: ORGANIZE PROGRAMAS DE COMPOSITORES SOBRE DETERMINADO TEMA DA BIBLIA. MONTE UM CORPO DE JURADOS E DÊ PREMIOS PARA AS MELHORES COMPOSIÇÕES.

ENCENAÇÕES: ENCENE HISTÓRIAS DOS HINOS. CONSIGA EM BOAS LIVRARIAS EVANGELICAS LIVROS QUE NARRAM AS HISTORIAS DOS HINOS.

CANTE E CONTE: CONTE HISTORIAS ATRAVES DE MUSICAS. CONTE UM TRECHO E CANTE OUTRO.

MUSICO MALUCO: PONHA 4 GRUPOS CANTANDO MUSICAS DIFERENTES, OU MUSICAS IGUAIS EM TONS DIFERENTE. NINGUEM PODERÁ RIR. MORAL DO JOGO: A INFLUÊNCIA QUE VEM DO EXTERIOR.

EFEITOS MUSICAIS: TRABALHE COM VARIAS TRILHAS SONORAS. SOLTE UM FUNDO MUSICAL FUNEBRE E AO MESMO TEMPO NARRE UM ANEDOTA. DEPOIS SOLTE UM FUNDO MUSICAL DE SAMBA E DE UMA NOTA DE FALECIMENTO. PARA UMA DECLARAÇÃO DE AMOR, PONHA UMA MARCHA AO FUNDO. E PARA UMA CONVOCAÇÃO CIVICA, PONHA UMA MUSICA ROMANTICA AO FUNDO.
FALE SOBRE O EFEITO DA MUSICA NA MENTE HUMANA.

LETRAS DE MUSICAS PERIGOSAS: FAÇA UMA PESQUISA SOBRE DIVERSAS MUSICAS DE ROCK ESTRANGEIRAS E APRESENTE AOS SEUS ALUNOS< O PERIGO DE ESTAREM CANTANDO ALGO QUE EM IMAGINAM. (MUITAS DESSAS CANÇÕES TEM LOUVOR E ADORAÇÃO AO MALIGNO: NOSSO JOVENS CANTAM LETRAS ESTRANGEIRAS SEM SABER O QUE ESTÃO CONSUMINDO.)

KARAOKE BIBLICO (CRIANÇAS E JUNIORES)

SALMOS 150:6 "TODO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR. ALELUIA"

ATIVIDADE: COM TODOS
MATERIAL: APARELHO DE SOM , CDS EVANGELICOS CONHECIDOS.

A GAROTADA GOSTA DE CANTAR, E A MUSICA É, COMO DIZ O SALMISTA USADA PARA LOUVAR A DEUS, PODEMOS ENTOAR HINOS AO SENHOR. PARA FAZER UMA ATIVIDADE QUE FAÇA COM QUE AS CRIANÇAS E OS JUNIORES EXPRESSEM SEU LOUVOR A DEUS, PODE-SE FAZER O KARAOKE GOSPEL
DISTRIBUA PARA ELES UMA FOLHA COM NOMES DA MUSICAS E O CODIGO QUE SERÁ PASSADO AO LIDER, PARA QUE POSSA PROVIDENCIAR O PLAY BACK DESTAS PARA SER TOCADO.

SHOW DO CRISTÃO (JUNIORES)

OBJETIVO: AVALIAR OS CONHECIMENTOS BIBLICOS DOS JUNIORES, DESPERTAR O INTERESSE PELA BIBLIA E CONFRATERNIZAÇÃO.

"PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE" II TIMOTEIO 2:15

ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER REALIZADA COM TODOS OS JUNIORES, ONDE SERÁ ESCOLHIDO UM JUNIOR DE CADA VEZ PARA CONCORRER AO PRÊMIO MAXIMO, UMA BIBLIA. ESSE JUNIOR ESCOLHIDO DEVERÁ RESPONDER AS PERGUNTAS FEITAS PELO LIDER, NÃO TERÃO VARIAS ALTERNATIVAS, MAS UMA RESPOSTA CERTA. AINDA OS OUTROS JUNIORES PODERÃO SER O GRUPO DE TEOLOGOS OU OS BONS DE BÍBLIA, O RESTANTE PODERÁ ATRAVÉS DAS PLACAS PARTICIPAR. CADA PERGUNTA VALE UM BRINDE SE O JUNIOR GANHAR, SE PARAR NÃO GANHA, E SE ERRAR TERÁ QUE FAZER UMA TAREFA(PEGADINHA), GANHA O JUNIOR QUE CONSEGUIR CHEGAR A ULTIMA PERGUNTA E ACERTA A RESPOTA. CADA RODADA AUMENTA O GRAU DE DIFICULDADE SENDO DIVIDIDA E PERGUNTA FACEIS PARA AS MAIS ELABORADAS. O JUNIOR TEM OPÇÃO DE DAR 2 PULOS SENÃO SOUBER RESPONDER , A MEDIA É DE 10 PERGUNTAS POR RODADA.

TEATRO E COREOGRAFIA

TEATRO: INICIEMOS DIZENDO QUE O TEATRO SEMPRE ESTEVE PRESENTE NO CONTEXTO DAS REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS DAS MAIS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES, QUER OCIDENTAIS, QUER ORIENTAIS.

A PRESENÇA DE UM CORO, ACRESCENTA MUSICA E MOVIMENTO AO ESPETACULO, ALÉM DE POSSIBILITAR CONVENCIONAIS PASSAGENS DE TEMPO. USA-SE O TEATRO PARA EVANGELIZAR, ENSINAR EDIFICAR E DIVERTIR.

O TEATRO É UMA DAS FORMAS MAIS EFICAZES, E SE EVANGELIZAR COMO UMA INESTIMÁVEL ARMA NAS MÃOS DO POVO DE DEUS. O TEATRO, PEDE DO ATOR, SEU COMPLETO ENVOLVIMENTO, FÍSICO, PSICOLOGICO, ESPIRITUAL; EMBORA É IMPORTANTE PARA HAVER UNIDADE NO GRUPO, SABER QUE NÃO EXISTE ATOR PRINCIPAL, MAS QUE CADA PERSONAGEM COMPLEMENTA O OUTRO NA CONSTRUÇÃO DO TEATRO. O SUCESSO DO TRABALHO DEPENDE DE TODOS. AS PESSOAS ENVOLVIDAS COM TEATRO DEVEM TER UMA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS, E SEREM MEMBROS ATIVOS DA IGREJA , ENVOLVIDOS COM O MINISTÉRIO. NA IGREJA COMO NA RUA O TEATRO PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO DE EVANGELISMO OU ENSINO; MAS TODO O TRABALHO COM O TEATRO, DEVE SER REVESTIDO COM MUITA ORAÇÃO E JEJUM, POIS FAZER TEATRO DÁ BATALHA ESPIRUAL.

COREOGRAFIA: ARTE DE DANÇAR, BAILADO.

QUANDO O JÚBILO(GRANDIOSA ALEGRIA), TOMA CONTA DO NOSSO CORAÇÃO, A DANÇA TORNE-SE UMA EXTENSÃO, INDISPENSÁVEL DEMONSTRAÇÃO DE GRATIDÃO A DEUS, NOS CONVIDA A DANÇARMOS PARA ELE COM CANTICOS DE ALEGRIA. MINISTRAR UMA MUSICA,SIGNIFICA QUE NECESSITA SER ALGO REVELADO PELO ESPIRITO SANTO. UM DOS PROPOSITOS É LEVAR AS PESSOAS UMA REVELAÇÃO DA MÚSICA , ATRAVÉS DA COREOGRAFIA. ENSAIOS SÃO FUNDAMENTAIS, PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, TAMBÉM A ESCOLHAS DOS PASSOS PARA A DANÇA, É IMPORTANTE QUE TRAGA PARA QUEM ASSITE UMA MENSAGEM DE LOUVOR E ADORAÇÃO.QUANDO CONVIDAMOS O ESPIRITO SANTO PARA FAZER PARTE DO ENSAIO, NOS DAR A SUA LUZ E SABEDORIA PARA FAZER DO LUGAR DO ENSAIO, UM LUGAR DE AMOR, SEGURANÇA E ACEITAÇÃO, ONDE AS PESSOAS SERÃO LIVERE PARA SEREM ELAS MESMAS, SEM SEREM FERIDAS. O SENHOR ASSIM CONCEDE. A COREOGRAFIA É SERVIÇO EM ADORAÇÃO COM SANTIDADE PARA DEUS COM SEU - CORPO - ALMA - ESPIRITO.

JOGOS COM MIMICA(CRIANÇAS E JUNIORES)

ATIVIDADE: PARA TODOS

OBJETIVO: AVALIAR OS CONHECIMENTOS BIBLICOS, TRABALHAR A CRIATIVIDADE, A INTEGRAÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO

AS CRIANÇAS OU JUNIORES SERÃO DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS, CADA GRUPO ESCOLHE UM REPRESENTANTE QUE VAI ESCOLHER UM ENVELOPE CONTENDO TEXTO BIBLICO OU NOME DE UM PERSONAGEM, OU UMA HISTORIA OU UM HINO, QUE O DEVERÁ SER FEITA À MIMICA, APOS OS DOIS GRUPOS FARÃO A ESCOLHA DE QUEM DO GRUPO FARÁ A MIMICA DO QUE FOI ESCOLHIDO PARA QUE O RESTANTE DO GRUPO POSSA DESCOBRIR QUAL É O TEXTO, OU PERSONAGEM, OU.... GANHA O GRUPO QUE ACERTAR COM MENOR QUANTIDADE DE TENTATIVAS.