versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quarta-feira, 30 de março de 2011

PASCOA

















A pulseira Jesus

Esta é uma maneira simples de lembrar tudo o que Jesus fez na e através da cruz! Nós estaremos fazendo uma pulseira que conta uma história através da cor.

Materiais necessários:

Elástico
Grânulos coloridos

Receba as crianças para fazer a pulseira para si próprios. (Basta colocar miçangas suficiente sobre a corda, elástico e amarre as pontas, como se encaixa no pulso!)

Você vai precisar de 6 cores diferentes. Aqui está a ordem das cores eo que cada cor significa:

PRETO - Todo mundo tem pecado!
Vermelho - O Sangue de Jesus!
BRANCO - Purificado Branca como a neve!
Verde - crescer como uma árvore! (Ser Fértil)
Azul - Espírito Santo é a Água que faz crescer a árvore!
Ouro - O lar é o céu, onde há ruas de ouro!

(Ensine-lhes esta história, levando-os a repetir que as cores significam.)

Por fim, deixe as crianças levam para casa seus próprios braceletes. Isso será muito especial para eles e cada vez que olhar para as suas pulseiras estarão lembrados do que Jesus fez.

DEVOCIONAL - FÉ

Romanos 10:17 diz, A. . . a fé vem pelo ouvir, eo ouvir pela palavra de Deus

O que é fé? Nós não podemos ver ou sentir isso. Ele não tem forma ou cheiro. Não podemos pedir ao lojista por um quilo e meio de fé. Qual é a fé de qualquer maneira?

Fé é crer em Deus. Fé é confiar Nele. Fé é tomar Deus em Sua Palavra. Fé é crer no que Deus diz que Ele vai fazer. A fé precisa de fatos ou não é bom em tudo. Nós podemos colocar nossa fé na coisa errada e nós encontramo-nos deixar para baixo ou desapontado.

Suponha que eu realmente acredito que 2 + 3 = 6. Suponha-se, acreditando que, eu coloquei que a resposta para baixo sobre o teste. Será que o professor marca a minha resposta está correta? Não, porque os meus dados estão errados. Basta acreditar em algo não significa que seja verdade.

Uma enfermeira um dia estava a preparar uma fórmula para um bebê recém-nascido. Acidentalmente ela usava sal em vez de açúcar, porque ela acreditava que ela estava com açúcar. O bebê morreu. A enfermeira = s fatos estavam errados. Sua fé era tão bom quanto os fatos.
Suponha que eu sentar em uma cadeira acreditando que me segure. Eu preciso ter fé, porque eu don t = realmente sabem se a cadeira vai me neste momento. Se a cadeira é forte, ele vai me segurar. Se a cadeira não é forte, ele vai entrar em colapso. Minha fé é tão bom quanto o fato de o quão forte é a cadeira.

O que você está confiante para chegar ao céu? Tem certeza que você vai chegar lá? Acreditar não é suficiente. Não importa o que você acredita ou neste caso, quem você acredita, em quem confia. A Bíblia diz que do Senhor Jesus Cristo, que Ele é como uma rocha sólida ou pedra C fundação Ele é testado e comprovado. A Bíblia diz que aquele que nele crê jamais será decepcionado ou envergonhados.
Se você estava se afogando, se você permitir que o salva-vidas para resgatá-los? Poderia então permitir que o Senhor Jesus Cristo que morreu em pagamento por seus pecados e ressuscitou para salvar sua alma do pecado? Atos 4:12 diz: Um não há salvação em nenhum outro: não há nenhum outro nome sob os céus dado aos homens pelo qual devamos ser salvos. Para @ Um Crê no (colocar a sua fé e confiança em) o Senhor Jesus Cristo (e somente nEle), e serás salvo @ (Atos 16:31).

Conselhos Bíblicos pra vida diária do Jovem Cristão

Tópico A - Família
(1 Timóteo 5:8)
A Bíblia declara que todo cristão deve ajudar sua família , ainda que você seja o único cristão da sua família , o jovem cristão deve porta-se a ser exemplo pro familiares com a finalidade de ganha-los pra Jesus , nunca se conforme com as atitudes de familiares que pode ser erradas , mas também não confronte , procure equilíbrio e paz , a palavra calma desvia todo tipo de raiva diz a Palavra de Deus .

Tópico B- Amizades
(Salmo 1:1 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios , não imita a conduta dos pecadores ,nem se assenta na roda dos zombadores”)
O Salmo 1:1 , em resumo contêm a fórmula pra fazer amizades que é : pode fazer amizades com quem não é cristão , desde que você não peque como eles pecam , não siga os conselhos maus e não fique compartilhando coisas que zombam da vida das pessoas . Não faça só amizades com cristãos ,só com os irmãos na igreja , temos que ter sim amizades com todos na igreja , mas fora da igreja também podemos nos comunicar com qualquer pessoa ,só não imitemos o jeito ruim que elas podem trazer , o que elas tiverem de bom , que não seja pecado , isso sim podemos com elas estar .
Detalhe: Aproveite a oportunidade da amizade pra evangelizar , fale de Jesus para a pessoa que não O conheça .

Tópico C - Namoro
(1 Coríntios 6:14 “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?”)
A fase de namoro para o jovem na fé , é NAMORAR UM CRISTÃO VERDADEIRO !!! OBS :Não temos preconceitos com pessoas não cristãs para evitar namoro com elas , ao contrario AMAMOS TODAS AS PESSOAS .Namorar um cristão,parte de um conceito e não de uma discriminação contra a pessoa ou quem ela é , respeitamos a todos. Deus não faz acepção de pessoas e muito menos os cristãos .Ninguém é melhor que ninguém .
Voltando ao assunto : Muitas pessoas por não darem ouvidos ao que Deus diz na sua palavra , hoje estão casados com pessoas que não conhecem Jesus e não deixam elas ir a igreja , e hoje em dia sofrem tristemente .
O namoro cristão , é a fase onde conhecemos a pessoa com quem casaremos , um cristão inicia um namoro pra casar e não para ver se vai dar certo .
O objetivo do namoro portanto é o CASAMENTO !!!
Observando que relações intimas como sexo é reservado por Deus ao CASAMENTO . No namoro se recomenda apenas a carícia do beijo e abraços não exagerados . O beijo é uma carícia que deve ter atenção e vigilância !!! Detalhe que o famoso “FICAR” sem compromisso , não agrada ao Senhor . Sem santidade ninguém verá o Senhor ( HEBREUS 12:14).Portanto , fica claro que todo aquele que comente sexo antes do casamento , comente um pecado chamado fornicação , e os fornicários não herdarão o reino de Deus (Apocalipse 21:8)





Tópico D – Conselhos gerais ...

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine”
1 Coríntios 6:12

Quanto às demais coisas como :
músicas , qual ouvir ?
filmes qual ver ?
programas de TV ,qual assistir ?

Tudo isso nos é permitido , porém pergunte a si mesmo se algumas delas é boa ou ruim ?
Música não cristã pode ouvir , não é pecado , mas qual é a melhor a você , a do Senhor ou não? Ilustre na sua mente ou vontade : você prefere um copo de água limpa ou um copo de água suja do esgoto ? é uma comparação simples , mas vale para entendermos .
O mesmo vale para televisão e programas , muitos programas são bons para a juventude , recomendável são os jornais com informação e esportes por exemplo , mas existem programações que demonstram cenas indecentes , palavras ofensivas , muita violência , procure programações familiar , filmes como Speed Racer , a Abelha Bee , A Fantástica Fábrica de Chocolate são filmes que não possuem sensualidades e nem muita violência onde pode-se ver sem problemas .
Use o bom senso , tem muitas coisas que não são pecados , mas algumas delas pode nos levar a pecar e deixar triste o nosso Deus , evite o que for mau aos seus ouvidos , ruim aos seus olhos , cuidado com o que te atrai .
Meu desejo e oração é que todos agrademos ao Senhor Jesus num modo de viver santo , equilibrado usando o bom senso pela Palavra de Deus .

Essa cartinha é pra dizer: Não vivemos sem você!

Oh ! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união (Sl 133.1)

Um dia desses resolvi fazer um teste, peguei um palito em minha mão,
o segurei ao meio e sem precisar fazer muita força, logo se quebrou,
não estando satisfeito peguei cinco palitos e segurando todos juntos, consegui quebra-los
tive que fazer um pouco mais de força, mas consegui.
Então resolvi fazer um teste final, peguei todos os palitos da caixa e segurando todos juntos,
fiz força e ...nada, um pouco mais de força e ...nada ainda, então reuni todas as minhas forças e adivinha?......
Os palitos permaceram firmes, não consegui quebra-los.

Comecei a meditar, e me lembrei de um “palito” que anda fazendo falta por lá,
É me lembrei de você, sua presença faz uma diferança e tanto,
e pode estar certo de uma coisa você tá fazendo uma falta para o grupo!!!!!!!!

Este teste me fez analisar a falta que cada jovem faz, pois com uma só pessoa não existiria razão para ter esse grupo, com cinco pessoas até existiria, mas, talvez não teria a força de trinta pessoas, se lembra do ano de _________? Trinta jovens, sim, trinta jovens e você estava lá, fazia parte desses trinta.

Somos como esses palitos, sozinhos facilmente o inimigo nos esmaga, mas juntos teremos vitórias em Nome de Jesus.
O objetivo desse carta enviada a você, é faze-lo lembrar de que a união faz a força,
e a nossa força digamos que ficou um pouco desfalecida depois que você andou sumindo dos ensaios, ainda se lembra dos ensaios né?

Bom, esperamos ve-lô em breve nos ensaios adorando ao Senhor Jesus conosco!!!
Um abraço no amor de Cristo!!!




fonte: Mocidade Filadélfia

terça-feira, 29 de março de 2011

TRAÇOS DE CARÁTER A PARTIR DA VIDA DE JESUS E DAS PESSOAS COM AS QUAIS ELE SE RELACIONOU

Fonte: I want to be like Jesus: Character Building from the Life of Jesus, Kidbuilders, V. Gilbert Beers

Cada um dos traços de caráter listados neste artigo podem ser considerados como um tijolo de uma construção maior. Esta contrução maior é a nossa visão de mundo, a forma como interpretamos e percebemos tudo o que acontece ao nosso redor. Nossa visão de mundo informa o nosso caráter e orienta o nosso comportamento. O caráter cristão é uma vida vivida do jeito de Deus. O que nós acreditamos ser o jeito de Deus é então de suma importância. Dependemos da sua revelação constante em nossas vidas, não só pelos feitos do Criador, como pelo trabalho incansável do Espírito Santo que nos coloca diante da grande revelação histórica: a encarnação. Jesus se fez homem e habitou entre nós, e vimos a sua glória. A melhor fonte para a formação de um caráter genuinamente cristão é a sua vida e a rica interação de Jesus com as pessoas ao seu redor.

A LISTA A SEGUIR É COMPOSTA POR: Traço de Caráter História de Jesus que revela esta qualidade Passagem Bíblica Descrição do Traço de Caráter

Confiabilidade
“É digno de confiança”
Um Anjo Fala com Maria
Maria era confiável, Deus podia confiar nela com a incrível tarefa de ser mãe do Filho de Deus. Ele sabia que ela aceitaria esta missão com entusiasmo.
Lucas 1:26-38
Rom 12:11
Col 1:29
Devemos ser confiáveis, tanto em relação a Deus como em relação ao nosso próximo. Uma pessoa digna de confiança cumpre suas promessas, mantém a sua palavra mesmo que isto custe caro para ela.

Humildade
“É humilde”
Nasce Jesus
O Filho de Deus veio ao mundo como um bebê, e um bebê pobre, não em berço de ouro. Jesus veio ao mundo, viveu e morreu de forma humilde.
Lucas 2:1-7
Fil 2:7-8
Devemos servir a Deus e ao nosso próximo com humildade. O orgulho faz com que pensemos muito de nós mesmos e faz com que nos coloquemos em primeiro lugar. O orgulho faz com que você queira se sobressair mesmo quando não fez por merecer. A humildade nos ensina a ceder o lugar para os outros.

Alegria
“É alegre”
Pastores e o Coral de Anjos
Jesus traz alegria para este mundo. Alegria é contagiante, os anjos anunciaram o motivo de tanta alegria aos pastores que por sua vez contaram para todos que quisessem escutar.
Lucas 2:8-20
Lucas 10:21
Devemos aceitar o presente de alegria que Jesus nos dá e passar esta mesma alegria para todos os que estiverem ao nosso redor. A alegria que Jesus nos dá é algo profundo e duradouro.

Adoração
“É um adorador”
A Visita dos Sábios
Os Magos do Oriente vieram preparados não só para presentear a Jesus mas também para adorá-lo.
Mateus 2:1-12
Salmos 29:2
Devemos adorar ao Senhor com todo o nosso ser. Adorar é reconhecer quem Ele é, sua majestade, seu poder, sua beleza, seu amor por nós. Adoração envolve palavras, gestos e doação.


Cuidado
“Sabe proteger os que precisam de cuidado”
Maria e José fogem para o Egito
Na hora certa, Deus protege aqueles a quem ele ama.
Mateus 2:1-12
Salmos 14:6
Assim como dependemos de Deus para que nos proteja, devemos proteger as pessoas ao nosso redor, sempre que possível. Quando as coisas erradas acontecem, devemos confiar em Deus, um dia ele nos fará conhecer todas as suas razões.

Ambição
“Ele quer fazer algo especial e importante”
O Menino Jesus Cresce
Jesus cresceu na companhia de seu pai e mãe e aprendeu com o pai a ser um carpinteiro. Assim como seu pai, ele logo aprendeu o valor do trabalho, de ser criativo e produzir coisas com as suas próprias mãos.
Lucas 2:39-40
Genesis 2:2
Deus foi ambicioso ao criar o mundo, é uma honra para nós podermos participar na sua criação. Devemos trabalhar com entusiasmo por um mundo melhor.

Sabedoria
“Ele é uma pessoa sábia”
Jesus e os Mestres da Lei em Jerusalém
Jesus tem toda a sabedoria porque ele é o filho de Deus, e Deus é o Pai da sabedoria. Mesmo como menino ele buscava contato constante com seu Pai Celestial.
Lucas 2:41-52
Mateus 7:24
A sabedoria não é a mesma coisa que inteligência ou muito conhecimento. Sabedoria tem a ver com as verdades eternas, e só Deus as revela para nós, ou por meio de sua Palavra, ou por meio da natureza criada, ou por meio de outras pessoas, ou por meio de nossas experiências com Ele.

Você pode continuar esta tabela, listando as histórias e procurando cada traço de caráter que a vida de Jesus nos ensina. É importante pensar em um traço de caráter que Jesus ele molda e que deve ser imitado por nós a medida que crescemos, como ele o fez, em graça e sabedoria. Os autores de “I want to be like Jesus” listaram 50 traços de caráter, usando apenas a vida de Jesus. Além dos já mencionados acima eles listaram como características dignas de serem cultivadas:

Pertencimento
Fidelidade
Obediência
Amizade
Contentamento
Busca por coisas espirituais
Aceitação
Ajuda
Criatividade
Discernimento para escolher
Serviço
Confiança
Cortesia
Submissão
Empatia
Celebração
Arrependimento
Provisão divina
Coragem
Compaixão
Honra
Domínio próprio
Saber ouvir o próximo
Seguidor
Esperança
Agradecimento
Gentileza
Justiça
Perseverança
Honestidade
Louvor
Generosidade
Amor
Lembrança
Oração
Lealdade
Bondade
Perdão
Uma pessoa que pensa nos outros
Compartilhar

Propósito
Paciência

quinta-feira, 24 de março de 2011

A MALA DO MISSIONÁRIO

TEXTO: I TIMOTEO 4:13; 1 CORINTIOS 9.14; COLOSSENSES 4:2,3,4

MATERIAL NECESSÁRIO: UMA MALA DE VIAGEM BEM ENFEITADA, COM RODINHAS, PARA PARECER DE VIAGEM MESMO, BIBLIA, ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS. UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA.

NA MENSAGEM: EU TROUXE AQUI UMA MALA DE VIAGEM, COMO VOCÊ ESTÁ VENDO. É A MALA DE UM MISSIONÁRIO. MISSIONÁRIO É AQUELE QUE CUMPRE A SUA MISSÃO. PODEMOS FALAR DE JESUS AO VIZINHO, SEM SAIRMOS DE CASA, DA SUA CIDADE, PARA FALAR DA SALVAÇÃO QUE SÓ EXISTE EM JESUS. POIS BEM, HOJE EU QUERO FALAR UM POUCO DO QUE O MISSIONÁRIO PRECISA PARA CONTINUAR A VIVER APENAS EM OBEDIÊNCIA A DEUS. QUER PENSAR COMIGO? VAMOS COLOCAR ALGUNS PRESENTES NA MALA DO MISSIONÁRIO? ACREDITO QUE ELE PRECISARÁ DE ALGUMAS COISAS.....
O QUE É ISTO? (MOSTRAR UMA BÍBLIA) UMA BÍBLIA! MISSIONÁRIO PRECISA DE BÍBLIA? CLARO QUE SIM. PARA QUE? (AS CRIANÇAS VÃO DIZER QUE É PARA PREGAR). SIM, ESTÁ CERTO, PARA PREGAR, MAS ELE PRECISA TAMBÉM DA BÍBLIA PARA ESTUDAR. ELE PRECISA TER UM TEMPO COM DEUS TODOS OS DIAS, PARA QUE O SENHOR FALE AO SEU CORAÇÃO, PARA QUE DEUS O ABENÇOE.
MUITAS PESSOAS ESQUECEM QUE O PASTOR, O MISSIONÁRIO, PRECISA TER TEMPO PARA ESTUDAR. É MUITO FÁCIL ACHAR QUE ELES JÁ SABEM TUDO DA BÍBLIA. MAS NÃO, NÃO SABEM NÃO. ELES PRECISAM TER TEMPO PARA ESTUDAR E, POR ISSO MESMO, VAMOS MANDAR UMA BÍBLIA PARA O NOSSO MISSIONÁRIO. CERTA VEZ, O APÓSTOLO PAULO FALOU A TIMÓTEO(1 TM 4:13): " ATÉ À MINHA CHEGADA, APLICA-TE A LEITURA, À EXORTAÇÃO(ÂNIMO), AO ENSINO."
AGORA, VEJA ISTO. O QUE É ISTO? (MOSTRAR UM COFRINHO). UM COFRINHO! E ELE PRECISA DE COFRINHO? MISSIONÁRIO PRECISA DE COFRINHO PARA QUE? (PARA GUARDAR O DINHEIRO). E MISSIONARIO PRECISA DE DINHEIRO PARA QUE? (DEIXAR AS CRIANÇAS FALAREM). AH! POIS É, MISSIONÁRIO PRECISA DE DINHEIRO PARA VIVER, PARA COMER, COMPRAR ROUPAS...MAS ESPERE AÍ: SE ELE TRABALHAR PARA CONSEGUIR DINHEIRO PARA SOBREVIVER, COMO É QUE VAI VIVER SÓ PARA FALAR DE JESUS? OU TRABALHA, OU FALA DE JESUS. QUEM É QUE VAI DAR O SUSTENTO QUE ELE PRECISA PARA VIVER SÓ PARA EVANGELIZAR/ (DEIXAR AS CRIANÇAS FALAREM). POIS É, NÓS SOMOS OS RESPONSÁVEIS POR ENVIAR AS NOSSAS OFERTAS AO MISSIONÁRIO, PARA QUE ELE VIVA APENAS PARA FALAR DE JESUS. EM 1 CORINTIOS 9:14 ESTÁ ESCRITO: "ASSIM O SENHOR MANDOU TAMBÉM QUE AQUELES QUE ANUNCIAM O EVANGELHO VIVAM DO TRABALHO DE ANUNCIAR O EVANGELHO."
HÁ OUTRO PRESENTE AQUI. SABE O QUE É ISTO?(MOSTRAR O ÁLBUM DE FOTOS) UM ALBUM DE FOTOS! ELE VAI LEVAR ESSE ALBUM DE FOTOS PARA O CAMPO MISSIONÁRIO, MAS ESPERE AÍ: ESSE ÁLBUM DE FOTOS É DIFERENTE! É UM ÁLBUM DE FOTOS QUE VAI SAIR DAQUI CHEIO DE FOTOS. FOTOS DE QUEM? FOTOS DAS PESSOAS QUE ASSUMIREM O COMPROMISSO, A RESPONSABILIDADE DE ORAREM PELO MISSIONÁRIO. NÃO HÁ NADA MAIS IMPORTANTE QUE A ORAÇÃO. E QUANDO O MISSIONÁRIO ESTIVER LÁ LONGE, ELE VAI OLHAR ESTE ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS E VAI LEMBRAR DE VOCÊS, CRIANÇAS, QUE ESTÃO ORANDO POR ELE. E AGORA, QUEM VAI ASSUMIR ESTA RESPONSABILIDADE DE ORAR PELO MISSIONÁRIO? QUEM VAI DIZER PARA DEUS: "-SENHOR, PODE DEIXAR QUE EU VOU ORAR PELO MISSIONÁRIO." QUEM VAI FAZER ISSO? (DEIXAR AS CRIANÇAS LEVANTAREM AS MÃOS). POIS ENTÃO, VAMOS FAZER UMA FILA BEM BONITA AQUI NA MINHA FRENTE E VAMOS TIRAR ESTAS FOTOS. DEPOIS VAMOS REVELAR ESTAS FOTOS E MANDAR ESTE ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS, BEM BONITO, PARA O NOSSO MISSIONÁRIO. ELE PRECISA DE NOSSAS ORAÇÕES.

PAULO, CERTA VEZ, PEDIU AS ORAÇÕES DO POVO DE DEUS. SABE O QUE ELE PEDIU? LEIA EM COLOSSENSES 4:2,3,4. "CONTINUEM FIRMES NA ORAÇÃO, SEMPRE ALERTAS AO ORAREM E DANDO GRAÇAS A DEUS. OREM TAMBÉM POR NÓS A FIM DE QUE DEUS NOS DÊ UMA BOA OPORTUNIDADE PARA ANUNCIAR A SUA MENSAGEM, QUE TRATA DO SEGREDO DE CRISTO. POIS É POR CAUSAS DESSA MENSAGEM QUE ESTOU NA CADEIA. PORTANTO, OREM PARA QUE EU FAÇA COM QUE O SEGREDO DE CRISTO SEJA BEM CONHECIDO, COMO É O MEU DEVER."

FONTE: MANUAL PRÁTICO PARA O CULTO INFANTIL 2

quinta-feira, 17 de março de 2011

Seguem para Samaria

Fazer uns quadrados no chão formando um grande círculo. Um quadrado para cada criança menos um que será o que “sobra”. Cada jogador ficará dentro do seu quadrado até que receba um toque do que sobra, ao este estar circulando e dizendo: “Segue-me para Samaria”. O que foi tocado coloca a sua mão no “sobra” e o segue. À medida que os outros vão sendo tocados e vão aumentando a fila que vai sendo unida pelas mãos no ombro, o líder pode gritar: “Os romanos vêm vindo”. Então, todos correm para os seus quadrados. O que ficar sem quadrado é “sobra”.

O SALTO DO CANGURU (bom para gincana)

MATERIAL: Duas bolas. Organizam-se duas equipes, com número igual de participantes, e ambas se colocam por detrás de uma linha de partida, formando fila.
1. Todos os jogadores formam um túnel com as pernas bem abertas.
2. O jogador que encabeça a fila de cada equipe, a um sinal dado, lança a bola pelo “túnel” até alcançar o último jogador, que a recolhe e prende por entre os joelhos, saltando procurando entregá-la para o segundo jogador da fila.
3. Este segundo jogador da fila lança a bola novamente pelo “túnel”, e o jogo prossegue.
4. Será vencedora a equipe que terminar por primeiro.

TEMPESTADE (para juvenis)

PROCEDIMENTOS: O líder orienta que todos coloquem as cadeiras em círculo. O líder escolhe uma criança – que deverá colocar a sua cadeira
no centro do Círculo – e prossegue com as orientações:
1- “Vocês estão em pleno oceano, dentro de um grande barco. Todos são passageiros ou tripulantes e a pessoa que está no centro é o comandante do barco;”
2- “O comandante comenta que o mar está tranqüilo, em total calmaria;”
3- “Em dado momento, ele (o comandante) dirá: ´duas ondas nos empurram para a direita´ – Todos devem pular duas cadeiras para a direita. Se ele disser: ´uma onda nos empurra para a esquerda´, todos devem voltar uma cadeira para a esquerda, e assim por diante, sempre seguindo-se a ordem do comandante. Se ele disser `uma onda nos empurra para a frente, todos devem levantar e sentar rapidamente (tipo ´ola´). Se ele gritar “tempestade”, tocos correm e trocam de cadeira, inclusive o comandante. Quem sobrar, será o comandante e continuará a brincadeira.

STOP BÍBLICO

Também é uma adaptação deste conhecido jogo, para uso com nomes bíblicos. Da mesma forma comporta adaptações a gosto do grupo.
1 – Pode ser feita com os itens : Nomes de pessoa, cidades, frutas, animais, instrumentos musicais ou de trabalho, profetas e reis, rios, discípulos ou evangelistas, hinos, livros da bíblia, etc.
2 – Depois de definidos os itens, sorteia – se uma letra.
3 – Os coordenadores da brincadeira dão o tempo máximo da brincadeira (por exemplo 1 minuto). Se alguém
termina antes deste tempo grita stop, e os demais devem parar imediatamente, (mesmo se estiver no meio da palavra).
Caso ninguém termine antes do prazo estipulado, o coordenador é quem fala stop, ao terminar o tempo.
4 – Contam – se então os pontos da seguinte forma : Palavra original (que ninguém mais tenha escrito) : 10 pontos. Palavra que mais uma pessoa tenha escrito : 5 pontos.
5 – Após um número de rodadas (definido previamente para evitar chorumelas), totalizam – se os pontos.

TEIA DA AMIZADE (juvenis)

OBJETIVOS: Apresentação do grupo, trabalhos em equipe, mútuo conhecimento
MATERIAL: Um rolo (ou novelo) de lã ou fio.
PROCESSO: Dispor os participantes em círculo.
O líder toma nas mãos um novelo de linha ou lã  e, em seguida, prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão.
Pedir para as crianças prestarem atenção na apresentação que ele fará de si mesmo. Assim, logo após apresentar-se brevemente, dizendo quem é, de onde vem, o que faz etc., joga o novelo para uma dessas à sua frente.
Essa criança, apanha o novelo e, após enrolar a linha em um dos dedos, irá repetir o que lembra sobre a pessoa que acabou de se apresentar e lhe atirou o novelo. Após fazê-lo, essa segunda pessoa irá se apresentar e assim se dará sucessivamente, até que todos digam ao grupo seus dados pessoais e se conheçam.

MINHA OUTRA METADE  (Juvenis)

OBJETIVOS: Promover a aproximação das crianças, incentivar o diálogo e novas amizades.
MATERIAL: Cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 15 cm, em número suficiente, de modo a não faltar prá ninguém.
Escrever em cada cartela, um versículo bíblico.
Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.
PROCESSO: Inicia-se com a distribuição das duas metades das cartelas, tendo o cuidado para que todos recebam.
Estabelecer um tempo para as crianças procurarem suas metades.
À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é o versiculo escrito na cartela.
Após dez minutos, mais ou menos, o líder solicita que algumas duplas falem sobre a experiência ( o que sentiram como foi o encontro, etc.)

Culto Jovem

Tema: Motivação e participação nos cultos.
Duração: preparo + culto
Público: jovem, mínimo 5 pessoas.
Material: Convites, música e instrumentos, suco e salgadinhos, cadastro de aniversariantes.

Culto do +1.
Num culto de mocidade pré-estabelecido, jovens serão desafiados a trazerem um visitante pelo menos, do contrário o
culto perde a razão de ser. Montar um programa de culto evangelístico com bom pregador, música, dramatização e
cantina para confraternização.
Premie aquele que trouxer mais visitantes.

Culto do reencontro ou da centésima ovelha.
Culto da mocidade em que serão convidados por carta ou pessoalmente todos os que fizeram parte do grupo de jovens.

Madrugada com Deus.
Os organizadores acordam às 4 da manhã, e com transporte e percurso previamente estudados, vão passando na casa dos componentes do grupo que devem rapidamente acompanhar os demais. O alvo é estar às 6 da manhã na igreja para oração, louvor e meditação, e servir às 8 da manhã um “café de comunhão”.

Cantinho da integração.
Após o culto dominical, os visitantes são convidados a tomar um chá ou suco na cantina. Para lá devem se deslocar alguns integrantes do grupo de jovens e que apresentarão os visitantes e orarão por eles.
Também pode-se programar um rodízio entre os jovens, para que a cada domingo alguns cheguem mais cedo na igreja e recepcionem, não só os visitantes, mas também membros "regulares" da comunidade, com um abraço de bom dia.

Culto de Ação de Graças.
Prepare um micro-culto a ser realizado na casa do integrante do grupo, no domingo mais próximo ao aniversário dele - funciona como uma visita especial de aniversário.
Ou pode-se fazer um culto por mês, na igreja ou outro local, onde se faça uma bênção especial aos aniversariantes do mês, que deverão antecipadamente receber convite ou telefonema avisando deste culto.

União faz a Força

Tema: comunhão e participação.
Duração: 15min.
Público: Adolescentes, mínimo 4 pessoas.
Material: fios finos de barbante ou de lã (pedaços de mais ou menos 30cm).
Distribuir entre os participantes os fios de barbante, pedir que cada um analise a aparência, utilidade e propósito daquele
pedaço de barbante, (cerca de 2 minutos, para não ficar cansativo).
Pedir que cada um tente arrebentar o seu fio e observe como foi fácil.
Depois, pedir que cada um ofereça o maior pedaço que lhe sobrou para formar um feixe de barbantes e pedir a alguns
voluntários que tentem arrebentar este feixe.
Observar como fica mais difícil a medida que o feixe fica grosso.
Para concluir leia o texto bíblico: Eclesiastes 4. 9-12 e discutam sobre a relação com a dinâmica e o grupo.

Tema: comunhão e participação.
Duração: 15min.
Público: Adolescentes, mínimo 4 pessoas.
Material: 1 pacote de palitos de madeira para churrasquinho.
Pedir que um dos participantes pegue um dos palitos e o quebre. (o que fará facilmente).
Cuidado com as pontas finas dos palitos.
Pedir que outro participante quebre cinco palitos juntos num só feixe (será um pouco mais difícil).
Pedir que outro participante, quebre todos os palitos que restaram num só feixe. Se não conseguir, poderá chamar uma
outra pessoa para ajudá-lo.
Estimular todos os participantes a que falem sobre o que observaram e concluíram. Terminar com uma reflexão sobre a
importância de estarmos unidos.

Abra o Olho - PARA ADOLESCENTE

Tema: Temos os olhos vendados para a violência?
Duração: 5 minutos
Público: adolescentes; mínimo 5 participantes.
Material: Dois panos para fechar os olhos e dois porretes feitos com jornais enrolados em forma de cacetete.
Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um porrete de jornal. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste.
Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual.
A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc.
Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa
realidade? Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?
Sugestões de textos: Marcos 10, 46-52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas 24, 13-34.

HORA DE ENTRAR NA ARCA

Base bíblica: Gênesis 6 e 7
Versículo base: “O Senhor cuida de mim.” Salmo 40.17
Objetivo: Levar a criança a compreender que o Deus que cuidou dos animais, cuidará de nós em todo o tempo.
Material: barbante, Bíblia, cola, giz de cera, tesoura, figuras apropriadas para esse tema, folha de atividade para cada criança.

História: Noé era amigo de Deus. Deus mandou Noé construir um grande barco. Noé obedeceu e fez o grande barco. Deus mandou Noé levar alguns bichos para dentro do barco. Os bichinhos vieram de dois em dois e foram levados para dentro. Depois entrou Noé e sua família. Noé e sua família eram obedientes a Deus.

Atividade: distribua as folhas. Pegue o barbante já cortado e distribua entre as crianças para que colem na linha tracejada e depois pintem o desenho.

DEUS CRIOU A FAMÍLIA

Base bíblica: Gênesis 2.18-25
Versículo base: “Foi Ele quem nos fez.” Salmo 100.3
Objetivo: Mostrar que foi Deus quem teve a idéia de nos fazer viver em família..
Material: giz de cera, Bíblia, figuras apropriadas para esse tema, folha de atividade para cada criança.

História: Deus nos criou. Ele também criou a família. O papai, a mamãe e os irmãozinhos. Todos precisam de uma família para viver. As famílias não são todas iguais. Umas são bem grandes e outras bem pequenas. Deus criou a família para cuidar de você. Ele deseja que vivamos felizes com nossas famílias.

Atividade: distribua as folhas. Converse com as crianças a respeito dos componentes de uma família. Comente, também, sobre as formas de termos um lar feliz, fazendo a nossa parte. Depôs proceda como indicado na folha.

DEUS CRIOU O SOL

Base bíblica: Gênesis 1
Versículo base: “E disse Deus: Haja luminares” Gênesis 1.14
Objetivo: Proporcionar à crianças, meios para que ela reconheça a Deus com o Todo-Poderoso e criador de todas as coisas.
Material: fios de lã amarela, giz de cera, cola, Bíblia, Figuras apropriadas para esse tema, folha de atividade para cada criança.

História: Quem criou todas as coisas? Muito bem! Foi Deus quem criou o mundo. Tudo no começo era muito escuro. Então Deus resolveu tornar o mundo bonito e criou coisas maravilhosas. Primeiro, a terra precisava de luz, Assim, Deus fez o sol, com uma luz forte para clarear o dia. Deus é bom! Ele tudo criou, então, todas as coisas pertencem ao nosso Deus.

Atividade: distribua as folhas. Providencie os fios de lã já cortados e a cola. Trabalhe com as crianças colando os fios nos lugares indicados. Depois deixe-as pintar com giz de cera.

O MURO QUE CAIU

Base bíblica: Josué 6
Versículo base: “Graças a Deus que nos dá a vitória.” I Corintios 15.57
Objetivo: Mostrar que Deus sempre nos conduz à vitória.
Material: papel tipo pedra, cola, lápis de cor, tesoura, Bíblia, figuras apropriadas para esse tema, folha de atividade para cada criança

História: Jericó era uma cidade com muros altos e fortes. Josué teria que atravessar a cidade junto com o povo de Deus. Josué, juntamente com o povo de Deus, orou e louvou ao Senhor ao redor dos muros de Jericó. Sabe o que foi que aconteceu? Os muros vieram ao chão de uma só vez. Josué e todo o povo de Deus foram vencedores.

Atividade: distribua as folhas. Oriente as crianças para que cortem pedacinhos de papel pedra e depois colem na figura do muro.

EVA PASSO A PASSO










9 dicas para não deixar o dinheiro destruir a relação

1 - SINCERIDADE
Quando o assunto é dinheiro, não há honestidade que resista: 28% dos brasileiros escondem do parceiro o real valor de seu salário e 25% desconhecem para onde vai o dinheiro do outro. 'Para evitar conflitos, é necessário que o casal converse com sinceridade sobre esse assunto', aconselha Waléria Gonzalez, psicoterapeuta especialista em casais. 'Só assim é possível chegar a um equilíbrio entre os perfis diferentes, o gastador e o poupador, por exemplo.'
2 - CONTROLE RÍGIDO
O casal que quer planejar sua vida financeira tem que começar diagnosticando exatamente quanto gasta. 'Muitos sabem quanto se gasta com água, luz, prestação do carro e da casa, mas não controlam supermercado, padaria, roupas ou restaurantes', comenta o consultor financeito Erasmo Vieira, de São Paulo. As pequenas despesas são o maior 'ralo' do dinheiro.
3 - REUNIÃO MENSAL
'Uma vez por mês os casais devem sentar para analisar o controle mensal e definir como será usado o dinheiro, onde se pode economizar ou gastar mais', sugere Gustavo Cerbasi, professor da Universidade de São Paulo, autor do livro 'Casais Inteligentes Enriquecem Juntos' (Editora Gente). Aprender a conversar sobre dinheiro e a definir metas em conjunto é um passo importante para um futuro financeiro saudável. 'A reunião mensal é o momento para discutir as questões polêmicas, evitando brigas no dia-a-dia', completa o economista Marcos Silvestre.
4 - CONTA CONJUNTA
Ajuda se o casal já tiver planos financeiros em comum e se houver um diálogo estabelecido entre os dois. Caso contrário, só trará mais problemas. 'Antes de abrir a conta é preciso definir quem irá colocar dinheiro, quanto e quando, e quais serão as despesas cobertas por essa conta', recomenda Marcos Silvestre. Uma vantagem é que a conta conjunta acaba tendo maior movimentação, o que gera benefícios para os titulares, como descontos em taxas e mais atenção do banco. Apenas 22% dos casais brasileiros possuem conta conjunta.
5 - DIVISÃO JUSTA
A pesquisa do H2R mostra que 38% dos casais dividem as despesas meio a meio, independentemente de quanto ganha cada um - o restante do salário é destinado aos gastos individuais. Apenas 1% encara os rendimentos de ambos como uma coisa só. 'Nesse caso, os gastos devem ser decididos sempre em comum acordo', comenta Erasmo Vieira.
6 - INDIVIDUALIDADE
O grande desafio é respeitar a individualidade dos dois no meio dessa comunhão total de salários e despesas. Cerbasi recomenda que cada um dos cônjuges tenha uma 'mesada', ou seja, uma cota a ser gasta sem prévio aval do companheiro.
7 - SONHOS PARTICULARES
Compartilhar as finanças - e decidir tudo em conjunto - não significa que os desejos não possam ser diferentes. Por exemplo, talvez ele queira um carro novo e ela, fazer uma pós-graduação. 'Os dois devem negociar para realizar, juntos, um sonho de cada vez', aconselha Marcos Silvestre.
8 - SONHO CONJUNTO
É fundamental para um casal que deseja alcançar sucesso financeiro ter um objetivo em comum, seja comprar uma casa nova ou garantir uma aposentadoria tranqüila. Essa meta vai unir o casal para planejar gastos, economizar e investir.
9 - INVESTIMENTOS A DOIS
'Quando os dois investem juntos têm a possibilidade de aproveitar melhor as opções fornecidas pelo mercado', explica Cerbasi. O montante sempre vai ser maior assim do que se a pessoa estivesse sozinha no barco. A escolha de onde aplicar a grana deve ser feita pelos dois.
FONTE: Dagmar Serpa com reportagem de Kariny Grativol

TirE a TravE Dos SeuS OlhoS

Dê um papel para cada cônjuge e peça para dividirem o papel em duas colunas. Afaste os casais de maneira que não possam se comunicar. Peça para que cada um escreva na primeira coluna todas as virtudes que conseguir lembrar e na segunda coluna todos os defeitos que conseguir lembrar em 3 minutos. Terminado o tempo você pode compartilhar sobre os seguintes temas: Só vejo os defeitos dele (a) (Mt 7:23); Não suporto seus erros (Mt 7:23).


Esta dinãmica é bem simple, mas fala profundamente aos casais: distribua para cada conjuge pedaços de massinha de modelar, é importante que o marido pegue uma cor diferente da cor da mulher, peça que eles peguem os dois pedaços e amassem bem misturando as duas cores, depois que amassaram, peça que agora tentem separar as duas cores novamente, claro que será impossível, então explique que assim somos nós para Deus, quando nos casamos nos tornamos uma só carne, impossível de ser separada e mesmo que aconteça a separação, um levará um pedaço do outro consigo e será uma marca irreparável em suas vidas.

Eu NãO Dou ChoquE

Você pedirá que todos os casais fiquem de pé e você dará as seguintes ordens e eles terão que cumprir-las com seu cônjuge.
1. Deverão ficar abraçados
com força por 1 minuto e meio
2. Continuarão abraçados e terão
que se beijar por 1 minuto
3. Agora o marido tentará
carregar sua esposa por 1 minuto
4. A esposa fará um carinho
no marido por 1 minuto

Deixe todos sentar e você pode compartilhar sobre os seguintes temas: A Importância do Toque Físico no Casamento; Romantismo; O Carinho Sempre é Necessário; Precisamos Estar Juntos; Regando o Relacionamento etc

ELE ReclamA De TudO, ELATambéM!

Cada pessoa deverá receber uma folha de papel e enumerar do que reclamou nesta semana. Após todos terminarem, cada um irá compartilhar o que escreveu em sua folha. No final dê uma mensagem sobre: A Murmuração; A Crítica no Casamento etc. ( Fp 2:14 )

CompromissoS No CasamentO

Peça para os casais se arrumarem de forma que o marido esteja ao lado da esposa. De lado mesmo o marido e a esposa se encostarão um no braço do outro. Eles estarão olhando para frente e um ao lado do outro encostados. Agora amarre-os com barbante e depois amarre também o pulso deles. Agora dê a eles algumas atividades para fazerem juntos de forma que o laço do barbante não se desfaça.
Peça-os pra correrem, pularem, ou então dê alguma atividade para eles como pegar algo e deixar em outro lugar e voltar correndo. Ou varrer um pedaço do chão, juntar o lixo e colocar na lixeira etc. Fica a seu critério.
Quem conseguir completar a tarefa sem desfazer o laço do barbante serão os vencedores. Você poderá preparar umas lembrancinhas para presenteá-los.

Mensagem
Escreva no papel o compromisso que fizemos um com o outro no altar.
Fale a eles sobre isso, de que devemos estar juntos em compromisso ( união-barbante ) um com o outro em qualquer situação ruim ou boa, não devemos quebrar o compromisso que fizemos diante de Deus com a pessoa que está ao nosso lado e em união com Cristo ( barbante ) que nos sustenta como casal. O compromisso é mais que um sentimento, mas uma aliança que fizemos diante de Deus, potanto, olhe para seu cônjuge e diga a ele o quanto ele é importante para você e que você assumiu um compromisso com ele de que seja em qualquer momento que estejam passando você sempre estará ao seu lado. Faça uma oração com todos os casais renovando suas alianças.
Você pode desenvolver essa mensagem.
Procure uma passagem bíblica que trás a idéia de compromisso.

A AmizadE No AmoR

Dê uma folha de papel em branco para cada casal.
Cada casal deverá escrever o nome de seu cônjuge o maior número de vezes que puder, de forma legível, durante 2 minutos exatos.
Ex: A Jamyle escreverá o nome do Nilton no papel e no mesmo papel o Nilton escreverá o nome da Jamyle.
Quando acabar o tempo se contará o número de nomes escritos em cada papel, quem tiver conseguido escrever a maior quantidade, fará um pequeno comentário sobre a dinâmica e ganhará uma lembrancinha.

Mensagem
A importância que temos de colocar o outro como mais importante que nós mesmos. Os interesses do cônjuge devem ser mais importantes que os seus próprios. Isso é o início para uma boa amizade, sadia e permanente dentro do casamento.
Obs: Desenvolva um pouco mais a mensagem e procure versículos que trazem a idéia de sua mensagem.
Sugestão: 1 Co 10:24

Dependência mútua ou morte

O objetivo desta dinâmica é mostrar o quanto dependemos uns dos outros e o quanto podemos contribuir para o crescimento do nosso irmão.
Podemos começar a reunião formando duplas. Um dos componentes da dupla fecha os olhos e passa a andar guiado pelo outro durante dois minutos. Não é permitido abrir os olhos e nem tocar no companheiro, tão somente o som da voz do outro o guiará. Logo em seguida trocam-se os papéis e o que antes era o guia, passa ser o guiado.
Depois de terminada esta dinâmica, todos se reúnem para um momento de compartilhar, onde são respondidas várias perguntas:
1. O que você sentiu durante o tempo em que estava sendo guiado pelo outro?
2. Aconteceu de sentir-se tentado a abrir os olhos?
3. Teve total confiança em seu líder?
4. Pensou em se vingar do outro quando chegasse sua vez de ser o guia?
5. Sentiu-se tentado a fazer alguma brincadeira com o "ceguinho"?
Base Bíblica para a mutualidade:
"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai"(Cl. 3.12-17).
1. Procure esclarecer juntamente com o grupo a definição dos termos que se encontram na passagem acima, como "coração compassivo, longanimidade, humildade, etc.".
2. Faça perguntas do tipo: O que falta em você para que as pessoas confiem mais no seu auxílio? Qual a maior ajuda que você pode prestar neste momento de sua vida para as pessoas e para o grupo?
Precisamos, sem dúvida alguma, uns dos outros. Para que a mutualidade possa ocorrer de forma dinâmica e eficaz, é preciso desenvolver características de caráter que nos capacitem a desempenhar nosso papel dentro do Corpo de Cristo.

Escolha cuidadosamente suas palavras

Expressar os sentimentos e pensamentos através do uso de frases que permitam uma boa comunicação.
Desenvolvimento:
1. Formar duplas, sentados
2. Dar lápis e papel a cada um e pedir que listem todas as frases que ouvem freqüentemente no seu dia-a-dia e que consideram agressivas, ofencivas ou que causam desconforto.
3. Escolher mais forte e pedir que encontrem uma forma clara e gentil de dizer a mesma coisa.
Comentários: Essa dinâmica é ótima para treinar o jeito de chegar às pessoas, a forma de como se dirigir a cada um. O facilitador deve discutir sobre isso.

MENSAGEM NO ESCURO

Objetivo: Desenvolver estratégias de comunicação direta.
Material: vários sacos ou caixas fechadas, contendo objetos como algodão, feijão, pedras, folhas, botões, etc.
Procedimento:
Os alunos ganham um saco, contendo um dos objetos acima mencionados. Após tentarem descobrir o que tem em seu saco, tentam passar para os colegas o que encontraram, sem porém, falar o nome do objeto. Nesse caso, falar apenas como é o formato, se é de utilidade, ou se é para comer, etc.
O grupo deverá descobrir o que tem dentro do saco.

DINÂMICA: PERDÃO

Faça um circulo em volta do balde, comece pelo professor, que pede perdão por algo que tem feito, mas que esta arrependido e não fará mais, depois estoura o saquinho dentro do balde, assim será um por um, tem que ser com oração e quebrantamento, depois de todos terem feito, e ouvido o professor pega o balde e pergunta se alguém quer tomar aquela água, é claro que ninguém, então ela explica que quando confessamos nossos pecados, e Deus perdoa, não devemos ficar pensando nele. Faça uma oração e jogue a água fora diante de todos.

CONSELHOS AOS CASAIS

01 Nunca fiquem ambos zangados ao mesmo tempo
02 Nunca lance em rosto um ao outro um erro do passado
03 Nunca se esqueçam das horas felizes de quando começaram a se amar
04 Nunca se encontrem sem um termo bem vindo
05 Nunca usem indiretas, quer estejam sozinhos ou em presença de outros
06 Jamais grite um com o outro, a não ser que a casa esteja pegando fogo
07 Procure cada um se esforçar ao máximo para estar de acordo com os desejos do outro
08 Seja a renúncia de si mesmo o alvo e a prática de cada dia
09 Nunca deixem o sol se pôr sobre qualquer zanga ou ressentimento; melhor mesmo é não zangar-se!
10 Jamais dêem ensejo a que um pedido razoável tenha de ser feito duas vezes
11 Nunca façam um comentário em público, que possa magoar o outro Pode parecer engraçado, às vezes, mas fere
12 Nunca suspirem pelo que poderia ter sido, mas tirem o melhor partido daquilo que é
13 Não censurem nunca, a não ser que tenham a certeza de que uma falta foi cometida, e mesmo assim falem sempre com amor
14 Jamais se separem sem palavras amáveis, nas quais pensem enquanto separados. Breves palavras proferidas na manhã preenchem um longo dia
15 Não deixem que nenhuma falta cometida fique sem ser confessada e perdoada
16 Não se esqueçam que o lugar mais próximo do céu na terra é aquele em que duas almas se tornam rivais no altruísmo
17 Não fiquem satisfeitos enquanto não tiverem certos de que estão ambos trilhando o caminho estreito e reto, um ajudando o outro
18 Jamais se esqueçam que o casamento foi estabelecido por Deus e que só a sua benção pode torná-lo o que deve ser
19 Não permitam que esperanças terrenas os distanciem do lar eterno
20 Jamais deixem de regar o amor com muito carinho e afeto

99 MANEIRAS DE AMAR A SUA MULHER

1.. Comunique-se com ela; jamais a deixe de fora
2. Considere-a importante.
3. Faça tudo o que puder para compreender os sentimentos dela.
4. Interesse-se pelos amigos dela.
5. Peça sempre a opinião dela.
6. Dê valor ao que ela diz.
7. Não deixe de demonstrar sua aprovação e afeto por ela.
8. Seja amável e terno com ela.
9. Aprenda a responder aberta e verbalmente quando ela quer comunicar-se.
10. Conforte-a quando estiver deprimida. Por exemplo, coloque os braços em
volta dela e segure-a por alguns momentos, sem advertências ou censuras.
11. Interesse-se pelo que ela acha importante na vida.
12. Corrija-a com amabilidade e ternura.
13. Permita que ela o ensine sem levantar suas defesas.
14. Separe tempo especial para passar com ela e seus filhos.
15. Seja digno de confiança.
16. Elogie sua mulher com freqüência.
17. Seja criativo ao expressar seu amor, quer em palavras ou atos.
18. Aceite-a como é; descubra que ela é única e especial.
19. Admita seus erros: não tema ser humilde.
20. Lidere sua família em relação espiritual com Deus.
21. Permita que sua esposa falhe; discuta o que houve de errado depois de
tê-la consolado.
22. Tomem tempo para sentarem-se e conversar calmamente.
23. Faça passeios românticos.
24. Escreva-lhe ocasionalmente uma carta, dizendo-lhe o quanto a ama.
25. Surpreenda-a com um cartão ou flores.
26. Expresse quanto a aprecia.
27. Diga-lhe como se orgulha dela.
28. Dê-lhe conselhos de maneira amorosa quando vier pedi-los a você.
29. Defenda-a perante outros.
30. Prefira-a a outros.
31. Não permita que exerça atividades que superem sua capacidade emocional
ou física.
32. Tome tempo para notar o que ela fez por você e para a família.
33. Compartilhe com ela seus pensamentos e sentimentos.
34.. Converse com ela sobre seu trabalho se estiver interessada.
35. Tome tempo para ver como ela passa o dia, no trabalho ou em casa.
36. Aprenda a gostar do que ela gosta.
37. Cuide dos filhos antes do jantar sempre que necessário.
38. Ajude-a nos serviços domésticos.
39. Compreenda as limitações físicas dela se tiverem vários filhos.
40. Discipline seus filho com amor e não com ira.
41. Ajude-a a alcançar seus objetivos - nos passatempos ou educação formal.
42. Trate-a como se Deus tivesse gravado em sua testa: "Manuseie com
cuidado".
43. Livre-se dos hábitos que a aborrecem.
44. Seja amável e solícito com os parentes dela.
45. Não compare os parentes dela com os seus de maneira negativa.
46. Agradeça-lhe as coisas que tiver feito sem esperar nada em troca.
47. Não espere que uma banda toque quando você ajudar na limpeza da casa.
48. Veja se ela compreendeu tudo que você está planejando fazer.
49. Faça pequenas coisas para ela - um beijo inesperado, café na cama.
50. Trate-a como alguém de seu mesmo nível intelectual.
51. Descubra se quer ser tratada como fisicamente mais frágil.
52. Descubra do que tem medo na vida.
53. Veja o que pode fazer para eliminar seus temores.
54. Descubra o que a torna insegura.
55. Planeje o seu futuro juntos.
56. Não brigue por causa de palavras, mas tente descobrir os sentimentos
ocultos.
57. Pratique cortesias comuns como segurar a porta para ela, despejar o
café.
58. Verifique se ela não se sente confortável quanto à maneira como o
dinheiro é gasto.
59. Convide-a para sair de vez em quando.
60. Segure sua mão em público.
61. Coloque o braço ao redor dela na frente de amigos.
62. Diga-lhe que a ama - com freqüência
63. Lembre-se das datas de aniversários de casamento, nascimento e outras
ocasiões especiais.
64. Aprenda a gostar de fazer compras.
65. Ensine-a a caçar e pescar ou o que quer que você goste de fazer.
66. Dê-lhe um presente especial de tempos a tempos.
67. Não deprecie as características femininas dela.
68. Permita que ela se expresse livremente, sem medo de ser chamada de
estúpida ou ilógica.
69. Escolha cuidadosamente as suas palavras, especialmente quando estiver
zangado.
70. Não a critique em frente de terceiros.
71. Não deixe que ela o veja ficar entusiasmado com a aparência física de
outra mulher se isso a aborrece.
72. Tenha sensibilidade com relação a outras pessoas.
73. Faça com que sua família saiba que você quer passar um tempo especial
com ela.
74. Prepare o jantar para ela de vez em quando.
75. Mostre simpatia quando ela fica doente.
76. Avise quando for chegar tarde.
77. Não discorde dela na frente dos filhos.
78. Leve-a para jantar e para passar o fim-de-semana fora.
79. Permita que ela tome tempo para conversar sozinha com as amigas.
80. Compre para ela o que possa considerar um presente íntimo.
81. Leia um livro recomendado por ela.
82. Faça-lhe perguntas específicas sobre o dia dela que indiquem que você
sabe o que ela estava planejando fazer ( ex.: "Como foi sua consulta com o
médico?" ).
83. Tente ouvir e fazer perguntas.
84. Planeje um programa com vários dias de antecedência, é preferível do que
esperar até sexta à noite e perguntar o que ela quer fazer.
85. Faça elogios à aparência dela.
86. Demonstre empatia pelos sentimentos dela quando ela estiver aborrecida.
87. Ofereça-se para ajudá-la quando estiver cansada.
88. Quando ela falar com você, abaixe a revista ou desligue a televisão e
dê-lhe sua atenção.
89. Observe quando ela está aborrecida ou cansada e pergunte o que ela tem
para fazer. Então se ofereça para ajudar fazendo algumas das suas tarefas.
90. Diga-lhe quando você estiver planejando tirar uma soneca ou sair.
91. Quando você estiver fora da cidade, ligue para deixar um número de
telefone onde poderá ser encontrado e para que ela saiba que você chegou
bem.
92. Lave seu carro e limpe o interior antes de um programa com ela.
93. Ofereça-se para dar-lhe uma massagem nas costas, no pescoço ou nos pés
( ou todas as três ).
94. Não aperte o controle remoto para canais diferentes quando ela estiver
assistindo televisão com você.
95. Quando estiverem de mãos dadas, não deixe que sua mão fique frouxa.
96. Sugira restaurantes diferentes ao saírem; não empurre para ela o peso de
decidir aonde ir.
97. Crie ocasiões em que ambos possam se vestir a rigor.
98. Seja compreensivo quando ela se atrasar ou decidir.
99. Preste mais atenção nela do que nos outros em público.
Autor: Pr. Renato Vargens

PINTURA FACIAL