versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CARTÕES DIA DOS PAIS




OUÇA A VOZ DO CRIADOR

TEXTO BIBLICO: I REIS 19:8-12

OBJETIVO: APRENDE A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DO SILÊNCIO E NOTAR COMO DEUS FALA.

PREPARO: VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA TV, UM CD PLAYER, UM GRAVADOR, UM RÁDIO.

PROGRAMA:

LIGUE TODOS OS 4 APARELHOS JUNTOS, EM ALTO VOLUME.
DE FORMA BEM CALMA E EM BAIXA VOZ, COMECE A EXPLICAR AOS JUVENIS O QUE VOCÊ DESEJA NA AULA DE HOJE. LEIA I REIS 19:8-12. OBVIAMENTE, A MAIORIA DOS JUVENIS NÃO CONSEGUIRÃO ENTENDER NADA.

DEPOIS DE ALGUM TEMPO, DESLIGUE TODOS OS APARELHOS E DÊ A SUA MENSAGEM EM CALMA VOZ:

PARA DEBATER:

QUÃO DIFICIL FOI PARA VOCÊS OUVIREM MINHA MENSAGEM NA PRIMEIRA VEZ?
È DIFICIL OUVIR A VOZ DE DEUS EM MEIO A CONFUSÃO?
PARA ESTUDAR A BIBLIA E TIRAR PROVEITO, NÃO DEVO ESCOLHER MUITO BEM O HORÁRIO E O AMBIENTE DE ESTUDO?
O QUE SIGNIFICA "EXERCITAR UMA DISCIPLINA DE SILENCIO" PARA OUVIRMO A VOZ DE DEUS
DIVIDA OS ALUNOS EM GRUPOS DE 6. PONHA CADA GRUPO EM UM CANTO DA SALA. ORDENE QUE EM ABSOLUTO SILÊNCIO, CADA PESSOA LEIA UM TESTO BIBLICO E MEDITE SOBRE ELE . AO FINAL,OUÇA AS EXPERIENCIA DE CADA UM GRUPO.

cartões dia das mães






cartões (diversos)

























quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PROJETOS SOCIAIS

PROJETO TERCEIRA IDADE
UMA VEZ POR MÊS VISITAR TODOS OS IDOSOS DO BAIRRO, CANTANDO COM VIOLÃO, LEVANDO DOCINHOS E LITERATURA CRISTÃ.

PROJETO CANECA QUENTE
EM NOITE DE INVERNO, SAIR PELAS RUAS DISTRIBUINDO UMA CANECA DE CHOCOLATE QUENTE A MENDIGOS E CRIANÇAS CARENTES.

PROJETO NATAL FELIZ
NA EPOCA DE NATAL, DISTRIBUIR EM CRECHES E ORFANATOS BRINQUEDOS USADOS RECUPERADOS.

PROJETO CRIANÇA FELIZ
UMA VEZ POR TRIMESTRE VISITAR ORFANATOS E CONTAR HISTORIAS BIBLICAS PARA CRIANÇAS


PROJETO ESCRIBAS MODERNOS
DIVIDIR O GRUPO DE JUVENIS EM 10 EQUIPES. CADA EQUIPE COPIARÁ A BIBLIA A MAO. ENCADERNAR E APRESENTAR A IGREJA NO DIA DA BIBLIA.

PROJETO TEATRO BIBLICO
ENCENAR EM PRAÇA PUBILCA PEÇAS BIBLICA. DISTRIBUIR FOLHETOS APOS O EVENTO.

PROJETO AUXILIADORES.
AJUDAR ALGUM VIZINHO QUE ESTEJA MUDANDO-SE NO BAIRRO OU DA CIDADE.

PROJETO BARRA LIMPA
LAVAR TODOS OS CARROS DOS IRMÃOS DA IGREJA NUM DETERMINADO DOMINGO DE VERÃO

PROJETO OFERENDA
FAZER CAMPANHAS FINANCEIRAS, RECOLHENDO OFERTAS PARA CAUSAS E PESSOAS ESPECIFICAS(NECESSITADAS)

FUNDANDO UMA ESCOLA RADIO-POSTAL

ESCOLA RÁDIO-POSTAL É UMA ESCOLA VOLTADA A FORNECER ESTUDOS DA BÍBLIA AOS NÃO CRENTES. CADA ASSOCIADO PARTICIPANTE DEVERÁ POR UMA PLACA EM SUA CASA: "DÁ-SE ESTUDOS BIBLICOS GRATIS. INFORMAÇÕES AQUI"

OUTRAS TECNICAS DE SE CONSEGUIR ALUNOS É FAZER UMA PESQUISA DE CAMPO. OS PESQUISADORES SAEM ÀS RUAS DE CASA EM CASA PERGUNTANDO, A PRINCIPIO , COISAS DO DIA A DIA E PARTINDO PARA UM "FECHAMENTO". EXEMPLO DE UMA PESQUISA MISSIONÁRIA:

1) VOCÊ CRE QUE A ATUAL CRISE FINANCEIRA ESTARÁ TERMINADA EM BREVE OU NUNCA ACABARÁ?
2) POR QUE O MUNDO, CADA VEZ MAIS CAMINHA PARA MAIORES INDICES DE VIOLENCIA?
3) VOCÊ É A FAVOR DA PENA DE MORTE?
4) VOCÊ CRE QUE EXISTE VIDA APÓS A MORTE?
5) VOCÊ CRÊ QUE EXISTE UM CEU E UM INFERNO?
6) O QUE VOCÊ PENSA DA BIBLIA? VOCÊ POSSUI UMA?
7) VOCÊ CRE NO FIM DO MUNDO?
8) SE VOCÊ TIVESSE A OPORTUNIDADE DE FAZER UM CURSO BIBLICO EM CASA POR CORRESPONDENCIA, INTEIRAMENTE GRATIS, VOCÊ ACEITARIA?

TEMAS DE ESTUDOS BIBLICOS

A BIBLIA - COMO ESTUDÁ-LA E ENTENDÊ-LA

O PECADO - SUA ORIGEM , RESULTADOS E REMEDIO

CAMINHO A CRISTO - QUEM É ELE, SUA MISSÃO , SEU AMOR

ACONTECIMENTOS VINDOUROS - VOLTA DE JESUS, SINAIS E PRODIGIOS

PROFECIAS - APOCALIPSE E DANIEL

VIDA CRISTÃO - NOVOS HABITOS E NOVOS COSTUMES

CRESCIMENTO NA GRAÇA - A VIDA CRISTÃ COM SEUS PROBLEMAS E VITÓRIAS

O PODER DA ORAÇÃO

DECISÃO E BATISMO

TESTEMUNHO E SERVIÇOS CRISTÃOS

FESTAS ESPECIAIS

FESTA DA AMIZADE: UMA FESTA OFERECIDA PELAS MOÇAS AOS RAPAZES (E VICE-VERSA). PALESTRANTE, FALARÃO SOBRE O TEMA AMOR, AMIGOS, AMIZADE. UM JANTAR ESPECIAL CULMINARÁ A PROGRAMAÇÃO. ENRIQUEÇA COM BRINCADEIRAS DE AMIGO SECRETO. ETC.

SHOW DE TALENTOS - PARA ESTIMULAR NOVOS TALENTOS. UM CONCURSO PARA CANTORES, PINTORES, CARTAZISTAS, POETAS, REDATORES, COMPOSITORES, ETC.


GINCANA JOVEM - COM VARIAS MODALIDADES DE APELO SOCIAL. ARRECADAR ALIMENTOS, CONSTRUIR UMA CASA PARA UMA PESSOA POBRE, ETC

FESTA DAS NAÇÕES - DIVIDA O GRUPO EM SUB-GRUPOS. CADA SUB-GRUPO FICA RESPONSÁVEL POR REPRESENTAR UM PAIS. ORGANIZE UMA PEQUENA FEIRA COM COMIDAS TIPICAS, APRESENTAÇÕES FOLCLORICAS DE CADA PAIS, ETC.

FESTA DA BIBLIA - UMA PROGRAMA ESPECIAL PARA O DIA DA BIBLIA. MUSCIAS, PALESTRA, CURIOSIDADES, CONCURSOS SOBRE A BIBLIA. CONVOQUE TODOS OS GREMISTAS PARA PARTICIPAREM DA CONFECÇÃO DE UMA BIBLIA MANUSCRITA. DIVIDA CADA LOTE DE LIVROS DA BIBLIA PARA UM GRUPO COPIÁ-LOS A MÃO. DEPOIS FAÇA UMA ENCADERNAÇÃO BONITA E APRESENTE A SUA IGREJA A NOVA RELIQUIA. UMA BIBLIA TOTALMENTE ESCRITA A MÃO.

SEMANA DA ARTE - ORGANIZE EXPOSIÇÃO DE QUADROS , ARTES PLASTICAS, ESCULTURAS , CONCERTOS MUSICAIS, FOTOGRAFIAS, ETC.

PULPITO JOVEM - UMA GRANDE FESTA ESPECIAL. CADA IRMÃO CONVIDARÁ SEUS AMIGOS DO COLEGIO E UNIVERSIDADE. UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL APRESENTADA SOMENTE PELOS ADOLESCENTES E JOVENS.

DIA DO PASTOR - UMA OPORTUNIDADE PARA OS JOVENS HOMENAGEAREM AOS PASTORES DA IGREJA. PODE-SE FAZER UM PROGRAMA BEM ESPIRITUAL LIGADO AO TEMA DO BOM PASTOR-JESUS

FESTA DOS COFRINHOS - TODOS OS MEMBROS DA IGREJA SÃO CONVOCADOS A TRAZEREM COFRINHOS NESTE DIA. UM CONCURSO DO COFRINHO MAIS BONITO, MAIS EXOTICO SERA LEVADO A CABO. O CLIMAX DO PROGRAMA É A CONSAGRAÇÃO DOS COFRINHOS COMO INSTRUMENTOS PARA ARRECADAR FUNDOS PARA AS MISSÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS.


DIAS ESPECIAIS QUE NÃO DEVEM SER ESQUECIDOS

DIAS DAS MÃES
DIAS DOS PAIS
DIAS DAS CRIANÇAS
DIA DO TRABALHO(FAÇA UM PROGRAMA ESPECIAL SOBRE PROFISSÕES)
DIA DA MOCIDADE
DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS
NATAL

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LIDANDO COM PRE-ADOLESCENTES DIFÍCEIS

UM DOS MAIORES DESAFIOS PARA OS PROFESSORES DOS PRE-ADOLESCENTES(JUNIORES) É LIDAR COM CRIANÇAS QUE NÃO SÃO MAIS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE AINDA NÃO O SÃO. ALGUNS, DEPENDENDO DE SUAS HISTÓRIAS PESSOAIS, TENTARÁ ATRAPALHAR O TRABALHO DO PROFESSOR, DE FORMA INTENCIONAL OU NÃO. TALVES, APENAS PARA ANGARIAR UM POUCO DE ATENÇÃO.

ATRASILDO
CARACTERISTICAS: SEMPRE CHEGA ATRASADO ÀS REUNIÕES. MUITAS VEZES CHAMA A ATENÇÃO DOS DEMAIS, QUEBRANDO O ESPIRITO DE CONCETRAÇÃO E REVERENCIA DA CLASSE.

O QUE FAZER:
ARRANJE AS CADEIRAS DA SALA DE TAL FORMA QUE MINIMIZE AS DISTRAÇÕES. SEMPRE QUE POSSIVEL, TENHA A ENTRADA DA SALA PELA PARTE DE TRAS, NUNCA PELA FRENTE.

COMECE PONTUALMENTE AS REUNIÕES E AS CLASSES. PROFESSOR OU LIDER QUE SEMPRE DÁ ALGUNS MINUTINHOS DE TOLERÂNCIA ESTÁ DIPLOMANDO O ATRASILDO E DESREPEITANDO OS PONTUAIS.

SEMPRE PARABENIZE E ELOGIE OS PONTUAIS

FIXE REGRAS RIGIDAS SOBRE OS HORÁRIOS DAS REUNIÕES E PROGRAMAS.

FAÇA CARTÕES COM INSCRIÇÕES : SOU PONTUAL, SOU FELIZ E PRENDA NA ROUPA DOS PONTUAIS. QUE PENA! CHEGUEI ATRASADO E PRENDA NA ROUPA DOS ATRASADOS. UTILIZE ESTAS INSCRIÇOES EM FORMA DE CRACHÁ.

APRESENTE LOGO NO INICIO DE CADA REUNIÃO OS PONTOS MAIS INTERESSANTES DO PROGRAMA.

FAÇA SORTEIOS E SO DE NUMEROS PARA OS PONTUAIS.

USE CURIOSIDADES. TODOS OS JUVENIS GOSTAM DE CURIOSIDADES. APRESENTE ALGO CURIOSO NO INICIO DO PROGRAMA.

OFEREÇA UM INCENTIVO(BRINDES) PARA TODOS OS PONTUAIS DO TRIMESTRE.

FAÇA UM PLACAR VISUAL, COM AS PONTUAÇÕES DE TODOS OS PONTUAIS X ATRASADOS.

NÃO FAÇA COMENTÁRIOS MALICIOSOS. MUITOS TEM MOTIVOS PARA ESTAREM CHEGANDO ATRASADOS.

NUNCA INTERROMPA SUAS AULAS OU PROGRAMAÇÕES POR CAUSA DE UM ATRASILDO.

FECHE A PORTA APÓS 5 MINUTOS DE TOLERÂNCIA.

FALE E ORE COM O ATRASILDO EM PARTICULAR.


O PREOCUPADO

CARACTERISTICAS: O PREOCUPADO USA CALCULADORA EM PLENA AULA, ESCREVE CARTAS E BILHETES, PREENCHE A LIÇÃO, SE OLHA NO ESPELHO PORTÁTIL A CADA MEIA HORA. SEU COMPORTAMENTO QUASE SEMPRE ATRAPALHA O GRUPO INTEIRO.

O QUE FAZER:
MANTENHA OS ALUNOS COM UM BOM ESPAÇO ENTRE SI.
PROVIDENCIE UM LUGAR ONDE TODOS DEIXARÃO SEUS APETRECHOS.
MANTENHA O PREOCUPADO SEMPRE OCUPADO COM ALGUMA TAREFA.
UTILIZE MAIS DISCUSSOES COM PEQUENOS GRUPOS(DINAMICAS)
EVITA AULA EXPOSITIVAS(ONDE SOMENTE O PROFESSOR FALA E TODOS OUVEM)
DÊ MODELOS DE PROJETOS PARA OS ALUNOS DESENVOLVEREM, RACIOCINANDO.
DE VEZ EM QUANDO FALE: ALGUEM AI TEM ALGUMA PERGUNTA A FAZER?
FAÇA MUITAS PERGUNTAS AOS ALUNOS. TODOS TERÃO QUE FICAR ATENTOS, POIS PODERÃO SER SOLICITADOS A QUALQUER MOMENTO.
USE TECNICAS DE COMPETIÇÕES LEVES ENTRE OS GRUPOS PREVIAMENTE FORMADOS.
UTILIZE TECNICAS DE DINAMICAS DE GRUPO.


O PRISIONEIRO
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE ALUNO NÃO CONSEGUE FICAR QUIETO NO LUGAR. SE SENTE PRESO DENTRO DA SALA E DESEJA SAIR A TODO O INSTANTE. AS VEZES SOLICITANDO IR AO BANHEIRO, OUTRAS VEZES DESEJANDO BEBER AGUA.

O QUE FAZER:
CRIE REGRAS CLARAS DE DISCIPLINA.
PEÇA PARA TODOS ESCREVEREM 7 RAZÕES PELAS QUAIS ELE NÃO DEVERIAM ESTAR ALI
FIXE-AS NO QUADRO E DIGA QUE SE ESTÃO ALI, É PORQUE A PRESENÇA DE TODOS É MAIS IMPORTANTE QUE ESTAS 7 RAZOES.
FORME GRUPOS MISTOS. PONHA O PRISIONEIRO JUNTO COM OS ALUNOS MAIS INTERESSADOS.
ESCREVA NO QUADRO AS 10 VANTANGENS DE PARTICIPAR DESTE PROGRAMA OU DESTA AULA. O PRISIONEIRO FICARÁ SABENDO QUE PERDERÁ MUITO SE SAIR DA SALA.
PROCURE TER ESTE TIPO DE ALUNO BEM PERTO DE VOCÊ. DIRIJA O OLHAR E AS PALAVRAS MAIS VEZES A ESTE ALUNO QUE AOS DEMAIS.
PEÇA FAVORES AO PRISIONEIRO. A MELHOR MANEIRA DE VOCÊ FAZER UM AMIGO É PEDINDO FAVORES A ELE. ELE SE SENTIRÁ IMPORTANTE E NÃO DESEJARÁ SAIR DA SALA.
INICIE UMA DISCUSSÃO INESPERADA SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, E DÊ OPORTUNIDADE AO PRISIONEIRO FALAR BASTANTE.
PERMITA QUE ELE SAIA. NUNCA SE ESQUEÇA QUE VOCÊ TAMBEM TEM ESTA OPÇÃO. AO SABER QUE EXISTE ESTA POSSIBILIDADE, O PRISIONEIRO JA SE SENTIRÁ MAIS TRANQUILO.


O INCREDULO
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE JUVENIL DUVIDA DE TUDO. ACHA QUE NADA FUNCIONA E QUE AS EXPERIENCIAS NÃO CONDIZEM COM AS TEORIAS APRESENTADAS.

O QUE FAZER:
INTENSIFIQUE O USO DE EXEMPLOS PRATICOS.
APRESENTE TESTEMUNHOS
DEIXE O INCREDULO APRESENTAR TODAS AS SUAS DUVIDAS E TENTE RESPONDER A TODOS COM TOTAL SEGURANÇA.
DIGA: VOCE PODE ACHAR QUE ISTO NÃO FUNCIONA PARA VOCE. MAS JA ESTA FUNCIONANDO PARA MIM E PARA OUTROS COLEGAS SEUS.
FAÇA DISCUSSÕES PRIVATIVAS COM O INCREDULO. FAÇA-O SENTIR OS RESULTADOS.
FALE SOBRE O VALOR DA FÉ NA VIDA DO CRISTÃO.

O DOMINADOR
CARACTERISTICAS: ESTE TIPO DE ALUNO INTERROMPE AS AULAS COM MUITA FREQUENCIA. SÃO OS DONO DA VERDADE. ADORAM CONTAR EXPERIENCIAS E HISTORIAS PROPRIAS. FAZER MUITAS PERGUNTAS. AS VEZES PARECEM QUEREM TESTAR PROFESSORES E LIDERES.

O QUE FAZER:
TRABALHE COM PEQUENOS GRUPOS
FAÇA RODIZIOS DE LIDERES
USE INCENTIVOS.
USE A TECNICA DA PROXIMIDADE FISICA. GERALMENTE O DOMINADOR SE CALA QUANDO O PROFESSOR ESTÁ PROXIMO A ELE.
ESTABELEÇA REGRAS CLARAS DE PARTICIPAÇÃO
ESTABELEÇA QUESTIONÁRIOS PARA TODOS OS MEMBROS DO GRUPO.
FAÇA RODIZIO DE COMPONENTES DOS GRUPOS.
DISTRIBUA TRES SENHAS DE PERGUNTAS E TRES DE RESPOSTAS. O DOMINADOR PENSARÁ DUAS VEZES ANTES DE QUEIMAR (GASTAR) SUAS SENHAS.
USE UMA BOLA PARA INDICAR QUEM VAI FALAR. ROLE A BOLA. ONDE ELE, SERÁ A VEZ DO FELIZARDO PARTICIPAR.
DÊ OCUPAÇÃO AO DOMINADOR. APAGAR O QUADRO, DISTRIBUIR PAPEIS. QUANTO MAIS OCUPADO ESTIVER, MENOS TRABALHO DARÁ.
FAÇA PERGUNTAS DIRETAS A OUTRO PARTICIPANTE.
USE O CORPO PARA ISOLAR, BLOQUEAR O DOMINADOR DO RESTO DO GRUPO.
FIQUE ATENTO AS PAUSAS DO DOMINADOR. ASSIM QUE ELE FIZER UMA PAUSA PARA RESPIRAR, INTERROMPA-O, SE DIRIGINDO A OUTRO PARTICIPANTE.
DISPARE UMA QUESTÃO BEM DIFICIL PARA O DOMINADOR E ELE FICARÁ MAIS QUIETO.

O INTROVERTIDO

CARACTERISTICAS: MUITO POUCO ENERGIA EMANA DO INTROVERTIDO. TUDO FICA GELADO COM PARTICIPAÇÃO DELE. ELE É ENVERGONHADO, TIMIDO E CALADÃO. ESTE TIPO DE ALUNO PODE EXERCER UMA INFLUENCIA MUITO GRANDE NO GRUPO, E O PROFESSOR OU LIDER PODERÁ DEIXAR PASSAR DESPERCEDEBIDO.

O QUE FAZER:
USE PROJETOS DE PEQUENOS GRUPOS
UTILIZE QUESTIONÁRIOS PARA SEREM RESPONDIDOS POR TODOS
FAÇA UM RODIZIO DE LIDERANÇA ENTRE OS PEQUENOS GRUPOS.
SOLICITE RESPOSTAS POR ESCRITOS AS QUESTOES APRESENTADAS EM SUAS AULAS E PROGRAMAS.
NUMA FOLHA, ESCREVA FRASES INACABADAS PARA SEREM RESPONDIDAS. ASSIM VOCÊ FORÇARÁ OS INTROVERTIDOS A PENSAREM E CONTRIBUIREM DE ALGUMA FORMA.
USE UM POUCO DE HUMOR NAS SUAS AULAS E APRESENTAÇÕES
VALORIZE O VOLUNTARIO. AQUELE QUE SE OFERECE PARA PARTICIPAR.
APLIQUE PEQUENOS INCENTIVOS A PARTICIPAÇÃO
PERMITA QUE OS ALUNOS INTROVERTIDOS PARTICIPEM DENTRO DE SEU TERRITORIO DE CONFORTO. NÃO OS OBRIGUEM A IR A FRENTE DA CLASSE PARA FALAR, FICAR EM PÉ, ETC.
CASE PARES DE INTROVERTIDOS COM EXTROVERTIDOS PARA AS ATIVIDADES EM GRUPO.
DÊ AS QUESTOES COM ANTECEDENCIA AOS INTROVERTIDOS PARA QUE ELE TENHAM MAIS TEMPO DE PREPAREM SUAS PARTICIPAÇÕES.

ESPADACHIM

PREPARO: CONSIGA MUITAS FOLHAS DE JORNAL E FITA CREPE

COMO FAZER: DIVIDA OS SEUS ALUNOS EM DUPLAS. CADA UM DEVERÁ FAZER UMA ESPADA DE FOLHAS DE JORNAL E UM CHAPEU TAMBEM DE FOLHA DE JORNAL. NA ESPADA ESCREVERÁ pALAVRA DE DEUS. NO CHAPEU ESCREVERÁ DUVIDAS . TODOS LUTADORES DEVERÃO ESTAR COM SUAS BOCAS AMORDAÇADAS.

VITAMINA: FORME DUAS FILAS DE TAL FORMA QUE OS ALUNOS FIQUEM TODOS DE FRENTE PARA OS OUTROS. TODOS DEVEM ESTAR A POSTOS COM SUAS ESPADAS E CHAPEUS. AO SINAL, COMEÇA A GUERRA ESPIRITUAL. LEMBRE-SE A UNICA ARMADURA DE ATAQUE É A ESPADA DO ESPIRITO. ESTA LUTA NÃO É CONTRA A CARNE OU CONTRA O SANGUE, MAS ACONTECE NAS REGIÕES CELESTES. APENAS O BARULHO DAS ESPADAS CONTRAS OS CHAPEUS DEVEM SER OUVIDOS.

NARRADOR: ENQUANDO A LUTA É TRAVADA, O NARRADOR VAI RECITANDO NO MICROFONE COM VOZ SOLENE: EFESIOS 6:10-18

DETALHE DESTE JOGO: CADA ALUNO LUTARÁ CONTRA QUALQUER UM QUE LHE TENTE DERRUBAR SEU CHAPÉU. COM A MÃO O SOLDADO DE CRISTO SEGURA SEU CHAPEU DE DUVIDAS E COM A OUTRA MÃO A ESPADA DO ESPIRITO. QUEM CHEGAR AO FINAL COM SUA ESPADA INTEIRA SERÁ O VENCEDOR.

APLICAÇÃO:

FAZER OS ALUNOS OBSERVAREM QUE AS ARMAS DE EFESIO 6, SÃO TODAS DE DEFESA. APNAS UMA DE ATAQUE: ESPADA - A PALAVRA DE DEUS.

HÁ UMA SEQUENCIA LOGICA NA IDUMENTARIO DO CRISTÃO : VERDADE/JUSTIÇA/PAZ/FE/SALVAÇÃO

OS DARDOS DO INIMIGO QUEIMAM. SÃO INFLAMADOS SOB FORMA DE TENTAÇÕES E PROVAÇÕES.

DEUS APRECIA TESTEMUNHAS, NÃO ADVOGADOS. NÃO PRECISAMOS DEFENDER A DEUS, MAS TESTEMUNHAR DELE.

CASCA GROSSA

PREPARO: PROVIDENCIE LARANJAS DE CASCA GROSSA PARA SEUS ALUNOS. FACAS E GUARDANAPOS TAMBÉM SERÃO NECESSÁRIOS.

COMO FAZER: TODOS OS PARTICIPANTES DEVERÃO ESTAR AMORDAÇADOS. DIVIDA OS ALUNOS EM GRUPO DE 6 COMPONENTES. O PROFESSOR LERÁ REVERENTEMENTE A ORAÇÃO DO PAI NOSSO (MATEUS 6) PARA CADA GRUPO. SE A CASCA SE PARTIR, ELE PÁRA E RECOMEÇA. AQUELE GURPO QUE TIVER MAIS ALUNOS QUE CONSIGA OUVIR TODA A ORAÇÃO DO SENHOR, SEM DEIXAR PARTIR SUA CASCA DE LARANJA SERÁ O VENCEDOR.

VITAMINA: PERGUNTAR AOS GRUPOS DE ALUNOS.

1. QUANTAS TENTATIVAS VOCÊ PRECISOU FAZER PARA ALCANÇAR O FINAL DA ORAÇÃO?
2. E VOCÊ QUE NÃO CONSEGUIU CHEGAR AO FIM, QUE PARTE DA ORAÇÃO VOCÊ MAS TEVE QUE REPETIR?
3. QUE SIGNIFICA "PERDOA NOSSAS DIVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS NOSSOS DEVEDORES" TEM QUE HAVER MUISTAS CASCAS PARA PERDOAR SEMPRE?
4. QUAL É A CASCA MAIS FACIL DE TRABALHAR, A FINA OU A GROSSA? ESTA É A CASCA DA TENTAÇÃO?
5. QUANTAS VEZES VOCE REPETIU "PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU". ISTO NÃO É TOMAR O NOME DELE EM VÃO?
6. QUAL A ESPESSURA DA SUA CASCA AO PASSAR PELO TRECHO " NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO.


APLICAÇÃO:

DEIXE SEUS ALUNOS CONTAREM SUAS EXPERIENCIAS SOBRE COMO APRENDERAM A DESCACAR LARANJAS.

A PARTIR DE QUE IDADE CONSEGUIRAM A SE VIRAR SOZINHOS?

QUE METODOS UTILIZAM(USANTO A FACA DE TRÁS PARA FRENTE. DE FRENTE PARA TRÁS)?

QUE INFLUÊNCIA EXERCERAM SOBRE VOCÊ AQUELES QUE TE ENSINARAM A ORAR?

QUE SIGNIFICA ORAR SEM CESSAR?

QUE SIGNIFICAM ORAÇÕES PARTIDAS. NÃO CONTINUADAS. APRESSADAS E FORMAIS?

AVIÃO LEGAL(JUNIORES)

PREPARO: CANETAS, TESOURAS, COLA, FOLHA DE PAPEL SULFITE.

COMO FAZER: ENTREGUE NAS MÃOS DE CADA ALUNO UMA FOLHA DE PAPEL SULFITE E MANDE CADA UM FAZER UM AVIÃO. DEPOIS MANDE QUE ABRAM AS DOBRAS DO AVIÃO E ESCREVAM SEUS NOME (CADA UM ESCREVENDO SEU NOME DENTRO DO SEU AVIÃO).

DEPOIS CADA UM ESCREVERÁ AS SEGUINTES PERGUNTAS, LOGO ABAIXO DO NOME:

COM QUEM VIVO EU?
SOU CRISTÃO DESDE QUE IDADE?
SE EU ESTIVESSE NA PRESENÇA DE DEUS HOJE, QUE PERGUNTAS FARIA A ELE?
QUE PESSOA MAIS GOSTO NESTA CLASSE DE JUVENIS?
QUE COISA DEVO MELHORAR EM MINHA VIDA?
QUE PRETENDO SER QUANDO TORNAR-ME ADULTO?
QUAL MEU PERSONAGEM BIBLICO PREFERIDO?

VITAMINA: ESPALHE SEUS ALUNOS PELA SALA. AO SINAL MANDE QUE TODOS MANDEM SEUS AVIÕES PARA OS ARES. DEPOIS MANDE QUE CADA ALUNO PEQUE QUALQUER AVIÃO QUE ESTEJA PERTO DELE. CADA ALUNO, PODERÁ PEGAR APENAS UM AVIÃO. SE GOSTOU DO NOME DO DONO DO AVIÃO, FICARÁ COM ELE, SE NÃO GOSTOU, O ENVIARÁ PARA O CÉU NOVAMENTE. CADA UM SÓ PODERÁ RE-LANÇAR NO MAXIMO TRÊS AVIÕES.

AGORA, CADA ALUNO DEVERÁ ABRIR O AVIÃO, LER O NOME DA PESSOA QUE O ENVIOU E FAZER AS PERGUNTAS A ESTA PESSOA. APÓS OUVIR AS RESPOSTAS O ALUNO QUE FEZ AS PERGUNTAS PODERÁ COMENTÁ-LAS.

APLICAÇÃO: "AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS". INTEGRAÇÃO E UNIÃO.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

SUGESTÕES PARA PROGRAMAS MUSICAIS

BANDA MALUCA: ORGANIZE TODOS OS ALUNOS COMO NUMA ORQUESTRA. ATRIBUA A CADA UM A FUNÇÃO DE UM MUSICO: TECLADISTA, SAXOFONISTA, BATERISTA, ETC. AO SINAL TODOS TOCARÃO SEU INSTRUMENTOS EM FORMA DE MIMICA.
TENHA UM CD PLAYER PERTO DE VOCÊ, E ALGUEM PARA OPERÁ-LO. QUANDO O MAESTRO(O LIDER) DER O SINAL, O OPERADOR DE SOM, PORÁ UM CD DE ORQUESTRA PARA TOCAR, E TODOS FARÃO MIMICAS COM SEUS INSTRUMENTOS FICTICIOS

CONCURSO DE MUSICA: ORGANIZE PROGRAMAS DE COMPOSITORES SOBRE DETERMINADO TEMA DA BIBLIA. MONTE UM CORPO DE JURADOS E DÊ PREMIOS PARA AS MELHORES COMPOSIÇÕES.

ENCENAÇÕES: ENCENE HISTÓRIAS DOS HINOS. CONSIGA EM BOAS LIVRARIAS EVANGELICAS LIVROS QUE NARRAM AS HISTORIAS DOS HINOS.

CANTE E CONTE: CONTE HISTORIAS ATRAVES DE MUSICAS. CONTE UM TRECHO E CANTE OUTRO.

MUSICO MALUCO: PONHA 4 GRUPOS CANTANDO MUSICAS DIFERENTES, OU MUSICAS IGUAIS EM TONS DIFERENTE. NINGUEM PODERÁ RIR. MORAL DO JOGO: A INFLUÊNCIA QUE VEM DO EXTERIOR.

EFEITOS MUSICAIS: TRABALHE COM VARIAS TRILHAS SONORAS. SOLTE UM FUNDO MUSICAL FUNEBRE E AO MESMO TEMPO NARRE UM ANEDOTA. DEPOIS SOLTE UM FUNDO MUSICAL DE SAMBA E DE UMA NOTA DE FALECIMENTO. PARA UMA DECLARAÇÃO DE AMOR, PONHA UMA MARCHA AO FUNDO. E PARA UMA CONVOCAÇÃO CIVICA, PONHA UMA MUSICA ROMANTICA AO FUNDO.
FALE SOBRE O EFEITO DA MUSICA NA MENTE HUMANA.

LETRAS DE MUSICAS PERIGOSAS: FAÇA UMA PESQUISA SOBRE DIVERSAS MUSICAS DE ROCK ESTRANGEIRAS E APRESENTE AOS SEUS ALUNOS< O PERIGO DE ESTAREM CANTANDO ALGO QUE EM IMAGINAM. (MUITAS DESSAS CANÇÕES TEM LOUVOR E ADORAÇÃO AO MALIGNO: NOSSO JOVENS CANTAM LETRAS ESTRANGEIRAS SEM SABER O QUE ESTÃO CONSUMINDO.)

KARAOKE BIBLICO (CRIANÇAS E JUNIORES)

SALMOS 150:6 "TODO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR. ALELUIA"

ATIVIDADE: COM TODOS
MATERIAL: APARELHO DE SOM , CDS EVANGELICOS CONHECIDOS.

A GAROTADA GOSTA DE CANTAR, E A MUSICA É, COMO DIZ O SALMISTA USADA PARA LOUVAR A DEUS, PODEMOS ENTOAR HINOS AO SENHOR. PARA FAZER UMA ATIVIDADE QUE FAÇA COM QUE AS CRIANÇAS E OS JUNIORES EXPRESSEM SEU LOUVOR A DEUS, PODE-SE FAZER O KARAOKE GOSPEL
DISTRIBUA PARA ELES UMA FOLHA COM NOMES DA MUSICAS E O CODIGO QUE SERÁ PASSADO AO LIDER, PARA QUE POSSA PROVIDENCIAR O PLAY BACK DESTAS PARA SER TOCADO.

SHOW DO CRISTÃO (JUNIORES)

OBJETIVO: AVALIAR OS CONHECIMENTOS BIBLICOS DOS JUNIORES, DESPERTAR O INTERESSE PELA BIBLIA E CONFRATERNIZAÇÃO.

"PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE" II TIMOTEIO 2:15

ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER REALIZADA COM TODOS OS JUNIORES, ONDE SERÁ ESCOLHIDO UM JUNIOR DE CADA VEZ PARA CONCORRER AO PRÊMIO MAXIMO, UMA BIBLIA. ESSE JUNIOR ESCOLHIDO DEVERÁ RESPONDER AS PERGUNTAS FEITAS PELO LIDER, NÃO TERÃO VARIAS ALTERNATIVAS, MAS UMA RESPOSTA CERTA. AINDA OS OUTROS JUNIORES PODERÃO SER O GRUPO DE TEOLOGOS OU OS BONS DE BÍBLIA, O RESTANTE PODERÁ ATRAVÉS DAS PLACAS PARTICIPAR. CADA PERGUNTA VALE UM BRINDE SE O JUNIOR GANHAR, SE PARAR NÃO GANHA, E SE ERRAR TERÁ QUE FAZER UMA TAREFA(PEGADINHA), GANHA O JUNIOR QUE CONSEGUIR CHEGAR A ULTIMA PERGUNTA E ACERTA A RESPOTA. CADA RODADA AUMENTA O GRAU DE DIFICULDADE SENDO DIVIDIDA E PERGUNTA FACEIS PARA AS MAIS ELABORADAS. O JUNIOR TEM OPÇÃO DE DAR 2 PULOS SENÃO SOUBER RESPONDER , A MEDIA É DE 10 PERGUNTAS POR RODADA.

TEATRO E COREOGRAFIA

TEATRO: INICIEMOS DIZENDO QUE O TEATRO SEMPRE ESTEVE PRESENTE NO CONTEXTO DAS REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS DAS MAIS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES, QUER OCIDENTAIS, QUER ORIENTAIS.

A PRESENÇA DE UM CORO, ACRESCENTA MUSICA E MOVIMENTO AO ESPETACULO, ALÉM DE POSSIBILITAR CONVENCIONAIS PASSAGENS DE TEMPO. USA-SE O TEATRO PARA EVANGELIZAR, ENSINAR EDIFICAR E DIVERTIR.

O TEATRO É UMA DAS FORMAS MAIS EFICAZES, E SE EVANGELIZAR COMO UMA INESTIMÁVEL ARMA NAS MÃOS DO POVO DE DEUS. O TEATRO, PEDE DO ATOR, SEU COMPLETO ENVOLVIMENTO, FÍSICO, PSICOLOGICO, ESPIRITUAL; EMBORA É IMPORTANTE PARA HAVER UNIDADE NO GRUPO, SABER QUE NÃO EXISTE ATOR PRINCIPAL, MAS QUE CADA PERSONAGEM COMPLEMENTA O OUTRO NA CONSTRUÇÃO DO TEATRO. O SUCESSO DO TRABALHO DEPENDE DE TODOS. AS PESSOAS ENVOLVIDAS COM TEATRO DEVEM TER UMA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS, E SEREM MEMBROS ATIVOS DA IGREJA , ENVOLVIDOS COM O MINISTÉRIO. NA IGREJA COMO NA RUA O TEATRO PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO DE EVANGELISMO OU ENSINO; MAS TODO O TRABALHO COM O TEATRO, DEVE SER REVESTIDO COM MUITA ORAÇÃO E JEJUM, POIS FAZER TEATRO DÁ BATALHA ESPIRUAL.

COREOGRAFIA: ARTE DE DANÇAR, BAILADO.

QUANDO O JÚBILO(GRANDIOSA ALEGRIA), TOMA CONTA DO NOSSO CORAÇÃO, A DANÇA TORNE-SE UMA EXTENSÃO, INDISPENSÁVEL DEMONSTRAÇÃO DE GRATIDÃO A DEUS, NOS CONVIDA A DANÇARMOS PARA ELE COM CANTICOS DE ALEGRIA. MINISTRAR UMA MUSICA,SIGNIFICA QUE NECESSITA SER ALGO REVELADO PELO ESPIRITO SANTO. UM DOS PROPOSITOS É LEVAR AS PESSOAS UMA REVELAÇÃO DA MÚSICA , ATRAVÉS DA COREOGRAFIA. ENSAIOS SÃO FUNDAMENTAIS, PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, TAMBÉM A ESCOLHAS DOS PASSOS PARA A DANÇA, É IMPORTANTE QUE TRAGA PARA QUEM ASSITE UMA MENSAGEM DE LOUVOR E ADORAÇÃO.QUANDO CONVIDAMOS O ESPIRITO SANTO PARA FAZER PARTE DO ENSAIO, NOS DAR A SUA LUZ E SABEDORIA PARA FAZER DO LUGAR DO ENSAIO, UM LUGAR DE AMOR, SEGURANÇA E ACEITAÇÃO, ONDE AS PESSOAS SERÃO LIVERE PARA SEREM ELAS MESMAS, SEM SEREM FERIDAS. O SENHOR ASSIM CONCEDE. A COREOGRAFIA É SERVIÇO EM ADORAÇÃO COM SANTIDADE PARA DEUS COM SEU - CORPO - ALMA - ESPIRITO.

JOGOS COM MIMICA(CRIANÇAS E JUNIORES)

ATIVIDADE: PARA TODOS

OBJETIVO: AVALIAR OS CONHECIMENTOS BIBLICOS, TRABALHAR A CRIATIVIDADE, A INTEGRAÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO

AS CRIANÇAS OU JUNIORES SERÃO DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS, CADA GRUPO ESCOLHE UM REPRESENTANTE QUE VAI ESCOLHER UM ENVELOPE CONTENDO TEXTO BIBLICO OU NOME DE UM PERSONAGEM, OU UMA HISTORIA OU UM HINO, QUE O DEVERÁ SER FEITA À MIMICA, APOS OS DOIS GRUPOS FARÃO A ESCOLHA DE QUEM DO GRUPO FARÁ A MIMICA DO QUE FOI ESCOLHIDO PARA QUE O RESTANTE DO GRUPO POSSA DESCOBRIR QUAL É O TEXTO, OU PERSONAGEM, OU.... GANHA O GRUPO QUE ACERTAR COM MENOR QUANTIDADE DE TENTATIVAS.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como fazer um fantoche de Caixa de Leite

Para fazer esse fantoche você vai precisar de caixas de leite longa vida, lã ou papel crepom, folha de papel pardo ou coloridas, cola, papel sulfite, fita crepe ou durex e tesoura.

Agora... mãos a obra!

1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral, conforme desenho.


2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura, conforme modelo.


3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel. E na parte interna, cole papel vermelho, conforme modelo.


4) Pronto? Ficou assim?

Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os. Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.


5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores de remédio ou puro-purê... ou fazer animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc.

6) Agora treine com o seu fantoche. As crianças gostam muito disso.


SITE: http://www.linolica.com.br/fantoche1.htm

COMO FAZER FANTOCHE

EXTRAIDO DO SITE

http://contarerecontarparaencantar.blogspot.com

FANTOCHE DE FELTRO
Corpo base
•Corte 2 vezes o molde ABAIXO em feltro para fazer o corpo base.

•Passe cola quente ou costure nas laterais, como mostra no tracejado do desenho, deixando as extremidades livres para o acesso da mão e dos dedos.


•Se quiser cole ou costure a roupa ou outros detalhes.•Se estiver fazendo um animal cole a bariguinha, rabo ou manchas.




cabeça
•Corte 2 vezes o molde da cabeça em feltro na cor do seu fantoche.
•Cole a parte de trás da cabeça na parte de trás do corpo base já pronto.
•Passe cola quente, como mostra no tracejado do desenho, para colar a outra parte da cabeça.



Acabamento final
•Corte 1 vez o molde em feltro ou emborrachado dos detalhes correspondente ao seu fantoche.
•Cole com cola quente.
•Recorte os olhos em emborrachado ou use olhos móveis e cole no fantoche.
•Complete, se necessário, com mais algum detalhe, dando seu toque pessoal.

FANTOCHES (PARA CRIANÇAS)

OS FANTOCHES FASCINAM AS CRIANÇAS! E TAMBEM OS ADULTOS! AS CRIANÇAS DE HOJE CONTINUAM TENDO A MESMA ATRAÇÃO PELOS FANTOCHES. PORQUE ENTÃO NÃO USÁ-LOS EM NOSSO MINISTERIO PARA ENSINAR A PALAVRA A ELAS? NAO QUERO USAR OS FANTOCHES APENAS PARA DIVERTIR AS CRIANÇAS, MAS PARA ATRAVES DELES, TORNAR MAIS CLARAS AS PRECIOSAS VERDADES DA BIBLIA

TIPOS DE FANTOCHES:

FANTOCHES DE DEDO
FANTOCHES DE MAO
FANTOCHES DE SUCATA
FANTOCHES DE LATAS
FANTOCHES DE PAPEL
FANTOCHE AMIGO
ETC.

PARA USAR O FANTOCHE, É MELHOR A PESSOA TER SENSO DE HUMOR, ASSIM COMO CRIATIVIDADE E PRINCIPALMENTE MUITO AMOR PELAS CRIANÇAS, PARA PODER SE COMUNICAR COM ELAS UM FANTOCHE PODE FAZER ALGUMAS COISAS COMO CANTAR COM AS CRIANÇAS, DAR AVISOS, DAR BOAS VINDAS, HOMENAGEAR OS ANIVERSARIANTES, E ATRAVES DA PEÇAS SE FOR O FANTOCHE AMIGO, APRESENTAR O PLANO DA SALVAÇÃO. DEVE-SE EVITAR USAR OS FANTOCHES PARA FALAR PALAVROES, XINGAR, FAZER PIADAS COM A BIBLIA OU COM VERDADE ESPIRITUAIS. A VOZ DE QUEM USA O FANTOCHE, É MUITO IMPORTANTE, POIS DARÁ VIDA AO BONECO, A VOZ SERÁ CONFORME A PERSONALIDADE QUE OS FANTOCHES TERÁ; OS MOVIMENTOS DEVEM SER BEM EXPLORADOS PARA HAVER UM CONTATO VISUAL DO FANTOCHE COM O PUBLICO; ASSIM COM A POSIÇÃO DO FANTOCHE NO PALCO, TENHA CUIDADO COM AS MÃOS DO FANTOCHE. PARA QUE O MINISTÉRIO COM FANTOCHE SEJAM UM SUCESSO.


USE A FORMULA: ORAÇÃO + TREINO = BOM TRABALHO

TELEJORNAL

OBJETIVOS: CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE JUNIORES E AVALIAR CONHECIMENTOS BIBLICOS E APRESENTAÇÕES.

ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER DESENVOLVIDA COM ANTECEDÊNCIA OS TEXTOS DEVERÃO SER CRIADOS BASEADOS EM CURIOSIDADES BIBLICAS, RECADOS E OBSERVAÇÕES FEITAS SOBRE COLEGAS E LIDERANÇA(PEGADINHAS) PARA QUE SEJA FEITO O TELEJORNAL. GRUPOS DEVERÃO SER ESCOLHIDOS NOS JUNIORES PARA FICAR RESPONSAVEL SOBRE UMA ÁREA DO TELEJORNAL, A APRESENTAÇÃO PODERÁ SER FEITA NAS REUNIÕES DO GRUPO. EQUIPE DE PRODUÇÃO: SERÁ RESPONSAVEL PELAS ROUPAS DOS JORNALISTAS, E PELO MATERIAL UTILIZADO NAS PROPAGANDAS, ASSIM COMO PELO CENÁRIO.

EQUIPE DE REDAÇÃO: VAI ESCREVER AS PEGADINHAS, INFORMAÇÕES, AVISOS, RECADOS E INFORMAÇÕES BIBLICAS QUE VÃO SER ENCENADAS.

EQUIPE DO COMERCIAL E ENTREVISTAS: ESSE GRUPO IRÁ CRIAR OS COMERCIAIS E ENTREVISTAS.

EQUIPE DA MUSICA: TEMA A TAREFA DE ESCOLHER A MUSICA DA ABERTURA E ENCERRAMENTO DO TELEJORNAL, ASSIM COMO AS DEMAIS MUSICAS QUE SÃO TOCADAS.


(MODELO)

TELEJORNAL DO GRUPO DE JUNIORES

INICIO DO TELEJORNAL COM A MUSICA
APRESENTAÇÃO DOS JORNALISTAS: SUPER BONDER E FRANJA BERNARDES.
APRESENTAÇÃO DAS NOTICIAS
COMERCIAL
APRESENTAÇÃO DA NOTICIAS
ENTREVISTA
PREVISÃO DO TEMPO
COMERCIAL
APRESENTAÇÃO DAS NOTICIAS
PALAVRA DO REPORTER DE RUA TONINO FERRARIA
PALAVRA DO COMENTARISTA JOELMIA BETINGA
ENCERRAMENTO DO TELEJORNAL COM MUSICA.

FESTIVAL DE LOUVOR

ATIVIDADE: PARA CRIANÇAS E JUNIORES

OBJETIVO: LOUVAR A DEUS ATRAVES DA MUSICA E REVELAR TALENTOS ENTRE AS CRIANÇAS NA AREA DE CANTO, INSTRUMENTAL E DE COMPOSIÇÃO

NUM FESTIVAL DE LOUVOR, A DIVULGAÇÃO DEVERÁ SER FEITA COM UMA ANTECEDENCIA MINIMA DE 3 MESES.
UMA COMISSÃO DE JURADOS DEVERÁ SER FORMADA, O ORGANIZADOR DO EVENTO TEM QUE PROVIDENCIAR, MEDALHAS E TROFÉUS, ASSIM COMO BRINDES PARA SEREM DISTRIBUIDOS COMO BRINQUEDOS.


FESTMUSICA

O ORGANIZADOR DA AS BOAS VINDAS A TODOS E FAZ A ORAÇÃO
APRESENTAÇÃO DOS JURADOS E DO FUNCIONAMENTO DO FESTIVAL
A PRIMEIRA PARTE DO FESTIVAL É FEITO COM A APRESENTAÇÃO DOS CANTORES MIRINS, SOLOS, DUPLAS,TRIOS, QUARTETOS E CONJUNTOS.
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE COREOGRAFIAS.
LOUVOR FEITO PELA IGREJA LOCAL ENQUANTO OS JURADOS FAZEM SUA ESCOLHA DOS PRIMEIROS TRẼS COLOCADOS, EM TODAS AS CATEGORIAS ASSIM COMO AS TORCIDAS MAIS ANIMADAS E NAS COREOGRAFIAS ALEM DOS PRIMEIROS COLOCADOS, TAMBEM OS GRUPOS QUE FORAM REVELAÇÃO, E O MAIS ORGANIZADO.
FINALIZA-SE O FESTMUSICA DANDO-SE AS PREMIAÇÕES.

CONTINUAÇÃO DA GINCANA

4@ SEMANA

ESTA ULTIMA SEMANA, A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA O MURAL DE FOTOS JA DEVE ESTAR NA IGREJA. POR SER A ULTIMA SEMANA, NÃO PRECISA PASSAR NENHUMA TAREFA, ASSIM ELES PODERÃO ENSAIAR PARA A APRESENTAÇÃO NO DOMINGO.

DOMINGO
14:30 AS 15:00 - LOUVOR
15:00 AS 16:00 - ENCERRAMENTO DA GINCANA

CADA EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR EM 10 MIN, SE PASSAR DO TEMPO PROPOSTO PERDERÁ PONTO

15:40 - PEDIR PARA CADA EQUIPE FAZER SEU GRITO DE GUERRA

NESSE MEIO TEMPO O JURI SOMA AS PONTUAÇÕES

16:00 RESULTADOS E AS PREMIAÇÕES

GINCANA - COMO FAZER

OBJETIVOS: ENSINAR OS JUNIORES ATRAVÉS DAS TAREFAS A SEREM HONESTOS NOS JOGOS, MOSTRAR A COMPETIVIDADE SAUDAVEL, ISTO É, SABER GANHAR E PERDER, SOCIALMENTE TODOS OS JUNIORES, ENSINÁ-LOS A SEREM UNIDOS E TER CONSCIÊNCIA DE DAR GRAÇAS A DEUS EM TUDO, APRENDER COISAS NOVAS POR MEIO DAS BRINCADEIRAS. (1 COR 10.31)
AS GINCANAS PODEM SER REALIZADAS CONFORME A REALIDADE DE CADA GRUPO. EX. TODO DOMINGO TEM QUE TRAZER UMA OU MAIS TAREFAS REALIZADA, O QUAL VALERÁ PONTO. NO FINAL DA GINCANA DEVERÁ TEM PREMIAÇÕES DE 1, 2 E 3 LUGAR, OS DEMAIS PARTICIPANTE DEVERÃO GANHAR UMA LEMBRANÇA SIMBOLICA.
EXEMPLO: (ESTA GINCANA SERÁ REALIZADA EM 4 DIAS)

HAVERÁ 4 EQUIPES CADA UM REPRESENTANDO UMA COR, CADA EQUIPE DEVERÁ TER UM LIDER

AS PRIMEIRAS TAREFAS:

ESCOLHER O NOME DA EQUIPE CONFORME A COR
CORRER ATRAS DE PARTICIPANTES
INVENTAR UM GRITO DE GUERRA
INVENTAR UM SIMBOLO PARA A EQUIPE

1. SEMANA
ORGANIZAR ESTA GINCANA

PROXIMO DOMINGO
14:30 AS 15:00 LOUVOR
15:00 AS 16:00 INICIO DA GINCANA

TESTE DE MEMORIA (PASSE OU REPASSE)
QUAL FOI A 4@ CANÇÃO QUE ENTOAMOS HOJE AO SENHOR?
QUE EVANGELHO MOSTRA JESUS COMO O FILHO DE DEUS?

PODERÃO SER FEITAS OUTRAS PERGUNTAS.

2. SEMANA
PEDIR AOS PARTICIPANTES PARA QUE DURANTE A SEMANA FIQUEM ATENTOS PARA AS PROXIMAS TAREFAS QUE SERÁ DITO NA RÁDIO OU, SE NÃO ESTIVER FORA DA REALIDADE, FAZER UM ANUNCIO NO JORNAL DE SUA CIDADE, CASO NÃO FOR POSSIVEL NENHUMA DAS OPÇÕES COLOCAR UM AVISO BEM DECORADO NO MURAL DE SUA IGREJA.

AS TAREFA SÃO ESTAS:
LEVAR ALIMENTOS NAO PERECIVEIS
TRAZER LATINHAS DE REFRIGERANTES OU GARRAFAS DE PLASTICOS
FAZER UM MURAL DE FOTOS ANTIGAS E RECENTES DE FAMILIAS E DO PROPRIO PARTICIPANTES DAS EQUIPES (QUANTO MAIS FOTOS MAIS PONTOS VALERÁ)OBS: ESTE MURAL PODE SER EXPOSTA NA 3@ SEMANA DA GINCANA
TRAZER DVD E LIVROS SE HOUVER BIBLIOTECA NA IGREJA
PROXIMO DOMINGO
14:30 - 15:00 LOUVOR
15:00 - 16:00 INICIO DA GINCANA
SE QUISERES ADAPTAR O SHOW DO CRISTÃO SERÁ MUITO PRODUTIVO, FAÇA PERGUNTAS BIBLICAS E GERAIS. AVISAR AOS PARTICIPANTES QUE NA ULTIMA SEMANA AS EQUIPES DEVERÃO FAZER UMA APRESENTAÇÃO EM 5 MIN(TEATRO OU COREOGRAFIA)

3@SEMANA
DURANTE ESTA SEMANA MANDAR UMA CORRESPONDENCIA PARA OS LIDERES DA EQUIPE.

CARTA MODELO
"CARO LIDER'
PEDIMOS QUE DURANTE ESTA SEMANA, ORGANIZE SUA EQUIPE PARA QUE NESSE DOMINGO(___/____/___)
LEVE OS SEGUINTES MATERIAIS PARA AS PROXIMAS TAREFAS:

EXEMPLO:

EQUIPE VERMELHA
4 SACOS GRANDE DE PANO

EQUIPE AMARELA
10 OVOS COZIDOS

EQUIPE AZUL
10 OVOS COZIDOS

EQUIPE LILAS
30 COLHERES


ATENCIOSAMENTE

_____________________________________________
LIDER DO GRUPO DE JUNIORES


PROXIMO DOMINGO
14:30 AS 15:00 - LOUVOR
15:00 AS 16:00 - INICIO DA GINCANA
FAZER CORRIDA DE SACO, CORRIDA DO OVO E OUTRAS BRINCADEIRAS

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OUTROS JOGOS PARA IMPRIMIR DE ACORDO COM O TEMA

COMO JOGAR
Dê as peças do jogo os alunos (de outros jogos ou apenas moedas ou doces ou outros enfeites). Coloque todas as peças no início. Peça a cada aluno rolar um dado e avançar o número de espaços que rolar. . Se eles pousam em um número positivo, que se movem muitos espaços para a frente também. Se eles pousam em um número negativo, movem-se que muitos espaços atrás. Quando eles aterrissam em um símbolo, você perguntar-lhes uma pergunta na categoria correspondente em causa a lição. O primeiro para acabar com vitórias.
Se eu tiver uma única criança na sala de aula, eu passo um pedaço tão bem, mas a criança começa a responder todas as perguntas. g. Como você pode ver, esta é sobretudo uma forma de rever a lição com os estudantes enquanto eles pensam que estão jogando. É também uma forma de me certificar de que explicou os conceitos que os alunos pudessem entender. Utilizando diferentes tipos de perguntas ajuda os alunos que aprendem melhor através de métodos não-padrão de aprendizagem (por exemplo, através do movimento ou emoção).

A CRIAÇÃO

JOSÉ

EXODO

AS TRIBOS DE JUDA

MOISES

SADRAQUE, MESAQUE E ABDNEGO

JESUS


OBS. OS OUTROS DESENHOS QUE HÁ NOS QUADRADINHOS VAI DA CRIAÇÃO DE CADA IRMÃ OU IRMÃO.

FAZER DIVERSOS TIPOS DE PERGUNTAS SOBRE O TEMAS (CONHECIMENTOS, SE OCORRESSE COM A CRIANÇA QUAL SERIA A SUA REAÇÃO), BRINCADEIRAS. ETC.

PERSONAGENS BIBLICOS REF. AO SAL DA TERRA

APÓS A APRESENTAÇÃO DE CADA GRUPO, O LIDER TOMA A PALAVRA E TRAZ PARA OS PARTICIPANTES, NOMES DE PERSONAGENS BIBLICOS LIGADOS A BOM E MAUS TESTEMUNHOS.

1) PAULO X JONAS - OS DOIS EM NAVIOS. UM SE ESCONDE, O OUTRO LIDEROU O GRUPO EM NOME DE JESUS. JONAS OROU PARA MORRER. PAULO OROU, E GARANTIU QUE NINGUEM PERECERIA.

2) JOSÉ X BALAÃO - UM FOI ASSEDIADO POR UMA BELA MULHER E CASTIGADO INJUSTAMENTE. O OUTRO ASSEDIADO POR UM REI E CAIU NO PECADO DA COBIÇA. QUERIA FAZER O MAL, EM NOME DO BEM.

3) ELIZEU E GEAZI - GEAZI DEU UM PESSIMO TESTEMUNHO AO OFICIAL SIRIO NAAMÂ. ACABOU ADIQUIRINDO A LEPRA QUE ERA DESTE.

4)SADRAQUE, MESAQUE E ABEDENEGO - QUE EXCELENTE TESTEMUNHO. PREFERIRIAM MORRER QUE SE ENCURVAR PERANTE A ESTATUA DE NABUDONOZOR. QUAIS SÃO AS ESTATUAS MODERNAS? QUEM NOS ESTÁ OBRIGANDO A ADORÁ-LAS?

5) ABRAÃO E SARA - ABRAÃO MENTE DIZENDO QUE SARA É SUA IRMÃ. O REI PAGÃO QUASE COMETE ADULTERIO. CHAMA ABRAÃO E DEVOLVE SUA ESPOSA. QUE PESSIMO TESTEMUNHO PARA ALGUEM CHAMADO POR DEUS. CONCLUSÃO: O SAL PODE MUDAR DE SABOR? ORA É INSIPIDO ORA É SABOROSO?

6) ANANIAS X SAFIRA - PROMETERAM, POQUE PROMETERAM. DEPOIS, SE ARREPENDERAM. QUE TESTEMUNHO! SAL INSIPIDO MERECE SER DESTRUIDO DE MANEIRA FULMINANTE? TAO SUMARIA?

7) LÓ E SUA FAMILIA - PESSIMO TESTEMUNHO! NAO PERECERAM NO FOGO POR MISERICORDIA DE DEUS. ELE ENVIOU SEUS ANJOS PARA ARRANCÁ-LO A FORÇA DE SODOMA. A MULHER DE LÓ QUE NUNCA FORA SAL DA TERRA, SE TRANSFORMA EM UMA ESTATUA DE SAL. UM TESTEMUNHO POSTUMO. COM INFLUENCIA SOBRE O JUNGAMENTO DE DEUS E O LIMITE DE SUA PACIENCIA.

PENSE NISSO: E DISSE LÓ: MELHOR SAL QUE MAL ACOMPANHADO.

SALMO 23

ESCREVA VARIAS VEZES AS PALAVRAS DO SALMO 23.1. PONHA CADA PALAVRA EM UMA FOLHA DE PAPEL CARTÃO 20CMX15CM. FAÇA 5 CARTOES PARA "O" , 5 CARTOES PARA O "SENHOR", 5 CARTOES PARA "É", 5 CARTÕES PARA "MEU" E 5 CARTOES PARA "PASTOR". MISTURE TUDO E FAÇA UM MONTE DE CARTÕES NO CENTRO DA SALA. AO SINAL TODOS OS ALUNOS VOARÃO PARA OS CARTOES TENTANDO MONTAR A FRASE: " O SENHOR É MEU PASTOR". FAÇA 5 CARTOES DE CADA SE O SEU NUMERO DE ALUNOS NÃO PASSA DE 10 A 12 CRIANÇAS. AUMENTE O NUMERO DOS CARTÕES NA MESMA PROPORÇÃO DA QUANTIDADE DE ALUNOS PARTIPANTES.

LAZARO, SAI PARA FORA

UM ALUNO (QUE NINGUEM SABEM QUEM É - PODE SER UM COOPERADOR ADULTO OU JOVEM) SERÁ VESTIDO COM UM LENÇOL. AS CRIANÇAS TENTARÃO DESCOBRIR QUEM É. CONSIGA UMA CAIXA DE PAPELÃO QUE SERVE PARA EMBALAR GELADEIRAS PARA FAZER O SEPULCRO DE LÁZARO. AO SINAL, TODAS AS CRIANÇAS GRITARÃO: "LAZARO, SAI PARA FORA". LAZARO SAI VESTIDO NUM LENÇOL. SEM RETIRAR O LENÇOL TODAS AS CRIANÇAS FICARAM EM VOLTA DE LAZARO PARA DESCOBRIR QUEM ESTÁ POR DETRAS DO LENÇOL. PODERÃO APALPAR, BELISCAR, TENTAR FAZER "LAZARO" FALAR. MAS NINGUEM PODERÁ RETIRAR O LENÇOL. GANHARÁ O JOGO, QUEM DESCOBRIR QUEM É O PERSONAGEM SOB O LENÇOL.

CORAL DE LOUCOS

O PROFESSOR ORGANIZARÁ O GRUPO EM FORMA DE CORAL. TODAS AS CRIANÇAS SENTADAS AO CHÃO. CINCO MUSICAS DIFERENTES SERÃO CANTADAS AO MESMO TEMPO. UMA PARTE DAS CRIANÇAS CANTARÃO TAL MUSICA, OUTRA ALA TAL MUSICA E ASSIM POR DIANTE. AO SINAL TODOS COMEÇAM A CANTAR AO MESMO TEMPO. QUEM RIR OU NÃO CONSEGUIR CANTAR VAI SAINDO DO GRUPO E PAGANDO PRENDAS.

PAGAMENTO DE PRENDAS

UMA DAS PRIMEIRAS TECNICAS QUE O LIDER DEVE DOMINAR É A PREMIAÇÃO E A REMUNERAÇÃO-CASTIGO QUE DEVE SER APLICADOS AOS PEQUENOS. EIS ALGUMAS SUGESTÕES DE CASTIGOS EM FORMA DE PRENDAS OU EXIGENCIAS EXTRAIDAS DO LIVRO "RECREAÇÃO - DE N. PITHAN E SILVA :

1. RECITAR UMA POESIA
2. CANTAR UM SOLO
3. SENTAR-SE NO CHÃO E LEVANTAR-SE SEM APOIAR-SE COM AS MÃOS
4. PENDURAR UMA ALIANÇA NUM BARBANTE E FAZER COM QUE PESSOA ENFIE UM LAPIS ATRAVES DELA, TENDO VENDAS NOS OLHOS.
5. COLOCAR A PESSOA COMO SE FOSSE UMA ESTATUA, SENDO PERMITIDO A TODOS OS PARTICIPANTES ALTERAR A POSIÇÃO DA ESTÁTUA A SEU MODO.
6. IMITAR TRES BICHOS DETERMINADOS SEM RIR.
7. MARCAR COMPASSO COM A MAO ESQUERDA E COM A DIREITA, ESCREVER OS MESMO TEMPO UMA FRASE
8. COM A PONTA DO PÉ ESQUERDO, FAZER CIRCULOS NO CHÃO E AO MESMO TEMPO ASSINAR O NOME COM A MÃO DIREITA.
9. COM OS OLHOS TAPADOS, ADIVINHAR QUEM SUSPIROU
10. RESPONDER TRES PERGUNTAS, SEM CONHECE-LAS ANTES, SO PODENDO RESPONDER SIM OU NAO
11. DIZER DE TRAS PARA DIANTE OS MESES DO ANO.
12. DIZER DE TRAS PARA DIANTE O ALFABETO.
13)DIZER UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A UM MENINO OU MENINA PRESENTE.
14. COMPARAR TODOS OS PARTICIPANTES A UM LEGUME OU UMA FLOR E DIZER PORQUEÊ.
15. CONTAR UMA HISTORIA EM QUE ENTRE 5 PALAVRAS DADA PELO LIDER.
16. FORMAR UMA FRACE COM 10 PALAVRAS SEM UTILIZAR A LETRA E
17 SER OBRIGADO A BOCEJAR ATE QUE CONSIGA ALGUEM QUE O FAÇA
18. FICAR NUM PÉ SÓ, SEGURAR COM AS DUAS MÃO O OUTRO E, NESSA POSIÇÃO, FAZER A VOLTA DA MESA.
19. PENDURAR UMA MAÇA E PROCURAR MORDÊ-LA, TIRANDO-LHE UM PEDAÇO SEM SEGURÁ-LA
20. FICAR 5 MINUTOS COM OS BRAÇOS ESTICADOS, SEM APOIÁ-LOS

ESTUDOS BIBLICOS - COMO SERÁ A VOLTA DE JESUS?

1. JESUS VOLTARÁ OUTRA VEZ? JOÃO 14.3
R: SIM

2.COMO SERÁ ESTA VINDA DE JESUS? MATEUS 16.27
R. VOLTARÁ EM GLORIA E MAJESTADE

3. QUANTAS PESSOAS VERÃO JESUS VOLTAR? APOC. 1.7
R. TODAS PESSOAS VERÃO JESUS VOLTAR

4. PARA QUE JESUS VOLTARÁ OUTRA VEZ? JOÃO 14.2
R. PARA LEVAR-NOS COM ELE PARA O CÉU.

5. QUE FATO IMPORTANTE ACONTECERÁ QUANDO JESUS VOLTAR? I TESSAL. 4:16
R. AS PESSOAS QUE MORRERAM FIEIS A JESUS, IRÃO RESSUSCITAR.

6. QUE COISAS MARAVILHOSA ACONTECERÁ COM OS QUE JA ESTIVEREM VIVOS ESPERANDO O SENHOR? I CORINTIOS 15.51-53
R. SERÃO TRANSFORMADOS, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS.

7. QUE ACONTECERÁ AOS QUE NÃO ESTIVEREM PREPARADOS? MATEUS 25.41
R. JESUS OS APARTARÁ E OS LANÇARÁ NO LADO DE FOGO

8. QUE DEVEMOS FAZER ENQUANTO JESUS NÃO VEM? MATEUS 24.42
R. VIGIAR. ESTAR PREPARADOS

9. COMO ESTARÁ O MUNDO, DE UM MODO GERAL, QUANDO JESUS VOLTAR? MATEUS 24.37-39
R: COMENDO, BEBENDO, CASANDO-SE....

10) POR QUE MUITAS PESSOAS NÃO ESTARÃO PREPARADAS, ESPERANDO O SENHOR NO DIA DA SUA VINDA? MATEUS 24.48-51
R. PORQUE ACHAM QUE AINDA É CEDO. QUE O SENHOR VIRÁ MUITO MAIS TARDE.

ESTUDO BIBLICOS - A BIBLIA

1. O QUE É A BIBLIA? JOÃO 17:17

R: É A PALAVRA DE DEUS E CONTÉM A VERDADE

2. COMO É CHAMADA A BIBLIA? MATEUS 21:42

R: ESCRITURAS.

3. COMO FORAM DADAS AS ESCRITURAS? II TIM. 3.16
R: DEUS INSPIROU OS HOMENS PARA ESCREVÊ-LAS

4. PARA QUE FORAM ESCRITAS AS ESCRITURAS? ROM. 15.4
R: PARA O NOSSO ENSINO

5. QUAL A VANTAGEM EM TERMOS A BIBLIA? II TIM. 3.16
R: PARA NOS ENSINAR, CORRIGIR, INSTRUIR

6. A QUE É COMPARADA A BIBLIA? SALMO 119:105
R: LAMPADA E LUZ PARA NOS GUIAR NO CAMINHO CERTO

7. POR QUANTO TEMPO A BIBLIA TERÁ TODO ESTE VALOR? ISAIAS 40.8
R: ETERNAMENTE, PARA SEMPRE

8. QUE DEVEMOS FAZER ENTÃO COM A BIBLIA? ISAIAS 34.16
R: BUSCAR, LER, ESTUDAR

9. QUE POVO FOI ELOGIADO POR GOSTAR DE ESTUDAR A BIBLIA? ATOS 17.11
R: OS BEREANOS

10. QUE COISA MARAVILHOSA ACONTECE QUANDO ALGUEM ESTUDA A BIBLIA? LUCAS 24:45
R: O ENTENDIMENTO SE ABRE. A MENTE SE ABRE E ENTENDE AS COISAS DE DEUS.

OS DOZES APOSTOLOS

TEXTO BIBLICO: MATEUS 10

TEMA: COMO ESTÁ SEU CARÁTER?

SUMARIO: ONZE APOSTOLOS ESTARÃO SENTADOS EM CIRCULOS, E JUDAS SENTADO AO MEIO. JUDAS, O ISOLADO, QUER TER COMPANHIA, QUER TER VIZINHO, MAS NINGEUM O QUER POR PERTO POIS É UM MAL CARATER.

PREPARO: VOCE VAI PRECISAR DOZE PARTICIPANTES. PONHA UM CRACHÁ EM CADA UM DELES COM O NOME DE CADA DISCIPULO DE JESUS . SORTEIE UM PARA SER O JUDAS.

JOGANDO: PONHA OS ONZE APOSTOLOS SENTADOS EM SUAS CADEIRAS FORMANDO UM CIRCULO. PONHA JUDAS NUMA CADEIRA NO CENTRO DO CIRCULO.
JUDAS ENTÃO SE DIRIGIRÁ PARA ALGUM DOS APOSTOLOS E PERGUNTARÁ:
-VOCE GOSTA DO SEU VIZINHO.

SE A RESPOSTA FOR SIM, TODOS OS DISCIPULOS DEVERÃO TROCA DE LUGAR. E JUDAS FICARÁ SOMENTE OLHANDO.

ENTRETANTO, SE A RESPOSTA FOR NÃO. JUDAS PERGUNTARÁ:
ENTÃO QUEM QUE VOCE GOSTARIA DE TER COMO SEUS VIZINHOS. A PESSOA ESCOLHERÁ DOIS NOVOS VIZINHOS. ESTES INDICADOS DEVERÃO SAIR DE SEUS LUGARES E OS DOIS VIZINHOS ATUAIS DESTES APOSTOLO INSATISFEIROS, DEVERÃO SAIR DE SEU LADO E SE DIRIGIREM PARA OCUPAR O LUGAR VAGO PELOS NOVOS VIZINHOS QUE ESTÃO VINDO SENTAR-SE AO LADO DESTE DISCIPULO.

NESTE TROCA-TROCA, JUDAS SE APROVEITARÁ PARA ROUBAR UM LUGAR VAGO E DEIXAR QUE OUTRO FIQUE SOBRANDO E ASSUMA A FUNÇÃO DE JUDAS.

CONVERSANDO: REUNA OS ALUNOS. ORGANIZE EM FORMA DE CIRCULO E COMECE O DIALOGO:

POR QUE SERÁ QUE NINGUEM QUER TER A JUDAS COMO SEU VIZINHO?

DEVEMOS REJEITAR AS PESSOAS COM CARATER DEFEITUOSO OU AJUDA-LAS A MUDAR?

TEMOS MANTIDO PREFERENCIA POR ALGUMAS PESSOAS E REJEITANDO OUTRAS?

É CERTO FORMAR PANELINHAS E GRUPINHOS NA IGREJA?

JACO E ESAU

TEXTO BIBLICO: GENESIS 27

TEMA : O PECADO DO ENGANO

SÚMARIO: NESTE JOGO UM MENINO FARÁ O PAPEL DE ISAQUE, UM OUTRO O PAPEL DE JACÓ E UM OUTRO O PAPEL DE ESAÚ

PREPARO: VOCÊ VAI PRECISAR DE VENDAS PARA OS OLHOS E VARIOS DISFARCES PERUCAS, ÓCULOS, PÊLOS, ETC.

JOGANDO: PONHA O MENINO RESPONSAVEL POR REPRESENTAR ISAQUE, NO MEIO DO CIRCULO, APRESENTE A ISAQUE SEUS DOIS FILHOS, DEIXE ISAQUE MIRÁ-LOS BEM E APALPÁ-LOS SE DESEJAR. DEPOIS PONHA UMA VENDA NOS DE ISAQUE. MANDE OS DOIS PERSONAGENS JACO E ESAU, IREM PARA UMA SALA AO LADO SE VESTIREM DOS DISFARCES.

VOLTANDO A SALA OS DOIS SE APRESENTAM PERANTE ISAQUE QUE TENTARÁ IDENTIFICAR QUEM É QUEM. USE PERUCAS, OCULOS, SANDALIAS, ETC. TODO QUE FOR POSSIVEL PARA CONFUNDIR ISAQUE

FAÇA UM RODIZIO. DEIXE QUE OUTROS TRES MENINOS FAÇAM O PAPEL DE ISAQUE JACO E ESAU.

CONVERSANDO: REUNA OS ALUNOS. ORGANIZE EM FORMA DE CIRCULO E COMEÇE O DIALOGO:

POR QUE JACÓ QUERIA SER O IRMÃO?

É CERTO IMITARMOS AS OUTRAS PESSOAS?

QUE INTERESSE TINHA JACÓ POR TRAS DESTA ASTUCIA?

VALEU A PENA, TUDO QUE ELE GANHOU?

POR QUE ISAQUE NAO CONSEGUIU RECONHECER SEUS FILHOS?

MURALHAS DE JERICO

TEXTO BIBLICO: JOSUÉ 6

TEMA: A FÉ REMOVE MONTANHAS E MURALHAS

SUMARIO: NESTE JOGO UM GRUPO DE CRIANÇAS TENTARÃO DERRUBAR OS MUROS DE JERICÓ. UM OUTRO GRUPO TENTARÁ IMPEDIR

PREPARO: VOCÊ VAI PRECISAR DE VARIAS CX DE PAPELÃO VAZIAS E UTILIZÁ-LAS COMO TIJOLOS PARA CONSTRUIR "A MURALHA DE JERICÓ". PRECISARÁ TAMBEM DE 5 APITOS E 3 METROS DE BARBANTES.

JOGANDO: ORGANIZE 2 GRUPOS. UM GRUPO QUE TENTARÁ DERRUBAR OS MUROS DE JERICÓ. UM OUTRO GRUPO QUE TENTARÁ IMPEDIR QUE ISTO ACONTEÇA. UMA OUTRA EQUIPE RESPONSÁVEL PELOS APITOS E DUAS PESSOAS PARA MANUSEAR AS LINHA DE NYLON

PONHA O GRUPO RESPONSÁVEL POR DERRUBAR A MURALHA DE UM LADO DO MURO, E O OUTRO GRUPO DO OUTRO LADO DO MURO. DIGA A ELES:

VOCÊS DESTE LADO, DEVERÃO TENTAR DERRUBAR ESTE MURO SEM ENTRETANTO TOCAR NELE. USE A CRIATIVIDADE E FAÇA CAIR SEM UM TOQUE SEQUER. E VOCÊS DESTE LADO, FIQUEM ATENTOS AO SEUS INIMIGOS. NÃO PERMITAM QUE ELES DERRUBEM ESTE MURO.


DEPOIS DAS INSTRUÇOES DADAS, MANDE AS DUAS EQUIPES SE RETIRAREM PARA UMA SALA AO LADO . NA AUSENCIA DOS DOIS GRUPOS, MONTE A SEGUINTE ESTRATEGIA:

1) SEM QUE ELES SAIBAM DÊ CINCO APITOS A CINCO CRIANÇAS E DIGA-AS PARA APITAREM NA HORA EM QUE VOCE DER O SINAL SECRETO.

2) AMARRE LINHAS DE NYLON POR DEBAIXO DAS CAIXAS E COMISSIONE, UMA EQUIPE SECRETA A RESPONSABILIDADE DE PUXAREM ESTA LINHA DE NYLON E DERRUBAREM OS MUROS (NUMA AÇÃO INVISIVEL) DURANTE O APITAÇO

CHAME AS EQUIPES DE VOLTA A SALA. NO MOMENTO EM QUE ELES ESTIVEREM SE POSICIONANDO PARA TENTAREM DERRUBAR E DEFENDER A QUEDA DA MURALHA, DE UM SINAL SECRETO, PARA QUE SE INICIE O APITAÇO. QUANDO OS COMPONENTES DAS DUAS EQUIPES ESTIVEREM SURPREENDIDAS COM O BARULHO DOS APITOS, FAÇA OS ANJOS PUXAREM AS LINHA DE NYLON FAZENDO AAS MURALHAS CAIREM. A QUEDA DA MURALHA SERÁ UMA SURPESA TANTO PARA OS QUE PLANEJAVAM DERRUBA-LA COMO OS QUE ESTAVAM INCUMBIDOS DE IMPEDIR A QUEDA.

CONVERSANDO: REUNA OS ALUNOS. ORGANIZE EM FORMA DE CIRCULO E COMECE O DIALOGO:

COMO VOCES SE SENTIRAM AO OUVIREM OS APITOS?

VOCES PENSAVAM QUE OS MUROS CAIRIAM DESTA FORMA E NESTE MOMENTO?

FOI PRECISO ALGUM ESFORÇO DE PARA QUE OS MUROS CAISSEM?

HÁ COISA QUE DEVEMOS AGIR E OUTRAS QUE DEVEMOS AGUARDAR PELA FÉ?

QUE MUROS DEUS PODE DERRUBAR PARA NÓS, SE TIVERMOS FÉ?

JUNILUZ (OU JULHINUZ) - PARA JUNIORES

FESTA REALIZADA NO MES DE JUNHO OU JULHO

OBJETIVO: UNIÃO DO GRUPO

EXEMPLO:
TEMA: A LUZ DO MUNDO - JOÃO 5.16
LOUVOR: LUZ DO MUNDO, MINHA PEQUENA LUZ, DEIXA TUA LUZ BRILHAR

HISTORIA BIBLICA: TEXTO BIBLICO QUE FALE SOBRE LUZ, MAS ENCENADO COM FANTOCHES OU TEATRO

BRINCADEIRAS:

LAMPADA - DESENHE UMA LAMPADA NUM PAPELÃO, ENCAPE COM CARTOLINA E FAÇA O ROSTO DELA COM A BOCA BEM GRANDE E ABERTA. OS JUNIORES DEVERÃO ACERTAR UMA BOLA DE MEIA, DENTRO DA BOCA DELA.

OVELHAS - CRIE 10 OVELHINHAS COM ROLO DE PAPEL HIGIENICO E EMBAIXO FAÇA UM CHAO EM ISOPOR, DIVIDINDO COMO UM PISTA DE CORRIDA NUMERADA.

LATAS - VARIAS LATAS EMPILHADAS E A UMA LONGA DISTANCIA, O JUNIOR TENTA DERRUBÁ-LAS COM UMA BOLA DE MEIA.

PESCARIA - EM UMA CAIXA COM AREIA, COLOCAR PEIXINHOS EM PÉ COM UM PEQUENO FURO EM CIMA E PESCA-LOS COM VARA DE PESCAR

COMES E BEBES: CACHORRO-QUENTE, PIPOCAS DOCES E SALGADAS, BOLOS, PASTEIS, EMPADAS, REFRIGERANTES E QUENTÃO DO CRISTÃO (FERVA O LEITE EM PO, COLOQUE NA PANELA, NESCAU E DOCE DE LEITE A GOSTO. PARA FICAR MAIS CONSISTENTE COLOCAR MAISENA)

NÃO ESQUEÇA DOS BRINDES PARA PREMIAR A CADA UM QUE PARTICIPAR DA BRINCADEIRAS E GANHAR!

DECORAÇÃO: FAZER BANDEIRAS COM FOLHAS DE REVISTA OU PAPEL CELOFANE, CARTAZES DIZENDO SEJAM BEM VINDOS E COM DIVERSOS VERSICULOS SOBRE LUZ

MINI VIGILIA (CRIANÇA E JUNIORES)

Objetivo: Conforme a necessidade dos corderinhos, ou mesmo da igreja, ja que se trabalha:crianças, juniores e pais, voce pode usar sua criatividade para agrupar a sua mini vigilia: coreografias dentro do tema trabalhado, louvores dentro do tema trabalhado, momento reservado para o lanche, onde ocorrerá uma confraternização entre os participantes, espaço reservado para reflexão e oração.

EXEMPLO: ENTENDER COMO SER LUZ, NO CAMINHO DO MEU IRMÃO . INICIA-SE EXPLICANDO O PORQUE DE TRABALHARMOS ESTE TEMA.

LOUVOR: DEIXE A SUA LUZ BRILHAR (RITMO LENTO) , LUZ DO MUNDO, MINHA PEQUENA LUZ

1.PARTE - ESTUDO DIRECIONADO A: O QUE É, E COMO É SER LUZ, A VERDADE DA BIBLIA? INTERCALO PARA COREOGRAFIA DOS JUNIORES, CANTICO QUE FALE SOBRE LUZ. (IMPORTANTE SER RITMO ACELERADO). O QUE É E OU COMO É SER LUZ?

TEXTO BASE: JOAO 8 - 12 (MATEUS 5:14-16 E MATEUS 6:22-23)

ANDAR COMO JESUS ANDOU
EM RETIDÃO - LUCAS 4:1-13
EM OBEDIENCIA - LUCAS 2:51 E JOAO 18:11 (CUMPRINDO A SUA MISSÃO COLOSSENSES 3:20,21)
E SABEDORIA E GRAÇA - LUCAS 2:40 , COLOSSENSES 3:21

FAZENDO A VONTADE DAQUELE QUE O ENVIOU - MATEUS 26:42
EM HUMILDADE : JOÃO 13:12-17
VIVEM EM CRISTO: FILIPENSES 1:21

2.PARTE : TRABALHAR O TEMA "COMO POSSO AJUDAR MEU IRMÃO A SER LUZ"
(MODELO)
TEXTO BASE: 1 COR 13:1-13
MOSTRE A IMPORTANCIA DA LUZ
(MATEUS 22:39, I JOÃO 3:1, EFESIOS 5:1-2, GALATAS 5.13-15)
FAZENDO O BEM = GALATAS 6:1-11
ORANDO POR ELE - I TIM 2.1
SENDO FORTE - FILIPENSES 4.13-17
DANDO BOM TESTEMUNHO - I TIM 6.11-12
FALANDO A LUZ DA PALAVRA - II TIM 3.16
INTERVALO PARA LANCHES E CONFRATERNIZAÇÃO

3. PARTE - TRABALHAR O TEMA PELO ANGULO NEGATIVO. O QUE EU FAÇO QUE IMPEDE MEU IRMÃO DE SER LUZ
QUANDO QUERO JULGÁ-LO - TIAGO 4.11 / MT 7.1-4
QUANDO NAO ACEITO COMO ELE É - TIAGO 5.7-11
QUANDO FALO DEMAIS - TIAGO 3.1-12
QUANDO NAO USO DE SINCERIDADE PARA COM ELE - EFESIOS 4.25-26
QUANDO TRATO DIFERENTE - TIAGO 2.1-10
QUANDO NAO VIGIO - II TIM 3.1-9
QUANDO VALORIZO MAIS O MUNDO DO QUE ELE - TIAGO 4.4

REFLEXÃO FINAL: ESTOU SENDO LUZ PARA MEU IRMÃO???? ORAÇÃO ONDE PEDIREMOS A DEUS QUE A LUZ DE CRISTO ESTEJA EM NÓS