versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 16 de março de 2020

JOGO DOS 7 ERROS




















































sábado, 14 de março de 2020

Sopa de letrinhas

Objetivo: Aprender que Deus criou as pessoas e as conhece.  Ele sabe o nome de cada uma delas.

Material: Letras recortadas em cartolina ou EVA.

Desenvolvimento: Sentem-se em círculo. Coloque as letras espalhadas no chão e peça que cada criança monte o seu primeiro nome usando as letras oferecidas. As crianças maiores podem ajudar as que não sabem ler e escrever. Leia e valorize o nome das crianças.

Aplicação: Deus também sabe o seu nome. A Bíblia diz que Ele sabe até quantos cabelos há na sua cabeça (Lucas 12:7). Mesmo que o mundo esteja cheio de gente. Deus conhece cada pessoa pois foi ELE quem faz cada uma delas. Talvez alguém coloque me você um apelido do qual você não gosta. Não se importe com isso. Você é único e especial para Deus.

Quem sou eu?

Objetivo: Reconhecer os colegas pela voz, mostrando que essa é uma característica pessoal.

Desenvolvimento: Peça que cada criança diga o seu nome em voz alta, uma de cada vez. Depois coloque uma venda nos olhos de uma criança. Escolha outra criança para que chegue perto dela e diga a frase QUEM SOU EU? A criança de olhos vendados deverá dizer o nome do colega. Dê três chances para a criança acertar o nome. Repita a brincadeira com outras crianças.

MEMÓRIA DA CRIAÇÃO E CRIAÇÃO EM ORDEM

MEMORIA DA CRIAÇÃO
Material: Figuras coloridas da criação. Imprima e pinte, duas vezes as figuras em anexo. Cole-as em pedaços de cartolina ou EVA, para que não se identifique as figuras pelo verso.

Desenvolvimento: Disponha as figuras, viradas para baixo, na mesa ou no chão. Se tiver poucas crianças você poderá brincar com todas as crianças, uma de cada vez. Se tiver muitas crianças, separe-as em duas equipes e escolha um representante de cada equipe para brincar. Mude o representante de cada equipe a cada rodada. Neste jogo as crianças marcarão pontos ao encontrar as figuras iguais. Para dificultar o jogo peça que a equipe em que Dia Deus criou o que está nas figuras.

A CRIAÇÃO EM ORDEM
Material: Figuras coloridas da criação e números de 1 a 7 escritos em pedaços de cartolina (reproduza e pinte as figuras e números anexo abaixo)
Desenvolvimento: Coloque as figuras e os números na mesa ou no chão, virados para cima. As crianças deverão combinar as figuras e os números que representam os dias da criação.




Mascara ovelha


Material: Uma máscara em papel grosso - cartolina ou papel cartaz (veja o modelo em anexo)
Desenvolvimento: Cada criança irá colorir, colar algodão e colocar um elástico ou barbante em sua máscara. Essas máscaras serão usadas nas atividades do próximo encontro, Guarde-as em sua casa para que a cola seque bem. Faça mais algumas máscaras de reserva para os visitantes do próximo culto infantil.

Jerusalém no ar


Material: Lençóis e fronhas para caracterizar os repórteres, microfones de brinquedos ou sucata; maquiagem, mesa e cadeiras para o cenário do telejornal; cartaz com o nome do telejornal; música ou vinheta para abertura; cópias do texto acima para os repórteres e entrevistados, televisão feita de caixa de papelão (opcional).

Desenvolvimento: Escolha ou sorteie oito crianças para apresentarem as notícias. As crianças precisam ter facilidade para ler. Se preferir faça o papel dos repórteres e escolha crianças para representar os entrevistados. As demais crianças podem ajudar arrumando o cenário, confeccionando o cartaz com o nome do telejornal, conferindo a vinheta do telejornal, maquiando e vestindo os apresentadores e finalmente, assistindo o telejornal. Leve as notícias acima impressa em letras grandes para facilitar a leitura. Dê nomes para os repórteres. José de Arimateia, os dois soldados, Maria e o discípulo responderá as perguntas dos repórteres, lendo suas frases.

Você já perceberam que a maioria das notícias dos telejornais ou dos jornais impressos são notícias ruins? Infelizmente, as mortes, roubos, enchentes, terremotos, corrupção, falta de amor, são uma realidade e têm crescido muito. Isso nós deixa muito tristes. Mas hoje vamos fazer um jornal diferente. Vamos dar boas notícias! Vamos fazer de conta que no tempo de Jesus existia televisão e telejornal. Que noticia seriam dadas sobre a morte e ressurreição de Jesus? Você gostaria de ser o apresentador deste telejornal?

Cartões para o versículo bíblico


Material: Cartões. Escreva cada parte do versículo em um cartão e numere os cartões na ordem correta do versículo (reproduza os cartões anexo acima)
"Pois toda a Escritura Sagrada / é inspirada por Deus / e é útil / para ensinar a verdade / condenar o erro / corrigir as faltas / e ensinar a maneira certa de viver". / II Timoteo 3:16 (NTLH)

Apresentação: Leia o versículo na Bíblia e explique-o. Separe-as crianças em sete duplas ou equipes e distribua os cartões entre elas. Cada equipe falará o que está escrito em seu cartão em sequência, começando pelo número um. Em seguida as equipes trocarão os cartões e falarão o versículo novamente e em sequência.


sexta-feira, 13 de março de 2020

MASSA DE MODELAR 2

Ingredientes:
2 1/2 xícaras de maisena;
1 xícara de sal;
1/2 xícara de água;
2 pitada de corante alimentício.

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes. Leve a massa ao fogo, em banho maria até desprender da panela. Guarde em saco plástico ou vidro bem tampado. A massa não deve ser deixada para secar ao sol. Ela se conserva por vários meses, independente de qualquer produto químico.

MASSA DE MODELAR 1

Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de óleo
corante alimentício de várias cores ou suco em pó

Modo de fazer:
Em uma vasilha, misture a farinha, o sal, a água e o óleo. Amasse bem com as mãos até que vire uma massa uniforme. Divida em várias partes e, em cada uma, coloque um corante diferente

Monte o corpo

Quebra-cabeça da silhueta de um menino e de uma menina em cartolina colorida conforme o modelo abaixo. Amplie e recorte em 6 partes.
Desenvolvimento: Separe as crianças em duas equipes: meninos e meninas. Faça uma pergunta para cada equipe. Se a equipe acertar a resposta, ganha uma parte do boneco e fixa-a num local indicado. A equipe que montar o seu boneco, primeiro é a equipe vencedora. Sugestões de perguntas:

1. Como era o nome da primeira mulher?
2. Qual era o nome do primeiro homem?
3.Quem os criou?
4. Como o homem foi formado?
5. Onde Adão e Eva moravam?
6. Qual era o trabalho do homem?
7. Por que Deus criou Eva?
8. Deus criou as pessoas iguais ou diferentes?
9. No que as pessoas são diferentes?
10. Qual o versículo da Bíblia que aprendemos hoje?

Pode utilizar também massa de modelar
Desenvolvimento: prepare a massa de modelar (procure a receita no blog). Distribua pedaços de massinha e sugira que as crianças modelem pessoas. Depois peça que cada criança faça uma bola com a massinha e imprima a sua mão. Conversem sobre a utilidade de cada parte do corpo. Reforce o ensino que foi Deus quem fez as pessoas, usando muita criatividade e sabedoria.



Novo vizinho

Objetivo: Descontrair e criar laços de amizade com as outras crianças.
Desenvolvimento: Façam um círculo. Peça que as crianças observam bem quem está à sua direita e à sua esquerda. Depois, ao seu sinal todas devem mudar de lugar, de modo que ninguém fique perto de quem estava antes. Quando todas tiverem mudado de lugar, incentive=as a cumprimentarem seus NOVOS VIZINHOS.
Aplicação: É muito bom conhecer pessoas novas e fazer amigos! Nós podemos brincar, conversar, estudar, lanchar, fazer muitas coisas com nossos amigos. para FICAR DE BEM procure respeitar o jeitinho de ser de seus amigos.

Contando


Formas geométricas


quinta-feira, 12 de março de 2020

Quem sabe mais?

Objetivo: Reconhecer a diversidade dos animais.
Desenvolvimento: Separe as crianças em duas ou três equipes. Escolha um líder, que escreva rápido, para cada equipe. Em dois minutos toda as equipes deverão listar o maior número de animais que lembrarem. Incentive-os a escreverem nomes de animais diferentes, como crocodilo, lontra, hipopótamo, etc. Confira as listas. Os nomes repetidos nas listas das equipes serão eliminados, não valerão. Ganhará a equipe que tiver maior lista de nomes de animais.
Aplicação: Deus fez inúmeros animais, cada um segundo a sua espécie. Ele deu a cada animal características próprias.

Que animal você tirou?

Objetivo: Identificar características dos animais criados por Deus.
Material: Normas de animais bem conhecidos escritos em pedaços de papel.
Desenvolvimento: Uma criança escolhe um papel e vê o nome do animal que tirou. As outras crianças, uma de cada vez, farão perguntas para descobrir que animal foi sorteado. Ex: O SEU ANIMAL NADA? VOA? VIVE NA FLORESTA? COME CAPIM? DÁ LÃ? As perguntas serão feitas até que alguém descubra o nome do animal. Quem acertar o nome do animal poderá tirar o próximo papel.

Tic - tac - relógio



Hora da limpeza


Fui ao zoológico

Objetivo: Nomear tipos de animais criados por Deus.
Desenvolvimento: Todas as crianças devem ficar em pé formando um círculo. Você deverá iniciar a brincadeira completando a frase - FUI AO ZOOLÓGICO E VI,,, uma girafa. A criança ao seu lado deverá  repetir o que ouviu e acrescentar outro animal. E assim sucessivamente. Quem errar senta. Vence quem permanecer até ao final da brincadeira.

Arte com sucata : polvo

Material: copos descartáveis um para cada criança, algumas tesouras sem ponta e caneta para retropojetor.

Desenvolvimento: Peça que as crianças cortem o copo em tiras de 1 cm de largura, de baixo para cima, deixando a parte superior inteira para desenhar os olhos e a boca. Dobre as tiras para o lado de fora como se fossem os braços do polvo. Se quiser dar movimento no polvo, introduza um pedaço de barbante ou elástico fino na parte de cima do copo e dê um nó na parte de dentro.


Dobraduras cachorro e gato

Material: quadrados de papel colorido 15 x 15 cm.

Desenvolvimentos ensine as dobraduras seguindo os esquemas abaixo. Cada criança poderá fazer a dobradura que quiser, incentive as crianças maiores a ajudarem as crianças menores que tem mais dificuldades.


Versículos para pintar




Desafio : "Amigos da Linguagem e da Matemática"

Divida os juniores em duplas ou trios e dê para cada equipe um desafio de linguagem ou de matemática. As equipes que receberem o desafio de linguagem poderão usar dicionários de pesquisas. Providencie papel e lápis para todos as equipes e premie as equipes que acertarem a respostas com bolas ou pirulitos.

Desafios

1. (linguagem)
Explicar para todos os colegas, com suas palavras, o que é um povo e o que é uma nação.

Resposta: Povo é o conjunto  de indivíduos que falam (em regra) a mesma língua, têm costumes e hábitos idênticos, uma história, tradições comuns e habitam uma localidade ou região. (mini Aurélio)
Nação é o povo dum território organizado politicamente sob um único governo. (mini Aurélio)
Numa mesma nação podem viver muitos povos.

2. (linguagem)
Explicar para todos os colegas, com suas palavras , a diferença entre língua e dialeto.
Resposta:Língua é o conjunto de palavras e expressões faladas ou escritas, usada por um povo, por uma nação e o conjunto das regras da sua gramática (mini Aurélio) / Dialeto é a variedade da língua conforme a região. (mini Aurélio)

3. (linguagem)
Explicar para todos os colegas, com suas palavras, o que é um língua viva, uma língua extinta e uma língua morta.
Resposta: Língua viva: a que é falada por qualquer povo ou nação (Michaelis) /
Língua Extinta: totalmente desaparecida e de que  não resta um documento sequer (Michaelis) / Língua Morta: a que já não é falada por nação ou povo algum, sendo conhecida apenas por documentos escritos. (Michaelis)

4. (matemática)
Descobrir o número de nações existentes na Terra resolvendo a seguinte operação matemática: (300-150+87
Respostas: 237 nações

5. (matemática)
Descobri o número de povos existentes resolvendo a seguinte operação matemática: (3200 x 5)
Respostas: 16.000 povos

6. (matemática)
Descobrir o número aproximado de línguas faladas resolvendo a seguinte operação matemática: (10.000 + 3.000 + 500 + 10 +1)
Respostas: 13.511 línguas

7. (matemática)
Descobrir o número aproximado de dialetos falados resolvendo a seguinte operação matemática: (10.000 / 2 * 6)
Respostas : 30.000 dialetos

Esses números mostram quantas pessoas precisam conhecer a Jesus. Precisamos orar pelas nações e povos da Terra! Nós precisamos orar para que missionários sejam enviados a todos os povos da Terra para que cada criança, junior, jovem e adulto ouça sobre Jesus o nosso Salvador e Amigo!