versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de março de 2011

TEATRO: Igreja Adormecida

Personagens: 21
Igreja..............................
Interrogação..................
Mendigo.........................
Político corrupto............
Desviado........................
Prostituta.......................
Drogado.........................
Roqueiro........................
Bêbado...........................
Preso..............................
Menor de rua.................
Espírito Santo ...............
Bandeira – Amor
Bandeira – Alegria
Bandeira – Paz
Bandeira – Longanimidade
Bandeira – Bondade
Bandeira – Fé
Bandeira – Mansidão
Bandeira – Domínio Próprio
Cenário: 
O próprio púlpito da igreja, com as luzes acesas normalmente, os personagens vestidos de acordo com sua representação em trajes atuais.
Material:
Roupas
Toca Fitas
Bandeira preta com Interrogação
Bandeira branca com o nome Igreja
Saco de pano preto contendo as frases em tiras de papel de mais ou menos 1 metro:
- Mentira - Inveja - Medo - Divisão - Falta de temor - Falta de fé - Descompromisso - Mundanismo - Rebeldia - Falta de santidade
Bandeira Branca escrito Espírito Santo
 9  Bandeiras brancas:
- Amor - Alegria - Paz - Longanimidade - Benignidade - Bondade - Fé - Mansidão - Domínio Próprio
Ato No 01Com música de fundo entra lentamente pela porta principal do templo a Interrogação toda vestida de preto, com o rosto pintado de branco, segurando uma bandeira com o desenho da interrogação (?). Quando a música muda de ritmo ela sai em disparada agitado a bandeira em direção ao púlpito e para subitamente com a música. Agitando a bandeira segue o texto. Após o texto ela sai da mesma forma que entrou com a mesma música e sai em disparada com a mudança de ritmo da música.
Musica 001: 
Emmanuel Theme  - Ronn Huff
(CD Emmanuel Michael W. Smith – Música 1)
 Interrogação:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; bom seria se foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.
Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
 Musica 001: 
Emmanuel Theme  - Ronn Huff                    
(CD Emmanuel Michael W. Smith – Música 1)
 Ato No 02
Com a música tocando entra pela porta principal do templo a Igreja, vestida de branco, com o saco de pano preto sobre um dos ombros, e sobre o outro ombro a bandeira branca escrito igreja, caminhando tristemente, rosto caído, como se estivesse com muito peso sobre as costas. E vai lentamente até o púlpito do templo, anda de um lado para o outro, olha para cima, para os lados, caminha mais um pouco e cai lentamente.
Musica 002:
Intermezzo de “Cavalleria Rusticana” - Pietro Mascagni
(CD Festival Clássico – Música 5)
Ato No 03
Mendigo:Levanta-se do meio do povo, caminhando lentamente, olhando nos olhos do povo, com  cara de indagação, indo em direção ao púlpito,
Ei ! Por que ninguém me ouve ?
Por que não me olham ?É por causa das minhas roupas ?
Do meu cheiro ?
Do meu cabelo ?
Dos meus pés descalços ?
Ei tem alguém por aí para me ajudar ?
Por favor!
Estão todos  cheios de mim ?
Por favor me respondam !
Não quero o seu dinheiro, as suas roupas, ou a sua comida !
Só quero me sentir gente !
Amado, valorizado !
Ei ! Alguém pode me ajudar.
 
Chegando ao púlpito, ele olha a Igreja, caminha em volta dela. Olhando pra cima com os braços estendidos para o alto.
Musica 003
Pra Cima Brasil
(CD Simplesmente João - Música 3)
Ei !Eu sei que você é a igreja, e a única que pode me ajudar.
Por favor, olhe para mim !Não consigo mais viver assim !Me ajude ! Por favor, socorra-me !Ei ! Acorde, vamos, me ajude, por favorSó quero ser amado.
Acorde ! acorde, vamos, acorde, acorde, ajude-me ...
Ato No 04
Político Corrupto:
Levanta-se do meio do povo, caminhando lentamente, olhando nos olhos do povo, com  cara de indagação, indo em direção ao púlpito,
Aaaaaaaah !Quem vê de longe não vê aqui dentro !
Cansado de tanta propina !
Da troca de votos por pão, por leite, ou outra coisa qualquer !
Do medo de um dia ser desmascarado, apanhado, ser visto nos jornais como um ladrão qualquer.
Será que há alguém para me ajudar ?
Ajudar a ser diferente.
A buscar os interesses do povo que me escolheu ?
 
Chegando ao púlpito, ele olha a Igreja, caminha em volta dela. Olhando pra cima com os braços estendidos para o alto.
Musica 004
Em Nome da Justiça – João Alexandre
(CD Todos São Iguais – Música 9)Igrejaaaaaaaa !Igrejaaaaaaaa !
Somente você para mudar meu caráter!Somente você para me fazer um Daniel, um José, políticos de Deus e cheios do seu amor !
Mas ...
Mas, Igreja você não se mexe, fica ai dormindo !
Será que não consegues me ouvir ?
Ei Igreja !
Me ajude a mudar minhas atitudes ...
Igrejaaaaa !
Acordeeee !
Vamos acorde deste teu sono !
Vamos ....
Ato No 05
Desviado:
Levanta-se do meio do povo, caminhando lentamente, olhando nos olhos do povo, com  cara de indagação, indo em direção ao púlpito,
Socorro !
Socorro !
Eu sei que Jesus voltará logo logo !
Este peso não sai do meu coração !
As lembranças das bênçãos !
Das lágrimas de alegria !
Do gozo do Espírito Santo !
Saudades de pregar a Palavra, de anunciar Jesus !
Aaaah !
Maldita hora que saí dos caminhos do Senhor !
Agora, fora, longe, perdido, oprimido !
Quanto medo daquele dia, da volta do Senhor ! 
Chegando ao púlpito, ele olha a Igreja, caminha em volta dela. Olhando pra cima com os braços estendidos para o alto.
 
Musica 005
Olhos no Espelho – João Alexandre
(CD Simplesmente João – Música 2)Ei Igreja !
Já fiz parte do teu corpo !
Me esqueceste ?
Me abandonastes ?
E a parábola do filho pródigo ?
Por favor Igreja !
Só você para me ajudar !
A  me trazer aos braços do Pai.
Igrejaaaa !
Parece que não me ouves, não mês escutas !
O que ouve com o teus braços ?
Igrejaaaa !
Socorro...
Ato No 06 
Prostituta:
Levanta-se do meio do povo, caminhando lentamente, olhando nos olhos do povo, com  cara de indagação, indo em direção ao púlpito,
Ola !
Eu sou da noite !
Vivo da noite !
Sim ... escrava da noite !
Por uns trocados, uma dose, uma cheirada... vendo meu corpo
Mas... no fundo
A agonia,
O desgosto,
O terror de não ser amada !
Ser vendida como mercadoria !
Será que existe alguém para me amar ?
Amar de verdade, amar sem troca ?
Musica 006Esquina Cruéis – João Alexandre
(CD Todos São Iguais  – Música 8)
Chegando ao púlpito, ele olha a Igreja, caminha em volta dela. Olhando pra cima com os braços estendidos para o alto.
Igreja ?
Cadê você ?
Cadê você que anunciava o nome do salvador pelas ruas ?
Pelas esquinas pregavas de Maria Madalena !
Igreja acorde !
Preciso de você !
Preciso de você pra sair desta vida !
Não agüento mais !
Socorro !
Será que podes me ouvir ainda !
Ato No 07 Drogado: 
Levanta-se do meio do povo, caminhando lentamente, olhando nos olhos do povo, com  cara de indagação, indo em direção ao púlpito,E aí !Qual foi ?
Não to legal !
O crack, o pó e a erva já me levaram tudo !
Meu carro, meu emprego, minha grana.
Minha família, tudo
Tudo já se foi.
Agora os homi tão atras de mim
Porque roubei alguns bagulhos por ai
Pra pagar o traficante.
Acho que não tenho mais saída !
Essa vida não vale a pena.
Meus olhos vermelhos, minhas veias sempre cheias
Dessa maldita droga ...

Musica 007Que Vida é Essa – Marcos Vinícius
(CD Descerá Sobre Ti  – Música 07)
Chegando ao púlpito, ele olha a Igreja, caminha em volta dela. Olhando pra cima com os braços estendidos para o alto.Será que você pode me ajudar
A largar disso ?
A Ter nova vida ?
Uma nova esperança ?
Um novo sorrir ?
Mas...
Mas você ta aí inerte, não se mexe
Por que Igreja você fica ai tão quieta ?
Por que ?  
Ato No 08
Roqueiro: Levanta-se do meio do povo, caminhando lentamente, olhando nos olhos do povo, com  cara de indagação, indo em direção ao púlpito,
Ei você !Sabia que eu tenho nojo ?
Nojo do que eu canto !
Das letras que falam de amor,Sem eu nunca ter me sentido amado !Das letras que falam de justiça,De paz, de vida, amizade.Que falam dos drogados, dos mendigos, dos gays !Ficaram somente nas letras e nos acordes da guitarra !As mesmas luzes, as mesmas drogas !As mesmas noitadas !As mesmas orgias !Aaaah ! Eu daria a  minha vida por um momento de paz !
 
Musica 008
Vem chegando – Marcos Vinícius
(CD Dom da Vida  – Música 3)Chegando ao púlpito, ele olha a Igreja, caminha em volta dela. Olhando pra cima com os braços estendidos para o alto.
Ei você ai deitada ! Eu vim receber vida
Eu vim receber paz, amor, entendimento
Você é a Igreja ?
Cadê os braços estendidos ?
O sorriso nos lábios ?
A música alegre ?
Os cânticos de vitória ?
O som dos anjos ?
Aquela sonzera alegre e vibrante que nos traz vida ?
Igreja preciso de você !
Olhe ao teu lado !
Tantos caídos e querendo que você nos ajude !
Levante ! por favor olhe para nós e faça alguma coisa !

Ato No 09Bêbado:Levanta-se do meio do povo, caminhando lentamente, olhando nos olhos do povo, com  cara de indagação, indo em direção ao púlpito,
Eiiii !
Quem são vocês ?
Por que me olhas deste jeito ?
Foram apenas alguns goles !
E eu bebi tudinho !
Meus amigos me pagaram.
E daí bebi !
Bebi, até me expulsarem do bar
Minha mulher me deixou
Meus filhos tem vergonha de mim
Meus parentes me desprezam
Acho que é mais uma sarjeta!
 
Musica 009
Nuvens Negras – Geraldo Alcântara
(CD Adoração  – Música 7)
Chegando ao púlpito, ele olha a Igreja, caminha em volta dela. Olhando pra cima com os braços estendidos para o alto.Igreja !
Igreja !
Levanta-te e me socorras
Me tire da sarjeta.
Me ajude, eu sei que somente tu podes !
Vai, lente, e me ajude.
Ato No 10 
Preso:
Levanta-se do meio do povo, caminhando lentamente, olhando nos olhos do povo, com  cara de indagação, indo em direção ao púlpito,
 Trinta anos !
Trinta anos de solidão
No meio de um inferno
Um turbilhão de sintomas da morte !
Todos os dias, dia após dia,
O medo, a solidão, a miséria.
Neste deserto !
Existe alguém ?
Pelo menos pra dizer: oi tudo bem !
Por favor ! LiberdadeMusica 010Tocar nas Vestes – Marcus Vinícius
(CD Descerá Sobre Ti– Música 7) 
Chegando ao púlpito, ele olha a Igreja, caminha em volta dela. Olhando pra cima com os braços estendidos para o alto.Igreja ?
Eu preciso de liberdade !
Ainda que esteja preso,
Mas, aqui dentro, eu careço de liberdade
E só você para me mostrar o caminho
Vamos igreja acorde !
Acorde logo !
Muitos companheiros de cela já se foram
E nem provaram do amor de Deus
Que você tem em suas mãos !Acorde, acorde logo !
Ato No 11
Menor de Rua: 
Levanta-se do meio do povo, caminhando lentamente, olhando nos olhos do povo, com  cara de indagação, indo em direção ao púlpito,
Ei tio !
Me dá um troquinho !
Pra ajudar minha mãe !
Ei tia !
Me dá um pão !
É ...
Todo mundo me vira a cara,
Diz que hoje não tem, hoje não dá !
Me fecham o vidro do carro na sinaleira !
É ...
Cadê meu pai ? a FEBEM ?
Cadê minha mãe ? a cola  ?
Cadê meus irmãos ? a rua ?

Musica 011
Os pequeninos – Asaph Borba
(CD Adoração 2  – Música 11)
Igreeeeeejaaaa !
Seja minha mãe !
Seja meu pai !
Seja minha família !
Mas acorde !
Todo mundo já dorme pra mim
Só resta você !
Por favor só você pode me ajudar !
Ato No 12
Todos em volta da igreja, alguns sentados, outros ajoelhados, outros em pé, olhando para ela.
Mendigo:
Por favor igreja eu preciso de amor, ser amado, ter valor, e só você pode me valorizar.
Prostituta:
É só você para nos tirar do pecado, do medo, da noite.
Menino de Rua:
Vamos seja nossa mãe, nosso pai, por favor.
Só resta você, todos nos viraram o rosto, nos abandonaram.Roqueiro:
Se você não nos ajudar quem poderá !
Ei acorde nos ajude !
Mendigo:
Vamos acorda-lá!
Acorde Igreja !
Acorde Igreja !Todos:
Acorde, nos ajude !Acorde, vamos
Saia deste sono !
Musica 002:
Intermezzo de “Cavalleria Rusticana” - Pietro Mascagni
(CD Festival Clássico – Música 5) 
Os personagens em torno da Igreja deitada, pedindo para que ela se levante, alguns chorando, implorando para que ela se acorde.
A Igreja acorda sonolentamente, com a saco de pano preto em seus ombros, boceja, olha ao seu redor, olha para cada um deles, lhe toca seus rostos, alisa seus cabelos, mas sempre fazendo um afeição de não poder fazer nada, tenta levantar os que estão sentados ou de joelhos mas não consegue, tenta de novo, olha pra cima, faz sinal de não poder fazer nada.
Cai no chão novamente em profundo sono, os demais personagens entram em desespero, desanimam, alguns tentam correr e os demais tentam segurá-los, voltam apontando para a Igreja, lamentam-se, e ficam ajoelhados olhando tristemente para a Igreja.
 Ato No 13
Musica 012
Agnus Dei – Michael W. Smith
(CD Gospel – Música 09) 
Espírito Santo
Tocando a música, entra pela porta principal do templo de maneira triunfal, com roupas largas, sorriso encantador em seu rosto, com a maior bandeira branca escrito nela Espírito Santo, balançando a bandeira lentamente de um lado para o outro, caminhando lentamente em direção ao púlpito onde estão os demais personagens, juntamente com as outras nove bandeiras, cada uma representando os frutos do Espírito Santo. 
Chega ao meio dos demais personagens e estendendo a mão toca o ombro da igreja, a Igreja desperta do sono e levanta-se ainda com o saco de pano preto em seus ombros.
Olha para a Igreja sorri, e demonstra sem falar, apenas com gestos, que sem ele, ela continuará a dormir.
Os frutos do Espírito posicionam-se atrás lado-a-lado um dou outro de costas para a parede.

Musica 013
Man of Sorrows – Larnelle Harris
(CD Emmanuel (Michael W. Smith)  – Música 14)
Girando em torno da igreja olhando nos seus olhos, observa espantadamente que ela tem algo sobre os seus ombros, diferente de sua roupa, olha espantado. E como que perguntasse o que era aquilo estendendo a mão, lhe pede o saco de pano preto. A Igreja tenta negar, se esconder, tentando enganar, mas ele insiste, até que ela sede.
Enquanto isso, os dons realizam uma coreografia na mesma música.
O Espírito Santo toma o saco de pano preto, abre, e olha entristecidamente para dentro do saco, e retira a primeira faixa mostrando para o público, e assim por diante, até a última.
Musica 014
Sara Senhor Esta Nação – Asaph Borba
(CD adoração 2  – Música 01)
Com a música de fundo tocando, a igreja cai em prantos aos pés do Espírito Santo, Ele a toca a cabeça, e ergue-a pela mão, ela levanta com alegria e com júbilo, sorridente
Musica 015
Intermezzo – Georges Bizet
(CD Festival Clássico  – Música 08)
A igreja ao som desta música toma as mãos do espírito santo, e sai caminhando pelo corredor do templo como quem dança ao som desta música, juntamente com os dons atrás, e os demais personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário