versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
DÊ AULAS CRIATIVAS E DINÂMICAS
Acima discorremos acerca de como é horrível assistir a uma aula de um professor despreparado.
É muito desagradável participar, também, de aula chata, monótona, onde o professor fala o tempo todo e de forma morosa. Ninguém agüenta! É horrível! Vivemos na época da velocidade, da instantaneidade, da agilidade de informação e da automação em todos os segmentos da sociedade. Não se pode suportar letargia na docência da Escola Dominical. As aulas precisam ser criativas, o professor tem de colocar a cabeça para funcionar e pensar sobre formas atraentes e bem humoradas de ministrar a Palavra aos seus alunos.
As aulas precisam ser dinâmicas. O professor não pode ficar estático na classe. Movimentação, uso dos recursos já apresentados, novidades, tudo isso reacende a atenção dos alunos. Você já reparou que um comercial de TV dura entre 15 e 30 segundos, já percebeu que neste curtíssimo espaço de tempo as agências de publicidade lançam mão de tudo que podem para prender a atenção do telespectador: música, movimento, cenas rápidas, palavras escritas etc. Você já observou que no telejornalismo, o repórter muda de foco (para a direita, para a esquerda, mais de perto e mais de longe) a cada 10 ou 15 segundos? Está provado que para prender a atenção dos alunos num mesmo ambiente durante 50 minutos se faz necessário muito dinamismo, caso contrário a aula fica chata e indesejada.
fonte: socorro sou professor da escola biblica
É muito desagradável participar, também, de aula chata, monótona, onde o professor fala o tempo todo e de forma morosa. Ninguém agüenta! É horrível! Vivemos na época da velocidade, da instantaneidade, da agilidade de informação e da automação em todos os segmentos da sociedade. Não se pode suportar letargia na docência da Escola Dominical. As aulas precisam ser criativas, o professor tem de colocar a cabeça para funcionar e pensar sobre formas atraentes e bem humoradas de ministrar a Palavra aos seus alunos.
As aulas precisam ser dinâmicas. O professor não pode ficar estático na classe. Movimentação, uso dos recursos já apresentados, novidades, tudo isso reacende a atenção dos alunos. Você já reparou que um comercial de TV dura entre 15 e 30 segundos, já percebeu que neste curtíssimo espaço de tempo as agências de publicidade lançam mão de tudo que podem para prender a atenção do telespectador: música, movimento, cenas rápidas, palavras escritas etc. Você já observou que no telejornalismo, o repórter muda de foco (para a direita, para a esquerda, mais de perto e mais de longe) a cada 10 ou 15 segundos? Está provado que para prender a atenção dos alunos num mesmo ambiente durante 50 minutos se faz necessário muito dinamismo, caso contrário a aula fica chata e indesejada.
fonte: socorro sou professor da escola biblica
Você pode ser criativo!
Ninguém pode ser criativo por encomenda. E mais ou menos como quando alguém chega para mim, e diz:
"Diga alguma coisa engraçada."
De repente, a parte de meu cérebro onde esta a seção de humor se fecha para reformas.
A criatividade, no entanto, e algo que podemos desenvolver e fortalecer, quase como fazemos com os músculos. E muitas vezes precisamos ter uma porção de idéias ruins para depois surgir uma boa. Certa vez um ex-aluno meu, que agora trabalha em propaganda, disse:
"A criatividade e noventa por cento suor e dez por cento inspiração."
Todos nos temos esses dez por cento. E só vasculhar aqueles cantinhos escuros de nossa mente que os descobriremos.
´´Aqueles que lutam para aumentar seu índice de criatividade, um conselho: comecem permitindo-se a si mesmos Por em pratica uma péssima idéia, que acabe em total fracasso. Façam isso porque, por pior que uma idéia seja, desistir é um erro ainda maior. Se a primeira idéia cair por terra, tente outra, e mais outra, ate que uma de certo.
Talvez você queira usar o plano TE: tomar emprestado, tomar emprestado, tomar emprestado. Quando ouvir falar de uma boa idéia, anote-a e tente pô-la em pratica. Eu me reúno regularmente com outros professores, e trocamos idéias sobre os assuntos a abordar no currículo, os jogos, formas de atividades, etc. Geralmente no final saímos com muitas idéias mesmo que nem tenhamos condições de implementar todas elas. Certa vez um bom e sábio "copiador de idéias" disse:
"A essência da criatividade é a capacidade de copiar."
fonte: os meus alunos sumiram
"Diga alguma coisa engraçada."
De repente, a parte de meu cérebro onde esta a seção de humor se fecha para reformas.
A criatividade, no entanto, e algo que podemos desenvolver e fortalecer, quase como fazemos com os músculos. E muitas vezes precisamos ter uma porção de idéias ruins para depois surgir uma boa. Certa vez um ex-aluno meu, que agora trabalha em propaganda, disse:
"A criatividade e noventa por cento suor e dez por cento inspiração."
Todos nos temos esses dez por cento. E só vasculhar aqueles cantinhos escuros de nossa mente que os descobriremos.
´´Aqueles que lutam para aumentar seu índice de criatividade, um conselho: comecem permitindo-se a si mesmos Por em pratica uma péssima idéia, que acabe em total fracasso. Façam isso porque, por pior que uma idéia seja, desistir é um erro ainda maior. Se a primeira idéia cair por terra, tente outra, e mais outra, ate que uma de certo.
Talvez você queira usar o plano TE: tomar emprestado, tomar emprestado, tomar emprestado. Quando ouvir falar de uma boa idéia, anote-a e tente pô-la em pratica. Eu me reúno regularmente com outros professores, e trocamos idéias sobre os assuntos a abordar no currículo, os jogos, formas de atividades, etc. Geralmente no final saímos com muitas idéias mesmo que nem tenhamos condições de implementar todas elas. Certa vez um bom e sábio "copiador de idéias" disse:
"A essência da criatividade é a capacidade de copiar."
fonte: os meus alunos sumiram
Tenha o seu "Caderno de oração"
O primeiro capitulo de Marcos descreve um dos dias mais agitados da vida de Jesus. Ele pregou, ensinou, curou, fez tudo. Na manha seguinte, os discípulos tiveram de procura-lo, porque tinha se levantado cedo para orar. (Se fosse eu, iria levantar-me bem tarde.)
A oração era uma das prioridades máximas do Senhor. Quando oramos, o ministério se torna um esforço conjugado. Estamos operando juntamente com Deus na vida das pessoas. eu, pessoalmente, noto que quando oro pelos meus alunos, minhas expectativas para com eles aumentam, porque realmente creio que Deus ira operar na vida deles. Quando oro mais, me preocupo menos com eles e os admiro mais.
Para obtermos melhores resultados, podemos utilizar um caderno de oração, simples, do tipo espiral. Escreva o nome de um aluno em cada pagina, dividindo-a em duas colunas. Depois, diariamente, passe alguns minutos orando por dois ou três deles. Na coluna da esquerda anote uma ou duas petições com relação ´´aquele aluno. Na da direita, registre as respostas de Deus.
Você pode ate mencionar isso para seus alunos, dizendo-lhes como Deus esta operando na vida deles, e revelando que tem orado por cada um regularmente. (No meu caso, coloco uma foto do aluno em sua respectiva pagina).
O fato de passar algum tempo em oração me ajuda a lembrar que não estou apenas lecionando uma classe e, sim, que estou lecionando para Marcelo, Davi, Carlos e Erica.
FONTE: SOCORRO MEUS ALUNOS SUMIRAM
A oração era uma das prioridades máximas do Senhor. Quando oramos, o ministério se torna um esforço conjugado. Estamos operando juntamente com Deus na vida das pessoas. eu, pessoalmente, noto que quando oro pelos meus alunos, minhas expectativas para com eles aumentam, porque realmente creio que Deus ira operar na vida deles. Quando oro mais, me preocupo menos com eles e os admiro mais.
Para obtermos melhores resultados, podemos utilizar um caderno de oração, simples, do tipo espiral. Escreva o nome de um aluno em cada pagina, dividindo-a em duas colunas. Depois, diariamente, passe alguns minutos orando por dois ou três deles. Na coluna da esquerda anote uma ou duas petições com relação ´´aquele aluno. Na da direita, registre as respostas de Deus.
Você pode ate mencionar isso para seus alunos, dizendo-lhes como Deus esta operando na vida deles, e revelando que tem orado por cada um regularmente. (No meu caso, coloco uma foto do aluno em sua respectiva pagina).
O fato de passar algum tempo em oração me ajuda a lembrar que não estou apenas lecionando uma classe e, sim, que estou lecionando para Marcelo, Davi, Carlos e Erica.
FONTE: SOCORRO MEUS ALUNOS SUMIRAM
Uma classe pequena pode ser maravilhosa
Você aceitou lecionar uma classe de escola dominical. Já vem se preparando durante varias semanas, e hoje e o grande momento. São 9:45 - hora de começar a aula. O único problema e que só tem você na sala. Você se senta e espera. Finalmente, dez minutos depois, tem um grupo de quatro garotos, sentados desconfortavelmente, olhando para você e aguardando o inicio do estudo.
Ficou desanimado porque sua classe toda cabe no banco de trás do seu carro? Não fique. Existem muitas coisas que podemos fazer com uma classe pequena e que nunca dariam certo com um grupo maior.Pode ter a participação de todos na discussão dos assuntos. E você pode dar a lição de maneira muito mais vibrante. E difícil permanecer anônimo num grupo pequeno, porque não ha onde se esconder.Como a classe inteira cabe no seu carro, você pode decidir dar a aula numa lanchonete, tomando café com torradas. (Não se esqueça de pedir antes a permissão dos pais).
Existem outras atividades e projetos fáceis de se realizar juntos. Servir um sopão na favela. Cuidar do berçário da igreja num domingo. Dirigir um culto num asilo de velhos, e assim por diante.
Se sua classe é pequena, anime-se. Você tem um ministério do tamanho daquele que Jesus teve. Ele passou a maior parte de seu tempo com apenas três discípulos: Pedro, Tiago e João. Quem sabe? Talvez um desses garotos poderá ser o seu próximo pastor!
FONTE:SOCORRO MEUS ALUNOS SUMIRAM
Ficou desanimado porque sua classe toda cabe no banco de trás do seu carro? Não fique. Existem muitas coisas que podemos fazer com uma classe pequena e que nunca dariam certo com um grupo maior.Pode ter a participação de todos na discussão dos assuntos. E você pode dar a lição de maneira muito mais vibrante. E difícil permanecer anônimo num grupo pequeno, porque não ha onde se esconder.Como a classe inteira cabe no seu carro, você pode decidir dar a aula numa lanchonete, tomando café com torradas. (Não se esqueça de pedir antes a permissão dos pais).
Existem outras atividades e projetos fáceis de se realizar juntos. Servir um sopão na favela. Cuidar do berçário da igreja num domingo. Dirigir um culto num asilo de velhos, e assim por diante.
Se sua classe é pequena, anime-se. Você tem um ministério do tamanho daquele que Jesus teve. Ele passou a maior parte de seu tempo com apenas três discípulos: Pedro, Tiago e João. Quem sabe? Talvez um desses garotos poderá ser o seu próximo pastor!
FONTE:SOCORRO MEUS ALUNOS SUMIRAM
OS INSTRUMENTOS MUSICAIS NA BIBLIA
SALTÉRIO - Instrumento de cordas para acompanhar a voz (Salmo 33.2; 144.9). Era uma espécie de alaúde, semelhante à viola, mas de forma triangular ou trapezoidal; Possui um variado número de cordas montadas sobre uma caixa acústica de madeira. Ele pode ser tocado com o dedo (como uma lira), percutido com baquetas e tangido com o arco que acompanham o instrumento.
CÍMBALOS - Instrumentos de percussão formados por dois pratos;
ALAÚDE - Instrumento de corda, semelhante à viola. É a tradução da vulgar palavra hebraica nebel. Nebel é a maior parte das vezes traduzido pelo termo saltério. As cordas eram tocadas com os dedos (Isaías 5.12; 14.11; Amós 5.23; 6.5);
TAMBORINS - Pequenos tambores. Ainda hoje as mulheres do Oriente dançam ao som do tamborim. (ver: Êxodo 15.20; 2 Samuel 6.5; Jó 21.12);
HARPA - É o mais antigo instrumento musical que se conhece, existindo já antes do dilúvio (Gênesis 4.1). A palavra hebraica kinnor, que se acha traduzida por harpa, significa provavelmente a lira. Os hebreus faziam uso dela, não só para as suas devoções, mas também nos seus passatempos. Nas suas primitivas formas parece ter sido feita de osso e da concha de tartaruga. Que a harpa era um instrumento leve na sua construção, claramente se vê no fato de ter Davi dançado enquanto tocava, assim como também fizeram os levitas (1 Samuel 16.23; e 18.10). Não era usada em ocasiões de tristeza (Jó 30.31; Salmo 137.2).
Instrumentos menos comuns
GAITA DE FOLES - Daniel 3.5, 15
PÍFARO - Jó 21.12; Daniel 3.5
BUZINA - Jó 21.12; 30.31
TROMBETAS - Números 10.9,10; 2Cr 5.12; Isaías 27.13
CÍTARA - Daniel 3.5
PANDEIRO - 2 Samuel 6.5
TAMBOR - Gênesis 31.27; 1 Samuel 10.5
Deus deseja estar presente em nosso louvor independente da quantidade de instrumentos musicais ou músicos. Você pode sentir a presença Dele tocando apenas um violão ou cantando sem instrumento. O propósito do Senhor é ouvir o som que sai dos nossos corações!
CÍMBALOS - Instrumentos de percussão formados por dois pratos;
ALAÚDE - Instrumento de corda, semelhante à viola. É a tradução da vulgar palavra hebraica nebel. Nebel é a maior parte das vezes traduzido pelo termo saltério. As cordas eram tocadas com os dedos (Isaías 5.12; 14.11; Amós 5.23; 6.5);
TAMBORINS - Pequenos tambores. Ainda hoje as mulheres do Oriente dançam ao som do tamborim. (ver: Êxodo 15.20; 2 Samuel 6.5; Jó 21.12);
HARPA - É o mais antigo instrumento musical que se conhece, existindo já antes do dilúvio (Gênesis 4.1). A palavra hebraica kinnor, que se acha traduzida por harpa, significa provavelmente a lira. Os hebreus faziam uso dela, não só para as suas devoções, mas também nos seus passatempos. Nas suas primitivas formas parece ter sido feita de osso e da concha de tartaruga. Que a harpa era um instrumento leve na sua construção, claramente se vê no fato de ter Davi dançado enquanto tocava, assim como também fizeram os levitas (1 Samuel 16.23; e 18.10). Não era usada em ocasiões de tristeza (Jó 30.31; Salmo 137.2).
Instrumentos menos comuns
GAITA DE FOLES - Daniel 3.5, 15
PÍFARO - Jó 21.12; Daniel 3.5
BUZINA - Jó 21.12; 30.31
TROMBETAS - Números 10.9,10; 2Cr 5.12; Isaías 27.13
CÍTARA - Daniel 3.5
PANDEIRO - 2 Samuel 6.5
TAMBOR - Gênesis 31.27; 1 Samuel 10.5
Deus deseja estar presente em nosso louvor independente da quantidade de instrumentos musicais ou músicos. Você pode sentir a presença Dele tocando apenas um violão ou cantando sem instrumento. O propósito do Senhor é ouvir o som que sai dos nossos corações!
DEVOCIONAL PARA SUA EDIFICAÇÃO - GADO OU ROUPAS
Leia Deuteronômio 22.1-4
O jumento que é de teu irmão ou o seu boi não verás caído no caminho e a eles te furtarás; sem falta o ajudarás a levantá-lo. Deuteronômio 22.4
Li essa passagem bíblica certa manhã e fiquei imaginando como suas palavras sobre bois e jumentos caídos poderiam se relacionar com minha vida. Alguma vez eu encontraria animais caídos na minha vizinhança e ajudaria meu irmão a levantá-los? Mas três palavras das Escrituras ficaram soando em meus ouvidos: "Não te desviarás".
Naquela mesma manhã, passei pela porta da frente do meu vizinho. Vi roupas voando do varal dos fundos, em conseqüência dos fortes ventos que enfrentamos. Parei por alguns segundos, depois me lembrei das mesmas palavras da Bíblia: "Não te desviarás". Recolhi as roupas e recoloquei-as direitinho no varal.
De repente, me dei conta de que o principal ponto da história em Deuteronômio não é o boi ou o jumento; é nossa atitude quando vemos pessoas passando algum tipo de necessidade. Quer a situação à nossa frente seja gado ou roupa, somos chamados a dar uma mão ao nosso próximo.
: Deus de graça, ajuda-nos a nunca ignorar as necessidades do nosso próximo. Leva-nos a sempre reagir a elas como Tu reagirias: com amor e compaixão. Em nome de Jesus. Amém.
O primeiro passo para amar o nosso próximo é prestar atenção.
Chan Sin Ming (Sarawak, Malásia)
O jumento que é de teu irmão ou o seu boi não verás caído no caminho e a eles te furtarás; sem falta o ajudarás a levantá-lo. Deuteronômio 22.4
Li essa passagem bíblica certa manhã e fiquei imaginando como suas palavras sobre bois e jumentos caídos poderiam se relacionar com minha vida. Alguma vez eu encontraria animais caídos na minha vizinhança e ajudaria meu irmão a levantá-los? Mas três palavras das Escrituras ficaram soando em meus ouvidos: "Não te desviarás".
Naquela mesma manhã, passei pela porta da frente do meu vizinho. Vi roupas voando do varal dos fundos, em conseqüência dos fortes ventos que enfrentamos. Parei por alguns segundos, depois me lembrei das mesmas palavras da Bíblia: "Não te desviarás". Recolhi as roupas e recoloquei-as direitinho no varal.
De repente, me dei conta de que o principal ponto da história em Deuteronômio não é o boi ou o jumento; é nossa atitude quando vemos pessoas passando algum tipo de necessidade. Quer a situação à nossa frente seja gado ou roupa, somos chamados a dar uma mão ao nosso próximo.
: Deus de graça, ajuda-nos a nunca ignorar as necessidades do nosso próximo. Leva-nos a sempre reagir a elas como Tu reagirias: com amor e compaixão. Em nome de Jesus. Amém.
O primeiro passo para amar o nosso próximo é prestar atenção.
Chan Sin Ming (Sarawak, Malásia)
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Dinâmica: " da folha de revista"
Material: folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo
Procedimento: Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem bastante
a folha, após todos amassarem pede para que desamassem novamente deixando a
folha como era antes.
Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que uma
vez ditas não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar para
que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta a ferida será difícil cicatrizar.
Procedimento: Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem bastante
a folha, após todos amassarem pede para que desamassem novamente deixando a
folha como era antes.
Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que uma
vez ditas não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar para
que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta a ferida será difícil cicatrizar.
Dinâmica: "Salada de Frutas"
Objetivo: memória e concentração
Procedimento: O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta para
um dos participantes. O participante escolhido deverá dizer a fruta falada pelo facilitador e
uma de sua escolha. Aí começa a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da escolhida
pelo facilitador deverá dizer a fruta do facilitador, da pessoa e a sua.
Exemplo: Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e Manga;
Pessoa 3 - Maçã, Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém erre a
seqüência. Para a pessoa que errar pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'.
Obs: 1º Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países, estados, objetos
(praia, casa, sala, etc.); 2º Eu faço essa brincadeira com as minhas turmas do grupo de Reciclagem
da Língua Portuguesa (in company) e garante ótimos resultados. Como castigo à
pessoa que erra, eu faço alguma pergunta sobre o conteúdo já estudado (como revisão), do
conteúdo a ser estudado (como hipótese e suposição, para ver o conhecimento da pessoa
sobre o assunto) e do conteúdo que está sendo estudado (como reforço). É uma brincadeira simples, mas que garante boas risadas e resultados maravilhosos deixando o ambiente e os
participantes super descontraídos.
Procedimento: O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta para
um dos participantes. O participante escolhido deverá dizer a fruta falada pelo facilitador e
uma de sua escolha. Aí começa a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da escolhida
pelo facilitador deverá dizer a fruta do facilitador, da pessoa e a sua.
Exemplo: Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e Manga;
Pessoa 3 - Maçã, Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém erre a
seqüência. Para a pessoa que errar pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'.
Obs: 1º Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países, estados, objetos
(praia, casa, sala, etc.); 2º Eu faço essa brincadeira com as minhas turmas do grupo de Reciclagem
da Língua Portuguesa (in company) e garante ótimos resultados. Como castigo à
pessoa que erra, eu faço alguma pergunta sobre o conteúdo já estudado (como revisão), do
conteúdo a ser estudado (como hipótese e suposição, para ver o conhecimento da pessoa
sobre o assunto) e do conteúdo que está sendo estudado (como reforço). É uma brincadeira simples, mas que garante boas risadas e resultados maravilhosos deixando o ambiente e os
participantes super descontraídos.
Dinâmica: " do papel"
Objetivo: Descontração
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para
cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser,
ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após
o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para
cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o
que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do
outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai
começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a
pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela
direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a
mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a
sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!!
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para
cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser,
ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após
o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para
cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o
que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do
outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai
começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a
pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela
direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a
mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a
sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!!
Dinâmica: " das diferenças "
Material: Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo.
O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem
tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto
com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o
desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode
tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus
desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro,
portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados,
porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de
vista do outro.
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo.
O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem
tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto
com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o
desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode
tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus
desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro,
portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados,
porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de
vista do outro.
devocional para sua edificação - O GRANDE OLEIRO
"Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão."
Jeremias 18:6 Leitura: Jeremias 18:1-6
Uma das definições para atitude é o "ângulo de aproximação" que um avião toma quando se prepara para aterrissar. O autor Chris Spicer escreve: "Atitudes estão para a vida como o ângulo de aproximação está para o vôo. Atitude é o modo como escolhemos pensar sobre as coisas; as atitudes irão levar-nos a reagir e a nos comportar de um certo modo." Ele também diz que as atitudes não são inatas nem acidentais. Elas são reações aprendidas e absorvidas; por isso, elas podem ser modificadas.
Quando tinha uns 30 anos de idade, o Senhor começou a convencer-me da forma errada como pensava sobre a vida, os outros e a meu respeito - pensamentos negativos, amargos e de auto-comiseração. Com a ajuda da Palavra de Deus, eu reconheci a minha necessidade de mudança nestas três áreas: as minhas atitudes, ações e reações. Mas eu receei não conseguir mudar. Um dia eu li em Jeremias 18 como o oleiro moldava um pedaço de barro desfigurado (era assim que me sentia) num vaso novo, do agrado do oleiro. O que eu não podia fazer, podia o grande Oleiro! Eu só precisava ser barro cooperante.
Hoje, este vaso está longe de estar terminado. Mas ao colocar-me nas mãos do Oleiro, Ele continua a trabalhar em mim moldando as minhas atitudes e ações. Eu as chamo atitudes cristãs, ações cristãs, e reações cristãs.
O grande Oleiro pode fazer o mesmo por você.
Joanie Yoder
Publicado em: 15/04/2005
Jeremias 18:6 Leitura: Jeremias 18:1-6
Uma das definições para atitude é o "ângulo de aproximação" que um avião toma quando se prepara para aterrissar. O autor Chris Spicer escreve: "Atitudes estão para a vida como o ângulo de aproximação está para o vôo. Atitude é o modo como escolhemos pensar sobre as coisas; as atitudes irão levar-nos a reagir e a nos comportar de um certo modo." Ele também diz que as atitudes não são inatas nem acidentais. Elas são reações aprendidas e absorvidas; por isso, elas podem ser modificadas.
Quando tinha uns 30 anos de idade, o Senhor começou a convencer-me da forma errada como pensava sobre a vida, os outros e a meu respeito - pensamentos negativos, amargos e de auto-comiseração. Com a ajuda da Palavra de Deus, eu reconheci a minha necessidade de mudança nestas três áreas: as minhas atitudes, ações e reações. Mas eu receei não conseguir mudar. Um dia eu li em Jeremias 18 como o oleiro moldava um pedaço de barro desfigurado (era assim que me sentia) num vaso novo, do agrado do oleiro. O que eu não podia fazer, podia o grande Oleiro! Eu só precisava ser barro cooperante.
Hoje, este vaso está longe de estar terminado. Mas ao colocar-me nas mãos do Oleiro, Ele continua a trabalhar em mim moldando as minhas atitudes e ações. Eu as chamo atitudes cristãs, ações cristãs, e reações cristãs.
O grande Oleiro pode fazer o mesmo por você.
Joanie Yoder
Publicado em: 15/04/2005
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
A IMPORTANCIA E VANTAGENS DA EBF
PARA AS CRIANÇAS EM GERAL
As crianças terão um aproveitamento sadio do seu tempo de férias, durante uma semana inteira.
Se considerarmos uma EBF com um tempo diário de duas horas e meia ou três horas, e a compararmos com uma escola dominical que tenha duração de uma hora semanal, podemos afirmar que a EBF, para a criança, valerá por quatro meses de escola dominical.
