versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

dia das mulheres

2-DIA INTERNACIONAL DA MULHER
(Extraído da internet)
O Dia Internacional da Mulher foi criado para homenagear as 129 operárias que morreram queimadas numa fábrica de tecidos, quando a polícia tentava conter uma manifestação contra a jornada de trabalho extensa, que era de 14 horas diariamente e, também, o direito à licença-maternidade. O episódio aconteceu exatamente no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque - Estados Unidos.
A data não foi idealizada somente para servir de simples recordação sobre este trágico fato. Em muitos lugares do mundo, há conferências, debates, seminários e reuniões com o objetivo de discutir o atual cenário feminino diante da sociedade contemporânea e as vitórias conquistadas em relação às inúmeras discriminações sexuais que todas sofrem

Para o líder
Andréia M.Duarte
(Prepare com antecedência um cartãozinho para cada mulher na igreja .Prepare outro mais infantil para dar as meninas da igreja.Decore a igreja com flores e cartazes louvando a Deus pela vida delas .Escolha uma música que fala de mulher, ou mulheres da Bíblia, se possível prepare alguns brindes para sortear)
Obs.(:Modelos de cartões EM modelos e moldes)
Explique para as crianças porque Deus fez a mulher , a importância da mulher , mas não a ponha maior nem menor que o homem . Ela é para Deus igual.

Homenagem às mulheres
Andréia M. Duarte.

(4 meninas vestidas de roupa de mulheres adultas conforme o texto) Vão entrando segundo a ordem .

(EXECUTIVA)-Nossa , estou atrasada, tambem é um corre , corre, acorda criança , Poe filho na escola , olha roupa , cabelo , como é difícil ser mulher...
(NFERMEIRA)-Ai (boceja) Que sono , passou a noite de plantão no hospital , dormir agora ? que nada !É roupa pra lavar , filho pra olhar casa pra arrumar .Como édifícil ser mulher!
PROFESSORA –Que dia , dei aula de manhã e atarde .Estou exausta. Descansar ? Que nada .Tenho roupa pra lavar , casa pra arrumar filho pra cuidar...Como é difícil ser mulher ?
DONA DE CASA- Nossa, como trabalhei lavei roupa , passou roupa arrumei casa cuidei de filhos ...Como difícil ser mulher
Nesta hora entram dois meninos vestidos de adultos . Começam a conversar enguanto as meninas observam.
1º MENINO-Hoje é o dia da mulher.
2ºMENINO-Eu não queria ser mulher .
1º MENINO-Como elas dão conta?
2º MENINO-Elas não param .É roupa pra lavar c, roupa pra passar casa pra arrumar ,criança pra cuidar .
1º MENINO –Deus deu a elas muita força e coragem.São guerreiras , Trabalham fora ou em casa , vão para a Igreja louvam ao Senhor .
2ªMENINO –São ajudadoras destemidas e delicadas.
1º MENINO-Já pensou se tivéssemos nascido mulher ? Era roupa pra passar , casa pra arrumar , filhos pra cuidar ...
(Viram para as meninas e falam)
MENINOS – Hoje é o dia das mulheres e louvamos a Deus por elas .Fortes , guerreiras trabalhadoras e servas do senhor
TODOS OS MENINOS E MENINAS –Senhor abençoe as mulheres!

SERMÃO - SOBRE INCENTIVO

Atividade de abertura: Balão Encorajamento
Material necessário: balões, sacos de lixo grandes
Peça aos alunos para explodir balões, gritando palavras de encorajamento para eles. Sugerir frases como "o caminho a percorrer", "bom trabalho", "eu aprecio você". Concurso : cada aluno tem que gritar palavras de incentivo no balão, e ver se o grupo pode dizer o que eles disseram.

Transição: Esta noite, vamos olhar para Incentivo . Como você se sente quando você está sob pressão (na escola, em casa, etc)? Será que ela vai ajudar a superar a pressão que você sente quando alguém diz ou faz algo para incomodar você? Se sim, como?

Estudo da Bíblia: Para este encontro, vamos dar uma olhada no que a Bíblia diz sobre encorajando uns aos outros. Vamos tentar responder a três perguntas - como, quando e por que as pessoas deveriam incentivar uns aos outros.

Como podemos incentivar uns aos outros?
Hebreus 10:24-25
Devemos considerar também a forma de incentivar uns aos outros para mostrar o amor e para fazer coisas boas. Nós não devemos deixar de reunir com outros crentes, como alguns de vocês estão fazendo, devemos continuar a encorajar uns aos outros ainda mais até a volta do Senhor

Quando é que vamos incentivar uns aos outros?
Hebreus 3:13
Estimular todos os dias, quando tiver a oportunidade. Se você fizer isso, nenhum de vocês vai ser enganado pelo pecado e se tornar teimoso.

Por que incentivar uns aos outros? (Duas razões -)
1) faz-nos mais fortes
I Tessalonicenses 5:11:
Portanto, incentivar uns aos outros e reforçar uns aos outros como você está fazendo.

2) acumula-se uns aos outros
efesios 4:29
você deve deixar nenhuma palavra torpe saia da vossa boca, mas apenas o que é benéfico para a construção de alguém em necessidade, para que dê graça aos que a ouvem.

Relembre os alunos que nós, como seguidores de Jesus, não devemos derrubar os outros para baixo, mas sim em encorajar as pessoas. Incentive-os a constantemente que encorajar uns aos outros, para lembrá-los de suas próprias idéias sobre como incentivar outros para cima.

Termine em oração, sendo que cada aluno agradeça a Deus pela pessoa que está a sua esquerda.

DEVOCIONAL JOVENS E ADOLESCENTES - NOVA TODAS AS COISAS – PARA O ANO NOVO OU OUTRAS OCASIÕES

Enviado por: Dennis Diener

Grande mensagem para o novo ano ...

Como muitos de vocês fazem resoluções de Ano Novo? As pessoas fazem porque se sentem como o novo ano é um novo começo, um novo começo para começar tudo de novo. Mas com Deus tudo e cada dia é novo!

Leia Tito 3:3-7

"A lavagem do Renascimento" - NOVA CRIAÇÃO

Os seres humanos são uma parte 3 ... sendo espírito, alma e corpo.
examinar isso através dos olhos de um computador .Eu vou explicar isso em termos de computador ... A caixa externa do computador é o corpo. O disco rígido é a nossa alma. O sistema operacional é o nosso espírito.

Quando nascemos de novo (o renascimento, a criação de novo), ainda temos o mesmo caso (corpo), ainda temos o mesmo disco rígido (alma), com toda a confusão sobre isso, mas Deus destrói o velho sistema operacional e nos dá uma por um novo. Se seguirmos o manual que vem com o nosso novo sistema operacional (a Bíblia), podemos começar a limpar o nosso disco rígido e bagunçado as coisas em ordem. E a parte legal é que temos 24 horas, suporte on- line de tecnologia!

Leia Ezequiel 36:26 e 2 Coríntios 5:17

A palavra em grego que é usado aqui para o 'novo' não significa 'novo' como algo novo na época como "Eu comprei um carro novo, é um 95." A palavra de novos meios como novas na natureza, algo completamente diferente e muito melhor. Como uma lagarta se torna algo novo quando se torna uma borboleta. Antes da metamorfose, era uma lagarta lento que era obrigada pela força da gravidade para andar no chão. Se ela queria viajar uma milha que pode demorar semanas e até meses para ele chegar ao seu destino.Mas depois de seu "renascimento", sai uma criatura completamente nova. Não é mais obrigado a caminhar sobre a terra. Tem uma nova liberdade como nunca teve antes. Ela pode voar! Ela pode voar alto sobre o fundamento de que uma vez segurou cativo. Se quer viajar a milha mesmo, pode provavelmente fazê-lo em menos de uma hora. Sua vida mudou completamente.

"Renovação" - coisas novas a cada dia

Deus não é como um jogo de vídeo que você compra para o seu computador, jogar por um tempo, vencer o jogo e depois acabaram por se cansar com ela. Ele tem um novo pacote de expansão pronto para você baixar todos os dias! Ele tem coisas novas para compartilhar com vocês todos os dias para ajudar você a enfrentar qualquer coisa que possa estar à frente.

Leia Mateus 13:52 e Romanos 12:2

A coisa importante a lembrar sobre este pacote de expansão é que você não apenas acordar com o pacote de expansão pronto para jogar. Você tem que estar dispostos a anular o momento de ir para a Internet e baixar o pacote de expansão.

