versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Trabalho com E.V.A










































































Estudando a biblia













Brinquedos diversos - dicas


Pode se usar o brinquedo acima ou então fazer com garrafa pet, ande de lançar fala-se o versículo ou uma pergunta da lição, assim eles aprendem brincando

                    Da mesma forma o jogo da velha , fala se um versículo ou uma pergunta da lição aprendida, cada vez que vai jogar uma peça.
                                             acima está a parte do cone
                                              acima está a parte do jogo da velha
 A malinha pode ser feita para cada criança guardar os seus trabalhinhos.  ( já leva tudo cortado e depois elas colam , assim vão ficar contentes por ter montado a sua pastinha) , veja se dá para imprimir o simbolo da igreja ou escola bíblica infantil, um tema que tenha o seu culto infantil.

 o estojo abaixo também é outra oportunidade para atividades em classe.

 os potes abaixo , você pode fazer junto com as crianças ou então já trazer pronto para dar de lembrança do culto infantil. (quando você falar da arca de noé)

 Se você tem tempo e quer deixar a sua sala mais bonita (com jeito infantil) poderia fazer as borboleta , joaninha,  para colocar nos lápis ou também como lembrança.(quando Deus criou os animais)


o ítem abaixo é de uma ovelhinha que pode se usar também na páscoa como lembrança, dá para fechar em baixo e colocar umas balas como lembrança de páscoa. Use a criatividade que Deus te deu.



Abaixo está a parte do cone no primeiro tópico.



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A FESTA DAS CORES


Use algum método de evangelismo com cores (Livro sem palavras ou outro)

Antes de fazer uma festa , faça a programação,quem vai trabalhar, tudo planejado antes. 

1. PROGRAMA DA FESTA
 CONVITES 
 faça um saquinho de gomas coloridas e por fora o convite para a festa.
DECORAÇÃO
Decore o local com balões, faixas, toalhas, copos, guardanapos, etc, nas cores do Livro sem palavras.

LISTA DE CONVIDADOS
Tenha uma lista das crianças que foram convidadas para a festa. Marque também aqueles que receberem Jesus (no apelo) para que você trabalhe mais com eles após a festa.



a) Recepção
Receba as crianças com alegria. Você pode elaborar a lembrança de inicio com as cores do livro sem palavra como na foto abaixo, tirei a foto de um outro blog que não me lembro achei muito interessante a idéia, mas dá para colocar a bala nas cores do livro sem palavra.
                                não me lembro o site que retirei a fotografia , usei como modelo 
           também é possível usar como convite a cruz acima, escreve atrás as informações da festa

b) Boas-vindas
Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale da alegria de estarem juntos, comece com a oração, pode ser uma criança já discipulada para orar, se não tiver incentive outra criança para orar.

c) Cânticos - a sua escolha ( se possível coloque as crianças para cantarem e fazer o louvor)

d) Brincadeiras 
MORTO PARA O PECADO E RESSUSCITADO COM CRISTO
Os participantes ficam um do lado do outro em forma de fila. Quando o lider dizer "morto para o pecado", todos devem se agachar. Quando o mestre dizer "RESSUSCITADO COM CRISTO", todos devem se levantar. Quem se atrapalhar com a estratégia do lider e errar, sai da brincadeira. O último que sobreviver sem nenhum erro é o campeão e será o novo lider.

Jesus te salvou
Escolham um jogador para ser o pegador. Ele deve ter os olhos vendados. O pegador conta até dez enquanto os outros jogadores se afastam dele. Não vale correr. Depois de contar até dez, o pegador sai à procura dos outros. Quando pegar alguém, ele diz Jesus te salvou! A pessoa que foi pega tem que falar : SIM. Se o pegador acertar quem é, a pessoa vira o próximo pegador. Senão, continua tentando...