O ambiente festivo e alegre, com as histórias, as atividades, os cantico e o lanche, marcará de maneira indelével a vida das crianças, ajudando-as no bom relacionamento de umas para com as outras.
PARA AS CRIANÇAS NÃO SALVAS
A EBF lhes proporcionára uma oportunidade para receberem Jesus Cristo como seu Salvador Pessoal.
PARA AS CRIANÇAS SALVAS
A EBF lhes permitirá crescer no conhecimento da palavra de Deus, ajudando-as a serem melhores crentes.
A EBF será uma oportunidade para o envolvimento com a obra missionária, dando-lhes visão e compromisso na tarefa de ir, orar e contribuir.
PARA OS PAIS
Saber que seus filhos estarão, por três horas diárias, num local e numa programação que ajudarão no desenvolvimento de suas personalidades, será de grande significado.
PARA A EQUIPE DA EBF
O treinamento especifico que todos receberão para o trabalho servirá para o crescimento e aperfeiçoamento pessoal dos participantes da equipe.
Quem pode avaliar o que significará estarem diversos irmãos juntos, durante uma semana trabalhando cada um na sua área, mas sabendo que o esforço de todos, em equipe, redundará em vidas salvas e transformadas?
PARA A IGREJA
Uma igreja que vai ao encontro das necessidades das familias que vivem ao seu redor, contará não só com a simpatia dos seus vizinhos como também, atraves das crianças, terá acesso aos seus pais.
a EBF resultará em um bom numero de novos alunos na escola dominical e tambem novos membros.
As crianças terão um aproveitamento sadio do seu tempo de férias, durante uma semana inteira.
Se considerarmos uma EBF com um tempo diário de duas horas e meia ou três horas, e a compararmos com uma escola dominical que tenha duração de uma hora semanal, podemos afirmar que a EBF, para a criança, valerá por quatro meses de escola dominical.
O ambiente festivo e alegre, com as histórias, as atividades, os cantico e o lanche, marcará de maneira indelével a vida das crianças, ajudando-as no bom relacionamento de umas para com as outras.
PARA AS CRIANÇAS NÃO SALVAS
A EBF lhes proporcionára uma oportunidade para receberem Jesus Cristo como seu Salvador Pessoal.
PARA AS CRIANÇAS SALVAS
A EBF lhes permitirá crescer no conhecimento da palavra de Deus, ajudando-as a serem melhores crentes.
A EBF será uma oportunidade para o envolvimento com a obra missionária, dando-lhes visão e compromisso na tarefa de ir, orar e contribuir.
PARA OS PAIS
Saber que seus filhos estarão, por três horas diárias, num local e numa programação que ajudarão no desenvolvimento de suas personalidades, será de grande significado.
PARA A EQUIPE DA EBF
O treinamento especifico que todos receberão para o trabalho servirá para o crescimento e aperfeiçoamento pessoal dos participantes da equipe.
Quem pode avaliar o que significará estarem diversos irmãos juntos, durante uma semana trabalhando cada um na sua área, mas sabendo que o esforço de todos, em equipe, redundará em vidas salvas e transformadas?
PARA A IGREJA
Uma igreja que vai ao encontro das necessidades das familias que vivem ao seu redor, contará não só com a simpatia dos seus vizinhos como também, atraves das crianças, terá acesso aos seus pais.
a EBF resultará em um bom numero de novos alunos na escola dominical e tambem novos membros.
domingo, 13 de fevereiro de 2011
PAPÉIS DO ESPIRITO SANTO (ATIVIDADES)
DESEMBARACE AS PALAVRAS ABAIXO PARA DESCOBRIR O PAPEL DO ESPIRITO SANTO NESTA SITUAÇÕES:
1. VOCÊ NÃO CONSEGUE ENTENDER CERTA PASSAGEM DA BIBLIA. ENTÃO ORA PEDINDO AJUDA ANTES DE LÊ-LA E CONSEGUE COMPREENDER TUDO.
RESMTE RESPOSTA: MESTRE
2. VOCE ESTUDOU PARA A DIFICIL PROVA DE AMANHÃ, MAS MESMO ASSIM ESTÁ NERVOSO E NÃO CONSEGUE DORMIR. VOCÊ ORA PEDINDO A AJUDA E A PAZ DE DEU E CONFIA NELE. LOGO PENA NO SONO.
RODNOSCALO RESPOSTA: CONSOLADOR
3. VOCÊ SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUE DESCOBRIR COMO LIDAR COM UM VALENTÃO DA ESCOLA. SE VOCÊ É LEGAL, ELE LHE BATE. SE É BRIGUENTO, TAMBÉM. VOCÊ ORA E PEDE CONSELHO A DEUS.
NOLESCHIREO RESPOSTA: CONSELHEIRO
4. SEU IRMÃO FAZ ALGO PARA ABORRECÊ-LO. VOCẼ SE VÊ TENTANDO A PAGAR NA MESMA MOEDA, MAS SABE QUE NÃO É ISSO QUE DEUS GOSTARIA, ENTÃO COMEÇA A ORAR. LOGO, A RAIVA PASSA E VOCÊ CONSEGUE FALAR CALMAMENTE COM SEU IRMÃO.
ADJOUARDRO RESPOSTA: AJUDADOR
1. VOCÊ NÃO CONSEGUE ENTENDER CERTA PASSAGEM DA BIBLIA. ENTÃO ORA PEDINDO AJUDA ANTES DE LÊ-LA E CONSEGUE COMPREENDER TUDO.
RESMTE RESPOSTA: MESTRE
2. VOCE ESTUDOU PARA A DIFICIL PROVA DE AMANHÃ, MAS MESMO ASSIM ESTÁ NERVOSO E NÃO CONSEGUE DORMIR. VOCÊ ORA PEDINDO A AJUDA E A PAZ DE DEU E CONFIA NELE. LOGO PENA NO SONO.
RODNOSCALO RESPOSTA: CONSOLADOR
3. VOCÊ SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUE DESCOBRIR COMO LIDAR COM UM VALENTÃO DA ESCOLA. SE VOCÊ É LEGAL, ELE LHE BATE. SE É BRIGUENTO, TAMBÉM. VOCÊ ORA E PEDE CONSELHO A DEUS.
NOLESCHIREO RESPOSTA: CONSELHEIRO
4. SEU IRMÃO FAZ ALGO PARA ABORRECÊ-LO. VOCẼ SE VÊ TENTANDO A PAGAR NA MESMA MOEDA, MAS SABE QUE NÃO É ISSO QUE DEUS GOSTARIA, ENTÃO COMEÇA A ORAR. LOGO, A RAIVA PASSA E VOCÊ CONSEGUE FALAR CALMAMENTE COM SEU IRMÃO.
ADJOUARDRO RESPOSTA: AJUDADOR
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
JESUS O UNICO CAMINHO
TEXTO: JOÃO 14:6
OBJETIVO GERAL: EVANGELISTICO
MATERIAL: UMA CAIXA, UM CADEADO, VARIAS CHAVES (SENDO QUE UMA UNICA E ADEQUADA PARA ABRIR O CADEADO)
OBSERVAÇÃO: TODAS AS CHAVES DEVER ESTAR PRESAS A ETIQUETA ESCRITA NELAS ALGUMA FORMA COMO AS PESSOAS TENTAM CHEGAR A DEUS. EXEMPLO: BOAS OBRAS, RELIGIAO, BOM COMPORTAMENTO, SACRIFICIO, PROMESSAS, ESFORÇOS HUMANOS. ETC. (USE SUA IMAGINAÇÃO E TEOLOGIA), MAS APENAS UMA COM A PALAVRA JESUS. DENTRO DA CAIXA FECHADA COM O CADEADO, DEVERÁ ESTAR UM PAPEL ESCRITO PALAVRA CÉU OU DEUS.
MENSAGEM: EU ACHEI ESTA CAIXA E ESTOU MUITO CURIOSO PARA VER O QUE TEM DENTRO. O QUE PODE ESTAR AQUI? (SACUDA A CAIXA, VIRE DE UMA LADO PARA OUTRO, A FIM DE DESPERTAR A CURIOSIDADE. DEIXE QUE A CONGREGAÇÃO PARTICIPE, TENTANDO ADVININHAR). A UNICA MANEIRA DE SABER É ABRINDO. EU TENHO AQUI VARIAS CHAVES. QUEM GOSTARIA DE TENTAR ABRIR? AH, ESTÁ BEM. VENHA A FRENTE MARIO. PODE TENTAR. VOCÊ NÃO CONSEGUIU, NÃO É MESMO? VAMOS VER O QUE ESTÁ ESCRITO NA SUA CHAVE. AH, "BOAS OBRAS". O QUE SÃO BOAS OBRAS? (COMENTAR SOBRE ISSO) VAMOS VER A PROXIMA. QUEM GOSTARIA DE ME AJUDAR? (TENHA VARIAS CHAVES COMO RELIGIAO, BOM COMPORTAMENTO, OBEDIENCIA, BONDADE...)
DEPOIS DE VARIA TENTATIVAS, VAMOS A ULTIMA CHAVE. ESTÁ BEM, VOCÊ PODE VIR, JULIA. A SUA CHAVE ABRIU A CAIXA SOMENTE A SUA CHAVE! SOMENTE A SUA CHAVE! E DENTRO DA CAIXA TEM O QUE? A PALAVRA CEU E DEUS. POSSO VER O QUE ESTA ESCRITO NA SUA CHAVE? jESUS? JESUS! MUITO BEM. QUAL É A CONCLUSÃO QUE PODEMOS TIRAR DAQUI? ISSO MESMO NINGUEM VAI AO CEU SE NÃO FOR COM JESUS, JESUS É A UNICA CHAVE QUE NÓS DÁ ACESSO AO CEU.
MUITAS PESSOAS ACHAM QUE VAO PARA O CEU SENDO RELIGIOSA, SENDO OBEDIENTES OU ATÉ MESMO FAZENDO BOAS OBRAS. (UTILIZE OS EXEMPLOS DOS TÍTULOS DAS CHAVES QUE VOCÊ CRIOU) ACONTECE QUE NADA DISSO NOS LEVA AO CEU. A BIBLIA É CLARA DIZENDO QUE SÓ JESUS CRISTO SALVA. SÓ JESUS CRISTO PODE NOS LEVAR PARA O CÉU. E VOCE, JA TEM ESSA CHAVE? VAMOS NOS LEMBRAR DO VERSICULO MAIS UMA VEZ?
fonte: manual pratico para o culto infantil
OBJETIVO GERAL: EVANGELISTICO
MATERIAL: UMA CAIXA, UM CADEADO, VARIAS CHAVES (SENDO QUE UMA UNICA E ADEQUADA PARA ABRIR O CADEADO)
OBSERVAÇÃO: TODAS AS CHAVES DEVER ESTAR PRESAS A ETIQUETA ESCRITA NELAS ALGUMA FORMA COMO AS PESSOAS TENTAM CHEGAR A DEUS. EXEMPLO: BOAS OBRAS, RELIGIAO, BOM COMPORTAMENTO, SACRIFICIO, PROMESSAS, ESFORÇOS HUMANOS. ETC. (USE SUA IMAGINAÇÃO E TEOLOGIA), MAS APENAS UMA COM A PALAVRA JESUS. DENTRO DA CAIXA FECHADA COM O CADEADO, DEVERÁ ESTAR UM PAPEL ESCRITO PALAVRA CÉU OU DEUS.
MENSAGEM: EU ACHEI ESTA CAIXA E ESTOU MUITO CURIOSO PARA VER O QUE TEM DENTRO. O QUE PODE ESTAR AQUI? (SACUDA A CAIXA, VIRE DE UMA LADO PARA OUTRO, A FIM DE DESPERTAR A CURIOSIDADE. DEIXE QUE A CONGREGAÇÃO PARTICIPE, TENTANDO ADVININHAR). A UNICA MANEIRA DE SABER É ABRINDO. EU TENHO AQUI VARIAS CHAVES. QUEM GOSTARIA DE TENTAR ABRIR? AH, ESTÁ BEM. VENHA A FRENTE MARIO. PODE TENTAR. VOCÊ NÃO CONSEGUIU, NÃO É MESMO? VAMOS VER O QUE ESTÁ ESCRITO NA SUA CHAVE. AH, "BOAS OBRAS". O QUE SÃO BOAS OBRAS? (COMENTAR SOBRE ISSO) VAMOS VER A PROXIMA. QUEM GOSTARIA DE ME AJUDAR? (TENHA VARIAS CHAVES COMO RELIGIAO, BOM COMPORTAMENTO, OBEDIENCIA, BONDADE...)
DEPOIS DE VARIA TENTATIVAS, VAMOS A ULTIMA CHAVE. ESTÁ BEM, VOCÊ PODE VIR, JULIA. A SUA CHAVE ABRIU A CAIXA SOMENTE A SUA CHAVE! SOMENTE A SUA CHAVE! E DENTRO DA CAIXA TEM O QUE? A PALAVRA CEU E DEUS. POSSO VER O QUE ESTA ESCRITO NA SUA CHAVE? jESUS? JESUS! MUITO BEM. QUAL É A CONCLUSÃO QUE PODEMOS TIRAR DAQUI? ISSO MESMO NINGUEM VAI AO CEU SE NÃO FOR COM JESUS, JESUS É A UNICA CHAVE QUE NÓS DÁ ACESSO AO CEU.
MUITAS PESSOAS ACHAM QUE VAO PARA O CEU SENDO RELIGIOSA, SENDO OBEDIENTES OU ATÉ MESMO FAZENDO BOAS OBRAS. (UTILIZE OS EXEMPLOS DOS TÍTULOS DAS CHAVES QUE VOCÊ CRIOU) ACONTECE QUE NADA DISSO NOS LEVA AO CEU. A BIBLIA É CLARA DIZENDO QUE SÓ JESUS CRISTO SALVA. SÓ JESUS CRISTO PODE NOS LEVAR PARA O CÉU. E VOCE, JA TEM ESSA CHAVE? VAMOS NOS LEMBRAR DO VERSICULO MAIS UMA VEZ?
fonte: manual pratico para o culto infantil
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
OS MUROS DE JERUSALÉM
TEXTO BÁSICO: LEIA NEEMIAS 9:6-38
MOMENTO DE ORAÇÃO: REUNA TODOS OS JUVENIS NUMA SALA AMPLA SEM CADEIRAS, DEPOIS DE CONTRUIDO OS MUROS DE JERUSALEM. CADA UM DEVERÁ OCUPAR UM ESPAÇO, SENTAR-SE NO CHÃO A UMA CERTA DISTANCIA, PARA ESCREVEREM COM PRIVACIDADE.
DÊ UM PEDAÇO DE PAPEL, E PEÇA PARA QUE ELE FAÇAM CONFISSÕES. ESCREVAM O QUE TEM FEITO DE ERRADO E GOSTARIAM DE MUDAR.
COMEÇE O DEVOCIONAL:
PROVIDENCIA 10 TIJOLOS E LINHAS. ORGANIZE OS ALUNOS EM GRUPO PARA CONSTRUIREM UM MUTO EM FORMA REDONDA, ENCAIXANDO OS TIJOLOS CUIDADOSAMENTE.
LEIA A ORAÇÃO NEEMIAS 9:6-38
CONTE A HISTORIA DO RETORNO DO POVO DE ISRAEL SOB O COMANDO DE ESDRAS E NEEMIAS.
FALE DA INFLUENCIA EXERCIDA POR NEEMIAS DIANTE DO REI.
FALE DA OPOSIÇÃO ENFRENTADA POR NEEMIAS DURANTE A CONSTRUÇÃO.
FALE SOBRE A IMPORTANCIA DE CONFESSARMOS NOSSO PECADOS.
PONHA TODOS OS ALUNOS DE JOELHO(COMO FAZEM OS JUDEUS) DIANTE DO MURO. PONHA UMA MUSICA BEM SUAVE AO FUNDO. LEIA ALGUM SALMO DE CONFISSÃO . EXEMPLO: SALMO 51
MOMENTOS DE REFLEXÃO:
DEIXE-OS CONTAR SUAS EXPERIENCIAS.
FALE SOBRE A IMPORTANCIA DA CONFISSÃO
TOME PEDIDOS DE ORAÇÃO E CONFISSÃO
SE POSSIVEL FAÇA FUNCIONAR UMA CHURRASQUEIRA PERTO DO MURO E QUEIME OS PAPEIS COM AS CONFISSÕES.
CONCLUSÃO
O POVO DE ISRAEL PECOU. NÃO ATENTARAM PARA AS ADMOESTAÇÕES DO SENHOR, ENVIADAS ATRAVES DE SEUS SERVOS OS PROFETAS. O CASTIGO VEIO, O CATIVEIRO TORNOU-SE UMA REALIDADE E AGORA ESTAMOS NO PERIODO DO RETORNO.
EIS A GRANDE LIÇAO DE ESDRAS E NEEMIAS. ASSIM QUE APRONTARAM OS MUROS, ORGANIZARAM UM GRANDE DEVOCIONAL DE RECONSAGRAÇÃO E DE CONFISSÃO DEOS SEUS PECADOS.
UMA NOVA ALIANÇA, OU MELHOR , A VELHA ALIANÇA FOI RELEMBRADA E O POVO FEZ UM FIRME PROPÓSITO DE SEREM FIÉIS AO SENHOR
MOMENTO DE ORAÇÃO: REUNA TODOS OS JUVENIS NUMA SALA AMPLA SEM CADEIRAS, DEPOIS DE CONTRUIDO OS MUROS DE JERUSALEM. CADA UM DEVERÁ OCUPAR UM ESPAÇO, SENTAR-SE NO CHÃO A UMA CERTA DISTANCIA, PARA ESCREVEREM COM PRIVACIDADE.
DÊ UM PEDAÇO DE PAPEL, E PEÇA PARA QUE ELE FAÇAM CONFISSÕES. ESCREVAM O QUE TEM FEITO DE ERRADO E GOSTARIAM DE MUDAR.
COMEÇE O DEVOCIONAL:
PROVIDENCIA 10 TIJOLOS E LINHAS. ORGANIZE OS ALUNOS EM GRUPO PARA CONSTRUIREM UM MUTO EM FORMA REDONDA, ENCAIXANDO OS TIJOLOS CUIDADOSAMENTE.
LEIA A ORAÇÃO NEEMIAS 9:6-38
CONTE A HISTORIA DO RETORNO DO POVO DE ISRAEL SOB O COMANDO DE ESDRAS E NEEMIAS.
FALE DA INFLUENCIA EXERCIDA POR NEEMIAS DIANTE DO REI.
FALE DA OPOSIÇÃO ENFRENTADA POR NEEMIAS DURANTE A CONSTRUÇÃO.
FALE SOBRE A IMPORTANCIA DE CONFESSARMOS NOSSO PECADOS.
