versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quarta-feira, 2 de março de 2011

BARQUINHO COFRINHO

FONTE: PEGUEI DE ALGUM SITE NÃO ME LEMBRO



ARTES DIVERSAS

Desenho Surpresa I
Material: Tinta guache,pincel,papel ofício.
*Dobrar a folha ao meio,abrir,pingar com o pincel a tinta na dobra.
Tornar a dobrar a folha,com os dedos espalhar a tinta na folha.
Abrir a folha, e que surpresa!Um lindo desenho!

Bolinhas de Sabão
Material: Anilinas(3),detergente incolor,canudos,papel ofício,copos descartáveis ou potes de plásticos(+ou- 3)
*Em cada copo,coloque um pouco de detergente com algumas gotas de anilina(cada copo com uma cor diferente)
Molhe o canudo no detergente e vá soprando fazendo bolinhas de sabão em cima da folha.

Desenho de Olhos Fechados
Material:giz de cera e papel ofício
*Fazer livremente sobre o papel branco desenhos com o giz sem tirá-lo do papel,porém,com os olhos fechados.
Depois colorir entre o desenho.

Mosaico
Material:papel picado com a mão ou com a tesoura,
papel ofício,lápis de cor e cola
*Desenhar livremente com o lápis e depois colar papel picado.

Desenho em Pingos
Material:Canetinha de ponta fina,lápis,borracha e ofício
*Desenhar livremente,porém com leve.
Preencher todo o desenho fazendo pinguinhos com a canetinha,
Inclusive o contorno do desenho que deve ser feito de lápis e depois desmanchado com a borracha

Desenho com anilina e Cloro
Material: Algodão,anilina,cotonete e cloro
*misture água com algumas gotas de anilina,e coma algodão
passe por toda folha e deixe secar.
Depois molhe o cotonete no cloro e faça desenhos livres.

Desenho com Bolinha de Gude
Material:caixa de camisa,cola colorida ou guache
e bolinhas de gude
*coloque uma folha dentro da caixa e pingue
algumas gotas do guache(ou cola),
e as bolinhas
Tampe a caixa e sacuda.

Arte surpresa II
Material:guache
*Em cima de uma mesa de fórmica,espalhe guache
e desenhe o que quer com o dedo.
Coloque a folha em cima do desenho e aperte.

Desenho com creme dental
Material: papel cartão preto e creme dental branco
*Desenhe no papel usando o creme dental

Desenho na lixa
Material:giz de cera e lixa de parede
*Recorte a lixa no tamanho desejado e faça desenhos usando o giz.

Desenho a Vela
Material:giz de cera,vela
*derreta a ponta do giz na vela e desenhe livremente

Colagem Incrementada
*Você pode fazer colagem com feijão,farinha,macarrão,lã,
folhas,retalhos de tecido,etc
Alinhavo
Material: furador,papel cartão e lã colorida
*Faça diversos furos no papel,e coloque a lã nos buraquinhos desejados.

Carimbo de Frutas
Material:algumas frutas,pincel e guache
*Corte a fruta ao meio,passe guache e carimbe no papel.

Colagem com Sucatas
Material:Sucatas(palitos,forminhas de docinho e salgados,
Sobra de EVA,botões,filtro melita,tampinha de garrafa pet,
E outros...
*use a imaginação

Pintando com Cola Colorida
*desenhe ou pinte livremente usando cola de
várias cores

Desenho em alto relevo
Material:folha ofício,giz de cera e barbante
*Faça em cima da mesa um desenho com a barbante.
Coloque a folha de ofício por cima e com
O giz deitado,pinte toda a folha.

Desenho com raio-x
Material:folhas de raio-x ,cloro e colas colorida.
*limpe o raio-x com cloro(faça isso em casa,leve limpo)
e desenhe usando o dedo com as colas colorida.

Artes com jornal
Material:jornal,guache e pincel
*Desenhe livremente no jornal usando pincel e guache
*Você também pode rasgar jornal do tamanho que quiser e colar no papel ofício ou cartolina preta.
Desenho com giz branco
Material:papel cartão preto ou cartolina,
Uma tigela com água e giz branco
*Deixe o giz de molho na água por alguns minutos,
depois faça desenhos livremente,

Desenho no papel crepom
Material: Papel crepom,cloro e pincel
*Recorte o crepom em quadrado,molhe
o pincel no cloro e desenhe.

Desenho com blocos lógicos
Material:papel colorido recortados em formas geométricas e cola
*formar o desenho desejado usando apenas as formas

Colagem de jornal sobre o fundo preto
Material: jornal,cola ,tesoura,cartolina preta
*Faça desenho de silhuetas no jornal e cole sobre a cartolina

Desenho mágico
Material:giz de cera branco,algodão e anilina
*Desenhe livremente sobre papel usando apenas o giz branco.
Usando o algodão,passe anilina em toda a folha e veja a surpresa!

Recorte e colagem
Material:folha de ofício.revistas para recorte,
Tesoura e cola
*Faça colagem sobre o tema da aula
Ex:A criação –“Vamos recortar e colar o que Deus fez!”

Desenho mágico
Material:Giz de cera,agulha e folha de ofício
*Passe giz colorido por toda a folha,depois com o giz de cera
preto deitado passe por toda folha e desenhe usando uma agulha.
Mas cuidado para não furar o papel.
Impressão ao Meio
Material: papel ofício, tinta guache (3 cores diferentes),
e pincel.
*Dobre a folha para marcar o meio,pingue as tintas na dobra e
feche novamente e espalhe a tinta com as pontas dos dedos.
Abra e veja a impressão.

Pintura a dedo
Material: papel 40 quilos ou cartolina,mingau de trigo
Colorido com anilina (3 cores diferentes), colher
*pingar o mingau na folha e espalhar com os dedos
indicador e médio.
(mantenha no canto da sala uma bacia com água e uma toalha)

Pintura a sopro
Material: Canudos, papel ofício e anilina (azul, amarelo e vermelho)
*Pingar anilina no papel e ir soprando com o canudo,
misturando as cores.

Pintura Molhada
Material: papel 40 quilos ou cartolina, uma bacia com água,
Anilina (azul, amarelo e vermelho)
*Passar a folha na água, deixar escorrer e pingar a anilina

Carimbo dos dedinhos
Material: papel ofício e tinta guache colorida
*Carimbar os dedinhos na folha

Impressão com esponja
Material: papel ofício, tinta guache e esponjas cortadas
de várias formas.
*molhar a esponja no guache, tirar o excesso e imprimir no papel.

O PODER DA LINGUA

CONHEÇA MAIS: Números 12:1-15.
OBJETIVO: Ensinar sobre o poder da língua. O prejuízo ou o bem que se pode fazer com ela.
DISPOR DE: Uma irmã idosa entra, saindo de trás da plataforma, de modo que as crianças
tenham tempo de vê-la. Ela chega usando trajes típicos do Israel Antigo. Ela entra com
uma bengala ou um pau longo. Ao se aproximar, senta-se diante das crianças.
RECOMENDAÇÃO: Que essa senhora idosa seja a mesma a contar a história.
HISTÓRIA:
Queridas crianças, quantos de vocês têm um irmão menor? Eu já tive
dois menores que eu. Sofri muito quando era pequena. Parecia que tudo
era melhor para meu irmão mais novo. Seu nome era Moisés, porque foi
salvo das águas pela fi lha de Faraó. Ele era mais mimado que eu, porque só
estaria conosco até os doze anos. O que mais me doía era que parecia ser
o preferido de mamãe. Isto deixava o meu coração muito triste. Quando
crescemos, Deus nos deu uma responsabilidade e também parecia que
Ele tinha uma preferência especial por meu irmão. Deu-lhe o cargo de
cuidar de todo o povo.
Ele guiava muita gente. Bastava dar uma ordem e todos obedeciam.
Porém, a mim ninguém dava importância. Parecia que eu não existia. Eu
que cuidei dele e o ajudei quando era pequenino; parecia que isto não
tinha nenhum valor.
Um dia, eu não suportei mais. Comecei a usar isto (aponte para sua língua.)
Para que serve a língua? Bem, para saborear as comidas e também para falar.
Eu comecei a falar contra o meu irmão. Meu outro irmão, Arão começou
a falar também, um pouco infl uenciado por mim. Todo o povo de
Israel começou a nos ouvir. Nós dizíamos que era injusto que Moisés
tomasse todas as decisões. Começamos a rir dele, porque meu irmão era
gago e não falava tão bem. As pessoas riam com essas coisas. E sabem o
que aconteceu? Comecei a me sentir bem. Cada vez que falávamos de
meu irmão, e de um modo muito feio. Porém um dia, ... Em um triste dia,
Deus quis dar-me uma lição.
Certa vez, eu despertei e vi que tinha todo o meu corpo coberto de manchas. Eu me assustei muito. Sabia o que isso signifi cava. Deus falou
para meu irmão e lhe disse que eu estava leprosa. Que me deixassem e
continuassem a caminhada. Mas sabem, meu irmão, mesmo sabendo o
que eu estava fazendo, com certeza, fi cou triste muitas vezes, mas orou
a Deus para que eu fi casse curada. E todo o tempo em que eu estive
doente, mais de sete dias, o povo não continuou a viagem pelo deserto.
Em todo esse tempo, meu irmão Moisés se preocupou para que nada me
faltasse. Então, eu me dei conta de quão errada eu estava. A língua pode
fazer muito bem, mas também pode fazer muito mal.
APELO: Sabem crianças, o controle da língua depende de cada um de
vocês. Desejo que vocês a usem da melhor maneira possível, e que não
sigam o meu exemplo. Quando forem falar, lembrem-se de mim: Miriam. E
entendam que devem falar com sabedoria, jamais prejudicando alguém.
ORAÇÃO: Faça uma oração com as crianças, pedindo a Deus sabedoria,
a fim de controlar sua língua e ser sempre uma bênção para os outros.

