versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sexo - O que a Bíblia diz? PARA SER DADO PARA ADOLESCENTES E JOVENS

Quando abordamos a questão da sexualidade humana, como cristãos, temos, em primeiro lugar, que recorrer à Bíblia.Embora a mensagem da Bíblia seja a de mostrar o eterno amor de Deus, demonstrado na pessoa de Jesus, a Palavra de Deus nos dá parâmetros para que vivamos neste mundo de forma que honre o nome do Evangelho e venhamos a viver, inclusive nossa sexualidade, dentro dos planos traçados por Deus.
A Bíblia não é um 'guia sexual', mas com certeza tem muito a nos ensinar nesta área.
Vamos ver alguns aspectos relacionados a este assunto.
Pergunta 1-Quando sexo é pecado?
"Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios como é haver quem abuse da mulher de seu pai". (1 Co 5).
"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula, pois aos devassos e adúlteros Deus os julgará"(Hb 13.4). A relação sexual ENTRE NÃO CASADOS é pecado, ainda que sejam namorados, noivos ou comprometidos. O ADULTÉRIO, proibido pelo sétimo Mandamento (Êx 20.14), abrange os vários tipos de imoralidade e pecados sexuais. Homens e mulheres, adolescentes, jovens e adultos, devem permanecer puros, abstendo-se de qualquer atividade sexual que não seja no compromisso do matrimônio. “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que se prostitui peca contra seu próprio corpo” . (1 Co 6.18).
Deus criou o sexo como parte do casamento. A Bíblia diz em 1 Coríntios 7:5 “Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos juntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” Homens e mulheres, da Igreja de Cristo, devem permanecer castos, livres da impureza sexual, até o casamento. Sei que essas palavras soam como uma aberração nos ouvidos da maioria. As palavras do destemido João Batista também soaram esquisitas aos ouvidos do rei Herodes: “Não te é lícito possuir a mulher do seu irmão Filipe” (Mt 14.3-4). O precursor de Jesus foi encarcerado e perdeu a vida, mas cumpriu a missão de anunciar a verdade, sem recuo, sem medo, sem fraqueza, sem covardia.
Deus recomenda que o ato sexual seja praticado entre casados. “A imoralidade e a impureza sexual não somente incluem o ato sexual ilícito, mas também qualquer prática sexual com outra pessoa que não seja seu cônjuge. O adultério, a fornicação, o homossexualismo, os desejos impuros e as paixões degradantes são pecados graves aos olhos de Deus por serem transgressões da lei do amor” Vejam as advertências:
“Qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus 5.28).
“Esta é a vontade de Deus para vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra; não no desejo da lascívia, como os gentios, que não conhecem a Deus” (1 Ts 4.3-5).
“Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). O sexo é permitido, então, somente quando ambos, homem e mulher, estão unidos pelo matrimônio, formando uma só carne.
“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas...herdarão o reino de Deus” (1 Co 6.9). “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação”(Lv 18.22; 20.13).
Lemos em Romanos 1:24 e 26 : “Pelo que também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si. Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram ao uso natural, no contrário à natureza.”
Devemos esclarecer que Deus não é contra o sexo normal Devemos esclarecer que Deus não é contra o sexo normal, dentro das fronteiras sagradas do matrimônio, mas há limites.
Aqui está resumidamente a lista do que Deus condena de maneira absoluta e inegociável:
1. Deus é contra a pederastia, o lesbianismo, a pedofilia (sexo com crianças). Lev. 18: 22 . “Com varão não te deitarás, como se fosse mulher. Abominação é.”
2. Deus é contra a prostituição . I Tess. 4:3. “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhais de prostituição.” Não haverá prostitutas dentre as filhas de Israel.”Deut.23:17.
3. Deus é contra a bestialidade . “Não te deitarás com um animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele : é confusão.” Lev. 18:23.
4. Deus é contra o incesto, isto é, união sexual com parentes chegados : pai, mãe, madrasta, padrasto, irmão, irmã, tios, noras, genros, sogros, netos, (ler Lev.18).
5. Deus é contra o adultério. “Não adulterarás.” (Êxo.20:14. Ler ainda Mat.5:27 e 28).
6. Deus é contra o estupro. (Ler Deut. 22:25-29).
7. Deus é contra a fornicação. (Ler Apoc. 21:8).
8. Deus é contra a lascívia. “Mas, as obras da carne são.... lascívia significa: sensualidade, imoralidade, libidinagem, licenciosidade, impudícia.”
9. E finalmente Deus é contra os abusos e fantasias sexuais anormais, como já foi exposto.

Pergunta 2-Por que é tão importante que Jesus tenha nascido de uma virgem (nascimento virginal)? Resposta: A doutrina do nascimento virginal é de importância crucial (Isaías 7:14; Mateus 1:23; Lucas 1:27,34).
Primeiramente, vamos examinar como as escrituras descrevem este evento abençoado. Em resposta à indagação de Maria, “como?”, diz Gabriel: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra...” (Lucas 1:35). Com estas palavras, o anjo encoraja José a se casar com Maria: “o que nela está gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1:20). Mateus afirma que a virgem “achou-se ter concebido do Espírito Santo” (Mateus 1:18). Gálatas 4:4 também ensina sobre o nascimento virginal: “Deus enviou seu Filho, nascido de mulher.”
Por estas passagens, certamente fica claro que o nascimento de Jesus foi resultado da atuação do Espírito Santo dentro do corpo de Maria. O imaterial (o Espírito) e o material (o útero de Maria) foram ambos envolvidos. Maria, é claro, não poderia ter engravidado sozinha, e neste sentido, foi simplesmente um “receptáculo”. Somente Deus poderia fazer o milagre da Encarnação. Negar uma conexão física entre Maria e Jesus seria sugerir que Jesus não foi verdadeiramente humano. As Escrituras ensinam que Jesus foi totalmente humano, com um corpo físico, assim como o nosso. Isto Ele recebeu de Maria. Ao mesmo tempo, Jesus era totalmente Deus, com uma natureza eterna e sem pecado. Veja João 1:14; I Timóteo 3:16; Hebreus 2:14-17. Jesus não nasceu em pecado, ou seja, Ele não possuía natureza pecaminosa (Hebreus 7:26). Poderia parecer que a natureza pecaminosa é passada de geração a geração através do pai (Romanos 5:12, 17, 19).O fato de ter nascido de uma virgem frustrou a transmissão da natureza pecaminosa e permitiu que o eterno Deus se
tornasse um homem perfeito.

Pergunta 3-Quando a Bíblia fala a respeito da virgindade, ela se dirigi ao homem também?
Resposta : sim. Se analisarmos as Escrituras Sagradas, veremos o apóstolo Paulo dirigindo-se aos homens solteiros, no capítulo 7, respectivamente nos versículos 1e 8 na carta aos
Corintios:?...,é bom que o homem não toque em mulher; más por causa da impureza cada um tenha a sua própria esposa; bom seria se os solteiros e viúvos fossem como eu, todavia aos que não conseguem dominar-se, bom é que se casem, pois é melhor casar do que se abrasar?. Entendemos que Paulo exorta o homem solteiro a cuidar das coisas que pertencem ao Santuário de Deus, como também ele mesmo o fez, todavia se for para o homem andar em fornicação, prostituição, antes, seja melhor casar-se e ter uma esposa, pois é melhor casar do que se abrasar. Tanto na época em que Paulo escreve aos Corintios como nos dias de hoje, muitas pessoas acham que podem andar em adultério, fornicação e continuarem a oferecer sacrifícios agradáveis a Deus, e o Senhor Jesus os receber.Todavia a fornicação, a impureza e o adultério fazem partes das obras da carne, como está registrado na carta aos Gálatas, no capítulo 5: ?Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

A respeito das quais eu (Paulo escreve inspirado pelo Espírito Santo de Deus) vos declaro, como já outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam?.

Pergunta 4: "O que diz a Bíblia sobre a pornografia? Olhar pornografia é pecado?
Resposta: A pornografia é simplesmente o primeiro passo em uma escorregadia ladeira de iniqüidade e imoralidade (Romanos 6:19). Assim como um usuário de drogas é levado a consumir quantidades maiores e mais poderosas de drogas, a pornografia arrasta o ser humano, levando-o a pesados vícios sexuais e desejos ímpios. As três categorias principais de pecado são: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (I João 2:16). A pornografia definitivamente nos causa a luxúria (iniqüidade) da carne, e isto inegavelmente é a luxúria (iniqüidade) dos olhos. A pornografia, definitivamente, não se qualifica como uma das coisas nas quais devamos pensar: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). A pornografia é viciante (I Coríntios 6:12; II Pedro 2:19), destrutiva (Provérbios 6:25-28; Ezequiel 20:30; Efésios 4:19), e leva à iniqüidade sempre crescente (Romanos 6:19). Desejar outras pessoas em nossa mente (a essência da pornografia) é ofensivo a Deus (Mateus 5:28). Quando a habitual devoção à pornografia caracteriza a existência, isto demonstra que esta pessoa não é salva (I Coríntios 6:9).
Pergunta 5-O Que Diz a Bíblia sobre Homossexualismo?
Todos somos tentados por desejos de coisas que Deus proibiu (Tiago 1:14-15). Eva desejou o fruto proibido no Éden (Gênesis 3:6). Algumas pessoas desejam ganho desonesto (Tito 1:7). Alguns homens desejam as esposas de outros (Mateus 5:28). Algumas pessoas desejam outras do mesmo sexo Gênesis 19:4-5). Mais tarde, com a queda humana, homem e mulher começaram, como todos nós sabemos, a se distanciar dos planos de Deus, em todas as áreas da vida, incluindo em relação à sexualidade.
Conforme os relatos bíblicos, os pecados sexuais começaram a aparecer nas relações humanas. O primeiro deles, foi a poligamia (Gn 4.19). Posteriormente, Deus ao dar as leis ao seu povo, incluiu seu desagrado em relação à união sexual com pessoas do mesmo sexo, que é o homossexualismo (Lv 18.22; Rm 1.26,27) e com animais, que se dá o nome de bestialidade (Lv 18.23).
A Palavra de Deus se refere a essas práticas sexuais como abomináveis (Lv 18.22b).
O homossexualismo é assim denunciada por Paulo: “Por causa do que essas pessoas fazem, Deus as entregou às paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa da sua maldade” (Bíblia na Linguagem de Hoje, Rm 1.26).
Pergunta 6-O que a bíblia diz sobre masturbação?
Resposta: O Dicionário Aurélio define como: “Provocar o orgasmo pela fricção da mão ou por meio de instrumento próprio; vício solitário; auto-erotismo.”
Na Bíblia não há referências condenatórias diretas a esta prática. No entanto, toda as formas de lascívia são condenadas. O ato da masturbação envolve todo um conjunto de fantasias eróticas e instrumentos próprios, em alguns casos, as revistas e filmes pornográficos são usados para despertar a sensualidade. Ao fazer uso desta pratica, abre-se a vida para o diabo agir, o Espírito de Deus se retira e a vida torna-se numa verdadeira desgraça. Ouça o que diz o Espírito de Deus: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição (relação sexual ilícita), impureza (no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa), lascívia (luxúria desenfreada, excesso, licenciosidade, libertinagem, caráter ultrajante impudência)...” Gl 5.19
As vezes, um bom teste para saber se algo é ou não pecado consiste em verificar se você ficaria orgulhoso de contar aos outros o que acabou de fazer. Se for algo do qual ficaria sem graça ou envergonhado se os outros descobrissem, muito provavelmente é pecado. Um outro bom teste é determinar se podemos, honestamente e de consciência limpa, pedir que Deus abençoe e use esta atividade em particular para Seus bons propósitos. Não creio que a masturbação esteja na categoria das coisas que possamos ter “orgulho” ou genuinamente agradecer a Deus. Veja mais: "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1Co 6.18-20 “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” 1Ts 4.3-7
Irmãos amados sejam sensíveis à voz do Senhor e não permitam que vosso corpo seja desonrado pelas práticas e ações comuns unicamente aos filhos das trevas. Reflita em vossa vida a luz do Pai Eterno em meio a este povo escravizado por espíritos imundos.
Faça este teste bíblico no seu namoro Coríntios 13.4:8
Aplicação
O amor é paciente. Ele ou ela é paciente com você e vice-versa, não brigam ou tem muitas irritações, ira, raiva, etc.? O amor é benigno. Você sente que o outro quer exclusivamente seu bem e vice-versa, o namoro é bom, produz bem a vocês e aos outros? O amor não arde em ciúmes. Vocês tem muito ciúmes um do outro, não permitem outras amizades? Brigam por causa disto? O amor não se ufana. Ele ou ela fica contando vantagens porque lhe conquistou ou namora com você, como um troféu conquistado? O amor não se ensoberbece Será que um dos dois tem o amor soberbo, vaidoso, orgulhoso, sentindo-se melhor que os outros? O amor se conduz convenientemente. Um dos dois é de comportamento inconveniente, isto é, provoca situações embaraçosas entre os familiares, amigos ou mesmo quando estão à sós? O amor não procura seus interesses A pessoa que ama outra, nunca procura seus próprios interesses, levar vantagem sobre a outra, o melhor para si. O amor não se exaspera Você ou o outro é melindroso? Fica irritado, emburrado facilmente? Maltratam um ao outro? Se aborrecem sempre? O amor não se ressente do mal. Perdoa facilmente? Esquece mesmo? Não ficam emburrados? Não lembram brigas passadas, ciúmes, etc.? O amor não se alegra com a injustiça. Você fica alegre se o outro está em situação difícil? Faz comparações com outros? Justifica seus erros com as fraquezas da outra pessoa? O amor alegra-se com a verdade Custe o que custar, a verdade lhe trás alegria? Você encobre os erros de seu companheiro ou vice-versa? O amor tudo sofre. Vocês dois estão dispostos a sofrer um pelo outro, perseguições, renunciar um pelo outro os privilégios, etc.? O amor tudo crê Vocês confiam realmente no sentimento um do outro, ou são desconfiados, sem segurança, se vigiam? O amor tudo espera. Vocês esperaram a permissão dos pais, esperam o tempo certos para "os carinhos", o tempo certo para o casamento? O amor tudo suporta. O namoro suporta os obstáculos: distância, concorrência, a espera, o segundo lugar, etc.? O amor verdadeiro tem estas características, seja ele dirigido a Deus, a família, ao namorado ou ao próximo. Estude com seu ou sua namorada este texto bíblico e tire outras aplicações particulares para vocês dois. São quinze itens, se sua nota for menos que oito, é bom pensar em outro namoro.

FONTE: Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Monte Sinai

VITORIA PROMETIDA - É IMPORTANTE CONFIAR EM DEUS

Texto: Leia e estude Juízes 6.1-40.
Ensino: É importante confiar em Deus.
Lição 1
AQUECIMENTO 2
Líder 1 é apresentado por outro líder como “Senhor
Vacilão”. Ele usa um chapéu e/ou roupas esquisitas.
Suas frases são desconexas, ele gagueja, está nervoso
e é desajeitado. O senhor Vacilão explica à classe que
foi convidado a substituir o professor. Ele não sabe
exatamente o que fazer e pergunta às crianças o que
elas normalmente fazem na escola bíblica. Ele não sabe
o que ensinar hoje; mexe e remexe nos bolsos e tira
algumas letras ou fotos amassadas e prende-as em
ordem errada no quadro-negro ou similar. Por exemplo:
LISARE. Com a ajuda dos alunos, coloca-as na ordem
certa: ISRAEL. O senhor Vacilão prossegue com
dificuldade. Líder 2 intervém.
A história bíblica de hoje é sobre um homem que foi
chamado por Deus para realizar um trabalho especial,
mas ele achava que não era capaz de cumprir a tarefa.
Quando voltarem, quero que me respondam:
1.Qual era o nome do homem escolhido
por Deus?
2. O que ele deveria fazer?
3. Como Deus provou que ele era
a pessoa certa para a tarefa?
CONSOLIDAÇÃO 2
Divida a classe em times e promova
uma corrida de um lado ao outro da sala.
Estenda um cobertor no meio da sala, para
ser a eira. Marque o tempo de cada time—
neste caso, use apenas um cobertor; se forem
correr ao mesmo tempo, arranje um cobertor para cada grupo.Na primeira etapa, os alunos rolam sobre o cobertor
e correm até à marca de chegada. Na segunda, vão
pulando até o cobertor, engatinham debaixo dele (os
líderes seguram as pontas da coberta) e pulam até a
marca de chegada. Na terceira, engatinham até o
cobertor, pulam como coelhos embaixo dele e
engatinham até à marca de chegada.
CONCLUSÃO 2
Reveja as perguntas do Aquecimento. Lembre às
crianças que, embora Gideão estivesse inseguro de sua
capacidade, tinha plena confiança em Deus. Ele confiava
em Deus, mesmo que sua família não confiasse. Deus
o chamou para ajudar e libertar seu povo. Deus usou
um pouco de lã para ensinar Gideão a confiar nele,
durante essa tarefa tão especial. Gideão obedeceu a Deus

FONTE: HORA DE JOGAR

VITÓRIA PROMETIDA

Texto: Leia e estude Juízes 6.1-40.
Ensino: Deus exige obediência de seus seguidores
AQUECIMENTO 1
Líder 1 começa a falar sobre o tema da lição—Deus
exige obediência. Líder 2 interrompe e diz que seria
melhor estudarem outra coisa, como o amor de Deus,
por exemplo, e imediatamente se põe a discorrer sobre
o tema. Líder 2 é interrompido por outro líder, que propõe
um terceiro assunto e começa a falar sobre ele. Outros
líderes podem interromper e apresentar temas de sua
preferência. (Se houver apenas dois líderes na classe,
líder 1 muda de idéia e apresenta um terceiro tema;
líder 2 interrompe e apresenta um quarto tema. Os
líderes começam a discutir. Líder 1 pede silêncio e
explica que é impossível seguir adiante com tantas
idéias diferentes. Ele tem a responsabilidade de tomar
uma decisão).
Na história bíblica de hoje, os israelitas estavam
ouvindo pessoas que não concordavam entre si. Eles
davam ouvidos tanto a outros deuses como ao Deus
verdadeiro. Portanto, Deus os castigou. Quando
voltarem, quero que me respondam:
1. Quem Deus escolheu para libertar seu povo?
2. O que Deus mandou que ele fizesse de noite?
3. Como Deus mostrou que ele era a pessoa certa
para o trabalho?
CONSOLIDAÇÃO 1
O objetivo é mostrar aos alunos o que aconteceu aos
israelitas, quando desobedeceram a Deus. Determine
uma área de segurança na sala. Alguns líderes devem
ficar de costas para a área de segurança e em posição
de ataque (veja diagrama). As crianças serão os israelitas
e obedecerão às ordens do líder, como “plantem as
sementes”, “cavem o chão”, “arem a terra”, “descansem
um pouco” e assim por diante. Quando o líder gritar
“Midianitas!”, as crianças tentarão chegar à Área de
Segurança, passando por baixo das pernas dos líderes,
que tentarão impedi-las. Seria bom não ter mais de dois
pegadores por vez, e devem ficar restritos à Área de
Perigo (veja diagrama). Quando o líder gritar “Israelitas!”,
a classe volta a obedecer às ordens.
CONCLUSÃO 1
Converse com os alunos sobre o Aquecimento e
como foi difícil seguir tantas vozes diferentes. Reveja
as perguntas do Aquecimento. Deus espera que seu
povo obedeça ao que ele mandar, como fizeram os
israelitas durante a brincadeira acima.


FONTE:É HORA DE JOGAR

Dinâmica-reclamar para quê?

Objetivos:entender que somos perfeitos e ainda reclamamos da vida
Material:folhas de papel ofício, som, música animada
Procedimento:forma-se um grupo em circulos, entrega-se uma folha de papel e peça que cortem a folha em 8 pedaços e segure-os com o próprio corpo (nas juntas, pescoço..) e avise que eles não poderão colocar na roupa nem deixar cair. Em seguida coloque uma música bem agitada e peça que eles dancem e o animador vai ordenando: abrace o amigo, dê um tchau, pule de um pé só...nesta hora eles vão reclamar que é muito difícil...

Moral:que nós perfeitos reclamos da vida e não conseguimos fazer nada com obstáculos no corpo, agora pense nas pessoas que não têm mãos, pés, braços e são grandes vencedores.
Josianny Antuness - Fortaleza

Dinâmica: "Pulo Gigante (cooperativo)"

Dois jogadores têm de trazer duas cadeiras até uma linha de meta, que dista vários metros do ponto de partida, sem que coloquem nem as mãos nem os pés no chão. Uma hipótese de resolver a situação é saltitar ruidosamente cada um deles em sua cadeira. Outra, é encontrarem uma estratégia cooperativa, deslocando-se sobre as cadeiras (avançam uma cadeira, passam os dois para cima desta, etc). O jogo pode ser repetido aumentando o número de jogadores e de cadeiras.

Autor desconhecido

Dinâmica: "Auxílio mútuo"

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento:
   Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao aoutro que seremos ajudados.

Contribuição enviada pela usuária: Marta Cristina Nonato Marques- Governador valadares - MG

Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "

Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.
Autor: Desconhecido

Dinâmica do Nome

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinãmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pesso, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
Autor: Desconhecido

Dinâmica do Desafio

Material: Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar ccom ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chcolate'.
Objetivos:essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais dificil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.
Elizabete/Fortaleza - CE

Dinâmica do "O que você parece pra mim..."

Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.

Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:

1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.
Autor: Desconhecido

DE QUEM SÃO AS QUALIDADES:

Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa(não escreva o nome da pessoa só as qualidades). Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.

Festa do Cajado Programa Especial para o Dia do Pastor (adaptado)

Ingresso - Como ingresso, cada pessoa deverá levar um cartão para o pastor ou para algum membro da sua família. O cartão poderá ser confeccionado pela própria pessoa e deverá conter uma bela mensagem.
 
Ornamentação - O local onde será realizada a festa poderá ser ornamentado com cajados decorados de forma criativa e atraente. Eles poderão ser confeccionados em isopor, cartolina, papelão, etc. Se forem confeccionados em isopor, basta recortá-los e pintá-los de uma cor que dê a idéia de madeira. Para isso, usar guache. Depois de pintados, aguardar até que fiquem totalmente secos. Se forem confeccionados em cartolina, esta deverá ser marrom ou de outra cor que dê a idéia de madeira. No caso de serem confeccionados em papelão, não terão que ser pintados, pois a cor do papelão lembra a cor da madeira. Os cajados poderão ser ornamentados com flores, folhas e raminhos desidratados e fitas coloridas, amarradas em forma de laço.
 
Convites - Os convites poderão ser confeccionados em cartolina, conforme modelos a seguir. O convite em forma de ovelha será para os membros da família do pastor. Para ele, o convite poderá ser em forma de cajado.
 
Arrumação da Sala - As cadeiras poderão ser arrumadas em forma de círculo ou de semicírculo. Dependerá do número de participantes.
 
Lanche - Com antecedência, procurar saber quais são os doces e salgados da preferência do pastor, a fim de providenciá-los para o lanche. Acompanhando os doces e os salgados, servir refrigerante ou uma bebida quente, uma vez que o Dia do Pastor é comemorado em junho, quando faz frio em algumas regiões brasileiras.
Programa - Poderá ser observada a seguinte ordem:
1. Palavra de Boas-vindas
2. Devocional
3. Brincadeiras
4. Lanche
5. Encerramento

EXECUÇÃO:
 
Recepção - O pastor e sua família deverão ser recebidos à porta com uma palavra gentil.
 
Palavra de Boas-vindas - A dirigente da festa poderá ficar responsável por esta parte do programa.
 
Devocional - Poderá incluir:
Cânticos - Deixar que os membros da família do pastor indiquem seus cânticos preferidos.
Leitura Bíblica - Efésios 4.11-13
Meditação - Uma pessoa previamente convidada poderá apresentar uma breve meditação em torno do ministério pastoral.
Hino – Agradecimento
Oração - Alguém deverá agradecer a Deus a vida do pastor e de sua família.
 
Brincadeiras - Seguem algumas sugestões:
1. Cajado Atarefado - Com antecedência, desenhar vários cajados em cartolina e recortá-los. Em cada cajado, escrever uma tarefa a ser cumprida por um dos participantes. As tarefas deverão ser numeradas. Colocar todos os cajados dentro de uma caixa. Através de sorteio, cada participante deverá receber um número. A dirigente iniciará a brincadeira, chamando um número. A pessoa cujo número for chamado irá até a caixa e, sem olhar, pegará um cajado. Lerá, então, a tarefa nele escrita, que poderá ser para ela mesma ou para a pessoa cujo número for o mesmo da tarefa. A brincadeira prossegue até que todos os participantes tenham tido a oportunidade de tirar da caixa o seu cajado.
2. Troca de Cajados - Com antecedência, confeccionar cajados de cartolina de cores variadas. Para esta brincadeira, os participantes deverão se assentar em círculo, sem que haja qualquer cadeira vaga. Cada participante deverá receber um dos cajados de cartolina. Dando início à brincadeira, a dirigente ficará andando no centro do círculo. De repente, perguntará a qualquer um dos participantes: “Você está contente com os cajados de seus vizinhos?” Se a pessoa interrogada disser que sim, todos os participantes devem se levantar e trocar de lugar uns com os outros. Se disser que não, a dirigente perguntará: “Quais são os cajados que deseja ter perto de você?” A pessoa, então, deverá citar os nomes dos dois participantes cujos cajados queira ter como vizinhos. Imediatamente, esses dois participantes deverão trocar de lugar com os participantes vizinhos. Tanto num caso quanto no outro, o dirigente aproveitará o momento da troca de lugares para pegar um lugar para si. Quem ficar sem cadeira passará a dirigir a brincadeira
3. “Essa ovelha se chama...” - Com os olhos vendados, o pastor deverá completar a sentença com o nome da pessoa cuja voz ouvir. A pessoa falará uma frase ou cantará um trecho de um cântico. Exemplos de frases: “Nós o amamos muito, pastor”, “O senhor é bem-vindo, pastor”, “O senhor e sua família são especiais para mim, pastor”, etc.

Presentes Para o Pastor - Expressando seu carinho pelo pastor, as crianças irão presenteá-lo com partes especiais previamente planejadas. Poderão cantar um hino, recitar um versículo bíblico, ler um poema, etc. As apresentações poderão ser individuais, em duplas ou em grupos.
A Vez do Pastor - O pastor deverá dirigir uma brincadeira, procurando envolver todos os participantes. Para tanto, terá que ser avisado com antecedência.
 
Lanche - Enquanto for servido o lanche, os participantes deverão conversar com o pastor e os membros de sua família.

FONTE: TIRADO DA INTERNET
 

Essas charadas Bíblicas são otimas para fazer com os adolescentes, anote aí:

1) FUI UM REI TODO PODEROSO, E TODOS ERAM SUBMISSOS A MIM, MAS DURANTE O MEU REINADO EU FUI COMER CAPIM.
QUEM SOU? 
Resposta: Nabucodonosor ( Daniel 4.32 e 33)

2) MATEI UM HOMEM POR ME FERIR, E UM RAPAZ POR ME PISAR, SE CAIM HÁ DE SER VINGADO SETE VEZES, EU SETENTA VEZES SETE, SÓ POSSO LAMENTAR.
QUEM SOU?
Resposta: Lameque ( Gênesis 4.23 e 24)

3) TRINTA MOEDAS DE PRATA FOI O PREÇO DA TRAIÇÃO, ESTE ATO RETRATA O CAMINHO DA PERDIÇÃO, SE VOCÊ É BOM DE BÍBLIA MATE ESTA MEU IRMÃO.
Resposta: Jesus ( 26.14 a 16)

4) ANDEI COM JESUS NA ALEGRIA E NA AFLIÇÃO, DISCUTI COM O MESTRE E FIZ MUITA CONFUSÃO, SÓ DEPOIS, ENTENDI QUE ELE É A SOLUÇÃO.
QUEM SOU?
Resposta: Pedro (Lucas 22.31 - Mateus 26.33 - Marcos 14.27 a 31)

5) FIZ-ME ADVOGADO PARA DEFENDER A MINHA LIBERDADE.CONTEI A MINHA HISTÓRIA, MEUS PECADOS, E TODA A MINHA CRUELDADE, SALVO POR JESUS CRISTO, ENFRENTEI TUDO SEM TEMOR, CIDADÃO ROMANO QUE SOU, SÓ TIVE SOFRIMENTO E DOR.
QUEM SOU?
Resposta: Paulo ( Atos 22.1 a 29)

A BIBLIA

Objetivo: Que a criança entenda que a Bíblia é a Palavra De Deus!
E que a Bíblia é luz para nosso caminho

Quebra Gelo: Quem gosta de ouvir histórias?
Quem gosta de ouvir as histórias que o Pastor conta?
Qual história vocês mais gostam de ouvir? (Deixe que eles respondam).
Onde nós encontramos as histórias? (nos livros)

Mensagem:
Hoje nós vamos conhecer um livro muito especial. O livro mais
Especial de todos. Quem sabe qual é o livro?
(Pegar a caixa de presentes e fazer um suspense para que eles fiquem curiosos)
Quem sabe que livro é este? (Deixe que eles respondam)
Este livro é a Bíblia. E o que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus.
Na Bíblia nós encontramos todas as histórias que nós escutamos na igreja. Na Bíblia está escrito sobre a vida de Jesus. Tudo que Ele fez antes de voltar a morar no céu.
Todas as curas que ele fez, todos os milagres.
A Bíblia também tem muitas outras histórias super legais.
(Cite alguns personagens conhecidos deles.)
Alguém conhece a história do Rei Davi e o Gigante Golias? (Mostre a figura) –
Está escrito na Bíblia
Alguém conhece a história da Arca de Noé? (Mostre a figura)
Está escrito na Bíblia
Alguém conhece a história do Natal? (Mostre a figura)
Também está escrito na Bíblia
Além de todas estas histórias, a Bíblia nos ensina tudo que nós precisamos saber e fazer para que Jesus e o Papai do céu estejam sempre com a gente.
(Mostre o cartaz da pessoa triste) Veja esta pessoa não sabe
Que Jesus pode deixá-la feliz e cuidar dela
(Mostra a família feliz e a família lendo a Bíblia)
Vejam estas famílias, elas freqüentam a igreja, lêem a Bíblia
e sabem que mesmo que tiver algum problema, Jesus vai cuidar delas.

(Agora faça um suspense e peçam a elas que fiquem bem quietinhas pois você tem que contar um segredo só pra elas)

Quando vocês verem que o papai ou a mamãe ou outra pessoa que vocês gostam muita estejam tristes, digam a elas para lerem a Bíblia que Jesus vai falar com elas e deixá-las felizes de novo.

Outro segredo.
Peçam para o papai e a mamãe lerem a Bíblia e contar pra vocês as histórias lindas que estão escritas lá.

Ensinar que a Palavra de Deus é luz para nossos caminhos

(Mostre a figura da estrada escura).
O que vocês estão vendo – deixe elas responder
É uma estrada, um CAMINHO ESCURO
É ruim andar no escuro, não é?
Não dá pra enxergar nada, a gente tropeça...
(Mostre a figura da estrada clara).
E esta estrada, está bem melhor não é
Melhor andar no escuro ou no claro? Deixe eles responderem

Na Bíblia diz assim que se nós lermos a Bíblia e fizermos tudo que ela ensina, é como se a gente sempre andasse por um caminho iluminado. Nunca vamos andar no escuro se lermos a Bíblia.
A Bíblia é luz para nosso caminho!
Faça as crianças repetirem esta frase várias vezes cada vez mais forte.

Oração:
Peça para o Senhor que as crianças possam sempre serem guiadas pela palavra do Senhor para que nunca se desviem.

Explique a atividade e entregue.

Torta na Cara

Escolher 6 participantes de cada equipe, são dois participantes por vez, cada um com um prato de “Torta” na mão direita, a mão esquerda para trás, então um responsável pela gincana, fala uma palavra, os participantes tem que cantar uma parte de um louvor que tenha aquela palavra, assim que a palavra for dita, o participante que levantar a mão primeiro, terá o direito de cantar primeiro, se ele errar o ponto vai para equipe adversária, caso o contrário, o participante lambuzará a cara do participante da outra equipe.

Ginástica Bíblica para Jovens

Uma brincadeira super animada. O líder faz algumas perguntas para os jovens, SE FOREM VERDADEIRAS as pessoas concordam seguindo as instruções dada "SE" FOREM FALSAS não sigam as instruções

Exemplo: Se Abel matou Caim levante seu braço direito

Se a Bíblia tem 66 livros mova a cabeça

Se César foi Egípcio fique em pé

Se Ananias foi o ultimo nome de Paulo fique num pé só.
 
E assim você pode fazer várias perguntas relacionadas com várias atividades com o corpo. É uma ótima maneira de começar uma Reunião os jovens descontraindo e movimentando o corpo.

Quebra-Cabeça de Balões

Antes da brincadeira, pegue duas fotos / desenhos / versículos bíblicos, recorte em peças como um quebra-cabeça e coloque as peças dentro de balões. Deixe separado de forma que os balões contendo as peças de cada desenho não se misturem.
Divida o pessoal em dois times. Amarre um balão com barbante no tornozelo de cada um. Cuide para um grupo ficar com as peças de um dos quebra-cabeças, e outro grupo com as peças de outro. No JÁ os participantes tentam estourar os balões dos adversários, pisando neles. O grupo que montar primeiro a foto / desenho / versículo que estava dentro dos balões oponentes, vence.

 Encontre o verso

Material: 1 Bíblia para cada grupo, placar para anotar pontos

Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.

O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!".

Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta

Cante contando

Chame os participantes para frente.

Escolha um corinho para eles cantarem (deve ser o mesmo corinho para todos)

Junte uns 30 grãos de feijão (ou qualquer outros grãos). O participante deverá cantar um hino em voz audível para que todos os que estão assistindo escutem e ao mesmo tempo em que canta deverá mentalmente contar os grãos.

Quando terminar de cantar o hino, ele deverá dizer quantos grãos ele contou. O dirigente deverá conferir para ver se realmente tem a quantidade que ele disse. Se não tiver a mesma quantidade, ele está fora.

Aquele que no final tiver contado mais grãos este será o vencedor.

OBJETIVO: Mostrar como difícil é servir a dois senhores

CAÇA VERSICULO DE CEGO

Convide três duplas e peça para levarem a Bíblia para frente, sente uma pessoa de cada par em uma cadeira com a Bíblia na mão. E a outra pessoa do par ficará atrás da cadeira e deverá tapar o olho da que está sentada.

Você dirá uma passagem para a pessoa que está sentada com os olhos tapados procurar, e então a que está atrás irá auxiliá-la a encontrar a passagem, o par que encontrar mais passagens será o vencedor.

Brincadeiras para Festa de Final de Ano

Final de Ano... às vezes vai pintar umas férias, alguns vão viajar... mas legal é fazer uma festinha de confraternização para a galerinha fechar o ano com "CHAVE DE OURO".
Aí vão algumas dicas para alegrar e divertir sua turminha, célula, etc.
 
Amigo “X” ou secreto – O jogo começa quando cada participante sorteia um papel onde nele estará escrito o nome de um outro participante e vice-versa. O grande lance é guardar segredo sobre o sorteado.
No dia marcado para a troca dos presentes, através de dicas sobre as qualidades, os defeitos, a personalidade e o estereótipo da pessoa, os outros participantes tentam adivinhar quem foi o sorteado. A troca de presentes acontece e a brincadeira prossegue.
 
Amigo Super Secreto - Cada pessoa inventa um nome bem esquisito - Escolástica, por exemplo - para a pessoa que tirou. Depois vai dando dicas de como ela é, até a própria "Escolástica" se reconhecer e receber o presente.
 
Amigo Pseudônimo - cada um dos participantes escolhe um pseudônimo e escreve em um papelzinho. Então, cada um tira um, como no convencional. O divertido é ter de pensar em um presente para alguém que você apenas imagina ser.
 
Amigo-Animal - Faça uma lista com muitos animais (o suficiente para cada participante da brincadeira poder escolher um). Ao invés de sortear os nomes dos participantes, sorteiam os nomes dos animais. Ninguém saberá quem tirou até o final da brincadeira, ou seja, no dia da “revelação”. Por isso é necessário haver uma caixinha para trocar bilhetinhos para cada “animal” dar dicas do que quer ganhar. No dia da revelação ao invés de dizer as características do amigo, se diz as características do bicho. Aí são duas surpresas.
 
Bingo de Utilidades - Pedir que cada um leve no dia da confraternização um brinde unissex, tipo 1,99, daí aparecem agendas, porta retratos, canecas comemorativas, pacote de bala ou bombom e muitas outras coisas. Compre cartelas de bingo e distribua para os participantes, use feijão ou milho para marcar. Todos se divertem e ganham alguma coisa. (alguns levam penca de banana embrulhada ou abacaxi, coisas engraçadas)
 
Palavra chave – Escolha um texto com uma mensagem ou ilustração para a data. Anuncie uma palavra chave, e explique que toda vez que ela for pronunciada durante a leitura, o presente deve ser passado à pessoa da esquerda. A primeira pessoa recebe e o narrador inicia a leitura dando ênfase quando a palavra chave aparecer. Quando terminar quem parar com presente fica com ele.
 
Presente Surpresa - Compre uma caixa bem linda e coloque bombons dentro dela, tampe-a e coloque um laço, escolha uma das pessoas da festa e diga:

Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu.

(Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada).

A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais feliz.

Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a uma pessoa que achar meiga.

A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de o entregar à pessoa mais extrovertida.
Por teres esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, entregue-o a quem você achar mais inteligente.

A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por teres encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achares mais simpático.

Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.

Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.

Alegria, pessoas como você contagiam de forma surpreendente, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.

A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.

Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache que tramite PAZ.

O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns, Com muita paz, abra o presente e compartilhe com todos que aqui estão e deseje-lhes muita paz, força e união.

Amigo da onça - Todos ganham presentes, mas você é quem decide se fica com o presente que escolheu ou se troca. Cada pessoa compra uma lembrancinha unissex (podem ser coisas para a casa, objetos de decoração, chocolate, entre outros). Na hora da revelação, cada um sorteia um papelzinho numerado, de acordo com a quantidade de participantes. Então, o que tirou o número 1 começa a brincadeira. Ele escolhe um dos presentes disponíveis, que estão embrulhados e à vista de todos em uma mesa (ou uma cesta). Mesmo se não tiver gostado do que tirou, ele precisa ficar com o objeto. Então, o segundo escolhe o presente - que pode ser um dos que está fechado ou aquele tirado pelo número 1. Os participantes vão na seqüência, sempre obedecendo à ordem e à regra - quem quiser, pode escolher o presente de outro participante (que é obrigado a entregar o objeto).
O mais engraçado da brincadeira é quando há um presente muito disputado, que passa de mão em mão. Todos participam e se divertem, mas vale explicar que, provavelmente, o presente escolhido poderá ser “trocado” no decorrer do amigo-secreto... Não se esqueça de caprichar no embrulho e “disfarçar” bem o objeto (é mais divertido ver a cara de surpresa das pessoas).
 
Caixinha de Surpresas
1. Prepara-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem. Escolha tarefas como: imitar um gato, pular como um sapo, imitar um macaco, pular numa perna só, etc...
2. Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
3. A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de uma música, que pare subitamente.
4. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música para, deverá tirar da caixinha um papel e executar a tarefa prescrita.
5. A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.

Autografo – Faça uma lista de descrições para cada participante, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna. Dê o tempo de uma música.

01. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus;
02. Alguém que viva numa casa de dois andares;
03. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
04. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
05. Alguém que use óculos;
06. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua;
07. Alguém que goste de verde-abacate;
08. Alguém que tenha a mesma idade que você;
09. Alguém que esteja de meias azuis;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (colocar qual?).
Webmaster: montesiao@montesiao.pro.br

DINÂMICAS PARA NAMORADOS

Autor: Élida Patrícia Souza
Tema: Dia dos Namorados ou encontro de casais
Sinopse: Dinâmicas para dia dos namorados ou encontro de casais.

1. Sobre o Amor

OBJETIVO: Interagir através da música, aproximar o grupo de casais utilizando o canto como instrumento.

NARRADOR: (pode ser um jovem ou outro alguém que tenha uma voz bem legal, que consiga conduzir o grupo de uma forma bem dinâmica e divertida através da fala).
O poeta diz que o amor, quando desabrocha é tal qual uma avalanche que devora quem está descuidado...
Porém, o poeta também fala que, estar apaixonado, enamorado, esquecer de si mesmo, é mergulhar na aventura da paixão sem censura e sem pudor.
Enamorar-se é equilibrar a razão e permitir que a emoção borbulhe incessantemente, povoando a mente até desvendar o torturante fantástico enigma do amor e da paixão.
Dizem que a música é uma excelente terapia e antídoto para toda mazela que há.

E VOCÊ QUE ESTE AÍ PARADO... deixando que a química do amor e da paixão desfaleça, ACORDE! Surpreenda-se e declare-se apaixonadamente por uma causa, por um sonho, por alguém. Quem sabe, pela vida mesmo.

Cante: “NÃO ESTOU DISPOSTO A ESQUECER SEU ROSTO DE VEZ E ACHO QUE É TÃO NORMAL. DIZEM QUEM SOU LOUCO POR EU TER UM GOSTO ASSIM, GOSTAR DE QUEM NÃO GOSTA DE MIM. JOGUE SUAS MÃOS PARA O CÉU E AGRADEÇA SE ACASO TIVER, ALGUÉM QUE VOCÊ GOSTARIA QUE ESTIVESSE SEMPRE COM VOCÊ NA RUA, NA CHUVA, NA FAZENDA, OU NUMA CASINHA DE SAPÊ”

Quem bom heim? Porque não deixar a delicadeza de lado e cantar para alguém que você deseja tanto e não tem coragem de dizer ou simplesmente cantar para um amigo que você quer homenagear. “AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR DO LADO ESQUERDO DO PEITO, MESMO QUE O TEMPO E A DISTÂNCIA DIGAM NÃO, MESMO ESQUECENDO A CANÇÃO O QUE IMPORTA É OUVIR A VOZ QUE VEM DO CORAÇÃO...”

Daí meus caros, o amor vinga e a paixão vinga e tudo vinga de fato... daí você poderá surpreender-se e declarar “...EU TENHO TANTO PRA LHE FALAR, MAS COM PALAVRAS NÃO SEI DIZER, COMO E GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ... E NÃO HÁ NADA, PRÁ COMPARAR, PARA PODER LHE EXPLICAR COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ”

E você aos poucos se percebe que vai ficando abobalhado paralisando-se e continua passageiro das assas da emoção e canta: “QUISERA SER UM PEIXE, PRA EM TEU LÍMPIDO AQUÁRIO MERGULHAR, FAZER BORBULHAS DE AMOR PRA TE ENCANTAR. PASSAR A NOITE EM CLARO DENTRO DE TI, UM PEIXE, PARA ENFEITAR DE CORAIS TUA CINTURA, FAZER BORBULHAS DE AMOR A LUZ DA LUA...”

E olhe... “cuide-se não deixe sua paixão escorregar entre seus dedos. Quem não gosta de experimentar o sentimento de pertencer? alguém poderia cantar: “PORQUE VOCÊ ME DEIXA TÃO SOLTO, PORQUE VOCÊ NÃO COLA EM MIM, TO ME SENTINDO MUITO SOZINHO. QUANDO A GENTE GOSTA É CLARO QUE A GENTE CUIDA, FALA QUE AMA SÓ QUE E DA BOCA PARA FORA, OU VOCÊ ME AMA OU NÃO ESTA MADURO, ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA...”

Mas também não se estresse. Se você está no estágio de entusiasmar-se pelo amor, pela paixão, pense melhor e procure alcançar os sonhos dos poetas, conte com os artistas: “VIVER É NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ, CANTAR E CANTAR E CANTAR A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ, EU SEI QUE A VIDA DEVIA SER BEM MELHOR E SERÁ, MAS ISSO NÃO IMPEDE QUE EU REPITA, É BONITA, É BONITA E É BONITA”.

E aí sem escrúpulos, ultrapasse as barreiras do impossível, porque estas não existem e cantem para a vida: “DEIXA EU DIZER QUE TE AMO, DEIXA EU GOSTAR DE VOCÊ, ISSO ME ACALMA ME ACOLHE A ALMA, ISSO ME AJUDA A VIVER. HOJE CONTEI PRAS PAREDES COISAS DO MEU CORAÇÃO, PASSEI NO TEMPO, CAMINHEI NAS HORAS, MAS DO QUE PASSA É A PAIXÃO, É O ESPELHO SEM RAZÃO, QUE É AMOR FIQUE AQUI.”

E então você verá que: “NADA DO QUE FOI SERÁ, DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA, TUDO PASSA, TUDO SEMPRE PASSARÁ. A VIDA VEM EM ONDAS COMO UM MAR, NUM INDO E VINDO INFINITO. TUDO QUE SE VÊ NÃO É, IGUAL AO QUE A GENTE VIU HÁ UM SEGUNDO, TUDO MUDA O TEMPO TODO, NO MUNDO, NÃO ADIANTA FUGIR, NEM MENTIR, PRA SI MESMO AGORA, HÁ TANTA VIDA LÁ FORA, AQUI DENTRO SEMPRE. COMO UMA ONDA NO MAR, COMO UMA ONDA NO MAR, COMO UMA ONDA NO MAR”.

OBSERVAÇÃO:
Acompanhamento musical: teclado
Se for possível colocar as letras em slides para os casais acompanhar.



2. PRÁ FRENTE E PARA TRÁS

OBJETIVO: Quebra-gelo para o Dia dos Namorados, ou encontro de casais

MATERIAS UTILIZADOS: Cadeiras e Prêmio para estimular a brincadeira.

PREPARAÇÃO: Organize as cadeiras em fileiras, colocando um número maior de cadeiras do que números de participantes; Todos os participantes devem se sentar nas fileiras centrais, por exemplo, formando uma “linha de partida”; Devem ser dispostas várias fileiras de cadeiras vazias à frente da “linha de partida” e várias fileiras de cadeiras também vazias a atrás da “linha de partida”.
Os participantes devem ocupar as fileiras centrais de cadeiras. Deve ser ocupada uma cadeira por pessoa, depois que todos os participantes estiverem sentados corretamente nas fileiras centrais, todos um ao lado do outro, então leia as instruções para os participantes seguirem.
Quando um participante for se mover, para frente ou para trás, e se alguém estiver ocupando essa cadeira à frente ou à atrás, deverá se sentar ao lado dessa pessoa, ou ficar em pé ao lado. Várias pessoas poderão ficar “aglomeradas” numa mesma cadeira dependendo do número de participantes e do número de fileiras de cadeiras ocupadas.
Vence a primeira pessoas que chegar na primeira fileira da frente.

Lista de ações relacionadas com o dia dos namorados e dia a dia do casal que serão lidas para dá sequência ao jogo.

É uma sugestão de lista de perguntas, você poderá reformulá-las. É aconselhável que você tenha um número bem maior de perguntas sob risco de, esgotarem-se as perguntas e a dinâmica não estar encerrada.

1. “Se você estiver usando alguma peça de roupa vermelha, avance uma cadeira”
2. “Se você estiver com alguma parte da roupa na cor preta, mova-se para três cadeiras atrás”
3. “Se seu aniversário for no mês de junho, avance uma cadeira.”
4. “Se você não comprou para seu amado algo para dia dos namorados, mova-se duas cadeiras atrás.”
5. “Se você disse “eu o amo” para alguém hoje, avance duas cadeiras.”
6. ” Se seu amado tiver um hábito que o irrita, mova-se uma cadeira atrás.
7. ” Se você já cantou uma serenata a seu amado, avance 1 cadeira.”
8. “Se você não entregou um cartão dos Dias volte duas cadeiras.”
9. ” Se você alguma vez comprou ou recebeu uma rosa vermelha no Dia dos Namorados, avance uma cadeira “.
10. ” Se você nunca desfrutou de um jantar à luz de vela no Dia dos Namorado mova-se uma cadeira para trás “.
11. ” Se você alguma vez esqueceu de celebrar o Dia dos Namorado volte atrás uma cadeira “.
12. ” Se você tem uma canção especial que lembra o seu namoro ou casamento, avance adiante 1 cadeira “.
13. ” Se você alguma vez ficou envergonhado (a) no dia de Namorado, mova-se uma cadeira para trás.
14. ” Se você sempre recebeu rosas ou um presente no dia dos namorados, avance uma cadeira “.
15. ” Se seu carro quebrou no dia dos namorados, mova-se 1 cadeira atrás.
16. ” Se você alguma vez chamou seu amado (a) pelo nome errado, volte 2 cadeiras “.
17. ” Se você alguma vez enviou anonimamente flores para seu amado (a), avance 1 cadeira “.
18. ” Se você alguma vez deixou para seu amado (a) uma mensagem de amor na secretária eletrônica, avance uma cadeira “.
19. ” Se você alguma vez enviou adiante o amado (a) um SMS (mensagem de texto no celular), avance uma cadeira “.
20. ” Se você alguma vez comprou para seu amado (a) um artigo de roupa que era muito pequena ou muito grande, volte uma cadeira “.
21. ” Se você se envergonha de beijar seu amado (a), volte para trás uma cadeira “.
22. ” Se você segura mãos do seu amado (a) em local público, avance uma cadeira “.
23. ” Se você gosta de fazer coisas para alguém para mostrar que você o ama, avance uma cadeira “.
24. ” Se você alguma vez recebeu uma chamada telefônica de um ex-namorado depois que casou com seu amado, volte atrás duas cadeiras “.
25. ” Se você sempre esquece datas importantes relacionadas ao casal, volte uma cadeira “.
26. ” Se você alguma vez recusou atender o telefone depois de uma discussão com seu amado, mova-se uma cadeira para atrás.
27. ” Se você alguma vez ficou ofendido com o odor do corpo de seu amado (a), avance uma cadeira “.
28. ” Se você gosta de dar presentes para mostrar para alguém que você os ama, avance uma cadeira “.
29. ” Se você já beijou na boca seu amado (a) sem escovar os dentes, avance uma cadeira.
30. ” Se você já usou uma roupa especial no dia dos Namorado avance uma cadeira “.
Reflexão:
Quais aspectos avançaram na sua relação?
Quais aspectos retrocederam?
Reflita sobre o ano anterior, você avançou em seu namoro ou relacionamento conjugal ou retrocedeu?
Como você mede o progresso do seu relacionamento?
Alguns relacionamento são como esta dinâmica - ora avança, ora retrocede - o seu relacionamento é assim?



3. UM COLINHO PRÁ VOCÊ

Colocam-se as cadeiras no centro da sala, em círculo, com um pouco de espaço entre elas. As cadeiras devem corresponder ao mesmo número de namoradas ou esposas presentes. As esposas e as namoradas deverão sentar nas cadeiras, e ao som de uma música os respectivos namorados e esposos deverão dançar em volta das cadeiras. Em um certo momento, pára-se a música, e os esposos deverão sentar no colo de suas namoradas e esposas. O último que conseguir sentar sai da brincadeira, carregando sua namorada ou esposa no colo. Retira-se uma cadeira e a brincadeira continua, saindo sempre o último que conseguir se sentar.
Quando restarem umas 4 ou 5 namoradas ou esposas em suas cadeiras, pode-se aumentar ainda mais o espaço entre elas, de modo a dificultar a chegada do seu namorado ou esposo até ela.



4. DINÂMICAS DAS FRUTAS

Organizar um círculo com umas 20 cadeiras (para 10 casais), ou conforme o número de casais presentes. Os casais deverão sentar nas cadeiras, mas não juntos. Namorados e namoradas, esposo e esposa ficam longe um do outro.
O dirigente dá o nome de uma fruta a cada casal. Por exemplo: O casal Souza serão laranjas, o casal Araújo serão melancias, o casal Freitas serão uvas,e assim por diante, cada casal recebendo um nome de fruta.
O dirigente avisa que ao sinal do apito, os casais que tiverem o nome da fruta mencionada deverão levantar-se, dar um abraço e um beijo em seu namorado ou esposo e voltar aos seus lugares. Deve-se fazer a experiência uma vez.
Agora o dirigente dirá o nome de duas frutas, os casais se levantarão, darão um abraço e um beijo e voltarão para seus lugares. Inicia-se então a brincadeira. O dirigente diz os nomes de duas frutas, os dois casais se levantam e, enquanto se beijam e se abraçam, o dirigente ocupa uma das cadeiras que ficou vazia. Ao voltar para seus lugares, uma das pessoas não poderá se assentar e então esse casal sai da brincadeira. Retiram-se duas cadeiras, e assim continua a brincadeira até que somente um casal consiga lugar.



5. CINDERELA

1º Passo: explicar a atividade para as namoradas e esposas, enquanto os namorados e esposos estão virados para outro lado, a fim de não ver a orientação dada pelo dirigente da atividade.
2º Passo: pede-se para elas tirarem seus sapatos e amontoá-los num canto da sala. Misturam-se todos os sapatos femininos, de modo que os pares não fiquem juntos.
3º Passo: organize as cadeiras em fileira, de modo que fiquem uma ao lado da outra, para que todas as namoradas e esposas participantes possam se sentar.
4º Passo: à ordem do dirigente, os namorados e esposos deverão encontrar o par de sapatos de sua namorada ou esposa, a fim de calçá-lo nela.
A esposa não pode dizer ao esposo se o sapato que ele trouxer não for o dela. O primeiro namorado e esposo a calçar a sua namorada ou esposa com seus próprios pares de sapato ganha a brincadeira.
Encerra-se a brincadeira com a namorada ou esposa vencedora recompensando seu namorado ou esposo com um beijo, um abraço ou uma declaração de amor.




6. DINÂMICA DO COMPLEMENTO

Cada casal receberá duas frases que se complementem, eles não poderão ver a frase um do outro. Ao sinal do dirigente os casais deverão se separar, andando individualmente no espaço proposto. Depois de separados todos formam um círculo, cujos os casais deverão está longe um do outro. Inicia-se a atividade com uma pessoa anunciando a sua frase cor1 (conforme planilha abaixo), na qual, o seu par irá ler a frase na cor2, que responderá complementando a sua frase, no momento de ler e responder o casal deverá se encontrar no centro do círculo, para abraçar e beijar o seu companheiro.
Assim que todos lerem e encontrarem seus pares pode-se pedir para que um casal faça um comentário sobre a importância de um complementar o outro.

SEGUE FRASES...



COR 1
COR 2
1.
EU SOU UM PÉ SEM SAPATO
1.
EU SOU O SAPATO SO SEU PÉ
2.
EU SOU UM JARDIM SEM FLORES
2.
EU SOU AS FLORES DO SEU JARDIM
3.
EU SOU UM CÉU SEM ESTRELAS
3.
EU SOU AS ESTRELAS DO SEU CÉU
4.
EU SOU UMA SAIA SEM ELÁSTICO
4.
EU SOU O ELÁSTICO DA SUA SAIA
5.
EU SOU UM ÓCULOS SEM LENTES
5.
EU SOU AS LENTES DO SEU ÓCULOS
6.
EU SOU UMA FLORESTA SEM ÁRVORES
6.
EU SOU AS ÁRVORES DA SUA FLORESTA
7.
EU SOU UM PÃO SEM MANTEIGA
7.
EU SOU A MANTEIGA DO SEU PÃO
8.
EU SOU UM DESERTO SEM OÁSIS
8.
EU SOU O OÁSIS DO SEU DESERTO
9.
EU SOU UMA XÍCARA SEM ASA
9.
EU SOU A ASA DA SUA XÍCARA
10.
EU SOU UMA CALÇA SEM ZIPER
10.
EU SOU O ZÍPER DA SUA CALÇA
11.
EU SOU UMA ROSA SEM PÉTALAS
11.
EU SOU AS PÉTALAS DA SUA ROSA
12.
EU SOU UMA BANDA SEM MÚSICO
12.
EU SOU O MÚSICO DA SUA BANDA
13.
EU SOU UMA ÁRVORE SEM FRUTOS
13.
EU SOU OS FRUTOS DA SUA ÁRVORE
14.
EU SOU UM QUEIJO SEM GOIABADA
14.
EU SOU A GOIABADA DO SEU QUEIJO
15.
EU SOU UMA PLANTA SEM ÁGUA
15.
EU SOU A AGUA DA SUA PLANTA
16.
EU SOU UM CAFÉ SEM LEITE
16.
EU SOU O LEITE DO SEU CAFÉ
17.
EU SOU UMA MANHÃ SEM SOL
17.
EU SOU O SOL DA SUA MANHÃ
18.
EU SOU UM AÇAI SEM GRANOLA
18.
EU SOU A GRANOLA DO SEU AÇAI
19.
EU SOU UMA NOITE SEM LUA
19.
EU SOU A LUA DA SUA NOITE
20.
EU SOU UMA CAMISA SEM BOTÃO
20.
EU SOU O BOTÃO DA SUA CAMISA
21.
EU SOU UM TÊNIS SEM MEIA
21.
EU SOU A MEIA DO SEU TENIS
22.
EU SOU O SORVETE SEM CASQUINHA
22.
EU SOU A CASQUINHA DO SEU SORVETE
23.
EU SOU O CALDO SEM PIMENTA
23.
EU SOU A PIMENTA DO SEU CALDO
24.
EU SOU A ABELHA SEM O MEL
24.
EU SOU O MEL DA SUA ABELHA
25.
EU SOU O TRAVESSEIRO SEM A FRONHA
25.
EU SOU A FRONHA DO SEU TRAVESSEIRO
26.
EU SOU O COLCHÃO SEM ESPUMA
26.
EU SOU A ESPUMA DO SEU COLCHÃO
27.
EU SOU O BONÉ SEM ABA
27.
EU SOU A ABA DO SEU BONÉ
28.
EU SOU O MAR SEM ONDAS
28.
EU SOU AS ONDAS DO SEU MAR
29.
EU SOU O RIO SEM CACHOEIRAS
29.
EU SOU A CACHOEIRA DO SEU RIO
30.
EU SOU UM CALDEIRÃO SEM TAMPA
30.
EU SOU A TAMPA DO SEU CALDEIRÃO

(ORIENTAÇÃO: uma namorada pode receber uma frase na cor cinza e o seu namorado receber na cor amarelo, outro casal pode receber: namorada – amarelo e o namorado – cinza, e a assim vice e versa, a fim de que todos possam ser complementos, sendo uma hora o homem, outra hora a mulher).

BASQUETINHO

Objetivo do Jogo: Fazer o maior número possível de pontos em um determinado tempo através da conversão de cestas. Propósito: Compartilhar de um objetivo comum, oferecendo oportunidade para a construção de estratégias para alcançá-lo. Este jogo permite encaminhar reflexões, procurando resgatar valores humanos como: união do grupo em torno de um objetivo comum; respeito pela dignidade das duas funções (arremessadores e recolhedores) no todo do grupo; comunicação para delineamento de estratégias; flexibilidade e abertura nas discussões; criatividade para a construção de estratégias satisfatórias; disponibilidade e coragem para vencer desafios e ir além do imaginado; honestidade e ética no cumprimento das regras. Recursos: espaço físico de ao menos 7x7m; 4 ou 5 cestas de diâmetros e alturas diferentes (caixas de papelão, cestos de lixo, baldes, etc); 90 bolas (pingue-pongue, frescobol, plástico); fita crepe, giz ou algo para demarcar o espaço do jogo; flip chart, quadro branco, lousa ou chão para marcar os pontos. Número de Participantes: O jogo está estruturado para 30 pessoas, mas quanto mais pessoas, mais divertido. Duração: Entre a explicação e a realização do jogo, cerca de 25 minutos. O momento da reflexão fica atrelado ao público e ao propósito do jogo. Pode ser desde um comentário de 10 minutos até uma discussão de 30 minutos sobre questões como trabalho em grupo, estratégias, lideranças, cooperação, etc. Descrição: Demarcar um quadrado de cerca de 7x7m onde as cestas serão distribuídas. As cestas corresponderão a pontos de acordo com o grau de dificuldade de acerto (por exemplo cestas mais difíceis de se acertar valem 200 pontos, 50 para as intermediárias e 10 pontos para as fáceis). Na parte interna das linhas não é permitido entrar para fazer cestas nem para recolher as bolas. Os participantes dividem-se em arremessadores, de um lado, e recolhedores de bolas, do outro. Iniciado o jogo, os arremessadores lançam as bolas em direção às cestas, enquanto os recolhedores apanham as bolas que não entraram nas cestas e as devolvem aos arremessadores. Recolhedores não podem fazer cesta. Ao final do tempo de jogo são contados os pontos marcados pelo grupo. O tempo de jogo é de 1 minuto, podendo ser jogado em 2 tempos, ou quantos mais interessar ao educador e aos jogadores. No intervalo dos tempos pode haver troca de funções entre arremessadores e recolhedores.Dicas: Este jogo é bem divertido e motiva bastante de crianças a maior-idade. Pode estar presente em uma aula de Educação Física, treinamento de gestão de pessoas ou festa de aniversário. O tempo, espaço, número e tipo de bolas, os pontos, objetivo específico, número de participantes podem variar de acordo com o público do jogo. O educador pode deixar os jogadores organizarem-se e aproveitar isto como forma de reflexão sobre como o grupo está se relacionando. Este jogo pode ser usado como introdução à discussão sobre trabalho em grupo, assim como pode ser usado para aprofundar e aprimorar o relacionamento das pessoas. O educador deve estar atento às manifestações dos participantes para poder encaminhar as discussões e aproveitar os acontecimentos como ganchos de reflexão. O objetivo é melhorar a pontuação a cada tempo de jogo. Caso isto não aconteça, o educador deve ter o cuidado de auxiliar o grupo a entender a razão da queda no desempenho procurando motivar os participantes a reorganizarem-se para uma próxima tentativa. Ao invés de desmotivar, esse resultado pode ser rico para uma reflexão. Que tal arriscar acertar umas cestas? Lá vai a primeira bola...Viva!!! Acertamos! 50 pontos!

CAIXA DE SEGREDOS

O educador coloca uma caixa fechada, como uma urna com o seguinte cartaz na frente: "Você acha certo duas pessoas da mesma seção namorarem ? (ou qualquer outra pergunta dentro do assunto que deseja que seja desenvolvido) Dê sua opinião ou faça uma pergunta." Como os jovens podem ficar envergonhados, além do estímulo por parte do educador, eles já podem ter elaborado algumas perguntas, questões que já estejam dentro da caixa. Após todos escreverem, a urna é aberta e discute-se os comentários e perguntas feitas. Local: silencioso Material: urna, papel, canetas.

CABO DA PAZ

Objetivo: Estimular a participação de todos os componentes do grupo de forma cooperativa; desenvolver o autocontrole para atuação em equipe; perceber o que vem a ser "espírito de equipe". Desenvolvimento: Divida o grupo em duas equipes. Demarque um círculo de aproximadamente 60cm de diâmetro e posicione-se no centro do círculo. Divida as equipes, uma a direita, outra à esquerda. A tarefa das equipes é puxar a corda como em um cabo de guerra até o saco arrebentar e liberar a surpresa no centro do círculo. Se o conteúdo do saco cair fora do círculo, todo o conteúdo do saco será do educador. Material: cordas grandes; 01 saco plástico preto ou de qualquer outra cor opaca (não serve transparente); Bombons, balas ou qualquer outra prenda em igual número ao de participantes.

Somos todos vencedores

Marcar uma pequena área no chão com uma cor ou um contorno. Esta área é uma ilha e os participantes são nadadores que precisam alcançá-la para serem salvos. O objetivo do jogo é encontrar uma solução que permita salvar o maior número possível de nadadores e, para isso, é necessário que nenhuma parte do seu corpo esteja na água. Com um giz pode-se ir reduzindo a área correspondente à ilha e ir repetindo o jogo.

PUZZLE DA PAZ

Pedir ao grupo para pintar um grande cartaz em cartão ou cartolina, sobre o tema "Paz", que poderá ter vários metros de comprimento. Cortar este cartaz em pedaços, de forma a criar um puzzle de peças grandes. Colar um pouco de fita de velcro detrás de cada uma destas peças. Depois das peças serem baralhadas e distribuídas pelos participantes, pede-se para que estes as disponham numa superfície coberta de tecido (onde as peças adiram), de modo a completar corretamente o cartaz.

gincana - SEGUINDO O CHEFE

Divida a turma em grupos de cinco educandos, colocando-os sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e um lápis, sendo que cada educando só poderá fazer uma ação de cada vez, passando em seguida o lápis para outro participante (exemplo: faz um traço, para e a próxima ação é de outro educando). Os educandos terão também de obedecer as seguintes características individuais: Educando 1 - é cego e só tem o braço direito; Educando 2 - é cego e só tem o braço esquerdo; Educando 3 - é cego e surdo; Educando 4 - é cego e mudo; Educando 5 - não tem os braços. A tarefa de desenhar o barco deve ser feita em cinco minutos. Após, o educador deve debater as dificuldades encontradas, os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.

04. PULO GIGANTE - Dois jogadores têm de trazer duas cadeiras até uma linha de meta, que dista vários metros do ponto de partida, sem que coloquem nem as mãos nem os pés no chão. Uma hipótese de resolver a situação é saltitar ruidosamente cada um deles em sua cadeira. Outra, é encontrarem uma estratégia cooperativa, deslocando-se sobre as cadeiras (avançam uma cadeira, passam os dois para cima desta, etc). O jogo pode ser repetido aumentando o número de jogadores e de cadeiras.

05. ILHA DESERTA - Os participantes formam uma roda, pondo-se de pé em cima de cadeiras ou bancos. Estes representam ilhas desertas no meio do oceano. Informa-se os jogadores que o objetivo é disporem-se segundo a ordem alfabética dos seus primeiros nomes, a partir de um ponto da roda. No entanto a deslocação de uma ilha para a outra tem uma regra: aquele oceano tem tubarões e outros animais marinhos perigosos, pelo que ninguém deve tocar no chão.

gincana - autografos

Cada educando recebe uma folha de papel em que deverá, ao sinal de comando do educador, conseguir o maior número de autógrafos de seus colegas, no tempo de 1 (um) minuto. Não vale autógrafo repetido. Após esse minuto, o educador solicita que os educandos identifiquem os fatores que dificultam a realização do objetivo do jogo (conseguir os autógrafos dos colegas). Depois desse debate, inicia o segundo tempo, dando mais 1 (um) minuto para que os educandos coletem os autógrafos, mas antes de iniciar o segundo tempo, solicita que todos parem para pensar juntos. No final, questiona sobre os fatores que facilitam o jogo. A comparação dos fatores, os que dificultam e os que facilitam, mostrará que o grupo iniciou a tarefa em conflito e depois, utilizando a cooperação, conseguiu realizar a tarefa.

dia das mulheres

2-DIA INTERNACIONAL DA MULHER
(Extraído da internet)
O Dia Internacional da Mulher foi criado para homenagear as 129 operárias que morreram queimadas numa fábrica de tecidos, quando a polícia tentava conter uma manifestação contra a jornada de trabalho extensa, que era de 14 horas diariamente e, também, o direito à licença-maternidade. O episódio aconteceu exatamente no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque - Estados Unidos.
A data não foi idealizada somente para servir de simples recordação sobre este trágico fato. Em muitos lugares do mundo, há conferências, debates, seminários e reuniões com o objetivo de discutir o atual cenário feminino diante da sociedade contemporânea e as vitórias conquistadas em relação às inúmeras discriminações sexuais que todas sofrem

Para o líder
Andréia M.Duarte
(Prepare com antecedência um cartãozinho para cada mulher na igreja .Prepare outro mais infantil para dar as meninas da igreja.Decore a igreja com flores e cartazes louvando a Deus pela vida delas .Escolha uma música que fala de mulher, ou mulheres da Bíblia, se possível prepare alguns brindes para sortear)
Obs.(:Modelos de cartões EM modelos e moldes)
Explique para as crianças porque Deus fez a mulher , a importância da mulher , mas não a ponha maior nem menor que o homem . Ela é para Deus igual.

Homenagem às mulheres
Andréia M. Duarte.

(4 meninas vestidas de roupa de mulheres adultas conforme o texto) Vão entrando segundo a ordem .

(EXECUTIVA)-Nossa , estou atrasada, tambem é um corre , corre, acorda criança , Poe filho na escola , olha roupa , cabelo , como é difícil ser mulher...
(NFERMEIRA)-Ai (boceja) Que sono , passou a noite de plantão no hospital , dormir agora ? que nada !É roupa pra lavar , filho pra olhar casa pra arrumar .Como édifícil ser mulher!
PROFESSORA –Que dia , dei aula de manhã e atarde .Estou exausta. Descansar ? Que nada .Tenho roupa pra lavar , casa pra arrumar filho pra cuidar...Como é difícil ser mulher ?
DONA DE CASA- Nossa, como trabalhei lavei roupa , passou roupa arrumei casa cuidei de filhos ...Como difícil ser mulher
Nesta hora entram dois meninos vestidos de adultos . Começam a conversar enguanto as meninas observam.
1º MENINO-Hoje é o dia da mulher.
2ºMENINO-Eu não queria ser mulher .
1º MENINO-Como elas dão conta?
2º MENINO-Elas não param .É roupa pra lavar c, roupa pra passar casa pra arrumar ,criança pra cuidar .
1º MENINO –Deus deu a elas muita força e coragem.São guerreiras , Trabalham fora ou em casa , vão para a Igreja louvam ao Senhor .
2ªMENINO –São ajudadoras destemidas e delicadas.
1º MENINO-Já pensou se tivéssemos nascido mulher ? Era roupa pra passar , casa pra arrumar , filhos pra cuidar ...
(Viram para as meninas e falam)
MENINOS – Hoje é o dia das mulheres e louvamos a Deus por elas .Fortes , guerreiras trabalhadoras e servas do senhor
TODOS OS MENINOS E MENINAS –Senhor abençoe as mulheres!

SERMÃO - SOBRE INCENTIVO

Atividade de abertura: Balão Encorajamento
Material necessário: balões, sacos de lixo grandes
Peça aos alunos para explodir balões, gritando palavras de encorajamento para eles. Sugerir frases como "o caminho a percorrer", "bom trabalho", "eu aprecio você". Concurso : cada aluno tem que gritar palavras de incentivo no balão, e ver se o grupo pode dizer o que eles disseram.

Transição: Esta noite, vamos olhar para Incentivo . Como você se sente quando você está sob pressão (na escola, em casa, etc)? Será que ela vai ajudar a superar a pressão que você sente quando alguém diz ou faz algo para incomodar você? Se sim, como?

Estudo da Bíblia: Para este encontro, vamos dar uma olhada no que a Bíblia diz sobre encorajando uns aos outros. Vamos tentar responder a três perguntas - como, quando e por que as pessoas deveriam incentivar uns aos outros.

Como podemos incentivar uns aos outros?
Hebreus 10:24-25
Devemos considerar também a forma de incentivar uns aos outros para mostrar o amor e para fazer coisas boas. Nós não devemos deixar de reunir com outros crentes, como alguns de vocês estão fazendo, devemos continuar a encorajar uns aos outros ainda mais até a volta do Senhor

Quando é que vamos incentivar uns aos outros?
Hebreus 3:13
Estimular todos os dias, quando tiver a oportunidade. Se você fizer isso, nenhum de vocês vai ser enganado pelo pecado e se tornar teimoso.

Por que incentivar uns aos outros? (Duas razões -)
1) faz-nos mais fortes
I Tessalonicenses 5:11:
Portanto, incentivar uns aos outros e reforçar uns aos outros como você está fazendo.

2) acumula-se uns aos outros
efesios 4:29
você deve deixar nenhuma palavra torpe saia da vossa boca, mas apenas o que é benéfico para a construção de alguém em necessidade, para que dê graça aos que a ouvem.

Relembre os alunos que nós, como seguidores de Jesus, não devemos derrubar os outros para baixo, mas sim em encorajar as pessoas. Incentive-os a constantemente que encorajar uns aos outros, para lembrá-los de suas próprias idéias sobre como incentivar outros para cima.

Termine em oração, sendo que cada aluno agradeça a Deus pela pessoa que está a sua esquerda.

DEVOCIONAL JOVENS E ADOLESCENTES - NOVA TODAS AS COISAS – PARA O ANO NOVO OU OUTRAS OCASIÕES

Enviado por: Dennis Diener

Grande mensagem para o novo ano ...

Como muitos de vocês fazem resoluções de Ano Novo? As pessoas fazem porque se sentem como o novo ano é um novo começo, um novo começo para começar tudo de novo. Mas com Deus tudo e cada dia é novo!

Leia Tito 3:3-7

"A lavagem do Renascimento" - NOVA CRIAÇÃO

Os seres humanos são uma parte 3 ... sendo espírito, alma e corpo.
examinar isso através dos olhos de um computador .Eu vou explicar isso em termos de computador ... A caixa externa do computador é o corpo. O disco rígido é a nossa alma. O sistema operacional é o nosso espírito.

Quando nascemos de novo (o renascimento, a criação de novo), ainda temos o mesmo caso (corpo), ainda temos o mesmo disco rígido (alma), com toda a confusão sobre isso, mas Deus destrói o velho sistema operacional e nos dá uma por um novo. Se seguirmos o manual que vem com o nosso novo sistema operacional (a Bíblia), podemos começar a limpar o nosso disco rígido e bagunçado as coisas em ordem. E a parte legal é que temos 24 horas, suporte on- line de tecnologia!

Leia Ezequiel 36:26 e 2 Coríntios 5:17

A palavra em grego que é usado aqui para o 'novo' não significa 'novo' como algo novo na época como "Eu comprei um carro novo, é um 95." A palavra de novos meios como novas na natureza, algo completamente diferente e muito melhor. Como uma lagarta se torna algo novo quando se torna uma borboleta. Antes da metamorfose, era uma lagarta lento que era obrigada pela força da gravidade para andar no chão. Se ela queria viajar uma milha que pode demorar semanas e até meses para ele chegar ao seu destino.Mas depois de seu "renascimento", sai uma criatura completamente nova. Não é mais obrigado a caminhar sobre a terra. Tem uma nova liberdade como nunca teve antes. Ela pode voar! Ela pode voar alto sobre o fundamento de que uma vez segurou cativo. Se quer viajar a milha mesmo, pode provavelmente fazê-lo em menos de uma hora. Sua vida mudou completamente.

"Renovação" - coisas novas a cada dia

Deus não é como um jogo de vídeo que você compra para o seu computador, jogar por um tempo, vencer o jogo e depois acabaram por se cansar com ela. Ele tem um novo pacote de expansão pronto para você baixar todos os dias! Ele tem coisas novas para compartilhar com vocês todos os dias para ajudar você a enfrentar qualquer coisa que possa estar à frente.

Leia Mateus 13:52 e Romanos 12:2

A coisa importante a lembrar sobre este pacote de expansão é que você não apenas acordar com o pacote de expansão pronto para jogar. Você tem que estar dispostos a anular o momento de ir para a Internet e baixar o pacote de expansão.

Bem, não a mesma coisa com Deus, você acabou de acordar renovada todos os dias.
É necessário algum trabalho e disciplina da sua parte. Você precisa deixar de lado esse tempo com Deus todos os dias para ler, orar e conversar com Deus, e como você faz isso, Ele vai lhe mostrar coisas novas, ensinar-lhe coisas novas, e ajudá-lo em tudo o que você precisa.

Misericórdia - novas a cada dia

Outra coisa legal é que Deus nos deu um botão de reset. Se nosso computador trava por causa de todo o lixo no nosso disco rígido, Deus mostrou-nos como reiniciar nosso computador, executar uma verificação de disco para localizar o problema e ele nos dirá como consertá-lo.

Leia 1 João 1:9 e Lamentações 3:22-23

No final fazer um convite para a salvação, voltar a dedicação a Deus , ou apenas um compromisso renovado com o Senhor.

FONTE: Site:http://www.egadideas.com

Uma Lição De Creme dental

Tiago 3:1-12 - sobre a lingua
A maioria das pessoas luta com os pecados da boca. Seja fofocas, mentiras ou palavrões, as pessoas se machucam quando perdemos o controle sobre nossas línguas. Aqui está uma idéia para ilustrar o duplo problema de pecar com sua boca.

Diga: "Há realmente dois problemas quando se trata de palavras pejorativas. Primeiro, alguém se machuca quando perdemos o controle de nossas bocas. ” Em segundo lugar, não importa o quanto tentemos, ou como "sincera" que pode ser, nós NÃO PODE ter de volta o que foi dito. "

Talvez essa imagem vai ajudar você a entender o que quero dizer. (pegue um tubo de creme dental.) Diga: "Vamos dizer que este tubo de creme dental é a nossa boca e a pasta de dentes é uma palavra ofensiva, ou uma mentira ou fofoca."
Em seguida, apertar o tubo , atirando para fora o creme dental. Aponte para a pasta de dentes no chão ou na mesa e diga: "Veja que bagunça, que é muito parecida com a bagunça quando perdemos o controle de nossas bocas. Isso é um grande problema, há outro grande problema: não importa o quão duro você tente, você não pode colocar a pasta de dente de volta no tubo. A mesma coisa acontece com nossas palavras: você não pode colocá-los de volta em sua boca. palavras que magoam não podem ser tomados de volta. Precisamos ser muito cuidadosos sobre o que dizemos. "

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

RECICLAGEM - LATARIA






CORREIO CRIATIVO

MATERIAL NECESSÁRIO: NOMES DOS INTEGRANTES DO GRUPO PREPARADO PARA SORTEIO, CARTÕES EM BRANCO, MATERIAL DE DESENHO, REVISTAS VELHAS PARA RECORTAR, TESOURA E COLA.

PROCEDIMENTO: CADA PARTICIPANTE SORTEIA UM NOME, VERIFICA QUE NÃO SEJA O SEU E O MANTÉM EM SEGREDO. USANDO DE CRIATIVIDADE, PREPARA UM CARTÃO QUE EXPRESSE ALGO SOBRE AQUELA PESSOA: UMA QUALIDADE, UMA HABILIDADE, ETC. INSTRUA O GRUPO PARA QUE SE MANTENHA BEM ESPALHADO PELA SALA ENQUANTO PREPARA OS CARTÕES.
TERMINADO O TRABALHO, O CARTÃO, DEVE SER ENVIADO PELO "CORREIO" - UMA PESSOA QUE FARÁ AS ENTREGAS. NO FINAL, O GRUPO SE REÚNE EM CIRCULO. CADA UM TENTA ADIVINHAR QUEM É O SEU CORRESPONDENTE SECRETO QUE QUANDO IDENTIFICADO, DEVE EXPLICAR A MENSAGEM DO CARTÃO.

COMPARTILHAR: AS BOAS PALAVRAS EDIFICAM - I PE 4:10-11, EF. 4:29-30 E PROV. 12:15

IDADES: 02 E 03 ANOS

CORPO:
COME, DORME E CRESCE MUITO. GERANDO MUITA ENERGIA, QUE DEVE SER DESPENDIDA; ESTÁ SE DESENVOLVENDO COM GRANDE RAPIDEZ E NECESSITA SE MEXER. A MAIOR PARTE DA SUA APRENDIZAGEM SERÁ FEITA ATRAVÉS DE CORRER, SALTAR, ATIRAR, OLHAR, ETC.
ESTÁ DESENVOLVENDO OS MUSCULOS MAIORES (BRAÇOS E PERNAS) E AINDA NÃO SE ESTABELECERAM OS REFLEXOS MAIS DELICADOS, POR ISSO OS MÚSCULOS MAIS FINOS NÃO SE DESENVOLVERAM BASTANTE. EIS A RAZÃO PORQUE SÓ PODERÁ RABISCAR E NÃO PINTAR (DENTRO DE UM DESENHO), SEGUINDO AS LINHAS;
ANDA CADA VEZ COM MAIOR SEGURANÇA; DESPENDE RAPIDAMENTE SUA ENERGIA E CANSA, DEVIDO AO MUITO MOVIMENTO. FAZ TUDO COM TODO O SEU SER. REAGE A TODAS AS IMPRESSÕES QUE RECEBE, E APRENDE MAIS ATRAVẼS DAS EMOÇÕES DO QUE PELO PROCESSO DA MENTE.

MENTE:
PODE CONCENTRAR-SE NUMA SÓ IDEIA POR VEZ, E FOCALIZA UMA IMAGEM APENAS. NÃO DIVIDE SUA ATENÇÃO. NÃO PODE CHORAR E OLHAR UMA VACA AO MESMO TEMPO. SUA ATENÇÃO É GOVERNADA POR CIRCUSTANCIAS. PODE PRESTAR ATENÇÃO NA MESMA COISA SÓ DOIS OU TRES MINUTOS DE CADA VEZ;
ENTENDE MAIS DO QUE MUITOS ADULTOS ESPERAM, MAS ESTÁ NA PRIMEIRA FASE DO SEU DESENVOLVIMENTO MENTAL. É SOMENTE O ENSINO BEM SIMPLES E REPETIDO QUE ELA VAI GOSTAR E ASSIMILAR;
CONHECE CERCA, DE 700 PALAVRAS E ESTÁ SEMPRE APRENDENDO. MAS NÃO SABE EXPRESSAR TUDO O QUE APRENDEU. PRESTA ATENÇÃO A UMA ESTORIA CURTA E, DEPOIS DE OUVI-LAS VÁRIAS VEZES, LEMBRA-SE APENAS DE FATOS. SE A ESTÓRIA É ALTERADA, NOTARÁ, PORÉM NÃO É CAPAZ DE REPETI-LA.
NECESSITA QUE OS FATOS SEJAM REPETIDOS. GOSTA DE OUVIR A MESMA ESTORIA VARIAS VEZES.
ESTÁ DESCOBRINDO UM MUNDO MUITO GRANDE, SEUS HORIZONTES VÃO SE EXPANDINDO DIA-A-DIA, CONHECENDO PRIMEIRO O MUNDO ONDE VIVE - MAMÃE, PAPAI, OS IRMÃOZINHOS, SEU QUARTO, O LAR E POR FIM VAI DESCOBRINDO A SI MESMO.

EMOÇÕES:
É SENSIVEL, A EMOÇÃO, DA MAMÃE OU DE OUTROS COM QUEM VIVE, APRENDE OS MEDOS DOS OUTROS;
APRENDE DIARIAMENTE E PROCURA EXPERIMENTAR COISAS NOVAS PARA TER SENSAÇÕES NOVAS- TÁTEIS E COSTUMA LEVAR "TUDO" A BOCA;
NÃO É INIBIDO. QUANDO ESTÁ ZANGADO, MOSTRA-O, QUANTO ESTÁ INTERESSADO, A MESMA COISA;
AS NOVAS SENSAÇÕES QUE PROCURA PODEM ACABAR ASSUSTANDO. O FATO DE SER SEPARADO DA MAMÃE É ASSUSTADOR. PENSA: SERÁ QUE ELA VOLTA? SENTE-SE SEGURO SÓ COM AQUILO QUE LHE É FAMILIAR. TEME A ESCURIDÃO, RUIDOS FORTES, ESTAR SOZINHO, PESSOAS ESTRANHAS E ALTAS;
DEPOSITA TODA A SUA CONFIANÇA NOS QUE LHE SÃO FAMILIARES. ACREDITA UM TUDO QUE LHE É DITO, MAOS AOS POUCOS DESCOBRE QUANDO É ENGANADO E VAI PERDENDO ESSA CONFIANÇA.

VONTADE:
DESCOBRE QUE PODE TOMAR DECISÕES PROPRIAS, QUE É UM INDIVIDUO;
ESTA IDADE É CARACACTERIZADA PELA PALAVRA NÃO;
NESTA IDADE, A DISCIPLINA CORRETA, GERA O CONHECIMENTO, QUE FAZ COM QUE SAIBA SUBMETER-SE E PORQUÊ;
DISCIPLINA ACERTADA, NESTA IDADE, POUPA INÚMEROS PROBLEMAS POSTERIORES. NESTE PERÍODO O CASTIGO CORPORAL DÁ MAIS EFEITO (APLICADO COM A MÃO SIMPLESMENTE)

RELAÇÕES SOCIAIS

AINDA NÃO SABE BRINCAR COM OUTRAS CRIANÇAS, PREFERE BRINCAR SOZINHA. GOSTA, PORÉM, DE TER ALGUÉM POR PERTO, MESMO QUE NÃO PAREÇA PRESTAR ATENÇÃO NELA(É SÓ SE AFASTAR E VIRÁ PRONTAMENTE A SUA PROCURA);
PROCURA CARINHO DOS OUTROS, NECESSITA MESMO DESTE CARINHO, O QUE NOS VALEREMOS PARA ENSINAR-LHE A COOPERAR E COMPATILHAR COM OS OUTROS.

ESPIRITO
TODOS NASCEM COM UMA NATUREZA PECAMINOSA, MAS MESMO ASSIM, ACREDITAMOS QUE AS CRIANÇAS DESTA IDADE ESTÃO NA INOCÊNCIA. NÃO TENDO CHEGADO A UMA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL, NÃO SE ACHAM SOB CONDENAÇÃO. O SANGUE DE CRISTO RESPONDE PELA SUA NATUREZA PECAMINOSA. BEM DEPRESSA ELAS VÃO DEIXAR A IDADE DA INOCẼNCIA.
A CRIANÇA JA NASCE COM O IMPULSO DA PROCURA DE DEUS. FICA MUITO INTERESSADA EM TUDO(QUANTO FALAMOS DELE), SE ESTÁ DENTRO DA SUA COMPREENSÃO.
DECISÃO PARA SALVAÇÃO: DEVEMOS APRESENTAR O PLANO DA SALVAÇÃO ATRAVÉS DE HISTORIAS E VERSICULOS, FAZENDO-O BEM SIMPLES E CLARO E REPETINDO-O, VEZ APÓS VEZ. NÃO DEVEMOS FORÇAR UMA DESCISÃO OU TER PRESSA QUANTO A SUA DESCISÃO, MAS DEIXEMOS A PORTA ABERTA.
DESCOBRIREMOS COM ESPANTO QUANTAS CRIANÇAS PEQUENAS DEMONSTRARÃO UM VERDADEIRO DESEJO DE POSSUIR A SALVAÇÃO. DEUS MOSTRARÁ QUAL A HORA CERTA PARA CADA INDIVIDUO.

COMO ENSINAR:
A SALA DEVE SER BEM AREJADA, ILUMINADA E ESPAÇOSA;
DEVE TER MOBILIA APROPRIADA;
O AMBIENTE DEVE SER DE PAZ, ORDEM, BELEZA, SOSSEGO E ATIVIDADES INTERESSANTES.
O(A) PROFESSOR(A) DEVE SER VOCACIONADO PARA ENSINAR ESTA IDADE, POIS O CLIMA DEPENDE MUITO DO PROFESSOR;
MATERIAL EM ABUNDÂNCIA E ILUSTRATIVOS;
DEVE-SE CANTAR BASTANTE
AS CRIANÇAS NESTA IDADE DEVEM ASSIMILAR OS SEGUINTES CONCEITOS:
DEUS FEZ TUDO;
DEUS NOS AMA MUITO, INDIVIDUALMENTE;
ELE NOS DÁ TUDO O QUE TEMOS.
É MUITO AGRADAVEL CONHECER A DEUS
ELE ESTÁ PERTO E PODEMOS FALAR COM ELE
A BIBLIA É O LIVRO QUE DEUS NOS DEU
POR MEIO DE CRISTO PODEMOS FAZER PARTE DA FAMILIA DE DEUS
QUANDO ERRAMOS, DEVEMOS LOGO FALAR COM DEUS A RESPEITO
DEUS TEM UM MEIO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS.

METODOS QUE PODEMOS USAR
CARTAZES, FLANELOGRAFOS, QUADROS, DRAMATIZAÇÕES, BRINQUEDOS, FANTOCHES, ETC.

RESUMO
A CRIANÇA NESTA IDADE É:
FISICAMENTE: ATIVA
MENTALMENTE: DESCOBRIDORA
EMOCIONALMENTE: SENSÍVEL
VOLITIVAMENTE: MOLDÁVEL
SOCIALMENTE: TIMIDA
ESPIRITUALME: IMITADORA

VISUAIS PARA SEREM USADOS NO CULTO INFANTIL

TEMOS HOJE NO MERCADO EVANGELICO AS HISTORIAS ELABORADAS, CONTENDO OS VISUAIS, MAS INFELIZMENTE SÃO CAROS E AS OPÇÕES DE LOJA NA CIDADE SÃO PEQUENAS.
POR ISSO ALÉM DA CAPACITAÇÃO DO ESPIRITO SANTO, DEVEMOS CONTAR COM A CRIATIVIDADE INDIVIDUAL E EM CADA GRUPO E FAZER USO DOS MÉTODOS MAIS BARATOS COMO: QUADRO-NEGRO, VARAL, FLANELOGRAFO, CARTAZ DE PREGAS, FANTOCHES, DOBRADURAS, ETC.

VARAL: É LITERALMENTE UM VARAL, IGUAL O DE CASA, (QUE ESTENDE ROUPA PARA SECAR), NO NOSSO CASO É USADO PARA PENDURAR VERSICULOS, FIGURAS, ETC.

FLANELÓGRAFO: É COMO UM QUADRO-NEGRO, SÓ QUE REVESTIDO POR UMA FLANELA(POR ISSO O NOME), USADO PARA COLAR: FIGURAS, TEXTO, PERSONAGENS, ETC. A FIGURA UTILIZADA NO FLANELOGRAFO DEVE SER PREPARADA COM UMA LIXA (GROSSA), NO VERSO, PARA ADERIR NA FLANELA.

CARTAZ DE PREGAS: TAMBÉM É SEMELHANTE AO QUADRO-NEGRO E O FLANELOGRAFO, NESTE CASO INVÉS DA FLANELA SÃO FEITAS "PREGAS" COM PAPEL CARTOLINA, PARA QUE A FIGURA SEJA COLOCADA ENTRE UMA PREGA E OUTRA.

FANTOCHE: BONECOS QUE SÃO MANIPULADOS POR ALGUÉM, E PODE SER UTILIZADOS PARA CONTAR HISTORIAS OU CANTAR, POIS CHAMAM MUITA A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS.

DOBRADURAS: É FEITO COM PAPEL PROPRIO, OU SULFITE, É PRECISO HABILIDADE E CONHECIMENTO. ESSE MÉTODO PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO, PESSOAL, FAZENDO COM QUE A CRIANÇA CONFECCIONE SUA PROPRIA DOBRADURA.

RETROPROJETOR: COMO HOJE EM DIA AS IGREJAS UTILIZAM DATASHOW, MUITAS VEZES O RETROPROJETOR FICA GUARDADO SEM USO, PODEMOS UTILIZA-LO PARA APRESENTAR AS HISTORIAS BIBLICAS.

NOTA: QUANDO NOS DISPOMOS A FAZER UM TRABALHO PARA DEUS, ELE NOS CAPACITA, HONRA E NOS AGRACIA COM SUAS MARAVILHAS(MEDITE)

CULTO INFANTIL - COMO FAZER

A DURAÇÃO DA AULA NUNCA DEVE SER MAIOR QUE 1 HORA, PORQUE SABEMOS QUE A CRIANÇA TEM UM LIMITE EM PRESTAR ATENÇÃO, E TAMBÉM 1 HORA É TEMPO SUFICIENTE PARA UMA AULA BEM PROVEITOSA.

ABERTURA: ORAR PEDINDO A BENÇÃO DE DEUS ESPECIALMENTE PARA A AULA, NÃO DEVE SER UMA ORAÇÃO LONGA. (PEDIR PARA AS CRIANÇAS REPETIREM A ORAÇÃO JUNTAMENTE COM VOCÊ).

LOUVOR (10 A 15 MINUTOS): CANTAR CANÇÕES QUE TEM A VER COM O TEMA DA LIÇÃO, FAZENDO ISSO É UM PONTO A MAIS PARA O APRENDIZADO DA LIÇÃO, CASO SEJA POSSÍVEL, CANTE OUTRAS CANÇÕES COM OUTROS TEMAS, EVITE CONTAR AS MESMA CANÇÕES QUE SÃO CANTADAS NA IGREJA. O LOUVOR NÃO DEVE SER LONGO, NO MAXIMO 3 CANÇÕES. (CANTE MUSICAS QUE CONTENHAM GESTOS, AS CRIANÇAS APRENDEM MAIS RÁPIDO)

OFERTA: SE AS CRIANÇAS NÃO PARTICIPAM DA OFERTA DA IGREJA, INTRODUZIR NO CULTO INFANTIL. ORAR CONSAGRANDO AS OFERTAS E PEDINDO A BENÇÃO AOS OFERTANTES. PROCURANDO SEMPRE EXPLICAR A NECESSIDADE DA CRIANÇA OFERTAR.

HISTORIA (20 A 30 MINUTOS): APROVEITAR BEM ESSES MINUTOS PARA PASSAR TODA A LIÇÃO. USAR FLANELOGRAFO, VARAL, CARTAZ COM PREGAS, FANTOCHES, TEATROS, ETC. (USE A SUA CRIATIVIDADE PARA PASSAR A PALAVRA DE DEUS DE FORMA DINAMICA PARA QUE AS CRIANÇAS GUARDEM A PALAVRA NO CORAÇÃO E JAMAIS DESVIE DO CAMINHO DO SENHOR)

ATIVIDADES (15 A 20 MINUTOS): SEMPRE COMPLEMENTANDO A HISTÓRIA. EXEMPLOS: PINTURA, DESENHO, DOBRADURA, CAÇA-PALAVRAS, GINCANAS. ETC.

LANCHE: SE QUISER ACRESCENTAR. FICA A CRITÉRIO DE CADA UM.

ENCERRAMENTO: AGRADECER A DEUS PELA AULA, ATIVIDADE, ALUNOS E PEDINDO A BENÇÃO PARA UM RETORNO TRANQUILO. NÃO ESQUECENDO DE SER O(A) ULTIMO(A) A SAIR DA SALA DE AULA.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NOITE DA PIZZA

PREPARATIVOS: PROVIDENCIE RODELAS DE MASSA PARA PIZZA

EVENTO: DIVIDA OS PARTICIPANTES EM TIMES DE ATÉ QUATRO PESSOAS E ENTREGUE UMA RODELA DE MASSA PARA PIZZA A CADA TIME. TODOS DEVEM SAIR EM BUSCA DE INGREDIENTES PARA PREPARAR A PIZZA (TOMATE, QUEIJO,ETC). PODEM BATER EM CASA DE AMIGOS, MAS NÃO É PERMITIDO COMPRAR INGREDIENTES OU IR ÀS SUAS PRÓPRIAS CASAS, EM CADA CASA SÓ É PERMITIDO RECEBER UM INGREDIENTE. ESGOTADO O PRAZO ESTABELECIDO, OS TIMES DEVEM VOLTAR, MONTAR AS PIZZAS E COLOCÁ-LAS PARA ASSAR. UM JUIZ DEVE AVALIAR A PIZZA MAIS GOSTOSA, A MAIS BONITA, A QUE TEM MAIOR NUMERO DE INGREDIENTES, ETC.

COMPARTILHAR: SEMPRE PODEMOS RECORRER AO SENHOR PARA O SUPRIMENTO DE NOSSAS NECESSIDADES, "PEDINDO, BUSCANDO E BATENDO" - MATEUS 7.7-11

ATIVIDADES BIBLICAS