versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como fazer um fantoche de Caixa de Leite

Para fazer esse fantoche você vai precisar de caixas de leite longa vida, lã ou papel crepom, folha de papel pardo ou coloridas, cola, papel sulfite, fita crepe ou durex e tesoura.

Agora... mãos a obra!

1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral, conforme desenho.


2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura, conforme modelo.


3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel. E na parte interna, cole papel vermelho, conforme modelo.


4) Pronto? Ficou assim?

Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os. Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.


5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores de remédio ou puro-purê... ou fazer animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc.

6) Agora treine com o seu fantoche. As crianças gostam muito disso.


SITE: http://www.linolica.com.br/fantoche1.htm

COMO FAZER FANTOCHE

EXTRAIDO DO SITE

http://contarerecontarparaencantar.blogspot.com

FANTOCHE DE FELTRO
Corpo base
•Corte 2 vezes o molde ABAIXO em feltro para fazer o corpo base.

•Passe cola quente ou costure nas laterais, como mostra no tracejado do desenho, deixando as extremidades livres para o acesso da mão e dos dedos.


•Se quiser cole ou costure a roupa ou outros detalhes.•Se estiver fazendo um animal cole a bariguinha, rabo ou manchas.




cabeça
•Corte 2 vezes o molde da cabeça em feltro na cor do seu fantoche.
•Cole a parte de trás da cabeça na parte de trás do corpo base já pronto.
•Passe cola quente, como mostra no tracejado do desenho, para colar a outra parte da cabeça.



Acabamento final
•Corte 1 vez o molde em feltro ou emborrachado dos detalhes correspondente ao seu fantoche.
•Cole com cola quente.
•Recorte os olhos em emborrachado ou use olhos móveis e cole no fantoche.
•Complete, se necessário, com mais algum detalhe, dando seu toque pessoal.

FANTOCHES (PARA CRIANÇAS)

OS FANTOCHES FASCINAM AS CRIANÇAS! E TAMBEM OS ADULTOS! AS CRIANÇAS DE HOJE CONTINUAM TENDO A MESMA ATRAÇÃO PELOS FANTOCHES. PORQUE ENTÃO NÃO USÁ-LOS EM NOSSO MINISTERIO PARA ENSINAR A PALAVRA A ELAS? NAO QUERO USAR OS FANTOCHES APENAS PARA DIVERTIR AS CRIANÇAS, MAS PARA ATRAVES DELES, TORNAR MAIS CLARAS AS PRECIOSAS VERDADES DA BIBLIA

TIPOS DE FANTOCHES:

FANTOCHES DE DEDO
FANTOCHES DE MAO
FANTOCHES DE SUCATA
FANTOCHES DE LATAS
FANTOCHES DE PAPEL
FANTOCHE AMIGO
ETC.

PARA USAR O FANTOCHE, É MELHOR A PESSOA TER SENSO DE HUMOR, ASSIM COMO CRIATIVIDADE E PRINCIPALMENTE MUITO AMOR PELAS CRIANÇAS, PARA PODER SE COMUNICAR COM ELAS UM FANTOCHE PODE FAZER ALGUMAS COISAS COMO CANTAR COM AS CRIANÇAS, DAR AVISOS, DAR BOAS VINDAS, HOMENAGEAR OS ANIVERSARIANTES, E ATRAVES DA PEÇAS SE FOR O FANTOCHE AMIGO, APRESENTAR O PLANO DA SALVAÇÃO. DEVE-SE EVITAR USAR OS FANTOCHES PARA FALAR PALAVROES, XINGAR, FAZER PIADAS COM A BIBLIA OU COM VERDADE ESPIRITUAIS. A VOZ DE QUEM USA O FANTOCHE, É MUITO IMPORTANTE, POIS DARÁ VIDA AO BONECO, A VOZ SERÁ CONFORME A PERSONALIDADE QUE OS FANTOCHES TERÁ; OS MOVIMENTOS DEVEM SER BEM EXPLORADOS PARA HAVER UM CONTATO VISUAL DO FANTOCHE COM O PUBLICO; ASSIM COM A POSIÇÃO DO FANTOCHE NO PALCO, TENHA CUIDADO COM AS MÃOS DO FANTOCHE. PARA QUE O MINISTÉRIO COM FANTOCHE SEJAM UM SUCESSO.


USE A FORMULA: ORAÇÃO + TREINO = BOM TRABALHO

TELEJORNAL

OBJETIVOS: CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE JUNIORES E AVALIAR CONHECIMENTOS BIBLICOS E APRESENTAÇÕES.

ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER DESENVOLVIDA COM ANTECEDÊNCIA OS TEXTOS DEVERÃO SER CRIADOS BASEADOS EM CURIOSIDADES BIBLICAS, RECADOS E OBSERVAÇÕES FEITAS SOBRE COLEGAS E LIDERANÇA(PEGADINHAS) PARA QUE SEJA FEITO O TELEJORNAL. GRUPOS DEVERÃO SER ESCOLHIDOS NOS JUNIORES PARA FICAR RESPONSAVEL SOBRE UMA ÁREA DO TELEJORNAL, A APRESENTAÇÃO PODERÁ SER FEITA NAS REUNIÕES DO GRUPO. EQUIPE DE PRODUÇÃO: SERÁ RESPONSAVEL PELAS ROUPAS DOS JORNALISTAS, E PELO MATERIAL UTILIZADO NAS PROPAGANDAS, ASSIM COMO PELO CENÁRIO.

EQUIPE DE REDAÇÃO: VAI ESCREVER AS PEGADINHAS, INFORMAÇÕES, AVISOS, RECADOS E INFORMAÇÕES BIBLICAS QUE VÃO SER ENCENADAS.