PONHA TODOS OS ALUNOS DE JOELHO(COMO FAZEM OS JUDEUS) DIANTE DO MURO. PONHA UMA MUSICA BEM SUAVE AO FUNDO. LEIA ALGUM SALMO DE CONFISSÃO . EXEMPLO: SALMO 51
MOMENTOS DE REFLEXÃO:
DEIXE-OS CONTAR SUAS EXPERIENCIAS.
FALE SOBRE A IMPORTANCIA DA CONFISSÃO
TOME PEDIDOS DE ORAÇÃO E CONFISSÃO
SE POSSIVEL FAÇA FUNCIONAR UMA CHURRASQUEIRA PERTO DO MURO E QUEIME OS PAPEIS COM AS CONFISSÕES.
CONCLUSÃO
O POVO DE ISRAEL PECOU. NÃO ATENTARAM PARA AS ADMOESTAÇÕES DO SENHOR, ENVIADAS ATRAVES DE SEUS SERVOS OS PROFETAS. O CASTIGO VEIO, O CATIVEIRO TORNOU-SE UMA REALIDADE E AGORA ESTAMOS NO PERIODO DO RETORNO.
EIS A GRANDE LIÇAO DE ESDRAS E NEEMIAS. ASSIM QUE APRONTARAM OS MUROS, ORGANIZARAM UM GRANDE DEVOCIONAL DE RECONSAGRAÇÃO E DE CONFISSÃO DEOS SEUS PECADOS.
UMA NOVA ALIANÇA, OU MELHOR , A VELHA ALIANÇA FOI RELEMBRADA E O POVO FEZ UM FIRME PROPÓSITO DE SEREM FIÉIS AO SENHOR
AS BEM AVENTURANÇAS
TEXTO BÁSICO: LEIA MATEUS 5:3-12
MOMENTO DA ORAÇÃO: DIVIDA OS ALUNOS EM DUPLAS E PEÇA PARA CADA UM FALAR PARA SEU COMPANHEIRO QUE DEFEITOS DE SEU CARATER GOSTARIAM DE VENCER: EGOISMO, INVEJA, ORGULHO, MENTIRA, ETC.
COMECE O DEVOCIONAL:
- POBRE DE ESPIRITO = PESSOAS NÃO ORGULHOSAS. QUE SE SENTEM NADA DIANTE DE DEUS E QUEREM RIQUEZAS DO ALTO.
- OS QUE CHORAM = PESSOAS QUE CHORAM POR SEUS PECADOS, QUE SE ARREPENDEM.
- OS MANSOS = CONTROLE PROPRIO. TER CALMA EM MEIO A TEMPESTADE.
- TER FOME E SEDE DE JUSTIÇA = JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ. RECEBER O PERDÃO DE DEUS.
- MISERICORDIOSO = QUE TEM COMPLACẼNCIA E DÓ. SÃO LONGÂNIMOS EM TARDIO EM PUNIR.
- PUROS DE CORAÇÃO = DEUS JULGA AS INTENÇÕES E OS MOTIVOS DO CORAÇÃO.
- PACIFICADORES = ESTES ODEIAM AS INTRIGAS E AMAM A PAZ.
- PERSEGUIDOS = OS FILHOS DE DEUS SOFREM PERSEGUIÇÕES.
MOMENTOS DE REFLEXÕES:
PEÇA PARA OS PACIFICADORES SENTAREM JUNTOS.
DEPOIS OS QUE SE ACHAM MISERICORDIOSOS
DEPOIS UM OUTRO GRUPO DE MANSOS
DEPOIS UM OUTRO GRUPO DE PERSEGUIDOS
PEÇA PARA OS PACIFICADORES FALAREM COM OS MANSOS
PARA OS PERSEGUIDOS FALAREM COM OS MISERICORDIOSOS.
A SEGUIR, DEIXE QUE CADA UM FALE SOBRE O QUE GOSTARIA DE ADQUIRIR: MANSIDÃO, DOMINIO PROPRIO, ETC.
CONCLUSÃO: FAÇA UMA LIGAÇÃO COM O FRUTO DO ESPIRITO, NARRADO EM GALATAS 5.
(TERMINE COM UMA ORAÇÃO)
MOMENTO DA ORAÇÃO: DIVIDA OS ALUNOS EM DUPLAS E PEÇA PARA CADA UM FALAR PARA SEU COMPANHEIRO QUE DEFEITOS DE SEU CARATER GOSTARIAM DE VENCER: EGOISMO, INVEJA, ORGULHO, MENTIRA, ETC.
COMECE O DEVOCIONAL:
- POBRE DE ESPIRITO = PESSOAS NÃO ORGULHOSAS. QUE SE SENTEM NADA DIANTE DE DEUS E QUEREM RIQUEZAS DO ALTO.
- OS QUE CHORAM = PESSOAS QUE CHORAM POR SEUS PECADOS, QUE SE ARREPENDEM.
- OS MANSOS = CONTROLE PROPRIO. TER CALMA EM MEIO A TEMPESTADE.
- TER FOME E SEDE DE JUSTIÇA = JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ. RECEBER O PERDÃO DE DEUS.
- MISERICORDIOSO = QUE TEM COMPLACẼNCIA E DÓ. SÃO LONGÂNIMOS EM TARDIO EM PUNIR.
- PUROS DE CORAÇÃO = DEUS JULGA AS INTENÇÕES E OS MOTIVOS DO CORAÇÃO.
- PACIFICADORES = ESTES ODEIAM AS INTRIGAS E AMAM A PAZ.
- PERSEGUIDOS = OS FILHOS DE DEUS SOFREM PERSEGUIÇÕES.
MOMENTOS DE REFLEXÕES:
PEÇA PARA OS PACIFICADORES SENTAREM JUNTOS.
DEPOIS OS QUE SE ACHAM MISERICORDIOSOS
DEPOIS UM OUTRO GRUPO DE MANSOS
DEPOIS UM OUTRO GRUPO DE PERSEGUIDOS
PEÇA PARA OS PACIFICADORES FALAREM COM OS MANSOS
PARA OS PERSEGUIDOS FALAREM COM OS MISERICORDIOSOS.
A SEGUIR, DEIXE QUE CADA UM FALE SOBRE O QUE GOSTARIA DE ADQUIRIR: MANSIDÃO, DOMINIO PROPRIO, ETC.
CONCLUSÃO: FAÇA UMA LIGAÇÃO COM O FRUTO DO ESPIRITO, NARRADO EM GALATAS 5.
(TERMINE COM UMA ORAÇÃO)
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