Bem, não a mesma coisa com Deus, você acabou de acordar renovada todos os dias.
É necessário algum trabalho e disciplina da sua parte. Você precisa deixar de lado esse tempo com Deus todos os dias para ler, orar e conversar com Deus, e como você faz isso, Ele vai lhe mostrar coisas novas, ensinar-lhe coisas novas, e ajudá-lo em tudo o que você precisa.

Misericórdia - novas a cada dia

Outra coisa legal é que Deus nos deu um botão de reset. Se nosso computador trava por causa de todo o lixo no nosso disco rígido, Deus mostrou-nos como reiniciar nosso computador, executar uma verificação de disco para localizar o problema e ele nos dirá como consertá-lo.

Leia 1 João 1:9 e Lamentações 3:22-23

No final fazer um convite para a salvação, voltar a dedicação a Deus , ou apenas um compromisso renovado com o Senhor.

FONTE: Site:http://www.egadideas.com

Uma Lição De Creme dental

Tiago 3:1-12 - sobre a lingua
A maioria das pessoas luta com os pecados da boca. Seja fofocas, mentiras ou palavrões, as pessoas se machucam quando perdemos o controle sobre nossas línguas. Aqui está uma idéia para ilustrar o duplo problema de pecar com sua boca.

Diga: "Há realmente dois problemas quando se trata de palavras pejorativas. Primeiro, alguém se machuca quando perdemos o controle de nossas bocas. ” Em segundo lugar, não importa o quanto tentemos, ou como "sincera" que pode ser, nós NÃO PODE ter de volta o que foi dito. "

Talvez essa imagem vai ajudar você a entender o que quero dizer. (pegue um tubo de creme dental.) Diga: "Vamos dizer que este tubo de creme dental é a nossa boca e a pasta de dentes é uma palavra ofensiva, ou uma mentira ou fofoca."
Em seguida, apertar o tubo , atirando para fora o creme dental. Aponte para a pasta de dentes no chão ou na mesa e diga: "Veja que bagunça, que é muito parecida com a bagunça quando perdemos o controle de nossas bocas. Isso é um grande problema, há outro grande problema: não importa o quão duro você tente, você não pode colocar a pasta de dente de volta no tubo. A mesma coisa acontece com nossas palavras: você não pode colocá-los de volta em sua boca. palavras que magoam não podem ser tomados de volta. Precisamos ser muito cuidadosos sobre o que dizemos. "

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

RECICLAGEM - LATARIA






CORREIO CRIATIVO

MATERIAL NECESSÁRIO: NOMES DOS INTEGRANTES DO GRUPO PREPARADO PARA SORTEIO, CARTÕES EM BRANCO, MATERIAL DE DESENHO, REVISTAS VELHAS PARA RECORTAR, TESOURA E COLA.

PROCEDIMENTO: CADA PARTICIPANTE SORTEIA UM NOME, VERIFICA QUE NÃO SEJA O SEU E O MANTÉM EM SEGREDO. USANDO DE CRIATIVIDADE, PREPARA UM CARTÃO QUE EXPRESSE ALGO SOBRE AQUELA PESSOA: UMA QUALIDADE, UMA HABILIDADE, ETC. INSTRUA O GRUPO PARA QUE SE MANTENHA BEM ESPALHADO PELA SALA ENQUANTO PREPARA OS CARTÕES.
TERMINADO O TRABALHO, O CARTÃO, DEVE SER ENVIADO PELO "CORREIO" - UMA PESSOA QUE FARÁ AS ENTREGAS. NO FINAL, O GRUPO SE REÚNE EM CIRCULO. CADA UM TENTA ADIVINHAR QUEM É O SEU CORRESPONDENTE SECRETO QUE QUANDO IDENTIFICADO, DEVE EXPLICAR A MENSAGEM DO CARTÃO.

COMPARTILHAR: AS BOAS PALAVRAS EDIFICAM - I PE 4:10-11, EF. 4:29-30 E PROV. 12:15

IDADES: 02 E 03 ANOS

CORPO:
COME, DORME E CRESCE MUITO. GERANDO MUITA ENERGIA, QUE DEVE SER DESPENDIDA; ESTÁ SE DESENVOLVENDO COM GRANDE RAPIDEZ E NECESSITA SE MEXER. A MAIOR PARTE DA SUA APRENDIZAGEM SERÁ FEITA ATRAVÉS DE CORRER, SALTAR, ATIRAR, OLHAR, ETC.
ESTÁ DESENVOLVENDO OS MUSCULOS MAIORES (BRAÇOS E PERNAS) E AINDA NÃO SE ESTABELECERAM OS REFLEXOS MAIS DELICADOS, POR ISSO OS MÚSCULOS MAIS FINOS NÃO SE DESENVOLVERAM BASTANTE. EIS A RAZÃO PORQUE SÓ PODERÁ RABISCAR E NÃO PINTAR (DENTRO DE UM DESENHO), SEGUINDO AS LINHAS;
ANDA CADA VEZ COM MAIOR SEGURANÇA; DESPENDE RAPIDAMENTE SUA ENERGIA E CANSA, DEVIDO AO MUITO MOVIMENTO. FAZ TUDO COM TODO O SEU SER. REAGE A TODAS AS IMPRESSÕES QUE RECEBE, E APRENDE MAIS ATRAVẼS DAS EMOÇÕES DO QUE PELO PROCESSO DA MENTE.

MENTE:
PODE CONCENTRAR-SE NUMA SÓ IDEIA POR VEZ, E FOCALIZA UMA IMAGEM APENAS. NÃO DIVIDE SUA ATENÇÃO. NÃO PODE CHORAR E OLHAR UMA VACA AO MESMO TEMPO. SUA ATENÇÃO É GOVERNADA POR CIRCUSTANCIAS. PODE PRESTAR ATENÇÃO NA MESMA COISA SÓ DOIS OU TRES MINUTOS DE CADA VEZ;
ENTENDE MAIS DO QUE MUITOS ADULTOS ESPERAM, MAS ESTÁ NA PRIMEIRA FASE DO SEU DESENVOLVIMENTO MENTAL. É SOMENTE O ENSINO BEM SIMPLES E REPETIDO QUE ELA VAI GOSTAR E ASSIMILAR;
CONHECE CERCA, DE 700 PALAVRAS E ESTÁ SEMPRE APRENDENDO. MAS NÃO SABE EXPRESSAR TUDO O QUE APRENDEU. PRESTA ATENÇÃO A UMA ESTORIA CURTA E, DEPOIS DE OUVI-LAS VÁRIAS VEZES, LEMBRA-SE APENAS DE FATOS. SE A ESTÓRIA É ALTERADA, NOTARÁ, PORÉM NÃO É CAPAZ DE REPETI-LA.
NECESSITA QUE OS FATOS SEJAM REPETIDOS. GOSTA DE OUVIR A MESMA ESTORIA VARIAS VEZES.
ESTÁ DESCOBRINDO UM MUNDO MUITO GRANDE, SEUS HORIZONTES VÃO SE EXPANDINDO DIA-A-DIA, CONHECENDO PRIMEIRO O MUNDO ONDE VIVE - MAMÃE, PAPAI, OS IRMÃOZINHOS, SEU QUARTO, O LAR E POR FIM VAI DESCOBRINDO A SI MESMO.

EMOÇÕES:
É SENSIVEL, A EMOÇÃO, DA MAMÃE OU DE OUTROS COM QUEM VIVE, APRENDE OS MEDOS DOS OUTROS;
APRENDE DIARIAMENTE E PROCURA EXPERIMENTAR COISAS NOVAS PARA TER SENSAÇÕES NOVAS- TÁTEIS E COSTUMA LEVAR "TUDO" A BOCA;
NÃO É INIBIDO. QUANDO ESTÁ ZANGADO, MOSTRA-O, QUANTO ESTÁ INTERESSADO, A MESMA COISA;
AS NOVAS SENSAÇÕES QUE PROCURA PODEM ACABAR ASSUSTANDO. O FATO DE SER SEPARADO DA MAMÃE É ASSUSTADOR. PENSA: SERÁ QUE ELA VOLTA? SENTE-SE SEGURO SÓ COM AQUILO QUE LHE É FAMILIAR. TEME A ESCURIDÃO, RUIDOS FORTES, ESTAR SOZINHO, PESSOAS ESTRANHAS E ALTAS;
DEPOSITA TODA A SUA CONFIANÇA NOS QUE LHE SÃO FAMILIARES. ACREDITA UM TUDO QUE LHE É DITO, MAOS AOS POUCOS DESCOBRE QUANDO É ENGANADO E VAI PERDENDO ESSA CONFIANÇA.

VONTADE:
DESCOBRE QUE PODE TOMAR DECISÕES PROPRIAS, QUE É UM INDIVIDUO;
ESTA IDADE É CARACACTERIZADA PELA PALAVRA NÃO;
NESTA IDADE, A DISCIPLINA CORRETA, GERA O CONHECIMENTO, QUE FAZ COM QUE SAIBA SUBMETER-SE E PORQUÊ;
DISCIPLINA ACERTADA, NESTA IDADE, POUPA INÚMEROS PROBLEMAS POSTERIORES. NESTE PERÍODO O CASTIGO CORPORAL DÁ MAIS EFEITO (APLICADO COM A MÃO SIMPLESMENTE)

RELAÇÕES SOCIAIS

AINDA NÃO SABE BRINCAR COM OUTRAS CRIANÇAS, PREFERE BRINCAR SOZINHA. GOSTA, PORÉM, DE TER ALGUÉM POR PERTO, MESMO QUE NÃO PAREÇA PRESTAR ATENÇÃO NELA(É SÓ SE AFASTAR E VIRÁ PRONTAMENTE A SUA PROCURA);
PROCURA CARINHO DOS OUTROS, NECESSITA MESMO DESTE CARINHO, O QUE NOS VALEREMOS PARA ENSINAR-LHE A COOPERAR E COMPATILHAR COM OS OUTROS.

ESPIRITO
TODOS NASCEM COM UMA NATUREZA PECAMINOSA, MAS MESMO ASSIM, ACREDITAMOS QUE AS CRIANÇAS DESTA IDADE ESTÃO NA INOCÊNCIA. NÃO TENDO CHEGADO A UMA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL, NÃO SE ACHAM SOB CONDENAÇÃO. O SANGUE DE CRISTO RESPONDE PELA SUA NATUREZA PECAMINOSA. BEM DEPRESSA ELAS VÃO DEIXAR A IDADE DA INOCẼNCIA.
A CRIANÇA JA NASCE COM O IMPULSO DA PROCURA DE DEUS. FICA MUITO INTERESSADA EM TUDO(QUANTO FALAMOS DELE), SE ESTÁ DENTRO DA SUA COMPREENSÃO.
DECISÃO PARA SALVAÇÃO: DEVEMOS APRESENTAR O PLANO DA SALVAÇÃO ATRAVÉS DE HISTORIAS E VERSICULOS, FAZENDO-O BEM SIMPLES E CLARO E REPETINDO-O, VEZ APÓS VEZ. NÃO DEVEMOS FORÇAR UMA DESCISÃO OU TER PRESSA QUANTO A SUA DESCISÃO, MAS DEIXEMOS A PORTA ABERTA.
DESCOBRIREMOS COM ESPANTO QUANTAS CRIANÇAS PEQUENAS DEMONSTRARÃO UM VERDADEIRO DESEJO DE POSSUIR A SALVAÇÃO. DEUS MOSTRARÁ QUAL A HORA CERTA PARA CADA INDIVIDUO.

COMO ENSINAR:
A SALA DEVE SER BEM AREJADA, ILUMINADA E ESPAÇOSA;
DEVE TER MOBILIA APROPRIADA;
O AMBIENTE DEVE SER DE PAZ, ORDEM, BELEZA, SOSSEGO E ATIVIDADES INTERESSANTES.
O(A) PROFESSOR(A) DEVE SER VOCACIONADO PARA ENSINAR ESTA IDADE, POIS O CLIMA DEPENDE MUITO DO PROFESSOR;
MATERIAL EM ABUNDÂNCIA E ILUSTRATIVOS;
DEVE-SE CANTAR BASTANTE
AS CRIANÇAS NESTA IDADE DEVEM ASSIMILAR OS SEGUINTES CONCEITOS:
DEUS FEZ TUDO;
DEUS NOS AMA MUITO, INDIVIDUALMENTE;
ELE NOS DÁ TUDO O QUE TEMOS.
É MUITO AGRADAVEL CONHECER A DEUS
ELE ESTÁ PERTO E PODEMOS FALAR COM ELE
A BIBLIA É O LIVRO QUE DEUS NOS DEU
POR MEIO DE CRISTO PODEMOS FAZER PARTE DA FAMILIA DE DEUS
QUANDO ERRAMOS, DEVEMOS LOGO FALAR COM DEUS A RESPEITO
DEUS TEM UM MEIO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS.

