versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 4 de abril de 2011

É SÓ LIGAR!

Tema: Deus concede dons espirituais às pessoas para crescimento da igreja e cumprimento da missão.

Objetivo: Levar os membros da igreja a procurarem identificar seus dons e utilizá-los na obra de Deus.

Materiais sugestivos para ilustração: Extensão com várias tomadas, aparelhos elétricos como ventilador, rádio, acendedor, abajur, etc.

Texto principal: “Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá”. I Cor. 12:1, 4-11


Introdução: Energia Pura

(Colocar sobre uma mesa, os aparelhos elétricos conectados na mesma extensão, mas não ligá-los.)
Algumas pessoas acham que a descoberta da eletricidade foi, se não a maior, a melhor invenção do ser humano e também a mais útil. Através dela, nós temos várias facilidades como a luz, o banho quente, a possibilidade de assistir jornais e programas na TV, ouvir rádio, etc. A iluminação pública proporciona mais segurança às nossas cidades. Com a eletricidade, veio também o progresso e invenções cada vez mais importantes para o ser humano, como os aparelhos médicos. Dá para imaginar um mundo sem eletricidade?
Eletricidade é uma forma de energia; um fenômeno que é um resultado da existência de cargas elétricas. A teoria da eletricidade e seu inseparável efeito, o Magnetismo é, provavelmente, a mais precisa e completa de todas as teorias científicas. O conhecimento da eletricidade foi o impulso para a invenção de motores, geradores, telefones, rádio, televisão, raios-X, computadores e sistemas de energia nuclear. A eletricidade é uma necessidade para a civilização moderna.
Em 1747, Benjamin Franklin na América e William Watson (1715-1787) na Inglaterra independentemente chegaram à mesma conclusão: todos os materiais possuem um tipo único de "fluido elétrico" que pode penetrar no material livremente, mas que não pode ser criado e nem destruído. A ação da fricção simplesmente transfere o fluido de um corpo para o outro, eletrificando ambos. Franklin e Watson introduziram o princípio da conservação de carga: a quantidade total de eletricidade em um sistema isolado é constante.
Durante uma tempestade em 1752, Franklin empinou uma pipa que tinha uma extremidade de metal. No fim da tormenta, na linha condutora de cânhamo da pipa empinada, ele atou uma chave de metal, na qual amarrou um barbante de seda condutor, o qual capturou energia para um recipiente, sendo testada manualmente. O experimento foi extremamente arriscado, mas o resultado foi inconfundível: quando ele colocou os nós de seus dedos perto da chave, ele pôde atrair faíscas para si. Como “capturou” energia elétrica! Os outros dois, que tentaram esse experimento extremamente perigoso, morreram. 
O que nos impressiona é a forma multifuncional da energia elétrica (ligar os aparelhos por alguns instantes). Ela produz luz, calor, frio, movimento, som e um sem fim de coisas que crescem a cada dia com novas descobertas e maneiras de utilização. Isto nos faz lembrar a maneira maravilhosa como Deus atua em Seus filhos, através do Espírito Santo, distribuindo dons para construção da igreja e manifestação da Sua glória e bondade. A fonte da energia espiritual da igreja é a mesma, mas os dons se revelam de formas diferentes e assim é edificado o corpo de Cristo.
A. Conhecendo o Espírito Santo (I Cor. 12.1)
1. Saindo da Ignorância – Deus quer que sejamos conhecedores deste assunto, não só teoricamente, mas por experiência pessoal. Algumas pessoas que dizem saber muito sobre o Espírito Santo são até doutores em “paracletologia” (a matéria que estuda o Espírito Santo), nunca tiveram uma experiência espiritual com Deus ou desenvolveram seus dons para o avanço da obra de Cristo. Para compreender este assunto dos dons é preciso primeiramente conhecer algumas coisas a respeito do próprio Doador dos dons – o Espírito Santo; não que seja necessário conhecimento para se receber algum dom, isto não depende da capacidade ou sabedoria humana, mas da vontade de Deus. Ele deseja que conheçamos o assunto.
2. A pessoa do Espírito Santo – Embora possamos fazer uma comparação da manifestação do Espírito Santo, através dos dons nas pessoas com a energia elétrica, o Espírito Santo não é uma energia ilusória ou força ativa invisível emanada de Deus. Ele é uma pessoa da Trindade com funções diferentes, mas com os mesmos objetivos do Pai e do Filho, no plano para salvar a raça humana. O Espírito Santo tem a mesma natureza e atributos da divindade e como pessoa, Ele pensa, fala, tem vontade própria, se entristece, ensina e tem sentimentos. Ele é o nosso Consolador.
Ilustração: Um missionário estava traduzindo o Novo Testamento para um dialeto da China Ocidental. Tinha certa dificuldade de encontrar uma palavra que traduzisse bem o significado de "Consolador". Mas, um dia, um crente chinês disse ao missionário: "Um vizinho meu morreu. Vou fazer uma visita de consolação à esposa dele". E a expressão que o chinês usou, traduzida literalmente, foi a seguinte: "Vou ajudá-la a dobrar a esquina". Assim o tradutor arranjou a palavra necessária. Consolador é aquele que nos ajuda a passar pelas esquinas difíceis da vida. Este é nosso amigo - o Espírito Santo.
3. A Trindade em Ação – Na concessão dos dons, a Igreja e a Trindade estão em ação. Veja em I Cor. 12:4-6 como o apóstolo Paulo faz menção dos três membros da divindade, como sendo a mesma fonte doadora dos dons. Ele fala sobre a diversidade de dons, de serviços e de realizações, citando o Espírito Santo, o Senhor (Cristo) e Deus (o Pai), como o mesmo que atua na operação dos dons espirituais.
B. Manifestação dos dons (I Cor. 12.4-7)
1. A Diversidade (v. 4)
Dinâmica: (Partilhe com seu companheiro do lado, três talentos que você possui.). Reflexão: São iguais os talentos que Deus deu a cada um? Por que será isso?
Certamente, variados dons surgem dependendo da necessidade da igreja. Algumas pessoas têm mais de um dom, mas nenhum filho de Deus pode dizer que não tem dons. Ele pode até não reconhecer ou saber qual é o seu dom, mas isto não significa que não o possua. Cada cristão tem, pelo menos, um dom espiritual.
2. Nos Serviços (v. 5)
Quer seja em um departamento, ministério ou projeto, o Espírito Santo está disposto a cooperar, para que a obra de Deus seja realizada. Quando Deus chama alguém para desempenhar algum trabalho, Ele capacita com os dons necessários. Talvez, para que um departamento possa funcionar bem, Deus distribua estes dons entre algumas pessoas.

3. Nas Realizações (v. 6)
Dentro de um departamento ou ministério, há muitos projetos, programas e em múltiplas áreas de ação. Por exemplo, dentro do ministério da música alguns cantam, outros tocam, uns cuidam do som, outros coordenam a agenda de apresentações, enfim, para cada realização, Deus concede dons.

4. O Propósito (v. 7)
O objetivo dos dons é que sejam utilizados para um fim proveitoso. Não é para que alguém se sinta mais importante que o outro, nem para nos deixar vaidosos. Não é para proveito próprio, embora possamos crescer espiritualmente ao usarmos nossos dons em favor do próximo, para glória de Deus e crescimento da igreja (I Cor. 14:12). Cada um tem responsabilidade individual com os dons que recebe e dele deve prestar contas a Deus.

Ilustração: Um rapaz pobre tinha lutado muito para se educar. Estudava, trabalhava e no término do seu curso, soube de uma vaga num Banco e decidiu pedir o emprego. A mãe se opôs e seus amigos riram, dizendo que entre tantos candidatos, ele não conseguiria a vaga. Mas ele não desanimou; foi conversar com o gerente do Banco.

Logo que entrou no escritório, enquanto estava sendo atendido, um homem entrou, por um momento, olhou para ele e saiu em seguida. O gerente disse-lhe: “Volte daqui a oito dias”. O jovem voltou, depois da data combinada e o gerente lhe disse: "quarenta e três rapazes pediram esta vaga. Nossos detetives observaram todos os candidatos, durante uma semana. Só dois rapazes passaram na prova de caráter que consistiu em descobrir se essas pessoas viviam de forma extravagante, com maus hábitos, vícios, modo errado de empregar as horas vagas, enfim, qual o seu estilo de vida. Sabe, nós temos que ter cuidado na escolha dos nossos empregados, porque o Banco tem responsabilidades. Dos dois rapazes que passaram no teste, você está mais bem qualificado para ocupar o lugar. O emprego é seu".

