versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

sábado, 12 de março de 2011

CAIXA DE ORAÇÃO PARA CRIANÇAS

PARA MENINA

PARA MENINO

Aprendendo Com As Abelhas - Idade: de 4 a 12 anos

Objetivo: Despertar interesse por memorização de versículos.

Esta competição animada usa seis versículos bíblicos para ensinar o plano de salvação, e
também é ótima para ajudar na memorização da Bíblia.
Escreva as referências dos versículos na base dos caules.
Em papel criativo colorido, faça seis flores iguais. Numere as flores de um a seis e cole-as nos caules correspondentes. (Os números nas flores indicam a ordem em que os versículos devem ser memorizados.) Confeccione um mural com as flores na seqüência em que os versículos serão aprendidos. Acima das flores escreva: “Em que você crê?” Reproduza o molde de abelhinha e faça uma para cada aluno. Mande que as crianças pintem suas abelhinhas e as prendam com alfinete ou percevejo, ao redor da flor número um.
Explique rapidamente como as abelhas “trabalham” para retirar o néctar das flores.
Saliente que aprendemos mais da Palavra de Deus, quando passamos tempo estudando alguns
versículos, pois conseguiremos lembrá-los com mais facilidade. Explique também que as
abelhinhas voarão de uma flor para outra, à medida que seus donos forem entendendo e
memorizando os versículos. Enfatize a importância do esforço individual.
Os versículos desta atividade apresentam o plano de salvação na íntegra. Antes de iniciar o
concurso, converse com os alunos sobre o significado de cada versículo e explique que,
quando aceitamos a Cristo como Salvador, passamos a fazer parte da família de Deus. Repita
isso durante todo o concurso, pois os versículos estarão falando aos corações das crianças,
levando-as cada vez mais perto de Deus.
Ensine um versículo por semana e certifique-se de que as crianças entenderam bem o que ele
quer dizer. Esteja sempre à disposição para ouvir os alunos recitarem seus versículos.
Versículos a serem memorizados
1) Romanos 3.10;
2) Romanos 3.23;
3) Romanos 6.23;
4) Romanos 5.8;
5) Romanos 10.9-10;
6)1João 1.9.
Sugestões
· Esta é uma excelente atividade para a Escola Bíblica de Férias. Ensine um versículo por
dia.

OBS: ESTOU INCLUINDO ALGUNS DESENHOS DE ABELHA PARA UTILIZAR TAMBEM














A Bíblia Responde - Idade: de 4 a 12 anos

Objetivo: Mostrar que a Bíblia tem respostas para todas as necessidades da vida.

Use esta atividade para recapitular versículos, ou quando quiser ensinar às crianças que a Bíblia tem respostas para todas as circunstâncias da vida.
Converse com os alunos sobre o que a Bíblia diz que devemos fazer, em determinadas situações.
Explique-lhes que você descreverá várias situações e que elas deverão começar as respostas com “Eu” e completar com o versículo que nos ensina o que fazer naquele caso citado. Por exemplo:
Professor: Quando tiver medo do escuro...
Alunos: Eu “terei confiança, e não temerei” (Isaías 12.2).
Professor: Quando estiver preocupado com uma prova na escola...
Alunos: Eu não ficarei “ansioso por coisa alguma” (Filipenses 4.6).
Professor: Quando for tentado a fazer o que é errado...
Alunos: Eu “vigiarei e orarei para que não caia em tentação” (Mateus 26.41).
Professor: Quando algo ruim acontecer e eu for tentado a culpar Deus...
Alunos: Eu “darei graças em todas as coisas, pois esta é a vontade de Deus” (1Tessalonicenses 5.18).
Professor: Quando meus pais me mandarem fazer o que não quero...Alunos: Eu “obedecerei a
meus pais no Senhor, pois isto é justo” (Efésios 6.1).
Professor: Quando um amigo me chamar para ver o desfile de carnaval...
Alunos: Eu “me afastarei de toda forma de mal” (1Tessalonicenses 5.22)
Professor: Quando meus amigos zombarem de mim, porque sou cristão e eu sentir vontade de
brigar com eles...
Alunos: Eu “confiarei no Senhor e farei o bem” (Salmo 37.3), ou “farei o bem a todos” (Gálatas 6.10).
Professor: Quando ficar em dúvida sobre o que Deus quer que eu faça...
Alunos: Eu “reconhecerei o Senhor em todos os meus caminhos, e ele endireitará as minhas veredas
(Provérbios 3.6)
Professor: Quando quiser usar comigo o dinheiro que pertence a Deus...
Alunos: Eu “manterei meus pensamentos nas coisas do alto e não nas coisas terrenas”
(Colossenses 3.2), ou “acumularei para mim tesouros no céu, onde a traça e a
ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam” (Mateus 6.20).
Professor: Quando não estiver com muita vontade de ler a Bíblia...
Alunos: “Minha satisfação estará na lei do Senhor, e na sua lei meditarei dia e noite” (Salmo
1.2)
Outras respostas para a vida:
Sejam bondosos uns para com os outros. Efésios 4.32
Fortaleçam-se no Senhor. Efésios 6.10
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo. Efésios 6.11
Busquem o Senhor, enquanto é possível achá-lo; clamem por ele, enquanto está perto. Isaías 55.6
Seja forte e corajoso; não se apavore...pois o Senhor, o seu Deus, estará com você, por onde você andar. Josué 1.9

Chaveiro Bíblico - Idade: de 6 a 12 anos

Objetivo: Incentivar a memorização de versículos numa competição divertida.

Crianças de todas as idades são competitivas e gostam de aprender a Bíblia, especialmente se
tiverem seu próprio versículo para memorizar. Para evitar queixa de favoritismo, deixe que as
crianças escolham seus versículos. O chaveiro é fácil de confeccionar e de usar.
Escreva versículos bíblicos e suas referências em fichas pequenas ou cartões feitos de papel criativo ou cartolina. Perfure-os e pendure-os numa argola de chave (ou numa argola feita de arame). Passe a argola entre as crianças para que escolham seus versículos, mas não permita que os leiam e escolham os mais fáceis. Para que isso não aconteça, mande que fechem os olhos antes de pegar uma ficha.
O versículo deve ser recolocado na argola depois de ter sido memorizado corretamente.
Variações
· O Chaveiro Bíblico também pode ser usado na recapitulação de versículos. Coloque todos
os versículos do trimestre na argola. Deixe que as crianças escolham as fichas e recitem o
versículo de cor.

· À medida que novos versículos forem sendo memorizados pela classe, coloque-os na
argola, para serem revisados mais tarde ou usados em atividades e jogos que peçam
versículo












Apague o Quadro-Negro - Idade: de 6 a 12 anos

Objetivo: Ensinar rapidamente QUALQUER versículo.

Escreva o versículo no quadro-negro. Apague uma palavra e recite o versículo todo; apague outra
palavra e recite o versículo novamente e assim por diante. Quando o versículo tiver sido totalmente apagado, as crianças já o terão gravado em seus corações e mentes.Variação: Escreva o versículo num pedaço de cartolina e vá cobrindo as palavras. Para as crianças menores,
cubra as palavras com figuras recortadas de revistas.

Corrida de Envelopes - Idade: a partir de 9 anos

Objetivo: Revisão e memorização de versículos, por meio de competição.

Em preparação para a atividade, escreva os versículos em fichas ou pedaços de cartolina; cada
palavra deve ser escrita em uma ficha. Misture as fichas de um versículo e coloque-as em um envelope. Faça um jogo do mesmo versículo para cada time de quatro crianças.
Entregue um envelope a cada time; ao sinal de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e
colocam as fichas na ordem correta para formar o versículo. O time que terminar primeiro, faz
um ponto. Entregue outro jogo de versículos aos times e continue a brincadeira.

Qual é a Letra - Idade: a partir de 9 anos

Objetivo: Ensinar um versículo de modo divertido.

Desenhe no quadro-negro um quadrado para cada letra do versículo a ser ensinado (sendo que os
quadrados de uma palavra devem ficar juntos). Este jogo é parecido com o “Roletrando” (do
SBT). As crianças se revezam, sugerindo letras para os quadrados. Sempre que uma letra estiver correta, escreva-a no espaço correspondente. Para tornar o jogo mais interessante, mande que as crianças formem todas as palavras, antes de cometerem dez erros. Para simplificar o jogo, escreva a primeira letra de cada palavra. É optativo colocar a referência.

Lata Bíblica - Idade: de 6 a 12 anos

Objetivo: Ajudar as crianças na revisão de versículos.

Arranje uma lata de leite em pó ou cereal. Corte uma tira de papel criativo (ou similar) grande, o bastante para cobrir toda a circunferência da lata e deixar uma pequena sobra. (Use qualquer tamanho de lata, porém uma lata maior oferece espaço para mais versículos.)
Divida o papel criativo em três partes, sendo que as duas de cima devem ser mais largas que a de baixo. Trace 12 linhas verticais, à mesma distância uma das outras. Se houver mais versículos para revisão, trace mais linhas.
Escreva o começo de um versículo no topo das divisões de cima e complete-o nas divisões do meio.
Escreva a referência dos versículos nas divisões de baixo.
Corte ao longo das três linhas horizontais. Coloque as tiras ao redor da lata, unindo as pontas
com grampeador ou cola. Não grude as tiras na lata; elas devem ficar soltas para ser giradas.
Para fazer a revisão, as crianças terão de alinhar as três partes do versículo. Guarde as respostas dentro da lata, caso seja necessário tirar alguma dúvida.

Memória Nota Dez - Idade: de 9 a 12 anos

Objetivo: Revisar versículos e referências.

Divida a classe em dois times e coloque-os frente a frente. O professor menciona um versículo ou
referência bíblica ao primeiro time. Quem recitar corretamente o versículo iniciado ou o da referência, continua no jogo. Se a resposta estiver incorreta, a criança sai e um membro do outro time terá a chance de responder. A próxima pergunta será feita ao segundo time.
O jogo termina, quando só um time estiver em campo.

Escada Bíblica - Idade: de 6 a 12 anos

Objetivo: Crescimento espiritual por meio da memorização de versículos.

Dê a cada criança uma folha de papel criativo ou ¼ de folha de cartolina e duas tiras de 2,5cm de largura por 35cm de comprimento de papel escuro.
Mande que as crianças colem as tiras 15cm distantes uma da outra, de modo a formar os corrimãos da escada e escrevam “ESCADA BÍBLICA” no topo do corrimão. Escreva o versículo da semana numa
tira de 2,5cm de largura por 15cm de comprimento de papel branco; faça uma tira para cada aluno. (As tiras formarão os degraus.) Ao crianças vão construindo suas escadas, à medida
que forem memorizando seus versículos. Promova um concurso para ver quem termina primeiro.
Use os versículos sugeridos abaixo – que falam sobre nosso trabalho na obra de Deus.
Sugestões de Versículos
Filipenses 3.14; Hebreus 12.1; 1 Coríntios 9.24;
João 6.29; João 9.4; 1 Coríntios 15.58

fonte: 52 maneiras de memorizar versiculos

Chamada Bíblica - Idade: de 6 a 12 anos

Objetivo: Memorizar versículos durante a chamada da classe.

Faça a chamada da classe de um modo diferente. Ao chamar os nomes das crianças, elas não
responderão com o costumeiro “presente”, mas com o versículo da semana. (Faça a chamada no
final da aula, para que as crianças tenham tempo de memorizar o versículo da semana.)
Para variar a chamada, comece pelo último nome da lista; chame uma menina e depois um
menino, e assim por diante.

A Roda do Versículo - Idade: de 5 a 12 anos

Objetivo: Revisar e memorizar versículos de um jeito bem divertido.

Desenhe um círculo em uma folha de cartolina e divida-o em várias partes. No topo de cada parte,
escreva a referência de um versículo a ser trabalhado. Faça um ponteiro de cartolina e prendao
ao círculo, com um gancho de metal. Todos os alunos terão sua vez de girar o ponteiro
e recitar o versículo sorteado. A criança que recitar o maior número de versículos, é a vencedora.

fonte: 52 maneiras de memorizar versiculos

Surpresas do Versículo - Idade: de 4 a 12 anos

Objetivo: Apresentar às crianças um jeito interessante e fácil de memorização de versículos.

Escreva cada palavra (ou frases curtas) do versículo em tiras de papel criativo ou cartolina e
cole um pedaço de flanela ou velcro, atrás de cada tira, para que fique presa ao flanelógrafo.
Antes da aula, esconda alguns pedaços de feltro ou papel, embaixo das tiras do versículo.
À medida que a classe repetir o versículo, chame uma criança para remover uma tira do versículo.
Se houver um pedaço de feltro embaixo da tira escolhida, a criança terá de recitar o versículo
sozinha. Caso contrário, a classe repetirá o versículo. A criança que estiver na frente, escolhe
o próximo participante.
Para tornar a atividade ainda mais interessante, escreva instruções nos pedaços de papel que ficarão escondidos, atrás das tiras do versículo. Por exemplo:
· Recite o versículo inteiro
· Escolha uma pessoa para recitar o versículo
· Os meninos terão de recitar o versículo
· As meninas terão de recitar o versículo
· Os professores terão de recitar o versículo
· Quem tiver irmã, terá de recitar o versículo
· Quem faz aniversário no (mês), terá de recitar o versículo
· Quem usa óculos, terá de recitar o versículo
Cada vez que o versículo for recitado, chame uma criança para remover uma tira e escolher o
próximo participante.
Use os versículos das lições estudadas ou alguns dos sugeridos, no fim deste livro.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Missões Urbanas

“ ...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minha testemunha tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra.”
Atos 1: 8

Este texto de Atos 1:8 trata de missões urbanas
( Jerusalém ), missões nacionais (Judéia e Samaria) e missões estrangeiras ou transculturais ( até aos confins da terra ).
A análise dos mapas geográficos da época nos leva a concluir que o Senhor estava ordenando a Igreja que testemunhasse d´Ele em sua própria cidade (Jerusalém), por todo o país ( Palestina - Judéia e Samaria ) e por todas as nações ao redor do mundo (mundo).
A melhor tradução para o texto da Grande Comissão de Mateus 28:19-20 é: " Ide, fazei discípulos...". Missões urbanas é, portanto, a ação de evangelização da igreja na sua própria cidade, no templo e de casa-em-casa, como vemos em Atos 5:42 "E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo." , e pelas ruas da cidade "Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra" - Atos 8:4. Missões urbanas é a Igreja "enviando" seus membros, é a Igreja "indo" em cumprimento à grande comissão.
Nós somos responsáveis pelas almas perdidas ao nosso redor, até que lhes falemos do amor de Cristo. Um dia todos seremos chamados para prestar contas do que fizemos e do que deixamos de fazer. Que justificativa iremos apresentar por não termos falado de Cristo? A responsabilidade é coletiva, mas também é individual.

Como Envolver Toda a Igreja em Missões Urbanas
Como atingir a população ao redor da igreja? Como conseguir entrar nas casas para o testemunho e ministração aos perdidos? Precisamos da mesma ousadia, entusiasmo e sabedoria do Apóstolo Paulo.

Ser criativos hoje, como o Apóstolo o foi no passado. Precisamos estudar bem a população ao redor da igreja, e, na sabedoria do Espírito Santo, escolher os métodos, estabelecer as estratégias, lembrando sempre que a oração precede a ação.

