versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de março de 2011

O CORACAO DE CARLINHOS

PAVÃO – orgulho – achar que é superior ou melhor que os demais meninos. Eu vim de carro, você à pé; olha, essa roupa aqui, tenho mais duas em casa; estudo em escola particular e você? Deus olha e vê um pavão no seu coração. Manda embora quando está brincando, acha que seu brinquedo é melhor, não empresta nada.
Olha a bola dele – comprou na feira, a minha foi no shopping. Vai de celular; cabelo é ruim; você come carne – o outro come osso; não vai na casa do outro porque a casa dele não é igual a sua; a casa dele não tem video-game; escolhe seus amigos pelo que eles tem – faz panelinha – não reparte suas coisas; você não leva merenda, eu levo misto, biscoito recheado.
Pela cor.
Jesus era rico, deixou tudo, nasceu no meio dos bichos – Jesus repartiu as coisas dele.
Deus resiste aos orgulhosos mas dá graça aos humildes.
Eu levo passatempo, biscoito – eu sou crente.
BODE: gosta de arrumar confusão como todo o mundo. O bode é um animal que dá cabeçada, bravo. Você é assim? É conhecido como o rebelde. – olá, chegou o brigão, o rebelde – que gosta de bater, chutar todo mundo, sem vergonha, não tem controle, ninguém pode falar nada com você, joga as coisas nas pessoas, assenta pedra nos outros. Aquele menino ali é bode bravo, tem cheiro de bode. O bode é um animal fedido – onde ele passa ele deixa um cheiro de bode. E você como é conhecido? Onde passa deixa a marca de confusão, falta de respeito com as pessoas, cospe nos outros, faz bolinha de papel para jogar nos outros, é implicante ...
Gosta de um filme de luta, por isso que é assim, porque quer ser igual ao herói da televisão que ensina a matar. Deus conhece o seu coração.
Como é seu nome? Bota chiclete na cadeira para outras pessoas sentarem?
SAPO: fala mal da vida dos outros, fofoqueiro, dedo duro! Tia, tia, olha o que fulano fez; conta o pecado dos outros mas não conta o seu pecado; gosta d escutar conversas indecentes; pula prá lá e prá cá; leva e traz, aponta o dedo.
TAMANDUÁ: língua comprida, língua de fofoqueiro, não guarda segredo ; às vezes a mãe fala, vamos fazer uma surpresa prá seu irmão, você vai lá – oh! Eu sei ... ; um amigo te conta um segredo você conta prá todo mundo.
SERPENTE: usa o nome de Deus (foi você? Não eu sou crente, sou um servo de Deus). A serpente ela pode ser bonita mas é um animal perigoso; quantos meninos e meninas, que por fora são bonitos mas por dentro está cheio de veneno. Veneno da inveja – está pronto para passar a perna; dar o bote; está cheio de maldade dentro do coração, puxa a cadeira pro outro cair – e ri: rá! rá!.
A cobra parece boazinha mas quando pica – olha pra você. Dentro da igreja é bonzinho mas lá fora, longe... só não está longe de Deus; gosta de fazer confusão e depois sai fora – (arma), deseja destruir a alegria do outro, não gosta de ver ninguém alegre – despeito no coraçào, deseja Ter só o que é do outro – é mestre em enganar.
Satanás veio pra matar, roubar e destruir – é falso.
PORCO – o porco é um animal nojento, cheira mal. Dentro do coração, você cheira mal? Fala: Jesus eu te amo – está dentro da Igreja – mas tem aparência de porco – anda como porco. Quer usar a mesma roupa, cabelo do outro – come a sujeira do mundo; se deixa contaminar. O porco não tem controle – come tudo o que dá, azedo, lavagem, fedido, casca de banana. Você é assim também? Se tem 10 picolés tem que chupar todos os 10, não tem controle. Come biscoito e enquanto não terminar o pacote não sossega – depois vomita de tanto comer. Vai no aniversário, voa na bandeja; às vezes come escondido, joga papel no chão; se você vai a algum lugar – o porco passou por aqui – debaixo da cama joga papel de biscoito – sua mãe fala – não coma chiclete agora...
Na televisão assiste tudo. Tudo que é lixo passa a tomar conta de sua mente; a cabeça parece uma lata de lixo (sanduíche todo dia, barrigudoi); o cantor na televisão botou um brinco, pintou o cabelo de louro, você quer fazer igual; aparência de porco. Jesus andava no meio de ladrões, mas todos viam que ele era santo, não se deixava contaminar.
Ninguém me chama de porco – como é seu nome? – filmes de terror, dança e música mundana – a roupa das meninas – quer parecer a mulher da televisão – aparência de porco – figurinha – tudo o que vê , deseja. Eu quero (arregala o olho) – até mente para o pai para conseguir o que quer – a tia mandou comprar. – mentiroso – brincadeiras de mal gosto. Palavras indecentes com as meninas. Troca as coisas de Deus que dão vida eterna pelas coisas do mundo que te levam para a morte. A boca suja de tanto palavrão gíria, pô bicho – aí véio; quer ser igual ao outro. Piadas - às vezes não conta mas ouve e dá risadas.
Você vai negar Jesus? Jesus te pergunta: qual o seu nome? Ou eu ou estes bichos .
TIGRE - agressivo - já se enraiveceu, e sentiu vontade de matar, de ferir alguém por vingança? O tigre é um animal forte, é uma fera, ninguém pode ficar perto, animal frio, vê por cima. A mãe te chama atenção, ah! Se eu pudesse... esse pai que eu tenho! Ah! se eu pudesse bater. Sente um desejo de se vingar, é vingativo. Ele vai ver só comigo. Sentir ódio, amargura (Col. 3.8), é destruidor – destrói orelhão, banco, caderno, há um ódio dentro de você, que você sente vontade de destruir coisas, destrói os brinquedos. As vezes na escola numa oportunidade que ninguém está vendo, você estraga o caderno do outro, arranca flores, destroi planta, papel – tigre é um animal assassino.
Em 1 Jo 3:15 diz que aquele que odeia seu irmão é assassino. Jesus fala estou vendo, qual o seu nome? Temos vontade de ferir aqueles que nos magoaram, não quis te emprestar a bicicleta, ele me paga! Numa oportunidade você ataca, avança, maltrata até os animais. (amigo da onça)
TARTARUGA – A tartaruga nos lembra da preguiça. Você não faz aquilo que é para você fazer, acha que sua mãe é sua escrava; a mãe chama; você responde: estou indo, já, já, já vou. Quando a mãe manda ira à padaria que você não quer ir e ela te obriga, você vai bem devagar só para sua mãe ficar irritada. Não cata seus brinquedos, não faz a lição, a preguiça te impede de orar, de ajudar, vive com má vontade, moleza, lerdeza.
Jesus conhece o jeitinho do preguiçoso. O preguiçoso nunca pode fazer nada. Tem preguiça de carregar a Bíblia – ah! vou deixar aqui para a noite. Isso é pecado. Depois eu faço, manda outro. “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se ao trabalho”.
ESCORPIÃO e PORCO ESPINHO – atacam para se defender, quando se sentem ameaçados. Não assume o seu erro, prefere se esconder. Esconde seu pecado. Você quebrou? Não foi o pequeno – foi os amigos da escola, eu não. Não conta que estava junto, até se justifica – já vem contando. Culpa os outros pelos seus erros, não sabe perder nas brincadeiras, se perdeu, chama o outro de ladrão.
BICUDO – olha o tamanho desse bico! Ainda é menor do que o seu quando você faz pirraça. A boca fala do que está cheio o coração. Reclama de tudo; se emburra fácil – fecha a cara, à toa. Não faço! Não vou! Faz birra, pirraça. Cara de limão azedo, antipático. Cara de reclamão. O dia pode estar lindo mas vai arrumar um defeito. Gosta de colocar defeito nas coisas dos outros – só o seu que é bom – bicudo.
Enquanto calei o meu pecado ....
CAVALO – égua. Já viu o cavalo como que dá coice. Será que o seu nome é cavalo? Tem uma resposta na ponta da língua! Pisou no seu pé – Ah! seu... palavra dura – é grosso – gosta de ofender. As pessoas até falam: está de ferradura nova, hein? Responder com grosseria é na hora – mas falar de Jesus? Tem vergonha, desrespeita os mais velhos, respondão.
GALINHA – já viu um galinheiro? Que bagunça! Desorganizado, relaxado, o caderno cheio de orelhas, um lápis todo dia – sua mãe compra seu material, daí a um mês não tem mais nada. Não dá valor ao que tem, destrói tudo, onde vai deixa suas coisas; não tem cuidado nem com você, nem com suas coisas. A pia está toda suja. Você não ajuda – inventa que tem dever de casa.
GIRAFA – será que seu nome é pescoçudo? Curioso? Que gosta de se meter na vida dos outros. Está dentro da igreja só assistindo o culto, pescoçando tudo, olha para trás, pro lado, para ver quem está chegando, o que o outro está fazendo?
LAGARTA – queima.
PENIEL

Se pudéssemos olhar par ao nosso coração e vê-lo como o Senhor o vê, ficaríamos surpresos com o que existe dentro dele, e envergonhados diante do nosso Deus. Ele nos criou para sermos perfeitos e semelhantes a Ele, e por isso está sempre com sua atenção votada para nós.
Sobre nós está o olho onipresente de Deus. Ele vê tudo quanto fazemos e ouve tudo quando dizemos.
Lúcifer (Satanás) caiu por causa do orgulho.
PAVÃO _ orgulho. Pensou que era superior ou melhor que os demais meninos, tem maus pensamentos ou desejou ser superior, possui riquezas, educação, roupas.
Deus resiste aos orgulhosos...mas dá graças aos humildes.
BODE – confusão – rebelde – impulsivo, incontrolável, sem vergonha, mal cheiroso. Fala e faz o que deseja sem limite.
PORCO – não é controlado com relação ao que faz ou come demais (bebe, come, compra) alimentação, chips, gorduras, carnes, sujeira.
SAPO - fala mal da vida alheia, pulando daqui para lá, fofoqueira, você ouviu falar, entrega-se a conversas inconvenientes e imorais. Você às vezes ouve histórias maliciosas.
BEM-TE-VI – dedo duro, vigiar o pecado dos outros, só vê erro nos outros.
TAMANDUÁ - língua comprida (não guarda segredo ...)
SERPENTE: engano, inveja, despeito no coração, desejo de destruir a alegria do outro, Ter, desejar, possuir só o que é do outro. Satanás veio para roubar, matar, destruir
TIGRE: valentão – já se enraiveceu e sentiu vontade de ferir alguém por vingança, ódio (ira) amargura (Col. 3:8) – joga as coisas, destrói.
TARTARUGA – BICHO PREGUIÇA – preguiça – você não faz aquilo que é capaz de fazer, impede de orar, de ajudar; má vontade; moleza; lerdeza. Adia tudo, amanhã, depois eu faço, manda outro.
“O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se trabalho”
ESCORPIÃO – PORCO ESPINHO – atacar para se defender, quando se sente ameaçado. Não assume seu erro, prefere esconder, esbravejar, camuflar seu pecado.
PÁSSARO BICUDO – se emburra fácil, fecha a cara a toa, cara de limão azedo, berra, pirraça.
GALINHA (galinheiro) – desorganização, relaxado, descuidado, desmazelado, destrói tudo, desordem.
CAVALO/ÉGUA – coice, patada, palavra agressiva, dura.

ANIMAIS BONS: borboleta (livre), coelho (ligeiro), ovelha( mansa, dócil) cachorro (amigo-companheiro, pomba, águia..

Nenhum comentário:

Postar um comentário