versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de março de 2011

Uma nova geração de Gaditas

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Oferta: O Senhor tem sido fiel em todos os momentos, e aprendemos que, quando mergulhamos n'Ele e no Seu profundo amor, podemos tirar toda incerteza, dúvida ou tristeza do nosso coração, porque Deus cuida de nós. Neste momento vamos também refletir como tem sido nossa fidelidade para com o Senhor. Será que Ele pode contar conosco em todos os momentos? Temos sido testemunho ? Temos trilhado o caminho da verdade? Temos meditado na Palavra todos os dias? Enfim temos sido fiéis, assim como Deus é conosco? Vamos neste momento apresentar a Deus nossos dízimos e ofertas, como selo de fidelidade a Ele. (ore e abençoe as ofertas)

Captando a atenção: Brincadeira: Cabo de força

Divida os participantes e com uma corda faça a brincadeira do cabo de força.

Ao final, pergunte aos vencedores se eles gostaram de vencer.

Pergunte aos que perderam o que faltou para que eles vencessem? Será que foi mais força?

Introdução: Pergunte a todos: Vocês gostariam de ser fortes e vencer todas as batalhas? Gostariam de ter a força de cem ou de mil homens? Então vamos ver na Palavra sobre guerreiros bem fortes, que venciam todas as batalhas...

Princípio Bíblico: “... homens valentes, homens de guerra para pelejar, armados de escudo e lança. Seus rostos eram como rostos de leões, e eram ligeiros como corças sobre os montes. “ I Crônicas 12:8

Comentários: Após a morte de Saul, rei de Israel, Davi foi ungido rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor dita pelo sacerdote Samuel (I Samuel 16). Como rei, Davi enfrentou muitas guerras e tornou-se muito poderoso porque o Senhor Deus dos Exércitos era com ele (I Crônicas 11:9).

O rei Davi contava com um exército muito forte, liderado por homens valentes, verdadeiros heróis que o apoiaram fortemente em seu reino.

Dentre esses homens valentes, um grupo muito especial se destaca pelas características que lhes são atribuídas. Veja só: valentes; prontos para a guerra; com as armas preparadas nas mãos; rostos como de leão (assustadores) e velozes como as corças. Eram os GADITAS. E veja que coisa interessante: Bíblia diz que o menor valia por cem e o maior por mil!! (I Crônicas 12:14) Isso é tremendo!


Aplicação da Palavra: Mas o que isso tem a ver com você?
É muito simples. Vivemos em uma guerra constante contra o inferno. Satanás, nosso inimigo, vive constantemente buscando maneiras de nos tirar dos caminhos do Senhor, da santidade e da fé. Essa luta não é contra pessoas ou coisas, mas contra os principados e potestades da maldade, contra Satanás e seus demônios (Efésios 6:12). Nessa guerra é preciso ser valente, estar preparado, com a arma em punho e a coragem de um leão. Um verdadeiro GADITA.

O Senhor está levantando uma nova geração de guerreiros, tementes a Ele, adestrados na Sua Palavra, para entrarem nessa guerra. E você foi chamado para fazer parte desse exército, um verdadeiro valente de Deus, para conquistar territórios para o Senhor.

Já sei! Com certeza você nunca pensou em ser um soldado, muito menos de entrar em uma guerra ou conquistar territórios. Guerra só de brincadeira, não é? É provável que você se ache muito pequeno e fraco para lutar contra algo que parece tão grande e tem um nome que dá medo, como PRINCIPADO OU POTESTADE. Não é mesmo?

Calma. Não se assuste, pois o Grande General deste exército é, nada mais, nada menos, que o Senhor Deus Todo Poderoso, que já preparou para você uma armadura especial que lhe guardará da cabeça até os pés, para que você possa resistir ao dia mau, isso mesmo, ao dia da guerra (Efésios 6:13-18).

Sua armadura tem um capacete especial para guardar a sua cabeça, uma couraça de justiça para proteger o seu corpo, calçados para os seus pés não vacilarem, um cinto que lhe dá segurança com a verdade, um escudo de fé e uma espada que nunca falha. Ah! E tem mais, você já entra na guerra com um decreto de vitória: Você já é muito mais que vitorioso em Cristo Jesus e o seu inimigo já sabe que, embora lute, já está derrotado.

E aí? Vamos lutar? Topa entrar nesse exército vitorioso, como um gadita, com cara de leão e veloz como uma corça? Se você quiser se alistar agora, começarmos a aprender a usar a armadura que está à sua disposição e descobrir algumas das táticas que o inimigo usa contra nós. Vamos lá?

Música: Cd Crianças Diante do Trono n° 2, "Soldado do Rei"


Atividade: Vamos fazer um desenho de como nós imaginamos um GADITA.

A Armadura de Deus - Parte 1Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Cânticos e Oferta: Faça uma marcha com seus discípulos e ao final todos irão ofertar como soldados do Rei, fiéis!

Sugestão: Soldado do Rei (Diante do Trono para Crianças n°1)

Princípio Bíblico: “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:11

Você já sabe o que é um gadita: um guerreiro valente que sabe manejar as suas armas, estando pronto para enfrentar a guerra.

Estamos em uma guerra constante contra o diabo, que está sempre preparando ciladas, armadilhas, para nos fazer sair da presença do Senhor. E, nessa guerra diária, nós precisamos ser gaditas, valentes, com cara de leão, para assustar o inimigo, e com pés como os da corça, velozes, para que ele não nos alcance.

E o gadita precisa de armas e saber como usá-las. Caso contrário, com o que irá lutar?

Deus sabia disso e já deixou preparada para nós, na Sua Palavra, não apenas simples armas, mas uma armadura especial que nos ajudará a nos manter firmes no meio da luta.

Em todo desenho de super-heróis aparecem armas especiais, que têm tiros de longo alcance, raio-laser, jatos invisíveis, capas mágicas, bolas de fogo, espadas com poderes especiais, mas, na verdade, nada disso é real. Tudo isso não passa de imaginação.

Deus não mente jamais, e a Sua Palavra é real. Ele diz que nós temos uma armadura. Você sabe o que é uma armadura ? O dicionário diz que é um conjunto de armas. Então, Deus preparou para nós um conjunto completo de armas que podemos usar contra o inimigo. E, então, vamos conhecer cada uma delas e como poderemos utilizá-las? Ok! Vamos lá!

1. A Verdade (Efésios 6:14a)

A verdade é a primeira arma da nossa armadura especial. (Provavelmente você pensou em um revólver de raio laser, não é mesmo?) O que é a verdade? É o princípio certo, autêntico, exato. Em João 8:32 Jesus disse: “ Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Por que Jesus disse isso? Porque Ele sabia que o diabo é o pai da mentira (João 8:32) e só há um meio de combater a mentira: com a verdade.

Desde o Jardim do Éden o diabo tenta o homem através da mentira, usando a Palavra de Deus de forma enganosa. Veja lá em Gênesis 3:1, quando a serpente disse a Eva: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Quando o Senhor tinha dito em Gênesis 2:16: E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore o jardim comerá livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que comeres dela, certamente morrerás.

Então como vamos usar essa arma? O texto diz: Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade (Efésios 6:14 a). Cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados pela verdade. E a verdade é Jesus (João 14:6) e só através d'Ele vamos a Deus. A mentira não pode fazer parte da nossa vida, pois se permitirmos que as “brincadeirinhas”, as “mentirinhas” mesmo que parecem tão pequenas ou insignificantes, tipo: Primeiro de abril!, ou aquelas que costumamos chamar de mentirinha branca: Diz que não estou! E coisas desse tipo, tornamo-nos tão mentirosos como o próprio diabo. Se fizermos o que ele faz, como lutaremos contra ele? Ou por quê?

Gadita, vamos agora tomar a arma da verdade e dizer a toda mentira em nossa vida: fora agora, em nome de Jesus! Amém?

Ministração: Convide as crianças a se colocarem de pé e colocar sua mãos sobre os lombos, onde fica o cinturão num soldado e orem pela colocação do cinturão da verdade em cada criança, por um anjo do Senhor. Ministre para que eles repitam e depois peça que agradeçam pela proteção que receberam.

Atividade: Técnica: Desenho Coletivo

Hoje iremos fazer um "gadita" diferente... Pense como é um gadita!

Distribua folha de papel para cada criança e peça que ao seu sinal desenhem apenas a cabeça de um homem... novamente dê o sinal para que eles passem sua folha para a criança que está a direita e peça que façam o pescoço no desenho que receberam... Novamente dê o sinal para que passem a folha para a direita e peçam agora que desenhem o tronco (corpo).. Novo sinal e assim até que completem o desenho. Cuide para que desenhem um homem completo e que o desenho pare com quem começou.

Pergunte se ficou como imaginaram. Geralmente sai cada gadita super engraçado.

Bem, agora peça que eles abram em Efésios 6:14-17 e de acordo com a descrição da armadura de Deus, revistam o homem, desenhando uma armadura completa sobre ele.

A Armadura de Deus - Parte 2
Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Oferta: Mt. 6:33 - "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas".

Captando a atenção: Brincadeira: Através de mímica ou forca, descobrir a palavra TARTARUGA.

O que a tartaruga tem que parece uma armadura? ... também chamada couraça e serve para protegê-la, então vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre uma couraça que nós também devemos usar para nos proteger.

Princípio Bíblico: “ … e vestido a couraça da justiça “ (Efésios 6:14b)

Vimos que a primeira arma que Deus nos dá é o cinto da verdade (Efésios 6:14a), com o qual nos guardamos contra as mentiras de Satanás. E essa verdade é o próprio Jesus Cristo, que é a porta de entrada para a presença de Deus.

A outra arma que o Senhor preparou para nós é a couraça da justiça.

Você sabe o que é uma couraça? O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem. Lembra da tartaruga, com aquela carapaça? Aquilo é a sua couraça. Quando ela se vê em perigo, recolhe a cabeça e as perninhas para dentro da sua armadura e assim fica segura. Ou até, podemos assemelhar a couraça ao que muitas pessoas estão mandando fazer em seus carros: blindar. Isto é, uma proteção especial nos vidros e em todo o carro para torná-lo resistente a balas ou a outros ataques que possam ocorrer. Entendeu o que é uma couraça? Ok!

E agora, o que é justiça? É algo que está em conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que lhe pertence de direito; é agir dentro da legalidade, da forma correta diante da lei.

Muito bem! Vamos agora compreender o que é estar vestido com a couraça da justiça. Se justiça é tudo o que é correto, justo, certo, e couraça é um revestimento que serve para a nossa proteção, o Senhor nos ensina que, se agirmos, em tudo, de maneira correta, de forma justa, sem agredir ou prejudicar ninguém, obedecendo aos mandamentos do Senhor, estaremos protegidos do inimigo, pois ele não terá argumentos contra nós, isto é, ele não terá nada de que possa nos acusar, entendeu?

Ok! Então o que é andar em justiça?

Em Deuteronômio 16:20 o Senhor diz: “Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá.”

Andar em justiça diante de Deus é não viver em idolatria (Lembre-se que o primeiro lugar das nossas vidas deve ser sempre do Senhor); é saber respeitar os direitos dos outros, sem fazer acepção de pessoas; é dar a cada um o que lhe é de direito: comprou, pague; emprestou, devolva; errou, peça perdão; é respeitar as autoridades. Em resumo, é obedecer aos princípios da Palavra de Deus.

Quando nós agimos assim, sendo obedientes ao Senhor, andamos como justos e o Senhor diz que: “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro do Líbano”. (Salmo 92:12). E em Mateus 13:43 a Palavra diz: “Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

A couraça da justiça é uma arma de proteção. Se somos justos, não há argumentos contra nós, todas as brechas que o inimigo poderia usar para nos atacar estão fechadas e ele não tem por onde nos atingir. Ao redor de nós há uma muralha que nos protege contra os dardos inflamados do maligno.

Veja só que coisa tremenda, quando andamos em justiça: além de estarmos protegidos do inimigo, pois não há brechas em nossa vida, nossa couraça está em ordem, nós vamos brilhar como o sol e florescer como as palmeiras; isso fala de sermos prósperos e abençoados. A única coisa que precisamos fazer é andar em justiça, isto é, OBEDECERMOS AOS PRINCÍPIOS DO SENHOR.

E aí? Vamos treinar essa arma durante a semana? Exercite a obediência e a sua couraça da justiça brilhará como o sol ao meio-dia.

Vamos, gadita! Revista-se da armadura de Deus e vença o inimigo


Ministração: Convide as crianças a se colocarem de pé e colocar sua mãos sobre o peito, onde fica a couraça num soldado e orem pela colocação da couraça da justiça em cada criança, por um anjo do Senhor. Ministre para que eles repitam e que depois individualmente agradeçam.



Atividade: Para nos lembrarmos que couraça é uma forte proteção como as das tartarugas, vamos fazer uma tartaruga bem legal !

A Armadura de Deus - Parte 3Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Cânticos e Oferta:

Captando a atenção: Brincadeira: Ponte de Sapatos – as crianças descalças, fazem uma ponte com seus sapatos e formam duas equipes, uma de cada lado. O Objetivo é a equipe toda chegar ao outro lado sem cair ou sair da trilha de sapatos.


Princípio Bíblico: “… e calçados os pés nas sandálias do evangelho da paz.” Efésios 6:15

Todo guerreiro, ao entrar em uma guerra, deve estar sempre preparado para enfrentar e resistir aos ataques do inimigo e, também, contra-atacar. Não é assim que vemos nos filmes, nos desenhos e até mesmo nos jogos de vídeo-game? Um soldado despreparado, sem armas e sem uma estratégia de guerra é um sério candidato à morte, não é mesmo?

Nós vivemos em uma luta constante contra um inimigo que não nos dá descanso. Em todo tempo ele está preparando armadilhas, laços, para nos apanhar de surpresa. Mas o nosso General, o Senhor dos Exércitos, deu-nos um manual de estratégias que se chama Bíblia, onde vamos aprender a usar a armadura que Ele nos deu, conhecendo cada parte dela e a forma correta de lutar.

Já vimos o cinto da verdade e a couraça da justiça. Vamos conhecer agora uma outra parte da nossa armadura, tão importante quanto as outras: As sandálias do Evangelho da Paz.

Você já experimentou correr descalço em cima de pedras ou na areia quente? É uma sensação terrível, não é mesmo? As pedras rasgam a pele e fazem feridas que nos impedem de avançar; a areia quente queima a pele, formando bolhas e não podemos andar com a mesma velocidade.

O Senhor sabia dessa dificuldade, por isso nos preparou um calçado especial, perfeito para a guerra que enfrentamos, que não é no corpo, mas no espírito. São sandálias especiais, que firmam os nossos pés na Rocha que é Jesus e nos guardam de não sairmos do caminho que o Senhor preparou para nós.

Os soldados de hoje usam botas especiais, desenhadas para cada tipo de terreno onde a batalha irá acontecer: em terra, na neve, em terreno encharcado, ou nas montanhas. A luta que os gaditas, os guerreiros do Senhor enfrentam hoje é no mundo espiritual, por isso o calçado específico para eles tem como matéria-prima o Evangelho da Paz. O que é isso? São os ensinamentos que existem na Palavra, isto é, tudo o que Jesus ensinou aos Seus discípulos sobre o amor e a obediência a Deus em primeiro lugar, o perdão, a honestidade, o respeito às autoridades, a paz para com todos etc.

Quando estamos calçados, pisamos com mais firmeza e andamos mais rápido não é mesmo? Da mesma forma, quando conhecemos os ensinamentos de Jesus podemos pisar na cabeça do inimigo (Mateus 10:8) com autoridade, pois estamos protegidos e firmes em nossa posição de guerreiros do Senhor e temos maior velocidade para pregar a Palavra do Senhor aonde nós formos. E, você, sabe de uma coisa? Quanto mais falamos deste Evangelho, de Jesus e do Seu amor infinito, ganhamos outras vidas que se juntarão a nós nesta guerra, aumentando o número de soldados valentes e destemidos para destruir satanás e seu exército.

Ei! Essa sandália não se calça de qualquer maneira. É preciso disposição para ler a Palavra, estudá-la e vivê-la.

Vamos lá, guerreiro! Você já está cingido com o cinto da verdade e já está revestido com a couraça da justiça. Calce agora a sandália do evangelho da paz e vamos em frente nessa guerra? Não esqueça que você já tem um decreto de vitória: Você é muito mais que vitorioso!


Ministração: Convide as crianças, sentadas, a colocar sua mãos nos seus pés, onde fica a sandália num soldado e orem pela colocação da sandália do Evangelho da Paz em cada criança, por um anjo do Senhor. Ministre para que eles repitam e que depois individualmente agradeçam o calçado abençoado que receberam.

Atividade: Sapatinho Ligeiro

A Armadura de Deus - Parte 4

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Cânticos e Oferta:

II Samuel 24:24 – Converse com as crianças sobre o exemplo de Davi, que mesmo sendo rei não quis oferecer algo a Deus que não lhe custasse nada.

“Mas o rei respondeu: Obrigado, não aceito. Eu vou pagar tudo isto. Eu não vou oferecer ao Eterno, o meu Deus, sacrifícios que não me custaram nada. Então Davi comprou o terreiro de malhar cereais e os bois por quinhentos e setenta gramas de prata.

Captando a atenção: Brincadeira: Jogo da Tampinha PET

Objetivo: demonstrar que os dardos não são capazes de atingir aquele que está protegido.

Escolha uma criança para representar um cristão, algumas crianças para representar partes da armadura e outras que vão jogar as tampinhas que serão os dardos inflamados do inimigo. (instrua para não jogar com força, pois o objetivo é atingir e não machucar).

Primeiro faça a brincadeira com uma ou duas partes da armadura, depois com a armadura completa representada por crianças cobrindo por completo aquela que representa o cristão.

Em conversa, compare a proteção recebida com a armadura completa.

Introdução: Já estamos com a nossa armadura quase completa. Temos o cinto da verdade, a couraça da justiça e as sandálias do evangelho da paz. Você prestou atenção em uma coisa que é comum entre esses elementos? Todos estão baseados nos princípios da Palavra de Deus: conhecer a verdade que é Jesus; andarmos em linha com os Seus mandamentos; dar testemunho de que Jesus realmente mudou as nossas vidas. Dessa maneira, satanás não encontrará em nossas vidas nenhuma brecha e assim não poderá nos tocar.

Princípio Bíblico: “ e tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Efésios 6:16

Mensagem: Vamos agora tomar posse de mais uma parte da armadura que o Senhor preparou para nós: o escudo da fé. O que é um escudo? É uma peça da armadura que resguarda o corpo do guerreiro das lanças, setas ou espada do inimigo; serve de defesa, proteção e amparo.
.
Nosso escudo não é um escudo qualquer, feito de aço, ferro ou qualquer um outro elemento físico. A matéria-prima do nosso escudo chama-se FÉ. Garanto que você já viu muitos tipos de escudos nos desenhos, filmes, revistas em quadrinhos, mas nenhum deles é feito de fé. E o que é fé?
.
Segundo o dicionário, é convicção, crédito na existência de um fato. A Bíblia nos dá um outro conceito sobre fé. Em Hebreus 11:1 a Palavra diz que: A Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se vêem.
.
Vamos compreender, então, qual á a base do nosso escudo. É crer, é ter certeza e convicção firmes em Deus e nas Suas promessas, mesmo que nossos olhos físicos ainda não estejam vendo. Mas, como vamos utilizar, na prática, uma arma que não vemos? Como vamos nos defender do inimigo se a nossa defesa é invisível? Um dia os discípulos de Jesus lhe pediram: Aumenta a nossa fé (Lucas 17:6). É realmente difícil lutar com algo que não podemos ver ou tocar, mas esse é o desafio: crer mesmo sem ver.
.
Você pode estar pensando assim: o Senhor bem que podia ter deixado umas armas mais radicais e visíveis para lutarmos contra o inimigo, tipo assim: pistolas de raio laser, espadas com efeitos super poderosos, um escudo com campo de força ou qualquer outra coisa que eu pudesse pegar e ver o efeito dela no inimigo. Essa armadura toda é muito legal, mas eu não posso ver, nem tocar. Como vou saber que ela está funcionando?
.
Lembre-se que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades, contra as forças espirituais da maldade e elas atuam nas regiões celestes (Efésios 6:13). Então, nossas armas também devem ser espirituais.
.
Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pois só podemos nos aproximar d'Ele se crermos que Ele existe e que é galardoador daqueles que O buscam. Eis o segredo: se tivermos fé, creremos que Deus existe, que a Sua Palavra é verdadeira e se cumpre em nossas vidas. Então, Ele nos presenteará com Seu amor, misericórdia, cuidado, segurança, e tomará as nossas causas, guerreando por nós e em tudo seremos muito mais que vencedores. Por quê? Porque tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23).
.
Vamos, guerreiro! Coloque seu cinto da verdade, sua couraça da justiça, suas sandálias do evangelho da paz e agora, tome o escudo da fé. Você está quase pronto para se alistar no exército do Deus Altíssimo. Continue o treinamento e, certamente, ouvirão falar muito de você como um gadita valente e corajoso
.

Ministração: Peça que as crianças se coloquem de pé e ministre sobre a vida delas o revestimento da fé, peça a um anjo do Senhor que lhes dê um escudo poderoso para a defesa e proteção contra as investidas do inimigo. E depois individualmente agradeçam o escudo abençoado que receberam.

.Atividade: Fazer um escudo de mosaico.

A Armadura de Deus - Parte 5
Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Cânticos e Oferta:

Captando a atenção: Brincadeira:

Introdução: Muito bem, guerreiro. Você já tem uma armadura quase completa. Você tem o cinto da verdade, a couraça da justiça, as sandálias do evangelho da paz e o escudo da fé. Mas, e a sua cabeça? Ficará desprotegida? De forma nenhuma, pois o Deus Todo-Poderoso é completo em tudo e jamais nos deixaria sem uma proteção completa. Hoje você receberá o Capacete da salvação

Princípio Bíblico: “Tomai também o capacete da salvação ...” Efésios 6:17

Mensagem: Para que serve o capacete? Ele tem a função específica de proteger a cabeça, e é equipamento de segurança obrigatório para quem anda de motocicleta, de bicicleta, brinca de skate ou patins, pratica algum esporte de risco, trabalha em construções etc. Ele protege a caixa craniana de traumatismos.

Na nossa guerra espiritual, também precisamos de um capacete que guarde a nossa mente, pois este é o nosso maior campo de batalha. Satanás sabe disso e investe constantemente criando formas atraentes e criativas para encher a cabeça de idéias e pensamentos contrários à Palavra de Deus, procurando tirar-nos dos Seus princípios.

Você viu que toda a nossa armadura tem como base a verdade que está em Jesus e nos ensinamentos da Palavra de Deus; a justiça, que consiste em vivermos de forma íntegra, conforme os princípios bíblicos; a fé, pois se não cremos naquilo que estamos fazendo, de nada nos adianta e a fé que é a única forma de nos aproximarmos de Deus e agradá-lO, pois não posso me achegar a alguém que eu nem sequer acredito que existe; e no evangelho da paz, os ensinamentos de Jesus, para que possamos viver o Seu Reino aqui na Terra e levarmos esse Reino a todo lugar aonde formos, libertando vidas do inferno. Nenhuma das nossas armas é física, mas todas são espirituais, pois a nossa luta não é contra as pessoas, mas contra o nosso inimigo satanás.

O capacete da salvação nos foi dado por Deus para guardarmos a nossa mente de todo e qualquer ensino contrário à Palavra de Deus.

É isso mesmo! Guardar a nossa mente, cobri-la com a verdade, a justiça, a fé, para que os ensinamentos que Lúcifer joga todos os dias na nossa mente não possam penetrar e nos enganar.

E aí você pode dizer: Mas eu já sou crente! Eu creio em Deus. Não preciso disso. Não se engane, pois satanás, o inimigo das nossas almas, está ao nosso derredor com muitas artimanhas para nos enganar. Vamos ver algumas?

Em Apocalipse 21:8 o Senhor diz que os medrosos, os incrédulos, os abomináveis, os homicidas, os adúlteros, os feiticeiros e os idólatras irão para o lago de fogo (inferno). A televisão e os filmes nos mostram ao contrário: as novelas ensinam que o adultério é algo comum, que todo mundo faz; que o homossexualismo é normal, é uma opção que o homem pode ter; mostra o espiritismo como algo muito lindo e romântico; que a violência e o desrespeito dos pais com os filhos e dos filhos para com os pais faz parte da convivência familiar; que ser irreverente, rebelde, é super-legal, pois criança, adolescente e jovens têm o direito de ser assim; os programas infantis estão cheios de bruxaria, feitiçaria, personagens super-poderosos, crianças que mentem, que fazem maldades com os outros, e tudo isso vai sendo jogado na nossa mente e acaba se tornando uma realidade e uma verdade para nós.

Vamos lá, gadita! Guarde a sua mente do mal! Coloque o seu capacete da salvação e não permita que a sua mente seja manchada com as mentiras do inferno.
.
A Armadura de Deus - Parte 6Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.

Cânticos e Oferta:

Captando a atenção: Brincadeira:

Introdução: Sua armadura está quase completa. Você já está totalmente protegido, dos pés à cabeça e agora falta somente a arma ofensiva que tem o poder de destruir o mal: a Espada do Espírito.

Princípio Bíblico: “ ... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Ef 6:17

Mensagem: Até então, todas as peças da sua armadura eram para sua defesa, sua proteção. Hoje vamos aprender a usar a arma mais poderosa do Universo: a espada do Espírito. Ela não é feita de nenhum material explosivo, não tem raio laser, nem luz brilhante, ou mesmo qualquer tipo de efeito especial, mas é muito mais eficaz contra o inferno do que todas as bombas nucleares que já foram inventadas até hoje ou qualquer arma dos super-heróis e bandidos que aparecem nos filmes e desenhos que, com certeza, você já assistiu. Ela é a própria Palavra de Deus.

É isso mesmo! Não se espante. Não é brincadeira.

Em Jeremias 23:29 o Senhor diz que a Sua Palavra é como martelo que esmiúça a rocha. Você já levou uma martelada no dedo? Multiplique isso por milhões e imagine o que o poder da Palavra de Deus pode fazer contra o inferno. E em Hebreus 4:12 diz que é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes e poderosa até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Arma poderosa essa, não é mesmo?

Mas como podemos usá-la?

Em primeiro lugar, precisamos conhecê-la. Um soldado, antes de aprender a atirar, deve primeiro conhecer a arma que vai usar. Para isso, o instrutor o ensina a montar e desmontar, a conhecer cada peça, como funciona, para que está ali e o que pode acontecer se ela falhar. Há muitas pessoas andando com Bíblia embaixo do braço, dentro do carro, guardando na estante, carregando na bolsa ou deixando aberta em cima da mesa (geralmente o Salmo 91), como se fosse um amuleto da sorte. Mas nem sequer abrem a Bíblia para lerem de vez em quando. Para conhecer a Palavra, é preciso ler, estudar, meditar diariamente. Salmo 1 diz que o homem que medita nessa Palavra dia e noite é bem-aventurado.

Depois é preciso aprender a usá-la. É isso mesmo! Lembra quando Jesus estava no deserto e foi tentado por satanás? Em Mateus 4:1-11 encontramos Jesus no deserto, em jejum de 40 dias, quando satanás aparece para tentá-lo. 3 vezes satanás usou contra Jesus as suas armas e 3 vezes Jesus o venceu com o poder da palavra: Está escrito.

O que Deus escreveu ninguém pode mudar e o inimigo sabe disso. Ele sabe que quando a espada do Espírito é liberada pela nossa boca ele não tem mais chance para nos vencer. E você? Sabe disso? Sabe que a sua boca é a maior arma contra o inferno quando se abre para declarar a Palavra? Pois se você não sabe, o diabo sabe, por isso procura sempre meios de fazer com que você não leia a Bíblia, ache chato, sem graça. E ás vezes, até os pais colaboram quando fazem da leitura da Palavra um castigo: Você está muito desobediente! Não vai ver televisão. Já para o quarto, de castigo, ler a Bíblia. Que desperdício! Quanta munição jogada fora!

Assim como um dia o Senhor colocou na boca de Jeremias as Suas palavras (Jr 1:4-10), assim também as colocará na sua, para que você, como um gadita, guerreiro do Senhor, possa usá-la adequadamente desfazendo as obras do inferno.

E então, guerreiro? Vamos treinar? Vista a sua armadura, tomando o cinto da verdade, a couraça da justiça, as sandálias de evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, e tome agora a sua espada para lutar contra inferno.

Prepare-se! A luta é grande, mas, com certeza, você já é mais que vitorioso em Cristo Jesus! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário