versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 10 de março de 2011

A ARMADURA DE DEUS

(Efésios 6.10-18)

O que é Armadura?
Você sabe o que é uma armadura? (Escreva a palavra para a classe ver. Dê oportunidade para alguém responder. Se possível, elabora as respostas das crianças.)
Armadura é o tipo de roupa especial, usada para proteção. Os mergulhadores de hoje usam um tipo de “armadura”. Roupas especiais podem ser consideradas “armaduras”. Até os bombeiros usam um tipo de armadura.
Nos dias em que o Novo Testamento foi escrito, os soldados romanos usavam armadura para se protegerem nas batalhas. Em Efésios 6, as peças da armadura de um soldado romano são usadas como uma lição objetiva para nos ajudar a compreender a proteção que Deus nos oferece em nossa luta contra Satanás.

Onde aprender sobre a armadura de Deus.
Efésios 6.10-18 nos ensina a esse respeito.
Como salvos, devemos ser “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”, colocando “toda a armadura de Deus”. (6.10,11). Precisamos fazer isso para “ficarmos firmes contra as ciladas (todas as estratégias) do diabo” (v.11).

Por que os crentes precisam da Armadura?
O diabo é inimigo de Deus. E nosso! Ele não é eterno como Deus.
Ele não sabe tudo – mas sabe muito!
Ele não pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo; mas Satanás tem um grande exército de demônios e eles conseguem estar em muitos lugares e em vários horários.
Estão sempre ativos, lutando contra Deus e Seus filhos.
Satanás não é tão poderoso quanto Deus, mas é um forte inimigo.
É mais poderoso do que você e eu. A única maneira de derrotá-lo é lutando à maneira de Deus.
Somos soldados do exército de Deus – um exército que não luta contra outros soldados – é isso que “sangue e carne” significam. Ao contrário, lutamos contra Satanás e os seus exércitos – “e as forças (exércitos) espirituais do mal nas regiões celestes” (v.12).
Como proteger-nos de Satanás e seus exércitos? Como vencer a batalha? Deus, nosso Comandante e Chefe, nos ensina exatamente o que fazer e é então que a armadura de Deus entre em cena. Deus forneceu essa “armadura” – proteção maravilhosa para defender-nos (v.13) e uma arma ofensiva que, se usada corretamente, irá derrotar Satanás em todas as batalhas.

O que fazer com a Armadura
O v.13 contém um mandamento. Você é capaz de encontrá-lo?
“Tomai toda a armadura de Deus”. Deus forneceu a armadura que precisamos, mas cabe a nós tomá-la.
“Tomar” significa colocá-la – e usá-la.
Aprenda a colocar a sua armadura completa todos os dias.
Seu momento devocional com Deus é uma boa hora para fazer isso.
Deus nos faz uma promessa: Ele diz que se colocarmos a Sua armadura – a proteção especial que Ele nos forneceu – iremos “resistir no dia mau”. Quando Satanás nos atacar com tentações, não iremos ceder e pecar. Seremos capazes de ficar firmes e não cair diante do inimigo.



Como é a Armadura de Deus
Se Deus dá um mandamento para tomarmos a Sua armadura, devemos saber como é essa armadura. A armadura espiritual não é visível aos olhos dos homens. Para ajudar-nos a conhecê-la, o apóstolo Paulo comparou cada peça da armadura de Deus com as peças da armadura de um soldado romano de sua época.
A primeira coisa que Paulo mencionou foi...

O CINTO DA VERDADE
Estai, pois firmes, cingindo-vos com a verdade... (Efésios 6.14 a)
O soldado romano usava uma peça forte e larga ao redor da cintura, como se fosse um cinto. Ele não só protegia seus órgãos vitais, como também unia todas as outras peças da armadura. Com esse cinto, o soldado podia movimentar-se com confiança, sabendo que as outras peças não sairiam do lugar.

Como salvos, devemos colocar o “cinto da verdade”. De que jeito?
Primeiro, colocamos o cinto da verdade aprendendo ao máximo as verdades bíblicas.
Como aprender as verdades de Deus?
(Indo à igreja, à Escola Dominical, à Classe de Boas Novas, tendo o seu momento devocional, memorizando os versículos bíblicos e pensando sobre eles).
O que você sabe sobre Deus que o torna confiante em sua guerra contra Satanás?
(O amor e a Salvação de Deus - João 3.16; a presença contínua de Deus – Hebreus 13.5; a promessa divina da vitória – 1 Coríntios 15.57).

Se você está aprendendo a Palavra de Deus e colocando o cinto da verdade todas as manhãs, está então preparado para enfrentar Satanás. Quando ele tentar você a duvidar da bondade de Deus, o cinto da verdade ajudará a proteger você porque pode lembrar o que aprendeu sobre Deus e Suas promessas.

Outra maneira de colocar o cinto da verdade é ter a certeza de que você é sempre verdadeiro em tudo o que faz. O Senhor Jesus chamou Satanás de “pai da mentira” (João 8.44). Satanás fica feliz quando você fala até uma mentirinha. Jesus disse: “Eu Sou... a verdade” (João 14.6). Jesus é a sua proteção contra as tentações de Satanás para que você não minta.
Peça que Ele o ajude a falar a verdade (Salmo 19.14; 119.29).
Quando você tem uma boa consciência por ter colocado o cinto da verdade, poderá enfrentar o inimigo sem medo e ter a certeza da vitória.
A peça seguinte da armadura de Deus para nós é ...


A COURAÇA DA JUSTIÇA
Vestindo-vos da couraça da justiça (6.14)
Na armadura humana, uma couraça cobria o corpo do soldado do pescoço até a cintura – frente e costas. Ela era feita de placas de correntes de metal, para que espada ou flecha não pudesse atravessá-la.
Qual a parte mais importante do seu corpo que a couraça cobre? O seu coração.
Como salvos, você e eu precisamos de proteção para o nosso coração e essa proteção procede da nossa justiça.
É verdade que nenhum de nós é justo (Romanos 3.10). Todos somos pecadores (Romanos 3.13). Mas, quando você aceita Jesus como seu Salvador, Deus deixa de vê-lo como pecador e passa a vê-lo como alguém que nunca pecou.
Seus pecados são perdoados (Efésios 4.32). Deus concede a você a justiça do Senhor Jesus Cristo (1 Co 1.30; 2Co 5.21).
A partir do momento em que você é salvo, é aceito por Deus Pai, pois sempre que olha para você, Ele vê a justiça do Seu Filho (Efésios 1.6). Isso não significa que você nunca mais vai pecar. Enquanto vivermos na terra, você e eu lutaremos contra o pecado. A batalha contra o pecado é uma das mais difíceis de vencer para os salvos. Devemos estar sempre alertas e vigilantes para deter Satanás. Ele procura nos fazer pecar. Em nossa luta contra o pecado Deus quer que usemos a couraça da justiça.
Quando Satanás tentar levar-nos a pensar que Deus nos rejeita, podemos resistir a ele lembrando que Deus nos aceita – mesmo quando falhamos – porque temos a justiça de Cristo.

Podemos também colocar a couraça da justiça vivendo o mais “retamente” possível.
Decidindo falar a verdade ao invés de mentir.
Preferindo ser bons em vez de odiosos.
Preferindo obedecer ao invés de desobedecer.

Deus nos dá poder para escolher o que é certo e para agir certo. Esta é a vida justa.

Ao decidir pelo que é certo em vez do errado, você estará protegendo o seu coração com a couraça da justiça. O tipo de vida que você leva é importante. Ele tornará mais fácil para Satanás atacá-lo ou mais difícil para ele derrotar você.
Peça a Deus para ajudá-lo a escolher o que é certo todos os dias.
A parte seguinte da armadura é apara os pés. Calce os pés...


COM A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz (6.15)
É importante ter os pés em boas condições se tiver de lutar, não é?
Quando os pés doem, é difícil ficar em pé e muito menos andar ou correr para o campo de batalha. Se os seus sapatos tiverem solas escorregadias, será fácil cair e ser pisoteado.
Os soldados romanos tinham forte proteção para os pés. Havia tachas nas solas das suas sandálias. Os sapatos davam firmeza e estabilidade a eles na luta contra o inimigo.

Deus diz que nossos pés devem estar cobertos com o evangelho da paz.
A Bíblia diz que “Ele (Jesus) é a nossa paz” (Efésios 2.14).
Colocamos os sapatos da paz quando temos paz com Deus, aceitando o Seu presente da Salvação (Rm 5.1) e começando a viver de modo agradável a Ele. Então, quando andamos ao longo de cada dia, nossa vida pode mostrar as boas novas da paz de Deus.

Primeiro, podemos ter paz interior ao ver-nos como Deus nos vê – amados por Ele (Jeremias 31.3), perdoados (Efésios 4.32), e aceitos para sempre como membros da sua família (João 1.12). Será então possível ter paz com outros – sendo bom para eles, perdoando-os (Efésios 4.32), fazendo o máximo para edificá-los e não destruí-los (Efésios 4.29).

Mostramos que estamos andando pela vida com os sapatos da paz quando compartilhamos o amor de Deus com aqueles que não conhecem o Senhor Jesus (Mateus 28.19; 2 Co 5.20).
Precisamos então do...
ESCUDO DA FÉ
Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno (6.16)
A armadura do soldado romano incluía também um grande escudo feito de madeira.
Ele tinha cerca de 76 cm de largura por 1,20m de comprimento, oferecendo, portanto, dupla proteção para quase todas as partes do corpo do soldado. Para chegar até ele, as flechas do inimigo tinham de passar primeiro pelo escudo e depois atravessar a armadura usada sobre o corpo do soldado.
Os lados do escudo possuíam ganchos destinados a prendê-los nos escudos dos outros soldados, de modo que um exército poderia usá-los para formar um muro de proteção.

O inimigo fazia uso de tudo que pudesse imaginar para derrotar os soldados. Sabendo que os escudos eram feitos de madeira, o inimigo quase sempre punha fogo na ponta das flechas antes de atirá-las. Os soldados romanos cobriam os escudos de madeira com tecido e couro grosso, mergulhando-os depois em água para que ao bater no escudo molhado, o fogo da flecha incendiária imediatamente se apagasse.

Satanás, nosso inimigo, envia flechas incendiárias, ou “dardos inflamados”, contra nós.
Alguns dardos que Satanás atira são mentiras, pensamentos odiosos sobre pessoas ou o desejo de pecar. Não sabemos quando ele vai enviar um de seus dardos, pois o diabo se assemelha a um franco atirador que atira quando menos esperamos.
Devemos ter sempre à mão nosso escudo da fé e ficar preparados para usá-lo.

Satanás quer que você e eu duvidemos de Deus. Ele quer que duvidemos das promessas de Deus, da Sua fidelidade, da Sua bondade, do Seu poder.
Precisamos rodear-nos de amigos crentes para que, quando formos tentados a abandonar a fé, possamos “enganchar-nos” nos escudos deles e deixar que nos encorajem (Hebreus 10.23-25).

Levante bem alto o seu escudo da fé, confiando nas verdades que aprendeu sobre Deus. Mesmo quando as coisas não pareçam estar dando certo, creia que Deus é um Pai sempre presente, Todo- poderoso e amoroso, trabalhando na sua vida para o bem – apesar dos seus sentimentos estarem afirmando outra coisa.
Fé é agir com base naquilo que você crê, embora tenha dúvidas.
Não importa quantas pelas da armadura você tenha sobre o corpo. Isso não vai adiantar se não proteger a cabeça. A armadura que Deus providenciou para a sua cabeça é:



O CAPACETE DA SALVAÇÃO
Tomai também o capacete da salvação (17a)
Quem usa capacete? Jogadores de futebol americano, ciclistas, motociclistas, soldados...
Todos usam capacete por uma única razão – proteger a cabeça.
Se bater a cabeça, o seu cérebro se machuca e você perde a batalha.

Satanás quer atacar a mente do salvo. Temos de permitir que Deus controle a nossa mente para que Satanás não possa desviar-nos. Isso significa que devemos ser cuidados com o que entra em nossa mente. É preciso cuidado com o que pensamos, o que lemos, o que assistimos na TV ou o que ouvimos nas músicas.
Precisamos concentrar-nos sempre, pensar freqüentemente sobre a Salvação, ou a libertação que Jesus nos oferece como salvos. Quando Jesus morreu na cruz, salvou-nos do castigo dos nossos pecados (Rm 8.1). Jesus está agora conosco todos os dias para livra-nos do poder do pecado (2 Co 12.9); Filipenses 4.13).
Quando morrermos, Jesus tem um lugar preparado para nós no Céu onde seremos libertados para sempre da presença do pecado (João 14.1-4; Apocalipse 21.27).

O capacete do soldado protegia a sua cabeça, lhe dava confiança de estar a salvo dos ataques do inimigo. Você coloca o capacete da Salvação quando você crê nas promessas do Senhor quanto à sua Salvação – passada, presente e futura – e espera confiante que Ele o liberte (1 Tessalonicenses 5.8).
No novo testamento a palavra esperança (veja também Rm 8.24,25) significa esperar por algo com fé.

Lembre-se de que o Senhor Jesus é mais poderoso do que Satanás (1 João 4.4).
Satanás não pode vencer quando você coloca o capacete da Salvação e vigia os seus pensamentos.
Estamos então finalmente cobertos da cabeça aos pés.
Se colocarmos toda a armadura de Deus, Satanás não pode atingir-nos.
Todavia, precisamos agora de algo para defender-nos quando Satanás nos ataca. Temos então...


A ESPADA DO ESPÍRITO
Tomai... a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (17b)
Depois de colocada a armadura, estamos prontos para pegar nossa espada e ir para a batalha. Nossa espada não é feita de aço afiado porque não estamos lutando contra carne e sangue. Nossa batalha é espiritual e só pode ser vencida no poder de Deus.
Nossa espada é a Palavra de Deus. Esta espada é diferente daquelas de metal.
Quanto mais você usa uma espada de aço, mais ela fica sem fio de corte (não corta direito). Mas, quanto mais você usa a Palavra de Deus na batalha da vida, tanto mais afiada e mais eficaz ela se torna.

Isso significa que devemos aprender versículos das Escrituras para que o Espírito Santo possa trazê-los à nossa memória quando somos tentados a agir mal. Cada versículo que você aplica é uma arma poderosa usada por Deus para atacar Satanás e fazê-lo fugir.
Precisamos de mais uma coisa e isto é...


ORAÇÃO... VIGILÂNCIA
Orando em todo tempo... e para isto vigiando com toda perseverança (6.18)
O bom soldado está sempre em contato com o comandante. Ele não age por sua própria conta. Como bons soldados do exército de Deus, você e eu devemos estar em constante comunicação com o Senhor. Precisamos pedir Sua direção e seguir Suas ordens. A oração é algo que deve acontecer naturalmente em nossa vida.

Devemos estar sempre alertas para um possível ataque do inimigo. É preciso colocar cada peça da nossa armadura todos os dias, a fim de não sermos apanhados por Satanás com um ponto fraco exposto e acabar feridos por ele.

Somos soldados do exército de Deus. Ele nos deu tudo que precisamos para sermos vitoriosos. Mas, devemos usar toda a armadura, ficar em contato com nosso comandante e estar sempre alerta contra os ataques do inimigo.
“Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”
(1 Coríntios 15.57).

FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – APEC – Hagnos

Nenhum comentário:

Postar um comentário