Para conseguir o emprego, aquele jovem foi individualmente ao gerente pedir o lugar. E quando o gerente escolheu o empregado que serviria, o fez por observância individual dos candidatos. Do mesmo modo, Deus faz conosco. As nossas relações com Deus precisam ser individuais. Para que o moço conseguisse o lugar, ninguém andou direito por ele. Ninguém foi observado em seu lugar. A sua própria conduta foi posta à prova. Assim também, nós teremos que dar contas de nossos próprios atos a Deus, pelo que fazemos com nossos dons.
C. Identificando seu dom (I Cor. 12:8-11)
1. Qual é seu dom? – Muitos têm dificuldade em descobrir seus dons, mas Deus é um Deus de variedades, tanto no mundo quanto na Sua igreja. A cada cristão foram dados alguns dons do Espírito, para que fossem usados na edificação de outros crentes no Corpo de Cristo. Quando cada cristão usa seus dons, a igreja é edificada. Apesar de você acreditar que tenha recebido um ou mais dons, saber quais são eles e usá-los, pode ser difícil.
Como descobrir as suas capacidades espirituais:
Faça uma lista dos dons. Informe-se acerca dos muitos dons, de tal forma que possa reconhecer os seus próprios. Você, certamente, tem mais de um dom.
Lembre-se que nem sempre os dons são algo impressionante. Muitos deles podem parecer até bem comuns. Ao invés de sensação e habilidades extraordinárias, pode ser um trabalho silencioso e constante do Espírito Santo.
Comprometa-se com o trabalho. O Espírito Santo dá dons a cada filho de Deus. A extensão de quanto o projeto de Deus irá avançar em sua vida depende da sua fé. No entanto, você deveria começar a trabalhar imediatamente.
Preste atenção às suas inclinações. Se você tem tendência para certa área de serviço, seu desejo pode indicar a existência de um dom nesta área. Cuidado: o desejo por um dom não significa uma garantia de que você o possua. A palavra final pertence a Deus.
Comprometa-se com o Senhor. Conscientemente, coloque seus dons a serviço do Senhor, expressando o compromisso de servi-Lo com suas capacidades espirituais.
Desenvolva seus dons. A existência de um dom é um chamado a exercitá-lo. Os dons se parecem com sementes que começam pequenas e crescem até o tamanho apropriado.
Alegre-se. Quando você descobrir o(s) seu(s) dom(ns) você se encherá de alegria.
Permita aos outros discernirem. A confirmação de que você realmente possui um dom é o reconhecimento deste dom, por outras pessoas.
Os Dons do Espírito incluem:
Dons da Palavra: apóstolo, profecia, evangelismo, pastor, mestre, exortação, conhecimento e sabedoria.
Dons de Serviço: ajuda, hospitalidade, contribuição, governo, misericórdia, fé e discernimento.
Dons de Sinais: milagres, curas, línguas e interpretação.
2. A vontade do Espírito Santo – Os dons espirituais são presentes de Deus aos Seus filhos. A teologia dos dons espirituais é apresentada na Bíblia, especialmente nos escritos de Paulo. Uma teologia é uma exposição sistemática a respeito do que a Bíblia diz sobre certo assunto. No caso da teologia dos dons espirituais, ela se entrelaça com a grande comissão evangélica dada por Jesus em Mat. 28:16-20, com Seu plano para alcançar a todo o mundo, através do evangelho. O Espírito Santo atuou entre a Queda e a Cruz, mas não de forma plena. Depois da experiência do Pentecostes, o Espírito Santo atuou na Igreja de uma maneira nova. Ele Se tornou o Dirigente máximo.
3. Talentos e Dons - É fácil confundir dons espirituais com talentos naturais. Todos nós possuímos talentos herdados. Os cristãos dedicam todos os seus talentos ao Senhor, mas o Espírito Santo nem sempre vai na direção de converter os talentos naturais em dons espirituais. "Os talentos que Cristo confiou à Sua igreja, representam especialmente os dons e bênçãos conferidos pelo Espírito Santo”. - Ellen G. White, Parábolas de Jesus, pág. 327. Os talentos naturais podem ser convertidos pelo Senhor em dons espirituais. Mas algumas vezes, uma pessoa recebe dons espirituais totalmente diferentes dos seus talentos naturais. Noutras, os dois se complementam. A diferença é que os dons espirituais são designados para serem usados no avanço do reino de Deus, mesmo quando ligados aos talentos naturais. Somente os talentos naturais podem ser usados para ganho pessoal. Não há conflito entre esses dois conjuntos de habilidades. A diferença é que os dons espirituais são especificamente concedidos pelo Espírito Santo. Os dons espirituais são as ferramentas que Deus concede à Sua Igreja para executar a obra do Reino. Se os dons espirituais forem utilizados harmonicamente, a Igreja estará em condições de evangelizar o mundo.

Conclusão

Deus quer bondosamente conceder Seu Espírito aos Seus filhos e capacitá-los com os dons espirituais, para concluir Sua obra aqui na terra. Precisamos orar, pedindo que Ele nos envie Seu Espírito, mas temos que nos dispor para o trabalho. Ele não nos dá Seus dons para enterrarmos.

Ilustração: Maurício era um jovem que nascera na igreja e durante muitos anos não utilizara seus dons para o Mestre. Porém, um dia, tocado pelo Espírito Santo, entendendo que deveria pregar a mensagem de salvação, convidou alguns amigos e organizou uma campanha evangelística. Várias pessoas foram batizadas. Percebendo que tinha o dom, continuou a trabalhar. Hoje Maurício já conduziu a Cristo, à igreja e ao batismo, mais de mil e quinhentas pessoas.

Apelo

Não quer você também se colocar nas mãos de Deus e pedir a Ele que conceda Seu Espírito, capacitando-o para o ministério? Vamos pedir isto a Ele em fervorosa oração.

Colaboração: Fernando Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário