versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

terça-feira, 15 de março de 2011

QUER UM CASAMENTO DURADOURO?

Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: “é permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?”

Ele respondeu: “vocês não leram que, no princípio, o criador ‘os fez homem e mulher’ - e disse: ‘por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? - assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”.
Mateus 19. 3-6 (nvi)

Infelizmente o número de divórcios vem aumentando assustadoramente, trazendo prejuízos irreparáveis à sociedade como um todo. Na separação dos cônjuges, inúmeras pessoas são vitimadas; os filhos sofrem prejuízos imensos em todas as áreas e principalmente na parte psicológica. Regra geral o desastre econômico acontece. São vários os fatores que tem levado uma multidão de casamentos a mais completa falência. O modelo bíblico, para um casamento bem sucedido, desapareceu de muitos lares, inclusive de cristãos.


Vejam estes dados do IBGE: A população do Brasil em 1980, era de 119. milhões de pessoas; 948. mil casamentos legais ao ano; 45.mil separações, ou seja 4.74% dos casamentos terminavam em separação. A população do país no ano 2000, pulou para 169. milhões de pessoas; o número de casamentos legais desceu para 734.mil ao ano; o número de separações, subiu para 188.mil, ou seja, 28.5%, dos casamentos terminaram. Hoje, 2005, o índice de separações está ultrapassando os 35% ao ano. O percentual das uniões “consensuais”, (ajuntamentos) está passando dos 30%, em relação aos casamentos. O estado civil que mais cresce é o de divorciados.

Vejamos os conselhos de uma Bíblia de Estudo

Princípios para um casamento duradouro, um casamento bem sucedido é resultado de hábitos disciplinados que têm sido provados através dos séculos por um incontável número de casais, cujo amor e compromisso foram fortalecidos e ficaram mais apaixonados. Quando hoje em dia o ambiente cultural guerreia contra o casamento cristão – procurando redefinir, diluir o nosso entendimento sobre essa instituição divina – é essencial recuperar estes princípios dinâmicos. Naturalmente, o primeiro lugar para onde se deve olhar é a Palavra de Deus. E há lugar mais apropriado do que o cântico de amor de Deus?

Cônjuges: aprendam a arte perdida do amor verbal. Aprendam a dizer palavras de amor que acariciam a alma do seu/sua companheiro/a. - Cantares 4. 1-7

Entenda e creia que o Senhor continua a ver o relacionamento sexual dentro da santidade do casamento como “muito bom” e o abençoa. – Cantares 5. 1

Exalte, no casamento, as virtudes do seu cônjuge acima das virtudes de outros. Cant. 6. 4-9

Reserve momentos regulares, periódicos, com seu cônjuge para revigorar e renovar o romance em seu casamento. – Cantares 7. 10-13
(Bíblia de Estudo Plenitude)

Pr. João da Cruz Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário