versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

terça-feira, 26 de abril de 2011

ARTES EM E.V.A - DIVERSOS











ARTE EM BALOẼS




















sexta-feira, 22 de abril de 2011

Texto Bíblico baseado na história de Jonas (TEATRO).

Cena 1 – Jonas e o amigo
Amigo – Bom dia, Jonas, aonde você vai tão apressado ?
Jonas – Resolvi fazer uma viagem.
Amigo – É mesmo ... Deus quer que você vá até a grande cidade de Nínive. As pessoas não estão se comportando muito bem e Deus quer que elas corrijam a sua maldade.
Jonas – Não, meu amigo, eu não quero ir para Nínive. Lá está uma grande confusão. Eu vou é paraTársis, Lá ninguém irá me achar, nem o Senhor.
Amigo – Jonas, você ficou maluco! Não seja desobediente! Deus está em todo lugar.
Jonas – Não se preocupe, não vai acontecer nada comigo. Você verá.
Narrador 1 – Jonas se dispôs a ir, mas só para fugir da presença do Senhor. Jonas iria para Társis. Descendo até Jope, avistou o navio que ia para Társis. Pagou a sua passagem e embarcou. Iria fugir da presença do Senhor.
Cena 2 – Jonas no navio
Capitão: Bom dia! O que o senhor deseja?
Jonas: Estou precisando viajar. Para onde vai?
Capitão: Estamos indo para Társis. Quer ir conosco?
Jonas: Sim! Aqui está a passagem.
Capitão: Fique à vontade, nós já vamos partir.
Narrador 1: E lá se foi Jonas.
“Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento.” E assim houve uma grande tempestade. O navio parecia querer despedaçar.
Capitão: Que tempestade terrível! Vamos pedir ajuda aos deuses para ver se as coisas melhoram. Jogamos quase toda a carga do navio no mar mas não adiantou nada.
Marinheiro: Capitão, Capitão! Há um homem dormindo no porão. Vamos acordá-lo e pedir ajuda.
Capitão: Jonas, acorde! Peça auxílio a seu Deus, talvez ele nos ajude para que não morramos!
Marinheiro: Vamos lançar sortes e ver de quem é a culpa de tudo isso!
Narrador 1 – “Lançaram sortes e a sorte caiu sobre Jonas.
Capitão: Jonas, o que é isso? Estamos quase afundando! O que você fez de errado?
Jonas: É verdade! Eu desobedeci ao meu Deus e agora estou prejudicando vocês. Se vocês me jogarem no mar ele se aquietará, pois a culpa dessa tempestade é minha.
Cena 3 – Jonas e o grande peixe
Narrador 2 – “E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar”; e “cessou o mar da sua fúria.”.
Capitão: Vamos agradecer ao Deus de Jonas. Ele é mais poderoso do que todos os nossos deuses!
Narrador 1 – “Preparou o Senhor um grande peixe, para que” engolisse Jonas. E Jonas esteve três dias e três “noites no ventre do peixe.”.
Cena 4 – Jonas vai a Nínive
Narrador 2 – ”Agora é que Jonas estava mesmo em apuros”!
Jonas: Tudo isso está acontecendo por causa da minha desobediência! Vou orar a Deus e pedir que ele tenha misericórdia de mim.
Narrador 1: “então Jonas de dentro do ventre do peixe orou” ao Senhor, seu Deus. E o grande peixe vomitou Jonas na terra.
Ninivita: Vejo que você é estrangeiro aqui, o que deseja?
Jonas: O Senhor meu Deus mandou-me vir aqui avisar que daqui a quarenta dias Nínive será destruída!
Ninivita: É mesmo, temos que nos corrigir enquanto é tempo.
Narrador 2 – Os Ninivitas creram em Deus e proclamaram. um jejum e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor. Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho. E Deus se arrependeu do mal que iria fazer,e não fez.
Jonas foi transformado e aprendeu a obedecer. Deus usou a obediência e transformação de Jonas para que muitos pudessem conhecer e celebrar o Senhor de Missões.
Deus ajudou Jonas dentro do ventre do grande peixe. Ele fez com que o grande peixe vomitasse Jonas na praia. Ele tem todo o poder e não há nada que Ele não pode resolver. Jesus tem o poder de curar e transformar tudo. O difícil e o impossível não existe. Basta crer e confiar para celebrar a Cristo, Senhor de Missões.

Cenário: Quatro cenas
Cena 1 – Jonas conversando com o amigo.
Cena 2 – Jonas no navio.
Cena 3 – Jonas na barriga do grande peixe.
Cena 4 – Jonas chega até Nínive.
PERSONAGENS
• Jonas
• Amigo
• Narrador 1
• Capitão
• Marinheiro
• Narrador 2

“CELEBREMOS VERDADEIRAMENTE O SENHOR DE MISSÕES”

TEXTO BÍBLICO - PROVERBIOS 3.7-8, DANIEL 6.1-28
Há muito tempo houve uma guerra entre Jerusalém e Babilônia. Venceram os babilônios, que levaram muitas pessoas para trabalharem em seu país. Eles não acreditavam em um Deus verdadeiro como Jerusalém acreditava. Eles acreditavam num deus de pedra.
Foram levados muitos jovens e Daniel estava no meio. Ele era muito inteligente e logo aprendeu a falar e escrever a língua daquele país, mas em momento algum Daniel esquecia do que tinha aprendido com seus pais sobre Deus. Daniel cresceu e se tornou muito importante no palácio. O rei Dario gostava de ouvir os seus conselhos. Mas os outros servos do rei Dario começaram a ficar com ciúmes de Daniel e planejaram uma armadilha para ele. Esperaram Daniel sair e foram falar ao rei Dario. Todos os governantes do reino concordaram em fazer um decreto no prazo de um mês, que ninguém poderia fazer oração a qualquer deus, somente a ele, o rei. Se alguém desobedecesse seria jogado na cova dos leões. O rei assinou a lei e depois de assinada ele não poderia voltar atrás.
Mas Daniel foi para o seu quarto, colocou-se de joelhos e orou dando graças diante de Deus. Mas os homens só estavam esperando este momento para irem falar ao rei. Mas o rei Dario nada poderia fazer por Daniel, pois a lei estava assinada. Assim Daniel foi jogado na cova dos leões e o rei Dario disse a ele que o Deus que ele servia iria livrá-lo. O rei Dario ficou muito triste e só pensava em Daniel. A cova era um buraco feito no chão, bem fundo e grande com uma pedra fechando o buraco.
“Logo ao amanhecer o rei foi correndo chamar por Daniel.” Daniel, Daniel, servo do Deus vivo! Será que o Deus que você serve o livrou dos leões?” Então Daniel respondeu ao rei. “sim, rei, o meu Deus enviou um anjo e fechou a boca dos leões e eles não fizeram nada.” Então o rei ficou muito feliz e mandou que tirassem Daniel imediatamente da cova. O rei mandou fazer uma nova lei, onde todas as pessoas do seu reino deveriam adorar ao Deus de Daniel, que é o único Deus vivo, que permanece eternamente.
APLICAÇÃO
O mesmo Deus de Daniel é o Deus que nós servimos hoje, não precisamos ter medo e ficar tristes quando as aflições, as dificuldades surgirem. Pois Deus está sempre ao nosso lado e nos protege. Vamos orar, pedir, confiar e crer que Deus nos atenderá e assim celebremos verdadeiramente Cristo, o Senhor de Missões.
ATIVIDADE
Faça um lindo quadro. Colorir e depois recortar o coração colocando dentro da outra folha. Se quiser, cole em um papel mais grosso e faça uma moldura e coloque no quarto.

“O ESCRAVO CELEBRA O SENHOR DE MISSÕES”

TEXTO BÍBLICO – JEREMIAS 37.21; 38.13
Ebede Meleque, o etíope era um escravo. Ele servia no palácio do rei em Jerusalém. No grande palácio havia umas salas que serviam de prisão.
Numa das prisões estava o profeta Jeremias. Os príncipes de Jerusalém prenderam Jeremias porque não queriam ouvir a pregação dele.
Mas mesmo assim, Jeremias não deixou de pregar.
Ebede Meleque gostava de ouvir Jeremias. Ele pensava:
— Jeremias é mesmo um homem de Deus. Um dia os príncipes tiraram Jeremias da prisão e o jogaram
em um poço fundo e cheio de lama. Deixaram o profeta Jeremias ali para morrer de fome.
Ebede Meleque ficou muito triste, ele queria ajudar Jeremias.
— Vou falar com o rei.
O escravo pediu ao rei que o deixasse tirar Jeremias do poço. O rei deixou.
Ebede Meleque chamou alguns homens para ajudá-lo. Foram até a beira do poço. Ebede gritou Jeremias, jogou uma corda e panos velhos.
Jeremias colocou os panos debaixo dos braços e amarrou a corda muito bem.
Os homens puxaram com cuidado e Jeremias chegou do lado de fora. Jeremias estava feliz.
Jeremias reconheceu que os homens e o escravo tinham salvado sua vida, ele agradeceu a Ebede Meleque, que ficou muito feliz porque havia ajudado o profeta de Deus.
Ebede Meleque pode celebrar com os amigos Cristo, o Senhor de Missões.
APLICAÇÃO
Jeremias confiou e creu que Cristo ia libertá-lo. Ele usou o escravo com seus amigos para que pudessem Celebrar a Cristo.
É preciso a cada dia ter segurança, confiança e fé no nosso Senhor e assim podemos falar com ousadia deste grande “amor” de Cristo e juntos celebrar.
ATIVIDADE
Colorir o desenho.

“O GRANDE MISSIONÁRIO CRISTO, SENHOR DE MISSÕES.”

TEXTO BÍBLICO – MARCOS 16.15
PROVIDENCIAR VÁRIOS LIVROS, REVISTAS E A BÍBLIA.
Todos nós gostamos de histórias. Existem histórias verdadeiras e histórias inventadas. A Bíblia só contém
histórias verdadeiras (mostrar a Bíblia). Hoje vou contar uma história da Bíblia. É a história de um grande missionário,
muito especial que saia pelas ruas, de cidade em cidade, falando do grande amor de Deus. Mas as pessoas não
entendiam nada.
Jesus curava as pessoas que estavam doentes, alimentava aquelas que estavam com fome, ensinava e perdoava
aquelas que tinham feito coisas erradas. Jesus se tornou amigo de muitas pessoas. Ele queria que todos ouvissem
suas palavras. Assim que acabava de pregar em uma cidade, ia para outra. Andava muito e quase sempre a pé ou de
barco. Encontrou muitas dificuldades e perigos pela frente, mas nada serviu de obstáculos, cada vez mais aumentava
a sua vontade de falar do grande amor de Deus. Jesus escolheu doze discípulos para aprenderem as suas histórias e
passar para outras pessoas. Era preciso que os discípulos continuassem o seu trabalho. Eles prontamente ouviram a
voz de Jesus e continuaram a caminhada de cidade em cidade, cada vez mais longe. E a cada dia a história de
Jesus se espalhava mais e mais até chegar a nós. O seu grupo também aumentava. Falavam para os vizinhos,
famílias e pessoas que ainda não tinham ouvido falar de Jesus.
Jesus foi um grande exemplo, foi um grande missionário. E o seu desejo é que nós também sejamos
grandes missionários para espalhar esta grande notícia.

Missionário é aquele que fala do amor de Jesus em qualquer lugar, cidade, estado e país. Mas existem
muitos lugares aonde nós não podemos ir falar do amor de Jesus, aos pobres, aos ricos, aos índios e tantos outros.
É preciso que enviemos um missionário. E para isto Jesus nos deu exemplo e uma ordem para que nós também
façamos o que Ele fez. Podemos então celebrar Cristo, o Senhor de Missões, fazendo parte da história de missões,
falando do seu amor, ajudando os necessitados, orando por todos e também contribuindo.
É preciso lembrar a todo momento que Jesus morreu na cruz para nos salvar, sem distinção de pessoas,
é preciso celebrar a Cristo, o Senhor de Missões.
APLICAÇÃO
Deus tem um grande amor por todas as pessoas. Ele mandou seu Filho Jesus para demonstrar este amor e
poder falar para todas as pessoas sobre o Pai, o céu, a grande morada e o principal, que é a salvação. Mas deixou
uma grande tarefa para nós. Para celebrar este grande amor, sendo um mensageiro da sua palavra.
ATIVIDADE
Colorir, pintar ou colar pedacinhos de papel no desenho. Escreva uma mensagem para alguém que ainda não conhece a Jesus e ofereça o desenho.

“MISSIONÁRIOS CORAJOSOS CELEBRAM CRISTO, SENHOR DE MISSÕES.”

TEXTO BÍBLICO – ATOS 3.4
Uma tarde, Pedro e João foram ao templo para orar. Numa porta do templo, eles viram um aleijado.
O aleijado lhes pediu esmola. Pedro falou:
— Não temos dinheiro. Mas vamos dar-lhe uma coisa melhor. Em nome de Jesus, levante e ande.
O aleijado ficou curado. Começou a andar. Ele pulava de alegria. Entrou no templo Com Pedro e João e cantava
hinos a Deus.
Muita gente se ajuntou para ver o que havia acontecido. Pedro começou a falar de Jesus. Mas os governadores
não gostaram daquilo. Mandaram que os guardas prendessem Pedro e João.
No dia seguinte, os governadores mandaram tirar os dois apóstolos da prisão. E lhes falaram:
— Vamos soltar vocês. Mas vocês estão proibidos de falar no nome de Jesus. Nunca mais falem neste nome!
Pedro e João não sentiram medo. Eles disseram:
— Temos que falar das coisas maravilhosas que Jesus fez por nós.
Pedro e João e todos os outros crentes continuaram falando e celebrando a Cristo, Senhor de missões.
APLICAÇÃO
O amor de Deus por nós é imenso! Ele mandou seu filho para morrer por nós. (João 3:16). Ele veio, falou às
pessoas sobre o seu Pai, seu amor, sua casa lá no céu. Ele venceu a morte. É preciso celebrar este tão grande amor.
ATIVIDADE
Confeccionar a língua, colorir e colar para falar do grande amor de Cristo, celebrando o Senhor de Missões.

IMAGINE SE FOSSE COM VOCÊ

Imagine que é uma típica tarde de sexta-feira e você está dirigindo em direção à sua casa. Você sintoniza o rádio.
O noticiário está falando de coisas de pouca importância.
Você ouve que numa cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe, até então, totalmente desconhecida.
Não presta muita atenção ao tal acontecimento e esquece o assunto.
Na segunda-feira, quando acorda, escuta que já não são 3, mas 30.000, as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da Índia.
Um grupo do Controle de Doenças dos EUA foi investigar o caso.
Na terça-feira, já é a notícia mais importante, ocupando a primeira página de todos os jornais, pois já não é só na Índia, mas também no Paquistão, Irã e Afeganistão.
Enfim, a notícia se espalha pelo mundo.
Estão chamando a doença de "La Influenza Misteriosa", e todos se perguntam:
Que faremos para controlá-la?
Então, uma notícia surpreende a todos.
A Europa fecha suas fronteiras.
A França não recebe mais vôos da Índia, nem de outros países dos quais se tenham comentado de casos da tal doença
Por causa do fechamento das fronteiras, você está ligado em todos os meios de comunicação, para manter-se informado da situação e, de repente, ouve que uma mulher declarou que num dos hospitais da França, um homem está morrendo por causa da tal "Influenza Misteriosa".
Começa o pânico na Europa.
As informações dizem que, quando você contrai o vírus, é questão de uma semana de vida.
Em seguida, as pessoas têm 4 dias de sintomas horríveis e morrem.
A Inglaterra também fecha suas fronteiras, mas já é tarde.
No dia seguinte, o presidente dos EUA fecha também suas fronteiras para Europa e Ásia, para evitar a entrada do vírus no país, até que encontrem a cura.
No dia seguinte, as pessoas começam a se reunir nas igrejas, em oração pela descoberta da cura, quando, de repente, entra alguém na igreja, aos gritos:
"Liguem o rádio! Liguem o rádio! Duas mulheres morreram em Nova York!"
Em questão de horas, parece que a coisa invadiu o mundo inteiro.
Os cientistas continuam trabalhando na descoberta de um antídoto, mas nada funciona.
De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o código de DNA do vírus.
É possível fabricar o antídoto!
É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus.
Corre por todo o mundo, a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto.
Você vai de voluntário com toda sua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-se, o que acontecerá.
Será este o final do mundo?
De repente, o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno.
O menor dos seus filhos está ao seu lado, se agarra na sua jaqueta, e lhe diz:
Pai? Esse é meu nome!
E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita:
"Esperem!"
E eles respondem:
"Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro. Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto."
Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo.
E é a primeira vez que você vê alguém rindo em uma semana.
O médico mais velho se aproxima de você e diz:
"Obrigado, senhor! O sangue de seu filho é perfeito, está limpo e puro, o antídoto finalmente poderá ser fabricado."
A notícia se espalha por todos os lados.
As pessoas estão orando e rindo de felicidade.
Nisso, o médico se aproxima de você e de sua esposa, e diz:
"Posso falar-lhes um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho."
Quando você está lendo, percebe que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar, e pergunta:
"Mas, qual a quantidade de sangue que vão usar?"
O sorriso do médico desaparece e ele responde:
"Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados... Precisamos de todo o sangue de seu filho..."
Você não pode acreditar no que ouve e trata de contestar:
"Mas... mas..."
O médico insiste:
"O senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue!"
Você, então, pergunta:
"Mas vocês não podem fazer-lhe uma transfusão?"
E vem a resposta:
"Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine! Por favor, assine!"
Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, você assina.
Perguntam-lhe:
"Quer ver seu filho agora?"
Você caminha na direção da sala de emergência onde se encontra seu filho, que está sentado na cama, e ele diz:
"Papai!? Mamãe!? O que está acontecendo?"
Você segura na mão dele e fala:
"Filho, sua mãe e eu lhe amamos muito e jamais permitiríamos que lhe acontecesse algo que não fosse necessário, você entende?"
O médico regressa e diz:
"Sinto muito senhor, precisamos começar, gente do mundo inteiro está morrendo, o senhor pode sair?"
Nisso, seu filho pergunta:
"Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?"
E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o seu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, e outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na TV.
E outras vêm, mas como se realmente não estivessem se importando.
Você tem vontade de parar e gritar:
MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?
Talvez isso é o que DEUS nos quer dizer:

MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SABEM O QUANTO EU OS AMO?
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que, todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a

DESENHOS ANIMADOS E BRINQUEDOS PERIGOSOS

Informações importantes para quem educa crianças nos nossos dias...
Desenhos Animados, Brinquedos e Revistas Infantis:
O Pecado de Ensinar Bruxaria às Crianças
Na época atual, os pais cristãos precisam exercer muito discernimento para orientar seus filhos pequenos na seleção da programação na televisão, das revistas em quadrinhos e dos brinquedos. A degradação espiritual da sociedade está tão profunda que até mesmo a feitiçaria está sendo apresentada de forma atraente, lúdica e sedutora às crianças por esses meios.
Ninguém entra na bruxaria por acaso. Primeiro, é necessário se interessar por ela e depois descobrir o caminho para se tornar um bruxo. Hoje, no mundo das crianças, isso já é algo visível - desde o vocabulário religioso até os rituais mais simples, como fazer um feitiço por meio do vodu. Lançar feitiço em um colega é comum, mesmo que seja uma simples brincadeira, que mais tarde poderá se transformar em realidade.
Deus amorosamente adverte seu povo sobre a feitiçaria e a bruxaria. Um bom exemplo é o rei Saul: começou bem, mas terminou mal por que não deu ouvidos à Palavra de Deus:
"Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar. E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé." [1 Crônicas 10:13-14].
Poderíamos apresentar uma lista extensa de passagens bíblicas que mostram claramente que Deus abomina a feitiçaria, por isso quero que você pense na vida espiritual e onde quer que seu filho passe a eternidade. Vejamos somente duas passagens mais relevantes:
"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa." [Deuteronômio 18:9-14]
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." [Apocalipse 21:8]. Os pais estão sendo levados a fechar os olhos para a semeadura da fantasia. Uma das matérias do "Suplemento Diarinho", do Diário do Grande ABC, de 10/8/2003, nº 1621, dirigido ao público infantil, trazia o título "Quando os filhos se sentem pais". O depoimento de um pai, após definir seu filho como muito inteligente, chama a atenção: "Com ele aprendi coisas que não imaginava, como as raças dos personagens utilizados no RPG, como vampiros, demônios e elfos. Parece que estou em um filme de Harry Potter". Ainda no mesmo depoimento, o pai dizia que até comprou uma espada para entrar no clima do jogo.

Revistas Especializadas em Bruxaria Para as Crianças
Depois do 'carro-chefe' Harry Potter, a bruxaria teve um crescimento no meio das crianças e até mesmo no meio pedagógico, tendo em vista que muitos professores têm orientado seus alunos a lerem os livros do pequeno bruxo. O caderno ZH, do jornal Zero Hora, de 2/6/2003, traz uma matéria com o título "As bruxas andam soltas na educação", provando que o tema é tão sedutor, que já virou tese de doutorado de uma socióloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que baseou-se no poder de encantamento das bruxas.
Nas bancas de jornais, qualquer criança pode ter comprar revistas especializadas sobre bruxaria. Uma delas, que está fazendo muito sucesso, é Witch, publicada pelos Estúdios Disney em vários países. Ela chegou ao Brasil com o objetivo de ser "a melhor amiga das meninas". O próprio site da editora Abril, que comercializa a revista, define que a publicação pretende ajudar as meninas a passarem por esse período da vida mais preparadas, confiantes e capazes de superarem as dificuldades comuns da adolescência. Trazer matérias como astrologia, esoterismo, rituais do mês, seria preparar adolescentes de 9 a 13 anos para a vida? Esse é o perfil dos leitores da revista Witch.
A matéria "Pactos - O Poder e a Inconsciência", da revista Sexto Sentido, nº 36, tem uma definição que pode fazer alguns pais pensarem antes de colocar a revista Witch nas mãos de suas crianças. "Para ser um bruxo, a pessoa precisa ter a bruxaria como propósito de alma, já que é um caminho sem volta. Significa não ser movido por uma necessidade urgente de momento, o que não quer dizer que um bruxo não possa ter suas necessidades e problemas".
Witch tem ensinado às meninas aquilo que a Bíblia nos diz para ficarmos longe, por ser abominável diante de Deus. Em seus 'rituais do mês', a revista tem levado as crianças a terem contato com magias e encantamentos. O 'ritual do mês' de novembro de 2002 enfocava o uso do incenso, uma prática religiosa comum na Ìndia. Os hindus acreditam que cada incenso reúne energias pois contém as forças do elemento Terra e seu cheiro e sua fumaça são meios de comunicação com os deuses. O ritual chamado "Fumaça Mágica" tem o objetivo de levar uma resposta à garota nas suas decisões importantes. Veja o texto apresentado como dica:
"O incenso pode ajudar você a tomar decisões importantes, sabia? Imagine que você está a fim de um garoto e não sabe o que fazer. Daí é só pegar um pedaço de papel e escrever nas quatros bordas opções de coisas que você poderia fazer para se aproximar dele como ligar, mandar um e-mail ou um bilhete, esperar ele vir até você ou pedir para uma amiga falar com ele. Coloque seu incensário em cima do papel e acenda o incenso. A direção que a fumaça tomar vai indicar o que você deve fazer".
Qual é a menina que no período da adolescência não fica gostando de um garoto? Além dessas informações, quem compra a revista ganha o incensário e o incenso. Existem ainda dicas de qual hora é boa para acender o incenso, o que ele pode trazer como bons fluidos e bons sonhos. Essa é uma revista totalmente dedicada às meninas, com intuito claro de levar o conhecimento das práticas da bruxaria, sabendo que essa é uma religião matriarcal.
Marília de Abreu e Antônia Maria de Lima fazem parte da WICCA Companhia das Bruxas, um conciliábulo dedicado ao ensino e práticas da bruxaria. Elas deram a definição de magia na edição 36 da revista Sexto Sentido: "Lembrem-se que, na magia, tudo tem um preço e uma conseqüência; mesmo um ato aparentemente inofensivo, como consultar uma tábua de ouija, ou outros ritos que se encontram com facilidade em livros, podem ter efeitos danosos à sua evolução".
Vodu Contra Quem Quiser
Isto mesmo, a criança pode ter uma iniciação em uma religião que também é politeísta. Mais uma vez, a criança descobre que jogar um feitiço em alguém para obter um resultado esperado não é tão ruim assim. Observando as muitas lojas de artigos esotéricos que existem pela cidade, entrei em uma delas quando do lado de fora vi bonequinhos sendo vendidos por R$ 10,00 e que tinham o título bem grande "Voodu - Professor". A embalagem ainda trazia a informação que existem bonecos para fazer vodu para irmã, irmãos, nora, sogra, pai, mãe, chefe, colega de trabalho e cunhados. Tem de tudo quanto é gosto e o que mais sai você já sabe. O pacotinho contém o boneco, uma plaquinha para colocar o nome da pessoa, fitas para amarrar o boneco conforme a necessidade e as informações necessárias sobre como proceder em cada situação. Tudo muito bem explicado para que qualquer criança entenda. Veja as situações que são colocadas:

"Para o Voodu representar seu professor, proceda da seguinte maneira. Escreva o nome dele no papel, enrole-o e amarre-o na mão esquerda do Voodu. Assim tudo o que você fizer para o Voodu, afetará a pessoa representada. Conforme o comportamento do seu professor, proceda da seguinte maneira:"
"Se seu professor te der bronca na frente de todo mundo, amarre a fita verde em volta da boca do seu Voodu. Assim, ele pensará melhor antes de te dar uma bronca da próxima vez."
"Se seu professor não deixar você sair mais cedo da aula, enforque o Voodu com a fita verde, assim ele deixará você entrar e sair da sala a hora em que você desejar."
"Se seu professor te mandar para a diretoria, amarre a fita em volta da perna direita do Voodu e pendure-o, assim ele vai parar de pegar em seu pé".
Essas informações estão no "Kit Voodu" e existem mais situações sobre como proceder. Depois de fazer diversas recomendações sobre como usar o Voodu, no último parágrafo o fabricante avisa que é uma brincadeira, ironizando o personagem do professor: "Lembre-se, tudo não passa de uma grande brincadeira. Por isso, você também pode dar o Voodu de presente para o seu professor com um bilhete escrito que você o 'adora'".
No entanto, essa é uma brincadeira muito perigosa, porque o vodu é um boneco que representa uma pessoa contra a qual é dirigida o encantamento. O que mais chama a atenção é que no vodu a representação se baseia na lei da similaridade, o boneco representa a pessoa contra a qual será lançada a magia para obter o resultado esperado, anulando a ação da pessoa, esperando a reação invocada. Nos comerciais da televisão, o Voodu já está presente; uma garota faz vodu para o seu namorado ou ex-namorado.
Vodu não é brincadeira de criança. Por mais que alguns digam que cabe ao manipulador do boneco utilizar corretamente o poder do vodu, qualquer criança que detesta seu professor vai usar as informações para obter seus objetivos. No vodu verdadeiro o boneco precisa ter um corpo (tronco, membros e cabeça) e o que mais me chama a atenção é que precisa ter a representação do órgão sexual. Nos bonecos masculinos é necessário o pênis, e nos femininos, os seios. Os bonecos Voodu, que estão chegando às crianças, não possuem os órgãos sexuais, mas são claramente definidos se são masculinos ou femininos. Você não compra um boneco e escolhe quem ele vai representar; ele possui um direcionamento - professor, professora, irmão ou irmã, etc.
No ano de 1959, o diretor de uma escola primária no Alabama/EUA, pediu demissão de seu cargo quando recebeu queixas de que a escola estava ensinando práticas do vodu. Em 1962, uma mulher assassinou o marido em Phoenix, no Arizona/EUA, enquanto estava "sob encantamento do vodu". A revista Newsweek trouxe a seguinte notícia: "Os artigos do dia incluem sangue de morcego, pó de cemitério para afastar mau-olhado, velas queimadas para dar fim nos inimigos. O local onde esses artigos eram vendidos não era uma posto perdido no meio da selva africana, mas uma banca no bairro do Harleem, na cidade de Nova York. Alarmada com a venda pública e próspera dos objetos do vodu, a prefeitura decidiu fechar todos os pontos desse comércio". A prática do vodu é feitiçaria de magia negra e bruxaria pura.
Desenhos Animados e Filmes Dedicados à Bruxaria
Infelizmente, a sociedade recebe informações totalmente deturpadas sobre o que é ser bruxo ou bruxa. Como Harry Potter tem sido o carro-chefe, muitas crianças foram levadas a pensar que a bruxaria é algo bom. Hoje, alguns programas infantis apresentam desenhos animados que ensinam encantamentos. Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira é um dos seriados que está sendo exibido no período da tarde; o que dói no coração é que ele faz parte da programação de uma emissora conhecida como evangélica. De dia eles carregam para de noite descarregar! Eu não gostaria estar na pele de algumas dessas pessoas que se escondem atrás do trabalho para realizar o que a palavra de Deus diz para não fazer, ainda mais quando essas pessoas são líderes de grupos religiosos.
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha. Comem da oferta pelo pecado do meu povo, e pela transgressão dele têm desejo ardente. Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras. Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar ao SENHOR. A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração. O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus." [Oséias 4:6-12]
É triste que o dinheiro e a audiência têm sido motivos de prostituição espiritual para muitos filhos de Deus que são donos de emissoras de televisão. Hoje Dragon-Ball, Yu-Gi-Oh, Slayer e Pokémon são os desenhos mais assistidos pelo público infantil, pois a busca do poder e o duelo têm sido armas usadas para alcançar o objetivo; o mal e o bem sempre serão um ponto de partida de qualquer história, a princesa contra a bruxa, o príncipe contra o cavaleiro negro, mas o que vemos nos desenhos é o mal contra o próprio mal.
Devemos analisar os programas que as crianças assistem. Bruxos, feiticeiros e até mesmo o próprio Diabo tem sido personagens dos filmes e desenhos. Um desenho animado chamado A Vaca e o Frango traz uma mensagem que deveria deixar os pais preocupados. Nesse desenho, uma vaca e um frango são filhos de pais normais, e esses pais procuram apoiá-los mesmo quando seus atos são errados. O que impressiona é que os pais nunca aparecem totalmente, sempre são vistos da cabeça para baixo e quem toma conta dos garotos, a vaca e o frango, é um demônio, literalmente um demônio. De vez em quando ele leva os dois até o Inferno e lhes dá dicas e opiniões sobre a vida de cada um. Se percebemos a mensagem subliminar que esse desenho traz é que "os pais estão sem cabeça para educar os filhos, que são então educados pelo mundo e pelo príncipe deste mundo, o Diabo. Além disso, nesse desenho animado, o frango tipifica um menino e a vaca uma menina. Que tipo de mensagem subliminar você acha que está sendo transmitida aqui?
Como Analisar o Desenho ou a Fantasia?
A Bíblia é um livro completo e tem resposta para tudo, até mesmo para analisar as fantasias para as crianças. Quero que você pense nas palavras do profeta Isaías no capítulo 5 e verso 20:
"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!"
Esse é um princípio que podemos usar para analisar os desenhos ou qualquer fantasia. Se dermos aos nossos filhos as definições bíblicas sobre o bem e o mal, elas sermpre terão em seus corações um conceito, mesmo que seja simples. O que devemos fazer é educar nossos filhos no caminho em que devem andar [Provérbios 22:6]. Mostre para eles o que é um feiticeiro, um bruxo, ou um duende, de acordo com o referencial da imutável Palavra de Deus.
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." [Salmos 119:105]
Se a criança aprender a analisar os personagens dos desenhos e das fantasias de acordo com o referencial da Palavra de Deus, saberá escolher a programação. Não podemos chamar o bem de mal e o mal de bem, não podemos chamar o garoto bruxo de bonzinho por que, mesmo que suas ações sejam para ajudar os outros, ele age de modo contrário à Bíblia. Um traficante de drogas, mesmo que ajude a comunidade de seu bairro e supra suas necessidades, ainda age contra a lei - pois vende drogas para obter seu sucesso financeiro. Da mesma forma um bruxo, que invoca demônios ou espíritos da natureza para obter seu sucesso, mesmo que faça isso para ajudar alguém. Nunca podemos deixar de lado a definição de Deus, não podemos ser sábios aos nossos próprios olhos.
"Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!" ... Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel." [Isaías 5:21,24]
Quero lembrar que esses conselhos de não se misturar com a feitiçaria e com as pessoas e povos que fazem dessas práticas algo comum na vida cotidiana, foi dado a Salomão, o homem considerado o mais sábio de todos os tempos. No entanto, ele se fez sábio aos seus próprios olhos e se misturou com os povos pagãos que Deus, por várias vezes, disse para não se misturar. Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, imaginando que não iria se contaminar com suas práticas religiosas, mas confiou na sua força, ele que conhecia o Deus de seu pai, com a convivência com as mulheres pagãs, seu coração foi pervertido por elas e se corrompeu. Salomão contaminou-se com a prática das feitiçarias de suas mulheres e chegou a edificar altares para os ídolos Quemós e Moloque, reintroduzindo a idolatria na terra de Israel.
A conclusão é clara: Não confie na sua sabedoria para educar seus filhos. Se Salomão, o homem considerado o mais sábio de todos os tempos, se contaminou, imagine uma criança que está em processo de formação do caráter e dos valores éticos e morais, entrando em contato com feiticeiros, bruxos e demônios? Será que ela não poderá se contaminar e amanhã procurar um caminho que você não deseja para ela?

Sobre o autor: Alexandre Farias Torres é casado, e pai de três filhos de 3, 5 e 9 anos. É pastor auxiliar da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana da Vila das Mercês, em São Paulo. Participa de programas de televisão e de rádio em debates (Sabadaço, Boa Noite Brasil - Gilberto Barros, Musical FM, Vejam Só RIT TV - Movimento Jovem RIT TV). Acadêmico da Faculdade Metodista Livre de Teologia, do Seminário ICP de Apologética à Distância, do Seminário ITPR, e professor do Seminário Teológico IECP. É também conferencista e palestrante, e há nove anos estuda a influência dos jogos, videogames e RPGs na vida das crianças, adolescentes e jovens. Escreve para o jornal Restauração e para o portal Bíblia World Net. Contato: debatesbiblicos@bol.com.br

COMPREENDENDO AS CRIANÇAS, JUNIORES E ADOLESCENTES

INTRODUÇÃO:
Amados, antes de tentarmos compreender a criança que estará diante de nós a cada domingo, é conveniente fazermos uma reflexão sobre o nosso papel de obreiros do Senhor, trabalhando em sua seara. Devemos lembrar que temos em nossas mãos a responsabilidade de apresentar o nosso Deus vivo a estes pequeninos seres que, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente são tão carentes d’Ele e não sabem. Mostrar estes aspectos ainda que rapidamente, é o que nos propomos neste trabalho.

I – A CRIANÇA FISICAMENTE:

1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )
Ao nascer a criança já pode fazer vários movimentos e enfrenta 3 grandes trabalhos:
- Enfocar os olhos
- Aprender a andar
- Aprender a falar
* Pode parecer que não há trabalho para o obreiro do Senhor nesta fase, mas eu afirmo: existe sim!
* Primeiro passo é procurar conhecê-los melhor e a seus pais também!
* As crianças do Rol de Berço crescem rapidamente.
* Seus músculos exigem ação e por isso são turbulentos.
* Elas falam pouco, mas, entendem quase tudo.
* Tenha paciência e calma.
* Use brinquedos fortes, grandes e leves.
* Dê-lhes atenção e não fique zangada.
* Cante corinhos com gestos e providencie para que a sua sala seja a mais confortável possível.

2 – JARDIM DE INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
* Crescem rápido, tem maior controle motor.
* São ativas e cansam-se facilmente.
* Não conte histórias demoradas, não use palavras difíceis e não faça perguntas que exijam que ela se lembre.
* Alterne atividades calmas com atividades de movimento procure ter uma sala equipamento adequado e material apropriado para trabalhinhos.

3 – PRIMÁRIOS: ( 07 à 09 anos )
* Têm responsabilidade vibrante e curiosa
* Cada idade desta faixa etária têm suas próprias características mas apesar de não serem iguais, há traços comuns entre elas.
* Nesta idade descobrem a escola secular os seus encantos e por saberem fazer comparações a Rede de Crianças pode ficar em segundo plano se o professor da mesma não levar a sério o seu trabalho, não dê tempo a eles de ficarem sem nada para ver, ouvir ou participar.
* Use amplamente recursos visuais.

4 – JUNIORES: (10 à 12 anos )
* Trabalhar com essa faixa etária não é fácil.
* Mas é muito gratificante.
* Os juniores não são mais crianças mas não podem ser considerado jovens.
* Sentem necessidade de serem liderados por alguém que os compreenda e os ajude a conhecerem a si mesmos.
* O professor de juniores deve ter um programa ativo.
* Evite fique sentados por muito tempo na mesma posição, evite louvores que pareçam infantis, crie suspense ao arrumar seu material para a aula e dê trabalhos atrativos e úteis para eles fazerem.

5 – ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
* Procure conhecê-los dentro e fora.
* Tente identificar-se com eles.
* São desajeitados e muito críticos.
* Na tentativa de se adaptarem aos dois mundos existentes ( o seu, interior, e o outro, exterior ) entram em conflitos .
* Apesar de seu desenvolvimento rápido, podem estar bem dispostos num dia e no outro não querem fazer absolutamente nada
* Varie seus métodos de ensino e faça com que eles participem ativamente da aula. Nunca dê-lhes atividades sem explicar-lhes o seu objetivo.

II – A CRIANÇA PSICOLOGICAMENTE:

1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )
* São sensíveis, precisam de atenção, sendo ou muito boas ou rebeldes demais.
* Evite incidentes que possam ficar gravados em sua memória.
* Não deixe que ela se sinta coagida.
* Dê-lhe segurança e amor.
* Procure não faltar.
* Não gostam de serem mandadas mas fazem coisas que você sugerir.

2 – JARDIM DA INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
* Gostam de brincar em conjunto mas têm tendência a destruir coisas.
* São egoístas, desejam aprovação dos outros e dos adultos.
* Não grite com elas.
* Já controlam o choro apesar de serem explosivos.
* Gostam de ajudar, são bondosos, mas também são teimosos e medrosos.
* Evite histórias que tenham suspense negativo.

3 – PRIMÁRIOS: ( 07 à 09 anos )
* São comunicativos, necessitam de companhia respeitam autoridade e são cooperadores.
* Não espere muito por eles.
* Ensine obediência através de sugestões com amor, e nunca dando ordens.
* Ensine o valor de competir, incentivando-os cooperando para o bom andamento da classe.

4 – JUNIORES: ( 10 à 12 anos )
* Têm boa memória, lêem muito, sentem necessidade de segurança.
* Gostam de organizar grupos do mesmo sexo.
* As meninas pensam mais em namoro, adoram heróis e são perfeccionistas.
* São instáveis emocionalmente, sensíveis ao desprezo, falta de amor ou hipocrisia.
* Promova passeios para a classe, ajude-os na formação de bons hábitos de leitura.
* Seja amigo constante e sincero
* Evite abraços ou outros gestos pois eles não gostam.
* Ame-os com o coração e não com gestos carinhosos.

5 – ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
* Estão sempre em busca de novidades.
* Muitos curiosos quanto a sexo e drogas.
* Querem ser adultos, independentemente e pertencer à comunidade.
* Fica encabulado com facilidade e têm consciência de seus problemas.
* Têm interesse pelo sexo oposto, mas seus sentimentos são inconstantes.
* Providencie preletores cristãos para falar sobre sexo e drogas.
* Conduza seus pensamentos em direção a Cristo.

III – A CRIANÇA ESPIRITUALMENTE:

1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )
* Têm sede de conhecer a Deus vivo e atuante.
* Têm a capacidade para entender e experimentar o amor de Deus, ouvindo, vendo e experimentando.
* Gostam de orar e dizer palavras simples para Deus, agradecendo por tudo.
* Tentam cantarolar os corinhos durante a semana.
* Desafina, inventa palavras mas canta com alegria.
* Gostam de ouvir sobre a criação
*Ensinar-lhe que Deus criou o seu corpo.
* Evite expressões abstratas porque elas levam a sério.

2 – JARDIM DA INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
* Pensa em Deus de um modo pessoal e consegue dar-lhe verdadeiro louvor.
* Ensine-a a orar de maneira pessoal com o Senhor.
* Diga-lhe muitas vezes que Deus odeia o pecado.
* Tem curiosidade sobre a morte.
* Acredita nos adultos e está pronta a ouvir de Cristo.
* É a época propícia para convidá-los a tomar uma decisão, aceitando a Cristo como Salvador.

3 - PRIMÁRIO: ( 07 à 09 anos )
* São impacientes e não gostam de histórias em capítulos que duram muito tempo ou que sejam em seguida.
* Gosta da Escola Dominical e têm fé em Deus.
* Já entendem que Cristo as comprou com seu sangue e que pertencem a Jesus, querendo trabalhar para ele.
* Ensina-lhes a pedir a Deus a solução de qualquer problema.
* Ajude-os a conhecer Jesus, o melhor amigo.
* Dê-lhes trabalhos práticos. Distribuição de folhetos, ligações telefônicas para amigos não crentes, participação de corais, jograis, teatro e etc...

4 - JUNIORES: ( 10 à 12 anos )
* Reconhecem o pecado como algo que desagrada a Deus e a si mesmo.* Têm fome de Deus.
* Sua fé é simples e a sua cabeça está cheia de dúvidas sobre a Bíblia.
* Gostam de encontrar respostas por si mesmos na Bíblia.
* Compreendem melhor os simbolismos.
* Querem Cristo como Salvador e Senhor.
* Explique-lhes o valor do sangue de Cristo.
* “Se confessarmos os nossos pecados , ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”I João 01:09
* Desafie-os a orar, fazendo pedidos específicos e pela resposta de Deus, vão saber a realidade divina e a sua atuação hoje na vida diária.
* Ofereça-lhes as ferramentas próprias para descobrir na Bíblia as soluções para seus problemas.
* Leve-os aos pés do Senhor e ajude-os a entender a importância de colocar a Cristo como líder de suas vidas.

5 - ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
* Estão prontos para salvação. Pode levá-los a Cristo sem receio.
* Ajude-os no seu crescimento Cristão: valor da oração, hora devocional, estudos Bíblicos, etc.
* Aplique-as verdades Bíblicas à vida de cada aluno, pois eles têm muitas dúvidas sobre o cristianismo.
* Dê-lhes oportunidade para fazerem perguntas e responde sempre apontando princípios Bíblicos.
* Treine-os e descubra suas aptidões para trabalhos da igreja.

EXTRAIDO: http://www.montesiao.pro.br/redecrianca/compreendendocri.htm

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