METODOS QUE PODEMOS USAR
CARTAZES, FLANELOGRAFOS, QUADROS, DRAMATIZAÇÕES, BRINQUEDOS, FANTOCHES, ETC.

RESUMO
A CRIANÇA NESTA IDADE É:
FISICAMENTE: ATIVA
MENTALMENTE: DESCOBRIDORA
EMOCIONALMENTE: SENSÍVEL
VOLITIVAMENTE: MOLDÁVEL
SOCIALMENTE: TIMIDA
ESPIRITUALME: IMITADORA

VISUAIS PARA SEREM USADOS NO CULTO INFANTIL

TEMOS HOJE NO MERCADO EVANGELICO AS HISTORIAS ELABORADAS, CONTENDO OS VISUAIS, MAS INFELIZMENTE SÃO CAROS E AS OPÇÕES DE LOJA NA CIDADE SÃO PEQUENAS.
POR ISSO ALÉM DA CAPACITAÇÃO DO ESPIRITO SANTO, DEVEMOS CONTAR COM A CRIATIVIDADE INDIVIDUAL E EM CADA GRUPO E FAZER USO DOS MÉTODOS MAIS BARATOS COMO: QUADRO-NEGRO, VARAL, FLANELOGRAFO, CARTAZ DE PREGAS, FANTOCHES, DOBRADURAS, ETC.

VARAL: É LITERALMENTE UM VARAL, IGUAL O DE CASA, (QUE ESTENDE ROUPA PARA SECAR), NO NOSSO CASO É USADO PARA PENDURAR VERSICULOS, FIGURAS, ETC.

FLANELÓGRAFO: É COMO UM QUADRO-NEGRO, SÓ QUE REVESTIDO POR UMA FLANELA(POR ISSO O NOME), USADO PARA COLAR: FIGURAS, TEXTO, PERSONAGENS, ETC. A FIGURA UTILIZADA NO FLANELOGRAFO DEVE SER PREPARADA COM UMA LIXA (GROSSA), NO VERSO, PARA ADERIR NA FLANELA.

CARTAZ DE PREGAS: TAMBÉM É SEMELHANTE AO QUADRO-NEGRO E O FLANELOGRAFO, NESTE CASO INVÉS DA FLANELA SÃO FEITAS "PREGAS" COM PAPEL CARTOLINA, PARA QUE A FIGURA SEJA COLOCADA ENTRE UMA PREGA E OUTRA.

FANTOCHE: BONECOS QUE SÃO MANIPULADOS POR ALGUÉM, E PODE SER UTILIZADOS PARA CONTAR HISTORIAS OU CANTAR, POIS CHAMAM MUITA A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS.

DOBRADURAS: É FEITO COM PAPEL PROPRIO, OU SULFITE, É PRECISO HABILIDADE E CONHECIMENTO. ESSE MÉTODO PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO, PESSOAL, FAZENDO COM QUE A CRIANÇA CONFECCIONE SUA PROPRIA DOBRADURA.

RETROPROJETOR: COMO HOJE EM DIA AS IGREJAS UTILIZAM DATASHOW, MUITAS VEZES O RETROPROJETOR FICA GUARDADO SEM USO, PODEMOS UTILIZA-LO PARA APRESENTAR AS HISTORIAS BIBLICAS.

NOTA: QUANDO NOS DISPOMOS A FAZER UM TRABALHO PARA DEUS, ELE NOS CAPACITA, HONRA E NOS AGRACIA COM SUAS MARAVILHAS(MEDITE)

CULTO INFANTIL - COMO FAZER

A DURAÇÃO DA AULA NUNCA DEVE SER MAIOR QUE 1 HORA, PORQUE SABEMOS QUE A CRIANÇA TEM UM LIMITE EM PRESTAR ATENÇÃO, E TAMBÉM 1 HORA É TEMPO SUFICIENTE PARA UMA AULA BEM PROVEITOSA.

ABERTURA: ORAR PEDINDO A BENÇÃO DE DEUS ESPECIALMENTE PARA A AULA, NÃO DEVE SER UMA ORAÇÃO LONGA. (PEDIR PARA AS CRIANÇAS REPETIREM A ORAÇÃO JUNTAMENTE COM VOCÊ).

LOUVOR (10 A 15 MINUTOS): CANTAR CANÇÕES QUE TEM A VER COM O TEMA DA LIÇÃO, FAZENDO ISSO É UM PONTO A MAIS PARA O APRENDIZADO DA LIÇÃO, CASO SEJA POSSÍVEL, CANTE OUTRAS CANÇÕES COM OUTROS TEMAS, EVITE CONTAR AS MESMA CANÇÕES QUE SÃO CANTADAS NA IGREJA. O LOUVOR NÃO DEVE SER LONGO, NO MAXIMO 3 CANÇÕES. (CANTE MUSICAS QUE CONTENHAM GESTOS, AS CRIANÇAS APRENDEM MAIS RÁPIDO)

OFERTA: SE AS CRIANÇAS NÃO PARTICIPAM DA OFERTA DA IGREJA, INTRODUZIR NO CULTO INFANTIL. ORAR CONSAGRANDO AS OFERTAS E PEDINDO A BENÇÃO AOS OFERTANTES. PROCURANDO SEMPRE EXPLICAR A NECESSIDADE DA CRIANÇA OFERTAR.

HISTORIA (20 A 30 MINUTOS): APROVEITAR BEM ESSES MINUTOS PARA PASSAR TODA A LIÇÃO. USAR FLANELOGRAFO, VARAL, CARTAZ COM PREGAS, FANTOCHES, TEATROS, ETC. (USE A SUA CRIATIVIDADE PARA PASSAR A PALAVRA DE DEUS DE FORMA DINAMICA PARA QUE AS CRIANÇAS GUARDEM A PALAVRA NO CORAÇÃO E JAMAIS DESVIE DO CAMINHO DO SENHOR)

ATIVIDADES (15 A 20 MINUTOS): SEMPRE COMPLEMENTANDO A HISTÓRIA. EXEMPLOS: PINTURA, DESENHO, DOBRADURA, CAÇA-PALAVRAS, GINCANAS. ETC.

LANCHE: SE QUISER ACRESCENTAR. FICA A CRITÉRIO DE CADA UM.

ENCERRAMENTO: AGRADECER A DEUS PELA AULA, ATIVIDADE, ALUNOS E PEDINDO A BENÇÃO PARA UM RETORNO TRANQUILO. NÃO ESQUECENDO DE SER O(A) ULTIMO(A) A SAIR DA SALA DE AULA.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NOITE DA PIZZA

PREPARATIVOS: PROVIDENCIE RODELAS DE MASSA PARA PIZZA

EVENTO: DIVIDA OS PARTICIPANTES EM TIMES DE ATÉ QUATRO PESSOAS E ENTREGUE UMA RODELA DE MASSA PARA PIZZA A CADA TIME. TODOS DEVEM SAIR EM BUSCA DE INGREDIENTES PARA PREPARAR A PIZZA (TOMATE, QUEIJO,ETC). PODEM BATER EM CASA DE AMIGOS, MAS NÃO É PERMITIDO COMPRAR INGREDIENTES OU IR ÀS SUAS PRÓPRIAS CASAS, EM CADA CASA SÓ É PERMITIDO RECEBER UM INGREDIENTE. ESGOTADO O PRAZO ESTABELECIDO, OS TIMES DEVEM VOLTAR, MONTAR AS PIZZAS E COLOCÁ-LAS PARA ASSAR. UM JUIZ DEVE AVALIAR A PIZZA MAIS GOSTOSA, A MAIS BONITA, A QUE TEM MAIOR NUMERO DE INGREDIENTES, ETC.

COMPARTILHAR: SEMPRE PODEMOS RECORRER AO SENHOR PARA O SUPRIMENTO DE NOSSAS NECESSIDADES, "PEDINDO, BUSCANDO E BATENDO" - MATEUS 7.7-11

ATIVIDADES BIBLICAS