Estratégias:

Grupos de visita
Distribuição de convites e panfletos

Culto ao ar livre

Ação Social
- creches

Educação
Escolas
Faculdades

Marketing
Letreiros
Faixas
Internet
Bus-door
Outdoor

Casas de restauração
Evangelismo criativo
Teatro
Coreografia

Aprendendo mais...
A importância da intercessão no evangelismo: Ezequiel 22:30; I Timóteo 2:1;
Gn 18:22-23; João 17;

Missões urbanas na igreja apostólica : Atos 1:1-3; 2: 6,14,40,41, 46,47; 4: 4, 31

ATIVIDADE SOBRE MISSÕES URBANAS.
Responda:
Você já participou de alguma missão urbana? Onde ? Tem alguma experiência pra contar que aconteceu lá?
Você tem interesse em se envolver mais com missões? Por que?
O que você não entendeu sobre o nosso tema missões? Escreva suas dúvidas ou/e curiosidades.

FONTE: Igreja Presbiteriana Central de Campos

Por que devemos evangelizar?

Porque é um mandamento (Mt 28:18-20)
Porque amamos a Jesus (Jo 14:21-24)
Porque fomos capacitados como testemunhas (At 01:08)
Fomos feitos pescadores de homens (Mt 04:19)
Fomos feitos cooperadores de Deus para a libertação dos perdidos da escravidão do pecado (I Co 03:09-10)
Porque Deus deseja salvar o homem que esta perdido (I TM 02:04)
Para não termos as mãos manchadas com sangue alheio (EZ 03:17-21)
Porque atividade natural do salvo (IICo 04:05)
Porque queremos abreviar a volta de Jesus (II Pe 03:09)
Porque quero alegrar o coração de Deus (Lc 15: 07-10)

PASSO PARA SER SALVO

A Hora do Versículo - memorização de versiculos - Idade: de 3 a 9 anos

Objetivo: Despertar interesse para o versículo da semana.

Faça da memorização do versículo um momento especial para os alunos. O ideal é que “A Hora do
Versículo” aconteça sempre na mesma hora, todas as semanas. A vontade de aprender os versículos e o entusiasmo das crianças dependem muito do entusiasmo do professor.
Faça um relógio bem grande em papel-cartão ou cartolina branca. Desenhe os números com
pincel atômico preto. Prenda os ponteiros ao relógio com um grampo de metal.
Quando chegar a hora do versículo, levante o relógio, para que todas as crianças o vejam (ou deixe o pendurado na parede), aponte para ele e pergunte:
“Crianças, que horas são?” Em poucas aulas, os alunos responderão de imediato: “É a Hora do
Versículo”.
Confeccione também relógios de pulso, para as crianças usarem em casa. Reproduza o relógio em papel criativo colorido e escreva o versículo nas pulseiras. (Se as crianças forem grandes
o bastante, deixe que cada uma recorte seu próprio relógio.)
Mostre como as pulseiras se fecham no braço. As crianças só poderão tirar os relógios, quando
tiverem memorizado o versículo. Diga-lhes que peçam a alguém da família, para ajudá-las na
memorização do versículo. (Grampeie as pontas das pulseiras, para que o relógio não caia do braço das crianças.) Escolha versículos das lições que estão sendo estudadas ou use as sugestões apresentadas no fim deste livro. Para que os relógios durem mais, cubra-os com papel-contato, antes de as crianças recortarem.
As crianças menores também podem receber outro relógio, sempre que estiverem aprendendo
um novo versículo (o que deve acontecer não mais de uma vez por mês). O fato de receberem
um relógio novo, a cada novo versículo, dará às crianças acima de três anos a continuidade
necessária ao aprendizado.

fonte: 52 maneiras de memorizar

Ele Precisa de Você

Atos 11:25

E maravilhoso saber que Deus “escolheu” precisar do homem.
Desde o jardim do Éden Deus sempre desejou ter o homem como cooperador dos seus planos.
Genesis 2:8 e Romanos 3:9
Hoje veremos como Jesus “escolheu” no seu ministério precisar de pessoas e coisas, e não
ficarão dúvidas de que Ele precisa de você.

1. Ele precisa do seu Carro
a) Lucas 19:28-41 Jumentinho
b) Lucas 5:1-3 Um barco
c) Para servir pessoas

2. Ele precisa da sua Casa
a) Lucas 22-14
b) Atos 12:12
c)Para reunião da igreja ou célula

3. Ele precisa de Você
a) Isaias 6:18 Missões
b) Atos 11:25 Discípulos um a um
c) João 21:15-17 Apascentar as Ovelhas
d) Romanos 10:13-15 Anunciar o Evangelho
e) Para implantar se Reino aqui na Terra.

Você está disponível?

A VITÓRIA NA PONTA DOS DEDOS

Cada dedo da mão representa uma característica importante na vida de um líder que Deus usa.
Cinco Características do Líder que Deus Usa
1. O polegar indica posição de fé
a) Vai dar tudo certo Jo. 11:40
b) Creio que já consegui Mc. 9:23
c) Creio que posso Fp. 4:13
d) Nós podemos Hb. 11:6
2. O indicador representa direção
a) Na multidão de conselhos há segurança Pv. 11:14
b) Apontar o caminho Mt. 22:16
c) Quem não sabe prá onde vai, nunca saberá se chegou
3. O médio indica conquista
a) Chegar na frente ICo. 9:24
b) Chegar na frente através do poder do Espírito Santo IRs. 18:46
c) Chegar na frente andando uma milha a mais Mt. 5:41
4. O anelar indica aliança
a) Fala da importância do trabalho conjunto Ec. 4:9
b) Ninguém vence sozinho IICro. 12:17 e 22
c) Formar equipe Êx. 18:17
5. O mínimo indica humildade
a) A humildade precede a honra Pv. 15:33
b) Humildade não é olhar seus defeitos, é olhar as virtudes dos outros.
c) Deus concede graças aos humildes Tg. 4:6

FONTE: SHALON IGREJA BATISTA

Outros Idiomas - SOBRE MISSÕES - Faixa etária: 6 anos a adolescentes

Objetivo: Ensinar em outras línguas duas canções bastante conhecidas das crianças.

Aprender frases, versículos e canções em outros idiomas é algo bem divertido. Para enriquecer os
estudos sobre missões, ensine seus alunos a dizerem ou cantarem um versículo (ou um cântico conhecido)no idioma do campo missionário estudado pela classe.
Para enfatizar a grande diversidade de línguas faladas ao redor do mundo (e como é difícil aprender algumas delas), exponha sobre a mesa ou quadro mural alguns versículos em outros idiomas (cristãos estrangeiros que vivem no Brasil podem ajudá-los nisso). Fale com os alunos sobre todo o trabalho necessário à tradução da Bíblia para outras línguas.
Se puder, convide algum tradutor para conversar com a classe sobre o assunto.
Sua classe vai se divertir, cantando os dois hinetos infantis abaixo. Eles são bastante conhecidos e foram traduzidos para vários idiomas.
Cristo Ama as Criancinhas
Português (BRASIL)
Cristo ama as criancinhas
Deste mundo ao derredor
Quer chinesas, quer hindus,
Esquimós ou índios nus.
Cristo ama as criancinhas com fervor.

Inglês
Jesus loves the little children,
All the children of the world.
Red or yellow, black or white,
We are precious in His sight
Jesus loves the children of the world.

Espanhol
Cristo ama a los niños,
Cuanto en el mundo estan.
No le importa tu color,
A Jesus el Salvador.
Cristo ama a los niños por doquier
Cristo Tem Amor Por Mim

Português:
Ama os meninos,
Ama as meninas.
Ama os meninos,
Jesus, o Salvador.

Inglês:
Yes, Jesus loves me.
Yes, Jesus loves me.
Yes, Jesus loves me.
The Bible tells me so.

Espanhol:
Si, Cristo me ama.
Si, Cristo me ama.
Si, Cristo me ama.
La Biblia dice asi.

Japonês:
Wa ga Shu ie-su.
Wa ga Shu ie-su.
Wa ga Shu ie-su.
Wa re o a i su.

Alemão:
Ja, Jesus liebt mich.
Ja, Jesus liebt mich.
Ja, Jesus liebt mich.
Die Bibel sagt mir dies.