versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de março de 2011

A HISTORIA DA LANTERNA

OBJETIVOS
SABER que a oração é importante porque é o modo de falarmos com Jesus
SENTIR que podemos falar com Jesus em oração a qualquer hora e em qualquer lugar

MENSAGEM:
Podemos falar com Jesus sempre e em qualquer lugar
Introdução:
A oração a Deus é muito importante. É tão importante quanto praticar boas ações. Jesus, quando esteve aqui na Terra sempre orava a Deus. Ele se retirava, ia a algum lugar onde ninguem nem nada podia o atrapalhar.
As vezes oramos de maneira errada, e por isso o Papai do Céu não pode atender nosso pedido. Vamos aprender como orar corretamente.
Bem, aqui nós temos uma Lanterna. Essa lanterna tem duas pilhas e uma lâmpada que gera a luz. Vamos imaginar o seguinte:
A Lanterna se pilhas torna-se vazia, não serve para nada.
Assim somos nós, se em nossa vida não tiver oração, para o mundo de Deus não servimos para nada. Assim como a Lanterna fica vazia, também ficamos vazios, pois Deus só pode habitar em nosso coração através da oração.
 A Lanterna com pilhas menores, ou maiores ou com as pilhas viradas, fica com peso mas sem função.
As vezes temos o habito de orarmos, mas se apenas orarmos por orar, ou por um costume antes de dormir, ou por que a mamãe ou o papai pede, estaremos como a lanterna com pilhas erradas, estaremos com peso, mas Deus não pode agir por que nossa oração esta errada, assim como as pilhas.
 A Lanterna com pilhas no sentido certo funciona perfeitamente
 A Lanterna com pilhas novas ou recarregáveis também

Então é um conjunto.
*Assim como as pilhas devem estar no sentido certo, devemos orar a pessoa certa, somente Deus (Jesus) pode nos atender. A Bíblia diz que há somente um caminho, e esse caminho é Jesus. Não devemos orar para o anjinho.... e sim para Deus em nome de Jesus.
* E assim como as pilhas devem ser novas ou recarregáveis, devemos ter nossas orações sempre em dia, nossa oração deve ser nova a cada dia para que possamos descobrir a vontade de Deus para nossa vida.

 Por que nós devemos orar todos os dias? (deixe as crianças interagirem)
Para manter uma comunhão diária com Deus. Quanto mais conversamos com Deus, mais sabemos qual Sua vontade para nossa vida.
 O que podemos pedir para Ele? (deixe as crianças interagirem)
Podemos pedir qualquer coisa à Ele, mas coisas de bem. (cite exemplos como pedir para Deus abençoar a mamãe e o papai, ou pedir um brinquedo....) Sempre especificando.

VENCENDO OS MEDOS

VENCENDO O MEDO... SOU VALENTE..., COMO GIDEÃO! .
Texto Bíblico: JUÍZES 6:1-23
Introdução: Algumas crianças já viveram alguma experiência de assaltos, roubos, em casa ou estavam com a mãe no carro e foram abordados, ou assistiram uma ocorrência dessas, ou ouviram de seus amigos.
Enfim, é um medo moderno, pois a violência faz parte do cotidiano atual... e quantas reportagens e notícias que as crianças assistem e ouvem... e esse medo então faz parte da vida de muitas crianças.

Lembre-se: O nosso principal objetivo nessas ministrações, é formar crianças com fé,,, crianças que mesmo com medo, sabem que Deus sempre vai estar com elas. Nossas crianças vão vencer seus medos, agora! Não vão carregar consigo, “medos” e traumas , para sua vida adulta ! Deus vai libertá-las e curá-las, agora, em nome de Jesus. Vamos formar crianças saudáveis. Deus vai nos usar e seremos Seus instrumentos.
Levar a criança a saber que Gideão e toda sua família se escondiam dos ladrões que toda vez apareciam e destruíam tudo e deixam o povo sem nada... e quando ele estava com medo dos ladrões... Deus disse para eles não ficarem com Medo.
E como Gideão, cada criança vai ficar bem, porque Deus estava com Gideão e vai estar com cada uma delas.

SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA :
Use objetos:
Vários trigos para representar a plantação do povo. Ponha numa caixa com terra.
Sementes
Uma luva azul ou outra cor para representar Gideão e o povo
Use uma ou mais luvas de crianças e peça ajuda das crianças, para “plantar” (reveze, para que todas possam participar.)
Uma luva preta (pode ser de couro) para representar os ladrões
Luva Banca para ser o anjo.

- “ Quem aqui já viu um assalto?... Quem aqui já viu alguém ser assaltado...? Só na Televisão???
(deixe que contem suas experiências...) ... Isso dá medo, não dá mesmo ?
Hoje nós vamos vencer mais esse medo..., amém? Quem deseja vencer levante sua mão... muito bem, eu também... então vamos ouvir:

DICA : Quando começar a contar a história, abra a Bíblia, mostre onde está o livro onde está a história, mantenha a Bíblia aberta durante todo o tempo que conta, para os menores, deixe que eles passem a mão na Bíblia, diga que é um livro muito importante, o mais importante, que não pode sujar, não pode rasgar, não pode rabiscar, por que é a PALAVRA DE DEUS. Ensine-os a ter respeito pela Bíblia. Para os maiores que já podem ler, ensine-os a achar o texto, explique o que é capítulo e versículo. Incentive-os a levar suas Bíblias, através de concursos saudáveis, como achar o livro, quem pode achar primeiro... Leia com eles pelo índice os nomes dos livros da Bíblia. Quem já achou, ajuda o amigo que ainda não achou. Espere que todos achem. Tenha Bíblias extras na sala para emprestar. Você pode até prometer um prêmio de ganhar uma Bíblia no final de um período, etc (faça competições saudáveis, em grupo, de modo que eles tenham vontade de participar). Providencie cadernos e lápis para todos, para fazerem exercícios, faça cópias dos textos para que eles possam colar no caderno, etc.

AQUI NA BÍBLIA no livro de Juízes conta uma história de um homem que estava com medo dos ladrões roubarem sua comida...
O nome dele era Gideão (ponha e luva em uma das mãos). Gideão estava plantando (jogue com a mão de luva, as sementes). Mas ele estava bastante desconfiado. Aliás, estava todo mundo desconfiado e com medo ! Mas eles continuavam plantando, todo o povo... Mas sabe, quando a gente vai fazendo as coisas e olhando para trás, assim, com medo de alguma coisa?...Então era assim mesmo (chame crianças para colocar as luva e semear)
Olha só, passou o tempo e era a hora de colher.... - Aiii que medo !... (mostre as carinhas da aula passada) – coloque os trigos- Mas,... Medo por quê?
Porque os ladrões vinham em bando e destruía toda a colheita. (ponha a luva preta e arranque todos os trigos e quebre e deixe jogado na terra)

E todos corriam de medo... Esses bandidos, não deixavam nada... e aquele povo e aquelas famílias ficavam sem alimento pro resto do ano...
E no outro ano eles faziam a mesma coisa. (repita tudo) Eles semeavam... e na hora de colher os bandidos vinham e destruíam tudo...
Mas desta vez Gideão (Luva), se escondeu... foi num lugar bem diferente e ficou escondido. Lá com toda a sua colheita.

Então o povo começou a orar... pedindo e clamando para Deus e Deus mandou um recado para eles: “ EU SOU O DEUS DE VOCÊS , NÃO FIQUEM COM MEDO...”

Então Deus mandou um anjo falar com Gideão... e sabem onde Gideão estava? Sabem onde o anjo o encontrou?
Ele estava escondido num lugar diferente para que os bandidos não pegassem seu alimento.
E o anjo (luva branca), falou assim para Gideão:
“ - Homem valente... Deus está com você!! “
Valente?? ... Gideão? ...Ha...ha...ha... Gideão estava escondido “morrendo de medo” dos bandidos!!...
Mas Deus falou que ele era valente e que ele iria ajudar seus amigos e sua família, a se livrar daqueles homens maus e bandidos!
E Gideão falou assim:
- Eu não posso! Eu sou muito fraco... Eu sou o menor da minha casa. AI... Eu não... - como eu vou ajudar ???
E o anjo falou assim: Deus está com você e porque Deus está com você, você vai lá e vai conseguir.
Fica sossegado... Fica em Paz, não fique com medo!!!
E o que vocês acham que Gideão fez??? Será que ele correu de medo??...
Nãaaaaooo... Gideão acreditou no anjo e entregou uma oferta e acreditou que Deus estava com ele. Ele ficou valente, porque Deus estava com ele, e ajudou seu povo e e ajudou sua família... E aquele povo com a ajuda de Gideão... Acreditaram em Deus e eles nunca mais foram atacados por aqueles bandidos.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
Quantas vezes você já não ficou com medo de alguma coisa ruim acontecer com você com sua família. Com você e até mesmo com seus amigos e colegas?? Acontece, não é mesmo...
Mas hoje Deus está falando com a gente e principalmente com todas as crianças aqui. Sabe qual pé o recado de Deus? È o mesmo que ele falou para Gideão: FICA EM PAZ... FICA SOSSGADO, NÃO FIQUE COM MEDO...NADA DE MAL VAI ACONTECER COM VOCÊS., PORQUE EU ESTOU CONTIGO, EU ESTOU COM VOCÊS!!
Quero falar mais uma coisa importante que Deus falou para o Apóstolo Estevam: Tinham duas avenidas (fale da visão das duas avenidas uma com cobertura e a outra não)... Nós estamos na avenida que tem uma cobertura e nada de mal vai acontecer, em nome de Jesus!

Senhor Deus, hoje, MAIS UMA VEZ eu quero vencer todo medo! Tira esse medo da minha vida! Tira o medo de ladrão... tira o medo do mal...Cuida da minha família Ajude-me pra eu nunca mais sentir desse jeito, em nome de Jesus ! Eu quero sempre, ficar debaixo desta cobertura. Eu sei que o SENHOR vai me livrar e cuidar de mim, da minha casa e da minha família.
Ore com as crianças profetize na vida delas. Esteja aberto (a) ao Espírito Santo. Talvez tenha crianças que nunca receberam Jesus. Faça oração com elas agora... Esteja pronta para ouvir suas histórias e levar a cura para elas, em nome de Jesus


VERSÍCULO: MATEUS 28: 20 b “ E EIS QUE ESTOU COM VOCÊS TODOS OS DIAS “

ATIVIDADE : Menores: Colorir : Plantação de trigo e colar os trigos no lugar correto
Maiores: folha com exercícios

LEMBRANCINHA : Uma carinha no palito de sorvete de um lado com medo e de outro alegre: do lado com medo escreva : Não fique com medo.... do outro lado: Deus está contigo (com você)

FONTE: RENASCER KIDS

DECIDINDO ORAR

Descobri que para manter o zelo e a paixão pelas coisas de Deus tenho que deixar de lado tudo que me impede de orar. Como todas as outras coisas que nos trazem grandes benefícios, a oração requer disciplina. É uma questão que diz respeito à vontade. Tenho que decidir a cada dia se vou ou não dedicar parte do meu tempo a Deus.
(...)
Os “quatro passos da oração” têm me ajudado de maneira maravilhosa em minha hora de oração. Esses passos incluem: louvor, confissão, ações de graça e intercessão. Aprendi muito sobre oração seguindo este esquema e continuo aprendendo à medida que o coloco em prática.
(...)
A – LOUVANDO A DEUS
Inicie seu tempo de oração com louvor, focalizando um dos atributos de Deus ou alguma verdade sobre seu caráter. Seu relacionamento com o Senhor se tornará melhor quando você começar a louva-lo, e você passará a ver as situações através das lentes de Deus.
(...)
Quando aprendemos a louvar a Deus pelos seus atributos, passamos a confiar cada vez mais nele. Afinal, nós só podemos confiar numa pessoa que conhecemos. Quando louvamos ao Senhor, experimentamos uma maravilhosa percepção da sua presença.

B – CONFESSANDO SEUS PECADOS A DEUS
Depois de um período inicial de louvor a Deus, vem o momento de confessar seus pecados. Esta é a hora em que devemos examinar o coração e pedir ao Espírito Santo que nos revele se estamos fazendo alguma coisa que possa desagradar a Deus. Esta oração requer que sejamos completamente honestos com Deus. Se, conscientemente, não abandonamos o pecado (atitudes ou pensamentos que desagradam a Deus), estaremos impedindo nossa comunhão com Deus. (...)

C – AGRADECENDO A DEUS
O terceiro passo é oferecer ações de graça, expressando apreciação e gratidão a Deus pelas respostas de oração. Durante esse período, não peça nada, somente agradeça. O apóstolo Paulo disse que devemos dar graças por tudo (I Tess. 5:8). A obediência a esta ordem produz um coração agradecido, que glorifica a Deus (Sl. 50:23).
Mesmo se a resposta a suas preces não for como você esperava, sua gratidão demonstra confiança nos planos de Deus e elimina o medo e o desânimo. Um coração agradecido é humilde e confiante. A gratidão permite o benefício inestimável de descansar no Senhor. Geralmente, a gratidão também nos dá coragem e ânimo para suportar as adversidades que nos pegam de surpresa.(...).

D – INTERCEDENDO DIANTE DO PAI
Depois de louvar ao Senhor, confessar os pecados e dar graças, este é o momento de você se apresentar diante do Pai para interceder. Em poucas palavras, intercessor é aquele que pede ajuda de Deus para alguém necessitado (grifo meu). O intercessor é aquele que se coloca na “brecha”, diante do trono da graça, por uma necessidade específica ou por alguém em particular, até obter uma resposta.
Uma forma poderosa de interceder por alguém é orar inserindo seu nome nos versículos das Escrituras. Ao usar as palavras do próprio Deus, você estará orando de acordo com a sua vontade. Essa prática produz certeza e esperança em seu coração, e aumenta sua fé, à medida que você confia na promessa de Deus de que sua Palavra não voltará vazia, mas alcançará seu propósito. (Is. 55:10,11).



NICHOLS, Fern. Todo filho precisa de uma mãe que ora. SP. Hagnos. 2005. pp. 50-52

Como trabalhar com adolescentes?

Trabalhar com adolescentes é um desafio! Ao longo dos anos em que trabalhei com eles, e nas matérias que li a respeito, aprendi que o seguinte ajuda:

Seja honesto e franco - se você não sabe uma resposta, não enrole, pesquise e responda depois. Peça desculpas quando você cometer um erro. Incentive a conversa aberta e crie uma relação de confiança com os jovens, assim eles passarão a se sentir à vontade para fazer perguntas e participar.

Respeite as opiniões - eles já querem ser tratados como adultos, mas precisam que você ajude-os a perceber erros e problemas. Ao mesmo tempo, adolescentes ainda tem muito de criança dentro de si. Promova o respeito mútuo - para com você e entre eles.

Utilize temas atuais e do interesse deles, ou tente atualizar os temas que você vai trabalhar. Mantenha-se atualizado sobre os interesses dos jovens: preste atenção às vitrines de lojas, assista um pouco de TV os programas que eles gostam, converse com professores, psicólogos e profissionais que convivem com eles. Muitas editoras estão publicando Bíblias adaptadas a linguagem de torpedo ou com gírias; daria para fazer um trabalho interessante comparando estas com as versões tradicional e na linguagem de hoje.

Varie as técnicas na medida do possível; use dinâmicas, vídeos, jogos de computador, brincadeiras, trabalhos manuais - coisas nas quais os jovens possam participar e fazer por eles mesmos. Adolescentes gostam de novidades, de ser surpreendidos, de se movimentar. Aqui no site visite as páginas de jogos e dinâmicas

Evite palestras ou lições de moral. Leve os jovens a encontrar a "moral" por eles mesmos.

Uma técnica ínteressante é a do tribunal: divida a turma em 2 grupos - acusação e defesa (você pode aindar ter um 3o. grupo para juri, dependendo do tamanho da turma). Proponha um texto bíblico, por exemplo uma atitude controversa de Jesus. Os jovens devem apresentar seus pontos de vista, de acordo com o grupo a que pertencem, podem convocar testemunhas (personagens que outros jovens irão interpretar). É preciso chegar a uma conclusão no final - se nem todos concordam que pelo menos todos entendam o que levou Jesus a agir como agiu.
Pesquise em livros de técnicas de dinâmicas de grupo ou peça ajuda a profissionais de Recursos Humanos / RH para outras técnicas como esta.

Conte histórias, essa é uma atividade que atrai todas as idades - quem não gosta de um pouco e mistério, romance, aventura? A Bíblia tem inúmeras passagens interessantes, divertidas, guerras, paixões, etc...

Crie momentos descontraídos, sem tema ou responsabilidade (um jogo de futebol ou queimado depois da reunião, um piquenique ou passeio, gincanas, etc..) - o ambiente informal ajuda a promover a integração e a amizade entre os jovens. Se possível, participe uma vez ou outra dos jogos, não como coordenador, mas como membro da equipe.

No mais, entregue-se nas mãos de Deus, ele te guiará. E mantenha a mente aberta para aprender sempre!

Creche: Dicas para trabalhar com menores de 3 anos

Muitas e muitas vezes me deparei com pessoas que trabalham com crianças nas igrejas dizendo que não adianta ter uma creche ou qualquer trabalho com os pequeninos e bebês "porque eles não entendem mesmo".
Mas, é preciso lembrar que bebês só aprendem e se desenvolvem se tiverem contato com pessoas. Bebês aprendem por observação, convívio, estímulo, carinho e cuidado. E portanto, nunca é cedo para começar a falar de Deus com eles.
Claro, as respostas não serão imediatas, não serão na forma de uma "prova" escrita ou de recitar um versículo bem memorizado. Mas um trabalho bem feito na terna idade ajudará o bebê a perceber a igreja como um local agradável, onde se encontram os amigos, onde ele pode brincar, cantar, sorrir e também ser confortado.
As dicas a seguir visam apenas ser uma orientação inicial. Como sempre, eu sugiro que você pesquise, se informe com profissionais da área, leia e pratique e, claro ore a Deus antes de decidir abrir uma creche na sua comunidade.

O Local

A sala a ser usada precisa ser limpa e arejada, e mantida em temperatura agradável.
O chão preferencialmente deverá ser de material fácil de limpar e agradável ao tato, porque bebês passam muito tempo brincando no chão. Algumas almofadas ou cadeirinhas próprias (tipo Bebê-Conforto) são necessárias para acomodar os que ainda não tem muita firmeza em ficar sentados.
Separe um local para trocar fraldas. Ter um banheiro próximo que as crianças possam usar também é recomendável, para aqueles que já sairam das fraldas.
As paredes devem estar limpas e bem cuidadas. Toda a decoração que você colocar deve estar na altura dos olhos das crianças e se possível coloque alguma coisa interessante também de ser vista por quem está deitado no chão. (Se você se sentar e deitar no chão e observar o ambiente vai ter uma idéia do ponto de vista do bebê).

Saúde e segurança

Informe-se sobre as normas de segurança para creches em sua cidade. Coisas como: quantos adultos para cada bebê, procedimentos em caso de incêndio ou acidentes, etc..
Mantenha um registro e informe-se com os pais sobre os hábitos de cada criança, alergias, horas de comer e de dormir.
É importante estabelecer regras com os pais: Caso o bebê precise ser alimentado os pais devem trazer a comida pronta e mamadeira preparada para você dar ao bebê? Ou os pais virão à creche quando for hora do bebê comer?
Troca de fraldas: os pais devem trazer todo o necessário (fraldas e etc) - recomendável para evitar contaminação e riscos de alergia - numa sacola identificada com nome. O pessoal da creche mesmo troca as fraldas ou chama os pais para fazê-lo?
Lembre-se que o entra e sai de pais pode causar problemas. As crianças podem se sentir inseguras se vêem pais de outras crianças entrando e os dela não.

Dicas e Actividades

Pesquise sobre desenvolvimento do bebê em cada idade para saber mais sobre este assunto
Familiaridade: Bebês precisam se sentir confortáveis e ter familiaridade com o local. Evite mudanças bruscas na decoração e mantenha os mesmos professores (os primeiros dias serão difícies até os bebês acostumarem com as pessoas). Procure fazer a rotina sempre igual, mesmo que o tema seja diferente.
Exploração: Procure maneiras de passar a mensagem com objetos: brinquedos, blocos de madeira, quebra-cabeça, etc... que as crianças possam tocar, explorar e brincar pelo tempo que quiserem. Esteja antento para comprar brinquedos adequados à idade, sem peças pequenas que possam ser engolidas. Objetos fáceis de lavar e limpar e que possam ser levados à boca, porque nesta idade a boca é a parte do corpo com mais terminações nervosas e portanto a forma preferida de descobrir novidades. Bebês aprendem com os sentidos e é bom se podem usar todos ao mesmo tempo.
Imitação: às vezes as crianças gostam de imitar exatamente o que você faz. Explore então gestos (exagerados) que eles possam imitar. Também é interessante ter na sala um espelho de corpo inteiro onde eles possam se ver.
Música, rítmos, sons, rimas: bebês respondem rapidademente a música. Use músicas simples, curtas e agradáveis, com rítmo fácil de acompanhar com palmas ou chocalhos. Repita inúmeras vezes as mesmas músicas, para dar chance das crianças as aprenderem.
Resposta: Bebês entendem muito mais do que podem falar. Alguns cientistas dizem que bebês são capazes de entender 100 palavras para cada 1 que balbuciam/falam. Não espere, portanto, que os bebês sejam capazes de responder à uma pergunta lógica. À medida que começam a aprender a falar, bebês usam primeiro palavras para designar objetos (substantivos) como coisas e pessoas de seu dia a dia. Depois evoluem para palavras que designam ações (verbos) e por último, somente lá pelos 2 anos e meio, é que começam a desenvolver o vocabulário para idéias (adjetivos e conceitos abstratos). Você pode conversar com as crianças usando todo o seu rico vocabulário, mas lembre-se que as respostas serão mais simples.

