versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
DINAMICA - BOAS NOTÍCIAS
Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos
Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.
Desenvolvimento:
1- O animador pode motivar o exercício da seguinte maneira: “Diariamente, todos nós recebemos
notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as
guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje recordar algumas dessas boas notícias “.
2- Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para
anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida.
3- As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador, seguido pelo
vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes,
os demais participantes podem dar seu parecer e fazer perguntas.
4- Avaliação
. Para que serviu a dinâmica ?
. O que descobrimos acerca dos demais ?
Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.
Desenvolvimento:
1- O animador pode motivar o exercício da seguinte maneira: “Diariamente, todos nós recebemos
notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as
guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje recordar algumas dessas boas notícias “.
2- Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para
anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida.
3- As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador, seguido pelo
vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes,
os demais participantes podem dar seu parecer e fazer perguntas.
4- Avaliação
. Para que serviu a dinâmica ?
. O que descobrimos acerca dos demais ?
GATO E RATO - PARA CRIANÇAS
Tema: números e horas; integração.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica
fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?"
As crianças da roda respondem : "Não"
O Gato pergunta: "A que horas ele chega?"
As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças
respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário
combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o
Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os
que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as
que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo.
Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato.
Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
Minha tia foi a Espanha
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica
fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?"
As crianças da roda respondem : "Não"
O Gato pergunta: "A que horas ele chega?"
As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças
respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário
combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o
Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os
que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as
que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo.
Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato.
Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
Minha tia foi a Espanha
Nó Humano - PARA JUNIORES E ADOLESCENTES
Jogos Cooperativos
Tema: integração, contato físico, resolução de problemas.
Duração: 10 minutos.
Público: adolescentes, 8 pessoas.
Material: nenhum.
Forme um círculo, todos de mãos dadas. Oriente cada um para observar bem que está a seu
lado direito e a seu lado esquerdo e frise bem que "Não pode esquecer, nem trocar!".
Peça ao grupo que solte as mãos e caminhe livremente pela sala, procurando cumprimentar
pessoas diferentes daquelas que estavam a seu lado. Depois de um minuto, peça que parem
onde estão.
Peça que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua
direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor). No final, você deve
ter um amontoado de gente.
Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um círculo no
centro da sala. O grupo deve conversando entre si, determinar quem passa por baixo de
que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo fique completo.
Podem se formar vários grupos, e fazê-los competir entre si (quem termina mais rápido,
quem termina certo, etc..).
Reflexão
Depois do jogo, proponha uma reflexão: Alguns terão que fazer um esforço maior que outros,
mas todos terão que fazer a sua parte. Esta dinâmica chama a atenção para a mensagem
de que, se o trabalho em grupo é planejado, tudo funciona melhor, e o resultado certamente
será positivo.
Vou a festa...
Tema: integração, contato físico, resolução de problemas.
Duração: 10 minutos.
Público: adolescentes, 8 pessoas.
Material: nenhum.
Forme um círculo, todos de mãos dadas. Oriente cada um para observar bem que está a seu
lado direito e a seu lado esquerdo e frise bem que "Não pode esquecer, nem trocar!".
Peça ao grupo que solte as mãos e caminhe livremente pela sala, procurando cumprimentar
pessoas diferentes daquelas que estavam a seu lado. Depois de um minuto, peça que parem
onde estão.
Peça que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua
direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor). No final, você deve
ter um amontoado de gente.
Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um círculo no
centro da sala. O grupo deve conversando entre si, determinar quem passa por baixo de
que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo fique completo.
Podem se formar vários grupos, e fazê-los competir entre si (quem termina mais rápido,
quem termina certo, etc..).
Reflexão
Depois do jogo, proponha uma reflexão: Alguns terão que fazer um esforço maior que outros,
mas todos terão que fazer a sua parte. Esta dinâmica chama a atenção para a mensagem
de que, se o trabalho em grupo é planejado, tudo funciona melhor, e o resultado certamente
será positivo.
Vou a festa...
NOITE DO AVESSO
PREPARATIVOS: CONFECCIONE CONVITES, REDIGINDO-OS DE TRÁS PARA FRENTE. OS PARTICIPANTES DEVEM ESTAR TRAJADOS COM ROUPAS VESTIDAS PELO AVESSO. PREVINA-SE DO MATERIAL NECESSÁRIO PARA AS BRINCADEIRAS.
EVENTO: CADA ATIVIDADE DA NOITE DEVE SER CONDUZIDA EM ORDEM DIVERTIDA. À CHEGADA, RECEBA OS PARTICIPANTES PELA PORTA DOS FUNDOS E LEMBRE-SE DE DIZER "ADEUS", QUANDO SAÍREM, DÊ BOAS VINDAS E APRESENTE OS EVENTUAIS VISITANTES. A CONTAGEM DOS PONTOS DAS BRINCADEIRA DEVEM SER REGRESSIVAS, OU SEJA , PARTE-SE DO ZERO E PERDEM-SE PONTOS AO GANHAR UMA COMPETIÇÃO. OS AVISOS E AS INSTRUÇÕES SÃO DADOS POR UMA PESSOA VIRADA DE COSTAS. O JANTAR DEVE SER SERVIDO EM ORDEM INVERTIDA, COMEÇANDO PELA SOBREMESA.
VARIAÇÃO: PREPARE UM JANTAR PROGRESSIVO, COMEÇANDO PELA SOBREMESA, E UTILIZE VÁRIAS SALAS DO LOCAL. OS PARTICIPANTES DEVEM SE LOCOMOVER DE COSTAS.
COMPARTILHAR: EM NOSSAS VIDAS CORREMOS O PERIGO DE ESTABELECER PRIORIDADES INVERTIDAS - AGEU 1; MARCOS 8:35-37
FONTE: IDEIAS CRIATIVAS PARA PEQUENOS GRUPOS
EVENTO: CADA ATIVIDADE DA NOITE DEVE SER CONDUZIDA EM ORDEM DIVERTIDA. À CHEGADA, RECEBA OS PARTICIPANTES PELA PORTA DOS FUNDOS E LEMBRE-SE DE DIZER "ADEUS", QUANDO SAÍREM, DÊ BOAS VINDAS E APRESENTE OS EVENTUAIS VISITANTES. A CONTAGEM DOS PONTOS DAS BRINCADEIRA DEVEM SER REGRESSIVAS, OU SEJA , PARTE-SE DO ZERO E PERDEM-SE PONTOS AO GANHAR UMA COMPETIÇÃO. OS AVISOS E AS INSTRUÇÕES SÃO DADOS POR UMA PESSOA VIRADA DE COSTAS. O JANTAR DEVE SER SERVIDO EM ORDEM INVERTIDA, COMEÇANDO PELA SOBREMESA.
VARIAÇÃO: PREPARE UM JANTAR PROGRESSIVO, COMEÇANDO PELA SOBREMESA, E UTILIZE VÁRIAS SALAS DO LOCAL. OS PARTICIPANTES DEVEM SE LOCOMOVER DE COSTAS.
COMPARTILHAR: EM NOSSAS VIDAS CORREMOS O PERIGO DE ESTABELECER PRIORIDADES INVERTIDAS - AGEU 1; MARCOS 8:35-37
FONTE: IDEIAS CRIATIVAS PARA PEQUENOS GRUPOS
DEPRESSÃO - JOVENS E ADOLESCENTES
AUXILIO BIBLICO
2 SAMUEL 22:7
SALMO 42:1-8
SALMO 107:13-15
SALMO 121
ISAIAS 40:27-31
JEREMIAS 29:11
LAMENTAÇÕES 3:21-26
ROMANOS 5:1-8
ROMANOS 12:12
I PEDRO 1:3-9
REMEDIOS
MUITOS PROFISSIONAIS DA ÀREA DE SAUDE MENTAL CONCORDAM QUE AS MEDICAÇÕES, JUNTAMENTE COM SESSÕES DE TERAPIA, PODEM AJUDAR AS VÍTIMAS DE DEPRESSÃO GRAVE. OS PAIS DE JOVENS E ADOLESCENTES DEPRIMIDOS DEVEM CONVERSAR ABERTAMENTE COM UM PSIQUIATRA SOBRE QUAISQUER PERGUNTAS OU PREOCUPAÇÕES QUE TENHAM.
CUIDADOS E CONSELHOS
NOÇÕES BÁSICAS
A DEPRESSÃO É UM PROBLEMA DE TEMPERAMENTO SOMBRIO E OPRESSIVO QUE PODE PARECER INSUPORTÁVEL A QUEM SOFRE COM ELA. O FARDO DA DEPRESSÃO COLOCA A PESSOA PARA BAIXO ENQUANTO ELA TENTA SEGUIR A VIDA DA MANEIRA COSTUMEIRA, NUM PERIODO EM QUE A VIDA NÃO ESTÁ DESENROLANDO COMO DE COSTUME. NO ENTANTO EXISTE ESPERANÇA. COMPREENDENDO OS SINTOMAS BÁSICOS E AS CAUSAS DA DEPRESSÃO, E APRENDENDO A EXPRESSAR E A DEMONSTRAR INTERESSE DE MANEIRAS QUE A PESSOA DEPRIMIDA ACEITE, PODEMOS COMPARTILHAR O FARDO DA DEPRESSÃO COM O ADOLESCENTE OU O JOVEM. ASSIM ELE COMEÇARÁ A SENTIR QUE O PESSO ESTÁ SENDO RETIRADO DE SEUS OMBROS. SE VOCÊ ACHA QUE UM JOVEM ESTÁ COM DEPRESSÃO, PROCURE IDENTIFICAR OS SEGUINTES SINTOMAS:
SINTOMAS EMOCIONAIS: SENSAÇÃO DE DESESPEROS, TRISTEZA, DESÂNIMO, ANSIEDADE, IRRITABILIDADE, CHORO FREQUENTE, COMENTÁRIOS ASPEROS E MALDOSOS, ATITUDE PESSIMISTA, SENSAÇÃO DE SOBRECARGA NA VIDA.
SINTOMAS FISICOS: MUDANÇA NA ROTINA DE ALIMENTAÇÃO E REPOUSO, RECLAMAÇÕES FISICA, VISITAS CONSTANTES AO MEDICO, REDUÇÃO NA ENERGIA, CANSAÇO, FADIGA.
SINTOMAS COGNITIVOS: IDEIAS NEGATIVAS A RESPEITO DE SI MESMO, COMENTARIOS AUTODEPRECIATIVOS, DIFICULDADE DE RACIOCINIO, DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, INCAPACIDADE DE TOMAR DESCISÕES E PENSAMENTOS SUICIDAS.
SINTOMAS COMPORTAMENTAIS: DESLEIXO COM A HIGIENE, MUDANÇA NOS HÁBITOS DO SONO, INCAPACIDADE DE DESFRUTAR A VIDA COMO NORMALMENTE FAZIA.
SINTOMAS ESPIRITUAIS: DIFICULDADE DE RELACIONAR COM DEUS E DE ACREDITAR NA BONDADE DIVINA, DIFICULDADE DE ORAR, SENTIMENTO DE DESESPERO OU DE CULPA.
MOTIVOS DA DEPRESSÃO:
A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DA SAUDE MENTAL CONCORDA QUE UMA COMBINAÇÃO DE FATORES INTERNOS E EXTERNOS AFETA O ANIMO DA PESSOA. ALGUMAS INFLUÊNCIAS COMUNS DA DEPRESSÃO:
FATORES GENETICOS, BIOQUIMICOS E HORMONAIS
HISTORICO FAMILIAR DE DEPRESSÃO
TERMINO DE UM RELACIONAMENTO(MORTE OU ROMPIMENTO)
SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA E PERIGO
MUDAR DE CASA OU DA ESCOLA
PENSAMENTOS NEGATIVOS
ISOLAMENTO
QUANDO BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL
A DEPRESSÃO CLINICA É UMA DOENÇA DEBILITANTE QUE PODE AMEAÇAR A VIDA DE QUEM SOFRE COM ELA. É UM DOS PROBLEMAS DE SAUDE MENTAR MAIS COMUNS, MAS QUE GERALMENTE PASSA DESPERCEBIDO, PRINCIPALMENTE EM ADOLESCENTES. BUSQUE AJUDA DE UM CONSELHEIRO CRISTÃO, PSICOLOGO OU PSIQUIATRA QUANDO:
O JOVEM QUER FERIR A SI MESMO
SE A PESSOA EXPRESSA O DESEJO DE TIRAR A PROPRIA VIDA, BUSQUE AJUDA. LIGUE PARA A POLICIA PARA OBTER SOCORRO DE EMERGENCIA.
O JOVEM PODE REPRESENTAR PERIGO AS OUTRAS PESSOAS
SE A PESSOA EXPRESSA O DESEJO DE MACHUCAR OUTRA, LEVE A UM PROFISSIONAL DA AREA DE SAUDE MENTAL, E AVISEA A PESSOA QUE O JOVEM PLANEJAVA FERIR.
O JOVEM NAO CONSEGUE REALIZAR AS TAREFA DIÁRIAS
SE A PESSOA É INCAPAZ DE SAI DA CAMA, SE ALIMENTAR E REALIZAR A PROPRIA HIGIENE, BUSQUE AJUDA
CUIDADOS
VOCÊ PODE SE UNIR AO JOVEM, PLANEJAR E EXECUTAR ATIVIDADE QUE O AJUDARÃO A TRILHAR O CAMINHO EM BUSCA DA CURA. NO ENTANTO, ISSO DEVE SER ABORDADO COM CAUTELA, PORQUE É DIFICIL PARA A PESSOA DEPRIMIDA COMPREENDER O QUANTO ESSA DOENÇA É DEBILITANTE. PARA OS DEPRIMIDOS, PODE SER DIFICIL REUNIR ENERGIA PARA TAREFAS MUITOS SIMPLES E FACEIS PARA PESSOAS SADIAS - ATÉ MESMO DAR UM TELEFONEMA PARA UM AMIGO OU SAIR PARA UMA CAMINHADA, PODE PARECER IMPOSSIVEL.
O QUE NÃO DIZER
VOCÊ VAI SAIR DESSA
PENSE POSITIVO
NÃO FIQUE TÃO TRISTE. AS COISAS NÃO SÃO TÃO RUINS COMO PARECEM
O QUE DIZER
VAMOS DAR UM PASSEIO
VOCÊ PODE CONTAR COMIGO
COMO POSSO ORAR POR VOCÊ?
RECURSOS ADICIONAIS
INTERNET
WWW.MENTALHELP.COM/DEPRESSÃO.HTM
WWW.CPPC.ORG.BR/
(CORPO DE PSICOLOGOS E PSIQUIATRAS CRISTÃOS)
FONTE: MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS PARA O MINISTERIO DE JOVENS E ADOLESCENTES
2 SAMUEL 22:7
SALMO 42:1-8
SALMO 107:13-15
SALMO 121
ISAIAS 40:27-31
JEREMIAS 29:11
LAMENTAÇÕES 3:21-26
ROMANOS 5:1-8
ROMANOS 12:12
I PEDRO 1:3-9
REMEDIOS
MUITOS PROFISSIONAIS DA ÀREA DE SAUDE MENTAL CONCORDAM QUE AS MEDICAÇÕES, JUNTAMENTE COM SESSÕES DE TERAPIA, PODEM AJUDAR AS VÍTIMAS DE DEPRESSÃO GRAVE. OS PAIS DE JOVENS E ADOLESCENTES DEPRIMIDOS DEVEM CONVERSAR ABERTAMENTE COM UM PSIQUIATRA SOBRE QUAISQUER PERGUNTAS OU PREOCUPAÇÕES QUE TENHAM.
CUIDADOS E CONSELHOS
NOÇÕES BÁSICAS
A DEPRESSÃO É UM PROBLEMA DE TEMPERAMENTO SOMBRIO E OPRESSIVO QUE PODE PARECER INSUPORTÁVEL A QUEM SOFRE COM ELA. O FARDO DA DEPRESSÃO COLOCA A PESSOA PARA BAIXO ENQUANTO ELA TENTA SEGUIR A VIDA DA MANEIRA COSTUMEIRA, NUM PERIODO EM QUE A VIDA NÃO ESTÁ DESENROLANDO COMO DE COSTUME. NO ENTANTO EXISTE ESPERANÇA. COMPREENDENDO OS SINTOMAS BÁSICOS E AS CAUSAS DA DEPRESSÃO, E APRENDENDO A EXPRESSAR E A DEMONSTRAR INTERESSE DE MANEIRAS QUE A PESSOA DEPRIMIDA ACEITE, PODEMOS COMPARTILHAR O FARDO DA DEPRESSÃO COM O ADOLESCENTE OU O JOVEM. ASSIM ELE COMEÇARÁ A SENTIR QUE O PESSO ESTÁ SENDO RETIRADO DE SEUS OMBROS. SE VOCÊ ACHA QUE UM JOVEM ESTÁ COM DEPRESSÃO, PROCURE IDENTIFICAR OS SEGUINTES SINTOMAS:
SINTOMAS EMOCIONAIS: SENSAÇÃO DE DESESPEROS, TRISTEZA, DESÂNIMO, ANSIEDADE, IRRITABILIDADE, CHORO FREQUENTE, COMENTÁRIOS ASPEROS E MALDOSOS, ATITUDE PESSIMISTA, SENSAÇÃO DE SOBRECARGA NA VIDA.
SINTOMAS FISICOS: MUDANÇA NA ROTINA DE ALIMENTAÇÃO E REPOUSO, RECLAMAÇÕES FISICA, VISITAS CONSTANTES AO MEDICO, REDUÇÃO NA ENERGIA, CANSAÇO, FADIGA.
SINTOMAS COGNITIVOS: IDEIAS NEGATIVAS A RESPEITO DE SI MESMO, COMENTARIOS AUTODEPRECIATIVOS, DIFICULDADE DE RACIOCINIO, DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, INCAPACIDADE DE TOMAR DESCISÕES E PENSAMENTOS SUICIDAS.
SINTOMAS COMPORTAMENTAIS: DESLEIXO COM A HIGIENE, MUDANÇA NOS HÁBITOS DO SONO, INCAPACIDADE DE DESFRUTAR A VIDA COMO NORMALMENTE FAZIA.
SINTOMAS ESPIRITUAIS: DIFICULDADE DE RELACIONAR COM DEUS E DE ACREDITAR NA BONDADE DIVINA, DIFICULDADE DE ORAR, SENTIMENTO DE DESESPERO OU DE CULPA.
MOTIVOS DA DEPRESSÃO:
A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DA SAUDE MENTAL CONCORDA QUE UMA COMBINAÇÃO DE FATORES INTERNOS E EXTERNOS AFETA O ANIMO DA PESSOA. ALGUMAS INFLUÊNCIAS COMUNS DA DEPRESSÃO:
FATORES GENETICOS, BIOQUIMICOS E HORMONAIS
HISTORICO FAMILIAR DE DEPRESSÃO
TERMINO DE UM RELACIONAMENTO(MORTE OU ROMPIMENTO)
SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA E PERIGO
MUDAR DE CASA OU DA ESCOLA
PENSAMENTOS NEGATIVOS
ISOLAMENTO
QUANDO BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL
A DEPRESSÃO CLINICA É UMA DOENÇA DEBILITANTE QUE PODE AMEAÇAR A VIDA DE QUEM SOFRE COM ELA. É UM DOS PROBLEMAS DE SAUDE MENTAR MAIS COMUNS, MAS QUE GERALMENTE PASSA DESPERCEBIDO, PRINCIPALMENTE EM ADOLESCENTES. BUSQUE AJUDA DE UM CONSELHEIRO CRISTÃO, PSICOLOGO OU PSIQUIATRA QUANDO:
O JOVEM QUER FERIR A SI MESMO
SE A PESSOA EXPRESSA O DESEJO DE TIRAR A PROPRIA VIDA, BUSQUE AJUDA. LIGUE PARA A POLICIA PARA OBTER SOCORRO DE EMERGENCIA.
O JOVEM PODE REPRESENTAR PERIGO AS OUTRAS PESSOAS
SE A PESSOA EXPRESSA O DESEJO DE MACHUCAR OUTRA, LEVE A UM PROFISSIONAL DA AREA DE SAUDE MENTAL, E AVISEA A PESSOA QUE O JOVEM PLANEJAVA FERIR.
O JOVEM NAO CONSEGUE REALIZAR AS TAREFA DIÁRIAS
SE A PESSOA É INCAPAZ DE SAI DA CAMA, SE ALIMENTAR E REALIZAR A PROPRIA HIGIENE, BUSQUE AJUDA
CUIDADOS
VOCÊ PODE SE UNIR AO JOVEM, PLANEJAR E EXECUTAR ATIVIDADE QUE O AJUDARÃO A TRILHAR O CAMINHO EM BUSCA DA CURA. NO ENTANTO, ISSO DEVE SER ABORDADO COM CAUTELA, PORQUE É DIFICIL PARA A PESSOA DEPRIMIDA COMPREENDER O QUANTO ESSA DOENÇA É DEBILITANTE. PARA OS DEPRIMIDOS, PODE SER DIFICIL REUNIR ENERGIA PARA TAREFAS MUITOS SIMPLES E FACEIS PARA PESSOAS SADIAS - ATÉ MESMO DAR UM TELEFONEMA PARA UM AMIGO OU SAIR PARA UMA CAMINHADA, PODE PARECER IMPOSSIVEL.
O QUE NÃO DIZER
VOCÊ VAI SAIR DESSA
PENSE POSITIVO
NÃO FIQUE TÃO TRISTE. AS COISAS NÃO SÃO TÃO RUINS COMO PARECEM
O QUE DIZER
VAMOS DAR UM PASSEIO
VOCÊ PODE CONTAR COMIGO
COMO POSSO ORAR POR VOCÊ?
RECURSOS ADICIONAIS
INTERNET
WWW.MENTALHELP.COM/DEPRESSÃO.HTM
WWW.CPPC.ORG.BR/
(CORPO DE PSICOLOGOS E PSIQUIATRAS CRISTÃOS)
FONTE: MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS PARA O MINISTERIO DE JOVENS E ADOLESCENTES
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO
Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.
Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um
homem e uma mulher.
Anotar na figura:
Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.
Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua
vida.
Diante da cabeça: 3 idéias das quais não abre mão.
Diante do coração: 3 grandes amores.
Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.
Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.
Colocar em plenário
- Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?
- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?
- Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?
- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo?
Por que?
Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um
homem e uma mulher.
Anotar na figura:
Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.
Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua
vida.
Diante da cabeça: 3 idéias das quais não abre mão.
Diante do coração: 3 grandes amores.
Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.
Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.
Colocar em plenário
- Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?
- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?
- Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?
- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo?
Por que?
VARINHAS QUE NÃO QUEBRAM
Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)
Utilidade pastoral: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência
às pessoas.
1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco
mais difícil).
3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir,
poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
Utilidade pastoral: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência
às pessoas.
1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco
mais difícil).
3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir,
poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
DINAMICA - CAIXA DE CORREIO - PARA SER UTILIZADOS NOS GRUPOS DE ADOLESCENTE, JOVENS E ADULTOS
ESSA DINAMICA PODE SER UTILIZADA QUANDO O GRUPO ESTÁ PASSANDOS POR ALGUNS PROBLEMAS
Uma caixa de sapatos com uma abertura, que será a caixa de correio. Os IRMÃOS são
trabalhados para que escrevam suas queixas e seus problemas REFERENTE AO GRUPO e depositem, anonimamente,na caixa de correio. Periodicamente o LIDER abre a caixa de correio e lê as queixas e
os problemas apresentados, colocando em debate eventuais propostas para solucioná-los. É
importante que a atividade se desvie de queixas de natureza material para as de natureza
emocional, propiciando um clima de mais agudo auto e mútuo conhecimento e para uma
aberta discussão sobre problemas que envolvem as relações interpessoais entre os IRMÃOS
e, eventualmente, seus LIDERES E LIDERADOS.
OBS: O LIDER DEVE SER SÁBIO E CONHECEDOR DA PALAVRA. PODENDO UTILIZAR ALGUNS VERSICULOS PARA HAVER CRESCIMENTO ESPIRITUAL DO GRUPO QUANTO A QUESTÃO A SER RESOLVIDA. EX: FOFOCA (LINGUA), MALEDICENCIA,CONTENDA ETC.
Uma caixa de sapatos com uma abertura, que será a caixa de correio. Os IRMÃOS são
trabalhados para que escrevam suas queixas e seus problemas REFERENTE AO GRUPO e depositem, anonimamente,na caixa de correio. Periodicamente o LIDER abre a caixa de correio e lê as queixas e
os problemas apresentados, colocando em debate eventuais propostas para solucioná-los. É
importante que a atividade se desvie de queixas de natureza material para as de natureza
emocional, propiciando um clima de mais agudo auto e mútuo conhecimento e para uma
aberta discussão sobre problemas que envolvem as relações interpessoais entre os IRMÃOS
e, eventualmente, seus LIDERES E LIDERADOS.
OBS: O LIDER DEVE SER SÁBIO E CONHECEDOR DA PALAVRA. PODENDO UTILIZAR ALGUNS VERSICULOS PARA HAVER CRESCIMENTO ESPIRITUAL DO GRUPO QUANTO A QUESTÃO A SER RESOLVIDA. EX: FOFOCA (LINGUA), MALEDICENCIA,CONTENDA ETC.
Dinâmica: CONFIANÇA EM EQUIPE
Objetivo: Essa dinâmica tem como objetivo motivar a confiança em equipe.
Materiais: espaço aberto
Procedimento: Formam-se duplas e um fecha os olhos e se deixa ser guiado pelo o outro,
que deve estar com os olhos abertos, depois o papel se inverte. Pode ser colocado uma música
de fundo.
Materiais: espaço aberto
Procedimento: Formam-se duplas e um fecha os olhos e se deixa ser guiado pelo o outro,
que deve estar com os olhos abertos, depois o papel se inverte. Pode ser colocado uma música
de fundo.
Dinâmica: "dança da cadeira cooperativa"
Objetivo: essa dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem
sobre cooperação entre o grupo.
Materiais: 1 cadeira
Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira (mesmo procedimento), só que
em ao invés dos que ficarem sem se sentar saírem, terão que se sentar no colo do amigo,
de modo que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira
todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro.
sobre cooperação entre o grupo.
Materiais: 1 cadeira
Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira (mesmo procedimento), só que
em ao invés dos que ficarem sem se sentar saírem, terão que se sentar no colo do amigo,
de modo que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira
todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro.
CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS - RECICLAVÉIS
MARACA
Material Necessário:
Caixas de papelão cilíndricas;
Fita adesiva;
Dois bastões;
Tinta plástica;
Grãos de cereais ou pedrinhas.
Como Fazer:
1. Coloque grãos de cereais ou pedrinhas nas caixas.
2. Coloque a tampa e prenda com fita adesiva.
3. Faça um buraco no centro das tampas e do fundo das caixas e enfie por eles um bastão.
4. Prenda os bastões às caixas com fita adesiva para não escorregar. Nas extremidades dos dois bastões, coloque uma borda (tufo redondo composto de fitas).
5. Pinte suas maracas com tinta plástica. Elas certamente vão ficar muito bonitas e quando você começar a tocá-las, gostará ainda mais do som suave e agradável.
Guizo
Material Necessário:
Tampinhas metálicas de garrafa;
Arame;
Pedaço de pau de vassoura.
Como Fazer:
1. Furar várias tampinhas, com cuidado, e enfiá-las em arame.
2. Pregá-las na extremidade de um pau de vassoura de mais ou menos 20 cm.
3. Decore a seu gosto. O som é muito vivo e vibrante.
Chocalho
Material Necessário:
Copos plásticos de iogurte;
Fita adesiva;
Fitas coloridas;
Papel espelho ou camurça colorida;
Cola e tesoura;
Cereais em grãos.
Como Fazer:
1. Você poderá utilizar dois copos plásticos ou um só, desses de iogurte. Coloque dentro um ou dois tipos de cereais, milho e arroz ou arroz e feijão, etc.
2. Fechar os copos com fita adesiva.
3. Enfeite, pintando ou colando papéis, a seu gosto.
Material Necessário:
Caixas de papelão cilíndricas;
Fita adesiva;
Dois bastões;
Tinta plástica;
Grãos de cereais ou pedrinhas.
Como Fazer:
1. Coloque grãos de cereais ou pedrinhas nas caixas.
2. Coloque a tampa e prenda com fita adesiva.
3. Faça um buraco no centro das tampas e do fundo das caixas e enfie por eles um bastão.
4. Prenda os bastões às caixas com fita adesiva para não escorregar. Nas extremidades dos dois bastões, coloque uma borda (tufo redondo composto de fitas).
5. Pinte suas maracas com tinta plástica. Elas certamente vão ficar muito bonitas e quando você começar a tocá-las, gostará ainda mais do som suave e agradável.
Guizo
Material Necessário:
Tampinhas metálicas de garrafa;
Arame;
Pedaço de pau de vassoura.
Como Fazer:
1. Furar várias tampinhas, com cuidado, e enfiá-las em arame.
2. Pregá-las na extremidade de um pau de vassoura de mais ou menos 20 cm.
3. Decore a seu gosto. O som é muito vivo e vibrante.
Chocalho
Material Necessário:
Copos plásticos de iogurte;
Fita adesiva;
Fitas coloridas;
Papel espelho ou camurça colorida;
Cola e tesoura;
Cereais em grãos.
Como Fazer:
1. Você poderá utilizar dois copos plásticos ou um só, desses de iogurte. Coloque dentro um ou dois tipos de cereais, milho e arroz ou arroz e feijão, etc.
2. Fechar os copos com fita adesiva.
3. Enfeite, pintando ou colando papéis, a seu gosto.
CRIATIVIDADE
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6
Criatividade é a capacidade para formular idéias novas e originais ou é a capacidade de criar algo novo ou original. Todo professor deseja ser criativo, mas para os professores de Escolinha Bíblica, qual seriam as fontes de criatividade?
1. Deus é a primeira e principal fonte
Deus é a fonte de tudo que é bom (Tiago 1: 17). Quando Deus criou todas as coisas afirmou que tudo era bom. Além disso, Deus é a fonte da sabedoria.
A Bíblia nos ensina a buscar, com fé, a sabedoria que vem do alto, para poder realizar a obra de Deus (Tiago 1: 3-5).
Deus é quem nos capacita com a Sua graça para que sejamos verdadeiros instrumentos nas Suas mãos (1 Coríntios 15: 10; 2 Coríntios 3: 5 e Efésios 3: 7,8).
Ensinar é muito mais que o tempo passado na sala de aula. Ensinar é vida, e essa vida somente é adquirida andando com Deus.
Assim, não é possível ensinar a Palavra de Deus quando não existe prazer na Lei do Senhor e não se medita nela de dia e de noite, conforme está escrito nos salmos de número um. Não é possível falar sobre oração se não se tem uma vida de oração. O professor precisa viver o que fala e falar o que vive. O aperfeiçoamento do dom acontece com a prática. Errar também faz parte do treinamento, mas com persistência é possível alcançar o alvo.
2. A Bíblia é outra fonte inesgotável de criatividade
É impossível planejar qualquer aula sem a Bíblia. Ela deve ser sempre a principal fonte de consulta e instrumento de trabalho.
As histórias da Bíblia são as melhores ilustrações que um professor pode utilizar nas aulas. Apesar da existência de inúmeros recursos, é evidente que a Bíblia é o melhor deles e é insubstituível. O que os alunos querem e precisam ouvir é a Palavra de Deus. Esta é a missão do professor: Ensinar a Palavra de Deus.
Tudo na Bíblia tem uma aplicação prática para a nossa vida. Está escrito que tudo o que foi escrito, o foi para o nosso ensino."Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança." Romanos 15: 4
Devemos, portanto, imitar os bons exemplos que temos na Bíblia, e evitar os erros daqueles que erraram antes de nós. Portanto, a leitura da Bíblia Sagrada deve ser prioridade do professor.
3. A literatura eclesiástica e secular
Os livros, certamente, são fontes de inspiração e criatividade, desde que sejam bons livros. Assim, leia muito, mas, principalmente, leia bons livros. É importante lembrar que o único livro que contém apenas a verdade é a Bíblia. Além dela, qualquer livro pode ser passível de desconfiança. Leia bons livros e deles retenha o que é bom, conforme a Palavra ensina. É, também, importante, sempre comparar o que se lê com o que está escrito nas Sagradas Escrituras.
4. A Natureza
A natureza é uma outra fonte de aperfeiçoamento da criatividade. Na natureza é possível ver a glória de Deus em Sua criação.
Contemple a perfeição de Deus manifestada na natureza e veja Sua Perfeita criatividade. Pense na diversidade das cores e das formas. A criação de Deus emana a criatividade do seu Criador.
Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Salmos 19:1
FONTE: Ministério Estudando a Bíblia http://estudandoabiblia.tripod.com
TATUÍ – SP
Criatividade é a capacidade para formular idéias novas e originais ou é a capacidade de criar algo novo ou original. Todo professor deseja ser criativo, mas para os professores de Escolinha Bíblica, qual seriam as fontes de criatividade?
1. Deus é a primeira e principal fonte
Deus é a fonte de tudo que é bom (Tiago 1: 17). Quando Deus criou todas as coisas afirmou que tudo era bom. Além disso, Deus é a fonte da sabedoria.
A Bíblia nos ensina a buscar, com fé, a sabedoria que vem do alto, para poder realizar a obra de Deus (Tiago 1: 3-5).
Deus é quem nos capacita com a Sua graça para que sejamos verdadeiros instrumentos nas Suas mãos (1 Coríntios 15: 10; 2 Coríntios 3: 5 e Efésios 3: 7,8).
Ensinar é muito mais que o tempo passado na sala de aula. Ensinar é vida, e essa vida somente é adquirida andando com Deus.
Assim, não é possível ensinar a Palavra de Deus quando não existe prazer na Lei do Senhor e não se medita nela de dia e de noite, conforme está escrito nos salmos de número um. Não é possível falar sobre oração se não se tem uma vida de oração. O professor precisa viver o que fala e falar o que vive. O aperfeiçoamento do dom acontece com a prática. Errar também faz parte do treinamento, mas com persistência é possível alcançar o alvo.
2. A Bíblia é outra fonte inesgotável de criatividade
É impossível planejar qualquer aula sem a Bíblia. Ela deve ser sempre a principal fonte de consulta e instrumento de trabalho.
As histórias da Bíblia são as melhores ilustrações que um professor pode utilizar nas aulas. Apesar da existência de inúmeros recursos, é evidente que a Bíblia é o melhor deles e é insubstituível. O que os alunos querem e precisam ouvir é a Palavra de Deus. Esta é a missão do professor: Ensinar a Palavra de Deus.
Tudo na Bíblia tem uma aplicação prática para a nossa vida. Está escrito que tudo o que foi escrito, o foi para o nosso ensino."Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança." Romanos 15: 4
Devemos, portanto, imitar os bons exemplos que temos na Bíblia, e evitar os erros daqueles que erraram antes de nós. Portanto, a leitura da Bíblia Sagrada deve ser prioridade do professor.
3. A literatura eclesiástica e secular
Os livros, certamente, são fontes de inspiração e criatividade, desde que sejam bons livros. Assim, leia muito, mas, principalmente, leia bons livros. É importante lembrar que o único livro que contém apenas a verdade é a Bíblia. Além dela, qualquer livro pode ser passível de desconfiança. Leia bons livros e deles retenha o que é bom, conforme a Palavra ensina. É, também, importante, sempre comparar o que se lê com o que está escrito nas Sagradas Escrituras.
4. A Natureza
A natureza é uma outra fonte de aperfeiçoamento da criatividade. Na natureza é possível ver a glória de Deus em Sua criação.
Contemple a perfeição de Deus manifestada na natureza e veja Sua Perfeita criatividade. Pense na diversidade das cores e das formas. A criação de Deus emana a criatividade do seu Criador.
Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Salmos 19:1
FONTE: Ministério Estudando a Bíblia http://estudandoabiblia.tripod.com
TATUÍ – SP
JOGOS DAS VIRTUDES
Com todos sentados em círculo, o educador inicia uma introdução que deve fazer os participantes refletirem sobre o velho hábito de falar mal e reparar sempre nos defeitos dos outros, mesmo nos amigos e parentes: estamos sempre ressaltando o mau-humor da esposa, a avareza do pai, o egoísmo da irmã, a preguiça da namorada, a vaidade... enfim, quase sempre reparamos muito mais nos defeitos do que nas qualidades. Por uma questão de hábito os defeitos aparecem muito mais que as qualidades. Pois bem, nesse momento faremos um "exercício' para começar a mudar esse velho hábito, pois iremos falar apenas de VIRTUDES, e nunca de defeitos. Cada um recebe papel e caneta, onde anotará a principal virtude ("qualidade") que acha do companheiro sentado à sua direita, sem identificar a pessoa, apenas colocará a "qualidade", por exemplo: "honestidade" e não "honesto" / "simpatia" e não "simpática" / "coragem" e não "corajosa", e assim por diante. Os papéis serão dobrados, recolhidos e misturados. O educador então começa a ler as virtudes e os participantes tentarão identificar quem assume melhor aquelas características. O mais votado recebe o papel e guarda até o final do jogo. Detalhe: nessa hora aquele que escreveu não revela o que foi escrito. Quando todos os papéis forem distribuídos cada um deve dizer como se sentiu, sendo identificado por aquela característica: se concorda ou não que ela seja sua característica mais marcante. Aí sim o companheiro do lado revela o que escreveu dele e justifica. Após todos serem identificados, o educador ressalta a importância de nos habituarmos a enxergar as virtudes, aceitar defeitos e viver em harmonia com o mundo.
O PRINCIPIO DA LENTE (COMO LIDAR COM AS PESSOAS)
Se alguém pedisse que você colocasse no papel uma declaração
descrevendo a natureza humana e as pessoas, de forma geral, o
que você escreveria? (Pense um pouco antes de escrever). Você
descreveria sua filosofia como otimista, cética, empírica, imparcial
etc? O que sua filosofia pessoal diz sobre você, no que se
refere às outras pessoas?
Você descreveria sua atitude, em geral, como positiva ou negativa?
(Não fuja da resposta, alegando ser realista — escolha
uma das opções). Você encara sua atitude como um recurso
a seu favor ou uma desvantagem? O que poderia fazer para
aprimorar sua atitude?
Volte no tempo e pense em sua infância. Que experiências,
em especial, marcaram sua vida pessoal? Elas inspiraram você
a confiar nos outros ou desconfiar deles? De que forma essa
perspectiva da vida deu o tom de seus relacionamentos quando
se tornou adulto? Se os afetou negativamente, que experiências
positivas você pode buscar para criar uma nova história,
mais positiva?
Você concorda com a afirmação segundo a qual a diferença
entre quem você é hoje e quem será daqui a cinco anos está nas
pessoas com quem compartilhará seu tempo e nos livros que
lerá? Que outros fatores acredita que possam ser tão (ou mais)
importantes nesse processo?
Pense sobre as qualidades pessoais que gostaria de cultivar.
Liste-as. Agora crie um plano de crescimento para desenvolver
essas qualidades. Em primeiro lugar, dedique tempo
de sua agenda para estar com gente que possua as qualidades
que deseja. Depois, selecione um livro por mês
cuja leitura ajude em seu processo de crescimento pessoal.
FONTE: LIVRO VENCENDO COM AS PESSOAS
descrevendo a natureza humana e as pessoas, de forma geral, o
que você escreveria? (Pense um pouco antes de escrever). Você
descreveria sua filosofia como otimista, cética, empírica, imparcial
etc? O que sua filosofia pessoal diz sobre você, no que se
refere às outras pessoas?
Você descreveria sua atitude, em geral, como positiva ou negativa?
(Não fuja da resposta, alegando ser realista — escolha
uma das opções). Você encara sua atitude como um recurso
a seu favor ou uma desvantagem? O que poderia fazer para
aprimorar sua atitude?
Volte no tempo e pense em sua infância. Que experiências,
em especial, marcaram sua vida pessoal? Elas inspiraram você
a confiar nos outros ou desconfiar deles? De que forma essa
perspectiva da vida deu o tom de seus relacionamentos quando
se tornou adulto? Se os afetou negativamente, que experiências
positivas você pode buscar para criar uma nova história,
mais positiva?
Você concorda com a afirmação segundo a qual a diferença
entre quem você é hoje e quem será daqui a cinco anos está nas
pessoas com quem compartilhará seu tempo e nos livros que
lerá? Que outros fatores acredita que possam ser tão (ou mais)
importantes nesse processo?
Pense sobre as qualidades pessoais que gostaria de cultivar.
Liste-as. Agora crie um plano de crescimento para desenvolver
essas qualidades. Em primeiro lugar, dedique tempo
de sua agenda para estar com gente que possua as qualidades
que deseja. Depois, selecione um livro por mês
cuja leitura ajude em seu processo de crescimento pessoal.
FONTE: LIVRO VENCENDO COM AS PESSOAS
COMO NÃO ENTRAR EM DÍVIDAS
Nunca se comprometa com mais do que você ganha
Você nunca deve se comprometer com algo que visivelmente já percebe que não terá condições de quitar.
Quem gasta mais do que pode ficará com um saldo de dívida, isso é uma regra, não existe exceção.
Encare a realidade
Quando perguntamos a uma pessoa que está endividada quanto ela está devendo, geralmente não sabe de imediato o valor da dívida, isso acontece porque ela não quer pensar sobre o assunto, não gosta de calcular o que tem para pagar, foi justamente por isso que ela se endividou, por não fazer cálculos, elas querem voar bem alto e de olhos fechados, e ainda se questionam quando esbarram em uma montanha de dívidas. Infelizmente algumas pessoas têm dificuldades de encarar a realidade. Ganham um salário e vivem como se ganhassem dois, ganham mil por mês e fazem dívida no valor de dois mil, ganham dez mil e se empolgam querendogastar vinte mil. Isso é um pensamento mágico que de um dá para tirar dois e ainda sobra. Essas pessoas só sairão das dívidas quando acordarem para a realidade.
Não compre porque está barato.
Sempre existirão promoções, as técnicas de Marketing usam as seguintes frases: “não perca essa promoção, somente essa semana, imperdível, essa é a sua última oportunidade, vá agora mesmo, correndo... Somente essa semana...” Na outra semana, você ouve a mesma coisa, isso é estratégia para apressar as pessoas.
Você precisa comprar isso? Estava programado? Está com condições? Essa é a questão. Nunca compre só porque está em promoção.
Seja criativo
Se você não tem dinheiro para andar de carro, compre uma bicicleta, ou se não tem dinheiro para comprar uma bicicleta ande a pé, (lembre-se “caminhar faz bem para a saúde”)
Se você não tem dinheiro para comprar roupas novas, use as roupas que tem, leve-as para a tinturaria e ficarão novinhas em folha, ou se o dinheiro estiver tão curto e não der para pintar as roupas, decore-as, afinal tudo é moda, ou então use-as do jeito que estão. Quem sabe alguém sentirá no coração o desejo de lhe dar uma roupa nova.
Se você não tem dinheiro para comprar filé, compre ovos e faça um belo omelete, bem temperado e com um pouco de orégano fica uma delícia (e rende que é uma beleza).
A criatividade sempre surge quando a buscamos. Sempre existe um “jeitinho” para ir levando a vida sem precisar entrar em dívidas, espere até que o dinheiro chegue enquanto você batalha, e aí você poderá comprar o que precisa com alguns por cento de desconto e se pechinchar o preço ainda diminui (afinal, no mundo de pessoas endividadas quem tem dinheiro em mãos, tem o direito de escolher onde comprar, e a atenção toda especial dos vendedores).
Sonhamos com coisas belíssimas, com dinheiro em fartura e com tudo o que precisamos em mãos, mas enquanto o sonho não se realiza devemos viver a realidade. Quando você usa a criatividade para viver com o que tem, verá que as coisas não são tão ruins assim.
Se você não quer viver “atolado em dívidas”, precisará aprender a administrar o seu dinheiro, ou então, não tem jeito!
Economize
Economizar é sempre uma boa idéia,Você nunca se arrependerá por ter juntado algum dinheiro, você se arrependerá se não o fizer. É importante saber que acontecem imprevistos e surgem oportunidades. Tentar economizar depois que já gastou é como querer guardar um pedaço da pizza, depois de tê-la comido toda, é impossível.
Faça a diferença entre necessidade e desejo.
Não se empolgue quando tiver com muito dinheiro em mãos, evite o desperdício, até mesmo as pequenas moedas poderão ser benção na sua vida e na vida de outras pessoas (não se esqueça que é de “grão em grão que a galinha enche o papo”). E sempre que possível guarde um pouco, aconselho que guarde dez por cento todos os meses. Assim surgindo imprevistos ou oportunidades você não será pego de “calças curtas”.
Evite pequenas dívidas
Quando várias pequenas dívidas se encontram, forma uma grande dívida, aquilo que fazemos várias vezes torna-se um hábito. Desenvolva o hábito de comprar sempre à vista “com aquele dinheiro que você guardou”.
Não compre nada por influência de outros
O único que sabe o momento de comprar ou não é você. Não permita que outra pessoa dite a hora em que você deve comprar algo. Depois elas tiraram o corpinho de banda, e é você quem vai ter que pagar.
Não compre nada apressado
Sempre existe um lugar que oferece o melhor preço, pesquise para empregar bem o seu dinheiro.
A pressa nos faz esquecer dos detalhes, quando um avião cai, depois descobrem que o problema foi apenas “um detalhe”.
Não caia na tentação.
Tentação não é pecado, até Jesus foi tentado, mas ele venceu dando-nos o exemplo que também podemos vencer.
Os endividados são aqueles que sempre caem nas tentações.
1-Não caia na tentação de comprar o que não pode pagar.
2-Não caia na tentação de comprar o que precisa, contando com o ovo que ainda está na galinha.
3-Não caia na tentação de comprar porque outro comprou.
4-Não caia na tentação de emprestar o seu nome para outra pessoa comprar.
5-Não caia na tentação de tomar dinheiro emprestado para pagar dívidas.
6-Não caia na tentação de comprar porque está na promoção.
7-Não caia na tentação de comprar e não pagar.
8-Não caia na tentação de
emprestar o dinheiro que está
separado para pagar as contas.
9-Não caia na tentação de tocar no que é sagrado e comer as preciosas sementes.
Quando você nasceu não trouxe nada ao mundo, quando morrer nada levará, você apenas é um administrador dos bens de Deus aqui na terra.
O dízimo é o reconhecimento que tudo o que você tem vem de Deus. A oferta é um gesto de amor e fé, é uma semente para o seu futuro. Por mais endividado que você esteja, não deixe de devolver o dízimo do Senhor, nem de fazer ofertas com fé, isso não vai lhe atrapalhar de quitar as dívidas, pelo contrário, fará com que milagres financeiros aconteçam em sua vida acelerando o processo de libertação das dívidas.
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. (Malaquias 3:8-10)
Preze pelo bom nome Vale mais ter um bom nome do que
muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.
(Provérbios 22:1)
FONTE: LIVRO COMO SAIR DAS DIVIDAS DEFINITIVAMENTE. INSTITUTO AICRIST
Você nunca deve se comprometer com algo que visivelmente já percebe que não terá condições de quitar.
Quem gasta mais do que pode ficará com um saldo de dívida, isso é uma regra, não existe exceção.
Encare a realidade
Quando perguntamos a uma pessoa que está endividada quanto ela está devendo, geralmente não sabe de imediato o valor da dívida, isso acontece porque ela não quer pensar sobre o assunto, não gosta de calcular o que tem para pagar, foi justamente por isso que ela se endividou, por não fazer cálculos, elas querem voar bem alto e de olhos fechados, e ainda se questionam quando esbarram em uma montanha de dívidas. Infelizmente algumas pessoas têm dificuldades de encarar a realidade. Ganham um salário e vivem como se ganhassem dois, ganham mil por mês e fazem dívida no valor de dois mil, ganham dez mil e se empolgam querendogastar vinte mil. Isso é um pensamento mágico que de um dá para tirar dois e ainda sobra. Essas pessoas só sairão das dívidas quando acordarem para a realidade.
Não compre porque está barato.
Sempre existirão promoções, as técnicas de Marketing usam as seguintes frases: “não perca essa promoção, somente essa semana, imperdível, essa é a sua última oportunidade, vá agora mesmo, correndo... Somente essa semana...” Na outra semana, você ouve a mesma coisa, isso é estratégia para apressar as pessoas.
Você precisa comprar isso? Estava programado? Está com condições? Essa é a questão. Nunca compre só porque está em promoção.
Seja criativo
Se você não tem dinheiro para andar de carro, compre uma bicicleta, ou se não tem dinheiro para comprar uma bicicleta ande a pé, (lembre-se “caminhar faz bem para a saúde”)
Se você não tem dinheiro para comprar roupas novas, use as roupas que tem, leve-as para a tinturaria e ficarão novinhas em folha, ou se o dinheiro estiver tão curto e não der para pintar as roupas, decore-as, afinal tudo é moda, ou então use-as do jeito que estão. Quem sabe alguém sentirá no coração o desejo de lhe dar uma roupa nova.
Se você não tem dinheiro para comprar filé, compre ovos e faça um belo omelete, bem temperado e com um pouco de orégano fica uma delícia (e rende que é uma beleza).
A criatividade sempre surge quando a buscamos. Sempre existe um “jeitinho” para ir levando a vida sem precisar entrar em dívidas, espere até que o dinheiro chegue enquanto você batalha, e aí você poderá comprar o que precisa com alguns por cento de desconto e se pechinchar o preço ainda diminui (afinal, no mundo de pessoas endividadas quem tem dinheiro em mãos, tem o direito de escolher onde comprar, e a atenção toda especial dos vendedores).
Sonhamos com coisas belíssimas, com dinheiro em fartura e com tudo o que precisamos em mãos, mas enquanto o sonho não se realiza devemos viver a realidade. Quando você usa a criatividade para viver com o que tem, verá que as coisas não são tão ruins assim.
Se você não quer viver “atolado em dívidas”, precisará aprender a administrar o seu dinheiro, ou então, não tem jeito!
Economize
Economizar é sempre uma boa idéia,Você nunca se arrependerá por ter juntado algum dinheiro, você se arrependerá se não o fizer. É importante saber que acontecem imprevistos e surgem oportunidades. Tentar economizar depois que já gastou é como querer guardar um pedaço da pizza, depois de tê-la comido toda, é impossível.
Faça a diferença entre necessidade e desejo.
Não se empolgue quando tiver com muito dinheiro em mãos, evite o desperdício, até mesmo as pequenas moedas poderão ser benção na sua vida e na vida de outras pessoas (não se esqueça que é de “grão em grão que a galinha enche o papo”). E sempre que possível guarde um pouco, aconselho que guarde dez por cento todos os meses. Assim surgindo imprevistos ou oportunidades você não será pego de “calças curtas”.
Evite pequenas dívidas
Quando várias pequenas dívidas se encontram, forma uma grande dívida, aquilo que fazemos várias vezes torna-se um hábito. Desenvolva o hábito de comprar sempre à vista “com aquele dinheiro que você guardou”.
Não compre nada por influência de outros
O único que sabe o momento de comprar ou não é você. Não permita que outra pessoa dite a hora em que você deve comprar algo. Depois elas tiraram o corpinho de banda, e é você quem vai ter que pagar.
Não compre nada apressado
Sempre existe um lugar que oferece o melhor preço, pesquise para empregar bem o seu dinheiro.
A pressa nos faz esquecer dos detalhes, quando um avião cai, depois descobrem que o problema foi apenas “um detalhe”.
Não caia na tentação.
Tentação não é pecado, até Jesus foi tentado, mas ele venceu dando-nos o exemplo que também podemos vencer.
Os endividados são aqueles que sempre caem nas tentações.
1-Não caia na tentação de comprar o que não pode pagar.
2-Não caia na tentação de comprar o que precisa, contando com o ovo que ainda está na galinha.
3-Não caia na tentação de comprar porque outro comprou.
4-Não caia na tentação de emprestar o seu nome para outra pessoa comprar.
5-Não caia na tentação de tomar dinheiro emprestado para pagar dívidas.
6-Não caia na tentação de comprar porque está na promoção.
7-Não caia na tentação de comprar e não pagar.
8-Não caia na tentação de
emprestar o dinheiro que está
separado para pagar as contas.
9-Não caia na tentação de tocar no que é sagrado e comer as preciosas sementes.
Quando você nasceu não trouxe nada ao mundo, quando morrer nada levará, você apenas é um administrador dos bens de Deus aqui na terra.
O dízimo é o reconhecimento que tudo o que você tem vem de Deus. A oferta é um gesto de amor e fé, é uma semente para o seu futuro. Por mais endividado que você esteja, não deixe de devolver o dízimo do Senhor, nem de fazer ofertas com fé, isso não vai lhe atrapalhar de quitar as dívidas, pelo contrário, fará com que milagres financeiros aconteçam em sua vida acelerando o processo de libertação das dívidas.
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. (Malaquias 3:8-10)
Preze pelo bom nome Vale mais ter um bom nome do que
muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.
(Provérbios 22:1)
FONTE: LIVRO COMO SAIR DAS DIVIDAS DEFINITIVAMENTE. INSTITUTO AICRIST
Cinco passos que te ajudará a tomar decisões acertadas.
1º- Não tome decisões apressado.
A maioria dos nossos erros estão relacionados à pressa. Esperar às vezes é a melhor decisão.
Não tenha vergonha de dizer que precisa de mais tempo para pensar sobre o assunto.
2º-Não tome decisões quando estiver chateado, preocupado ou exausto.
Quando estamos chateados, preocupados ou muito cansados fazemos coisas pelas quais nos arrependemos depois.
3º- Não tome decisões que ferem sua consciência.
Quando ferimos a nossa consciência nos tornamos pessoas infelizes. Nossa consciência geralmente tem razão.
4º- Não tome a decisão mais fácil, tome a decisão correta.
O paliativo é uma ilusão e permite que a doença venha a desenvolver-se.
A solução para os problemas muitas vezes exige decisões que doem bastante, mas são como um “santo remédio” que sara definitivamente.
5º- Não tome decisões contrárias à Palavra de Deus.
Deus só pode ajudar a quem anda de acordo com Ele, antes de tomar qualquer decisão faça as seguintes perguntas:
“O que a Bíblia diz sobre o assunto?”.
“Em meu lugar, o que faria Jesus?”.
FONTE: LIVRO MUDANDO DE VIDA ATRAVÉS DAS DESCISÕES
A maioria dos nossos erros estão relacionados à pressa. Esperar às vezes é a melhor decisão.
Não tenha vergonha de dizer que precisa de mais tempo para pensar sobre o assunto.
2º-Não tome decisões quando estiver chateado, preocupado ou exausto.
Quando estamos chateados, preocupados ou muito cansados fazemos coisas pelas quais nos arrependemos depois.
3º- Não tome decisões que ferem sua consciência.
Quando ferimos a nossa consciência nos tornamos pessoas infelizes. Nossa consciência geralmente tem razão.
4º- Não tome a decisão mais fácil, tome a decisão correta.
O paliativo é uma ilusão e permite que a doença venha a desenvolver-se.
A solução para os problemas muitas vezes exige decisões que doem bastante, mas são como um “santo remédio” que sara definitivamente.
5º- Não tome decisões contrárias à Palavra de Deus.
Deus só pode ajudar a quem anda de acordo com Ele, antes de tomar qualquer decisão faça as seguintes perguntas:
“O que a Bíblia diz sobre o assunto?”.
“Em meu lugar, o que faria Jesus?”.
FONTE: LIVRO MUDANDO DE VIDA ATRAVÉS DAS DESCISÕES
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)