NOITE DAS RECORDAÇÕES

NO ULTIMO ENCONTRO DO ANO, O GRUPO PODE CELEBRAR AS VITORIAS OBTIDAS, RECORDAR AS LIÇÕES APRENDIDAS E OS BONS MOMENTOS DE COMUNHÃO. SE HOUVER SLIDES OU FOTOGRAFIAS, APROVEITE PARA QUE TODOS POSSAM RELEMBRAR AS PROGRAMAÇÕES REALIZADAS. PEÇA A CADA PESSOA PARA QUE DIGA , EM SUA OPINIÃO, QUAL FOI A MELHOR OCASIÃO DENTRE TODAS AS QUE O GRUPO PASSOU REUNIDO E O POR QUE DE SUA ESCOLHA. PERGUNTE A CADA UM O QUE FICOU PARTICULARMENTE MARCADA EM SUA VIDA ATRAVÉS DA CONVIVENCIA COM O GRUPO DURANTE AQUELE ANO.
OLHEM JUNTOS PARA O PRÓXIMO ANO E ESTABELEÇAM ALVOS. DÊ OPORTUNIDADE TAMBÉM PARA QUE COMPARTILHEM ALVOS PESSOAIS.

COMPARTILHAR: NO FINAL DO ENCONTRO, REUNA OS PARTICIPANTES EM CÍRCULO, MEDITEM SOBRE O TEXTO DE FILIPENSES 3:13-14.

BRINCADEIRA: GATO MIA

ESTABELEÇA LIMITES NA SALA E ESCOLHA UM INTEGRANTE DO GRUPO PARA SER VENDADO. ESTA PESSOA DEVE ANDAR PELA SALA, TOCAR EM ALGUEM E PEDIR: GATO MIA! QUEM É VOCÊ? O GATO DEVE RESPONDER COM "MIAU" E A PESSOA VENDADA VAI TENTAR ENTÃO IDENTIFICA-LO. SE ACERTAR, O GATO PASSA A SER O PEGADOR

BRINCADEIRA: DESENHO NO ESCURO

TODOS RECEBERÃO LAPIS E PAPEL PARA DESENHAR. COMEÇARÃO A DESENHAR UMA CASA. AO TERMINAR A CASA, O PROFESSOR PORÁ UMA VENDA NOS OLHOS DE CADA PARTICIPANTE QUE TERÁ QUE CONTINUAR SEUS DESENHO ACRESCENTANDO UMA VAQUINHA NO QUINTAL, UMA ARVORE, ALGUMAS CRIANÇAS BRINCANDO EM VOLTA. QUEM FIZER O MELHOR DESENHO SERÁ DECLARADO O VENCEDOR. (DEIXE QUE AS PROPRIAS CRIANÇAS ESCOLHAM O MELHOR DESENHO).

DEUS ME FEZ










DEUS CUIDA DE VOCÊ






















DEUS CRIOU OS ANIMAIS















UMA AMIZADE MUITO ESPECIAL

CONHEÇA MAIS: II Samuel 4:4; 9: 6-13.
OBJETIVO: Desenvolver o conceito da importância da verdadeira amizade.
DISPOR DE: Um par de muletas ou uma cadeira de rodas.
ATIVIDADE DINÂMICA: Mostrar uma muleta ou a cadeira de rodas e perguntar às
crianças para que servem.
HISTÓRIA:
Era um jovem aleijado. Quando tinha apenas cinco anos; da mesma
idade que (mencionar nome de uma criança que está presente.), umas
pessoas inimigas de seu pai quiseram fazer mal ao menino. A ama que
ajudava a sua mamãe, para protegê-lo, correu com ele, mas infelizmente,
ele caiu de seus braços, e assim o menino fi cou doente das pernas. Não
podia fi car em pé, nem caminhar como as demais crianças.
Em conversa com sua ama, ele perguntava: Que vai acontecer comigo,
quando eu crescer e não mais tiver você ao meu lado? Quem vai cuidar
de mim? Ama, algum dia eu vou me casar? Eu irei estudar longe? Ela lhe
dizia que ele era fi lho de Deus, e que Deus sempre cuidava de Seus fi lhos.
Ele não o desampararia, e mais ainda, se o menino era inválido.
Quando era hora de dormir, a ama de Mefi bosete contava histórias
sobre seu pai. Um general do exército que se chamava Jônatas, fi lho do
rei Saul. Ali aprendeu que a coisa mais especial que aconteceu na vida de
seu pai, foi que ele teve um amigo extraordinário.
Quando chegava a noite, Mefi bosete dizia: Ama! Ama! Conte-me outra
vez a história que eu gosto! E ela se encostava ao lado do menino, enquanto
acariciava seus cabelos, relembrava a história que ele mais gostava de ouvir.
A ama lhe dizia: Quando Jônatas, seu pai e Davi se conheceram, ele logo
percebeu que Davi era um jovem mui amável. Ele se portava educadamente na
casa do rei, e isso lhe agradou tanto que ele lhe deu lindos presentes. A partir
desse momento, foram tão amigos que passavam muito tempo em companhia
um do outro. Jônatas sempre se preocupava, para que seu amigo não sofresse
algum risco de vida. Ele acreditava que sua amizade duraria para sempre. Eles se
amavam muito. Eram fi éis um ao outro e se tornaram os melhores amigos.
O tempo passou. O pai de Mefi bosete já havia morrido, quando ele ainda
era pequeno. Havia muita gente que queria prejudicar esse homem. Ele continuava
dependendo dos demais para poder ir de um lado para o outro. Vocês
lembram do problema de Mefi bosete? Muito bem! Ele era aleijado.
Em meio a essa situação, apareceu o antigo amigo do pai de Mefi bosete,
Davi. Agora Davi era uma pessoa muito, mas muito importante. Era o
rei de Israel, rei de uma grande nação. E, ao se encontrarem, este jovem
desamparado, Mefi bosete fez uma reverência, dizendo ao rei: “Aqui está
o teu servo”, como um sinal de humildade. O rei Davi lhe disse: Tu és o
fi lho do meu melhor amigo; não tenha medo, porque eu desejo ser bom
para você, por amor do seu pai Jônatas e, mesmo que ele não esteja aqui,
a minha casa será a sua casa. Jamais lhe faltará nada. Eu ordenarei que
ninguém lhe faça mal. Seu pai foi o meu melhor amigo, portanto você será
uma das pessoas mais importantes em meu palácio.
Todos os dias você comerá em minha mesa e jamais lhe deixarei. Os
olhos de Mefi bosete se encheram de lágrimas e ele se lembrou das histórias
que sua ama lhe contava, quando ainda era pequeno, assim como
são vocês. A amizade de seu pai permitiu que este jovem fosse atendido
no palácio do rei.
APELO: Assim como Mefi bosete, nós, algum dia viveremos no palácio
do Rei do Universo, graças a nossa amizade com Jesus. Vocês querem
viver nesse palácio?
ORAÇÃO: Que uma criança (previamente avisada) ore, agradecendo a Deus,
porque em breve vamos poder comer na mesa do Rei do Universo.

fonte: ADORAÇÃO INFANTIL 2007