Brinquedos e livros

Ao invés de comprar brinquedos e objetos para creche, faça uma campanha na sua comunidade: brinquedos usados em bom estado; carpinteiros podem fazer blocos de madeira com retalhos (lembre de pedir que sejam extra-lixados e bem acabados para não soltar farpas); faça uma gincana com os jovens para arrecadar brinquedos, fraldas descartáveis, roupas de bebê; junte recicláveis e os venda ou troque por brinquedos; use objetos caseiros: panelas, baldes e bacias de plástico, colheres, peneiras, etc.. Bonecos e livros de pano podem ser confeccionados por costureiras da comunidade, e desenhados com caneta e tinta para tecido.

Bíblias: procure nas livrarias os títulos: Bíblia do Bebê, Minha primeira Bíblia, etc.. São livros de cartão grosso, com poucas páginas, grandes ilustrações e apenas uma frase. Em geral depois da frase tem sugestões de atividade. Ex.: "Deus criou as pessoas e também você. Aponte com seu dedinho uma pessoa."

Livros: livros de pano, plástico ou cartão grosso com orações, poemas, pequenas frases e muitas figuras são ótimos. Principalmente livros resistentes que as crianças possam abrir, ver, atirar longe...

Quebra-cabeças: com peças de papelão (cerca de 8x8cm cada), ideais para crianças a partir de 2 anos. Eles são para montar no chão e formam uma figura grande e simples. Aqueles de borracha que formam um tapete também são divertidos.

Blocos: bloquinhos de madeira, brinquedos de montar tipo Lego, Multiplo, Mega Blocos, etc... são ótimos e ajudam a desenvolver a habilidade motora. Você pode construir quase qualquer coisa com as crianças: a arca de Noé, muralhas de Jericó, uma cruz, uma tumba, etc..

Bichinhos e bonecos: pelúcia, pano, plástico, madeira... sempre lembre de verificar se são adequados à idade. Podem ser usados para histórias da criação, arca de Noé, Daniel na Cova dos Leões, Davi e Golias, Jonas, etc..

Objetos caseiros: além de permitir às crianças repetir atividades que veêm os pais em casa fazerem, como cozinhar, limpar, etc.. podem ser usadas para histórias como a de Marta e Maria, ou para fazer música e batucada.

Lembre-se: conte uma história simples e curta. Permita às crianças explorarem o ambiente e brincarem com o que, quando e como desejarem. Cante músicas com rítmo agradável e as incentive a bater palmas ou pés junto. Seja versátil: com esta faixa etária não é possível ter uma aula rígida. Faça um planejamento mas esteja disponível para as crianças e respeite o rítmo e nível de cada uma.

Como lidar com actividades artísticas?

Conheça bem a técnica de arte e saiba como empregá-la antes de oferecê-la às crianças (faça uns testes em casa, veja quanto tempo a actividade leva, explore variações, veja o que é necessário).

Lembre que a experiência criadora da criança é mais importante para o seu desenvolvimento que o resultado final (dê liberdade para que criem!).

Não espere realismos e não julgue o trabalho pelo padrão dos adultos. Sente-se ao lado da criança e deixe que ela lhe diga o que fez (ao invés de perguntar: "Isso é um carro?!"; diga "Gostei do seu desenho; qual a sua parte favorita? O que te deu mais trabalho para fazer?")

Lembre-se que a criança pequena representa em tamanho maior o que é mais importante para ela.

Incentive, encoraje e saiba apreciar o resultado do esforço infantil. Não fique procurando coisas "erradas" apontando-as ou consertando-as.

Chame a atenção das crianças para o seu dia a dia, incentive-as a serem observadoras, a registrarem as suas experiências e proporcione a elas vivências interessantes. Assim enriquecerá a expressão gráfica e oral delas.

Não interfira ou modifique o trabalho da criança (a expressão gráfica livre é registro da personalidade infantil).

Exponha sempre trabalhos de todas as crianças (se forem muitas, estabeleça um rodízio). Permita à criança dizer qual de seus trabalhos quer ou não expor.

Apoio afectivo é indispensável à expressão criadora. Mantenha sempre uma relação de amizade com suas crianças.

Sugestões e exemplos de actividades dinâmicas

Colocar a criança na situação de um dos personagens.

Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reacções; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).

 Explorar o conhecimento prévio das crianças.

Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...

 Permitir que participem durante a história.

1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).

2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.

 Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)

1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).

2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.

 Painel (em grupo)

1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.

2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.



 Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história

Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.

 Envolver a comunidade

1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)

2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.

Como fazer um culto infantil mais dinâmico?

Decida um formato.

Ter um pouco de rotina é bom, pois ajuda as crianças a se sentirem à vontade, mas você não precisa ser rígido: pequenas mudanças na rotina, variações nas actividades, uma data especial, tudo isso gera curiosidade e prazer.

Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:

1. Cumprimentos: diga Bom Dia! e cumprimente as crianças pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.
Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente', para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita".
Ou você pode ter um quadro com os nomes de todas as crianças e assim que elas chegam elas colam um adesivo.

2. Música: intercale canticos conhecidos com outros novos (se você só usa canticos novos, as crianças se sentem frustradas; se você usa cantos que elas já conhecem e podem participar e ensina um ou dois novos, é mais interativo). Os canticos podem ser relacionados com o tema do dia ou do mês, ou podem ser um canto de boas vindas, tipo "Bom dia, bom dia amigo..."

3. Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; as vezes uma ou mais crianças oram em voz alta. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.

4. Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa...

5. Mostre algum objecto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)

6. Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e actividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que você aprensentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.

7. Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade as crianças de recontar a história nas suas próprias palavras ou de responder ao tema com expressão artística.

8. Encerramento: com cantico, oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às actividades, demonstra respeito, não só a Deus e as actividades que você preparou como às crianças.

9. Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.


 Varie!
Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
Traga instrumentos musicais para as criancas acompanharem o canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
Conte a história: usando fantoches; usando flanelografo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história);
Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
Promova uma festa, talvez com os pais junto. Convide as criancas para orarem; Dê directrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençôe...');
Involva as crianças na bênção: tem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te abencoe" - cada um coloca a mao sobre a cabeca do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a mao sobre os ombros do vizinho; "Deus te de a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direçãoo ao centro).
Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha .

Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.


Divida o trabalho
Faça um "banco de talento" - descubra o que as pessoas que trabalham com o culto infantil gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.

Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade.
Ore, ore, ore...

Como convidar e trazer crianças para o Culto Infantil?

Algumas dicas:

Não faça um discurso nem ameaças. Evite impor muitas regras (ex. têm q vir todo o domingo; se faltar uma aula perde pontos, etc..).
Use 'reforço positivo': quem vem ganha uma estrelinha numa cartela, por exemplo, e no final de tanto tempo, podem trocar as estrelinhas por um brinde ou uma actividade especial; faça um quadro do "aluno do mês" para colocar os nomes e/ou fotos daqueles que vieram a mais de 50% ou 70% dos encontros no mês anterior (comece com um alvo baixo e vá aumentando aos poucos até o quadro ser exclusivo dos que vem a mais de 90%). Faça pequenas apresentações das crianças nos cultos (homenagem ao Dia das Mães, ao Dia dos Pais, etc..) isso costuma motivar as famílias a vir; mas seja comedido, se fizer toda semana "gasta".
Aprenda os nomes das pessoas: Se apresente. Convide, converse pessoalmente com os pais, procure conhecer as crianças e conversar com elas: comece por aprender o nome de cada um.

Faça algumas actividades "para familia" Por exemplo, convide os pais a virem com os filhos para um almoço especial só deles ou faça uma atividade de arte para todos juntos (pode ser colagem, pintura, etc..). Uma parte do problema pode ser que os pais não conhecem os professores da ED e não confiam que estas pessoas vão cuidar bem de seus filhos. Se você se apresenta e também aos outros outros professores, convida para verem a sala ou participar da ED com as crianças, você ajuda a tranquiliza-los.

Comece! Com três ou quatro alunos mesmo. É difícil trabalhar com grupo tão pequeno, mas faça um bom trabalho e a propaganda boca a boca se encarregará de trazer mais alunos.
Promova amizade: Faça jogos e brincadeiras para as pessoas se conhecerem e fazerem amigos; é muito mais facil voltar a um lugar onde você sabe que vai encontrar aquela pessoa com quem você pode conversar ou brincar. Dê um tempo para o pessoal confraternizar: um cafezinho ou um copo de suco são o suficiente para incentivar o pessoal a ficar mais uns minutos e bater um papo. Tenha alguns ajudantes, pessoas que vão ficar de olho naqueles que estão se sentindo meio inseguros ou constrangidos. Cabe a estes ajudantes se aproximarem, conversarem, apresentarem uns aos outros.

Não desanime É super difícil manter a motivação quando o grupo é pequeno, as pessoas não vêm, não há compromisso. Mas, desânimo é contagiante. A boa notícia é que empolgação e força de vontade também são contagiantes. Se você tem alegria genuína pelo trabalho que está fazendo as pessoas vão perceber e aos poucos se enganjar também.
Ore, ore, ore Deus te abençoará.

Prepare-se para a aula

Comece com antecedência - leia a passagem bíblica que você irá ensinar uns 15 a 10 dias antes da aula várias vezes e até em traduções diferentes da Bíblia. Prepare o roteiro 7 a 5 dias antes. Assim você tem tempo de comprar e preparar o material necessário e ensaiar e repassar a história.

Comunique-se - se você trabalha com um assistente ou professor auxiliar, passe o que você programou para ele, numa reunião e por escrito. Ou ainda melhor, programe junto com seu auxiliar o trabalho - diz o ditado que "Duas cabeças pensam melhor que uma!"

Prepare um roteiro básico - em geral ele deve indicar:

Objetivo: Qual a mensagem / verdade bíblica que quero transmitir?
Texto: Qual passagem Bíblica usar?
Como: Qual material didático ou método vou usar? Quais serão as actividades de fixação?
Tempo: Qual o tempo disponível? O que programei cabe neste tempo?
Em seguida faça o Plano de Aula completo, que deve conter, por escrito cada passo da
Aula: quem faz o que, o tempo previsto para cada actividade, o material necessário, o resumo da história que você ira contar...

Atenha-se ao objectivo em todas as etapas. As músicas, o versículo para memorizar, as actividades com as crianças, tudo deve transmitir a mesma mensagem.

Ensaie - depois de ter feito o roteiro da sua aula, ensaie. Ensaie o texto, como o irá dizer e a sequência dos acontecimentos. Pegue o material que irá usar e ensaie com ele (por exemplo, coloque as figuras do flanelógrafo em ordem de uso; ensaie entradas e saídas dos fantoches, a altura do braço, expressões; etc..).
Tente em frente ao espelho, assim você tem uma idéia melhor do que seus alunos verão.

Teste as actividades - A tinta e papel escolhidos para as crianças pintarem são atóxicas? O papel resiste à tinta ou desmancha? Quanto tempo o papier machê leva para secar? Quanta sujeira a argila faz na mesa, preciso forrá-la com plástico ou jornal basta? Seja lá o que for que você decida apresentar para as crianças fazerem, teste antes em casa.

Ore sempre! - antes e depois da leitura, do preparo do roteiro, dos ensaios, das conversas e da aula!

Sorria, confie em Deus e divirta-se com suas crianças!

Professor e o ensino à Luz da Palavra de Deus

O professor e o seu preparo pessoal
1. Comunhão íntima e diária com Deus é essencial. Para isto precisamos:
Ouvir: nos cultos, estudos bíblicos e treinamentos.
Ler: comer a Palavra de Deus, seguir uma leitura programada por assuntos ou por livros da Bíblia.
Estudar: Buscando uma leitura mais aprofundada da Bíblia, conhecimentos em livros e comentários bíblicos.
Decorar: Memorizando aquilo que lemos (Salmos 119:11), para não pecarmos
Meditar: O que a Palavra de Deus está dizendo e como isto se aplica a você! Sl1:2
2. Oração: A oração é o fôlego da alma. Vivemos por meio dela. Nossa oração precisa Ter:
Adoração: Cultuando a Deus pelo que Ele é. (Sl 145; Mt 6:9)
Louvor: Agradecendo pelo que Ele tem feito. (Sl 107:1-9)
Confissão: Arrependimento e confissão de pecados.(I João 1:9; Sl 51; Mt6:12)
Petição: Expondo a Deus nossas necessidades. (Mt 6:11-13)
Intercessão: Pedindo em favor de nossos alunos( Ef 1:16-19; 6:18)


 Características de um bom professor

1. Dedicado e chamado por Deus
2. Ama e compreende seu aluno
3. Tem visão da necessidade de ganhar almas para Cristo
4. Tem senso de responsabilidade: não falta
5. Separa tempo para preparar sua aula
6. Vive uma vida Cristocêntrica
7. Dá bom exemplo em sua vida diária
8. Depende da oração, do Espírito Santo e da Palavra de Deus
9. Não se desanima facilmente. Persevera.
10. Está pronto a ouvir as sugestões e idéias dos outros
11. Espera resultados nas vidas de seus alunos.


 Como pode o professor conhecer seus alunos pessoal e intimamente?

1. Leia livros proveitosos e revistas evangélicas sobre Psicologia da criança e do adolescente
2. Assista seminários e Cursos especias sobre métodos de ensino
3. Visite outras classes e observe os professores, trocando idéias e experiências.
4. Faça um curso de professores ( Seminários, igrejas, Apec...)
5. Faça um fichário com várias informações sobre os seus alunos. Acrescente informações sobre o seu lar, escola, interesses, passatempos, progresso espiritual, etc... Durante a semana, no seu momento de oração, conserve o fichário aberto para orar pensando no aluno como ele





JESUS COMO MESTRE

O ministério de Jesus ao povo era, no princípio, um ministério de ensino. Várias vezes encontramos a expressão: "Ele passou-lhes a ensinar dizendo..."
Ao terminar o sermão do monte a multidão maravilhou-se da Sua autoridade - Mateus 7:29. Jesus consentia em Lhe tratarem por Mestre - João 13:13. Das 90 vezes que apareceu seu nome nos evangelhos, 60 vezes Ele é chamado de Mestre.

O ministério de Jesus aos discípulos era, antes de tudo, um Ministério de ensino. O professor ao exercer o Ministério de ensino deve lembrar-se de que trata-se de um ministério de suma importancia, porque:
é um ministério espiritual
é um ministério no poder e na unção do Espírito Santo
é um ministério evangelístico
é um ministério que vale a pena
"Se é ministério dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina, esmere-se no fazê-lo". Rm 12:7

Conclusão:

Não há caminho fácil para o ensino eficiente; por isso a Bíblia afirma em Romanos 12:7 a respeito dos dons: "se é ensino, haja dedicação".

Com a Bíblia, informações, perguntas e respostas, bons livros e disposição submetidas à direção do Espírito Santo vamos longe... não há lugar para indolentes.

Lembremo-nos de que Deus chama a existência as coisa que não existem, conforme Rm 4:17. Chamemos, pois diante de Deus à existência a Palavra de sabedoria, Palavra de conhecimento ao ministrar nossas aulas e que elas produzam vidas conforme Efésios 4:13 "...a medida da estatura de cristo" Deus seja contigo homem e mulher valente! Nesta tarefa dada por Ele, honrosa, de ensinar a Sua Palavra aos seus pequeninos.

Como conduzir uma criança a Cristo

Podemos levar crianças a Cristo em qualquer lugar a qualquer hora: em nosso lar, na classe de crianças, viajando, na praia ou na rua.

Onde quer que façamos o trabalho, há certos passos que devemos seguir para que a criança entenda aquilo que está fazendo, a fim de ela realmente nascer na família de Deus e ter certeza de ser salva desde aquele momento.


Observações gerais:

Devemos recordar sempre que quem converte uma pessoa não é o professor e sim o Espírito Santo de Deus
Há imensa variedade de caminhos através dos quais as pessoas chegam a Deus, é impossível determinar uma regra que aplica-se a salvação de todos.
Muitas crianças tem experimentado uma verdadeira conversão, mesmo usando com eles terminologias simbólicas e confusas. A graça de Deus é maior que todos os métodos humanos.


Passos a seguir ao levar uma vida a Cristo:

1. Mostre-lhes sua necessidade da salvação (Rom. 3:23; Isa. 53:6)
2. Aponte-lhes o caminho da salvação - Cristo, o filho de Deus, crucificado em nosso lugar, ressureto dos mortos (I Cor. 15:3,4)
3. Leve-a a receber o presente da salvação ( João 1:12; Ef. 2:8,9)
4. Mostre-lhe pela Bíblia, que, tendo recebido Cristo como Salvador, agora tem a salvação (João 3:36)


Métodos que podem ser usados:

Livros sem palavras
Método dos dedos
Usando figuras (O céu como ir lá)
Cartões
Coração de feltro
Tudo mais que você criar... Sempre com os pontos básicos do plano de salvação
O amor de Deus
Cristo, o filho de Deus
Nosso pecado
A morte de Cristo em nosso lugar
O salvador ressurecto
O presente da salvação - precisa ser recebido


Ao fazer o apêlo em grupo:
Deve ser claro, sem simbolismos
Não ser extenso, sem forçar ou impelir a decisão da criança.
Pessoal Ex: Você quer entregar... ao invés de alguém

Pontos a observar ao conversar com a criança após a conversão (aconselhamento)

Pergunte porque ela atendeu ao apelo: deseja receber a Cristo/ está imitando outros/quer agradar o professor./outra necessidade.
Permita que a criança leia os versos bíblicos ou repita você / não usar vesículos demais
Perguntas que podem ser utilizadas: Qual seu nome?/Porque você veio a frente?/Você sabe que é um pecador (Rom 3:23)/ Que Jesus fez para salvá-lo?/O que Jesus quer que voc6e faça agora?
Se você o receber, crendo nEle, o que Deus promete fazer?

Bases Bíblicas para a evangelização de crianças

A Bíblia manda evangelizar as crianças

1. "Ide... pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15). A criança, também é uma criatura.

2. "Deixai vir a mim os pequeninos"disse Jesus. (Marcos 10:14)

3. "Apascenta os meus cordeiros". (João 21:15)

4. Não é da vontade de Deus que uma criança se perca. (Mateus 18:14)

5. A Bíblia manda ensinar as doutrinas fundamentais às criança:

a) As crianças do Velho Testamento deveriam conhecer o significado da Páscoa (Êxodo 12:26,27).

b) "Desde o menor" deve ouvir os mandamentos de Deus (II Reis 23:2; II Crônicas 20:13; Deut. 6:7; 31:12,13; Efésios 6:4). Tanto em casa com os pais, como na congregação do povo de Deus, as criança devem ser doutrinadas na lei de Deus.

c) As crianças estiveram presentes em sessões de arrependimento em Israel (Esdras 10:1)

d) A nova geração deve receber o pleno conhecimento do poder e das obras maravilhosas do Senhor, para que não se torne uma geração dura e rebelde ( Salmo 78:1-8)

Claramente a Bíblia nos mostra que uma criança pode se salvar

1. Crianças foram incluídas entre os "santos"de Éfeso (Ef. 1:1 com 6:1)

2. Jesus falou "destes pequeninos que crêem em mim" (Mateus 18:6)
(O menino que Jesus pos no meio dos discípulos foi uma criança pequena, (Marcos 9:36), onde lemos que Jesus tomou-a em seus braços. Até que idade normalmente uma criança é tomada nos braços? )

3. O adulto precisa se tornar como uma criança para se salvar, tornando evidente que a criança está na idade ideal para tomar sua decisão ao lado de Cristo. (Mateus 18:3)

A Bíblia prova que uma criança é pecadora e pode se perder

1. Todos nascem no pecado e são possuidores de uma natureza pecaminosa (Salmo 51:5; Romanos 5:12)

2. O coração do homem é mau desde a meninice (Salmo 58:3)

3. O fato de Jesus declarar que não é da vontade do Pai que uma criança se perca indica que ela está em perigo, (Mateus 18:14)


A Bíblia ainda ensina

1) Jesus recebeu "perfeito louvor"da boca dos pequeninos (Mateus 21:16)

2) Na sabedoria de Deus, Ele muitas vezes oculta dos lábios e entendidos as verdades eternas e as revela aos pequeninos"(Mateus 11:25)

3) Com o "coração"se crê, não com o intelecto (Rom.10:10). Não é preciso entender tudo; basta aceita pela fé o simples plano da salvação.

4) "O homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente"
(I Cor.2:14), Samuel, Josias e muitas outras. O poder de cristo é suficiente para aperfeiçoar a obra iniciada em seus corações ( Fil. 1:6; João 10:28)


"Apascenta os meus cordeiros"

Não se esqueça que as crianças dependem de nós para mostrar-lhes o caminho certo. Falharemos?
Ganhando uma criança para Cristo, ganha-se uma vida inteira para ser usada no serviço de Deus.


Quantas crianças da rua e vizinhança de sua casa e de sua igreja estão sendo alcançadas para Jesus? Quantas delas entram em sua igreja?

A visão do ministério com crianças

( II Reis 6: 15 a 17 )


O rei da Síria enviou poderoso exército para aprisionar Eliseu, o homem de Deus. O moço que servia o profeta acorda cedo e espanta-se com o que vê, o pavor toma conta do jovem que busca socorro com seu senhor. Eliseu procura acalmar o jovem. O profeta estava tranquilo com a VISÃO oferecida por Deus: estava cercado por cavalos e carros de fogo enviados pelo Senhor dos exércitos. O pavor do moço é para nós compreensível porque ele não consegue VER. Faltava-lhe a visão de Deus.


Duas visões se entrelaçam nessa passagem:

· A visão humana: limitada, apavorante, desanimadora
· A Visão de Deus: Deslumbrante, encorajadora, reconfortante

Eliseu clama ao Senhor para que seja concedido ao jovem a VISÃO do alto. Não há o que temer, uma vez tendo enxergado a solução divina.

Quando agimos sem a visão de Deus, vivenciamos temores e inseguranças que prejudicam sensivelmente o ministério. Precisamos buscar em oração a visão do ministério e visão para o ministério.

Ser um obreiro no ministério com crianças é preciso ter a visão do ministério com vidas, é buscar novos caminhos e respostas para alcançar-mos as carências actuais, é termos ousadia espiritual, é agirmos com consciência de onde estamos e onde queremos e precisamos chegar.

Ter visão para essa actuação específica é reconhecer que a igreja, que é você, é convocada ao trabalho com vidas de crianças em suas muitas possibilidades. Ter visão é sensibilizar-se com o clamor insistente e dilacerante de crianças e familias de nossa geração, nossa comunidade, nossa cidade, nossa igreja na convicção de ser sal da terra e luz do mundo.

Essa obra, é do Senhor Jesus e somos chamados a ser cooperadores, lavoura de Deus, dispenseiros fiéis. Estamos iniciando um novo milênio, há muito que plantar e o que colher, para a glória de Deus. Muitas lutas virão, mas somos certos da vitória pois fiel é aquele que nos chamou e capacita. Dê o seu melhor a Deus e Ele te recompensará, sê fiel e zeloso com este trabalho que Deus confiou em suas mãos e Ele fará prosperar o teu caminho para honra e glória do Seu nome.

Deus seja contigo!

PEÇA PARA O DIA DO PASTOR - FRUTAS

Pastor ............... , sei que o Sr. deve estar
pensando o que eu posso fazer com uma cesta vazia?
Ela está vazia mais nós pedimos ao Senhor que Ele a encha com boa medida, Recalcada, sacudida e transbordante em sua vida, neste dia tão especial que é o seu aniversário.

BANANA: Que lindas bananas e agora o que será?
Tenho certeza que fizeste esta pergunta, pois elas significam bênçãos do Senhor que Ele tem te dado, dia ápos dia.
Pastor Ele vê o teu sofrer, mais esta é a prova que Ele nunca esquece de você. Pare e pense quantas bênçãos do Senhor ganhaste no decorrer deste ano. “Porque eis que será abençoado, o homem que teme ao Senhor.”

MELANCIA: Ela é grande!!! Pesada!!! e Deliciosa!!!
Ela tem muita água, ela significa o peso que carrega nos ombros.
Água, são as lágrimas que tem derramado por nós nas madrugadas, muitas vezes sem palavras, somente gemidos.
Obrigado Pastor, porque Deus tem ouvido a tua oração, e tem visto as suas lágrimas.

LIMÃO: Xiiii....... esta fruta é azeda e significa as aflições que tens passado durante este ano, e é nesta hora que
Deus lhe coloca na posição de ajudador e lhe diz:
“ Não temas porque eu te chamei pelo teu nome, e tu és meu, quando passares pelos rios, eles não te submergirão,
quando passares pelo fogo, não te queimaras e nem a chama arderá em ti.”

UVA: esta fruta é muito linda, parece rubis e esmeraldas, dependendo da qualidade ela é doce ou azeda,
verdes ou vermelhas.
Isto demonstra que nem todas as pessoas são iguais, cada
um, com o seu talento. A uva representa o sangue de Jesus Cristo derramado lá na cruz. Assim como tu Pastor, tem derramado muitas lágrimas, Cristo também derramou seu sangue lá na cruz do calvário e tenha certeza Deus te dará VITÓRIA.

MAMÃO: Que linda fruta é esta!! Ganhaste esta fruta, porque dentro dela existe muitas sementes, que simbolizam, todas as almas que tu ganhaste durante este ano, estas almas foram os melhores presentes que tu podria ganhar, porque sem duvida o que semeaste com lágrimas, colheste com alegria...

LARANJA: Além de gostosa é uma fruta que tem muita vitamina C.
Pastor elas significam o cuidado que o senhor tem para com a igreja que Deus lhe confiou. A vitamina previne
doenças e deixa o corpo saudável. Assim Pastor ....... é a tua
igreja, pois aqui não falta a vitamina que é a palavra de Deus...

ABACAXI: Esta é uma fruta muito saborosa, porem se não tomar cuidado pode machucar.
Esta fruta significa todos os problemas que surgiram neste ano, mas tu foste forte e sábio para resolvê-los.
Porque tu estás sempre buscando ao Senhor, pelas madrugadas, pelas manhãs, a qualquer hora do dia, o senhor está buscando a
Deus sempre lhe pedindo sabedoria...dos céus...

Pastor .........: Neste ano que se passou, tu foste mais que um amigo, foste um pai, companheiro, irmão, amoroso, compreensível.
Com lutas e problemas; não deixou se abater e é por isso que estamos aqui neste dia tão especial para lhe
agradecer por tudo.
“Por isso, guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa”.


SALMOS 37

23 Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho;
24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustem com a sua mão.
25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada.
27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.
28 Porque o Senhor ama a juízo e não desampara os seus santos. Eles são preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.
29 Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.
30 A boca do justo fala da sabedoria; a sua língua fala o que é reto.
31 A lei de Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.
32 O ímpio espreita o justo, e procura matá-lo.
33 O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.
34 Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados.
35 Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
36 Mas passou, e já não é; procurei-o, mas não pôde encontrar.
37 Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o futuro desse homem será de paz.

A ARMADURA DE DEUS

(Efésios 6.10-18)

O que é Armadura?
Você sabe o que é uma armadura? (Escreva a palavra para a classe ver. Dê oportunidade para alguém responder. Se possível, elabora as respostas das crianças.)
Armadura é o tipo de roupa especial, usada para proteção. Os mergulhadores de hoje usam um tipo de “armadura”. Roupas especiais podem ser consideradas “armaduras”. Até os bombeiros usam um tipo de armadura.
Nos dias em que o Novo Testamento foi escrito, os soldados romanos usavam armadura para se protegerem nas batalhas. Em Efésios 6, as peças da armadura de um soldado romano são usadas como uma lição objetiva para nos ajudar a compreender a proteção que Deus nos oferece em nossa luta contra Satanás.

Onde aprender sobre a armadura de Deus.
Efésios 6.10-18 nos ensina a esse respeito.
Como salvos, devemos ser “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”, colocando “toda a armadura de Deus”. (6.10,11). Precisamos fazer isso para “ficarmos firmes contra as ciladas (todas as estratégias) do diabo” (v.11).

Por que os crentes precisam da Armadura?
O diabo é inimigo de Deus. E nosso! Ele não é eterno como Deus.
Ele não sabe tudo – mas sabe muito!
Ele não pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo; mas Satanás tem um grande exército de demônios e eles conseguem estar em muitos lugares e em vários horários.
Estão sempre ativos, lutando contra Deus e Seus filhos.
Satanás não é tão poderoso quanto Deus, mas é um forte inimigo.
É mais poderoso do que você e eu. A única maneira de derrotá-lo é lutando à maneira de Deus.
Somos soldados do exército de Deus – um exército que não luta contra outros soldados – é isso que “sangue e carne” significam. Ao contrário, lutamos contra Satanás e os seus exércitos – “e as forças (exércitos) espirituais do mal nas regiões celestes” (v.12).
Como proteger-nos de Satanás e seus exércitos? Como vencer a batalha? Deus, nosso Comandante e Chefe, nos ensina exatamente o que fazer e é então que a armadura de Deus entre em cena. Deus forneceu essa “armadura” – proteção maravilhosa para defender-nos (v.13) e uma arma ofensiva que, se usada corretamente, irá derrotar Satanás em todas as batalhas.

O que fazer com a Armadura
O v.13 contém um mandamento. Você é capaz de encontrá-lo?
“Tomai toda a armadura de Deus”. Deus forneceu a armadura que precisamos, mas cabe a nós tomá-la.
“Tomar” significa colocá-la – e usá-la.
Aprenda a colocar a sua armadura completa todos os dias.
Seu momento devocional com Deus é uma boa hora para fazer isso.
Deus nos faz uma promessa: Ele diz que se colocarmos a Sua armadura – a proteção especial que Ele nos forneceu – iremos “resistir no dia mau”. Quando Satanás nos atacar com tentações, não iremos ceder e pecar. Seremos capazes de ficar firmes e não cair diante do inimigo.



Como é a Armadura de Deus
Se Deus dá um mandamento para tomarmos a Sua armadura, devemos saber como é essa armadura. A armadura espiritual não é visível aos olhos dos homens. Para ajudar-nos a conhecê-la, o apóstolo Paulo comparou cada peça da armadura de Deus com as peças da armadura de um soldado romano de sua época.
A primeira coisa que Paulo mencionou foi...

O CINTO DA VERDADE
Estai, pois firmes, cingindo-vos com a verdade... (Efésios 6.14 a)
O soldado romano usava uma peça forte e larga ao redor da cintura, como se fosse um cinto. Ele não só protegia seus órgãos vitais, como também unia todas as outras peças da armadura. Com esse cinto, o soldado podia movimentar-se com confiança, sabendo que as outras peças não sairiam do lugar.

Como salvos, devemos colocar o “cinto da verdade”. De que jeito?
Primeiro, colocamos o cinto da verdade aprendendo ao máximo as verdades bíblicas.
Como aprender as verdades de Deus?
(Indo à igreja, à Escola Dominical, à Classe de Boas Novas, tendo o seu momento devocional, memorizando os versículos bíblicos e pensando sobre eles).
O que você sabe sobre Deus que o torna confiante em sua guerra contra Satanás?
(O amor e a Salvação de Deus - João 3.16; a presença contínua de Deus – Hebreus 13.5; a promessa divina da vitória – 1 Coríntios 15.57).

Se você está aprendendo a Palavra de Deus e colocando o cinto da verdade todas as manhãs, está então preparado para enfrentar Satanás. Quando ele tentar você a duvidar da bondade de Deus, o cinto da verdade ajudará a proteger você porque pode lembrar o que aprendeu sobre Deus e Suas promessas.

Outra maneira de colocar o cinto da verdade é ter a certeza de que você é sempre verdadeiro em tudo o que faz. O Senhor Jesus chamou Satanás de “pai da mentira” (João 8.44). Satanás fica feliz quando você fala até uma mentirinha. Jesus disse: “Eu Sou... a verdade” (João 14.6). Jesus é a sua proteção contra as tentações de Satanás para que você não minta.
Peça que Ele o ajude a falar a verdade (Salmo 19.14; 119.29).
Quando você tem uma boa consciência por ter colocado o cinto da verdade, poderá enfrentar o inimigo sem medo e ter a certeza da vitória.
A peça seguinte da armadura de Deus para nós é ...


A COURAÇA DA JUSTIÇA
Vestindo-vos da couraça da justiça (6.14)
Na armadura humana, uma couraça cobria o corpo do soldado do pescoço até a cintura – frente e costas. Ela era feita de placas de correntes de metal, para que espada ou flecha não pudesse atravessá-la.
Qual a parte mais importante do seu corpo que a couraça cobre? O seu coração.
Como salvos, você e eu precisamos de proteção para o nosso coração e essa proteção procede da nossa justiça.
É verdade que nenhum de nós é justo (Romanos 3.10). Todos somos pecadores (Romanos 3.13). Mas, quando você aceita Jesus como seu Salvador, Deus deixa de vê-lo como pecador e passa a vê-lo como alguém que nunca pecou.
Seus pecados são perdoados (Efésios 4.32). Deus concede a você a justiça do Senhor Jesus Cristo (1 Co 1.30; 2Co 5.21).
A partir do momento em que você é salvo, é aceito por Deus Pai, pois sempre que olha para você, Ele vê a justiça do Seu Filho (Efésios 1.6). Isso não significa que você nunca mais vai pecar. Enquanto vivermos na terra, você e eu lutaremos contra o pecado. A batalha contra o pecado é uma das mais difíceis de vencer para os salvos. Devemos estar sempre alertas e vigilantes para deter Satanás. Ele procura nos fazer pecar. Em nossa luta contra o pecado Deus quer que usemos a couraça da justiça.
Quando Satanás tentar levar-nos a pensar que Deus nos rejeita, podemos resistir a ele lembrando que Deus nos aceita – mesmo quando falhamos – porque temos a justiça de Cristo.

Podemos também colocar a couraça da justiça vivendo o mais “retamente” possível.
Decidindo falar a verdade ao invés de mentir.
Preferindo ser bons em vez de odiosos.
Preferindo obedecer ao invés de desobedecer.

Deus nos dá poder para escolher o que é certo e para agir certo. Esta é a vida justa.

Ao decidir pelo que é certo em vez do errado, você estará protegendo o seu coração com a couraça da justiça. O tipo de vida que você leva é importante. Ele tornará mais fácil para Satanás atacá-lo ou mais difícil para ele derrotar você.
Peça a Deus para ajudá-lo a escolher o que é certo todos os dias.
A parte seguinte da armadura é apara os pés. Calce os pés...


COM A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz (6.15)
É importante ter os pés em boas condições se tiver de lutar, não é?
Quando os pés doem, é difícil ficar em pé e muito menos andar ou correr para o campo de batalha. Se os seus sapatos tiverem solas escorregadias, será fácil cair e ser pisoteado.
Os soldados romanos tinham forte proteção para os pés. Havia tachas nas solas das suas sandálias. Os sapatos davam firmeza e estabilidade a eles na luta contra o inimigo.

Deus diz que nossos pés devem estar cobertos com o evangelho da paz.
A Bíblia diz que “Ele (Jesus) é a nossa paz” (Efésios 2.14).
Colocamos os sapatos da paz quando temos paz com Deus, aceitando o Seu presente da Salvação (Rm 5.1) e começando a viver de modo agradável a Ele. Então, quando andamos ao longo de cada dia, nossa vida pode mostrar as boas novas da paz de Deus.

Primeiro, podemos ter paz interior ao ver-nos como Deus nos vê – amados por Ele (Jeremias 31.3), perdoados (Efésios 4.32), e aceitos para sempre como membros da sua família (João 1.12). Será então possível ter paz com outros – sendo bom para eles, perdoando-os (Efésios 4.32), fazendo o máximo para edificá-los e não destruí-los (Efésios 4.29).

Mostramos que estamos andando pela vida com os sapatos da paz quando compartilhamos o amor de Deus com aqueles que não conhecem o Senhor Jesus (Mateus 28.19; 2 Co 5.20).
Precisamos então do...
ESCUDO DA FÉ
Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno (6.16)
A armadura do soldado romano incluía também um grande escudo feito de madeira.
Ele tinha cerca de 76 cm de largura por 1,20m de comprimento, oferecendo, portanto, dupla proteção para quase todas as partes do corpo do soldado. Para chegar até ele, as flechas do inimigo tinham de passar primeiro pelo escudo e depois atravessar a armadura usada sobre o corpo do soldado.
Os lados do escudo possuíam ganchos destinados a prendê-los nos escudos dos outros soldados, de modo que um exército poderia usá-los para formar um muro de proteção.

O inimigo fazia uso de tudo que pudesse imaginar para derrotar os soldados. Sabendo que os escudos eram feitos de madeira, o inimigo quase sempre punha fogo na ponta das flechas antes de atirá-las. Os soldados romanos cobriam os escudos de madeira com tecido e couro grosso, mergulhando-os depois em água para que ao bater no escudo molhado, o fogo da flecha incendiária imediatamente se apagasse.

Satanás, nosso inimigo, envia flechas incendiárias, ou “dardos inflamados”, contra nós.
Alguns dardos que Satanás atira são mentiras, pensamentos odiosos sobre pessoas ou o desejo de pecar. Não sabemos quando ele vai enviar um de seus dardos, pois o diabo se assemelha a um franco atirador que atira quando menos esperamos.
Devemos ter sempre à mão nosso escudo da fé e ficar preparados para usá-lo.

Satanás quer que você e eu duvidemos de Deus. Ele quer que duvidemos das promessas de Deus, da Sua fidelidade, da Sua bondade, do Seu poder.
Precisamos rodear-nos de amigos crentes para que, quando formos tentados a abandonar a fé, possamos “enganchar-nos” nos escudos deles e deixar que nos encorajem (Hebreus 10.23-25).

Levante bem alto o seu escudo da fé, confiando nas verdades que aprendeu sobre Deus. Mesmo quando as coisas não pareçam estar dando certo, creia que Deus é um Pai sempre presente, Todo- poderoso e amoroso, trabalhando na sua vida para o bem – apesar dos seus sentimentos estarem afirmando outra coisa.
Fé é agir com base naquilo que você crê, embora tenha dúvidas.
Não importa quantas pelas da armadura você tenha sobre o corpo. Isso não vai adiantar se não proteger a cabeça. A armadura que Deus providenciou para a sua cabeça é:



O CAPACETE DA SALVAÇÃO
Tomai também o capacete da salvação (17a)
Quem usa capacete? Jogadores de futebol americano, ciclistas, motociclistas, soldados...
Todos usam capacete por uma única razão – proteger a cabeça.
Se bater a cabeça, o seu cérebro se machuca e você perde a batalha.

Satanás quer atacar a mente do salvo. Temos de permitir que Deus controle a nossa mente para que Satanás não possa desviar-nos. Isso significa que devemos ser cuidados com o que entra em nossa mente. É preciso cuidado com o que pensamos, o que lemos, o que assistimos na TV ou o que ouvimos nas músicas.
Precisamos concentrar-nos sempre, pensar freqüentemente sobre a Salvação, ou a libertação que Jesus nos oferece como salvos. Quando Jesus morreu na cruz, salvou-nos do castigo dos nossos pecados (Rm 8.1). Jesus está agora conosco todos os dias para livra-nos do poder do pecado (2 Co 12.9); Filipenses 4.13).
Quando morrermos, Jesus tem um lugar preparado para nós no Céu onde seremos libertados para sempre da presença do pecado (João 14.1-4; Apocalipse 21.27).

O capacete do soldado protegia a sua cabeça, lhe dava confiança de estar a salvo dos ataques do inimigo. Você coloca o capacete da Salvação quando você crê nas promessas do Senhor quanto à sua Salvação – passada, presente e futura – e espera confiante que Ele o liberte (1 Tessalonicenses 5.8).
No novo testamento a palavra esperança (veja também Rm 8.24,25) significa esperar por algo com fé.

Lembre-se de que o Senhor Jesus é mais poderoso do que Satanás (1 João 4.4).
Satanás não pode vencer quando você coloca o capacete da Salvação e vigia os seus pensamentos.
Estamos então finalmente cobertos da cabeça aos pés.
Se colocarmos toda a armadura de Deus, Satanás não pode atingir-nos.
Todavia, precisamos agora de algo para defender-nos quando Satanás nos ataca. Temos então...


A ESPADA DO ESPÍRITO
Tomai... a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (17b)
Depois de colocada a armadura, estamos prontos para pegar nossa espada e ir para a batalha. Nossa espada não é feita de aço afiado porque não estamos lutando contra carne e sangue. Nossa batalha é espiritual e só pode ser vencida no poder de Deus.
Nossa espada é a Palavra de Deus. Esta espada é diferente daquelas de metal.
Quanto mais você usa uma espada de aço, mais ela fica sem fio de corte (não corta direito). Mas, quanto mais você usa a Palavra de Deus na batalha da vida, tanto mais afiada e mais eficaz ela se torna.

Isso significa que devemos aprender versículos das Escrituras para que o Espírito Santo possa trazê-los à nossa memória quando somos tentados a agir mal. Cada versículo que você aplica é uma arma poderosa usada por Deus para atacar Satanás e fazê-lo fugir.
Precisamos de mais uma coisa e isto é...


ORAÇÃO... VIGILÂNCIA
Orando em todo tempo... e para isto vigiando com toda perseverança (6.18)
O bom soldado está sempre em contato com o comandante. Ele não age por sua própria conta. Como bons soldados do exército de Deus, você e eu devemos estar em constante comunicação com o Senhor. Precisamos pedir Sua direção e seguir Suas ordens. A oração é algo que deve acontecer naturalmente em nossa vida.

Devemos estar sempre alertas para um possível ataque do inimigo. É preciso colocar cada peça da nossa armadura todos os dias, a fim de não sermos apanhados por Satanás com um ponto fraco exposto e acabar feridos por ele.

Somos soldados do exército de Deus. Ele nos deu tudo que precisamos para sermos vitoriosos. Mas, devemos usar toda a armadura, ficar em contato com nosso comandante e estar sempre alerta contra os ataques do inimigo.
“Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”
(1 Coríntios 15.57).

FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – APEC – Hagnos

CORAÇÃO DOBRADURA


PALCO DE MESA E PALCO DE PESCOÇO PARA FANTOCHES

BRINCADEIRAS BIBLICAS: JOGO DAS CORES

CONFECCIONAR UM CARTAZ COM VÁRIOS CIRCULOS COLORIDOS NELE MARCANDO ASSIM O VALOR DOS PONTOS DE CADA CIRCULO. COLOCAR CIRCULOS COLORIDOS (OS MESMO QUE CONTÉM NO CARTAZ) DENTRO DE UMA SACOLA. A CADA PERGUNTA RESPONDIDA PEGARÃO O CIRCULO DENTRO DA SACOLA E VERÃO O VALOR DO CIRCULO DO CARTAZ PARA SABER QUANTOS PONTOS GANHOU. O QUE SOMAR MAIOR NUMEROS DE PONTOS É VENCEDOR.

BRINCADEIRAS BIBLICAS: PESCARIA

PREPARE UMA CAIXA COM AREIA E COLOCAR VÁRIOS PEIXES COM PERGUNTAS. COLOCAR UM CLIPS NA BOCA DE CADA UM DELES. PREPARAR UMA VARA COM BARBANTE E IMÂ NA PONTA. CADA ALUNO PODERÁ PESCAR UMA PERGUNTA OU TAREFA E RESPONDÊ-LA.

BRINCADEIRA BIBLICAS : APRENDENDO NA BIBLIA

CONFECCIONAR UM CARTAZ E PREPARAR NOMES DO LIVRO DA BIBLIA(ENVELOPE PEQUENOS PARA CADA LIVRO DA BIBLIA E COLAR UM EMBAIXO DO OUTRO) E COLOCAR AO LADO DE ENVELOPE UM NÙMERO EM SEQUÊNCIA. FAÇA SENHAS COM OS NÛMEROS IGUAIS AOS DOS CARTAZES E COLOQUE EM UM SAQUINHO. DIVIDA A CLASSE EM DOIS GRUPOS, PODENDO SER FEITO INDIVIDUALMENTE. RETIRE UM NUMERO DA SACOLA. RESPONDERÁ A PERGUNTA FEITA PELO PROFESSOR PELO NÚMERO RETIRADO. O QUE TIVER MAIOR NUMERO DE PONTOS É VENCEDOR.

EXEMPLO:
TITO
QUE LIVRO VEM ANTES?
CITE O VERSICULO DESTE LIVRO?
CONTE UMA HISTORIA NARRADA NESTE LIVRO?

COMO ENSINAR OS PEQUENINOS A ORAR

A oração é uma conversa com o Pai. Todos nós precisamos e devemos orar, este é um hábito gostoso e indispensável que devemos ensinar ás nossas crianças desde pequenos, pois é através da oração que as crianças são motivadas á:

1- Reconhecer a presença de Deus
2- Buscar a benção de Deus
3- Orar em voz alta e sem inibições.
Procure ensinar desde a classe dos pequeninos (berçário e maternal) a importância da oração.

No começo do período de oração, procure falar com as crianças sobre diferentes aspectos que envolvem a oração:
a) O que é oração?
b) Quem pode orar? (Mt.6:5-15)
c) Quando orar? (I Tes. 5:17/ Ef.6:18)
d) Por que orar?
e) Por que fechamos os olhos quando oramos?
f) Por que pedimos “em nome de Jesus”?(João 14:13 e 14)

2- Leia um versículo que fale de oração ou um cântico próprio.
Um cântico que pode ser utilizado é: leia a biblia e faça oração, faça oração. se quiser crescer...

Como iniciar oração com a classe do maternal:

Cinco dedinhos nesta mão
Cinco dedinhos nesta estão
Cruza agora nossos dedinhos, para fazermos uma oração:
“cabecinha baixa, pezinhos juntos, olhinhos fechados, pensando em Deus e no final amem ”.
Papai do céu... (inicia a oração)

Para os maiores:

Sei que Deus me ama e me compreende. Minha oração eu sei que ouve e atende.
Sei que Deus me ama, e me compreende. Minha oração. Sempre atende.


COMO ORAR?
Dedo Mínimo: Ora por mim
Dedo Anelar: Orar pelos doentes, pobres e mais fracos
Dedo Médio (o dedo mais alto): Orar pelosos que tem grandes responsabilidades e pode (presidente, governador,etc)
Dedo Indicador: Orar pelos responsáveis por nós (pastores, professores da escola e EBD, líderes de departamento)
Dedo Polegar: Orar pelos que estão mais perto de mim (minha família, meus amigos e meus vizinhos).

1- Pergunte ás crianças sobre as coisas pelas quais elas irão orar, fazendo lista de assuntos de louvor e petições que devem ser mencionados junto a Deus.

2- Esteja atento para as seguintes recomendações:
A) O período de oração deve ser breve
B) Use palavras simples e frases curtas
C) Procure motivar a classe (com fotos, livro ou caixinha de oração e agradecimento).

Ajudando a criança a orar em público

1- Escolha dentre as crianças salvas a mais desinibida e que fala melhor para orar para iniciarem o período, a fim de que as outras se seguem.
2- Peça-lhes que orem por coisas definidas. Aproveite as situações e experiências que elas contam na classe e sugira que orem por aquilo.
1- Em cada aula explique um aspecto da oração:
a) adoração (dizendo os atributos de Deus)
b) louvor (o que Ele fez e faz)
c) petição (Deus sabe, mas gosta de ouvir)
d) confissão (confessar nossos erros)
e) intercessão (orar pelas pessoas)

4)Quando o período de oração tiver como aspecto principal do dia da petição, explique-lhes sobre as possíveis respostas de oração. Lembre-se que as respostas da oração são como um sinal de trânsito.

SIM - 1 JOÃO 5:14 E 15
NÃO - TIAGO 4:3
ESPERE - SALMOS 37:7A

Mantenha disciplina neste momento, mostre às crianças a necessidade da oração. Se você mostrar seriedade e destacar o fato de que Deus está presente as crianças reagirão ao clima emocional e espiritual do ambiente.
É através da oração que temos uma intimidade com Deus, seja você o condutor da vida espiritual dos pequeninos. No futuro, elas agradecerão.
Você sabe o que pode acontecer com uma criança que ainda não sabe as respostas da oração á Deus?

FONTE:
Apascenta meus cordeirinhos/APEC
Apostila Curso Introdutivo/APEC
Apostila do Curso de Capacitação para Ministros de Crianças

VOU POSTAR ABAIXO DESENHOS E ATIVIDADES SOBRE ORAÇÃO






BRICADEIRAS BIBLICAS - ARCA DE NOÉ

CONFECCIONAR DUAS ARCAS DE PAPEL. PREPARAR GRAVURAS OU DESENHAR PARES DE ANIMAIS(MACHO OU FEMEA). A MEDIDA QUE FOREM RESPONDENDO VAI COLOCANDO OS ANIMAIS DENTRO DA ARCA. CADA ANIMAL PARA UMA PERGUNTA RESPONDIDA CORRETAMENTE. QUEM ESTIVER COM MAIS ANIMAIS GANHA A BRINCADEIRA.

JOGO BIBLICO: QUEBRA-CABEÇA OU JOGO DA MEMÓRIA

CONFECCIONAR DUAS BIBLIAS (OU OUTRO QUEBRA-CABEÇA QUE JÁ POSSUI COM TEMAS BIBLICOS) MAS HÁ NECESSIDADE DE TER DOIS. A MEDIDA QUE FOREM RESPONDENDO OS VERSÍCULOS OU A LIÇÃO QUE APRENDERAM VÃO MONTANDO O QUEBRA-CABEÇA. OBS: VOCÊ TAMBÉM PODE UTILIZAR SOMENTE UM QUEBRA-CABEÇA ANTES DE MONTÁ-LO FAZER PERGUNTAS SOBRE A LIÇÃO DO DIA OU PEDIR PARA A MESMA REPETIR O VERSÍCULO DO DIA. DEPOIS VOCÊ DEIXA A CRIANÇA PEGAR UMA PEÇA DO QUEBRA-CABEÇA PARA MONTAR E ASSIM SUCESSIVAMENTE FAZ A MESMA ATIVIDADE COM OUTRAS CRIANÇAS.
EM VEZ DE UTILIZAR QUEBRA CABEÇA TAMBÉM TEM O JOGO DA MEMÓRIA, ANTES DE TIRAR A CARTA FALA-SE O VERSICULO DO DIA OU A PERGUNTA SOBRE A LIÇÃO, DEPOIS TIRA A CARTA E ASSIM SUCESSIVAMENTE COM AS OUTRAS CRIANÇAS.

JOGOS BIBLICOS: SUBINDO A ESCADA

CONFECCIONAR DOIS CARTAZES CADA UM CONTENDO O DESENHO DE UMA ESCADA. CONFECCIONAR DOIS BONECOS (UMA MENINA E UM MENINO) A MEDIDA QUE FOREM RESPONDENDO AS PERGUNTAS VÃO SUBINDO AS ESCADAS.
TAMBÉM PODE-SE UTILIZAR PAPEL CAMURÇA OU LIXA ATRÁS PARA SER UTILIZADO NO FLANELOGRAFO.

JOGO BIBLICOS: JOGO DO PIRULITO

PREPARAR UMA PIRULITEIRA (SE NÃO TIVER USAR BOLA DE ISOPOR GRANDE - PINTE O ISOPOR OU ACRESCENTE A MASSA DE BISCUIT MAS ANTES DE SECAR FAÇA JÁ O FURO DOS PIRULITOS) - USE A SUA CRIATIVIDADE. A MEDIDA QUE FOR RESPONDENDO PODERÁ CHUPAR O PIRULITO COMO BRINDE.

JOGOS BIBLICOS - TAPETE DE PERGUNTAS

CONFECCIONAR MASCARAS DE ANIMAIS E COLOCAR EM CÍRCULO NO CHÃO DA SALA PARA AS CRIANÇAS SENTAREM EM CIMA DELAS. CANTAR UMA MÚSICA PASSANDO UMA BOLA. QUANDO A MÚSICA PARAR QUEM ESTIVER COM A BOLA NA MÃO RESPONDE. EM BAIXO DE CADA MASCARA TERÁ UMA PERGUNTA. QUE A MEDIDA QUE FOR RESPONDENDO MARCARÁ PONTO SE ERRAR A PERGUNTA IMITAR O ANIMAL EM QUE ESTÁ SENTADO.
PODE SER ANIMAIS COMO GATO , CACHORRO. ESTA BRINCADEIRA PODE SER UTILIZADA QUANDO CONTAMOS A HISTÓRIA DE NÓE PARA MEMORIZAÇÃO OU OUTRO TIPO DE ATIVIDADE.

JOGOS BIBLICOS - CAIXA SURPRESA

DENTRO DE UMA CAIXA COLOCA-SE A PERGUNTA COM UMA TIRA DE CARTOLINA COM UM BRINDE PRESO (PODE SER PIRULITO OU BALA). A MEDIDA QUE RESPONDEM PODEM FICAR COM O BRINDE.

JOGOS BIBLICOS - SORVETE

DESENHAR DOIS SORVETE EM UMA CARTOLINA
DIVIDIR A CLASSE EM DOIS GRUPOS. A MEDIDA QUE VÃO ACERTANDO AS PERGUNTAS VÃO PINTANDO A CASQUINHA DO SORVETE.

Bate papo com pré-adolescentes

Pré-adolescência: preparação para a adolescência

O que é??? (Questioná-los)

- Período que antecede a adolescência (alterações biopsicossocias; amadurecer).
- Dá-se dos 10 aos 14 anos (nas meninas acorre mais cedo do que nos meninos, varia de acordo com cada pessoa).

- Alterações físicas:
- Puberdade (não é a mesma coisa, mas uma parte desta; são apenas as transformações físicas).
Características:
Primárias: relacionadas às mudanças no órgão reprodutor
Secundárias - Meninas: seios, alargamento dos quadris, menstruação.
Meninos: pêlos, mudança no tom da voz, aumento da massa corporal.
- (Acne); interesse pelo sexo oposto.
- Cuidados com higiene pessoal.

- Alterações psicológicas:
- Mudança na forma de pensar e se relacionar com as pessoas.
- Mudança nos desejos, sonhos e interesses (a vida passa a ter um novo sentido).
- Maior capacidade intelectual (aumento na concentração, memória, linguagem mais completa e complexa).
- As transformações físicas causam dificuldade nos ajustes mentais, portanto, para algumas pessoas é uma fase de retraimento (crise: ser ou não criança).
- Busca desligar-se de tudo que o prende a infância, para construir uma nova identidade para si (fase de confusão, vontades infantis e adultas... exemplo: brinca de carrinho e casinha, mas pensa em namorar).
- Período difícil para alguns – passam por uma indefinição (estão deixando a infância que é algo conhecido, para vivenciarem o novo, o desconhecido, isso pode causar angústia, medo).
- Tem profunda necessidade de mostrar que não são mais crianças.
Exemplo: Deixam certas brincadeiras (não por não gostarem, mas por vergonha de pagar “mico” e frente aos colegas ou aos adultos); Não gostam de carinho excessivo dos pais na frente das pessoas, especialmente dos colegas (pois é algo q remete a infância); passam a exigir mais respeito.
- Passam a compreender mais a sociedade (se interessam mais por questões sociais, políticas). Surge uma curiosidade (coisas q cercam o mundo adulto).
- Dão muita importância aos pares (pessoas com gostos em comum), normalmente são os amigos. Passam a dar menos importância ao que os pais dizem (acreditam ter mais razão do que os pais).
Lado bom: Novas relações, experiências (formação da identidade, busca dos próprios gostos, desejos... que antes eram os que os pais determinavam).
Lado ruim: Alguns passam a desrespeitar as ordens dos pais, negam-se a obedecê-los (fase que são muito preguiçosos).
- Cuidado: para ser aceito em grupos devem tomar determinas atitudes, ou fazer coisas q não gostam, acabam fazendo para se sentirem aceitos (mesmo q não gostem ou não concordem).
- Contestadores (questionam figuras de autoridade). Por um lado é bom porque sua psique está se desenvolvendo... (Ele ainda tem figuras de autoridade que são importantes e agora são seus modelos).

- Busca da própria identidade (Quem sou? O que quero? O que gosto?)... Fase de construção da identidade.
- Se “acham” independentes para tomar suas próprias decisões, para fazer o que querem (não são independentes). Acreditam nisso por não serem mais crianças, mas por outro lado não conseguem ter atitudes maduras.

- Marcados por uma época peculiar
- (Internet, celular, TV)... Coisas que os influenciam bastante.
- A tecnologia pode ser enriquecedora se usada com sabedoria, mas ao mesmo tempo podem trazer informações nocivas (Internet: expõe a situações inconvenientes, armadilhas. Gangues, suicídio, induzem doenças, pornografia, violência).
- Não se deve proibir, mas deve ter tempo limite e acesso restrito.
- Outros pontos negativos: distanciamento das pessoas, menos tempo com família, amigos.
- Cuidados: Web, falar com desconhecidos, passar informações pessoais.

- Buscam outros modelos além dos pais.
- Modelos que a sociedade oferece (como se fossem os ideais):
Rebeldes, Malhação – modelos longe da realidade deles, pessoas muito mais velhas se passando por adolescentes, com corpos maravilhosos (fora da realidade), e altamente sensuais para a idade, muitas pessoas sem caráter (muito menos caráter cristão).

- Necessidade de afirmar certa independência (fumar, tomar bebidas alcoólicas, usar drogas)... forma de auto afirmar-se.

- Impacto da Sociedade:
- Marcados por uma valorização excessiva da aparência e padronização da beleza (magras, altas, lindas... como se isso realmente fosse beleza; e meninos fortes, viris).
- As diferenças ao invés de serem valorizadas são atacadas como defeitos.
- Adolescentes mais vulneráveis porque estão em formação ainda. E são mais facilmente frustráveis (não tem muita capacidade de tolerância a frustração).
- Precisam aceitar as diferenças, compreender que existem outras características que podem ser mais virtuosas do que a aparência.
- Problema sério: Baixa auto-estima (sentem que se não tem algo não são ninguém).
- Sofrem uma pressão muito grande com essa ditadura estética (não se encontram no novo corpo, mas esquecem q ainda não está formado completamente). Compreendem as plásticas como mudança num passe de mágica (querem o instantâneo... característica da geração).



Amor, paixão

- Quem não se lembra do primeiro amor? Coração batendo mais forte, mãos suadas... a paixão não tem hora nem idade e tem seu começo arrebatador na infância.

- Das bonecas e carrinhos para os recados apaixonados. Esta mudança de comportamento resultante do primeiro amor acontece, geralmente, entre 9 e 12 anos, justamente quando a cabeça e os hormônios dos pré-adolescentes estão"fervilhando".

- Platônico, por um amigo da escola ou do condomínio, o primeiro amor exerce um papel fundamental na forma como estes pré-adolescentes irão se relacionar com as pessoas no futuro.
Sinal de que vocês estão se abrindo para o mundo. Normalmente quem são os confidentes são os amigos, lugar antes ocupado pelos pais (talvez não tenham liberdade para conversar com os pais, mas nessa situação são os melhores conselheiros, ou então devem buscar pessoas de confiança, mais experientes, de preferência evangélicas).

- Esta fase pode ser muito enriquecedora (ou não), pois o adolescente poderá aprender a lidar com as conquistas, frustrações, desilusões. E será um momento para compreender que perdas e sofrimentos são sentimentos pelos quais todos passam, assim como alegrias, emoções e amor, paixão.

- Não percam isso... é uma das melhores fases da vida de vcs... não pulem nenhuma dessas fases com pressa para ficarem adultos.

Plano Divino para a humanidade


- Deus nos fez seres relacionáveis (primeiramente com Ele, e com os seres humanos).
- Ele declarou “não é bom que o homem esteja só” Gên. 2:18.
- E ainda lemos na Bíblia “melhor é serem dois do que um” Ec 4:9.
- Portanto temos a necessidade de nos relacionar afetivamente, de namorar, de casar.

Impactos da sociedade pós-moderna (distorções):

- Ficar (jovens e adolescentes estão substituindo o namoro pelo ficar).
- Ficar (definições deles)... passar um tempo com alguém sem compromisso algum. Incluem intimidades como: beijos, abraços, e até relações sexuais.
- Influências negativas da sociedade sem parâmetro, da mídia (pregam liberação dos impulsos, sensualidade... coisas q levam a promiscuidade sexual com graves conseqüências).
- Jovens e adolescentes são pressionados a abandonar práticas cristãs e adotar práticas pecaminosas ditadas pela sociedade.

- Importante lembrar que as pessoas não são objetos descartáveis... não se deve brincar com os sentimentos dos outros, muito menos arriscar ferir os seus próprios sentimentos.
- Ficar não é uma prática para pessoas com nossos princípios cristãos.

Recurso visual... papel colado.

O que a palavra de Deus diz?
- Nossas atitudes devem ser com responsabilidade e dedicação.
"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios” (Ef 5.15).
"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens." (Cl 3.23).


Namoro Cristão

- A oração é algo essencial.
- Depois de considerar (em todos sentidos, emocional e racional) se a pessoa que escolheu é alguém que gostaria de passar toda sua vida, deve-se levar o assunto a Deus.
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á." (Mt 7.7,8).

- Temos de esperar no Senhor. Salmos 27:14. Não seremos decepcionados com Deus no comando da nossa vida. Ele sabe o que é melhor para nós.
- Efésios 3: 20.
- Nunca inicie um relacionamento sem a certeza que Deus está abençoando este relacionamento. Pois assim será bem sucedido na escolha que fizer.

- Namorar é conhecer alguém, saber os gostos, temperamento, procedimento, personalidade, reações... O restante está reservado para o casamento.
- Cuidado para a intimidade não exceder os limites. Quem ama verdadeiramente espera o momento ideal pra todas as coisas. Se alguém tenta agir assim com você, não te merece. Cuidado para não deixar a outra pessoa fazer certas coisas em nome do amor que sentem (1 Coríntios 13).

Recurso visual: chiclete mascado, mordido, inteiro.
-Como você se sentiria se a pessoa q está gostando tivesse tido um comportamento totalmente promiscuo? Tivesse ficado com um monte de gente? E tivesse passado vários limites?

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (I Tm 4.12)

- O amor a pessoa nunca deve ser maior que o amor a Deus.
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.” (Mt 10.37).


- Qual a finalidade do namoro? É o casamento. Mas o namoro é algo que deve durar para o resto da vida do casal.


Por que namorar?
Depois da paquera, vem o namoro, que é um período muito importante e deve ser levado a sério em nossas vidas. A sua base deve ser firmada num amor de verdade, e não em uma paixão desenfreada.


Com que idade posso começar a namorar?
Iniciar um namoro com 12 ou 13 anos geralmente causa privações de estar com outros amigos ou de praticar o esporte que se gosta, porque o namorado ou a namorada pode ficar com ciúmes. Por que queimar etapas da vida antes da hora? Adolescência é para se fazer novos amigos, praticar muitos esportes, descobrir talentos, viver muitas e sadias aventuras.
Seja adolescente na hora certa! Com quem devo namorar? Que qualidades você espera encontrar na pessoa amada? Observe as dicas a seguir e decida somente após uma séria avaliação.

O que ele ou ela pensa sobre Deus? Baseado na Palavra de Deus, o namoro com alguém que não é comprometido com Cristo está completamente fora da vontade de Deus (II Coríntios 6.14-16).

“Depois de muita observação de valores, pode se chegar à conclusão se vale a pena investir em tal pessoa e se há retorno por parte dela”
No namoro com um não cristão, cada um tem um padrão, uma natureza, um jeito diferente de encarar a vida. Nas decisões, os sistemas de valores não são iguais: quem tem Jesus, vai agir de acordo com o que ele orienta. O outro vai tomar as decisões baseadas naquilo que acha ser o certo. Não se importará com o que Deus pensa.

Ele ou ela dá testemunho de uma vida comprometida com Deus? Vive o que prega sobre Jesus ou é só da boca pra fora? Ele ou ela tem bondade? Educação? Pense como a pessoa se comportaria perto dos seus amigos ou numa refeição diante de seus pais. Iria sair-se bem ou daria um vexame?

Como ele ou ela reage às suas fraquezas e defeitos? Exige perfeição, mesmo não a tendo? Pressiona para que você mude seu jeito de andar, falar etc? Como reage aos problemas que a vida traz? Enfrenta e vai à luta ou foge dos problemas que tem para resolver? Como ele ou ela reage à autoridade? Obedece ou é rebelde? Honra e respeita os pais?É uma pessoa companheira, amiga? Quando você está mal, como ele ou ela reage?

É briguento ou briguenta? Discute até com a própria sombra? Veja como trata a mãe ou o pai: quando casar, a figura feminina da mãe ou a masculina do pai, muitas vezes, é transferida para o cônjuge. Assim, se trata mal a mãe ou o pai, possivelmente tratará da mesma forma o marido ou a esposa.

Ele ou ela é sensível? Demonstra consideração? É do tipo grosso, bruto, que passa por cima de quem tem idéias diferentes, ou quer ouvir, considerar, estando disposto ou disposta até a mudar seu parecer? • Já estabeleceu alvos para o futuro? Não sabe o que quer da vida ou tem alvos bem diferentes dos seus – por exemplo, quer viver na fazendo criando gado, e você detesta a vida no campo?

Como ele ou ela lida com o dinheiro? Gasta tudo em bobagens? É apegado ou apegada ao dinheiro? Até onde posso ir no meu namoro? A intimidade física no namoro não é algo fácil de se lidar. O casal tem que ficar esperto, pois quando as carícias não são controladas, acabam despertando desejos mais intensos, podendo levar os dois a ter uma relação sexual antes de se casar. A comunicação de vocês e os toques do Espírito Santo são muito importantes.

“Encontrar a pessoa certa não é fácil, mas coloque seus anseios quanto a ela em oração e espere em Deus”

Tenham a sensatez de dizer claramente o que pensam: “Ôpa! Chega! Não dá mais! Vamos parar por aqui!” Sem dúvida, encontrar a pessoa certa não é fácil! Mas coloque seus anseios quanto a ela em oração e espere em Deus. Ao procurar o querer do Senhor para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Romanos 12.2: “A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.” Ele sempre quer o melhor para nós.

fonte:Virgínia Rochete David