e coloca outros tipos de brincadeiras e assim vai


e) Cânticos / coreografia - sendo apresentado por eles mesmos
f) História - Apresente o evangelho usando algum método com cores.- Pode ser feito um teatro com pessoas, usar fantoches,etc.
ou então o fazer o que está no site abaixo:
g) Apelo - está no site abaixo
h) Memorização - para memorizar abra os braços juntamente com as criança e dizendo que Deus amou o mundo de tal maneira. (ou durante o evento perguntar as crianças qual é o versiculo de hoje?assim elas vão gravando o versiculo.
Porque Deus amou ao mundo” João 3:16ª
i) Cântico
j) Lanche - Além de sanduíches e salgadinhos, tenha docinhos (faça beijinho e coloque na massa corante alimentício) nas cinco cores do Livro sem palavras.
k) Lembrancinhas - você pode fazer um pega vareta para cada um conforme o site abaixo, vai ser um pouco mais trabalhoso mas vale a pena, assim eles aprendem brincando.
Use a criatividade que Deus te deu para trabalhar com as crianças e juniores.
Você verá que é muito compensador.
Fique na benção
Milena B. Gonçalves

JESUS CONVERSA COM UMA SAMARITANA

ATIVIDADE: As crianças farão presentes que matam a sede.
Material: Garrafa pequenas d'agua fechadas (novas), etiquetas grandes, canetas hidrográficas, adesivos, glitter, cola, etiquetas de presente (quadrados de cartolinas), fitas de presente, perfurador de papel.
Preparação: corte as fitas de presente em pedaços de 30 cm. Fure uma ponta das etiquetas de presente. Deixe o material de artes acessível aos alunos.

FAZER É FACIL: ÁGUA DE PRESENTE - 
1-Dê uma garrafa a cada aluno e diga para não abri-las.
2-Fale para decorarem o "rótulo"(as etiquetas grandes) com canetas hidrográficas e adesivos.
3-Colem as etiquetas grandes nas garrafas.
4-Instrua as crianças a escreverem o nome de alguém especial na etiqueta de presente. Passem a fita pelo orifício da etiqueta; encaracolem a fita e amarrem no pescoço da garrafa.

CONEXÃO GAROTADA
Quando terminarem, recolha o material de artes. Abra a Bíblia no texto (joão 4.4-26). Conte a história com suas próprias palavras. Pergunte: 
- O que vocês acham que a mulher foi buscar no poço?
- O que a mulher aprendeu sobre Jesus?
- O que de maravilhoso vocês sabem a respeito de Jesus?
Diga: a mulher do poço não sabia quem Jesus era. Ela não sabia que ele era o maravilhoso Filho de Deus. Ela nem desconfiava que Jesus conhecia todas as suas tristezas e problemas. Jesus ajudou a samaritana a se sentir melhor-não porque ela lhe deu água comum. Jesus sarou o coração ferido da mulher. Jesus também pode fazer com que nós sintamos muito bem de novo.  Quando presentearem um amigo com essa garrafa de água, conte-lhes algumas das coisas maravilhosas que você já sabe a respeito de Jesus.

Isso dá certo! 
Distribua biscoitos salgados ás crianças e converse sobre como eles nos deixam com sede. Pergunte como seria não ter água para beber. Agora distribua copinhos de água gelada aos alunos. Conversem sobre como é gostoso beber uma água fresquinha. Enfatize que Jesus faz com os nossos corações se sintam dessa maneira quando entregamos todas as nossas tristezas a eles. 

fonte: enciclopledia biblica de trabalhos manuais

A escrito abaixo é a criatividade que Deus me deu, não é do livro.
PARA COMPLEMENTAR A HISTÓRIA E FIXAR MELHOR NAS MENTES E NOS CORAÇÕES DAS CRIANÇAS E JUNIORES. Segue abaixo uma dica dessa história:

Na hora de contar você pode contar a história da seguinte forma: arranja uma bacia com àgua (será o poço e escreva um papel com os dizeres poço de jacó) , fale para a crianças fazerem de conta que vão para Samaria ande com ela como se fosse um trenzinho e cante vamos a cidade de Samaria , e peça para todos se sentarem e ouvirem a história. Pegue uma criança para ser Jesus e a outra para ser a Samaritana. E Jesus(criança) vinha até o poço cansado do caminho, e assentou se ali junto do poço de Jacó. Depois vem a mulher samaritana (criança) tirar agua do poço. E Jesus diz para ela: dá-me de beber, e a samaritana responde como sendo tu judeu me pede de beber, sendo eu samaritana? (explicar para as crianças que os judeus não conversavam com os samaritanos)... e assim vai continuando a história .


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pascoa





Festa de aniversário (para fazer com o grupo)






Sermão: a importância de cada criança para o reino de Deus

Texto: I corintios 12:12-26 (através dessa passagem dá para se fazer muitas atividades sobre a importância da criança para o reino de Deus)

Material necessario: cartolina preta no formato A4, cartolina branca do mesmo tamanho que a preta, caneta pilot preta, cola.

Preparativos: Desenhe com a caneta pilot um quebra cabeça. Recorte bem no meio uma das figuras do quebra-cabeça. Cole a cartolina branca na preta. O quebra cabeça estará todo montado (na cartolina branca), faltando apenas a peça que você recortou.

Mensagem: veja esta figura. O que você pode me dizer? (crianças:" é um quebra cabeça") Ele está completo? ("nãaaaaao") falta uma peça nele. Sabe, um quebra-cabeça nunca é bonito assim. Sempre vai faltar alguma coisa. Mas, (coloque a figura que você recortou) e agora, ela está completo? (estaaaaaaaá) Sabe, você parece esta figura. Você faz falta. Para os seus amigos você é importante, para a sua família você é importante, para a igreja você é importante. Sem você, estes lugares não estão completos. você é importante, pois faz muita falta, assim como faz falta uma peça no quebra cabeça.


fonte: manual pratico para o culto infantil


sábado, 19 de janeiro de 2013

CORRIDA DE OBSTÁCULOS


Jogam dois corredores, que deverão percorrer uma distância e chegar ao fim, enfrentando obstáculos (os obstáculos serão pessoas curvadas escritos as obras da carne que temos que vencer – Gálatas 5:19-22). Quem cruzar a linha de chegada primeiro vence.

XADREZ HUMANO


Joga uma dupla de cada vez. Antes de jogar fala-se um versiculo ou faz uma pergunta. Em alguns pedaços de papel, escreve-se números de 1 a 12. Em outros pedaços de papel, escreve-se 4 partes do corpo (MÃO, PÉ, BUNDA, CABEÇA). No chão, faz-se um grande quadrado dividido em 12 quadradinhos, de aproximadamente 40 cm cada, numerados de 1 a 12. Tira PAR ou IMPAR pra ver quem começa. É feito o sorteio de número e de parte do corpo. A missão é colocar a parte do corpo sorteada no número sorteado. Ex.: Cabeça no 7, Pé no 11... E por aí vai até alguém se desequilibrar. Quem ganhar, escolhe o novo adversário. Vence o campeão da última rodada.

PASSA OU REPASSA (Perguntas)


Todos brincam. Porém, em cada rodada, um jogador de cada equipe participará. Seria interessante que as perguntas fossem ligadas a um único tema em cada vez que esse jogo for praticado. Será feita uma pergunta (sem alternativas) para um dos participantes. Se ele responder corretamente, dá uma tortada na cara do rival, ou vice-versa, se ele errar. Se ele não souber, ele passa. Se o adversário não souber, ele repassa. Se, mesmo assim, o primeiro não souber, ou errar, o seu rival dará uma tortada na cara dele. Porém, se ele acertar, é ele quem dá a tortada. Vence a equipe que acertar mais perguntas e, claro, receber menos tortadas. OBS.: Fazer dezenas de tortas pode sair mais barato do que parece. Basta sentar e pensar em ingredientes baratos que podem render vários pratos de torta. Ex.: Lama.

ESTOURA-BEXIGA (memorização de versiculos)


Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua. Assim que estourar a bexigar pegar o versiculo escrito dentro da bexiga estourada e falar. Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

COMO FAZER POMPONS

Cortar uma pequena tira de papelão. Quanto menor a tira, menor será o pompom. Dê a volta na tira várias vezes (20-30 vezes). Tira a bolinha de lã pela lateral do papelão. Amarra o fio pelo centro da bolinha. Corta todas as pontas para ficarem espetadinhas.