versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a
sábado, 21 de novembro de 2020
Lâmpada e Cruz
Oração
Relógio de oração
Oração mãos
Dedo mínimo Orar por mim.
Dedo anelar Orar pelos doentes, pobres e mais fracos.
Dedo médio Orar pelos que têm grandes responsabilidades e autoridade.
Dedo indicador Orar pelos responsáveis por nós (pastores, missionários, professores da escola e da EBD...).
Dedo polegar Orar pelos que estão mais perto de mim (minha família, meus amigos e meus vizinhos).
Jogo missões
Quando o líder der o sinal, a primeira pessoa de cada equipe corre até o mapa e anota o nome de alguns países, depois volta e entrega a folha para o próximo da fila. Após alguns minutos, o líder apita encerrando a brincadeira. Ganha a equipe que tiver mais países escritos, sendo no mínimo três de cada continente, e que consiga citar algumas características de, no mínimo, dois continentes.
Oficina de missões
Você vai precisar de folha de papel A4, canetas e um mapa-múndi. Divida as crianças em duas equipes ou mais. Cada equipe recebe uma caneta e uma folha em branco. O mapa-múndi deverá estar a uma certa distância delas. Você deverá citar para as crianças um pequeno resumo das características de cada continente. Explique às crianças que cada equipe deve escrever o máximo de nomes de países que for possível, mas que é importante que cada continente esteja representado por no mínimo 3 países.
Missões - IR
Escreva a palavra IR numa faixa de papel bem grande ou numa lousa. Mostre a palavra às crianças e peça para que citem lugares onde gostam de ir e o que costumam fazer nestes lugares. Depois explique que Deus direciona cada um de nós a ir em determinado lugar, em determinado tempo, mas que o objetivo é sempre o mesmo: falar de Cristo àqueles que não O conhecem.
O Chefe Mandou
Peça que as crianças formem um círculo. Comece com uma série de ordens iniciadas pela frase: "O chefe mandou". O grupo deve seguir sua ordem corretamente. De vez em quando, omita a frase inicial. Neste caso, ninguém deve fazer o que você mandar. Se algum distraído obedecer à sua ordem, será "pego" e terá de sair da roda. Para manter a brincadeira interessante e divertida, seja rápido nos comandos. Para variar, dê oportunidade para que alguns alunos sejam o líder da brincadeira. Sugestões de ordens; "O chefe manda que vocês pulem num pé só". "O chefe manda que vocês cocem a barriga e passem a mão na cabeça ao mesmo tempo." "O chefe manda que vocês corram sem sair do lugar." "O chefe manda que vocês cumprimentem seus vizinhos." "Gir^m sem sair do lugar." Depois de alguns minutos, pare a brincadeira. Por que alguns de vocês foram "pegos"? (A gente fica tão concentrado na segunda parte da ordem e acaba se esquecendo de prestar atenção na primeira.) Quando brincamos muito, e rápido, fica difícil seguir todas as instruções. Isso acontece porque digo uma coisa a vocês quando, na verdade, tenho outra coisa em mente. Ou seja, estou fazendo uma "pegadinha" com minhas palavras!
Nosso comportamento faz uma grande diferença
Divida a classe em dois grupos. Explique que uma pessoa de cada time receberá uma mensagem secreta e será informada a que categoria ela pertence. Os dois "mensageiros" só podem dizer aos colegas a categoria da mensagem; tudo o mais deve ser feito por gestos. Os mensageiros podem desenhar, usar linguagem de sinais ou dramatizar a mensagem. Quando o time acertar a resposta, outra pessoa será o mensageiro, e procederá do mesmo modo. A brincadeira continua até que todas as mensagens tenham sido comunicadas. O time que acertar primeiro todas as respostas é o vencedor. Tenha lápis e papel à mão, caso os mensageiros queiram desenhar suas mensagens. Deixe que os times escolham seus mensageiros. A um sinal seu, os primeiros dois mensageiros correm até você para receberem as mensagens.
Foi fácil entender as mensagens sem palavras? (A maioria das crianças acha bastante difícil entendê-las.) As palavras são muito importantes quando queremos ter certeza de que nossa mensagem será bem entendida, não é mesmo? Foi por isso que Deus enviou a "Palavra", Jesus, para se comunicar conosco.
O que Jesus fez por nós quando morreu na cruz
Você precisará de um pedaço de barbante de uns 30 cm.
Estenda o barbante sobre a mesa e cruze os braços.
Sem descruzar os braços, agarre a ponta esquerda do barbante com a mão direita e a ponta direita com a mão esquerda. Sem soltar o barbante, descruze os braços.
Um nó se formará sem que as pontas do barbante se soltem! Jesus Cristo fez em nosso lugar tudo o que precisava ser feito para que fôssemos salvos. Quando o aceitam os com o Salvador, som os totalmente perdoados por Deus
Lição do Coração
Dobre uma folha de papel sulfite vermelho no meio (ou outro papel com as mesmas medidas). Dobre e marque como a atividade da garrafa. Segure a dobra central em sua mão direita e recorte as laterais em formato de coração. Se o trabalho ficar muito longo, encurte-o se desejar. No espaço interno à mostra, escreva em letras grandes e escuras a palavra "TEMPLO". Abra as abas do papel e faça um acróstico com as seguintes palavras: TER VIDA, ESPERANÇA, AMIZADES, PAZ, LOUVOR, AMOR.
Lição da Garrafa
Dobre uma folha de papel sulfite marrom no meio (ou outro papel com as mesmas medidas). Partindo da dobra central, marque bcm para a direita e bcm para a esquerda. Traga as laterais do papel até as marcas e dobras. Segure a dobra central em sua mão direita e recorte as laterais como se fosse uma garrafa. Atenção: recorte apenas o fundo e a garganta da garrafa. No espaço interno à mostra, escreva em letras grandes e escuras a palavra "ÁLCOOL", em sentido vertical. Abra as abas do papel e faça um acróstico com as seguintes palavras: LÁGRIMAS, LUTO , LO U C U R A S, D O EN Ç A S, POBREZA , SOLIDÃO.
ESPELHO, ESPELHO Meu
Coloque no centro de outra mesa um espelho, um pedaço de papel criativo preto, uma folha de papel sulfite e alguns lápis. Instruções: Trabalhem em pares. Uma criança senta-se à mesa. O papel sulfite está à frente da criança; o espelho fica acima do papel sulfite para que a criança veja o papel no espelho. O parceiro segurará o papel criativo em frente ao rosto da criança de tal maneira que as únicas coisas que ela veja no espelho são o papel e o lápis. Olhando no espelho, a criança deverá desenhar uma estrela de cinco pontas. Se houver tempo, também poderá escrever seu nome. Completada a tarefa, o parceiro toma o lugar e repete o processo.
A medida em que as crianças forem chegando, divida-as em pares e mande-as observar os centros de ati\ idades. Depois que todos os alunos tiverem feito as atividades, reúna-os em grupo novamente. Vocês acharam difícil realizar alguma das atividades? Como você se sentiu ao perder a capacidade de percepção por causa do papel na frente de seus olhos e por ter de trabalhar olhando no espelho? Dê tempo para as crianças responderem
ACERTE A MOSCA NO ALVO
Fixe o tiro ao alvo na parede. Tenha à mão uma venda para os olhos, uma mosca para cada aluno e fita adesiva. Instruções: Trabalhem em pares. Fiquem a uma distância de dois metros do tiro ao alvo. Uma criança coloca a venda nos olhos da outra, entrega-lhe a mosca (que deverá ter um rolinho de fita adesiva grudado nas costas), gira-a três vezes no mesmo lugar e direciona-a (só com palavras) a colocar a mosca no alvo.
Vigília com os pais
Organize uma vigília com os pais, uma vez por ano, para orarem em favor dos seus filhos. Será uma benção!
Brincadeira Vivo! Morto!
Na brincadeira "morto-vivo", quando você disser "morto", enquanto todos estiverem agachados, diga que Jesus morreu por nossos pecados. Quando você disser "vivo", quando todos estiverem de pé, diga que Jesus, ao terceiro dia , ressuscitou para nos dar a vida eterna.
Tarde Cine Pipoca
A cada trimestre escolha um filme ou um desenho que contenha valores cristãos.
Prepare a pipoca, suco ou refrigerante para que as crianças comam durante a programação.
Oficina de Artes
Convide os pais e faça uma linda exposição de todos os trabalhinhos das crianças. O objetivo é mostrar aos pais o que as crianças estão fazendo, e ao mesmo tempo. proporcionar um momento de reflexão sobre o valor do Ministério infantil.
Amizade
Durante o trimestre, trabalhe na classe. Como ilustração, crie uma caixa bem bonita, e a cada domingo uma criança leva a caixa para casa para cuidar e trazê-la no domingo seguinte com "algo" dentro para compartilhar com os amiguinhos da classe.
Evangelismo no bairro carente
Organize, pelo meno uma vez a cada trimestre, um grupo de crianças para evangelização infantil em bairros carentes.
Piquenique
No fechamento de cada trimestre, reúna as crianças e faça um gostoso piquenique na sala de aula, ou leve as crianças para um piquenique no parque. Vai ser muito divertido!
Não ao Carnaval
Versículo: E tudo o que fizeres, seja em palavras, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17
Objetivo: Que as crianças entendam que há festas que não agradam a Deus, por isso não devem participar delas.
Sabem crianças, a algumas festas nos dias de hoje que Deus não se agrada, porque festas que desagradam a ELE. Hoje vamos ver como Deus ficou muito triste com seu povo e não queria mais que eles participassem dessas festas.
Nesse mês temos a comemoração de uma festa que não agrada a Deus. Alguém sabe dizer qual é? Aguarde a participação das crianças.
É o CARNAVAL isso mesmo. E essa festa é chamada de festa do Rei MOMO, que é o próprio Satanás(inimigo de Deus) e também é chamada de festa da carne.
Tenho certeza que muitas de vocês já viram essa festa na televisão (deixe que as crianças comentem).
Essa é uma festa onde as pessoas fazem muitas coisas erradas, pensando que vão encontrar a alegria verdadeira, mas somente encontramos a alegria verdadeira em Jesus e essa alegria cabe direitinho em nosso coração.
Elas saem desfilando pelas ruas, quase sem roupas, bebendo muito, usando drogas e fazendo tudo que não agrada a Deus.
Será que agradamos a Deus dedicando nosso tempo e apoiando a celebrações como esta.
Em Jeremias 10:2 lemos "...Não aprendais os caminhos dos gentios...."
Será que agradamos a Deus indo ao CARNAVAL?
Trata-se de uma festa imoral, onde os participantes se entregam ás práticas pecaminosas, ofendendo a Deus, que é SANTO.
Por isso, devemos fugir da idolatria (que é adorar outros deuses e até objetos).
Não há comunhão entre a luz e as trevas (2 Corintios 6:14)
CONCLUSÃO:
Aprendemos, então, que há festas que não agradam a Deus.
Mas podemos DIZER NÂO a elas, porque nelas não está a verdadeira alegria.
A Bíblia nos diz: ....o que confia no senhor, esse é feliz (Provérbios 16:20)
Você só pode ter alegria de verdade confiando e entregando sua vida a Jesus.
Apelo: exponha o plano da salvação
Orar: Pedir que Deus nos ajude a estar sempre pertinho DELE e dizer não a todas as festas que não agradam ao Senhor.
Versículo para memorização:
O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz - Salmos 41:2
Leia na sua Bíblia e explica as palavras e significado:
Proteger - o senhor o guarda.
Preservar - cuida-lhe a vida
Faz feliz - a felicidade vinda de Deus é verdadeira e para sempre.
Ensine o versículo com GESTOS:
O senhor - levantando as mãos
O protege - abraçando seu corpo
Preserva-lhe a vida - mostra as mãos
E o faz feliz - balança as mãos para o alto
Dica sobre dizimo para crianças
Para interagir com as crianças sobre dizimo, nos dias de culto, distribua dez bolachas (vários sabores) ou conte a quantidade de crianças que a sua sala tem, e compre a quantidade de bolachas diferentes para distribuir para cada criança, ou seja, você tem 10 crianças , compre os sabores: morango, chocolate, baunilha, wafer, até conseguir pelo menos de 7 a 8 sabores diferentes assim todos terão bolachas diferente nas mãos, e depois peça a cada criança que, que antes de comer dê uma bolacha ao amigo ao lado, ao modo que, no final, todas continuem com a mesma quantidade de bolachas recebidas. O objetivo é mostrar para as crianças que é dando que se recebe.
Encontro com professores
Promova um encontro com os professores do Ministério Infantil pelo menos um sábado ou feriado por semestre, o dia todo, com palestras e ministrações, com o objetivo de motivá-los, inspirá-los e capacitá-los
Seminário infantil
Promova um seminário infantil para toda a igreja com temas de relevância, com educação de filhos, bullying, depressão infantil, violência doméstica e outros assuntos importantes.
Sacolinha em EVA pra levar para casa - leitura com os pais
Prepare uma sacolinha em EVA, ilustrada. Dentro da sacolinha, coloque livrinhos de histórias bíblicas e um caderno de anotações. Ao final do culto infantil, sorteie uma criança para levar a sacolinha para casa, com instruções para o papai ou a mamãe contá-las durante a semana. No caderno de anotações, o papai ou a mamãe vai relatar de qual historinha a criança mais gostou e o que a criança e a família aprenderam com ela. Todas as crianças devem levar a sacolinha para casa. O objetivo é promover a comunhão entre pais e filhos
Evento evangelístico a cada semestre
Uma vez a cada trimestre, separe um sábado inteiro na igreja para desenvolver atividades divertidas, como: oficinas, filmes de desenhos bíblicos, contar histórias, pintura, artesanato, fantoches, gincanas, teatro, etc. Cada criança deve convidar um amiguinho da escola ou vizinho para participar por meio de um convite especial elaborado pelo Ministério Infantil. O objetivo é ganhar mais crianças para Jesus.
Culto nos lares
Realize, nos lares das crianças, durante a semana, pequenos encontros (Culto Infantil no Lar), com a finalidade de desenvolver maior comunhão entre professores e alunos.
Aniversariantes
Comemore o aniversário de todas as crianças no último domingo do mês, com a participação dos pais. O objetivo é promover a comunhão entre pais, crianças e professores.
Dinâmica: TRANSMITIR O RECADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Decifrar enigmas, astúcia
Formação: 3 fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente, uma em cada extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as mesmas, no centro, em fileiras, a equipe B. o professor dará um enigma a uma das fileiras da equipe A. Estes todos (A1) saberão o provérbio
Execução: ao sinal a fileira A1 tentará transmitir à A2 o provérbio sendo impedida pela equipe B.
Dinâmica: BOLA FUGITIVA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rápida reação
MATERIAL: Bola
LOCAL: Gramado, pátio
Formação: círculo Organização: em círculos de pernas afastadas e mãos nos joelhos, tendo posse de bola
Execução: ao sinal, o aluno do centro jogará a bola a um dos companheiros fazendo com que passe por entre as pernas. Este tentará impedir com as mãos a passagem da bola. Se a bola passar, este aluno sairá do círculo.
Dinâmica: 0 MARCHA DOS JORNAIS
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Flexibilidade, coordenação de movimentos
MATERIAL: Folhas de jornal
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras
Organização: em fileiras sobre a linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira. Execução: ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente a fila de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada em primeiro lugar.
Dinâmica: JOGO DOS SÓCIOS
IDADE: 9 em diante
OBJ. ESP.: Sincronização de movimentos, atenção, observação de ordens
MATERIAL: Saquinho de areia
LOCAL: Pátio, gramado Formação: duas fileiras frente a frente, 2 m (em diante) de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os alunos que se defrontam são sócios.
Organização: Execução: ao sinal, deverão trocar jogando os saquinhos, obedecendo as ordens dadas: com uma mão, com duas, direita e esquerda. Quando um dos sócios deixar cair no chão o objeto arremessado, os dois terão que sair do jogo. Ganhará os que estiverem na linha, no fim de um determinado tempo.
Dinâmica: CARA COM CARA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Sociabilidade entre os colegas, rapidez de reação, reflexão
LOCAL: Pátio, quadra Formação: círculos concêntricos
Organização: alunos em círculos, 2 a 2 um no meio
Execução: o aluno do centro dirá: cara a cara, ombro com ombro, frente com frente, costa com costa... trocar. Os alunos aos pares executarão a ordem dada no momento que o do centro falar: “trocar”. Os do círculo do centro trocarão e o que deu a ordem procurará se colocar no lugar de um companheiro.
Dinâmica: PROCURA UM PAR
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Atenção e agilidade
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: círculos concêntricos
Execução: dois círculos concêntricos sendo que os alunos do centro correrão para direita e os de fora correrão para a esquerda. O círculo do interior terá um aluno a menos que o círculo de fora e darão as mãos. O que sobrar pagará a prenda.
Dinâmica: BOLA CRUZADA
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, equipe, reflexo.
MATERIAL: Faixas e Medicine Ball (bola pesada)
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: fileiras Organização: 2 a 2 frente a frente. Os adversário de uma fileira se intercalam na fileira do outro.
Execução: ao sinal passa a bola em zig-zag para os companheiros da outra fileira. A bola vai e volta. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto de partida. Vencerá a equipe que tiver maior nº de pontos dentro de um tempo determinado.
Dinâmica: BATATA QUENTE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez de movimentos, visão
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra, pátio, sala
Formação: círculo
Organização: dá-se nó em um lenço que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando um em pé ao centro.
Execução: ao sinal, o aluno do círculo atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir trocará de lugar com o aluno que arremessou.
Dinâmica: COCADA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Habilidade manual, reflexo, equipe
MATERIAL: Faixas, bolas
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da bola
Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois círculos, intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).
Dinâmica: PISCAR
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de comunicar-se através de sinais, atenção, rapidez de reação
MATERIAL: Cadeiras
Formação: círculo
Organização: dispõe-se várias cadeiras em círculos, em cada uma, senta-se um aluno. Atrás de cada cadeira fica outro colega, tendo as mãos no encosto da mesma
Execução: ao sinal, o aluno sem companheiro piscará a um dos sentados que tentarão mudar para a cadeira do que piscou, sendo que será impedida sua saída, se for tocada nos ombros. Se abandonar a cadeira, a brincadeira prosseguirá
Dinâmica: CASA DO CACHORRO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e atenção
Formação: círculos
Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos, sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido contrário.
Execução: ao sinal os dois círculos param, os alunos afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as pernas dos que estão à sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.
Dinãmicas: QUEM ANDARÁ MAIS DEPRESSA?
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Destreza e rapidez
LOCAL: Pátio ou quadra Formação: colunas
Organização: 2 colunas sentadas atrás de uma linha demarcada, a um metro de distancia uma da outra.
Execução: quando o professor disser o nome de um objeto ou local, os alunos se levantarão e caminharão rápido (marcha atlética) tocarão com a mão o que foi pedido e voltarão a posição inicial.
Dinâmicas: IDENTIFICAR OS GRUPOS
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez, percepção, rápida reação, atenção
LOCAL: Ar livre Formação: livre
Organização: dizer ao ouvido de cada um, o nome de um animal
Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.
Dinâmica: COMPANHEIROS ÁGEIS
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e agilidade
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: círculos
Organização: círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A terão seu par no círculo B, e vice-versa.
Execução: os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando. Ao sinal os dois círculos se dissolvem a cada aluno procura o seu par e ambos tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.
Dinâmica: CORRIDA DE DUPLAS
IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: uma bola colocada à frente de cada coluna distante 7 m, alunos atrás da linha de partida. Execução: o 1º aluno de cada fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar, toma o 2º pela mão, correm ambos em redor da bola e retorna ao ponto de partida. O 1º se coloca à retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º pela mão repetindo o percurso. Até que todos tenham corrido 2 a 2. vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.
Dinâmica: APANHAR O LENÇO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras Organização: duas fileiras numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros
Execução: o professor chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao centro, tentando levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe terá dois pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um determinado no primeiro.
Dinâmica: CORRER EM COLUNA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de correr em grupo, agilidade, rapidez
LOCAL: Quadra, pátio Formação: colunas Organização: 2 colunas à frente de uma linha de partida, na posição sentados
Execução: ao sinal “já” os alunos saem correndo até um lugar determinado. O último coloca-se em 4 apoios e os demais voltam pulando por cima do mesmo. Será vencedora a coluna que primeiro estiver na posição inicial sentada em silêncio.
Dinâmica: FUTEBOL COM AS MÃOS
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Melhorar o trabalho de braço e o trabalho central do corpo-trabalho – respeitar regras e leis
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livre – 2 equipes
Organização: livre – o professor ao centro fará, bola ao alto.
Execução: cada equipe procurará somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem conduzir. O jogo será sempre com o tronco flexionado. Vencerá a equipe que fizer o maior número de gols.
Dinãmica: MUDANÇA TRÍPLICE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Equilíbrio, destreza e reflexo
LOCAL: Quadra Formação: círculo
Organização: os alunos numerados de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo.
Execução: ao sinal, ele dirá um dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado deverão mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.
Dinâmica: CROQUETE
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, atenção
LOCAL: Quadra, gramado Formação: 2 colunas
Organização: duas colunas frente a frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. entre as colunas estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
Execução: ao sinal, o 1º alunos de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um zig-zag. Voltarão a coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a tarefa em primeiro lugar.
Dinâmica: DANÇA DAS CADEIRAS
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Cadeira, toca-fitas
LOCAL: Ar livre, salão
Formação: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras
Organização: o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes
Execução: ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar
Dinãmica: BOLA AO CENTRO
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, reflexo
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: os alunos do círculo central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro
Execução: ao sinal, os números 2 correrão em círculo, e ao chegarem no seu par, passa por entre as pernas do companheiro e tentam pegar a bola. O que conseguir receberá 5 pontos e trocará de lugar.
Dinâmica: CORRA SEU URSO
IDADE: 7 e 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, rapidez, agilidade
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras à frente de uma linha a 10 metros, a frente deve estar uma outra aluna de costas, será o “urso”.
Execução: os alunos da fileira gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e virá ao seu encalço (dos colegas). Estes procurarão correr para o lado em que o urso estava, sem entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os ursinhos que auxiliarão o urso pegar.
Dinâmica: REVEZAMENTO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Velocidade
MATERIAL: Bastão de 25m de comprimento
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: 2 colunas frente a frente com mais ou menos 10 de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão.
Execução: ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro.
Obs.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.
Dinâmica: BOLA DO CAÇADOR
IDADE: 7 e 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, rapidez, atenção
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livres
Organização: livres na quadra, um aluno de posse da bola será o caçador vai sair para caça e começa a perseguir procurando tocar com a bola um colega. O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados
Dinâmicas: JACO E RAQUEL
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Senso de orientação, coragem, acuidade auditiva
MATERIAL: Lenço, sininho LOCAL: Sala, quadra Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr.
Jacó com olhos vendados e Raquel com um sininho.
Execução: ao sinal de início, Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará pega-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.
Dinâmica: DÊ 5 PASSOS E FUJA
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Orientar-se no espaço em relação a objetos e pessoas
LOCAL: Quadra, pátio Formação: grupos de 3
Organização: três alunos sentados: 1 fugitivo e 2 pegadores
Execução: o fugitivo levantar-se-á, dará 5 passos e correrá sendo perseguido pelos outros que tentarão toca-lo. Tocando o perseguido, os 3 sentar-se-ão e reiniciarão a atividade trocando os papéis.
Dinâmica: 0 PASSE PASSE
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Habilidade ao passar a bola, destreza, iniciação desportiva (handball e basquete)
MATERIAL: Bolas, arcos
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras (alunos em círculos demarcados ou dentro de arcos)
Organização: 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras.
Execução: ao sinal, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4... O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial.
ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.
Dinâmica: CORRER EM CIRCUITO
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Iniciação desportiva (hand e basquete)
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra Formação: fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada fileiras com uma bola.
Execução: ao sinal, o aluno de posse da bola corre em direção ao que está na outra extremidade da fileira. Neste momento há trocas de lugares. O primeiro fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º, a 1º de posse da bola. Vencerá o que executar a tarefa primeiro.
Dinâmicas: PERSEGUIR A BOLA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.
Dinâmica: BOM DIA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Educação dos sentidos
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra ou pátio Formação: círculos
Organização: alunos em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados. Execução: os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vedados identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.
Dinâmicas: JOGO DA MEMÓRIA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, tato
MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, etc
Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás
Execução: o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.
Dinâmica: JOGO DO LIMÃO
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Ritmo, Atenção
MATERIAL: Limão
LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão
Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu limoeiro... ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.
Dinâmica: AI VAI O GANSO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver os sentidos, memória
LOCAL: Pátio e quadra Formação: fileira
Execução: o primeiro virando para o seguinte e dizendo: “Ai vai o ganso”. O segundo dirá “Que ganso?” Ao que o primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: ... ah... o ganso. A pergunta será repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as fileiras.
Dinãmica: ELEFANTE VOA?
OBJ. ESP.: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala Formação: círculo
Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.
Dinãmica: ESTALINHO
OBJ. ESP.: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculo
Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair
Dinâmica: O MICO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO
Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.
Dinâmica: O CACHORRO E O OSSO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.
Dinâmica: COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.
Dinâmica: GARRAFA MÁGICA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo Organização: os alunos em círculo, o professor no centro Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.
Dinâmica: COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.
Dinâmica: TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
Dinâmica: QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc Formação: círculos Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.
Dinamica: CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro
Livro sem palavras
Texto Bíblico: João 3.16, Romanos 3.23, Hebreus 9.22, 1 Coríntios 15.3-4, João 1.12, Hebreus 13.5b, 1 João 1.9
Versículo para memorizar: Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
Principio Bíblico: Conhecer o plano de salvação e reconhecer que Cristo é o meu Salvador.
Mensagem: Olá Crianças tudo bem com vocês, hoje eu vou apresentar pra vocês um livro muito especial e colorido, e ele é chamado Livro sem palavras. É isso mesmo esse livro não tem palavras e nos conta uma bela história, querem ver? - Conte para as crianças mostrando as cores.
Pagina Dourada ou Amarela.
Pergunte as crianças do que ela lembra quando vê a página dourada, provavelmente ela diga que se lembra de joias, anéis, correntes de ouro. Diga que realmente essas coisas são muito valiosas e especiais, mas que esta página te faz lembrar um lugar especial chamado Céu. É lá onde vive Deus. Comente que a Bíblia diz que lá no Céu, a praça da cidade é feita de ouro puro e transparente como o vidro. Lá também ninguém fica triste, doente ou morre. E lá não há noite. No Céu todas as pessoas serão muito felizes. E a coisa mais maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus estão lá. Deus é o criador de todas as coisas, inclusive da criança, diga que Deus a ama muito. Afirme isso com o versículo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”. Diga que Deus a ama tanto que deseja que ela faça parte de Sua família e vá morar com Ele no céu. E o Céu é um lugar perfeito, como Deus também é perfeito. Frase de ligação: E no Céu não pode entrar o pecado.
Página Preta:
Pergunte a criança se ela sabe o que é pecado. Explique a ela que pecado são as coisas ruins que fazemos, pensamos ou dizemos aquilo que não agrada a Deus. O pecado causa sofrimento, tristeza em nosso mundo. Pergunte a ela se ela pode citar algum exemplo do que é pecado. Espere-a dizer e fale que em Romanos 3.23, diz que “Todos pecaram...”, inclusive você e a criança. Diga que pecamos porque nascemos com o desejo de fazer coisas erradas. Também diga que Deus sabia que a criança não pode fazer nada para se livrar do pecado então Deus arrumou um meio para livrá-la do seu pecado. Frase de ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que não sejamos castigados pelos nossos pecados.
Página Vermelha:
Conte à criança que Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, Jesus Cristo, a este mundo, ele nasceu como um bebê, cresceu, tornou-se homem e nunca fez nada de errado, diga que Ele é perfeito. Fale que homens maus resolveram maltratar Jesus, colocaram nEle uma coroa de espinhos e o pregaram numa cruz, saindo assim sangue dEle. Comente sobre Hebreus 9.22b e diga que Jesus recebeu o castigo que nós merecíamos pelos nossos pecados, enquanto Ele estava na cruz, recebeu o castigo de todas as pessoas. Afirme que Ele recebeu o castigo, porém não tinha pecado. Utilize também I Coríntios 15.3,4 para confirmar que Jesus morreu e ressuscitou para nos perdoar os pecados. Frase de ligação: Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados
Página Branca:
Este é o momento do apelo, fale à criança que Deus quer perdoar seus pecados e quer que seja Seu filho. Leia juntamente com a criança João 1.12. Analise juntamente com ela cada parte do versículo e explique que receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos pecados e que ressuscitou. Diga que a criança precisa estar disposta a abandonar os pecados e crer que somente Jesus pode perdoá-la, e assim poderá ser chamado de filha de Deus. Pergunte a criança se ela quer dizer que pecou e crê que Jesus morreu para perdoá-la. Pergunte se ela quer receber Jesus como seu salvador. Em seguida, ore juntamente com a criança, peça que ela ore com as palavras dela. Logo que ela encerrar a oração pergunte se ela sabe de quem é filha agora (de Deus). Leia novamente o versículo com a criança agora colocando o nome dela no versículo. Leia com a criança; Hebreus 13.5b e explique que o Senhor Jesus nunca irá abandoná-la e que ela pode conversar com Ele sempre que quiser (para completar leia, Hebreus 13.6). Frase de ligação: Quando você se torna filho de Deus, Ele quer que você O conheça melhor
Página verde:
Este página servirá para a confissão de pecados. Diga à criança que a cor verde lembra folhas, grama, flores, coisas que estão crescendo. Fale que esta é uma página que lembra uma nova vida, a vida eterna que a criança recebeu de Deus. Conte à criança que agora é como se ela fosse um recém-nascido na família de Deus, e Ele quer que ela cresça e aprenda mais sobre Jesus. E aprendendo mais sobre Jesus compreenderá que deve fazer o que O agrada, mas se algum dia pecar, desobedecer a Deus, a coisa certa a fazer é confessar seu pecado, ou seja, contar a Deus o que fez de errado e depois deve pedir a Deus que o ajude a fazer o que é certo. Afirme que Jesus é um grande Salvador e amigo Aplicação: Fale para a criança de que forma ela pode aprender mais sobre Jesus: Orar (falar com Deus todos os dias); Ler e obedecer a Bíblia; Dar testemunho (contar aos outros o que Jesus fez por todas as pessoas); Ir a igreja e a escola bíblica.
Momento de ORAR: Ore com as crianças entregando suas vidas para Jesus
Atividade: Entregue a atividade para as crianças realizarem.
sexta-feira, 20 de março de 2020
Pastor e ovelha
Desenvolvimento: Coloque o cartaz de pastor na parede. Separe as crianças em duas equipes e escolha uma criança de cada equipe. Vende os olhos da criança, entregue-lhe a ovelha de cartolina com um pedaço de fita adesiva, gire-as algumas vezes e solte-a para que grude a ovelha perto do pastor. Faça o mesmo com a criança de outra equipe. A criança que colocar a ovelha mais perto do colo do pastor, marca um ponto para a sua equipe. Repita a brincadeira algumas vezes, de acordo com o tempo disponível. A equipe que marcar o maior numero de pontos será a vencedora.
Minha Familia
Saquinho de oração
Lagarta
Aranha
Esquilo
Outono
Porta-lápis de ovelha
Desenvolvimento: Ajude as crianças a cortarem as garrafas com uma tesoura ou estilete (somente o lider deve manuseá-lo). Cada criança irá recortar a carinha e os pés da sua ovelha e pintá-los. Depois, com a ajuda do lider, que deve manusear a cola quente, colar a carinha e os pés - de ponta cabeça - numa garrafa PET.
Soletrando
Desenvolvimento: Separe as crianças em duas equipes. As equipes se revezam, sugerindo letras para os quadrados. Sempre que uma letra estiver correta, escreva-a no espaço correspondente. Se a equipe errar, passa a vez para a outra equipe. A equipe que decifrar a frase vence o jogo.
Mãos Sujas
Material: Jornais velhos e dois cestos
Desenvolvimento: Chame quatro ou seis crianças para participar da brincadeiras e separe-as em duplas e trios. Dê um minuto para que as duplas ou trios amassem quantas folhas de jornal puderem e coloquem nos cestos. Após um minuto, conte quantas folhas cada dupla ou trio amassou e anuncie quem venceu (a equipe que amassou menos folhas). Depois, peça que as crianças que participaram da brincadeira, olhem, para as suas mãos e percebam como estão sujas. Ofereça, água ou lenços umedecidos para limparem as mãos.
Aplicação: Por que a equipe que amassou menos folha ganhou a brincadeira? Porque sujou menos as mãos. As coisas ruins que fazemos sujam o nosso coração e nos deixam incomodados, insatisfeitos porque nos afastam de Deus, que é bom (Dê exemplos). Quando contamos a Deus o que fizemos de errado, mostrando a Ele que estamos arrependidos e que queremos mudar. Deus nos perdoa. Mas precisamos ser sinceros e falar apenas da boca para fora. O desejo de mudar tem de vir de dentro do nosso coração. Assim como a água limpou as mãos das crianças, o sangue de Jesus nos limpa de todo o pecado.
Influência
Desenvolvimento: Peça que as crianças sentem-se em circulo. Escolha um líder para começar a brincadeira. Este faz um gesto e olha para uma criança que , imediatamente, faz o mesmo gesto e olha para outra criança, que o imita. A comunicação acontece apenas pelo olhar e o gesto só deve ser copiado quando a criança receber o olhar. Quando todos estão fazendo o mesmo gesto, o líder inventa outro gesto e todos copiam. Você pode mudar o líder da equipe se houver tempo.
Aplicação: Eu e você somos influenciados a copiar o que os outros fazem, mas precisamos estar alertas para não copiar o que é errado ou mau (Dê exemplos)
quinta-feira, 19 de março de 2020
Coronavirus
segunda-feira, 16 de março de 2020
Acerte o alvo
Desenvolvimento: Crie perguntas sobre a historia bíblica e sobre a verdade espiritual trabalhada. Separe as crianças em duas equipes. Cada equipe pode escolher uma pergunta fácil que vale 10 pontos, uma pergunta média que vale 20 pontos, ou uma pergunta difícil que vale 30 pontos. Se acertar a resposta, coloca um círculo ou uma flecha na parte escolhida do alvo. Se errar, a outra equipe ganha os pontos. Vence a equipe que ganhar mais pontos.
Sugestões de perguntas fáceis:
Onde Adão e Eva moravam?
Quem tentou Eva a comer de tudo da árvore do conhecimento do bem e do mal?
O que Adão e Eva fizeram para cobrir o seu corpo?
Sugestões de perguntas médias:
O que a serpente disse para Eva?
O que é pecado?
O que Adão respondeu quando Deus perguntou se ele havia comido a fruta proibida?
Sugestões de perguntas difíceis:
Qual foi a mentira que a serpente contou à Eva?
Qual foi a consequência (resultado) do pecado de Adão e Eva?
O que precisamos fazer quando pecamos?
Quente e Frio
Material: um objeto qualquer que possa ser escondido no local do encontro.
Desenvolvimento: Escolha uma criança e peça que fique de costas ou fora do local de encontro, enquanto você esconde um objeto. Depois, chame a criança e peça que os amigos a ajudem a encontrar o objeto escondido dando-lhe pistas. Quando as crianças se afasta do objeto, os amigos dizem : ESTÀ FRIO ou ESTÀ GELADO (se ela estiver bem longe). Quando se aproxima , os amigos dizem: ESTÀ QUENTE ou ESTÀ PELANDO (caso esteja muito perto). Quando a criança encontra o objeto, o grupo grita: ACHOU!
Aplicação: Não Adianta tentar esconder de Deus o que fazemos de errado. Ele sabe tudo! Sabe o que fazemos, o que dizemos e até o que pensamos. Por isso, quando fizer algo que não agrada a Deus, arrependa-se e peça-lhe perdão.