versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 12 de março de 2020

Tic - tac - relógio



Hora da limpeza


Fui ao zoológico

Objetivo: Nomear tipos de animais criados por Deus.
Desenvolvimento: Todas as crianças devem ficar em pé formando um círculo. Você deverá iniciar a brincadeira completando a frase - FUI AO ZOOLÓGICO E VI,,, uma girafa. A criança ao seu lado deverá  repetir o que ouviu e acrescentar outro animal. E assim sucessivamente. Quem errar senta. Vence quem permanecer até ao final da brincadeira.

Arte com sucata : polvo

Material: copos descartáveis um para cada criança, algumas tesouras sem ponta e caneta para retropojetor.

Desenvolvimento: Peça que as crianças cortem o copo em tiras de 1 cm de largura, de baixo para cima, deixando a parte superior inteira para desenhar os olhos e a boca. Dobre as tiras para o lado de fora como se fossem os braços do polvo. Se quiser dar movimento no polvo, introduza um pedaço de barbante ou elástico fino na parte de cima do copo e dê um nó na parte de dentro.


Dobraduras cachorro e gato

Material: quadrados de papel colorido 15 x 15 cm.

Desenvolvimentos ensine as dobraduras seguindo os esquemas abaixo. Cada criança poderá fazer a dobradura que quiser, incentive as crianças maiores a ajudarem as crianças menores que tem mais dificuldades.


Versículos para pintar




Desafio : "Amigos da Linguagem e da Matemática"

Divida os juniores em duplas ou trios e dê para cada equipe um desafio de linguagem ou de matemática. As equipes que receberem o desafio de linguagem poderão usar dicionários de pesquisas. Providencie papel e lápis para todos as equipes e premie as equipes que acertarem a respostas com bolas ou pirulitos.

Desafios

1. (linguagem)
Explicar para todos os colegas, com suas palavras, o que é um povo e o que é uma nação.

Resposta: Povo é o conjunto  de indivíduos que falam (em regra) a mesma língua, têm costumes e hábitos idênticos, uma história, tradições comuns e habitam uma localidade ou região. (mini Aurélio)
Nação é o povo dum território organizado politicamente sob um único governo. (mini Aurélio)
Numa mesma nação podem viver muitos povos.

2. (linguagem)
Explicar para todos os colegas, com suas palavras , a diferença entre língua e dialeto.
Resposta:Língua é o conjunto de palavras e expressões faladas ou escritas, usada por um povo, por uma nação e o conjunto das regras da sua gramática (mini Aurélio) / Dialeto é a variedade da língua conforme a região. (mini Aurélio)

3. (linguagem)
Explicar para todos os colegas, com suas palavras, o que é um língua viva, uma língua extinta e uma língua morta.
Resposta: Língua viva: a que é falada por qualquer povo ou nação (Michaelis) /
Língua Extinta: totalmente desaparecida e de que  não resta um documento sequer (Michaelis) / Língua Morta: a que já não é falada por nação ou povo algum, sendo conhecida apenas por documentos escritos. (Michaelis)

4. (matemática)
Descobrir o número de nações existentes na Terra resolvendo a seguinte operação matemática: (300-150+87
Respostas: 237 nações

5. (matemática)
Descobri o número de povos existentes resolvendo a seguinte operação matemática: (3200 x 5)
Respostas: 16.000 povos

6. (matemática)
Descobrir o número aproximado de línguas faladas resolvendo a seguinte operação matemática: (10.000 + 3.000 + 500 + 10 +1)
Respostas: 13.511 línguas

7. (matemática)
Descobrir o número aproximado de dialetos falados resolvendo a seguinte operação matemática: (10.000 / 2 * 6)
Respostas : 30.000 dialetos

Esses números mostram quantas pessoas precisam conhecer a Jesus. Precisamos orar pelas nações e povos da Terra! Nós precisamos orar para que missionários sejam enviados a todos os povos da Terra para que cada criança, junior, jovem e adulto ouça sobre Jesus o nosso Salvador e Amigo!

A nossa história - Jesus é o único Caminho!

1. Apresente os personagens principais: DEUS E EU. Você percebeu que existe um abismo entre os dois personagens? Você sabia que este abismo foi criado pelo próprio homem quando desobedeceu ao seu Criador? Começou com Adão e Eva quando comeram o fruto proibido. Hoje, quando desobedecemos a Deus criamos este abismo entre nós e Ele.

2. Este abismo chama-se pecado. (Ouça o que as crianças e juniores pensam sobre o pecado). Pecado é tudo que fazemos que desagrada a Deus como desobediência, briga, mentira, etc. (Cite tipos de pecados de acordo com a idade. Pergunte se já fizeram coisas assim.)


3. O homem quer e precisa chegar até Deus. Para isso acontecer é preciso fazer uma ponte, mas observe o que a Bíblia diz. O SALARIO DO PECADO É A MORTE, isto é, a separação espiritual de Deus. Que ponte poderia ser colocado?


4. Talvez você pense: Se eu for à igreja, tiver uma boa religião, Deus verá meus esforços e eu poderei chegar até Ele. Muitas pessoas pensam que esta é a ponte e agem desta forma. Mas observe o desenho, qual o problema? Esta ponte é curta demais. Por quê? É que a religião sozinha não consegue resolver o problema do pecado. Você pode fazer promessas, ir à igreja e orar, mas os seus pecados continuarão fazendo divisão entre você e Deus.


5. Mas existem outras pontes que os homens criaram para chegar a Deus, uma delas é a das boas obras. Se você pensar: se eu ajudar os outros, der esmolas.... Deus me receberá. Você estará tentando colocar isto como ponte, estas coisas são importantes, mas não no lugar onde foram colocadas, isto é , como ponte para chegar a Deus.


6. Que tristeza! Este é o maior problema para o homem. ele está separado de Deus pelos seus pecados. As pontes lançadas pelo homem sempre serão curtas demais para chegar a um encontro com Deus. O nosso Deus é separado de todo pecado!


7. Mas... Espere! Há uma esperança! DEUS O AMA. Em João 3:16 está escrito: "Deus amou o mundo de tal maneira". Você é amado por Deus, é uma pessoa especial para Deus. Seus esforços não puderam resolver o problema do pecado, mas Deus diz: EU LANÇAREI A PONTE!


8. Somente uma pessoa sem pecado que pagasse o preço da ponte, poderia lançá-lo. Deus tinha Jesus, Seu Filho. Perfeito que aceitou a missão. Veio aqui à Terra, nasceu entre os homens para ser como nós e viveu, entre nós.


9. Falou do Reino do Pai e disse ao homens. EU SOU O CAMINHO! Jesus curou doentes, ajudou as pessoas, revelou o amor de Deus aos homens e o que é mais especial. LANÇOU A PONTE ENTRE DEUS E OS HOMENS, quando pagou o preço, morrendo na cruz em nosso lugar. Derramando o Seu sangue para que fossemos aceitos por Deus. Isto mesmo! A morte de Jesus. Seu sacrifício, foi uma morte de Jesus, Seu sacrificio, foi uma ponte que alcançou os dois lados. Mas depois que a ponte foi lançada, Jesus ressuscitou dos mortos, e voltou ao Seu lugar lá no céu, onde agora "pede" a Deus por nós (leia Atos 4:12) Só Ele é o nosso Salvador!


10. Meu amigo, você já pediu a Jesus para ser o Seu Salvador? Aprendemos que Ele é o caminho, a verdade e a vida!

11. Você precisa pedir a Jesus para entrar em sua vida e perdoar-lhe os pecados. Assim você estará dando os primeiros passos para passar pela ponte que Deus lançou.


12. Ao usar a ponte que Deus colocou - JESUS CRISTO - você teve os seus pecados perdoados e agora está salvo. Leia 1 João 5:12



quarta-feira, 11 de março de 2020

Confecção da pulseira evangelística

Prepare algumas miçangas de plástico nas cores que simbolizam o plano da salvação, verde, amarelo, vermelho, preto e branco - cordões ou fios de silicone e ensine as crianças e juniores a confeccionarem a sua própria pulseira evangelística. Depois, mostre como utilizar a pulseira para evangelizar através da cores, Incentive-os a evangelizarem seus colegas, parente e amigos. Para melhor fixação, separe-os em duplas e peça que treinem a apresentação o plano da salvação uns aos outros, usando a pulseira.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Um missionário chamado Jim Elliot

Dica: o filme "Terra Selvagem" mostra um pouco da história que será narrada. Sugerimos que você assista ao filme para assimilar a história e passá-la com muita emoção para os juniores. Sugestão para o lider: se possível reúna os juniores para um encontro extra, e exiba o filme com direito à pipoca e refrigerante. Jim Elliot nasceu nos Estados Unidos, pertencia a uma família cristã dedicada ao Senhor e recebeu a Jesus com seu Salvador quando tinha oito anos de idade. Ele foi um jovem muito talentoso e se destacava em tudo o que fazia. Estudou grego pensando em, um dia, traduzir a Bíblia para alguma língua nativa. Para alguns líderes, Jim tinha potencial para ser pastor de igrejas nos Estados Unidos, mas ele admirava os testemunhos de missionários que tinham ido a outras nações como David Brainerd (Missionários entre os índios) e Hudson Taylor (Missionário na China) e insistia na decisão de levar o Evangelho aos indios da Amazônia. Enquanto se preparava para ser missionário, conheceu Elisabeth, e apesar de seus sentimentos um pelo outro, eles aguardaram a confirmação de Deus e só se casaram depois que já estavam no Equador cumprindo sua missão. Dois anos depois, tiveram uma filha chamada Valerie. Jim convenceu dois amigos a irem para Equador. Lá, um piloto missionário e sua esposa se juntaram a eles. Depois de trabalhar na tradução da Biblia para a lingua dos índios Quechua, Elliot se lembrou dos Índios Aucas (hoje conhecidos como Huaoranis) que eram considerados muito violentos e não possuíam nenhum contado com o mundo exterior. Então o grupo de missionários começou a elaborar um plano para levar o evangelho até os Huaoranis, e este ficou conhecido como "Operação Auca". O piloto Nate sobrevoava as áreas demarcadas no mapa da operação quando avistou alguns índios Aucas. A partir disso começaram a sobrevoar sistematicamente a área durante 4 meses levando presentes aos indios (roupas, bugigangas, fotografias dos missionarios, cereais, e outros). Ao sobrevoar a aldeia em voos baixos, os missionarios desciam balde, com uma corda, cheio de presentes para os indios. Um dia, os indios colocaram algumas coisas dentro do balde. Quando os missionários puxaram o balde para o avião, sabem o que encontraram? Um papagaio e alguns enfeites que os indios usavam. Parecia um grande progresso! Por isso os missionarios decidiram montar um acampamento às margens de um rio próximo dali. Pelo rádio do avião os missionários sempre falavam com suas esposas que tinham ficado na base da missão. Pouco tempo depois, um grupo de quatro indios visitou os missionários em seu acampamento. Os missionarios deram presentes e alimentos para os indios como um sinal da paz. Aconteceram outros contatos e um daqueles indios chegou a sobrevoar a aldeia com Nate. Um dia, os missionarios decidiram ir à aldeia, mas antes de ir, Nate e Jim sobrevoaram e região. Neste voo viram uns vinte ou trinta indios em direção ao acampamento e voltaram para avisar os outros missionário. Eles tinham armas, mas preferiram não usá-las. Quando os indios chegaram, os missionários não tiveram como se defender. As esposas ficaram preocupadas por eles não falarem mais pelo rádio e pediram ajuda ao exercito do Equador. Helicópteros sobrevoaram o rio Curray e encontraram os corpos de quatro missionários, um não foi encontrado. Muito triste, não é mesmo? Mas a história não acabou ainda. As esposas dos missionários, mesmo muito triste, decidiram continuar a missão. Deus usou a vida delas para falar de Jesus àquela tribo. Os índios estavam muito doentes e foram as mulheres dos missionários que ajudaram e salvaram a vida de muitos na aldeia. Mais tarde os indios se converteram. O indio que matou Jim Elliot se tornou um lider da igreja na aldeia e batizou Valerie, a filha de Jim e Elizabeth, no mesmo rio onde Jim Elliot tinha morrido anos antes. A vida e o testemunho desses cinco missionários que morreram por amar o evangelho tem inspirado muitos jovens a dedicar sua vida ao Senhor. A frase que lemos no começo de nosso encontro é de Jim Elliot, que serviu a Jesus com todas as suas forças.

A união faz a força

Providencie um pacote de palitos de churrascos e corte as pontas afiadas. Para que os juniores tenham uma compreensão maior sobre a sua importância na vida dos missionários, de seus filhos., aplique a seguinte dinâmica: peça que um dos participantes pegue e quebre um dos palitos. Peça que outro participante quebre três ou quatro palitos juntos, de uma só vez. Peça que outro participante quebre todos os palitos que restaram de uma só vez. Se não conseguir, poderá chamar outra pessoa para ajudá-lo. Estimule os participantes a falarem o que observaram e concluíram. Unidos somos mais fortes. Estamos envolvidos em missões: enquanto uns vão, outros oram e ainda outros ofertam. Deus nos criou para vivermos em união, ajudando-nos uns aos outros.

SERVINDO UNS AOS OUTROS

Prepare uma mesa com bolachas e suco ou refrigerantes e deixe-a coberta até este momento. Façam um círculo onde cada junior servirá o colega que está a sua direita devendo ir até a mesa, pegar um lanche e entregando a ele. Em seguida , o colega ao lado fará o mesmo. Quando todos estiverem servidos, poderão comer o lanche. Como vocês se sentiram sendo servidos e como se sentiram ao servir o outro? Mostre o quanto é fácil e prazeroso servir ao outro. E como foi importante que cada um fizesse a sua parte.

Painel: Os missionários precisam da nossa oração

Providencie revistas, tesouras, cola e uma tira de papel de rolo ou cartolinas. Os juniores deverão recortar, de revistas e jornais, figuras que ilustrem as necessidades dos missionários e colar no painel. Veja no quadro abaixo algumas destas necessidades. Comente a importância da intercessão e esclareça cada motivo de oração. MOTIVOS: FAMÍLIA - esposa e filhos; PROTEÇÃO - contra todo mal; MINISTÉRIO - para realizar o que Deus quer; TRANSPORTE - que muitos lugares é bem difÍcil; SAÚDE - muitas doenças e perigos para a saúde; ALIMENTAÇÃO - comida limpa e saudável; ROUPAS - suprimento com vestuário; FORÇAS - condições novas para fazer o que Deus pede;

Precisando de direção

Providencie faixas para vendar os olhos dos juniores. Leve-os para um lugar amplo e plano, como o estacionamento da igreja. Coloque a venda nos olhos deles. Quando todos estiverem vendados, peça que andem livremente. Use frases como: venham para cá, andem um pouco para lá, sem indicar a direção. Fique atento para evitar algum acidente. Depois de um tempo peça que parem onde estão. Coloque cada junior em fila indiana, um segurando na mão do outro. Depois os guie e dê uma volta pelo local. Deixe que tirem as vendas e perqunte como se sentiram. É difícil andar sem ver nada, não é mesmo? É assim que andam as pessoas que não conhecem a Jesus, como cegos sem ter quem os guie. Elas seguem de um lado para o outro sem saber onde estão ou para onde vão. Elas precisam de alguém que lhes indique o caminho e as levem a Jesus. Se você orar, muitos podem chegar a Jesus, podem encontrar o caminho até Ele.

Frases embaralhadas

Escreva as letras das frases: "Jesus é o Salvador do Mundo" e "Jesus é o único caminho" em cartões no tamanho de 10 cm x 15 cm. Divida os juniores em duas equipes. Embaralhe os cartões de cada frase e entregue um conjunto de letras para cada equipe. No quadro de giz ou numa cartolina desenhe retângulos onde as letras deverão ser encaixadas. Cada equipe precisa ordenar a frase desembaralhando e colocando as letras no lugar correto. A equipe que montar a frase corretamente, por primeiro, será a vencedora. Confira abaixo o esquema para o cartaz. Você pode ajudar colocando algumas letras nos lugares adequados antecipadamente.

sexta-feira, 6 de março de 2020

TELEJORNAL

È uma estratégia que prende a atenção dos juniores e consiste em trazer notícias sobre um povo, nação ou missionários como os jornalistas fazem na televisão. Para a apresentação do telejornal, prepare uma mesa e microfones, que podem ser de sucata, e gravatas par aos repórteres; Os repórteres podem ser seus auxiliares ou os próprios juniores; Traga notícias impressas em letras grandes para facilitar a leitura; Coloque uma música de fundo ou vinheta ao começar a apresentação do telejornal; Se desejar monte uma televisão com caixa de papelão e caracterize os repórteres com roupas tipicas do país do encontro.

CULTO DOMÉSTICO - Missões

Realize o culto doméstico numa sala diferente ou prepare o ambiente antes dos juniores chegarem. Durante o culto as luzes deverão estar apagados. Use lampião ou lanternas.Se você fizer a recepção, o momento bíblico e explicação no mesmo lugar, só apague as luzes quando der inicio ao culto. "Disfarce" o ambiente o máximo possível. Lembre-se que nada pode "despertar suspeitas". Arrume um lugar no chão, bem próximo do pregador. Todos deverão estar bem próximos, afinal tudo deverá ser feito com o máximo de sigilo e silêncio. Convide alguém para o momento da pregação ou pregue você mesmo. No louvor, cantem só o coro, bem baixinho. Escreva num pedaço de papel, que poderá ser um cartucho de papel, um único versículo bíblico, pois não poderão levantar "suspeitas". Todos deverão manter esse versículo escondido, pois poderão ir para a prisão, caso alguém descubra. Você tem liberdade para criar e desenvolver um culto o mais próximo possível da realidade, com o objetivo conscientizar os juniores das dificuldades que essas pessoas, inclusive os missionários, enfrentam nesses países. Terminem orando pelo país alvo neste Encontro e pelos Missionários que se encontram nesses países. O culto deverá ter a duração de 20 a 30 minutos.

RODA DA AMIZADE

Objetivo: Conhecer os colegas do grupo Material: uma garrafa PET cheia de água. Desenvolvimento: Sentem-se formando um círculo e coloque a garrafa no centro da roda. Peça que uma crianças gire a garrafa. Quando a garrafa parar, a criança que está do lado do bico da garrafa pergunta alguma coisa à criança que está na outra ponta. Exemplo: Qual é o seu nome? Qual a sua comida favorita? Quantos anos você tem? Do que você mais gosta de brincar?

CHAPÉU NA CABEÇA

Objetivo: Participar ativamente da aula com os colegas e sentir-se parte do grupo. Desenvolvimento: O líder coloca um chapéu ou boné, na cabeça de uma criança, e fica de costas. As crianças passam o chapéu de cabeça em cabeça. Quando você disser: STOP, quem estiver com o chapéu na cabeça apresenta e cumpre uma tarefa, imitar um animal, cantar uma música, etc. Aplicação: Vocês são muito bem vindos ao nosso grupo.

TROCANDO CRACHÁS

OBJETIVOS: Conhecer e integrar se com os colegas do grupo. MATERIAL: Crachás com os nomes das crianças. DESENVOLVIMENTO:Distribua um crachá para cada criança e peça que escreva seu nome nele. Recolha os crachás e os entregue novamente, de modo que cada criança receba um crachá que NÃO é o seu. Todas as crianças devem passear pela sala à procura da criança que possui o crachá com seu nome para recebê-lo de volta. APLICAÇÃO: Vocês são muito bem--vindos ao nosso grupo.

RECONCILIAÇÃO

Examinai Tudo

SEGREDO DO JOGO DA VELHA

PROFESSOR COLA E A PERSEVARANÇA

quinta-feira, 5 de março de 2020

Busca rápida

Formando frases

Caça palavras e jogos de letras

Atividades bíblicas sobre testemunhos

A bíblia, Deus e os seres espirituais

A bíblia é a palavra de Deus. Esta lição começa a esclarecer a verdade fundamental da soberania de Deus, demonstrando que Deus existia sozinho antes do principio de tudo e que ele existe independentemente de tudo o mais e não precisa de nada. Apresenta uma breve introdução à trindade. Estabeleça o fato de que, por Deus ser o único que existia antes de tudo, só ele pode dizer o que aconteceu no principio. Esta lição estabelece que Deus criou todos os seres espirituais. Apresenta, Deus, que é soberano e santo, maior que todos os seres criados, e Criador de todas as coisas de modo perfeito. Também mostra a soberania e santidade de Deus ao lidar com o desejo de rebelião de Lúcifer contra Deus. Objetivos: Apresentar a biblia como a Palavra de Deus verdadeira, sem erros e eficaz. Apresentar o fato de que Deus existe antes de todas as coisas. Estabelecer o fato de que Deus é soberano. Mostrar a soberania e a santidade de Deus na Criação de todos os seres espirituais e ao lidar com Lucifer e outros que se rebelaram. Perguntas: 1.Deus escolheu homens para escreverem sua Palavra. Como se chamam esses homens? Profetas. 2. Quantos anos se passaram até toda a Palavra de Deus ser escrita? Levou cerca de 1600 anos par que toda a palavra de Deus fosse escrita. 3.Quantos homens Deus usou para escrever sua palavra? Aproximadamente quarenta. 4.Quem é o autor da Biblia?Deus. 5.Por que se deve estudar a Biblia? A Biblia é a mensagem pessoal de Deus a cada individuo. 6.Houve algum tempo em que Deus não existiu? Não. 7. O que Deus precisa fazer para existir? Não precisa fazer nada. 8.Quantos deuses existem? Há só um Deus. 9. Quem são os três seres vivos que consistem num único Deus? Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo. 10. Existe algum lugar distante ou suficiente, seja na Terra, na galáxia, no universo, ou em qualquer outro lugar em que Deus não esteja? Não. 11. Quem é o único que existia desde o principio de tudo? Deus. 12. O que Lucifer fez? Planejou ser como Deus e assumir o lugar de Deus. 13.O que Deus fez quando Lucifer e seus seguidores se rebelaram? Ele expulsou Lucifer e os anjos que se juntaram a ele na rebelião de sua posição como servos de Deus.

Viagem missionária

É uma estratégia muito criativa e envolvente. Os juniores serão convidados a "viajar" ao país tema, daquele dia. Lá conhecerão os missionários, farão um lanche com alimentação da região e poderão aprender um cântico no idioma daquele povo. Tire uma foto instantânea - em preto e branco ou colorida de cada junior ( ou fotografe com o tempo de mandar revelar as fotos) Para cada junior faça um passaporte, um papel verde. Use a sua criatividade! Cole a foto no passaporte e escreva o nome do junior logo abaixo. (se desejar acrescente a idade, altura, peso, etc). Agora estão prontos para iniciar a viagem ao pais de sua escolha. Prepare a sala como se fosse o interior de um Boeing 747 com filas de cadeiras, corredor e tudo mais que existe dentro de uma avião. Deve haver um piloto (o lider) e comissários de bordo (assistentes protagonizados por adolescentes ou jovens) para ajudarem na programação. Coloque uma tela de filme à frente dos assentos e projete slides ou clipes do lugar a ser visitado, música de fundo dá mais vida à fantasia. Prepare uma mesa com recepcionista para carimbar o passaporte dos juniores e outra pessoa para conferir o passaporte na porta do avião. Esta pessoa deverá receber os juniores com muita alegria, mostrar o quanto são importantes e esperados para essa viagem. Para começar a viagem imaginária, apresente-se como o comandante da aeronave que está "decolando". Faça de conta que há turbulência à frente, como acontece nos vôos de verdade e anuncie: "Senhores passageiros, queiram, por favor, colocar os seus cintos de segurança e mantenham os encostos de suas poltronas levantados, por favor". Você (o comandante) e seus assistentes (comissários de bordo) prestarão "esclarecimentos de voo" e descreverão o país a ser visitado, dando informações pertinentes ao trabalho missionário no lugar. O material estará disponível no referido encontro. Quando o avião "aterrissar" no país estrangeiro, incentive os juniores a participarem de um projeto artístico sobre o local, a deliciarem-se com uma refeição ou guloseima típica, a visitarem alguns missionários (representados por jovens) para saberem mais sobre o que fazem ou para aprenderem uma canção no idioma do país. Não se esqueça de deixar tempo, para que aprendam o versículo também. Pouco antes de embarcarem no "avião" para a viagem de volta, "carimbe" o passaporte novamente. Escreva o nome do país visitado logo abaixo do carimbo. Em todas as cadeiras deixe uma mensagem "reservado para um viajante muito especial" com o versículo do dia.

Ratinho

Onde está o polegarzinho?

NATAL

Minha familia feliz

SAL COM TEMPERO

Este grupo apresentará as funções de paladar do sal. Pesquisará os efeitos do excesso de sal no organismo: pressão alta, problemas renais. Mostrará a combinação sal e açúcar. (Muitas delícias doces levam sal para ter um melhor sabor). Mostrarão o uso do sal grosso (dando sabor ao churrasco) e do sal refinado. Chegarão a conclusão que o sal dá sabor a todos os pratos. Dos mais simples à mesa dos pobre, até os maiores banquetes dos ricaços. O grupo trará de casa três pratos bonitos, apetitosos à vista. Uma vistosa macarronada terrivelmente salgada. Um pouco de batatas fritas completamente sem sal. Uma deliciosa torta salgada, com o sal no ponto certo. Servirão estes três alimentos aos presentes. A reação será melhor se o programa acontecer próximo à hora do almoço. Aplicação: O sal está lá para temperar, dar gosto. Quando o sal está na medida correta, todos dizem "que torta gostosa". Ninguém dirá "que sal gostoso". Porém, se o sal está presente e aparece, todos notam e o tempero perde a graça. "Que macarronada salgada!". Ou se está ausente "Cadê o sal desta batata?". Da mesma forma, o cristão deve temperar o ambiente. Sem aparecer, sem se orgulhar, sem fazer auto-propaganda, sem se esconder. Então o mundo dirá: "Que escola diferente. Dá pra sentir a presença de Deus aqui. Por que? Porque o diretor ou um grupo de professores (talvez alunos) são crente em Jesus e estão lá, dando o sabor que o mundo precisa. Para debater: Um jovem cristão está numa roda de amigos não cristãos. de repente alguém conta uma piada imoral. Como ele deve salgar uma ambiente desses? Ser sal neste caso seria sair de "fininho", ser contra a anedota do amigo, não expressar reação(não achar graça)? Um motorista crente se distrai e comete uma infração de trânsito. A multa é pesadíssima. O guarda rodoviário lhe propõe pagar uma pequena propina (ao invés da multa). Como "salgar" um guarda destes?

VERSÍCULOS PARA PINTAR

Fazer fantoches de bebês

Atividades para os pequeninos

Crianças bem pequenas respondem com entusiamo a poesias simples e cânticos ilustrados com fantoches. Siga estas orientações para o uso eficaz de fantoches no ensino de crianças. Sente-se em forma que você fique no mesmo nível que as crianças. Suas mãos vão precisar estar livres para manipular os fantoches. Calma e lentamente mostre o fantoche, comece a repetir a poesia ou o cântico distinta e ritmicamente. Evite fazer um fantoche pular de repente sobre uma criança pequena. Se a criança ficar assustada com um fantoche, guarde-o e guie a criança a outra atividade. Mais adiante, no programa, apresente novamente o fantoche e o poema ou cântico.