versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

VITORIA PROMETIDA - É IMPORTANTE CONFIAR EM DEUS

Texto: Leia e estude Juízes 6.1-40.
Ensino: É importante confiar em Deus.
Lição 1
AQUECIMENTO 2
Líder 1 é apresentado por outro líder como “Senhor
Vacilão”. Ele usa um chapéu e/ou roupas esquisitas.
Suas frases são desconexas, ele gagueja, está nervoso
e é desajeitado. O senhor Vacilão explica à classe que
foi convidado a substituir o professor. Ele não sabe
exatamente o que fazer e pergunta às crianças o que
elas normalmente fazem na escola bíblica. Ele não sabe
o que ensinar hoje; mexe e remexe nos bolsos e tira
algumas letras ou fotos amassadas e prende-as em
ordem errada no quadro-negro ou similar. Por exemplo:
LISARE. Com a ajuda dos alunos, coloca-as na ordem
certa: ISRAEL. O senhor Vacilão prossegue com
dificuldade. Líder 2 intervém.
A história bíblica de hoje é sobre um homem que foi
chamado por Deus para realizar um trabalho especial,
mas ele achava que não era capaz de cumprir a tarefa.
Quando voltarem, quero que me respondam:
1.Qual era o nome do homem escolhido
por Deus?
2. O que ele deveria fazer?
3. Como Deus provou que ele era
a pessoa certa para a tarefa?
CONSOLIDAÇÃO 2
Divida a classe em times e promova
uma corrida de um lado ao outro da sala.
Estenda um cobertor no meio da sala, para
ser a eira. Marque o tempo de cada time—
neste caso, use apenas um cobertor; se forem
correr ao mesmo tempo, arranje um cobertor para cada grupo.Na primeira etapa, os alunos rolam sobre o cobertor
e correm até à marca de chegada. Na segunda, vão
pulando até o cobertor, engatinham debaixo dele (os
líderes seguram as pontas da coberta) e pulam até a
marca de chegada. Na terceira, engatinham até o
cobertor, pulam como coelhos embaixo dele e
engatinham até à marca de chegada.
CONCLUSÃO 2
Reveja as perguntas do Aquecimento. Lembre às
crianças que, embora Gideão estivesse inseguro de sua
capacidade, tinha plena confiança em Deus. Ele confiava
em Deus, mesmo que sua família não confiasse. Deus
o chamou para ajudar e libertar seu povo. Deus usou
um pouco de lã para ensinar Gideão a confiar nele,
durante essa tarefa tão especial. Gideão obedeceu a Deus

FONTE: HORA DE JOGAR

VITÓRIA PROMETIDA

Texto: Leia e estude Juízes 6.1-40.
Ensino: Deus exige obediência de seus seguidores
AQUECIMENTO 1
Líder 1 começa a falar sobre o tema da lição—Deus
exige obediência. Líder 2 interrompe e diz que seria
melhor estudarem outra coisa, como o amor de Deus,
por exemplo, e imediatamente se põe a discorrer sobre
o tema. Líder 2 é interrompido por outro líder, que propõe
um terceiro assunto e começa a falar sobre ele. Outros
líderes podem interromper e apresentar temas de sua
preferência. (Se houver apenas dois líderes na classe,
líder 1 muda de idéia e apresenta um terceiro tema;
líder 2 interrompe e apresenta um quarto tema. Os
líderes começam a discutir. Líder 1 pede silêncio e
explica que é impossível seguir adiante com tantas
idéias diferentes. Ele tem a responsabilidade de tomar
uma decisão).
Na história bíblica de hoje, os israelitas estavam
ouvindo pessoas que não concordavam entre si. Eles
davam ouvidos tanto a outros deuses como ao Deus
verdadeiro. Portanto, Deus os castigou. Quando
voltarem, quero que me respondam:
1. Quem Deus escolheu para libertar seu povo?
2. O que Deus mandou que ele fizesse de noite?
3. Como Deus mostrou que ele era a pessoa certa
para o trabalho?
CONSOLIDAÇÃO 1
O objetivo é mostrar aos alunos o que aconteceu aos
israelitas, quando desobedeceram a Deus. Determine
uma área de segurança na sala. Alguns líderes devem
ficar de costas para a área de segurança e em posição
de ataque (veja diagrama). As crianças serão os israelitas
e obedecerão às ordens do líder, como “plantem as
sementes”, “cavem o chão”, “arem a terra”, “descansem
um pouco” e assim por diante. Quando o líder gritar
“Midianitas!”, as crianças tentarão chegar à Área de
Segurança, passando por baixo das pernas dos líderes,
que tentarão impedi-las. Seria bom não ter mais de dois
pegadores por vez, e devem ficar restritos à Área de
Perigo (veja diagrama). Quando o líder gritar “Israelitas!”,
a classe volta a obedecer às ordens.
CONCLUSÃO 1
Converse com os alunos sobre o Aquecimento e
como foi difícil seguir tantas vozes diferentes. Reveja
as perguntas do Aquecimento. Deus espera que seu
povo obedeça ao que ele mandar, como fizeram os
israelitas durante a brincadeira acima.


FONTE:É HORA DE JOGAR

Dinâmica-reclamar para quê?

Objetivos:entender que somos perfeitos e ainda reclamamos da vida
Material:folhas de papel ofício, som, música animada
Procedimento:forma-se um grupo em circulos, entrega-se uma folha de papel e peça que cortem a folha em 8 pedaços e segure-os com o próprio corpo (nas juntas, pescoço..) e avise que eles não poderão colocar na roupa nem deixar cair. Em seguida coloque uma música bem agitada e peça que eles dancem e o animador vai ordenando: abrace o amigo, dê um tchau, pule de um pé só...nesta hora eles vão reclamar que é muito difícil...

Moral:que nós perfeitos reclamos da vida e não conseguimos fazer nada com obstáculos no corpo, agora pense nas pessoas que não têm mãos, pés, braços e são grandes vencedores.
Josianny Antuness - Fortaleza

Dinâmica: "Pulo Gigante (cooperativo)"

Dois jogadores têm de trazer duas cadeiras até uma linha de meta, que dista vários metros do ponto de partida, sem que coloquem nem as mãos nem os pés no chão. Uma hipótese de resolver a situação é saltitar ruidosamente cada um deles em sua cadeira. Outra, é encontrarem uma estratégia cooperativa, deslocando-se sobre as cadeiras (avançam uma cadeira, passam os dois para cima desta, etc). O jogo pode ser repetido aumentando o número de jogadores e de cadeiras.

Autor desconhecido

Dinâmica: "Auxílio mútuo"

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento:
   Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao aoutro que seremos ajudados.

Contribuição enviada pela usuária: Marta Cristina Nonato Marques- Governador valadares - MG

Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "

Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.
Autor: Desconhecido

Dinâmica do Nome

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinãmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pesso, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
Autor: Desconhecido

Dinâmica do Desafio

Material: Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar ccom ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chcolate'.
Objetivos:essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais dificil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.
Elizabete/Fortaleza - CE

Dinâmica do "O que você parece pra mim..."

Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.

Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:

1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.
Autor: Desconhecido

DE QUEM SÃO AS QUALIDADES:

Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa(não escreva o nome da pessoa só as qualidades). Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.

Festa do Cajado Programa Especial para o Dia do Pastor (adaptado)

Ingresso - Como ingresso, cada pessoa deverá levar um cartão para o pastor ou para algum membro da sua família. O cartão poderá ser confeccionado pela própria pessoa e deverá conter uma bela mensagem.
 
Ornamentação - O local onde será realizada a festa poderá ser ornamentado com cajados decorados de forma criativa e atraente. Eles poderão ser confeccionados em isopor, cartolina, papelão, etc. Se forem confeccionados em isopor, basta recortá-los e pintá-los de uma cor que dê a idéia de madeira. Para isso, usar guache. Depois de pintados, aguardar até que fiquem totalmente secos. Se forem confeccionados em cartolina, esta deverá ser marrom ou de outra cor que dê a idéia de madeira. No caso de serem confeccionados em papelão, não terão que ser pintados, pois a cor do papelão lembra a cor da madeira. Os cajados poderão ser ornamentados com flores, folhas e raminhos desidratados e fitas coloridas, amarradas em forma de laço.
 
Convites - Os convites poderão ser confeccionados em cartolina, conforme modelos a seguir. O convite em forma de ovelha será para os membros da família do pastor. Para ele, o convite poderá ser em forma de cajado.
 
Arrumação da Sala - As cadeiras poderão ser arrumadas em forma de círculo ou de semicírculo. Dependerá do número de participantes.
 
Lanche - Com antecedência, procurar saber quais são os doces e salgados da preferência do pastor, a fim de providenciá-los para o lanche. Acompanhando os doces e os salgados, servir refrigerante ou uma bebida quente, uma vez que o Dia do Pastor é comemorado em junho, quando faz frio em algumas regiões brasileiras.
Programa - Poderá ser observada a seguinte ordem:
1. Palavra de Boas-vindas
2. Devocional
3. Brincadeiras
4. Lanche
5. Encerramento

EXECUÇÃO:
 
Recepção - O pastor e sua família deverão ser recebidos à porta com uma palavra gentil.
 
Palavra de Boas-vindas - A dirigente da festa poderá ficar responsável por esta parte do programa.
 
Devocional - Poderá incluir:
Cânticos - Deixar que os membros da família do pastor indiquem seus cânticos preferidos.
Leitura Bíblica - Efésios 4.11-13
Meditação - Uma pessoa previamente convidada poderá apresentar uma breve meditação em torno do ministério pastoral.
Hino – Agradecimento
Oração - Alguém deverá agradecer a Deus a vida do pastor e de sua família.
 
Brincadeiras - Seguem algumas sugestões:
1. Cajado Atarefado - Com antecedência, desenhar vários cajados em cartolina e recortá-los. Em cada cajado, escrever uma tarefa a ser cumprida por um dos participantes. As tarefas deverão ser numeradas. Colocar todos os cajados dentro de uma caixa. Através de sorteio, cada participante deverá receber um número. A dirigente iniciará a brincadeira, chamando um número. A pessoa cujo número for chamado irá até a caixa e, sem olhar, pegará um cajado. Lerá, então, a tarefa nele escrita, que poderá ser para ela mesma ou para a pessoa cujo número for o mesmo da tarefa. A brincadeira prossegue até que todos os participantes tenham tido a oportunidade de tirar da caixa o seu cajado.
2. Troca de Cajados - Com antecedência, confeccionar cajados de cartolina de cores variadas. Para esta brincadeira, os participantes deverão se assentar em círculo, sem que haja qualquer cadeira vaga. Cada participante deverá receber um dos cajados de cartolina. Dando início à brincadeira, a dirigente ficará andando no centro do círculo. De repente, perguntará a qualquer um dos participantes: “Você está contente com os cajados de seus vizinhos?” Se a pessoa interrogada disser que sim, todos os participantes devem se levantar e trocar de lugar uns com os outros. Se disser que não, a dirigente perguntará: “Quais são os cajados que deseja ter perto de você?” A pessoa, então, deverá citar os nomes dos dois participantes cujos cajados queira ter como vizinhos. Imediatamente, esses dois participantes deverão trocar de lugar com os participantes vizinhos. Tanto num caso quanto no outro, o dirigente aproveitará o momento da troca de lugares para pegar um lugar para si. Quem ficar sem cadeira passará a dirigir a brincadeira
3. “Essa ovelha se chama...” - Com os olhos vendados, o pastor deverá completar a sentença com o nome da pessoa cuja voz ouvir. A pessoa falará uma frase ou cantará um trecho de um cântico. Exemplos de frases: “Nós o amamos muito, pastor”, “O senhor é bem-vindo, pastor”, “O senhor e sua família são especiais para mim, pastor”, etc.

Presentes Para o Pastor - Expressando seu carinho pelo pastor, as crianças irão presenteá-lo com partes especiais previamente planejadas. Poderão cantar um hino, recitar um versículo bíblico, ler um poema, etc. As apresentações poderão ser individuais, em duplas ou em grupos.
A Vez do Pastor - O pastor deverá dirigir uma brincadeira, procurando envolver todos os participantes. Para tanto, terá que ser avisado com antecedência.
 
Lanche - Enquanto for servido o lanche, os participantes deverão conversar com o pastor e os membros de sua família.

FONTE: TIRADO DA INTERNET
 

Essas charadas Bíblicas são otimas para fazer com os adolescentes, anote aí:

1) FUI UM REI TODO PODEROSO, E TODOS ERAM SUBMISSOS A MIM, MAS DURANTE O MEU REINADO EU FUI COMER CAPIM.
QUEM SOU? 
Resposta: Nabucodonosor ( Daniel 4.32 e 33)

2) MATEI UM HOMEM POR ME FERIR, E UM RAPAZ POR ME PISAR, SE CAIM HÁ DE SER VINGADO SETE VEZES, EU SETENTA VEZES SETE, SÓ POSSO LAMENTAR.
QUEM SOU?
Resposta: Lameque ( Gênesis 4.23 e 24)

3) TRINTA MOEDAS DE PRATA FOI O PREÇO DA TRAIÇÃO, ESTE ATO RETRATA O CAMINHO DA PERDIÇÃO, SE VOCÊ É BOM DE BÍBLIA MATE ESTA MEU IRMÃO.
Resposta: Jesus ( 26.14 a 16)

4) ANDEI COM JESUS NA ALEGRIA E NA AFLIÇÃO, DISCUTI COM O MESTRE E FIZ MUITA CONFUSÃO, SÓ DEPOIS, ENTENDI QUE ELE É A SOLUÇÃO.
QUEM SOU?
Resposta: Pedro (Lucas 22.31 - Mateus 26.33 - Marcos 14.27 a 31)

5) FIZ-ME ADVOGADO PARA DEFENDER A MINHA LIBERDADE.CONTEI A MINHA HISTÓRIA, MEUS PECADOS, E TODA A MINHA CRUELDADE, SALVO POR JESUS CRISTO, ENFRENTEI TUDO SEM TEMOR, CIDADÃO ROMANO QUE SOU, SÓ TIVE SOFRIMENTO E DOR.
QUEM SOU?
Resposta: Paulo ( Atos 22.1 a 29)

A BIBLIA

Objetivo: Que a criança entenda que a Bíblia é a Palavra De Deus!
E que a Bíblia é luz para nosso caminho

Quebra Gelo: Quem gosta de ouvir histórias?
Quem gosta de ouvir as histórias que o Pastor conta?
Qual história vocês mais gostam de ouvir? (Deixe que eles respondam).
Onde nós encontramos as histórias? (nos livros)

Mensagem:
Hoje nós vamos conhecer um livro muito especial. O livro mais
Especial de todos. Quem sabe qual é o livro?
(Pegar a caixa de presentes e fazer um suspense para que eles fiquem curiosos)
Quem sabe que livro é este? (Deixe que eles respondam)
Este livro é a Bíblia. E o que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus.
Na Bíblia nós encontramos todas as histórias que nós escutamos na igreja. Na Bíblia está escrito sobre a vida de Jesus. Tudo que Ele fez antes de voltar a morar no céu.
Todas as curas que ele fez, todos os milagres.
A Bíblia também tem muitas outras histórias super legais.
(Cite alguns personagens conhecidos deles.)
Alguém conhece a história do Rei Davi e o Gigante Golias? (Mostre a figura) –
Está escrito na Bíblia
Alguém conhece a história da Arca de Noé? (Mostre a figura)
Está escrito na Bíblia
Alguém conhece a história do Natal? (Mostre a figura)
Também está escrito na Bíblia
Além de todas estas histórias, a Bíblia nos ensina tudo que nós precisamos saber e fazer para que Jesus e o Papai do céu estejam sempre com a gente.
(Mostre o cartaz da pessoa triste) Veja esta pessoa não sabe
Que Jesus pode deixá-la feliz e cuidar dela
(Mostra a família feliz e a família lendo a Bíblia)
Vejam estas famílias, elas freqüentam a igreja, lêem a Bíblia
e sabem que mesmo que tiver algum problema, Jesus vai cuidar delas.

(Agora faça um suspense e peçam a elas que fiquem bem quietinhas pois você tem que contar um segredo só pra elas)

Quando vocês verem que o papai ou a mamãe ou outra pessoa que vocês gostam muita estejam tristes, digam a elas para lerem a Bíblia que Jesus vai falar com elas e deixá-las felizes de novo.

Outro segredo.
Peçam para o papai e a mamãe lerem a Bíblia e contar pra vocês as histórias lindas que estão escritas lá.

Ensinar que a Palavra de Deus é luz para nossos caminhos

(Mostre a figura da estrada escura).
O que vocês estão vendo – deixe elas responder
É uma estrada, um CAMINHO ESCURO
É ruim andar no escuro, não é?
Não dá pra enxergar nada, a gente tropeça...
(Mostre a figura da estrada clara).
E esta estrada, está bem melhor não é
Melhor andar no escuro ou no claro? Deixe eles responderem

Na Bíblia diz assim que se nós lermos a Bíblia e fizermos tudo que ela ensina, é como se a gente sempre andasse por um caminho iluminado. Nunca vamos andar no escuro se lermos a Bíblia.
A Bíblia é luz para nosso caminho!
Faça as crianças repetirem esta frase várias vezes cada vez mais forte.

Oração:
Peça para o Senhor que as crianças possam sempre serem guiadas pela palavra do Senhor para que nunca se desviem.

Explique a atividade e entregue.

Torta na Cara

Escolher 6 participantes de cada equipe, são dois participantes por vez, cada um com um prato de “Torta” na mão direita, a mão esquerda para trás, então um responsável pela gincana, fala uma palavra, os participantes tem que cantar uma parte de um louvor que tenha aquela palavra, assim que a palavra for dita, o participante que levantar a mão primeiro, terá o direito de cantar primeiro, se ele errar o ponto vai para equipe adversária, caso o contrário, o participante lambuzará a cara do participante da outra equipe.

Ginástica Bíblica para Jovens

Uma brincadeira super animada. O líder faz algumas perguntas para os jovens, SE FOREM VERDADEIRAS as pessoas concordam seguindo as instruções dada "SE" FOREM FALSAS não sigam as instruções

Exemplo: Se Abel matou Caim levante seu braço direito

Se a Bíblia tem 66 livros mova a cabeça

Se César foi Egípcio fique em pé

Se Ananias foi o ultimo nome de Paulo fique num pé só.
 
E assim você pode fazer várias perguntas relacionadas com várias atividades com o corpo. É uma ótima maneira de começar uma Reunião os jovens descontraindo e movimentando o corpo.

Quebra-Cabeça de Balões

Antes da brincadeira, pegue duas fotos / desenhos / versículos bíblicos, recorte em peças como um quebra-cabeça e coloque as peças dentro de balões. Deixe separado de forma que os balões contendo as peças de cada desenho não se misturem.
Divida o pessoal em dois times. Amarre um balão com barbante no tornozelo de cada um. Cuide para um grupo ficar com as peças de um dos quebra-cabeças, e outro grupo com as peças de outro. No JÁ os participantes tentam estourar os balões dos adversários, pisando neles. O grupo que montar primeiro a foto / desenho / versículo que estava dentro dos balões oponentes, vence.

 Encontre o verso

Material: 1 Bíblia para cada grupo, placar para anotar pontos

Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.

O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!".

Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta

Cante contando

Chame os participantes para frente.

Escolha um corinho para eles cantarem (deve ser o mesmo corinho para todos)

Junte uns 30 grãos de feijão (ou qualquer outros grãos). O participante deverá cantar um hino em voz audível para que todos os que estão assistindo escutem e ao mesmo tempo em que canta deverá mentalmente contar os grãos.

Quando terminar de cantar o hino, ele deverá dizer quantos grãos ele contou. O dirigente deverá conferir para ver se realmente tem a quantidade que ele disse. Se não tiver a mesma quantidade, ele está fora.

Aquele que no final tiver contado mais grãos este será o vencedor.

OBJETIVO: Mostrar como difícil é servir a dois senhores

CAÇA VERSICULO DE CEGO

Convide três duplas e peça para levarem a Bíblia para frente, sente uma pessoa de cada par em uma cadeira com a Bíblia na mão. E a outra pessoa do par ficará atrás da cadeira e deverá tapar o olho da que está sentada.

Você dirá uma passagem para a pessoa que está sentada com os olhos tapados procurar, e então a que está atrás irá auxiliá-la a encontrar a passagem, o par que encontrar mais passagens será o vencedor.

Brincadeiras para Festa de Final de Ano

Final de Ano... às vezes vai pintar umas férias, alguns vão viajar... mas legal é fazer uma festinha de confraternização para a galerinha fechar o ano com "CHAVE DE OURO".
Aí vão algumas dicas para alegrar e divertir sua turminha, célula, etc.
 
Amigo “X” ou secreto – O jogo começa quando cada participante sorteia um papel onde nele estará escrito o nome de um outro participante e vice-versa. O grande lance é guardar segredo sobre o sorteado.
No dia marcado para a troca dos presentes, através de dicas sobre as qualidades, os defeitos, a personalidade e o estereótipo da pessoa, os outros participantes tentam adivinhar quem foi o sorteado. A troca de presentes acontece e a brincadeira prossegue.
 
Amigo Super Secreto - Cada pessoa inventa um nome bem esquisito - Escolástica, por exemplo - para a pessoa que tirou. Depois vai dando dicas de como ela é, até a própria "Escolástica" se reconhecer e receber o presente.
 
Amigo Pseudônimo - cada um dos participantes escolhe um pseudônimo e escreve em um papelzinho. Então, cada um tira um, como no convencional. O divertido é ter de pensar em um presente para alguém que você apenas imagina ser.
 
Amigo-Animal - Faça uma lista com muitos animais (o suficiente para cada participante da brincadeira poder escolher um). Ao invés de sortear os nomes dos participantes, sorteiam os nomes dos animais. Ninguém saberá quem tirou até o final da brincadeira, ou seja, no dia da “revelação”. Por isso é necessário haver uma caixinha para trocar bilhetinhos para cada “animal” dar dicas do que quer ganhar. No dia da revelação ao invés de dizer as características do amigo, se diz as características do bicho. Aí são duas surpresas.
 
Bingo de Utilidades - Pedir que cada um leve no dia da confraternização um brinde unissex, tipo 1,99, daí aparecem agendas, porta retratos, canecas comemorativas, pacote de bala ou bombom e muitas outras coisas. Compre cartelas de bingo e distribua para os participantes, use feijão ou milho para marcar. Todos se divertem e ganham alguma coisa. (alguns levam penca de banana embrulhada ou abacaxi, coisas engraçadas)
 
Palavra chave – Escolha um texto com uma mensagem ou ilustração para a data. Anuncie uma palavra chave, e explique que toda vez que ela for pronunciada durante a leitura, o presente deve ser passado à pessoa da esquerda. A primeira pessoa recebe e o narrador inicia a leitura dando ênfase quando a palavra chave aparecer. Quando terminar quem parar com presente fica com ele.
 
Presente Surpresa - Compre uma caixa bem linda e coloque bombons dentro dela, tampe-a e coloque um laço, escolha uma das pessoas da festa e diga:

Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu.

(Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada).

A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais feliz.

Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a uma pessoa que achar meiga.

A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de o entregar à pessoa mais extrovertida.
Por teres esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, entregue-o a quem você achar mais inteligente.

A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por teres encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achares mais simpático.

Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.

Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.

Alegria, pessoas como você contagiam de forma surpreendente, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.

A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.

Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache que tramite PAZ.

O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns, Com muita paz, abra o presente e compartilhe com todos que aqui estão e deseje-lhes muita paz, força e união.

Amigo da onça - Todos ganham presentes, mas você é quem decide se fica com o presente que escolheu ou se troca. Cada pessoa compra uma lembrancinha unissex (podem ser coisas para a casa, objetos de decoração, chocolate, entre outros). Na hora da revelação, cada um sorteia um papelzinho numerado, de acordo com a quantidade de participantes. Então, o que tirou o número 1 começa a brincadeira. Ele escolhe um dos presentes disponíveis, que estão embrulhados e à vista de todos em uma mesa (ou uma cesta). Mesmo se não tiver gostado do que tirou, ele precisa ficar com o objeto. Então, o segundo escolhe o presente - que pode ser um dos que está fechado ou aquele tirado pelo número 1. Os participantes vão na seqüência, sempre obedecendo à ordem e à regra - quem quiser, pode escolher o presente de outro participante (que é obrigado a entregar o objeto).
O mais engraçado da brincadeira é quando há um presente muito disputado, que passa de mão em mão. Todos participam e se divertem, mas vale explicar que, provavelmente, o presente escolhido poderá ser “trocado” no decorrer do amigo-secreto... Não se esqueça de caprichar no embrulho e “disfarçar” bem o objeto (é mais divertido ver a cara de surpresa das pessoas).
 
Caixinha de Surpresas
1. Prepara-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem. Escolha tarefas como: imitar um gato, pular como um sapo, imitar um macaco, pular numa perna só, etc...
2. Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
3. A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de uma música, que pare subitamente.
4. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música para, deverá tirar da caixinha um papel e executar a tarefa prescrita.
5. A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.

Autografo – Faça uma lista de descrições para cada participante, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna. Dê o tempo de uma música.

01. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus;
02. Alguém que viva numa casa de dois andares;
03. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
04. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
05. Alguém que use óculos;
06. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua;
07. Alguém que goste de verde-abacate;
08. Alguém que tenha a mesma idade que você;
09. Alguém que esteja de meias azuis;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (colocar qual?).
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