EQUIPE DO COMERCIAL E ENTREVISTAS: ESSE GRUPO IRÁ CRIAR OS COMERCIAIS E ENTREVISTAS.

EQUIPE DA MUSICA: TEMA A TAREFA DE ESCOLHER A MUSICA DA ABERTURA E ENCERRAMENTO DO TELEJORNAL, ASSIM COMO AS DEMAIS MUSICAS QUE SÃO TOCADAS.


(MODELO)

TELEJORNAL DO GRUPO DE JUNIORES

INICIO DO TELEJORNAL COM A MUSICA
APRESENTAÇÃO DOS JORNALISTAS: SUPER BONDER E FRANJA BERNARDES.
APRESENTAÇÃO DAS NOTICIAS
COMERCIAL
APRESENTAÇÃO DA NOTICIAS
ENTREVISTA
PREVISÃO DO TEMPO
COMERCIAL
APRESENTAÇÃO DAS NOTICIAS
PALAVRA DO REPORTER DE RUA TONINO FERRARIA
PALAVRA DO COMENTARISTA JOELMIA BETINGA
ENCERRAMENTO DO TELEJORNAL COM MUSICA.

FESTIVAL DE LOUVOR

ATIVIDADE: PARA CRIANÇAS E JUNIORES

OBJETIVO: LOUVAR A DEUS ATRAVES DA MUSICA E REVELAR TALENTOS ENTRE AS CRIANÇAS NA AREA DE CANTO, INSTRUMENTAL E DE COMPOSIÇÃO

NUM FESTIVAL DE LOUVOR, A DIVULGAÇÃO DEVERÁ SER FEITA COM UMA ANTECEDENCIA MINIMA DE 3 MESES.
UMA COMISSÃO DE JURADOS DEVERÁ SER FORMADA, O ORGANIZADOR DO EVENTO TEM QUE PROVIDENCIAR, MEDALHAS E TROFÉUS, ASSIM COMO BRINDES PARA SEREM DISTRIBUIDOS COMO BRINQUEDOS.


FESTMUSICA

O ORGANIZADOR DA AS BOAS VINDAS A TODOS E FAZ A ORAÇÃO
APRESENTAÇÃO DOS JURADOS E DO FUNCIONAMENTO DO FESTIVAL
A PRIMEIRA PARTE DO FESTIVAL É FEITO COM A APRESENTAÇÃO DOS CANTORES MIRINS, SOLOS, DUPLAS,TRIOS, QUARTETOS E CONJUNTOS.
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE COREOGRAFIAS.
LOUVOR FEITO PELA IGREJA LOCAL ENQUANTO OS JURADOS FAZEM SUA ESCOLHA DOS PRIMEIROS TRẼS COLOCADOS, EM TODAS AS CATEGORIAS ASSIM COMO AS TORCIDAS MAIS ANIMADAS E NAS COREOGRAFIAS ALEM DOS PRIMEIROS COLOCADOS, TAMBEM OS GRUPOS QUE FORAM REVELAÇÃO, E O MAIS ORGANIZADO.
FINALIZA-SE O FESTMUSICA DANDO-SE AS PREMIAÇÕES.

CONTINUAÇÃO DA GINCANA

4@ SEMANA

ESTA ULTIMA SEMANA, A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA O MURAL DE FOTOS JA DEVE ESTAR NA IGREJA. POR SER A ULTIMA SEMANA, NÃO PRECISA PASSAR NENHUMA TAREFA, ASSIM ELES PODERÃO ENSAIAR PARA A APRESENTAÇÃO NO DOMINGO.

DOMINGO
14:30 AS 15:00 - LOUVOR
15:00 AS 16:00 - ENCERRAMENTO DA GINCANA

CADA EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR EM 10 MIN, SE PASSAR DO TEMPO PROPOSTO PERDERÁ PONTO

15:40 - PEDIR PARA CADA EQUIPE FAZER SEU GRITO DE GUERRA

NESSE MEIO TEMPO O JURI SOMA AS PONTUAÇÕES

16:00 RESULTADOS E AS PREMIAÇÕES

GINCANA - COMO FAZER

OBJETIVOS: ENSINAR OS JUNIORES ATRAVÉS DAS TAREFAS A SEREM HONESTOS NOS JOGOS, MOSTRAR A COMPETIVIDADE SAUDAVEL, ISTO É, SABER GANHAR E PERDER, SOCIALMENTE TODOS OS JUNIORES, ENSINÁ-LOS A SEREM UNIDOS E TER CONSCIÊNCIA DE DAR GRAÇAS A DEUS EM TUDO, APRENDER COISAS NOVAS POR MEIO DAS BRINCADEIRAS. (1 COR 10.31)
AS GINCANAS PODEM SER REALIZADAS CONFORME A REALIDADE DE CADA GRUPO. EX. TODO DOMINGO TEM QUE TRAZER UMA OU MAIS TAREFAS REALIZADA, O QUAL VALERÁ PONTO. NO FINAL DA GINCANA DEVERÁ TEM PREMIAÇÕES DE 1, 2 E 3 LUGAR, OS DEMAIS PARTICIPANTE DEVERÃO GANHAR UMA LEMBRANÇA SIMBOLICA.
EXEMPLO: (ESTA GINCANA SERÁ REALIZADA EM 4 DIAS)

HAVERÁ 4 EQUIPES CADA UM REPRESENTANDO UMA COR, CADA EQUIPE DEVERÁ TER UM LIDER

AS PRIMEIRAS TAREFAS:

ESCOLHER O NOME DA EQUIPE CONFORME A COR
CORRER ATRAS DE PARTICIPANTES
INVENTAR UM GRITO DE GUERRA
INVENTAR UM SIMBOLO PARA A EQUIPE

1. SEMANA
ORGANIZAR ESTA GINCANA

PROXIMO DOMINGO
14:30 AS 15:00 LOUVOR
15:00 AS 16:00 INICIO DA GINCANA

TESTE DE MEMORIA (PASSE OU REPASSE)
QUAL FOI A 4@ CANÇÃO QUE ENTOAMOS HOJE AO SENHOR?
QUE EVANGELHO MOSTRA JESUS COMO O FILHO DE DEUS?

PODERÃO SER FEITAS OUTRAS PERGUNTAS.

2. SEMANA
PEDIR AOS PARTICIPANTES PARA QUE DURANTE A SEMANA FIQUEM ATENTOS PARA AS PROXIMAS TAREFAS QUE SERÁ DITO NA RÁDIO OU, SE NÃO ESTIVER FORA DA REALIDADE, FAZER UM ANUNCIO NO JORNAL DE SUA CIDADE, CASO NÃO FOR POSSIVEL NENHUMA DAS OPÇÕES COLOCAR UM AVISO BEM DECORADO NO MURAL DE SUA IGREJA.

AS TAREFA SÃO ESTAS:
LEVAR ALIMENTOS NAO PERECIVEIS
TRAZER LATINHAS DE REFRIGERANTES OU GARRAFAS DE PLASTICOS
FAZER UM MURAL DE FOTOS ANTIGAS E RECENTES DE FAMILIAS E DO PROPRIO PARTICIPANTES DAS EQUIPES (QUANTO MAIS FOTOS MAIS PONTOS VALERÁ)OBS: ESTE MURAL PODE SER EXPOSTA NA 3@ SEMANA DA GINCANA
TRAZER DVD E LIVROS SE HOUVER BIBLIOTECA NA IGREJA
PROXIMO DOMINGO
14:30 - 15:00 LOUVOR
15:00 - 16:00 INICIO DA GINCANA
SE QUISERES ADAPTAR O SHOW DO CRISTÃO SERÁ MUITO PRODUTIVO, FAÇA PERGUNTAS BIBLICAS E GERAIS. AVISAR AOS PARTICIPANTES QUE NA ULTIMA SEMANA AS EQUIPES DEVERÃO FAZER UMA APRESENTAÇÃO EM 5 MIN(TEATRO OU COREOGRAFIA)

3@SEMANA
DURANTE ESTA SEMANA MANDAR UMA CORRESPONDENCIA PARA OS LIDERES DA EQUIPE.

CARTA MODELO
"CARO LIDER'
PEDIMOS QUE DURANTE ESTA SEMANA, ORGANIZE SUA EQUIPE PARA QUE NESSE DOMINGO(___/____/___)
LEVE OS SEGUINTES MATERIAIS PARA AS PROXIMAS TAREFAS:

EXEMPLO:

EQUIPE VERMELHA
4 SACOS GRANDE DE PANO

EQUIPE AMARELA
10 OVOS COZIDOS

EQUIPE AZUL
10 OVOS COZIDOS

EQUIPE LILAS
30 COLHERES


ATENCIOSAMENTE

_____________________________________________
LIDER DO GRUPO DE JUNIORES


PROXIMO DOMINGO
14:30 AS 15:00 - LOUVOR
15:00 AS 16:00 - INICIO DA GINCANA
FAZER CORRIDA DE SACO, CORRIDA DO OVO E OUTRAS BRINCADEIRAS

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OUTROS JOGOS PARA IMPRIMIR DE ACORDO COM O TEMA

COMO JOGAR
Dê as peças do jogo os alunos (de outros jogos ou apenas moedas ou doces ou outros enfeites). Coloque todas as peças no início. Peça a cada aluno rolar um dado e avançar o número de espaços que rolar. . Se eles pousam em um número positivo, que se movem muitos espaços para a frente também. Se eles pousam em um número negativo, movem-se que muitos espaços atrás. Quando eles aterrissam em um símbolo, você perguntar-lhes uma pergunta na categoria correspondente em causa a lição. O primeiro para acabar com vitórias.
Se eu tiver uma única criança na sala de aula, eu passo um pedaço tão bem, mas a criança começa a responder todas as perguntas. g. Como você pode ver, esta é sobretudo uma forma de rever a lição com os estudantes enquanto eles pensam que estão jogando. É também uma forma de me certificar de que explicou os conceitos que os alunos pudessem entender. Utilizando diferentes tipos de perguntas ajuda os alunos que aprendem melhor através de métodos não-padrão de aprendizagem (por exemplo, através do movimento ou emoção).

A CRIAÇÃO

JOSÉ

EXODO

AS TRIBOS DE JUDA

MOISES

SADRAQUE, MESAQUE E ABDNEGO

JESUS


OBS. OS OUTROS DESENHOS QUE HÁ NOS QUADRADINHOS VAI DA CRIAÇÃO DE CADA IRMÃ OU IRMÃO.

FAZER DIVERSOS TIPOS DE PERGUNTAS SOBRE O TEMAS (CONHECIMENTOS, SE OCORRESSE COM A CRIANÇA QUAL SERIA A SUA REAÇÃO), BRINCADEIRAS. ETC.

PERSONAGENS BIBLICOS REF. AO SAL DA TERRA

APÓS A APRESENTAÇÃO DE CADA GRUPO, O LIDER TOMA A PALAVRA E TRAZ PARA OS PARTICIPANTES, NOMES DE PERSONAGENS BIBLICOS LIGADOS A BOM E MAUS TESTEMUNHOS.

1) PAULO X JONAS - OS DOIS EM NAVIOS. UM SE ESCONDE, O OUTRO LIDEROU O GRUPO EM NOME DE JESUS. JONAS OROU PARA MORRER. PAULO OROU, E GARANTIU QUE NINGUEM PERECERIA.

2) JOSÉ X BALAÃO - UM FOI ASSEDIADO POR UMA BELA MULHER E CASTIGADO INJUSTAMENTE. O OUTRO ASSEDIADO POR UM REI E CAIU NO PECADO DA COBIÇA. QUERIA FAZER O MAL, EM NOME DO BEM.

3) ELIZEU E GEAZI - GEAZI DEU UM PESSIMO TESTEMUNHO AO OFICIAL SIRIO NAAMÂ. ACABOU ADIQUIRINDO A LEPRA QUE ERA DESTE.

4)SADRAQUE, MESAQUE E ABEDENEGO - QUE EXCELENTE TESTEMUNHO. PREFERIRIAM MORRER QUE SE ENCURVAR PERANTE A ESTATUA DE NABUDONOZOR. QUAIS SÃO AS ESTATUAS MODERNAS? QUEM NOS ESTÁ OBRIGANDO A ADORÁ-LAS?

5) ABRAÃO E SARA - ABRAÃO MENTE DIZENDO QUE SARA É SUA IRMÃ. O REI PAGÃO QUASE COMETE ADULTERIO. CHAMA ABRAÃO E DEVOLVE SUA ESPOSA. QUE PESSIMO TESTEMUNHO PARA ALGUEM CHAMADO POR DEUS. CONCLUSÃO: O SAL PODE MUDAR DE SABOR? ORA É INSIPIDO ORA É SABOROSO?

6) ANANIAS X SAFIRA - PROMETERAM, POQUE PROMETERAM. DEPOIS, SE ARREPENDERAM. QUE TESTEMUNHO! SAL INSIPIDO MERECE SER DESTRUIDO DE MANEIRA FULMINANTE? TAO SUMARIA?

7) LÓ E SUA FAMILIA - PESSIMO TESTEMUNHO! NAO PERECERAM NO FOGO POR MISERICORDIA DE DEUS. ELE ENVIOU SEUS ANJOS PARA ARRANCÁ-LO A FORÇA DE SODOMA. A MULHER DE LÓ QUE NUNCA FORA SAL DA TERRA, SE TRANSFORMA EM UMA ESTATUA DE SAL. UM TESTEMUNHO POSTUMO. COM INFLUENCIA SOBRE O JUNGAMENTO DE DEUS E O LIMITE DE SUA PACIENCIA.

PENSE NISSO: E DISSE LÓ: MELHOR SAL QUE MAL ACOMPANHADO.

SALMO 23

ESCREVA VARIAS VEZES AS PALAVRAS DO SALMO 23.1. PONHA CADA PALAVRA EM UMA FOLHA DE PAPEL CARTÃO 20CMX15CM. FAÇA 5 CARTOES PARA "O" , 5 CARTOES PARA O "SENHOR", 5 CARTOES PARA "É", 5 CARTÕES PARA "MEU" E 5 CARTOES PARA "PASTOR". MISTURE TUDO E FAÇA UM MONTE DE CARTÕES NO CENTRO DA SALA. AO SINAL TODOS OS ALUNOS VOARÃO PARA OS CARTOES TENTANDO MONTAR A FRASE: " O SENHOR É MEU PASTOR". FAÇA 5 CARTOES DE CADA SE O SEU NUMERO DE ALUNOS NÃO PASSA DE 10 A 12 CRIANÇAS. AUMENTE O NUMERO DOS CARTÕES NA MESMA PROPORÇÃO DA QUANTIDADE DE ALUNOS PARTIPANTES.

LAZARO, SAI PARA FORA

UM ALUNO (QUE NINGUEM SABEM QUEM É - PODE SER UM COOPERADOR ADULTO OU JOVEM) SERÁ VESTIDO COM UM LENÇOL. AS CRIANÇAS TENTARÃO DESCOBRIR QUEM É. CONSIGA UMA CAIXA DE PAPELÃO QUE SERVE PARA EMBALAR GELADEIRAS PARA FAZER O SEPULCRO DE LÁZARO. AO SINAL, TODAS AS CRIANÇAS GRITARÃO: "LAZARO, SAI PARA FORA". LAZARO SAI VESTIDO NUM LENÇOL. SEM RETIRAR O LENÇOL TODAS AS CRIANÇAS FICARAM EM VOLTA DE LAZARO PARA DESCOBRIR QUEM ESTÁ POR DETRAS DO LENÇOL. PODERÃO APALPAR, BELISCAR, TENTAR FAZER "LAZARO" FALAR. MAS NINGUEM PODERÁ RETIRAR O LENÇOL. GANHARÁ O JOGO, QUEM DESCOBRIR QUEM É O PERSONAGEM SOB O LENÇOL.

CORAL DE LOUCOS

O PROFESSOR ORGANIZARÁ O GRUPO EM FORMA DE CORAL. TODAS AS CRIANÇAS SENTADAS AO CHÃO. CINCO MUSICAS DIFERENTES SERÃO CANTADAS AO MESMO TEMPO. UMA PARTE DAS CRIANÇAS CANTARÃO TAL MUSICA, OUTRA ALA TAL MUSICA E ASSIM POR DIANTE. AO SINAL TODOS COMEÇAM A CANTAR AO MESMO TEMPO. QUEM RIR OU NÃO CONSEGUIR CANTAR VAI SAINDO DO GRUPO E PAGANDO PRENDAS.

PAGAMENTO DE PRENDAS

UMA DAS PRIMEIRAS TECNICAS QUE O LIDER DEVE DOMINAR É A PREMIAÇÃO E A REMUNERAÇÃO-CASTIGO QUE DEVE SER APLICADOS AOS PEQUENOS. EIS ALGUMAS SUGESTÕES DE CASTIGOS EM FORMA DE PRENDAS OU EXIGENCIAS EXTRAIDAS DO LIVRO "RECREAÇÃO - DE N. PITHAN E SILVA :

1. RECITAR UMA POESIA
2. CANTAR UM SOLO
3. SENTAR-SE NO CHÃO E LEVANTAR-SE SEM APOIAR-SE COM AS MÃOS
4. PENDURAR UMA ALIANÇA NUM BARBANTE E FAZER COM QUE PESSOA ENFIE UM LAPIS ATRAVES DELA, TENDO VENDAS NOS OLHOS.
5. COLOCAR A PESSOA COMO SE FOSSE UMA ESTATUA, SENDO PERMITIDO A TODOS OS PARTICIPANTES ALTERAR A POSIÇÃO DA ESTÁTUA A SEU MODO.
6. IMITAR TRES BICHOS DETERMINADOS SEM RIR.
7. MARCAR COMPASSO COM A MAO ESQUERDA E COM A DIREITA, ESCREVER OS MESMO TEMPO UMA FRASE
8. COM A PONTA DO PÉ ESQUERDO, FAZER CIRCULOS NO CHÃO E AO MESMO TEMPO ASSINAR O NOME COM A MÃO DIREITA.
9. COM OS OLHOS TAPADOS, ADIVINHAR QUEM SUSPIROU
10. RESPONDER TRES PERGUNTAS, SEM CONHECE-LAS ANTES, SO PODENDO RESPONDER SIM OU NAO
11. DIZER DE TRAS PARA DIANTE OS MESES DO ANO.
12. DIZER DE TRAS PARA DIANTE O ALFABETO.
13)DIZER UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A UM MENINO OU MENINA PRESENTE.
14. COMPARAR TODOS OS PARTICIPANTES A UM LEGUME OU UMA FLOR E DIZER PORQUEÊ.
15. CONTAR UMA HISTORIA EM QUE ENTRE 5 PALAVRAS DADA PELO LIDER.
16. FORMAR UMA FRACE COM 10 PALAVRAS SEM UTILIZAR A LETRA E
17 SER OBRIGADO A BOCEJAR ATE QUE CONSIGA ALGUEM QUE O FAÇA
18. FICAR NUM PÉ SÓ, SEGURAR COM AS DUAS MÃO O OUTRO E, NESSA POSIÇÃO, FAZER A VOLTA DA MESA.
19. PENDURAR UMA MAÇA E PROCURAR MORDÊ-LA, TIRANDO-LHE UM PEDAÇO SEM SEGURÁ-LA
20. FICAR 5 MINUTOS COM OS BRAÇOS ESTICADOS, SEM APOIÁ-LOS

ESTUDOS BIBLICOS - COMO SERÁ A VOLTA DE JESUS?

1. JESUS VOLTARÁ OUTRA VEZ? JOÃO 14.3
R: SIM

2.COMO SERÁ ESTA VINDA DE JESUS? MATEUS 16.27
R. VOLTARÁ EM GLORIA E MAJESTADE

3. QUANTAS PESSOAS VERÃO JESUS VOLTAR? APOC. 1.7
R. TODAS PESSOAS VERÃO JESUS VOLTAR

4. PARA QUE JESUS VOLTARÁ OUTRA VEZ? JOÃO 14.2
R. PARA LEVAR-NOS COM ELE PARA O CÉU.

5. QUE FATO IMPORTANTE ACONTECERÁ QUANDO JESUS VOLTAR? I TESSAL. 4:16
R. AS PESSOAS QUE MORRERAM FIEIS A JESUS, IRÃO RESSUSCITAR.

6. QUE COISAS MARAVILHOSA ACONTECERÁ COM OS QUE JA ESTIVEREM VIVOS ESPERANDO O SENHOR? I CORINTIOS 15.51-53
R. SERÃO TRANSFORMADOS, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS.

7. QUE ACONTECERÁ AOS QUE NÃO ESTIVEREM PREPARADOS? MATEUS 25.41
R. JESUS OS APARTARÁ E OS LANÇARÁ NO LADO DE FOGO

8. QUE DEVEMOS FAZER ENQUANTO JESUS NÃO VEM? MATEUS 24.42
R. VIGIAR. ESTAR PREPARADOS

9. COMO ESTARÁ O MUNDO, DE UM MODO GERAL, QUANDO JESUS VOLTAR? MATEUS 24.37-39
R: COMENDO, BEBENDO, CASANDO-SE....

10) POR QUE MUITAS PESSOAS NÃO ESTARÃO PREPARADAS, ESPERANDO O SENHOR NO DIA DA SUA VINDA? MATEUS 24.48-51
R. PORQUE ACHAM QUE AINDA É CEDO. QUE O SENHOR VIRÁ MUITO MAIS TARDE.

ESTUDO BIBLICOS - A BIBLIA

1. O QUE É A BIBLIA? JOÃO 17:17

R: É A PALAVRA DE DEUS E CONTÉM A VERDADE

2. COMO É CHAMADA A BIBLIA? MATEUS 21:42

R: ESCRITURAS.

3. COMO FORAM DADAS AS ESCRITURAS? II TIM. 3.16
R: DEUS INSPIROU OS HOMENS PARA ESCREVÊ-LAS

4. PARA QUE FORAM ESCRITAS AS ESCRITURAS? ROM. 15.4
R: PARA O NOSSO ENSINO

5. QUAL A VANTAGEM EM TERMOS A BIBLIA? II TIM. 3.16
R: PARA NOS ENSINAR, CORRIGIR, INSTRUIR

6. A QUE É COMPARADA A BIBLIA? SALMO 119:105
R: LAMPADA E LUZ PARA NOS GUIAR NO CAMINHO CERTO

7. POR QUANTO TEMPO A BIBLIA TERÁ TODO ESTE VALOR? ISAIAS 40.8
R: ETERNAMENTE, PARA SEMPRE

8. QUE DEVEMOS FAZER ENTÃO COM A BIBLIA? ISAIAS 34.16
R: BUSCAR, LER, ESTUDAR

9. QUE POVO FOI ELOGIADO POR GOSTAR DE ESTUDAR A BIBLIA? ATOS 17.11
R: OS BEREANOS

10. QUE COISA MARAVILHOSA ACONTECE QUANDO ALGUEM ESTUDA A BIBLIA? LUCAS 24:45
R: O ENTENDIMENTO SE ABRE. A MENTE SE ABRE E ENTENDE AS COISAS DE DEUS.

OS DOZES APOSTOLOS

TEXTO BIBLICO: MATEUS 10

TEMA: COMO ESTÁ SEU CARÁTER?

SUMARIO: ONZE APOSTOLOS ESTARÃO SENTADOS EM CIRCULOS, E JUDAS SENTADO AO MEIO. JUDAS, O ISOLADO, QUER TER COMPANHIA, QUER TER VIZINHO, MAS NINGEUM O QUER POR PERTO POIS É UM MAL CARATER.

PREPARO: VOCE VAI PRECISAR DOZE PARTICIPANTES. PONHA UM CRACHÁ EM CADA UM DELES COM O NOME DE CADA DISCIPULO DE JESUS . SORTEIE UM PARA SER O JUDAS.

JOGANDO: PONHA OS ONZE APOSTOLOS SENTADOS EM SUAS CADEIRAS FORMANDO UM CIRCULO. PONHA JUDAS NUMA CADEIRA NO CENTRO DO CIRCULO.
JUDAS ENTÃO SE DIRIGIRÁ PARA ALGUM DOS APOSTOLOS E PERGUNTARÁ:
-VOCE GOSTA DO SEU VIZINHO.

SE A RESPOSTA FOR SIM, TODOS OS DISCIPULOS DEVERÃO TROCA DE LUGAR. E JUDAS FICARÁ SOMENTE OLHANDO.

ENTRETANTO, SE A RESPOSTA FOR NÃO. JUDAS PERGUNTARÁ:
ENTÃO QUEM QUE VOCE GOSTARIA DE TER COMO SEUS VIZINHOS. A PESSOA ESCOLHERÁ DOIS NOVOS VIZINHOS. ESTES INDICADOS DEVERÃO SAIR DE SEUS LUGARES E OS DOIS VIZINHOS ATUAIS DESTES APOSTOLO INSATISFEIROS, DEVERÃO SAIR DE SEU LADO E SE DIRIGIREM PARA OCUPAR O LUGAR VAGO PELOS NOVOS VIZINHOS QUE ESTÃO VINDO SENTAR-SE AO LADO DESTE DISCIPULO.

NESTE TROCA-TROCA, JUDAS SE APROVEITARÁ PARA ROUBAR UM LUGAR VAGO E DEIXAR QUE OUTRO FIQUE SOBRANDO E ASSUMA A FUNÇÃO DE JUDAS.

CONVERSANDO: REUNA OS ALUNOS. ORGANIZE EM FORMA DE CIRCULO E COMECE O DIALOGO:

POR QUE SERÁ QUE NINGUEM QUER TER A JUDAS COMO SEU VIZINHO?

DEVEMOS REJEITAR AS PESSOAS COM CARATER DEFEITUOSO OU AJUDA-LAS A MUDAR?

TEMOS MANTIDO PREFERENCIA POR ALGUMAS PESSOAS E REJEITANDO OUTRAS?

É CERTO FORMAR PANELINHAS E GRUPINHOS NA IGREJA?

JACO E ESAU

TEXTO BIBLICO: GENESIS 27

TEMA : O PECADO DO ENGANO

SÚMARIO: NESTE JOGO UM MENINO FARÁ O PAPEL DE ISAQUE, UM OUTRO O PAPEL DE JACÓ E UM OUTRO O PAPEL DE ESAÚ

PREPARO: VOCÊ VAI PRECISAR DE VENDAS PARA OS OLHOS E VARIOS DISFARCES PERUCAS, ÓCULOS, PÊLOS, ETC.

JOGANDO: PONHA O MENINO RESPONSAVEL POR REPRESENTAR ISAQUE, NO MEIO DO CIRCULO, APRESENTE A ISAQUE SEUS DOIS FILHOS, DEIXE ISAQUE MIRÁ-LOS BEM E APALPÁ-LOS SE DESEJAR. DEPOIS PONHA UMA VENDA NOS DE ISAQUE. MANDE OS DOIS PERSONAGENS JACO E ESAU, IREM PARA UMA SALA AO LADO SE VESTIREM DOS DISFARCES.

VOLTANDO A SALA OS DOIS SE APRESENTAM PERANTE ISAQUE QUE TENTARÁ IDENTIFICAR QUEM É QUEM. USE PERUCAS, OCULOS, SANDALIAS, ETC. TODO QUE FOR POSSIVEL PARA CONFUNDIR ISAQUE

FAÇA UM RODIZIO. DEIXE QUE OUTROS TRES MENINOS FAÇAM O PAPEL DE ISAQUE JACO E ESAU.

CONVERSANDO: REUNA OS ALUNOS. ORGANIZE EM FORMA DE CIRCULO E COMEÇE O DIALOGO:

POR QUE JACÓ QUERIA SER O IRMÃO?

É CERTO IMITARMOS AS OUTRAS PESSOAS?

QUE INTERESSE TINHA JACÓ POR TRAS DESTA ASTUCIA?

VALEU A PENA, TUDO QUE ELE GANHOU?

POR QUE ISAQUE NAO CONSEGUIU RECONHECER SEUS FILHOS?

MURALHAS DE JERICO

TEXTO BIBLICO: JOSUÉ 6

TEMA: A FÉ REMOVE MONTANHAS E MURALHAS

SUMARIO: NESTE JOGO UM GRUPO DE CRIANÇAS TENTARÃO DERRUBAR OS MUROS DE JERICÓ. UM OUTRO GRUPO TENTARÁ IMPEDIR

PREPARO: VOCÊ VAI PRECISAR DE VARIAS CX DE PAPELÃO VAZIAS E UTILIZÁ-LAS COMO TIJOLOS PARA CONSTRUIR "A MURALHA DE JERICÓ". PRECISARÁ TAMBEM DE 5 APITOS E 3 METROS DE BARBANTES.

JOGANDO: ORGANIZE 2 GRUPOS. UM GRUPO QUE TENTARÁ DERRUBAR OS MUROS DE JERICÓ. UM OUTRO GRUPO QUE TENTARÁ IMPEDIR QUE ISTO ACONTEÇA. UMA OUTRA EQUIPE RESPONSÁVEL PELOS APITOS E DUAS PESSOAS PARA MANUSEAR AS LINHA DE NYLON

PONHA O GRUPO RESPONSÁVEL POR DERRUBAR A MURALHA DE UM LADO DO MURO, E O OUTRO GRUPO DO OUTRO LADO DO MURO. DIGA A ELES:

VOCÊS DESTE LADO, DEVERÃO TENTAR DERRUBAR ESTE MURO SEM ENTRETANTO TOCAR NELE. USE A CRIATIVIDADE E FAÇA CAIR SEM UM TOQUE SEQUER. E VOCÊS DESTE LADO, FIQUEM ATENTOS AO SEUS INIMIGOS. NÃO PERMITAM QUE ELES DERRUBEM ESTE MURO.


DEPOIS DAS INSTRUÇOES DADAS, MANDE AS DUAS EQUIPES SE RETIRAREM PARA UMA SALA AO LADO . NA AUSENCIA DOS DOIS GRUPOS, MONTE A SEGUINTE ESTRATEGIA:

1) SEM QUE ELES SAIBAM DÊ CINCO APITOS A CINCO CRIANÇAS E DIGA-AS PARA APITAREM NA HORA EM QUE VOCE DER O SINAL SECRETO.

2) AMARRE LINHAS DE NYLON POR DEBAIXO DAS CAIXAS E COMISSIONE, UMA EQUIPE SECRETA A RESPONSABILIDADE DE PUXAREM ESTA LINHA DE NYLON E DERRUBAREM OS MUROS (NUMA AÇÃO INVISIVEL) DURANTE O APITAÇO

CHAME AS EQUIPES DE VOLTA A SALA. NO MOMENTO EM QUE ELES ESTIVEREM SE POSICIONANDO PARA TENTAREM DERRUBAR E DEFENDER A QUEDA DA MURALHA, DE UM SINAL SECRETO, PARA QUE SE INICIE O APITAÇO. QUANDO OS COMPONENTES DAS DUAS EQUIPES ESTIVEREM SURPREENDIDAS COM O BARULHO DOS APITOS, FAÇA OS ANJOS PUXAREM AS LINHA DE NYLON FAZENDO AAS MURALHAS CAIREM. A QUEDA DA MURALHA SERÁ UMA SURPESA TANTO PARA OS QUE PLANEJAVAM DERRUBA-LA COMO OS QUE ESTAVAM INCUMBIDOS DE IMPEDIR A QUEDA.

CONVERSANDO: REUNA OS ALUNOS. ORGANIZE EM FORMA DE CIRCULO E COMECE O DIALOGO:

COMO VOCES SE SENTIRAM AO OUVIREM OS APITOS?

VOCES PENSAVAM QUE OS MUROS CAIRIAM DESTA FORMA E NESTE MOMENTO?

FOI PRECISO ALGUM ESFORÇO DE PARA QUE OS MUROS CAISSEM?

HÁ COISA QUE DEVEMOS AGIR E OUTRAS QUE DEVEMOS AGUARDAR PELA FÉ?

QUE MUROS DEUS PODE DERRUBAR PARA NÓS, SE TIVERMOS FÉ?

JUNILUZ (OU JULHINUZ) - PARA JUNIORES

FESTA REALIZADA NO MES DE JUNHO OU JULHO

OBJETIVO: UNIÃO DO GRUPO

EXEMPLO:
TEMA: A LUZ DO MUNDO - JOÃO 5.16
LOUVOR: LUZ DO MUNDO, MINHA PEQUENA LUZ, DEIXA TUA LUZ BRILHAR

HISTORIA BIBLICA: TEXTO BIBLICO QUE FALE SOBRE LUZ, MAS ENCENADO COM FANTOCHES OU TEATRO

BRINCADEIRAS:

LAMPADA - DESENHE UMA LAMPADA NUM PAPELÃO, ENCAPE COM CARTOLINA E FAÇA O ROSTO DELA COM A BOCA BEM GRANDE E ABERTA. OS JUNIORES DEVERÃO ACERTAR UMA BOLA DE MEIA, DENTRO DA BOCA DELA.

OVELHAS - CRIE 10 OVELHINHAS COM ROLO DE PAPEL HIGIENICO E EMBAIXO FAÇA UM CHAO EM ISOPOR, DIVIDINDO COMO UM PISTA DE CORRIDA NUMERADA.

LATAS - VARIAS LATAS EMPILHADAS E A UMA LONGA DISTANCIA, O JUNIOR TENTA DERRUBÁ-LAS COM UMA BOLA DE MEIA.

PESCARIA - EM UMA CAIXA COM AREIA, COLOCAR PEIXINHOS EM PÉ COM UM PEQUENO FURO EM CIMA E PESCA-LOS COM VARA DE PESCAR

COMES E BEBES: CACHORRO-QUENTE, PIPOCAS DOCES E SALGADAS, BOLOS, PASTEIS, EMPADAS, REFRIGERANTES E QUENTÃO DO CRISTÃO (FERVA O LEITE EM PO, COLOQUE NA PANELA, NESCAU E DOCE DE LEITE A GOSTO. PARA FICAR MAIS CONSISTENTE COLOCAR MAISENA)

NÃO ESQUEÇA DOS BRINDES PARA PREMIAR A CADA UM QUE PARTICIPAR DA BRINCADEIRAS E GANHAR!

DECORAÇÃO: FAZER BANDEIRAS COM FOLHAS DE REVISTA OU PAPEL CELOFANE, CARTAZES DIZENDO SEJAM BEM VINDOS E COM DIVERSOS VERSICULOS SOBRE LUZ

MINI VIGILIA (CRIANÇA E JUNIORES)

Objetivo: Conforme a necessidade dos corderinhos, ou mesmo da igreja, ja que se trabalha:crianças, juniores e pais, voce pode usar sua criatividade para agrupar a sua mini vigilia: coreografias dentro do tema trabalhado, louvores dentro do tema trabalhado, momento reservado para o lanche, onde ocorrerá uma confraternização entre os participantes, espaço reservado para reflexão e oração.

EXEMPLO: ENTENDER COMO SER LUZ, NO CAMINHO DO MEU IRMÃO . INICIA-SE EXPLICANDO O PORQUE DE TRABALHARMOS ESTE TEMA.

LOUVOR: DEIXE A SUA LUZ BRILHAR (RITMO LENTO) , LUZ DO MUNDO, MINHA PEQUENA LUZ

1.PARTE - ESTUDO DIRECIONADO A: O QUE É, E COMO É SER LUZ, A VERDADE DA BIBLIA? INTERCALO PARA COREOGRAFIA DOS JUNIORES, CANTICO QUE FALE SOBRE LUZ. (IMPORTANTE SER RITMO ACELERADO). O QUE É E OU COMO É SER LUZ?

TEXTO BASE: JOAO 8 - 12 (MATEUS 5:14-16 E MATEUS 6:22-23)

ANDAR COMO JESUS ANDOU
EM RETIDÃO - LUCAS 4:1-13
EM OBEDIENCIA - LUCAS 2:51 E JOAO 18:11 (CUMPRINDO A SUA MISSÃO COLOSSENSES 3:20,21)
E SABEDORIA E GRAÇA - LUCAS 2:40 , COLOSSENSES 3:21

FAZENDO A VONTADE DAQUELE QUE O ENVIOU - MATEUS 26:42
EM HUMILDADE : JOÃO 13:12-17
VIVEM EM CRISTO: FILIPENSES 1:21

2.PARTE : TRABALHAR O TEMA "COMO POSSO AJUDAR MEU IRMÃO A SER LUZ"
(MODELO)
TEXTO BASE: 1 COR 13:1-13
MOSTRE A IMPORTANCIA DA LUZ
(MATEUS 22:39, I JOÃO 3:1, EFESIOS 5:1-2, GALATAS 5.13-15)
FAZENDO O BEM = GALATAS 6:1-11
ORANDO POR ELE - I TIM 2.1
SENDO FORTE - FILIPENSES 4.13-17
DANDO BOM TESTEMUNHO - I TIM 6.11-12
FALANDO A LUZ DA PALAVRA - II TIM 3.16
INTERVALO PARA LANCHES E CONFRATERNIZAÇÃO

3. PARTE - TRABALHAR O TEMA PELO ANGULO NEGATIVO. O QUE EU FAÇO QUE IMPEDE MEU IRMÃO DE SER LUZ
QUANDO QUERO JULGÁ-LO - TIAGO 4.11 / MT 7.1-4
QUANDO NAO ACEITO COMO ELE É - TIAGO 5.7-11
QUANDO FALO DEMAIS - TIAGO 3.1-12
QUANDO NAO USO DE SINCERIDADE PARA COM ELE - EFESIOS 4.25-26
QUANDO TRATO DIFERENTE - TIAGO 2.1-10
QUANDO NAO VIGIO - II TIM 3.1-9
QUANDO VALORIZO MAIS O MUNDO DO QUE ELE - TIAGO 4.4

REFLEXÃO FINAL: ESTOU SENDO LUZ PARA MEU IRMÃO???? ORAÇÃO ONDE PEDIREMOS A DEUS QUE A LUZ DE CRISTO ESTEJA EM NÓS