versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

terça-feira, 15 de março de 2011

AJUDE SEUS FILHOS ADOLESCENTES A AVANÇAREM NÁ FÉ POR SI MESMOS

Entrevista por Carla Bamhill


Os primeiros estágios da adolescência podem reforçar ou enfraquecer a fé de seu filho. É durante esses anos que os adolescentes começam a pensar em seu relacionamento com Deus de uma forma totalmente nova. A fim de descobrir como pode ajudar a manter forte o crescimento da fé de seu filho, conversamos com Mark Oestreicher, vice-presidente do ministério de recursos da Youth Specialties. Mark é um jovem pastor experiente e autor como também editor geral (juntamente comigo) da The Teen Devotional Bible (A Bíblia Devocional Para Adolescentes) (Zondervan). Essa Bíblia foi produzida por Youth Specialties e pela revista Campus Life, nossa publicação irmã para adolescentes.

O que acontece na vida dos jovens adolescentes que torna esse período uma ocasião especial ou não para o crescimento na fé?

Este é o melhor período para os adolescentes começarem a pensar em terem sua própria fé! Ao longo dos últimos 15 anos tenho trabalhado com centenas e centenas de jovens adolescentes e eu afirmo que se os jovens cristãos não avaliarem a fé de sua infância, modificá-la e comprometerem-se novamente a ela em algum momento antes de completarem 15 ou 16 anos, eles farão uma de duas coisas: ou irão estagnar em sua fé e prosseguir na vida com um sistema simplista de crenças que não afetará seu viver diário ou irão abandonar completamente sua fé, crendo que a fé dos pais não é de fato relevante para sua existência e para sua vida adulta. Há um elemento individual na fé – cada pessoa finalmente decide se a aceita ou rejeita – isto é impulsionado nos primeiros anos da adolescência.

Embora esses sejam anos cruciais no processo de dar o próximo passo mo desenvolvimento da fé, é apenas o início. Nenhum jovem adolescente terá completamente desenvolvido o sistema da fé. Parte disso tem que ver com a forma como seus pensamentos mudam nesses anos. Eles estão passado do pensamento concreto para aprenderem a pensar de forma mais abstrata. Esta nova capacidade de pensar – pensar de forma abstrata, pensar nos pensamentos, processar os resultados potenciais e as idéias conflitantes – é algo ainda um tanto ineficaz. Este é o motivo de os adolescentes serem mais atraídos a histórias da Bíblia do que a partes mais abstratas ou simbólicas. As histórias não exigem pensamento abstrato para seguir a trama. Porém, de fato requer pensamento abstrato pensar como aplicá-las, e este é o motivo de os anos da adolescência serem um momento tão especial para ensinar as grandes histórias da Bíblia. Estas contribuem para que construam uma ponte do concreto para o abstrato. Ainda, apenas um em cem irão realmente ser capazes de processar os conceitos espirituais abstratos nessa idade.

Você pode me dar um exemplo?

Minha amiga estava falando a um grupo de jovens adolescentes em um acampamento. Amarrada em um galho alto de uma árvore estava uma corda de balanço balançando sobre o lago. As crianças tinham de subir em uma torre alta e então se sentar na corda e saltar da torre para balançar-se sobre o lago. Para a maioria delas isso era muito legal, mas para outras, um tipo de mostro.

No final da semana, minha amiga estava apresentando o evangelho. Ela disse: “Confiar em Jesus se assemelha a esta corda – o primeiro passo pode parecer um pouco assustador, mas então você percebe que a corda irá sustentá-lo e o prazer é maravilhoso”. Depois de sua palestra, uma menina por volta dos onze anos dirigiu-se a ela e disse: “Creio que desejo tornar-me cristã, mas estou realmente com medo da corda de balanço. Realmente tenho de me balançar nela para me tornar cristã?” Essa adorável menina (você não gostaria de abraçá-la?) ainda não tinha a capacidade de pensar de forma abstrata. Não conseguia captar a comparação simples. Este é um extremo.

No lado oposto está um menino chamado Garrett, por volta dos quatorze anos, em minha última igreja. Em uma viagem missionária de jovens para o México, ficou evidente que o Garrett realmente tinha o dom do evangelismo. Enquanto os outros jovens queriam envolver-se no projeto da construção ou brincar com as crianças da Escola Cristã de Férias, o Garrett estava sempre atrás de um intérprete para ir de porta em porta para levar as pessoas a Cristo.

Quando voltamos à nossa igreja, contamos nossas experiências à congregação. Pedi ao Garrett para falar, e disse-lhe especificamente: “Conte aos irmãos como você levou muitas pessoas a Cristo”. O Garrett partilhou seu testemunho e, em determinado ponto, disse: “O Mark queria que eu partilhasse com vocês como levei pessoas a Cristo. Eu me senti mal”. Ele continuou. “Não foi exatamente isso o que aconteceu. O que aconteceu é que Deus as conduziu a mim”. Puxa! Esse é um tremendo pensamento abstrato para um jovem adolescente.

Que outras barreiras as crianças têm de transpor para realmente se interessarem pela fé, apreciarem a leitura da Bíblia e viverem sua fé? Como os pais podem ajudar seus filhos a transporem essas barreiras?

Honestamente, de forma típica as crianças acham a Bíblia maçante. Para uma criança de 12 anos a leitura da Bíblia pode ser tão horrível quanto ler um texto na escola que ela mal compreende. Este é o motivo de eu realmente apreciar a Teen Devotional Bible. Toda a apresentação interessante nela está ali para levar os adolescentes a compreenderem o texto e verem que a Bíblia realmente é relevante para eles neste momento.

A honestidade, integridade e transparência deles a respeito da vida e da fé farão uma tremenda diferença aqui. Se os adolescentes não puderem vê-lo buscando a ajuda de Deus quando você fracassa, se não puderem ver que você necessita diariamente de Jesus, ficarão muito confusos quando fracassam e quando a vida não é o que pensavam que deveria ser. Observá-lo aprender e crescer será a influência mais forte para que façam o mesmo.

Uma vez que o adolescente esteja interessado em crescer na fé, como posso ajudá-lo na transição das atividades espirituais conduzidas pela família – devoção ou estudo familiar da Bíblia – para seu tempo pessoal com Deus?

A palavra-chave é transição. O que não funciona é 12 anos de cultos maravilhosos em família, seguido por uma mudança repentina, da noite para o dia, para o estudo e reflexão pessoais.

Ajude seu adolescente afazer essa transição ao diminuir o tempo do culto na família e incluir tempo pessoal onde todos se retiram para ter alguns minutos sozinhos de devoção. Ou dê a seu filho algum material de estudo da Bíblia adequado à sua idade, veja que ele faça as lições sozinho e depois converse sobre o tema com ele. Faça duas cópias do estudo e preencha um deles. Desta forma, quando vocês estiverem juntos para discuti-lo não parecerá dever de casa, mas dois viajantes na estrada da fé caminhando juntos e comparando as anotações feitas.

Você pode também tentar algo não convencional como, por exemplo, um retiro espiritual da família. Acampem como família. Faça planos para que cada membro da família esteja a sós com Deus. Prepare atividades para as crianças, pedindo-lhes que cada uma coloque dentro de um envelope as cores que Deus colocou na natureza. Peça-lhes que busquem um lugar tranqüilo onde se assentarem e ficarem em silêncio por meia hora. Peça-lhes para encontrarem algo na natureza que represente quem eles são ou que os levem a pensar em Deus. Quando os adolescentes realmente têm experiência com Deus ao invés de apenas ouvirem histórias a respeito deles, isso impulsiona-lhes a fé a um novo nível e aumenta-lhes o desejo de encontrarem a Deus na Escritura.

Como posso ajudar meus filhos a compreenderem a Bíblia ou responder às suas perguntas a respeito de Deus quando eu mesmo não compreendo?

Novamente, esta é a idéia do companheiro de viagem. Os pais pensam que têm de ter uma resposta para cada pergunta espiritual que seus filhos fazem. Não é verdade! O fato é que pode ser mais proveitoso para o desenvolvimento espiritual de seu adolescente você dizer: “Não tenho a menor idéia do porquê Deus fez isso” ou “Luto com isso também”, em vez de dar uma resposta qualquer todas as vezes.

Se você não sabe a resposta, busquem-na juntos. Além do Espírito Santo, nada irá solidificar mais a confiança de seu jovem adolescente em sua fé do que pesquisar as respostas com você. Ao mesmo tempo, não tenha medo de deixar algumas perguntas sem resposta. Parte de conhecer a Deus é saber que Seus caminhos estão, muitas vezes, além de nosso entendimento.

Quais são os outros meios pelos quais posso ajudar meu filho a ter a sua própria fé?

A experiência é a chave. Envolver os adolescentes na ação do ministério – não apenas como recipientes – pode exercer um impacto surpreendente. Encontre ministérios na igreja nos quais eles possam estar envolvidos de forma significativa. Busquem, como família, um projeto missionário breve. Tirar as crianças de sua zona de conforto tem tremendas implicações para seu crescimento espiritual. Se você estiver envolvido em algum tipo de ministério, envolva seus filhos também.

Encorajo até mesmo a que permitam que seus filhos, de forma respeitosa, questionem seus valores. Essa é uma parte essencial do processo de crescimento espiritual. Ajuda os adolescentes a compreenderem que podem ter dúvidas e que isso faz parte do aprendizado e crescimento cristão. O alvo de todos os pais cristãos é criar filhos que sejam fiéis seguidores de Cristo quando adultos. Os adolescentes têm muito maior probabilidade de realizar isso quando têm a oportunidade de pensar no que significa ser cristão e tornarem a fé algo pessoal deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário