versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

terça-feira, 29 de março de 2011

TRAÇOS DE CARÁTER A PARTIR DA VIDA DE JESUS E DAS PESSOAS COM AS QUAIS ELE SE RELACIONOU

Fonte: I want to be like Jesus: Character Building from the Life of Jesus, Kidbuilders, V. Gilbert Beers

Cada um dos traços de caráter listados neste artigo podem ser considerados como um tijolo de uma construção maior. Esta contrução maior é a nossa visão de mundo, a forma como interpretamos e percebemos tudo o que acontece ao nosso redor. Nossa visão de mundo informa o nosso caráter e orienta o nosso comportamento. O caráter cristão é uma vida vivida do jeito de Deus. O que nós acreditamos ser o jeito de Deus é então de suma importância. Dependemos da sua revelação constante em nossas vidas, não só pelos feitos do Criador, como pelo trabalho incansável do Espírito Santo que nos coloca diante da grande revelação histórica: a encarnação. Jesus se fez homem e habitou entre nós, e vimos a sua glória. A melhor fonte para a formação de um caráter genuinamente cristão é a sua vida e a rica interação de Jesus com as pessoas ao seu redor.

A LISTA A SEGUIR É COMPOSTA POR: Traço de Caráter História de Jesus que revela esta qualidade Passagem Bíblica Descrição do Traço de Caráter

Confiabilidade
“É digno de confiança”
Um Anjo Fala com Maria
Maria era confiável, Deus podia confiar nela com a incrível tarefa de ser mãe do Filho de Deus. Ele sabia que ela aceitaria esta missão com entusiasmo.
Lucas 1:26-38
Rom 12:11
Col 1:29
Devemos ser confiáveis, tanto em relação a Deus como em relação ao nosso próximo. Uma pessoa digna de confiança cumpre suas promessas, mantém a sua palavra mesmo que isto custe caro para ela.

Humildade
“É humilde”
Nasce Jesus
O Filho de Deus veio ao mundo como um bebê, e um bebê pobre, não em berço de ouro. Jesus veio ao mundo, viveu e morreu de forma humilde.
Lucas 2:1-7
Fil 2:7-8
Devemos servir a Deus e ao nosso próximo com humildade. O orgulho faz com que pensemos muito de nós mesmos e faz com que nos coloquemos em primeiro lugar. O orgulho faz com que você queira se sobressair mesmo quando não fez por merecer. A humildade nos ensina a ceder o lugar para os outros.

Alegria
“É alegre”
Pastores e o Coral de Anjos
Jesus traz alegria para este mundo. Alegria é contagiante, os anjos anunciaram o motivo de tanta alegria aos pastores que por sua vez contaram para todos que quisessem escutar.
Lucas 2:8-20
Lucas 10:21
Devemos aceitar o presente de alegria que Jesus nos dá e passar esta mesma alegria para todos os que estiverem ao nosso redor. A alegria que Jesus nos dá é algo profundo e duradouro.

Adoração
“É um adorador”
A Visita dos Sábios
Os Magos do Oriente vieram preparados não só para presentear a Jesus mas também para adorá-lo.
Mateus 2:1-12
Salmos 29:2
Devemos adorar ao Senhor com todo o nosso ser. Adorar é reconhecer quem Ele é, sua majestade, seu poder, sua beleza, seu amor por nós. Adoração envolve palavras, gestos e doação.


Cuidado
“Sabe proteger os que precisam de cuidado”
Maria e José fogem para o Egito
Na hora certa, Deus protege aqueles a quem ele ama.
Mateus 2:1-12
Salmos 14:6
Assim como dependemos de Deus para que nos proteja, devemos proteger as pessoas ao nosso redor, sempre que possível. Quando as coisas erradas acontecem, devemos confiar em Deus, um dia ele nos fará conhecer todas as suas razões.

Ambição
“Ele quer fazer algo especial e importante”
O Menino Jesus Cresce
Jesus cresceu na companhia de seu pai e mãe e aprendeu com o pai a ser um carpinteiro. Assim como seu pai, ele logo aprendeu o valor do trabalho, de ser criativo e produzir coisas com as suas próprias mãos.
Lucas 2:39-40
Genesis 2:2
Deus foi ambicioso ao criar o mundo, é uma honra para nós podermos participar na sua criação. Devemos trabalhar com entusiasmo por um mundo melhor.

Sabedoria
“Ele é uma pessoa sábia”
Jesus e os Mestres da Lei em Jerusalém
Jesus tem toda a sabedoria porque ele é o filho de Deus, e Deus é o Pai da sabedoria. Mesmo como menino ele buscava contato constante com seu Pai Celestial.
Lucas 2:41-52
Mateus 7:24
A sabedoria não é a mesma coisa que inteligência ou muito conhecimento. Sabedoria tem a ver com as verdades eternas, e só Deus as revela para nós, ou por meio de sua Palavra, ou por meio da natureza criada, ou por meio de outras pessoas, ou por meio de nossas experiências com Ele.

Você pode continuar esta tabela, listando as histórias e procurando cada traço de caráter que a vida de Jesus nos ensina. É importante pensar em um traço de caráter que Jesus ele molda e que deve ser imitado por nós a medida que crescemos, como ele o fez, em graça e sabedoria. Os autores de “I want to be like Jesus” listaram 50 traços de caráter, usando apenas a vida de Jesus. Além dos já mencionados acima eles listaram como características dignas de serem cultivadas:

Pertencimento
Fidelidade
Obediência
Amizade
Contentamento
Busca por coisas espirituais
Aceitação
Ajuda
Criatividade
Discernimento para escolher
Serviço
Confiança
Cortesia
Submissão
Empatia
Celebração
Arrependimento
Provisão divina
Coragem
Compaixão
Honra
Domínio próprio
Saber ouvir o próximo
Seguidor
Esperança
Agradecimento
Gentileza
Justiça
Perseverança
Honestidade
Louvor
Generosidade
Amor
Lembrança
Oração
Lealdade
Bondade
Perdão
Uma pessoa que pensa nos outros
Compartilhar

Propósito
Paciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário